You are on page 1of 6

DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. Sistemas processuais penais. Princpios processuais penais. 2. Aplicao e interpretao da lei processual. 3. Persecuo penal.

Inqurito policial e outros procedimentos preparatrios da ao penal. Investigao criminal direta pelo Ministrio Pblico. 27- Q9231 ( Prova: FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado V Primeira Fase Disciplina: Direito Processual Penal - Assunto: Inqurito Policial ) Tendo em vista o enunciado da smula vinculante n. 14 do Supremo Tribunal Federal, quanto ao sigilo do inqurito policial, correto afirmar que a autoridade policial poder negar ao advogado

a) a vista dos autos, sempre que entender pertinente. b) a vista dos autos, somente quando o suspeito tiver sido indiciado formalmente. c) do indiciado que esteja atuando com procurao o acesso aos depoimentos prestados pelas vtimas, se entender pertinente. d) o acesso aos elementos de prova que ainda no tenham sido documentados no procedimento investigatrio.

4. Arquivamento e desarquivamento de inqurito policial e peas de informao. 5. Condies da ao. Pressupostos processuais. 6. A ao penal. Ao penal pblica. Ao penal privada. Ao penal privada subsidiria da pblica. 3- Q56008 ( Prova: FGV - 2010 - PC-AP - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Processual Penal - Assunto: Da Ao Penal )

I. Diz-se que a parte tem interesse juridicamente tutelado para propor a ao, quando poder obter uma melhora concreta na sua situao jurdica em decorrncia do acolhimento do seu pedido

(utilidade) e quando no lhe seja possvel atingir tal melhora a no ser que recorra ao Judicirio (necessidade).

II. O conceito de legitimidade ativa no processo penal significa que, sendo certo que determinados crimes so processados mediante ao pblica e outros mediante ao privada, somente pode ajuizar a respectiva ao aquele que tiver legitimidade (MP ou querelante).

III. A denncia ou queixa ser rejeitada quando faltar justa causa para o exerccio da ao penal.

Assinale: Relativamente ao tema ao penal, analise as afirmativas a seguir: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

7. Competncia. Jurisdio. 8. Prova. Teoria Geral e Admissibilidade da Prova. Meios de prova. Provas em espcie. 9. Sujeitos do processo. 10. Fatos e atos processuais. Citao, notificao e intimao. 11. Teoria geral do procedimento. Procedimento comum: ordinrio, sumrio e sumarssimo.

1- Q13248 ( Prova: FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado IV Primeira Fase Disciplina: Direito Processual Penal - Assuntos: Procedimento Sumrio, Procedimento ordinrio ) - Levando em considerao as modificaes trazidas pela Lei 11.719/08, assinale a alternativa correta.

a) O Cdigo de Processo Penal admite a figura da citao com hora certa, tal como ocorre no Cdigo de Processo Civil.

b) O rito comum ordinrio o reservado aos crimes apenados com recluso, independentemente do montante da pena para eles prevista.

c) Na mutatio libelli (em que a denncia descreve determinado fato, mas as provas apontam que o fato delituoso diverso), o Ministrio Pblico dever, aps encerrada a instruo probatria, aditar a denncia no prazo de 5 (cinco) dias sob pena de se operar a precluso temporal.

d) O rito sumrio o reservado para as infraes penais de menor potencial ofensivo. A alternativa A est correta. A Lei n. 11.719/08 alterou a redao do art. 362 do Cdigo de Processo Penal. Veja-se a redao antiga (revogada): Art. 362. Verificando-se que o ru se oculta para no ser citado, a citao far-se- por edital, com o prazo de 5 (cinco) dias. Com a alterao, no entanto, a redao ficou da seguinte maneira: Art. 362. Verificando que o ru se oculta para no ser citado, o oficial de justia certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil. Pargrafo nico. Completada a citao com hora certa, se o acusado no comparecer, ser-lhe- nomeado defensor dativo. Como se v, a figura da citao por hora certa consagrada no Cdigo de Processo Penal a mesma consagrada no Cdigo de Processo Civil, segundo expressa disposio legal.

A alternativa B est incorreta, pois o procedimento comum ordinrio aquele reservado aos crimes cuja sano mxima cominada seja igual ou superior a quatro anos de pena privativa de liberdade (art. 394, 1, I, do CPP), seja por recluso ou deteno. O aspecto relevante determinao do rito processual, portanto, apenas a quantidade de pena. O fato do crime ser apenado com

recluso ou deteno no influencia no rito processual, mas apenas no regime de cumprimento da pena (fechado, semi-aberto ou aberto), no caso de eventual condenao. ORDINRIO 4 ANOS A alternativa C est incorreta, quanto sua parte final, isto , quanto consequncia jurdica decorrente da inao do Ministrio Pblico. Na mutatio libelli (em que a denncia descreve determinado fato, mas as provas apontam que o fato delituoso diverso), o Ministrio Pblico dever, aps encerrada a instruo probatria, aditar a denncia no prazo de 5 (cinco) dias sob pena de se operar a precluso temporal. De fato, se a denncia descreve determinado fato, mas as provas apontam para fato delituoso diverso (aps a instruo probatria), o Ministrio Pblico dever aditar a denncia, no prazo de 5 dias, mas sem que se possa falar em precluso. Se o Ministrio Pblico no fizer o aditamento, os autos sero remetidos ao Procurador-Geral, o qual oferecer o aditamento pertinente, ou designar outro rgo do Ministrio Pblico para que o faa. Vejam-se, pois, os artigos que fundamentam a resposta:

Art. 384. Encerrada a instruo probatria, se entender cabvel nova definio jurdica do fato, em consequncia de prova existente nos autos de elemento ou circunstncia da infrao penal no contida na acusao, o Ministrio Pblico dever aditar a denncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ao pblica, reduzindo-se a termo o aditamento, quando feito oralmente. 1. No procedendo o rgo do Ministrio Pblico ao aditamento, aplica-se o art. 28 deste Cdigo.

Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

A alternativa D est incorreta, pois o rito reservado para as infraes de menor potencial ofensivo sumarssimo (art. 394, 1, III, do CPP). O rito sumrio aquele reservado para os crimes cuja sano mxima cominada seja inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade, nos termos do art. 394, 1, II, do CPP. SUMRIO 4 ANOS

Procedimentos especiais. Procedimento dos Juizados Especiais Criminais (Lei n 9.099/95 e Lei n 10.259/01). Procedimento dos crimes dolosos contra a vida. Procedimento da Lei de Violncia Domstica (Lei n 11.340/06). 12. Priso temporria (Lei n 7.960/89); priso em flagrante; priso preventiva; liberdade; medidas cautelares pessoais diversas da priso (Lei n 12.403/11); medidas cautelares reais. 13. Deciso. Sentena Penal. Despacho. Princpio da correlao entre a acusao e sentena. Aditamento. Coisa julgada. 14. Teoria geral dos recursos. Princpios bsicos. Recursos em espcie. Antnio Ribeiro foi denunciado pela prtica de homicdio qualificado, pronunciado nos mesmos moldes da denncia e submetido a julgamento pelo Tribunal do Jri em 25/05/2005, tendo sido condenado pena de 15 anos de recluso em regime integralmente fechado. A deciso transita em julgado para o Ministrio Pblico, mas a defesa de Antnio apela, alegando que a deciso dos Jurados manifestamente contrria prova dos autos. A apelao provida, sendo o ru submetido a novo Jri. Neste segundo Jri, Antnio novamente condenado e sua pena agravada, mas fixado regime mais vantajoso (inicial fechado). A esse respeito, assinale a afirmativa correta

a) No cabe nova apelao no caso concreto, em respeito ao princpio da soberania dos veredictos. b) A deciso do juiz togado foi incorreta, pois violou o princpio do ne reformatio in pejus, cabendo apelao.

c) A deciso dos jurados foi incorreta, pois violou o princpio do tantum devolutum quantum appelatum. d) No cabe apelao por falta de interesse jurdico, j que a fixao do regime inicial fechado mais vantajosa do que uma pena a ser cumprida em regime integralmente fechado. LETRA B. 15. Execuo penal. Conceitos bsicos.

You might also like