You are on page 1of 7

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

ARTIGO O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos1
Fabiana Follador e Ambrosio
I II I,2 II,3

Tnia Maria Jos Aiello Vaisberg

Pontifcia Universidade Catlica de Campinas - PUCCAMP

Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo - IPUSP

RESUMO

O cenrio de pesquisa psicanaltica brasileira conta, h alguns anos, com um grupo de pesquisadores que, inspirados pelas concepes epistemolgicas do psicanalista argentino Jos Bleger, juntamente com uma interlocuo com o pensamento winnicottiano, prope um modelo de interveno clnica denominada estilo clnico ser e fazer. Apresentamos as caractersticas e o uso deste tipo de interveno na pesquisa psicanaltica e no cuidado de indivduos e coletivos, em mbito institucional. Palavras-chave: Winnicott; Grupo; Psicanlise.

The being and doing clinical style as a propose for the emotional caring of both individual and groups
ABSTRACT

The Brazilian psychoanalytical scene has, for some years now, a group of researchers who have been inspired by the epistemological conceptions of the Argentinian psychoanalyst Jos Bleger. Such conceptions, combined with the winnicottian thought, propose a model to clinical interventions called being and doing clinical style. We hereby present the characteristics and use of such interventions in psychoanalytical research and for the caring of both individual and groups, within an institutional environment. Keywords: Winnicott ; Group; Psychoanalysis.

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 49

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

El estilo clnico ser y hacer cmo propuesta de cuidado emocional de personas y colectivos
RESUMEN

El escenario de la investigacin psicoanaltica brasilea cuenta con un grupo de investigadores que, inspirados por las concepciones epistemolgicas del psicoanalista argentino Jos Bleger, conjuntamente con una interlocucin con el pensamiento winnicottiano, propone un modelo de intervencin clnica llamada estilo clnico ser y hacer. Presentamos las caractersticas y el uso de este tipo de intervencin en la investigacin psicoanaltica y en los cuidados de personas y colectivos en el contexto institucional. Palabras clave: Winnicott; Grupo; Psicoanlisis.

O HOMEM CONCRETO, SUA CONDUTA E A PSICANLISE

Compreendemos, com a ajuda do psicanalista argentino Jos Bleger, que o objeto de estudo da psicanlise a conduta humana (1963). Dessa forma, assumimos que nos encontramos maximamente prximos dramtica da vida, ao homem concreto, como apontava Politzer (1972) na sua Crtica Psicanlise. Bleger, alm de contribuir para a divulgao do pensamento do filsofo estudioso da obra freudiana aos latino-americanos, tambm respondeu a esse apontamento, propondo que as cincias humanas estudam um nico fenmeno, a conduta, mantendo-se, assim, contato com uma psicanlise verdadeiramente concreta, voltada ao acontecer humano e no a teorias que favoream abstraes ou um olhar biologizante para a dramtica da vida humana:

Trabajar en psicologia con el concepto de conducta es una especie de retorno aos hechos mismos, en la medida en que esto es factible en cualquier cincia. (...) Nuestro estudio de la conducta se hace en funcin de la personalidad y del inseparable contexto social, del cual el ser humano es siempre integrante; estudiamos la conducta en calidad de proceso y no como 'cosa', es decir, dinmicamente (BLEGER, 2001, p. 27).

Encontramos semelhante ateno contextualizao dos fenmenos na obra winnicottiana. Este psicanalista ingls sempre esteve atento ao ambiente onde se encontravam

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 50

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

as pessoas, onde acontecia a vida. Entre os estudiosos de sua obra consenso compreender que a noo de ambiente para Winnicott no apenas levada em conta para proporcionar elementos explicativos acerca dos fenmenos. Para muito alm, o ambiente winnicottiano constituinte da subjetividade. Estamos, portanto, em outro patamar antropolgico, onde o ambiente humano tem papel ativo, preponderante, no amadurecimento emocional humano:

Gostaria de dizer que, nestas primeiras e importantssimas semanas de vida do beb, os estgios iniciais dos processos de amadurecimento tm sua primeira oportunidade de se tornarem experincias do beb. Onde o ambiente de facilitao que deve ser humano e pessoal possuir caractersticas suficientemente boas, as tendncias hereditrias de crescimento que o beb tem podem, ento, alcanar seus primeiros resultados favorveis (WINNICOTT, 1999, p. 8).

Compreendendo por resultados favorveis a possibilidade de viver a vida a partir de um sentimento de realidade, no submisso ou defendido, a viabilidade deste estado experiencial inclui obrigatoriamente a participao ativa e tica do ambiente humano. Sendo assim, no apenas como elemento contextualizador, o ambiente aparece constituindo a sensao de ser si mesmo, o self. Postura absolutamente diversa encontramos nas teorizaes metapsicolgicas. No pensamento freudiano, o indivduo concebido como uma mnada movida por pulses que exigem satisfao desde os primrdios da existncia, e o contato com a realidade, com o noeu, acontece de forma submissa para que consiga sobreviver (MACHADO; AIELLOVAISBERG, 2003). Dentro desse panorama e adotando a concepo psicopatolgica implcita na obra winnicottiana, compreendemos que o cuidado emocional a indivduos e coletivos no pode ser concebido como uma tcnica, ou um conjunto de procedimentos que independa do encontro inter-humano e das pessoalidades envolvidas, mas sim exige uma postura existencial, tica, que facilite a realizao do potencial humano, a gestualidade espontnea pessoal e singular (AIELLO-VAISBERG, 2004a).

O AMBIENTE SUFICIENTEMENTE BOM

Ao mesmo tempo que compreendemos o homem como concreto, ou seja, algum que habita um mundo que o constitui e que constitudo por ele, enfatizamos que a noo de sade emocional relaciona-se com a possibilidade de viver de forma no dissociada, capaz de gestualidade espontnea transformadora do mundo.

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 51

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

Sabemos que essa capacidade depende da ao do ambiente humano, no sentido de favorecer o amadurecimento emocional e sustentar o acontecer humano. Winnicott nomeia essa tarefa ambiental por holding e apresenta-a como uma caracterstica materna em uma situao especial, a preocupao materna primria (WINNICOTT, 1993a), onde a me sintoniza-se profundamente com as necessidades de seu beb, no permitindo que este conhea as agonias impensveis (WINNICOTT, 1993b). Compreendemos que esse cuidado estende-se para alm do relacionamento mebeb, uma vez que a tarefa de integrar as experincias vividas no self nunca cessa. Da decorre que o ambiente suficientemente bom deveria encontrar-nos em todas as situaes e perodos da vida, no apenas na infncia. Enfatizamos que uma mudana essencialmente importante como a concepo antropolgica ou psicopatolgica, necessariamente carrega inovaes no que tange proposio de intervenes (AIELLO-VAISBERG, 2004b). Quando se posiciona sobre quais so os objetivos do tratamento psicanaltico, Winnicott aponta para alternativas no que concerne ao enquadre de trabalho:

Em minha opinio, nossos objetivos ao aplicar a tcnica clssica no so alterados se acontece interpretamos mecanismos mentais que fazem parte dos tipos de distrbios psicticos e dos estgios primitivos do

desenvolvimento emocional do indivduo. Se nosso objetivo continua a ser verbalizar a conscientizao nascente em termos de transferncia, ento estamos praticando anlise; se no, ento somos analistas praticando outra coisa que acreditamos ser apropriada para a ocasio. E por que no haveria de ser assim? (WINNICOTT, 1983, p. 155)

Este convite, compreendido por ns como uma abertura rigorosamente inserida no mtodo psicanaltico, visa a modificao do enquadre clnico no somente em seus termos contratuais, mas sim, em seus objetivos psicoteraputicos. Para alm de alteraes na forma, seja da sala de atendimento, da freqncia e durao dos encontros, das atividades realizadas, conclumos que a profunda modificao deve-se recolocao do papel do psicanalista, no mais compreendido como um decifrador de sentidos recalcados, mas sim como um sustentador do potencial criativo humano.

A CRIAO DE MUNDOS TRANSICIONAIS

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 52

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

Temos respondido ao convite feito por Winnicott com o estilo clnico ser e fazer , no sentido de que, sendo psicanalistas, busquemos sempre fazer o que mais apropriado a cada situao de sofrimento, cultivando uma postura de rigoroso respeito ao mtodo psicanaltico. As caractersticas fundamentais que compem este estilo clnico centram-se na apresentao do enquadre e da interveno psicanaltica adotada. Vale a pena ressaltar que o estilo clnico ser e fazer refere-se a uma postura do psicanalista frente s necessidades percebidas, englobando, portanto, os enquadres grupal, individual, institucional, em mbito psicoteraputico ou psicoprofiltico. importante destacar que compreendemos que as necessidades no atendidas, reconhecidas pelo psicanalista, so alvo de cuidado emocional. Dessa forma, a realizao do objetivo teraputico independe da capacidade dos indivduos em oficializarem pedido por psicoterapia, seguindo a proposio blegeriana (BLEGER, 1984). Com o propsito de realizar a criao de mundos transicionais (AIELLO-VAISBERG, 2004c; AMBROSIO, 2005), adotamos interveno de tipo no interpretativo e a apresentao de materialidades expressivas na composio desta proposta de cuidado teraputico. Esses elementos encontram-se concordantes s concepes antropolgica e psicopatolgica assumidas e constituem nossa forma especializada de brincar. Citando Winnicott (1975, p. 80): Parece-me vlido o princpio geral de que a psicoterapia efetuada na super posio de duas reas ldicas, a do paciente e a do terapeuta. A partir de uma leitura paradigmtica do Jogo do Rabisco (WINNICOTT, 1994), que ressalta a importncia da presena concreta e real do analista no encontro, bem como sugere o uso dialgico de uma atividade, apresentamos a conceituao de materialidades-rabisco, que so peas-chave na criao dos mundos transicionais (AMBROSIO, 2005; CAMPS, 2004, 2009; GRANATO, 2002, 2004; MENCARELLI, 2003; VITALI, 2004). Essas materialidades expressivas presentificam o ser do analista, tendo, portanto, contundente importncia afetiva; fazem parte de seu mundo, que ser apresentado ao paciente, seguindo o conceito winnicottiano de apresentao de objeto (WINNICOTT, 1982). A criao de mundos transicionais papeleiros, florais, entre outros - tem papel fundamental neste estilo clnico porque favorece a criao/encontro das experincias, em termos do amadurecimento emocional de cada paciente. Pretendemos, por fim, sublinhar que este tipo de proposta pode alcanar os consultrios privados e os servios pblicos de sade, sem abrirmos mo do referencial psicanaltico, mas sim inspiradas na concepo psicopatolgica inferida na obra winnicottiana e na sua importante inovao quanto ao conceito de transicionalidade, sermos psicanalistas fazendo algo mais apropriado ocasio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 53

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Ser e fazer: enquadres diferenciados na clnica Winnicottiana. Aparecida: Idias e Letras, 2004a. AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Ser e fazer: interpretao e interveno na clnica winnicottiana. In: ______. Ser e fazer: enquadres diferenciados na clnica winnicottiana. Aparecida: Idias e Letras, 2004b. p. 119-128. ______. Os enquadres clnicos diferenciados e a personalizao/realizao transicional. Cadernos ser e fazer: o brincar. So Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, 2004c. p. 6-17. AMBROSIO, F. F. Ser e fazer - arte de papel: uma oficina inclusiva. 2005. 179 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2005. BLEGER, J. (1963). Psicologia de la conduta. Buenos Aires: Paids, 1977. ______. (1966). Psico-higiene e psicologia institucional. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1984. ______. Temas de Psicologia. Entrevistas e Grupos. So Paulo: Martins Fontes, 2001. CAMPS, C. A hora do beijo: teatro espontneo com adolescentes. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. 152p. ______. Ser e fazer na escolha profissional: atendimento diferenciado na clnica winnicottiana. 2009. 204 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clnica) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009. GRANATO, T. M. M. Tempo de gestar: encontros teraputicos com gestantes luz da preocupao materna primria. So Paulo: Landmark, 2002. 129p. ______. Tecendo a clnica winnicottiana da maternidade em narrativas psicanalticas. 2004. 266f. Tese (Doutorado em Psicologia Clnica) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. MACHADO, M. C. L.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. (2003) Sofrimento, sentido e absurdo: iluso criativa e ao sobre o mundo. In: AIELLO-VAISBERG, T.; AMBROSIO, F. F. (Orgs.). Trajetos do sofrimento: rupturas e (re)criaes de sentido. So Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, 2003. p. 40-54. MENCARELLI, V. L. Em defesa de uma clnica psicanaltica no convencional: oficinas de velas ornamentais com pacientes soropositivos. 2003. 101 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003. POLITZER, G. (1928). Critica de los fundamientos de la psicologia. Mxico, Martinez Roca, 1972. VITALI, L. M. Flor rabisco: narrativa psicanaltica sobre uma experincia surpreendente. 2004. 189 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. WINNICOTT, D. W. (1945). Desenvolvimento emocional primitivo. In: ______. Textos selecionados: da pediatria psicanlise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993a. p. 269-285. ______. (1956). Preocupao materna primria. In: ______. Textos selecionados: da pediatria psicanlise. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993b. p. 491-498.

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 54

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jul.-Dez. 2009, Vol. 10, No. 2, pp. 49-55.

______. (1962). Os objetivos do tratamento psicanaltico. In: ______. O ambiente e os processos de maturao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1983. p. 152-155. ______. (1964). O mundo em pequenas doses. In: ______. A criana e seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 1982. p.76-82. ______. (1966). A me dedicada comum. In: ______. Os bebs e suas mes. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 1-11. ______. (1968). O jogo do rabisco. In: WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M. (Orgs.). Exploraes psicanalticas: D. W. Winnicott. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1994. p. 230243. ______. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. Endereo para correspondncia Fabiana Follador e Ambrosio E-mail: fabfoll@uol.com.br Recebido em 11/11/08. 1 Reviso em 05/12/08. Aceite final em 24/01/09.

Trabalho apresentado no XVIII Congresso Latino Americano FLAPAG e X Simpsio CEFAS Prticas Institucionais na Amrica Latina: Casal, Famlia, Grupo e Comunidade, 2009.

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Ps-graduao em Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas PUCCAMP. Bolsista CNPq. Mestre pelo Programa de Ps-graduao em Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo IPUSP. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ateno Psicolgica Clnica em Instituies: Preveno e Interveno da PUCCAMP. Membro do NEW Ncleo de Estudos Winnicottianos de So Paulo. Co-Editora da Federao Latina de Associaes de Psicanlise de Grupos FLAPAG.
3

Professora Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da USP IPUSP. Orientadora dos Programas de Ps-Graduao em Psicologia do IPUSP e da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas PUCCAMP. Coordenadora da Ser e Fazer: Oficinas Psicoteraputicas de Criao e do NEW Ncleo de Estudos Winnicottianos de So Paulo.
4

Convidamos o leitor a conhecer o nosso site: www.serefazer.com.br.

AMBROSIO, F. F.; VAISBERG, T. M. J. A. O estilo clnico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivduos e coletivos. 55

You might also like