You are on page 1of 3

Sobre o tao como fundamento da medicina clssica chinesa

Marcus Vinicius C. Carvalhoi Taoii um dos primeiros e mais importantes termos do pensamento chins antigo. Ele foi crucial para a reflexo inscrita no Dao de jing, ou, Lao ziiii e no Zhuang ziiv, que levam o nome de seus supostos escritores que originaram a tendncia filosfica conhecida mais tarde, na dinastia Han (206 a.C.-220), como daosta, dao jia. Ao mesmo tempo, dao foi tambm um termo chave no pensamento de Gong zi, Confcio, em seu Lunyu, os Analectosv texto compilado por duas geraes sucessivas de discpulos durante setenta e cinco anos depois da morte de Confcio, concludo por volta de 400 a.C. A freqncia de uso desse termo, tambm por confucianos como Meng zi, o aponta como um elemento corrente no debate filosfico clssico instaurado na China dos Estados Combatentes entre os sculos V e III a.C. A traduo mais convencional do termo caminho e pode ser usada no sentido especfico de um caminho em que algum viaja, por extenso de sentido, o caminho de fazer algo e o caminho pelo qual algo acontece. Nos textos confucianos antigos, o dao estava associado a canais que, em seu curso, atuam como condutos que guiam as pessoas em suas aes. A idia do caminho estendida para abarcar tudo aquilo que segue seu curso natural. No Laozi e no Zhuangzi, o dao tinha por modelo no apenas um curso dgua, mas a gua ela mesma, em todas as suas manifestaes. O caminho que o dao expressa flui em apenas um sentido, como um curso de gua ele tem uma fonte e flui, terra abaixo, at encontrar o mar. Ele apenas o curso que algum segue naturalmente. O dao se refere ao curso do comportamento de quem segue aquilo que lhe prprio, ziran, desenvolvendo sua virtude, de. Ele tambm inclui a ordem que prevalecia no mundo quando todas as pessoas comportavam-se em harmonia com a natureza, representando um sistema de rios fluindo em acordo com seus prprios cursos, bem como o tempo como a gua ela mesma , sem forma e invisvel. No pensamento chins antigo, as idias filosficas enraizadas na metfora da gua e da vida das plantas formam uma complexa rede de significados interconectados. As plantas florescem e declinam em acordo com a estao e em reposta gua que elas recebem ou deixam de receber. Sua virtude, de, desenvolve seu potencial, cai, em padres sazonais de gerao, florescimento, reproduo e definhamento. O dao e o qi, por exemplo, mantm intrincadas relaes conceituais. Traduzido usualmente por energia vital, o qi toma seu modelo no vapor dgua seu ideograma no simplificado figurava o vapor exalado pelo cozimento dos gros de arroz. O qi tambm pode solidificar-se como o gelo, fluir em canais, alm de se dissipar como vapor, assemelhando-se gua em todos os seus estados.

No mundo fsico, ele a neblina que se transforma em chuva e a gua dos crregos, que nutre e d vida mirade de coisas vivas, wan wu, sendo sua transformao o marco das estaes. Nos humanos, o qi se refere ao esprito vital, respirao, s variadas mudanas e maneiras de apresentao das constituintes mentais, psquicas, fisiolgicas e anatmicas que compem as pessoas. Em um nvel abstrato, ele um componente do dao, ligando as pessoas, como criaturas fsicas, ao cosmos, relacionando a neblina e o esprito vital, o ambiente natural e o mundo dos homens. Todos os elementos que constituem a mirade de coisas vivas, wan wu, relacionam-se entre si e com outras manifestaes e expresses diferenciadas do dao entre as inumerveis transformaes e mutaes do qi. Os termos dessas relaes foram estabelecidos em uma correlao binria que, primeiro, foi expressa em termos topogrficos e da ordem natural, como os rios nos vales comparados s montanhas, ou, o comportamento dos animais hibernantes em ciclos sazonais. Tais atributos dialticos foram estendidos para a sociedade, para o cosmos e para a vida, passando a ser definidos pelas rubricas yin e yang a partir do sculo III a. C. Os anos finais do sculo terceiro marcaram a unificao imperial chinesa, primeiro sob o domnio da dinastia Qin (221-206 a.C.) e depois da dinastia Han, poca da sistematizao cultural, marcada pela organizao burocrtica com parmetros confucionistas e pelo surgimento de dao jia, a escola daosta. No campo da medicina nativa, surgiram os dois principais livros da tradio clssica, aceitos como fundamento de tudo aquilo que foi pensado e praticado posteriormente no mbito das artes chinesas da vida: o Huang Di nei jing, Princpios de medicina interna do Imperador Amarelovi, datado do sculo II a.C., e o Nan jing, Clssico das dificuldadesvii, do sculo I a.C. O Huang Di foi escrito em forma de dilogos entre o imperador lendrio e Qibo, seu conselheiro nas artes curativas. A preocupao do imperador era como manter as pessoas bem de sade e firmes nas aes mesmo depois dos cem anos, procurando as causas da degradao das condies da vida humana na mudana de princpios espirituais ou no comportamento artificial do homem. Qibo revelou, por seu turno, a maneira dos sbios de conservar uma boa sade, norteando seu comportamento do dia-a-dia de acordo com a natureza, destacando a compreenso do princpio da interao yin e yang, em conformidade com a arte da profecia inscrita no Yijing, Livro das mutaesviii. Elucidou como o estudo e a prtica das artes curativas chinesas levava longevidade, com maturao espiritual, fsica e moral. Ele exps para o imperador a arte curativa da diettica, da fitoterapia, da meditao, dos exerccios corporais e respiratrios, e da acupuntura com suas tcnicas associadas. O mestre daosta desvendou os mistrios da preservao da essncia, jing, e da manuteno da energia correta, zheng qi, frente s energias perversas, xie qi, das

intempries sazonais, definindo e fundamentando a medicina clssica chinesa. Quando algum concentra internamente seu esprito e conserva uma mente em seu estado perfeito, como pode ocorrer qualquer doena?

Prof. Dr. Marcus Vinicius Corra Carvalho especialista em Histria Social da Cultura, professor de Histria da Educao da Universidade Federal Fluminense, acupunturista e professor de Pensamento Chins Antigo e Histria da Acupuntura no curso de Especializao em Medicina Chinesa do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC). ii Tao a transliterao mais conhecida nas lnguas ocidentais do correspondente ideograma chins, como definida pelo sistema Wade-Giles. No entanto, a transcrio romnica do ideograma que ser usada neste texto seguir o sistema vigente atualmente na China, o Pinyin. Vale le mbrar que o mandarim uma ln ua tonal e alertar que este sistema utili a sinais r ficos , , , que definem os tons que marcam a pronncia correta dos caracteres, advertindo que no presente escrito seu uso ser prescindvel. iii Cito uma das edies brasileiras do livro citado ao longo deste artigo para a referncia do leitor. Laozi. Daodejing. So Paulo: Hedra, 2007. iv Chuang Tzu. Escritos bsicos. So Paulo: Cultrix, 1995. v Confcio. Os analectos. So Paulo: Martins Fontes, 2000. vi Wang Bing. Princpios de medicina interna do Imperador Amarelo . So Paulo: cone, 2001. vii Paul Unschuld (trad.). Nan-ching: o clssico das dificuldades. So Paulo: Roca, 2003. viii Stephen Karcher. I ching total. Rio de Janeiro: Nova Era, 2006.

You might also like