You are on page 1of 7

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

INTRODUO
O aparecimento do primeiro navegador levou ao desenvolvimento da linguagem de marcao de hipertextos. A linguagem HTML formata a apresentao de textos e indexa a insero de imagens e outros elementos multimdia nesses textos, esses elementos tm de ser criados parte, no sendo includos no documento HTML, mas apenas mencionados.

Fundamentalmente, os comandos de HTML, servem de instrues que indicam a um navegador como deve apresentar o contedo de uma pgina Web. Por outras palavras, os comandos de HTML fornecem informaes de formatao que controlam a apresentao do texto, imagens, formulrios, tabelas de uma pgina Web.

Nesta unidade, entender os conceitos bsicos utilizados na linguagem HTML, no s, mostrase como pode introduzir comandos de HTML e contedos de pgina num documento simples de texto para criar pginas Web.

Conceitos Bsicos de HTML


Um documento de HTML, basicamente contm dois tipos de informao: Informao de contedo, incluindo texto e apontadores para grficos; Comandos de HTML, que so utilizados para manipular a forma como o contedo apresentado.

Os cdigos de HTML, tratam da formatao de uma pgina Web. Por outro lado, o contedo a informao que aparece na pgina (texto, imagens, formulrios, tabelas, etc.). Por outras palavras, o HTML encarrega-se como a informao deve ser apresentada (negrito, itlico, alinhamentos, etc.) e o contedo especifica aquilo que apresentado.

Nesse sentido, a formatao das pginas Web feita atravs de uma linguagem de formatao, o HTML. Por isso, a linguagem HTML no pode ser considerada uma linguagem de programao, porque o resultado dela no uma aplicao, mas sim um documento.

13

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

HTML acrnimo ou sigla para HyperText Markup Language que significa Linguagem de Marcao de Hipertexto uma linguagem de formatao de textos, capaz de ser interpretada pelo navegador para a criao de pginas web.

No se tratando de uma linguagem de programao informtica, este cdigo constitui a formatao bsica dos contedos das pginas web. O desenvolvimento deste cdigo foi fundamental para a massificao da Internet, principalmente devido sua caracterstica hyper, isto , a capacidade de fazer com que determinado texto ou elemento possam ser accionados mediante o clique do mouse de modo a que sejam exibidos contedos com ele relacionados.

O HTML , portanto, a linguagem utilizada para a construo de pginas web. Vale ressaltar, que a construo destas pginas uma tarefa tecnicamente simples e que possibilita, entre outras coisas: (i) publicar documentos com textos, tabelas, listas, imagens, etc; (ii) incluir vdeos, sons e outras aplicaes directamente em seu documento; (iii) projectar formulrios para conduzir transaces como: compra de produtos, reservas, busca por informao, etc.

Hipertexto Tecnicamente, um hipertexto um conjunto de ns ligados por conexes (Pierre Lvy). Entenda-se por n sendo igual a contedo (podem ser palavras, pginas, imagens, grficos ou partes de grficos, sequncias sonoras, documentos complexos) que podem eles mesmos ser hipertextos.

O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na dcada de 60, para denominar a forma de escrita/leitura no linear na informtica, ou seja, uma maneira de organizar um texto de forma no linear, em que se inserem links de navegao em palavras-chaves. Link Pode ser definido como sendo elo, ligao, vinculao, jump, conection, conexo, interconexo, linking, nexo, inter-relao, cross reference, association, path e trail (mais utilizada para significar uma coleco de links), caminho, hotlink, hotword, hiperlink, atalho, etc.

14

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

O link o elemento de ligao entre os contedos de uma hipermedia. um mecanismo de vnculo que possibilita a no-linearidade da navegao entre documentos. Hipermedia A hipermedia liga os conceitos de hipertexto e multimdia, isto significa que, um documento hipermedia contm imagens, som, texto e vdeo. A principal caracterstica da hipermedia, entretanto, permitir a leitura no-linear de um determinado contedo que no tem necessariamente comeo, meio e fim, mas se adapta s necessidades do utilizador.

Multimdia O termo multimdia significa combinao de mltiplos meios (estticos e dinmicos). Isto , os media estticos podem ser textos, grficos, imagens, enquanto que, os media dinmicos so animao, udio e vdeo.

Para RIBEIRO (2004) uma combinao, controlada por computador, de texto, grficos, imagens, vdeo, udio, animao e qualquer outro meio pelo qual a informao possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media esttico e um tipo de media dinmico.

Web A World Wide Web tambm conhecida como WWW (rede de alcance mundial) um sistema de documentos em hipermedia que so interligados e executados na Internet.

Pode tambm ser considerada um sistema de recursos de informao, em que todos estes recursos podem ser adequadamente apresentados atravs de pginas web contendo ligaes (links) para outras pginas web, o que faz da Web uma rede de recursos de informao com alcance mundial. Elemento HTML Um elemento HTML um componente individual de um documento HTML. Cada elemento pode ter determinados atributos. Os elementos HTML representam semntica ou significado na estrutura de um documento HTML.

15

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

Tag (linguagem de marcao) So estruturas contendo instrues, tendo um comando de incio e outro de fim para que o navegador possa renderizar uma pgina web. A tag de incio identificada como de abertura e a tag de fim de fechamento. Atributos So comandos ou informaes especficas que se atribui a uma tag, e estes so inseridos na tag de abertura com o seu respectivo valor entre aspas duplas. Eis a sintaxe: <elemento atributo="valor">

Pode se ter mais de um atributo dentro de uma tag de abertura.

Surgimento da linguagem HTML


A linguagem HTML foi desenvolvida em 1990, originalmente por Tim Berners-Lee, no CERN Laboratrio Europeu de Fsica de Partculas. Sua popularidade cresceu junto com a popularizao da Web, atravs do NCSA Mosaic. Na poca a linguagem no era uma especificao, mas uma coleco de ferramentas para resolver um problema de Tim BernersLee: a comunicao e disseminao das pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. Sua soluo, combinada com a ento emergente Internet ganhou ateno mundial. Em 1995, o HTML 2.0 foi a primeira verso recomendada pelo IETF1 e se tornou um padro da Internet. Durante o desenvolvimento do HTML 3.0, a Web estava em franca expanso e os esforos de padronizao no puderam acompanhar as tendncias do mercado, que exigiam maiores recursos de apresentao grfica ao HTML 2.0.

O HTML 3.0 acabou no sendo aprovado e anos depois aprovou-se uma recomendao chamada 3.2 em 1997, que introduzia recursos de apresentao grfica no HTML. A linguagem HTML foi desenvolvida originalmente para que qualquer dispositivo pudesse ter acesso informao da Web, mais o HTML 3.2 tinha elementos que prejudicavam essa meta.

Com esta constatao, as empresas entraram em um acordo e desenvolveram o HTML 4.0, que estende o HTML com mais recursos visando um acesso mais universal informao da
1

IETF Internet Engineering Task Force.


16

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

Web, como recursos de acessibilidade pessoas com deficincias, suporte a convenes internacionais (outras lnguas, outros alfabetos), separao da estrutura, contedo e apresentao, recursos interactivos do lado do cliente e optimizao em tabelas e formulrios.

A especificao 4 do HTML foi finalizada em Dezembro de 1997 e, relativamente anterior 3.2 (janeiro de 1997), houve mudanas profundas nos objectos representativos de imagens, mapas de imagem (imagemaps) e formulrios (forms), incluindo modificaes em vrios elementos grficos.

A verso 4.1 do HTML data de dezembro de 1999 e consiste em pequenas correces de alguns erros (bugs) da anterior verso 4. Uma das grandes evolues que a linguagem sofreu foi a introduo das folhas de estilo CSS, que permitem a definio de parmetros de formatao tais como tipos e tamanhos de letra, formataes de pargrafo e todo o tipo de formataes no processamento de texto.

Esta filosofia foi introduzida logo aps o aparecimento da especificao 3.2 (em Maro de 1997) e foi grandemente desenvolvida com a verso 4. Contrariamente ao que se passava anteriormente, o utilizador passava a poder associar a uma determinada pgina web um conjunto de formataes que eram depois interpretadas pelo navegador. O HTML juno dos padres HyTime2 e SGML3. No HyTime, um documento visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como udio, vdeo, etc.), conectados por hiperligaes. O padro independente de outros padres de processamento de texto em geral. Enquanto que, o SGML um padro de formatao de textos. No foi desenvolvido para hipertextos, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hper-objectos e para descrever as ligaes.

A estrutura do documento HTML Um tpico documento escrito em HTML possui trs partes: a estrutura principal, o cabealho e o corpo. A estrutura principal deve iniciar com a tag <HTML> e terminar com a tag </HTML>. O cabealho delimitado pelas tags <HEAD> e </HEAD>, e destina-se a conter informaes
2

Hypermedia/Time-based Document Structuring Language (Padro para representao estruturada de hipermedia e informao baseada em tempo). 3 Standard Generalized Markup Language.
17

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

sobre o documento. O corpo do documento, delimitado pelas tags <BODY> e </BODY> que destina-se ao contedo da pgina web. Conforme a figura abaixo:

De salientar, um documento HTML um conjunto (mais precisamente uma hierarquia) de elementos. Um elemento demarcado (usualmente) por duas tags: Tag de abertura: <elemento atributos="valor"(opcional)> tag de fechamento: </elemento>

Qualquer documento HTML composto de duas partes, sendo que a segunda parte ainda subdividida por mais duas. A primeira parte, especifica as informaes sobre a verso do HTML que marcada por uma seco DOCTYPE.

O DOCTYPE uma DTD (Definio do Tipo de Documento), ou seja, um documento que especifica as regras sintticas da linguagem. O DOCTYPE no uma tag, mas sim, uma instruo muito importante que diz ao navegador qual tipo e verso HTML em que a pgina HTML est escrita.

Esta instruo sempre aparece no topo do cdigo, antes da tag <HTML>. Existem, basicamente, 3 DTDs para HTML 4.1. A segunda parte (o documento propriamente dito) delimitado pelas tags <HTML> </HTML>, que subdivide-se em:
18

Unidade II: Conceitos Bsicos de HTML

Uma seco de cabealho, delimitado pelo elemento <HEAD> </HEAD>; Uma seco de corpo, delimitada pelo elemento <BODY> </BODY>, que contm o contedo do documento.

Gravando uma pgina web Para se criar uma primeira pgina web em HTML, basta qualquer simples editor de texto (notepad, notepad++, PSPad, entre outros) e gravando com a extenso .htm ou .html. Tambm pode se criar nos editores WYSIWYG (What You See Is What You Get, ou seja, O que voc v o que voc obtem) que so editores que permitem editar pginas web em uma visualizao simplificada e sem cdigos que parece semelhante ao layout real da pgina. Deve-se obedecer a estrutura do documento HTML.

19

You might also like