You are on page 1of 3

Histria Cultural

um panorama terico e historiogrfico

Entre as vrias modalidades da Histria que se desenvolveram no decurso do sculo XX, a lgumas tm primado pela riqueza de possibilidades que abrem aos historiadores que as praticam, por vezes com perspectivas antagnicas entre si (p. 01). [...] consideraremos que a Histria Cultural aquele campo do saber historiogrfico at ravessado pela noo de cultura [...] (p. 01). Ao escrever um livro, o seu autor est incorporando o papel de um produtor cultural . [...]. O que foi acrescentado pelas mais modernas teorias da comunicao que, ao l er este livro, um leitor comum tambm est produzindo cultura (p. 02)

[...] uma prtica cultural no constituda apenas no momento da produo de um texto ou de qualquer outro objeto cultural, ela tambm se constitui no momento da recepo. Este e xemplo, aqui o evocamos com o fito de destacar a complexidade que envolve qualqu er prtica cultural (p. 02).

As noes que se acoplam mais habitualmente de cultura para constituir um universo de a brangncia da Histria Cultural so as de linguagem (ou comunicao), representaes , e d 03). No seio do Materialismo Histrico, a preocupao com a Histria Social da Cultura tem tid o muitos desdobramentos. A Escola Inglesa do Marxismo - [...] - especializou-se, por exemplo, em uma trplice articulao entre a Histria Cultural, a Histria Social e a Histria Poltica (p. 04). A dimenso cultural que Edward Thompson acrescentou a conceitos fundamentais do Mat erialismo Histrico [...] foi to fundamental para uma historiografia marxista que n ecessitava estender sua reflexo para novos domnios como, digamos, a contribuio terico -prtica de Braudel para a historiografia francesa associada aos Annales (p. 05). Aspectos relacionados violncia simblica n de teatro do controle (p. 06). [...] so articulados noo utilizada por

Destaca-se aqui a importncia que se dava na poca tanto cerimnia de execuo diante das ultides, com direito teatral procisso dos condenados, at consequente publicidade do s exemplos atravs de folhetos com as ltimas palavras da vtima (p. 06). [...] torna-se extremamente relevante a preocupao de Thompson em examinar a Cultura e a Sociedade no do ponto de vista do poder institudo, das instituies oficiais ou d a literatura reconhecida, mas sim da perspectiva popular,marginal, incomum, no of icial, das classes oprimidas o que tambm o coloca como um dos pioneiros da chamad a Histria Vista de Baixo (p. 06). [...] formas sutis de resistncia empreendidas pelos escravos foi e tem sido uma qu esto polmica entre os historiadores brasileiros que examinam de longa data os prob lemas relacionados escravido no sculo XIX (p. 07). Os estudos marxistas sobre a Cultura em sua dimenso histrica e social atingem, port anto um elevado grau de maturidade a partir da dcada de 1970. [...] autores como Georg Lukcs (1885-1971) e Antonio Gramsci (1891-1937). [...] estes autores que ab riram caminhos para uma Histria Cultural alicerada nos fundamentos do Materialismo Histrico (p. 08). Os dois autores foram tericos de uma esttica engajada , que preconizava um envolviment o do artista com as mudanas sociopolticas de sua realidade atravs da adeso a uma art e realista . Divergem, porm no que consideram como um autntico realismo (p. 09).

Outra torrente de renovaes que incide decisivamente sobre as perspectivas de uma no va Histria Cultural advm da chamada Escola de Frankfurt (p. 10). Alm de suas renovadoras crticas racionalidade moderna, ao autoritarismo e ao totali tarismo poltico os temas privilegiados pela Escola de Frankfurt e que interessam mais propriamente a uma Histria Cultural voltam-se para a cultura de massas, para o papel da cincia e da tecnologia na sociedade moderna, para a famlia, para a sex ualidade (p. 10).

A ateno s relaes entre Cultura e Linguagem est na base de uma srie de outros desenvol entos importantes para uma teorizao da Cultura. Como a linguagem essencialmente di algica [...] os dilogos entre a Sociologia da Cultura e a lingustica acabaram abrin do espao para uma concepo mais plural e dialgica da prpria Cultura (p. 11). So prticas culturais no apenas a feitura de um livro, uma tcnica artstica ou uma modal idade de ensino, mas tambm os modos como, em uma dada sociedade, os homens falam e se calam, comem e bebem,sentam-se e andam, conversam ou discutem, solidarizamse ou hostilizam-se, morrem ou adoecem, tratam seus loucos ou recebem os estrang eiros (p. 13). Entre o fim do sculo XI e o incio do sculo XIII, o pobre, e entre os vrios tipos de p obres o mendigo, desempenhava um papel vital e orgnico nas sociedades crists do Oc idente Europeu. A sua existncia social era justificada como sendo primordial para a salvao do rico (p. 13).

A postura medieval em relao aos mendigos gerava prticas , mais especificamente costumes e modos de convivncia. [...], fazem parte do conjunto das prticas culturais de uma sociedade tambm os modos de vida , as atitudes [...] ou as normas de convivncia [...] ( .14). A produo de um bem cultural, como um livro ou qualquer outro, est necessariamente in scrita em um universo regido por estes dois polos que so as prticas e as represent aes (p. 16).

As noes complementares de praticas e representaes so bastante teis, porque atravs d demos examinar tanto os objetos culturais produzidos, os sujeitos produtores e r eceptores de cultura, como tambm os processos que envolvem a produo e difuso cultura l, os sistemas que do suporte a estes processos e sujeitos, e por fim as normas a que se conformam as sociedades atravs da consolidao de seus costumes (p. 17).

Prticas e representaes so ainda noes que esto sendo elaboradas no campo da Histr Mas, tal como j ressaltamos, elas tm possibilitado novas perspectivas para o estud o historiogrfico da Cultura, porque juntas permitem abarcar um conjunto maior de fenmenos culturais, alm de chamarem ateno para o dinamismo destes fenmenos (p. 18). A ideologia, poderamos dizer, corresponde a uma determinada forma de construir rep resentaes ou de organizar representaes j existentes para atingir determinados objetiv os ou reforar determinados interesses (p. 20). Cabe precisamente aos historiadores da cultura examinar estas relaes ideolgicas, par a que no realizem uma Histria da Cultura meramente descritiva, como aquela que pro punha Huizinga em um famoso ensaio do incio do sculo XX ao afirmar que o objetivo fundamental da Histria Cultural meramente morfolgico [...] (p. 20). Para alm das variedades de Histria Cultural, a Histria Antropolgica tambm enfoca a ura , mas mais particularmente nos seus sentidos antropolgicos. Privilegia problema s relativos alteridade , e interessa-se especialmente pelos povos grafos, pelas mino rias, pelos modos de comportamento no convencionais, pela organizao familiar, pelas estruturas de parentesco. Em alguns de seus interesses, irmana-se com a Etno- H istria, por vezes assimilando esta ltima categoria histrica aos seus quadros (p. 22) .

Cul

[...] temos aqui uma histria antropolgica que tambm entra pelos caminhos de uma Histr ia da Cultura Material, embora esta cultura material seja percebida essencialmen te a partir de uma documentao escrita formada pelos registros inquisitoriais (p. 23 ).

You might also like