You are on page 1of 10

MANUAL HOSPITALAR DE MANUTENO PREVENTIVA

Ernesto Fernando Ferreyra Ramrez Elizabeth Crestani Caldas Paulo Rodrigues dos Santos Jnior

LondrinaPR 03/04/02

ORELHA DIANTEIRA DO LIVRO


Este manual foi desenvolvido a partir da carncia de registros, contemplando de forma tcnica e prtica, as descries para o desenvolvimento do tema manuteno preventiva hospitalar. Nele esto descritas, de forma simples e objetiva atravs de roteiros e planilhas, todas as aes tanto tcnicas como administrativas necessrias para a implantao e desenvolvimento na prtica de um programa geral de manuteno preventiva predial e de equipamentos em um hospital. Assim, esse manual baseia-se em conhecimentos prticos e pesquisas tcnicas com o intuito de facilitar o gerenciamento e a implantao de rotinas de manuteno preventiva em hospitais, para oferecer um melhor atendimento aos clientes internos e externos. Com isto, espera-se contribuir para os programas de Qualidade Total, Acreditao Hospitalar e Centros de Colaboradores, que vem sendo desenvolvidos na maioria dos hospitais brasileiros para aumentar a sua competitividade e atender s novas exigncias do ministrio da sade.

ORELHA TRASEIRA DO LIVRO


Ernesto Fernando Ferreyra Ramrez (ernesto@uel.br), engenheiro eletricista e especialista em Engenharia Clnica, obteve o grau de Mestre em Engenharia Eltrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1996 na rea de manuteno preventiva de equipamentos mdicohospitalares. Atualmente trabalha como professor do Departamento de Engenharia Eltrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordena h 03 anos um projeto de extenso na rea de manuteno preventiva no hospital Universitrio Regional do Norte do Paran (HURNP/UEL). Elizabeth Crestani Caldas (crestani@uel.br), trabalha h 23 anos no hospital Universitrio Regional do Norte do Paran (HURNP/UEL), sendo que est exercendo a funo de chefia da diviso de Manuteno Predial e Equipamentos (DMPE) h 08 anos. J cursou 03 anos de Graduao em Administrao hospitalar na Faculdade de Cincias Econmicas de Apucarana (FECEA) e atualmente est cursando a Graduao em Administrao/Gesto empresarial no Centro Universitrio Filadlfia (UNIFIL). Tambm vem exercendo desde 1995, a funo de multiplicadora do Programa de Qualidade e do Programa de Acreditao hospitalar que est sendo desenvolvido no HURNP. Alm disso, consultora do Programa Centro de Colaboradores para a Qualidade da Gesto e Assistncia hospitalar do Ministrio da Sade. Paulo Rodrigues dos Santos Jnior (santos55junior@yahoo.com.br), concluiu o curso tcnico em Eletrnica pelo Instituto Politcnico de Londrina (IPOLON) em 1988. Trabalhou 19 anos como eletricista do hospital Universitrio Regional do Norte do Paran (HURNP/UEL), sendo que atualmente exerce a funo de encarregado da seo Centrais de Redes de Abastecimento da diviso de Manuteno Predial e Equipamentos (DMPE) h 06 anos. Tambm vem exercendo desde o ano de 2000, a funo de consultor do Programa Centro de Colaboradores para a Qualidade da Gesto e Assistncia hospitalar do Ministrio da Sade.

DEDICATRIA
Dedicamos este livro aos nossos pais, cnjuges e filhos

AGRADECIMENTOS
Solicitamos a compreenso das inmeras pessoas que auxiliaram direta e indiretamente na elaborao deste manual e que no foram citadas. Por outro lado, fazemos questo de mencionar algumas pessoas cuja contribuio foi excepcional: -Funcionrios da diviso de Manuteno Predial e Equipamentos do HURNP; -Estagirios e colegas do curso de Engenharia Eltrica da UEL; -Diretor Superintendente do HURNP, Dr. Cludio C. Camacho Biazin; -Diretor Administrativo do HURNP, Sr. Lelbe Luiz Francisconi; -Diretora de Enfermagem do HURNP, Enf. Maria do Carmo L. Haddad; -Diretor Clnico do HURNP, Dr. Sylvio Villari Filho.

SUMRIO Pg. Lista de Figuras Lista de Tabelas Prefcio Apresentao


1. INTRODUO 1.1. Histrico 1.2. Conceitos e definies 1.3. Objetivos da manuteno preventiva 2. ATRIBUIES DAS REAS ENVOLVIDAS 2.1. Atribuies Gerais 2.2. Atribuies Especficas da rea de Eltrica 2.3. Atribuies Especficas da rea de Hidrulica 2.4. Atribuies Especficas da rea de Alvenaria 2.5. Atribuies Especficas da rea de Marcenaria e laqueao 2.6. Atribuies Especficas da rea de Equipamentos Mdicos 3. PROCEDIMENTOS DE MANUTENO PREVENTIVA 3.1. Eltrica 3.2. Hidrulica 3.3. Alvenaria 3.4. Marcenaria e Laqueao 3.5. Equipamentos Mdicos 4. IMPLANTANDO A MANUTENO PREVENTIVA 4.1. Colaborao Inicial 4.2. Equipe de Trabalho 4.3. Sugesto de Espao Fsico 4.4. Materiais e Equipamentos Necessrios 4.5. Terceirizao da Manuteno Preventiva 4.6. Execuo da Manuteno Preventiva 4.7. Priorizao das Atividades 5. AVALIAO DA MANUTENO PREVENTIVA 6. BIBLIOGRAFIA

7 8 9 10
11 11 15 17 18 18 20 24 28 32 35 38 38 43 51 56 63 114 114 115 117 118 122 125 128 132 137

7. ANEXOS 141 7.1. Algumas normas e leis relacionadas com o bom funcionamento de equipamentos, edificaes e instalaes hospitalares 142 7.2. Exemplos prticos de manuais de rotinas de manutenes preventivas 144 7.3. Exemplos prticos de planilhas de controle de manutenes preventivas 156 7.4. Sugestes para melhoria do nvel de manuteno corretiva e a breve implantao da manuteno preventiva 160 7.5. Exemplo de quadro de pessoal para compor uma equipe interna de manuteno preventiva hospitalar 162

LISTA DE FIGURAS Pg.


1. Bancada sugerida para a realizao de procedimentos de manuteno preventiva

em equipamentos
2. Proposta de formulrio para determinao do PE dos equipamentos mdicos

118

131

LISTA DE TABELAS Pg. 1. Exemplo de clculo do custo da hora tcnica de servidores de um setor de manuteno hospitalar 2. Exemplo de estimativa de custos para comparao de servios de manuteno preventiva de bombas infusoras 3. Clculo inicial da prioridade de alguns equipamentos de Centro Cirrgico e UTI
122

123 132

PREFCIO
Nos ltimos anos, devido a uma vertiginosa evoluo tecnolgica na rea da sade, tem havido uma constante preocupao com os servios de manuteno preventiva e sua respectiva implantao neste hospital. Acredito que a implantao efetiva destes servios trar benefcios atravs do aumento da qualidade no atendimento assistencial, sem perder de vista a parte educacional. Como os autores j vinham participando de outros projetos com destaque em qualidade total, percebi que valeria a pena acreditar que os mesmos poderiam elaborar satisfatoriamente o manual de rotinas e procedimentos de manuteno preventiva do hospital. Assim, com esta finalidade, eles iniciaram a busca por informaes atravs de reviso de literaturas diversas (visitas a outros hospitais, livros, jornais, manuais, revistas e internet) que pudessem acrescentar conhecimentos que fossem somados s suas experincias pessoais e profissionais, no intuito de realizar o sonho de uma manuteno direcionada para a busca da excelncia. Este trabalho foi to bem sucedido que posteriormente, fiz questo de apoiar a sua publicao como um manual hospitalar de Manuteno Preventiva de maneira a divulgar esta experincia para outras instituies de sade. Espero que este manual seja conhecido como um instrumento de direcionamento para a efetivao dos trabalhos de manuteno preventiva. Por isso foi elaborado em linguagem simples com o propsito de orientar, chamar a ateno, alertar e transmitir ao leitor tpicos de extrema importncia para o bom funcionamento da infra-estrutura hospitalar, sendo indispensvel como complemento ao atendimento assistencial e educacional. Alm disso, acredito que a implantao de um programa de manuteno preventiva seguindo normas, como as mostradas nesta obra, poder fazer com que a manuteno corretiva seja reduzida significativamente. importante ressaltar o interesse de outras reas da sade que buscam constantemente informaes ou instrumentos como este manual para servir de parmetro facilitando as tarefas de todos os envolvidos no processo de atendimento assistencial de alta qualidade.

Dr. Cludio C. Camacho Biazin Diretor Superintendente hospital Universitrio Regional do Norte do Paran

APRESENTAO
Em princpio, o pblico que esperamos atingir exatamente o que desenvolve trabalhos na mesma rea, ou seja, os tcnicos e encarregados da rea de manuteno hospitalar, que enfrentam diariamente os mesmos desafios e dificuldades dos autores deste trabalho. Adicionalmente, evitouse a redao demasiado tcnica para que este manual seja entendido e assimilado pela comunidade hospitalar como um todo (enfermeiras, mdicos e administradores hospitalares) e por artfices, estudantes de cursos tcnicos, de graduao e ps-graduao em Engenharia e Administrao hospitalar. Assim, a motivao principal para escrever este trabalho foi mostrar os resultados e disseminar para a comunidade em geral, a experincia adquirida na implantao e desenvolvimento de um programa de manuteno preventiva hospitalar, pois nos deparamos com a carncia de literatura simples que abordasse esse assunto de maneira prtica e universal quando comeamos a trabalhar nesta rea. Tambm vale a pena ressaltar que este trabalho o resultado da juno da formao acadmica, com anos de prtica na rea de manuteno hospitalar, tratando-se portanto de uma obra inovadora em Lngua Portuguesa e esperamos que ela v de encontro s necessidades da comunidade hospitalar Brasileira. Como esta a primeira verso, no pretendemos ser os donos da verdade e estaremos abertos a possveis discusses construtivas que venham enriquecer este trabalho. Por isso, seria de grande importncia que os leitores desta obra avaliassem criteriosamente o contedo e apresentassem crticas, sugestes, incluses ou mudanas, que podero servir como base para futuras atualizaes e revises em posteriores edies deste manual.

Os Autores

10

You might also like