You are on page 1of 12

TROCA DE CALOR SENSVEL ex131 O exerccio semelhante ao 130.

0. O fluxo de calor, nesse caso, negativo pois representa perda de calor pelo refrigerador:= -20 cal/min. O corpo colocado no refrigerador, tem capacidade trmica C = 5 cal/ C e l permanece durante o intervalo de tempo t = 40 min, atingindo a temperatura = 20 C. a) Calculemos inicialmente a quantidade de calor Q perdida pelo corpo:

Da definio de capacidade trmica, vem:

b) Calculando a temperatura final do corpo, temos:

ex133 O exerccio, apesar de ser semelhante aos anteriores, exige uma leitura mais atenta pois a eficincia da fonte no 100%. a) O fluxo total da fonte de calor = 40 cal/min. O corpo A recebe apenas 60% do fornecimento de calor, o fluxo til para ele de apenas A = 24 cal/min. Como o tempo de aquecimento , de acordo com o grfico, t = 20 min, e a correspondente variao de temperatura A = 20 C, a capacidade trmica do corpo A ser dada por:

O corpo B recebe 80% do fornecimento de calor, o que significa que o fluxo til para ele vale B = 32 cal/min. Durante o tempo de aquecimento,t = 20 min, a variao de temperatura do corpo B foi B = 30 C. Assim, a capacidade trmica do corpo B ser:

b) Se no houvesse perdas, a quantidade de calor recebida pelos corpos em 20 minutos seria dada por:

Considerando as capacidades trmicas calculadas anteriormente, teramos:

ex134 O exerccio, conceitual, explora um fato que, geralmente, sempre comentado durante o estudo da calorimetria. a) A areia tem calor especfico bem menor que o da gua. Por isso, ao perder calor, durante o perodo em que a radiao solar no est presente, a areia sofre proporcionalmente maior variao de temperatura que a gua, esfriando-se mais depressa (s 21 horas, a areia j est fria enquanto a gua do mar ainda est morna). Igualmente, sob a incidncia dos raios solares, a areia esquenta mais depressa, de modo que s 9 horas da manh j est quente e a gua do mar ainda permanece fria. b) O calor especfico de uma substnica indica a quantidade de calor que 1 g da substncia deve receber para sofrer uma variao de temperatura de 1 C. ex138 O exerccio, relativamente simples, explora conceitos j estudados anteriormente. Ateno para o fato de a fonte de calor perder energia para o ambiente. a) So dados: = 10 cal/s; t = 10 min = 600 s; = 30 C (20 C) = 50 C e m = 200 g. Se houve uma perda de 30% de energia para o ambiente, foram aproveitados apenas 70%. Portanto, o fluxo til vale:

A quantidade de calor recebida pelo corpo vale:

b) Aplicando a equao fundamental da calorimetria obtemos:

No gabarito da primeira impresso do livro, a resposta a este item traz, erroneamente, o valor 0,4 cal/g C. c) A capacidade trmica do corpo vale:

No gabarito da primeira impresso do livro, a resposta a este item traz, erroneamente, o valor 80 cal/C. ex139 So dados, para o corpo A: m = 200 g; c = 0,3 cal/g C; t = 3 min e = 5 C. Com esses dados, podemos calcular o fluxo da fonte de calor:

Para o aquecimento em t = 15 min, a quantidade de calor recebida pelo corpo B vale:

A variao de temperatura correspondente = 10 C. Portanto, a capacidade trmica do corpo B vale:

A resposta ao teste encontra-se na alternativa a. ex140 O exerccio bastante complexo e exige uma leitura detalhada para se entender a situao fsica apresentada.

a) O aparelho tem que resfriar o ar da sala, diminuindo sua temperatura de = 5 C em t = 0,5 h = 1,8 103 s. O volume de ar V = 75 m3 e como a densidade do ar d = 1,2 kg/m3, sua massa :

Ento, a quantidade de calor perdida pelo ar (calor especfico c = 1.000 J/kg C), em 0,5 h, vale:

A potncia envolvida s no resfriamento do ar vale, portanto:

Mas o aparelho tem que dar conta ainda de eliminar as potncias dissipadas pelas quatro pessoas e pelos quatro computadores, que juntos somam P = 800 W. Portanto, a potncia til total do aparelho corresponde soma:

Como o rendimento do equipamento de 50%, a potncia eltrica total consumida pelo aparelho ser o dobro dessa potncia til:

b) Para o aparelho ligar-se automaticamente, deve ocorrer uma variao de temperatura = 27 C 25 C = 2 C. A quantidade de calor recebida pelo ar para que isso acontea vale:

Esta quantidade de calor proveniente da potncia dissipada pelas quatro pessoas e seus quatro computadores que vale P = 800 W. Num intervalo de tempo t, transmitida ao ar do ambiente uma quantidade de calor dada por:

Igualando, temos:

ex141 O exerccio puramente conceitual. Vamos mostrar alguns aspectos do exerccio usando as equaes j vistas anteriormente. (01) Afirmao incorreta. Temperatura no se transfere de um corpo para outro. (02) Afirmao correta. H transferncia de calor do corpo mais quente para o corpo mais frio. (04) Afirmao incorreta. Nada se pode dizer a respeito das massas. (08) Afirmao incorreta. No h necessidade de os calores especficos serem iguais. (16) Afirmao correta. As capacidades trmicas so iguais, pois em mdulo as quantidades de calor trocadas e as variaes de temperatura so iguais. A soma das afirmaes corretas igual a 02 + 16 = 18. ex144 O exerccio semelhante ao anterior. O calormetro tambm participa das trocas de calor, ou seja, o calormetro tem capacidade trmica no desprezvel. Para o metal, temos: m1 = 50 g; 1 = 98 C e c1 = ?. Para o calormetro de cobre: m2 = 150 g; c2 = 0,093 cal/g C e 2 = 21 C. E, para a gua: m3 = 200 g; c3 = 1,0 cal/g C e 3 = 10 C. A temperatura final de equilbrio trmico = 24,6 C. Clculo das quantidades de calor trocadas:

Aplicando o princpio geral das trocas de calor, teremos:

Na verso impressa, o gabarito deste exerccio ao final do livro traz erroneamente como resposta o valor 0,23 cal/ g C. ex146 O exerccio relativamente complexo e o aluno deve tentar obter, inicialmente, uma relao entre os calores especficos de A e de B. a) Aplicando-se o princpio geral das trocas de calor mistura de A e C, obtemos:

E, da mistura de B e C, obtemos:

Portanto, de (I) e (II), temos:

Finalmente, da mistura de A e B, obtemos:

b) Dado que cc = 0,50 cal/g C, de (I) conclumos que cA = 0,50 cal/g C. E, sabendo-se que cA = 0,50 cal/g C, de (III)conclumos que: cB = 0,25 cal/g C. TROCA DE CALOR LATENTE E SENSVEL ex148 O exerccio simples e exige apenas a interpretao do enunciado e posterior uso das informaes fornecidas. O calor especfico da substncia pode ser obtido a partir do trecho inicial do enunciado. A equao fundamental da calorimetria fornece:

O calor latente de fuso de fuso , de acordo com o enunciado: Lf = 6,5 cal/g. A quantidade de calor para aquecer a massa m = 200 g dessa substncia desde 280 C at 430 C vale:

A quantidade de calor para fundir a massa m = 200 g na temperatura de 430 C de:

A quantidade de calor total envolvida no processo :

A resposta ao teste encontra-se na alternativa d. ex150 O exerccio exige a interpretao de uma curva de aquecimento e a posterior obteno do fluxo de calor da fonte a partir dos dados da curva. a) Como a densidade da gua d = 1,0 kg/L, o volume de 1 litro tem massa m = 1 kg = 1.000 g. O calor especfico da gua c = 1,0 cal/g C e a variao de temperatura, = 80 C, durante os primeiros 5 min, obtida a partir do grfico. Aplicando a equao fundamental da calorimetria, temos:

b) Usando-se o resultado anterior, o fluxo de calor da fonte vale:

Para vaporizar completamente a gua, a quantidade de calor necessria :

Usando-se o fluxo de calor obtido acima, podemos calcular o tempo para a vaporizao completa da gua:

Entretanto, esse intervalo de tempo contado a partir do instante em que se iniciou a mudana de estado. Para termos o instante t em que toda a gua se vaporizou, devemos somar os 5 min do aquecimento inicial:

ex152 Usaremos as curvas de aquecimento e resfriamento dos corpos que trocam calor. Esquematicamente, o processo descrito no enunciado o seguinte:

Calculando as quantidades de calor trocadas pela gua contida nas garrafas (trecho A) e pelo vidro das garrafas (trecho B) teremos:

Na fuso do gelo (trecho C) e posterior aquecimento da gua de 0 C at 10 C (trecho D), temos:

Aplicando-se o princpio geral das trocas de calor, vem:

ex154 O exerccio simples, e exige do aluno um pouco de raciocnio lgico. Neste exerccio no h sequer a necessidade de se efetuarem clculos para dar a resposta correta. A gua tem sua temperatura diminuda de 25 C para 1 C ( = 24 C) quando so introduzidos dois cubos de gelo, fornecendo calor para derret-los e ainda elevar de 1 C a temperatura da gua resultante da fuso. Com a colocao de mais dois cubos de gelo, o abaixamento de apenas 1 C na temperatura da gua (de 1 C para 0 C) no fornecer calor suficiente para derreter o gelo adicionado. Ento, na segunda situao, a temperatura de equilbrio trmico ser 0 C e o sistema ser constitudo por gua lquida e gelo. A resposta ao teste encontra-se na alternativa d. ex155 O exerccio, apesar de envolver uma mudana de estado fsico, simples pois a temperatura de equilbrio trmico pode ser facilmente determinada. a) Como no equilbrio trmico ainda h gelo flutuando na gua, a temperatura final da mistura = 0 C. b) Como, no equilbrio trmico, restam 30 g de gelo boiando na gua, podemos concluir que a massa de gelo(Lf = 80 cal/g) que sofreu fuso foi m = 20 g. Seja a temperatura inicial da gua quente ( m = 100 g e c= 1,0 cal/g C). Sendo Q e Q as quantidades de calor trocadas, com o princpio geral das trocas de calor obtemos:

ex156 A resoluo do exerccio exige uma verificao preliminar do calor que a gua e o calormetro podem fornecer ao gelo. Para a resoluo do segundo item recomendo aos alunos um esboo das curvas de aquecimento e resfriamento. a) A quantidade de calor necessria para derreter todo o gelo (m = 20 g e Lf = 80 cal/g) dada por:

A quantidade mxima de calor Q que o calormetro de cobre (mc= 20 g e cc = 0,094 cal/g C) e a gua (ma = 100 g e ca = 1,0 cal/g C) podem fornecer, sofrendo variao de temperatura = 0 C 20 C = 20 C :

Portanto, o gelo funde-se completamente, pois para essa fuso so necessrias apenas 1.600 calorias, menos que as 2.018,8 calorias que o calormetro e a gua podem fornecer. b) Para o clculo da temperatura final , temos que considerar o processo da figura:

Temos, ento, em cada etapa:

O princpio geral das trocas de calor, aplicado ao processo, fornece:

You might also like