You are on page 1of 5

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Alunos: Halana Helisa, Igor Brito.

Jacqueline Oliveira, Lorena Assis, Mariana Valadares, Raza Lanousse, RESUMO ESQUEMATIZADO

LIQUIDAO DE SENTENA

SENTENA LIQUIDA CERTA E DETERMINADA SENTENA ILIQUIDA NO ESPECIFICA O VALOR DA CONDENAO


Exemplo de sentena ilquida: Isto posto, julgo procedente a presente ao e, por via de consequncia, condeno a Reclamada . a pagar ao Reclamante horas extras, cujo nmero e valores sero apurados em regular liquidao de sentena, por artigos de liquidao.

Quando a sentena no determinar o valor devido, procede-se sua liquidao. Art.475-A do CPC FINALIDADE Definir o quantum debeatur, ou seja, aquela que fixa o valor da obrigao devida. Ela dar condies materiais execuo do direito judicialmente reconhecido.

IMPORTANTE! A liquidao da sentena sempre constitui um procedimento prvio (ou preparatrio) da execuo trabalhista, pois a liquidez do ttulo imprescindvel, isto , encerra condio sine qua non de procedibilidade da execuo. Cabe-se mencionar que nas aes trabalhistas sujeitas ao procedimento sumarssimo, devem estabelecer em seu bojo o valor lquido.

Qual a natureza jurdica da liquidao de sentena? Incidente processual (maior parte da doutrina). Uns doutrinadores ao definirem a natureza jurdica da liquidao de sentena contrapem-se, uns afirmando que ela um incidente processual da ao de conhecimento (procedimento de complementao de sentena). Outros a enquadram como um incidente processual da ao de execuo. Vale ressaltar que outros doutrinadores ainda a classificam como autnoma ou mista.

MTODOS DE LIQUIDAO NO PROCESSO DO TRABALHO.


Com efeito, proferida sentena ilquida, cabe ao juiz da execuo ordenar previamente sua liquidao, nos claros e incisivos termos do art. 879, caput, da CLT, que poder ser feita de trs maneiras distintas: clculo, arbitramento ou artigos. por artigos ( permitida a cumulao de duas ou mais espcies de liquidao); Art. 879, caput, da CLT: Sendo ilquida a sentena exequenda, ordenar-se-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. A ordem que estatuiu no aleatria. Os artigos e o arbitramento s tm lugar quando o clculo se mostrar invivel, isto , quando os autos no fornecerem os elementos para operar os nmeros (contas aritmticas) e, com isso, obter a determinao do valor necessria para liquidar o ttulo judicial exequendo.

Liquidao por clculo A liquidao por clculo o tipo mais utilizado na justia do trabalho, porque s basta realizar as operaes aritmticas de quantias j disponveis nos autos para se chegar ao valor devido, ou quantum debeatur como chama a doutrina, se harmonizando perfeitamente com os princpios da economia e celeridade processual. Quando a sentena diz que a liquidao ser feita por clculos, se os elementos no estiverem nos autos, dever ser feita de outra forma. De outro lado, se a sentena diz que a liquidao ser feita por arbitramento ou artigos e o elemento estiverem nos autos, poder ser feita por clculos. Exemplos de liquidao por clculos: as frias, saldo de salrio, parcelas rescisrias, gratificao natalinas, horas extras, etc.
Julgado: EXECUO. NULIDADE. CLCULO DE LIQUIDAO. VISTA. IMPUGNAO. A concesso de
vista sobre o clculo de liquidao, no importando por quem elaborado, no obrigatria, a teor do artigo 879, pargrafo 2o, da CLT. O juiz pode conced-la ou no. Se o fizer, a impugnao haver de ser fundamentada, sob pena de precluso. Nesse caso, questes no impugnadas no podero ser levantadas nos embargos execuo. Se no o fizer, a impugnao ser ofertada atravs dos embargos, depois de garantida a execuo, de acordo com o artigo 884, caput, da CLT (TRT 3 Regio, AP 00603.2001.080.03.00-2, 4 T., Rel. Juiz Tarcsio Alberto Giboski, DO 20.03.2004 .

Liquidao por arbitramento


Se liquida a sentena por arbitramento quando a apurao no depende de simples clculos, nem de prova de fatos novos, mas seja necessrio o juzo ou parecer de profissionais ou tcnicos. Arbitrar est aqui, no de estimar. Roberto Freire Pimenta: a liquidao de sentena por arbitramento s deve ser realizada quando no for possvel apurar o quantum debeatur pelos outros dois modos; Hipteses- Art. 475-C, CPC: a) determinado por sentena; b ) convencionado pelas partes; c) exigir a natureza do objeto da liquidao. Se as partes escolherem esta forma, excluem-se outras e passa a ser uma soluo de transigncia dos interessados em seu desfecho. O princpio do contraditrio garantia de defesa e baliza de Justia, que deve ser respeitado tambm na liquidao por arbitramento, ouvindo-se as partes. A jurisprudncia tem se firmado no sentido de que a liquidao por arbitramento s se justifica quando impossvel faz-la por artigos, forma em que podem ser utilizados todos os meios de prova em direito admitidos.
Julgado: HORAS EXTRAS PROVA INSUFICIENTE PARA A DETERMINAO DO QUANTUM APURAO POR ARBITRAMENTO A prestao jurisdicional no salomnica mas no pode nem privilegiar o inadimplente nem contribuir para o enriquecimento sem causa do credor. Diante de um quadro ftico que insuficiente para apoiar a tese de um e de outro, indispensvel, que a sobrejornada e sua contraprestao sejam apuradas em liquidao de sentena, mediante arbitramento (CLT, art. 879). (TRT 2 R. RO 19990546935 (20000660560) 8 T. Rel. Juiz Jos Carlos da Silva Arouca DOESP 13.02.2001)

Liquidao por Artigos


A liquidao da sentena trabalhista por artigos utilizada quando h necessidade de se provar fato novo (CPC. Art. 608). No qualquer fato, mas aquele que influencia a fixao do valor da condenao ou a individuao do seu objeto.
Curiosidade: Chama-se de artigos porque a parte articula, ou seja, pronuncia em uma petio, os fatos novos necessrios quantificao da sentena, os quais submetem-se distribuio do nus da prova. Fato novo. O fato novo expresso no art. 608 do CPC, est no sentido de fato complementar

O procedimento por artigos no est expressamente indicado na CLT, aplica-se subsidiariamente o CPC. Como se trata de processo de conhecimento, devem aplicar-se as normas do procedimento ordinrio trabalhista, que so as da prpria CLT, com oitiva de testemunhas, percia, nulidades, etc. Cabe s partes, em geral ao credor, que ir articular em sua petio, aquilo que deve ser liquidado. Quem elabora os artigos a prpria parte e no o juiz. A sentena de mrito e enseja ao rescisria.
Julgado: "LIQUIDAO POR ARTIGOS - INEXISTNCIA DE PROVA DE FATO NOVO -INCABIMENTO. Constatando-se que, in casu, inexiste necessidade de se provar fato novo, no h que se falar em liquidao por artigos, estando, assim, correta a deciso de se faz-la por clculos do contador"(TRT 7R, AP 5.612/00, Rel Juza Las Maria Rossas Freire, j. 04.12.2000)."

IMPORTANTE! Liquidao por clculo; Liquidao por Arbitramento Pode ser processamento ex officio; basta ordem judicial para que se inicie o procedimento de liquidao; Liquidao por Artigo sua instaurao depende de iniciativa do credor;

Sentena de liquidao
A natureza jurdica da sentena de liquidao declaratria. Tem por objetivo completar o ttulo executivo judicial, visando a certeza jurdica quanto ao valor da dvida. Dever a sentena de liquidao ser fundamentada, de acordo com o inciso IX do art. 93 da Constituio, explicando por que est sendo homologado um clculo ou outro. Apesar de a deciso do juiz ter de ser fundamentada na sentena de liquidao, a verdadeira natureza desta de deciso interlocutria, pois do contrrio caberia recurso da sentena de liquidao. A sentena de liquidao s pode ser impugnada nos embargos, salvo se houver precluso para manifestao da conta. Da sentena que julgar a liquidao no cabe qualquer recurso, visto que o 3a do art. 884 da CLT determinou que a sentena s pode ser impugnada nos embargos do devedor ou na prpria impugnao do credor.

CASOS PARA FIXAO


1. Exemplo de liquidao por clculo: Os elementos necessrios liquidao esto nos autos. O credor apresente planilha com clculos atualizados postulando a citao em execuo. Na primeira oportunidade aps o trnsito em julgado pode iniciar imediatamente a execuo ou o Juiz pode abrir vistas e depois decide, com auxlio do contador, se necessrio. 2. Exemplo de liquidao por arbitramento. Uma empresa condenada a pagar os 2 meses de salrio a um empregador, mas por inexistencia de documentos ou dados, referentes a contratao e o valor do slario, o juiz poder proceder a liquidao desta sentena por arbitramento. Art. 460 da CLT. 3. Exemplo de liquidao por artigo. O reclamante pleiteou 13 horas extras alm da 8a hora normal e o reclamado foi revel. Em face ao princpio da razoabilidade, no crvel que o reclamante laborasse em jornada diria de 21 horas, com apenas 3 horas de repouso, alimentao e higiene pessoal. A junta ento defere horas extras, mas determina que o nmero de horas extras ser apurado em liquidao por artigos.

Referncias:
LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho. 10 edio, So Paulo: Editora LTR, 2012. MARTINS, Srgio Pinto. Direito Processual do Trabalho. 32 edio. So Paulo: Editora Atlas, 2011.

You might also like