You are on page 1of 1

Estatstica Bsica A Estatstica (ou cincia Estatstica) um conjunto de tcnicas e mtodos de pesquisa que entre outros tpicos envolve

e o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferncia, o processamento, a anlise e a disseminao das informaes. Na estatstica trabalhamos com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma amostra da populao em estudo. A seguir, definimos esses conceitos bsicos: Populao: conjunto de elementos que tem pelo menos uma caracterstica em comum. Esta caracterstica deve delimitar corretamente quais so os elementos da populao. Amostra: subconjunto de elementos de uma populao, que so representativos para estudar a caracterstica de interesse da populao. A seleo dos elementos que iro compor a amostra pode ser feita de vrias maneiras e ir depender do conhecimento que se tem da populao e da quantidade de recursos disponveis. Vamos apresentar os elementos bsicos da anlise de dados. Veremos as Estatsticas Descritivas utilizadas para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes do comportamento dos dados. A descrio dos dados tambm pode identificar anomalias, at mesmo resultantes do registro incorreto de valores e valores extremos (aqueles que no seguem a tendncia geral do restante do conjunto de dados). As ferramentas descritivas so os muitos tipos de grficos e tabelas, bem como as medidas de sntese: medidas de posio e medidas de disperso. Sempre que resumimos um conjunto de dados, perdemos informao sobre o mesmo, pois condensamos as observaes originais. Entretanto, esta perda de informao pequena se comparada ao ganho que se tem com a clareza da interpretao proporcionada.

J a bioestatstica a aplicao de estatstica ao campo biolgico e mdico, Ela essencial ao planejamento, coleta, avaliao e interpretao de todos os dados obtidos em pesquisa na rea biolgica e mdica. fundamental epidemiologia, ecologia e medicina baseada em evidncia. O interesse do mtodo estatstico para o profissional das cincias da vida Para os que pesquisam, intil falar da importncia da estatstica: ela importante tanto no momento do planejamento experimental quanto na hora da anlise. No entanto, muitos profissionais, principalmente aqueles mais prximos da prtica diria e mais distantes do trabalho dito cientfico, tendem a crer que tm pouco a ver com a estatstica, j que no costumam trabalhar com grupos, mas com coleo de indivduos. Dois erros, no mnimo, podem ser relacionados a este comportamento. Primeiro, esse profissional no poder acompanhar corretamente a evoluo da pesquisa em sua rea de interesse, que faz uso permanente da estatstica. Segundo, algumas noes de mtodos estatsticos pode permitir ao profissional, no somente tomar conscincia da variabilidade dos dados com os quais lida, como tambm favorecer um melhor entendimento e controle desta variabilidade.

You might also like