You are on page 1of 16

Mtodos de anlise e tpicos selecionados (CA) Anlise de Malhas

CIRCUITOS ELTRICOS II ENGENHARIA ELTRICA/ELETRNICA

Prof. Me Jahyr Gonalves Neto

ANLISE DE MALHAS COM FONTES DE TENSO INDEPENDENTES (MTODO GERAL)


Mtodo: 1. Defina uma corrente em qualquer sentido para cada malha independente do circuito. 2. Indique as polaridades de cada impedncia dentro de cada malha, de acordo com o sentido da corrente adotado na etapa 1. 3. Aplique LKT a cada malha. Se uma impedncia for atravessada por duas ou mais correntes, a corrente total nesta impedncia a soma algbrica destas correntes e a corrente da malha. 4. Resolva o sistema de equaes lineares.

EXEMPLO
1) Usando o mtodo geral para anlise de malhas, determine a corrente I1 no circuito

EXEMPLO
1) passo 1 e 2

EXEMPLO
1)

EXEMPLO
1)
Determinantes

EXEMPLO
1) Substituindo valores
Determinantes

ANLISE DE MALHAS (ABORDAGEM SISTEMTICA)


1. Defina uma corrente de malha para cada malha independente (todas no mesmo sentido). 2. O nmero de equaes necessrias igual ao nmero de malhas independentes escolhidas. A coluna 1 de cada equao formada somando os valores das impedncias atravessadas pela corrente e multiplicando pelo valor desta corrente. 3. Cada termo da coluna 2 (sempre subtrado) o produto da impedncia mtua e da outra corrente de malha que atravessa o mesmo elemento

ANLISE DE MALHAS (ABORDAGEM SISTEMTICA)


4. A coluna direita do sinal de igualdade a soma algbrica das fontes de tenso atravessadas pela corrente de malha de interesse. Atribumos o sinal positivo s fontes com polaridade tal que a corrente passe do plo negativo para o positivo e o sinal negativo para o inverso. 5. Resolva as equaes simultneas.

EXEMPLO - ABORDAGEM SISTEMTICA


1) Usando a abordagem sistemtica para a anlise de malhas, determine as equaes de malha e a corrente I2 para:

EXEMPLO - ABORDAGEM SISTEMTICA


1) Passos 1 e 2

EXEMPLO - ABORDAGEM SISTEMTICA


1)

EXEMPLO - ABORDAGEM SISTEMTICA


1)

EXEMPLO - ABORDAGEM SISTEMTICA


1) Substituindo os valores temos

EXERCCIO
1) Escreva as equaes de malha no circuito. Determine a corrente no resistor R

Referncias
CASTRO Jr., C. A.; TANAKA, M. R. Circuitos de corrente alternada um curso introdutrio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. BOYLESTAD, R. L. Introduo anlise de circuitos. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2001. NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos eltricos. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC editora, 1999. BURIAN Jr., Y; LIRA, A. C. C. Circuitos eltricos. So Paulo: Pearson Education Brasil, 2006. EDMINISTER, J. A. Circuitos eltricos. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985. SVOBODA, J. A.; DORF, R. Introduo aos circuitos eltricos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

You might also like