You are on page 1of 2

Quando recebemos o resultado do HEMOGRAMA vimos uma srie de nmero e nomes estranhos.

Vou tentar explicar o mais simpli icadamente poss!vel do "ue se trata cada um deles. #embrando "ue$ cada pessoa um caso di erente e nin%um melhor "ue seu mdico para explicar e orientar sobre medicamentos e dia%nose de doen&as. O hemograma um exame que analisa as variaes quantitativas e morfolgicas dos elementos figurados do sangue. Os mdicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evoluo de uma doena como anemia e infeces de diversos tipos. Hoje em dia este exame envolve muita tecnologia e decifra-lo pode ser muito interessante !!!!!!!"#$%&' ('%)'*H+!!!!!!! ,eralmente a primeira parte do Hemograma a srie vermelha -Eritro%rama. onde so avaliados os n/meros de hem0cias e a concentrao de hemoglo1ina. ,eralmente2 encontram-se os seguintes itens no exame3

H')45&+#3 #o os gl1ulos vermelhos2 os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade -todo la1or0torio coloca os valores de refer6ncia no prprio resultado de exame.. (alores 1aixos de hem0cias podem indicar um caso de anemia normoc7tica -aquela que as hem0cias tem tamanho normal2 mas existe pouca produo dessas clulas.2 valores altos so chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia -oposto da amenia2 pode aumentar a espessura do sangue2 redu8indo a sua velocidade de circulao.. H')O,*O9&:+ uma prote7na presente nas hem0cias. $ um pigmento que d0 a cor vermelha ao sangue e respons0vel pelo transporte de oxig6nio no corpo. + hemoglo1ina 1aixa causa descoramento do sangue2 palide8 do paciente2 e falta de oxig6nio em todos os rgos. H')+;<5%&;O a porcentagem da massa de hem0cia em relao ao volume sangu7neo. (alores 1aixos podem indicar uma prov0vel anemia e um valor alto tam1m pode ser um caso de policitemia. (5) -(olume 5orpuscular )dio.3 +juda na o1servao do tamanho das hem0cias e no diagnstico da anemia. :o exame pode vir escrito3 microc7ticas -indica hem0cias muito pequenas.2 macroc7ticas -hem0cias grandes.. ;odas essas alteraes indicam que algo est0 errado. H5) -Hemoglo1ina 5orpuscular )dia.3 o peso da hemoglo1ina dentro das hem0cias. ;am1m ajudam a decifrar casos diferentes de anemias. 5H5) -concentrao de hemoglo1ina corpuscular mdia.3 a concentrao da hemoglo1ina dentro de uma hem0cia. =ode vir escrito3 hipocrmica -pouco hemoglo1ina na hem0cia.2 hipercrmica -quantidade de hemoglo1ina alm do normal..

!!!!!!!"#$%&' 9%+:5+!!!!!!" + segunda parte do hemograma a srie 1ranca -leuco%rama. constitu7da pelos gl1ulos 1rancos. :esta parte2 acontece a avaliao do n/mero de leuccitos2 alm disso2 feita a diferenciao celular.

*'>5<5&;O#3 $ o valor total dos leuccitos no sangue. 'm valores altos chamado leucocitose e assinala2 principalmente2 uma infeco. 5laro2 mas tam1m pode indicar outras doenas. ?uando essa contagem d0 mais 1aixa que o normal -leucopenia. indica depresso da medula ssea2 resultado de infeces virais ou de reaes txicas. Os leuccitos so diferenciados em cinco tipos no hemograma. #eus valores cola1oram para esclarecer e diagnosticar doenas infecciosas e hematolgicas. 9asfilos3 'm um indiv7duo normal2 s encontrado at @A2 alm desse valor indica processos alrgicos. 'osinfilos3 #eu n/mero alm do normal2 indica casos de processos alrgicos ou parasitoses. :eutrfilos3 $ a clula mais encontrada em adultos. #eu aumento pode indicar infeco 1acteriana2 mas pode estar aumentada em infeco viral. *infcitos3 $ a clula predominante nas crianas. 'm adultos2 seu aumento pode ser ind7cio de infeco viral ou2 mais raramente2 leucemia. )oncitos3 ?uando esto aumentados indica infeces virais. Os valores so alterados tam1m2 aps quimioterapia. 5O:;+,') B' =*+?>';+#3 +s plaquetas so componentes do sangue fa1ricados pela medula ssea respons0veis pela coagulao do nosso sangue. $ por isso que a queda 1rusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorr0gica.

You might also like