You are on page 1of 11

REGULAMENTO

O Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce procura incentivar a criatividade literria, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem nas crianas o gosto pela leitura. Este Prmio surge como corolrio do trabalho na rea dos livros desenvolvido pela Companhia Pingo Doce, em especial na categoria infanto-juvenil, sendo que, nos ltimos 7 anos, foram lanados mais de duzentos ttulos de livros com a marca Pingo Doce. sabido que os hbitos de leitura que se criam na infncia no mais se perdem ao longo da vida, e que a leitura um pilar fundamental do desenvolvimento intelectual, emocional e cultural. O Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce procura constituir um contributo relevante para alcanar esses objectivos, de pais, educadores e sociedade portuguesa em geral, de uma forma indita e sem precedentes, ao premiar, numa s obra, o melhor texto e a melhor ilustrao. Ao mesmo tempo, pretende estimular a emergncia de novos talentos nas reas da literatura e do design grfico e ilustrao em Portugal.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 1
(Objecto) 1. O Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce uma iniciativa destinada a promover a literatura infantil distinguindo um autor e um ilustrador que nunca tenham publicado em livro o seu trabalho. O Prmio divide-se em duas categorias: 1. fase Prmio de texto indito, em lngua portuguesa. 2. fase Prmio de ilustrao indita. 2. As obras sero dirigidas a um pblico na faixa etria entre os 6 e os 12 anos.

Artigo 2
(Apresentao de candidaturas) 1. Podem candidatar-se a cada categoria do Prmio, ou s duas, todas as pessoas singulares com nacionalidade portuguesa, com residncia em Portugal e idade mnima de 16 anos; 2. Esto excludos de participao os colaboradores, e seus familiares, das empresas do universo do Grupo Jernimo Martins, da Altheia Editores e da Agncia de Comunicao prestadora de servios na presente iniciativa (Duda Portugal), bem como os membros do jri e seus familiares; 3. Por familiar entende-se o cnjuge, os filhos, os netos, os pais, os avs e os irmos.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 3
(Valor do Prmio) 1. O valor monetrio total do Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce de 50.000 (cinquenta mil) euros, destinando-se 25.000 euros para o autor da categoria de texto e 25.000 euros para o autor da categoria de Ilustrao; 2. O prmio ser atribudo em duas fases distintas, sendo o respectivo montante atribudo aos dois autores premiados em cada categoria ou apenas a um autor, na eventualidade de o mesmo concorrente ser distinguido nas duas categorias.

Artigo 4
(Local e Prazo de entrega das Obras) 1. As obras concorrentes, quer se trate de texto, quer de ilustrao, devem ser enviadas para Rua Actor Antnio Silva, n7, 15 piso, 1649-033 Lisboa, ao cuidado da Organizao Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce; 2. So admitidas ao Prmio na categoria de Texto todas as obras que derem entrada na morada acima indicada, at ao dia 23 de Abril de 2014 (Dia Mundial do Livro); 3. So admitidas ao Prmio na categoria de Ilustrao todas as obras que derem entrada na morada acima indicada, at ao dia 1 de Agosto de 2014. (NOTA: Sero ainda admitidas ao Prmio as obras enviadas por correio que derem entrada aps as datas indicadas em 2 e 3, desde que os respectivos carimbos dos servios postais contenham as datas limite de 22/04/2014 ou 31/07/2014, respectivamente).

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 5
(Apresentao das obras de Texto e Ilustrao) 1. As obras concorrentes de texto e de ilustrao devem ser originais e inditas e, preferencialmente, apresentadas em formato pdf e enviadas para o endereo acima indicado em suporte USB. Nos casos em que o candidato no tenha, comprovadamente, acesso a meios e programas informticos sero aceites candidaturas em papel; 2. As obras concorrentes devem ser assinadas com o pseudnimo do autor; 3. As obras concorrentes devem ser enviadas em sobrescrito fechado, identificado com o ttulo da obra e o pseudnimo do autor (coincidente com o pseudnimo usado na obra) e contendo um outro envelope fechado com elementos de identificao do concorrente, designadamente: a) nome completo (conforme documento de identificao BI ou Carto de Cidado); b) endereo completo; c) nmero de documento de identificao; d) data de nascimento; e) nmero de identificao fiscal; f) endereo electrnico (preferencial); g) nmero de telefone para contacto; h) declarao, conforme modelo em anexo ao presente Regulamento e que deste faz parte integrante, assinada pelo concorrente e relativa: (i) no existncia prvia de obra de sua autoria publicada em livro; (ii) garantia de que a obra apresentada ao Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce original, indita e que no foi apresentada a qualquer outro concurso de que exista ainda deciso pendente; (iii) transmisso ao Pingo Doce dos direitos de autor sobre a obra; (iv) ao compromisso de participao em iniciativas e campanhas de divulgao e promoo da obra premiada.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 6
(Requisitos da Obra de Texto) As obras de texto apresentadas a concurso devem conter entre 20.000 a 100.000 caracteres, incluindo espaos.

Artigo 7
(Requisitos da Obra de Ilustrao) 1. Os autores que pretendam concorrer ao Prmio na categoria de ilustrao devero solicitar o texto vencedor, atravs do email premioliteraturainfantil@pingodoce.pt ou da morada Rua Actor Antnio Silva, n7, 15 piso, 1649-033 Lisboa, devendo o pedido ser feito ao cuidado da Organizao do Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce; 2. Os candidatos comprometem-se a manter sigilo, relativamente obra de texto disponibilizada, e a no divulgar o seu teor a terceiros; 3. As obras de Ilustrao apresentadas a concurso devem observar as seguintes condies: a) As dimenses dos originais no devero exceder o tamanho A3; b) A proposta apresentada a concurso dever incluir capa e, pelo menos, mais 5 (cinco) ilustraes; c) Todas as ilustraes devero ser identificadas pelo menos com o pseudnimo utilizado pelo seu autor para o concurso; d) Todas as ilustraes apresentadas a concurso em formato digital devem ter baixa resoluo (72 dpi ou 100 dpi); e) O vencedor do concurso de ilustrao fica obrigado a preparar as imagens de sua autoria para impresso, respeitando os seguintes requisitos: ficheiros em formato tiff; de tamanho 1/1 (de acordo com o formato do livro que vier a ser definido e comunicado por altura do anncio do texto vencedor); resoluo mnima de 300 dpi; modo CMYK.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 8
(Composio do Jri de Texto) O Jri ser composto por 5 (cinco) membros. Este painel incluir um(a) representante da Altheia Editores, que preside e tem voto de qualidade, um(a) representante do Grupo Jernimo Martins, e trs personalidades de reconhecido mrito.

Artigo 9
(Anlise das obras de texto e de ilustrao) O sistema de anlise, classificao e seleco dos textos e das ilustraes apresentados ser estabelecido por Pingo Doce e Altheia, que pr-seleccionar um nmero mximo de 100 obras, em cada categoria, a serem apresentadas ao jri. Independentemente do sistema que vier a ser definido, os membros do jri tm, a todo o tempo, durante o perodo de apreciao e avaliao, a possibilidade de aceder totalidade das obras recebidas no mbito do concurso.

Artigo 10
(Composio do Jri de Ilustrao) O Jri de Ilustrao ser composto por 5 membros. Este painel incluir um(a) representante da Altheia Editores, que preside e tem voto de qualidade, um(a) representante do Grupo Jernimo Martins, e trs profissionais de Design Grfico e Ilustrao com experincia de publicao para o pblico infantil.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 11
(Deliberaes dos Jris) 1. Os Jris deliberam com total independncia, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente do Jri, o voto de qualidade; 2. O Jri atribuir o Prmio Literatura Infantil Pingo Doce obra concorrente que considerar de maior mrito, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada e tornada pblica; 3. A deciso do Jri definitiva e no susceptvel de recurso, e ser anunciada at 1 de Junho 2014 (Dia Mundial da Criana) no que diz respeito categoria de texto, e at 15 de Setembro de 2014 relativamente categoria de ilustrao; 4. Est prevista a atribuio de dois prmios, para as categorias de texto e ilustrao, no se excluindo, contudo, a possibilidade de um concorrente poder candidatar-se a ambas as categorias, conforme previsto no artigo 2; 5. Todos os casos omissos neste regulamento sero apreciados e resolvidos pelo Jri, de forma definitiva; 6. O texto e a ilustrao premiados sero comunicados por todos os meios que a Companhia Pingo Doce entenda adequados para o efeito.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 12
(Direitos de Autor e Edio da obra) 1. A atribuio dos prmios nas categorias de texto e ilustrao ficar sujeita condio dos respectivos criadores transmitirem, na sua totalidade e de forma definitiva, os correspondentes direitos de autor, atravs de acto a formalizar nos termos legalmente previstos para esse efeito; 2. A cedncia dos direitos de autor atribuir ao Pingo Doce o direito exclusivo de utilizar as obras a nvel comercial, sob todas as formas e em todas as modalidades, em todo o mundo. Na qualidade de titular dos direitos patrimoniais de autor sobre as obras, o Pingo Doce goza das faculdades de, designadamente, editar livremente e sem quaisquer restries a verso final da obra que resultar do texto e ilustrao premiados, de reproduzir, uma ou mais vezes, sem qualquer restrio quanto ao meio e ao nmero de exemplares, de traduzir para qualquer lngua, incluindo braille e o direito de adaptao teatral, cinematogrfica, televisiva, vdeo, ou para outros suportes que existam ou venham a existir; 3. O Pingo Doce assegurar o cumprimento dos direitos morais dos autores premiados, designadamente, a paternidade, genuinidade e integridade das obras premiadas; 4. A edio das obras premiadas ser um exclusivo do Pingo Doce e distribuda nos pontos de venda que esta empresa melhor entenda, designadamente nas lojas exploradas pelas empresas do Grupo Jernimo Martins ou noutras que vierem a ser definidas; 5. A tiragem de cada edio ser definida pela Companhia Pingo Doce, em conjunto com a Altheia Editores; 6. Os autores das obras premiadas comprometem-se a subscrever todos os contratos e documentos necessrios para a proteco dos direitos de autor cedidos ao Pingo Doce;

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

7. Os autores das obras premiadas comprometem-se a estar presentes em iniciativas e aces promovidas pelo Pingo Doce e/ou pela Altheia Editores destinadas divulgao e promoo do livro que ser editado; 8. Para julgamento de qualquer litgio emergente do presente contrato, os Autores e Pingo Doce acordam em confi-los a rbitros, nos termos do art. 229. do Cdigo de Direito de Autor e da Lei n. 63/2011, de 14 de Dezembro.

Artigo 13
(Prmio) 1. O prmio monetrio, deduzido da reteno na fonte taxa legal aplicvel a rendimento de propriedade intelectual, ser entregue ao(s) autor(es) vencedor(es), em Novembro, por ocasio do lanamento do livro que rene as obras vencedoras das duas categorias do concurso; 2. O Jri reserva-se o direito de no atribuir o prmio na categoria de Texto caso entenda que nenhuma das obras apresentadas satisfaz os nveis de qualidade e/ou adequao s finalidades e natureza que a presente iniciativa literria pretende distinguir; 3. Na eventualidade de no ser premiada qualquer obra na categoria de Texto, o presente Prmio ser dado como encerrado, no se procedendo seleco, nem atribuio de qualquer prmio para a categoria de Ilustrao.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

Artigo 14
(Natureza Indita das Obras Proibio de Plgio) 1. Os candidatos garantem e responsabilizam-se sob compromisso que as obras apresentadas a concurso so criaes originais e inditas, no sendo admissvel a prtica de plgio parcial ou total de qualquer obra criada por terceiros; 2. A violao do nmero anterior implica a imediata excluso da(s) obra(s) do presente concurso; 3. Os autores responsabilizam-se total e integralmente pela violao de qualquer direito de autor e por quaisquer danos patrimoniais e no patrimoniais causados a terceiros em resultado dessa violao.

Artigo 15
(Violao do Regulamento) Para alm do caso previsto no artigo anterior, a violao de qualquer norma prevista no presente Regulamento poder implicar a imediata excluso dos autores e das obras apresentadas para a atribuio do Prmio anunciado.

Artigo 16
(Disposies finais) 1. Os exemplares das obras recebidas que no forem premiados no sero devolvidos e sero destrudos imediatamente aps o anncio pblico dos vencedores; 2. A candidatura ao Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce implica a aceitao do presente Regulamento.

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

ANEXO - DECLARAO (nome completo) ____________________________________, titular do carto de cidado n.___________, vlido at _____________, residente em ___________________ , declara, sob compromisso de honra, que no autor(a) de qualquer obra j publicada em livro e que a obra por si apresentada no mbito do Prmio de Literatura Infantil Pingo Doce, promovido por esta empresa do universo do Grupo Jernimo Martins, indita e original, no tendo sido apresentada a qualquer outro concurso de que exista ainda deciso pendente.

Mais declara que, em caso da(s) sua(s) obra(s) ser(em) premiada(s) no mbito Prmio acima mencionado, obriga-se a ceder a totalidade dos respectivos direitos patrimoniais de autor sociedade Pingo Doce Distribuio Alimentar, S.A., nos termos previstos no respectivo Regulamento, atravs de acto a formalizar nos termos legalmente previstos para esse efeito.

Por ltimo, o declarante assume a obrigao de participar em iniciativas e campanhas de divulgao e promoo da obra premiada desenvolvidas pelo Pingo Doce ou por quaisquer outras empresas do Grupo Jernimo Martins, bem como pela Altheia Editores.

Local, data e assinatura ______________________________________

PRMIO DE LITERATURA INFANTIL PINGO DOCE

You might also like