You are on page 1of 18

...

Em um empreendimento, se todos os envolvidos estiverem absolutamente seguros sobre as metas, objectivos e propsitos da organizao, praticamente todos os demais temas se tornam ento simples questes tcnicas de como ajustar os meios aos fins.

1908 - 1970

AUTOREALIZAO

Pirmide das Necessidades de Maslow

ESTIMA (auto-estima, autonomia)


Satisfao leva a um nvel superior

SOCIAIS (afecto, aceitao, amizade)

SEGURANA (proteo contra danos fsicos/emocionais FISIOLGICAS (sede, fome, sexo)

Necessidades de Auto-realizao Necessidades de Auto-estima

Necessidades Sociais

Necessidades de Segurana Necessidades Fisiolgicas

Maslow argumenta que ns temos necessidades inatas ou motivaes:

1. Necessidades biolgicas para a luz do sol,


expresso sexual, alimento, gua, descanso e oxignio, em outras palavras, necessidades bsicas para a nossa sobrevivncia individual e colectiva. Necessidades de segurana para defesa, conforto, tranquilidade (liberdade do medo e ameaa do ambiente, abrigo, ordem) predictabilidade e um mundo organizado.

2.

3. Necessidades de afiliao para aproximidade (ligao), pertena, afecto (carinho), amor e amizades (relaes) 4. Necessidades de estima para fora, confiana, realizao, auto-estima, indepndencia, reputao, prestigio, reconhecimento, atenao e apreciao em outras palavras, a necessidade para uma estvel e alta auto-avaliao baseada na capacidade e o respeito dos outros.

5. Necessidade para saber e entender, para ganhar e sistematizar conhecimento, a necessidade pela curiosidade, aprendizagem, filosofar, experimentao e explorao. 6. Necessidade de esttica, pela ordem e beleza. 7. Necessidade pela transcendncia, uma necessidade espiritual, pela identificao csmica ou para se sentir em unssono com o universo.

8. Necessidade pela liberdade de investigao e expresso um pre-requisito essencial para satisfao das outras necessidades. 9. Necessidade de auto-realizao, pelo desenvolvimento do nosso completo potencial. Se as nossas necessidades biolgicas e de segurana no forem satisfeitas, ns moremos. Se as nossas necessidades no forem satisfeitas ns sentimo-nos inferiores e desamparados e podemos dar repostas emocionais que conduzem a desordem mental. Autorealizao e transcendncia, argumenta Maslow, so os ltimos objectivos. Na literatura sobre o comportamento organizacional, o conceito espiritual e metafsico de transcendncia tem sido bastante ignorada.

Maslow argumenta que estas novas necessidades so organizadas hierarquicamente, com as necessidades biolgicas e de segurana na base e necessidades de auto-realizao e transcendncia no topo. Se algum estiver com fome e sede, vai primeiro beber gua e s depois ir comer, porque podemos passar sem alimento vrios dias, mas sem gua apenas dois dias. Neste caso, a sede

Uma necessidade mais forte que a sede; por outro lado, se algum estiver com muita sede, mas se lhe for bloqueada a respirao, a necessidade que prevalece a de respirar, ou seja, apesar de todas estas serem instintivas e inatas, umas so mais poderosas que outras.

9. Auto-realizao 8. Liberdade de pesquisa e expresso 7. Transcendncia 6. Esttica 5. Saber e compreenso 4. Estima 3. Afiliao 2. Segurana 1. Requerimentos biolgicos

Organizaes e Necessidades

BEM VERDADE QUE O HOMEM VIVE S PARA O PO QUANDO NO H PO. MAS O QUE ACONTECE AOS DESEJOS DO HOMEM QUANDO H UMA ABUNDNCIA DE PO E QUANDO A SUA BARRIGA EST CRONICAMENTE CHEIA? Abrhama Maslow

OS FUNCIONRIOS SERO MOTIVADOS A ESFORAR-SE NA EXECUO DE SUAS TAREFAS ORGANIZACIONAIS SE PUDEREM, AO MESMO TEMPO QUE CONTRIBUEM, SATISFAZER SUAS NECESSIDADES..
Peter Drucker

QUAIS SO AS PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE A SUA TEORIA E A DE MASLOW?

LUZ DA TEORIA DAS Necessidades, explique BASTANTE VULGAR, EM ALGUMAS EMPRESAS DE INFORMTICA, OS SEUS PROFISSIONAIS PREFERIREM TER CONSTANTE FORMAO E TRABALHAREM COM AS LTIMAS TECNOLOGIAS DISPONVEIS, A TEREM SALRIOS MAIS ELEVADOS.
COMO INTERPRETA ESTE FACTO, LUZ DESTA TEORIA?

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES


Esta teoria permite: Relacionar necessidades individuais com motivao; Caracterizar diferentes tipos de necessidades; Constatar que a satisfao de uma necessidade j satisfeita no motiva o indivduo a compreender que em cada individuo existe alguma hierarquizao de necessidades.

You might also like