You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Ncleo de Pesquisa em Construo (NPC) / www.npc.ufsc.

br Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes (LabEEE) / www.labeee.ufsc.br

METODOLOGIA UTILIZADA NA ELABORAO DA BIBLIOTECA DE MATERIAIS E COMPONENTES CONSTRUTIVOS BRASILEIROS PARA SIMULAES NO VISUALDOE-3.1

Autores:

Martn Ordenes, Eng. Civil Aldomar Pedrini, PhD Enedir Ghisi, PhD Roberto Lamberts, PhD

Florianpolis, Setembro de 2003.

NDICE 1. INTRODUO ....................................................................................................... 3 2. OBJETIVO ................................................................................................................ 4 3. METODOLOGIA ................................................................................................... 4


3.1. MATERIAIS E COMPONENTES CONSTRUTIVOS NO VISUALDOE ................................. 4 3.2. METODOLOGIA PARA PAREDES ................................................................................. 5 3.3. METODOLOGIA PARA COBERTURAS ........................................................................... 7 3.4. METODOLOGIA PARA PISOS ....................................................................................... 7 3.5. EXEMPLO DE CLCULO.............................................................................................. 8

4. USO E CONTEDO DA BIBLIOTECA ..................................................... 10 5. CONCLUSES ...................................................................................................... 14 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .......................................................... 15

1. Introduo
Esse relatrio interno descreve a caracterizao de materiais e de componentes construtivos nacionais para o programa VisualDOE, os quais esto inseridos nos arquivos do tipo biblioteca (*.lib) e templates (*.gSI). Os arquivos digitais so especficos para a verso VisualDOE 3.1, entretanto os dados documentados nesse relatrio podem ser aplicados em outros programas. O VisualDOE, assim como qualquer outro programa de simulao termo-energtica de edificaes, reproduz caractersticas de edificaes tpicas de seu pas de origem. Essa regionalidade pode comprometer o processo de modelagem medida que o programa adota variveis automaticamente enquanto se desenvolve a modelagem (recurso comum para otimizar o processo). Dessa forma, a ausncia de uma biblioteca com informaes dos principais sistemas construtivos nacionais implica em mais tempo de modelagem porque cabe ao usurio cri-los, aumentando tambm as chances de erros durante o processo. Para corrigir essa limitao do programa e estimular o emprego adequado de materiais nacionais em simulaes, esse relatrio interno apresenta uma reviso da biblioteca adaptada realidade brasileira, originalmente elaborada por GHISI & GRASSO (1997), com materiais e componentes comumente utilizados e com propriedades fsicas registradas na literatura e normas do pas. Neste sentido, o processo de clculo dos elementos da biblioteca brasileira segue a metodologia proposta pelo projeto de norma de desempenho trmico de edificaes (ABNT NBR 15220-2, 2003). No entanto, o mtodo definido pelo VisualDOE para elaborar os componentes construtivos apresenta certas limitaes para desenvolver os modelos de materiais e componentes. A principal dificuldade que o programa considera todos os componentes formados por camadas transversais ao fluxo de calor, no permitindo o clculo de resistncias trmicas em paralelo. Outra considerao importante, descoberta na metodologia de trabalho do VisualDOE, que o programa apresenta ao usurio uma transmitncia trmica (Ufactor), que inclui parmetros diferentes dos considerados nos clculos de transmitncia trmica proposto pelo projeto de norma (ABNT NBR 15220-2, 2003). O valor mostrado pelo programa como Ufactor (Figura 1), considera somente a resistncia trmica do componente e a resistncia trmica superficial interna, enquanto no projeto de norma a transmitncia trmica definida considerando a resistncia trmica superficial externa, a resistncia trmica do componente e a resistncia trmica superficial interna. Embora o VisualDOE no inclua a resistncia trmica superficial externa no Ufactor, ele a considera nos seus clculos de simulao. Desta forma, os clculos definidos para criar os elementos da biblioteca trabalham exclusivamente sobre a resistncia trmica do componente (tambm chamada resistncia trmica de superfcie superfcie), deixando as resistncias superficiais por conta das rotinas de clculo do VisualDOE.

Figura 1. Transmitncia trmica (Ufactor) apresentada pelo VisualDOE.

2. Objetivo
O principal objetivo deste trabalho apresentar a metodologia adotada na elaborao da biblioteca de materiais e componentes do VisualDOE adequados situao brasileira. Intenciona-se tambm a ajudar os usurios do VisualDOE a entender mais facilmente as caractersticas dos dados que so usados nas simulaes e assim ter uma compreenso mais abrangente do modelo criado.

3. Metodologia
3.1. Materiais e componentes construtivos no VisualDOE O programa utiliza um esquema de classificao em vrios grupos chamados Organizers para manipular os elementos no projeto e na biblioteca. Assim, o VisualDOE organiza os elementos de entrada em aberturas (openings), vidros (glazings), construes ou componentes (constructions), materiais (materials), utilizao (occupancies), padres de uso (schedules), e tarifas (utility rates). Em cada um deles, o VisualDOE permite salvar itens na biblioteca para serem usados nos projetos quando for necessrio.

5 A biblioteca criada no LabEEE inclui uma lista de materiais opacos e sistemas construtivos freqentemente utilizados no Brasil em projetos de edificao residencial e comercial. No caso do editor de materiais, cada novo elemento pode ser criado de duas formas. Uma forma mais simples em que s preciso definir a resistncia trmica do elemento [m2K/W] e uma outra forma mais completa em que necessrio definir 4 propriedades fsicas do elemento: espessura (e) [mm], condutividade trmica () [W/m K], densidade de massa aparente () [kg/m3] e calor especfico (c) [J/kg K]. importante especificar que na primeira forma o programa considera apenas a resistncia trmica (Rt) que o elemento oferece transferncia de calor por conduo, enquanto que na segunda forma o VisualDOE considera tambm a capacidade do material para armazenar calor. Assim, para aqueles elementos em que a capacidade trmica (Ct) no seja to importante quanto sua resistncia trmica cmara de ar, material isolante, etc podem ser definidos pelo primeiro mtodo. Depois, o editor de componentes construtivos permite ao usurio editar ou criar elementos como paredes, coberturas e pisos. Estes componentes so formados por camadas de materiais (definidos previamente no editor de materiais). O editor de componentes possui uma interface grfica que permite ao usurio ver um esquema do elemento enquanto est sendo criado. 3.2. Metodologia para paredes Neste tipo de componentes, por exemplo, uma parede de concreto macio com revestimento de argamassa de emboo nos dois lados seria representada por um componente de 3 camadas homogneas como mostra a Figura 2. A resistncia trmica total entre a face interna e externa da parede (sem considerar as camadas de ar superficiais), seria igual soma das resistncias de cada material. Este esquema de componentes por camadas obriga a utilizar apenas materiais posicionados transversalmente ao fluxo de calor. Porm, para componentes mais complexos, como blocos ou tijolos, onde existem diferentes camadas paralelas aos fluxos de calor (Figura 3), necessrio desenvolver um componente equivalente parede original.
Concreto

Fluxo de calor

Emboo Figura 2. Esquema para componente com camadas transversais ao fluxo de calor.

Cmara de ar Fluxo de calor

Cermica Emboo Argamassa de assentamento

Figura 3. Esquema para componente com camadas transversais e em paralelo.

Para desenvolver o modelo de um componente equivalente a ser inserido na biblioteca do VisualDOE foi adotada uma alternativa em que se variam as espessuras e densidades de massa aparente dos materiais, mantendo-se constante a resistncia trmica (Rt) e a capacidade trmica (Ct) entre as superfcies do componente. O clculo destas grandezas trmicas (Rt e Ct) segue a metodologia do projeto de norma (ABNT NBR 15220-2, 2003), onde recomenda-se que a resistncia trmica de uma camada homognea de material slido seja determinada pela expresso 1 e a capacidade trmica destes materiais seja definida pela equao 2.
Onde:

Rt =

(1)

Ct = ei ci i
i =1

(2)

Rt: resistncia trmica de superfcie superfcie [m2 K/W] e: espessura [m] : condutividade trmica [W/m K] Ct: capacidade trmica [kJ/m2 K] ei: espessura da camada ia [m] ci: calor especfico da camada ia [kJ/(kg K)] i: densidade de massa aparente da camada ia [kg/m3]

No exemplo apresentado na Figura 3, uma soluo adequada seria substituir a parte de tijolo (cermica) e argamassa de assentamento por uma cmara de ar no meio e duas camadas de material cermico com espessura e densidade de massa aparente tais que proporcionem as mesmas propriedades trmicas da parede (Figura 4). Esta alternativa considera sempre uma camada de ar com espessura de 3 cm, ou seja, uma resistncia trmica de 0,16 m2 K/W (ABNT NBR 15220-2, 2003).
Componente original Componente equivalente

eq Rt org = Rt eqv Ct org = Ct eqv eeq Figura 4. Alternativa de soluo para um componente equivalente.

Nos tijolos com furos circulares foi modificada a geometria destes furos para facilitar os clculos da resistncia trmica (Rt) do componente (Figura 5). Seguindo o procedimento descrito no projeto de norma (ABNT 15220-2, 2003), estes furos circulares foram transformados em furos quadrados com rea igual do crculo e com centros coincidentes.

r A = A r2 = l2

Figura 5. Modificao dos furos circulares em tijolos.

3.3. Metodologia para coberturas No caso das coberturas, a maioria dos componentes no precisa de um clculo de materiais equivalentes. No caso particular de cobertura com laje mista, a espessura e a densidade de massa aparente foram modificadas para valores equivalentes utilizando a mesma metodologia adotada para paredes. O fluxo de calor foi considerado sempre descendente e a espessura da cmara de ar entre as telhas e o forro maior que 5 cm. Isto faz com que a resistncia trmica da cmara de ar considerada seja de 0,21m2 K/W no caso de superfcies com alta emissividade. Quando colocada uma lmina de alumnio polido de baixa emissividade sob as telhas (como descrito no projeto de norma), a resistncia trmica da cmara de ar considerada aumenta para 0,61 m2 K/W. 3.4. Metodologia para pisos No caso dos pisos entre andares, a maioria dos componentes no precisa de um clculo de materiais equivalentes. S no caso de considerar uma laje mista em que ela foi definida igual das coberturas. Para os pisos em contato com a terra, o programa exige considerar uma camada de solo dentro dos seus clculos para poder simular a grande inrcia trmica do terreno. Assim, foi includa uma camada de 46 cm de solo em todas os componentes de piso, como recomendado pelos prprios criadores do VisualDOE.

8 3.5. Exemplo de clculo Dentro dos componentes includos na biblioteca encontram-se todas as paredes e coberturas apresentadas no Anexo C, do projeto de norma de Desempenho Trmico de Edificaes (ABNT NBR 15220-3, 2003). Todos os materiais da biblioteca consideram tambm as mesmas propriedades fsicas apresentadas no projeto de norma (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1. Propriedades fsicas dos materiais usados para definir as paredes.

(kg/m3) Cermica 1600 Argamassa de emboo ou assentamento 2000 Concreto 2400 Material Material Cermica Fibro-cimento Madeira Concreto Lmina de alumnio polido (< 0,2) L de vidro (kg/m3) 2000 1900 600 2200 2700 50

(W/(m.K)) 0,90 1,15 1,75 (W/(m.K)) 1,05 0,95 0,14 1,75 230 0,045

c (kJ/(kg.K)) 0,92 1,00 1,00 c (kJ/(kg.K)) 0,92 0,84 2,30 1,00 0,88 0,70

Tabela 2. Propriedades fsicas dos materiais usados para definir as coberturas.

Como exemplo, apresenta-se a metodologia de clculo usada para obter os valores de espessura e densidade equivalente para uma parede de tijolos de 6 furos quadrados, assentados na menor dimenso, e revestimento de argamassa dos dois lados (Figura 6), a espessura total da parede de 14 cm. A resistncia trmica de superfcie a superfcie (Rt) desta parede (sem incluir as resistncias superficiais), de 0,234 m2 K/W. O clculo desta propriedade trmica segue o procedimento descrito no projeto de norma de desempenho trmico de edificaes que se encontra amplamente explicado e exemplificado. Como no o objetivo deste relatrio entrar nesses detalhes de clculo, fica ao leitor o estudo deste procedimento.
Componente original Componente equivalente

eq

eeq

Figura 6. Exemplo de clculo da espessura e densidade equivalente.

Logo, o clculo da espessura equivalente da cermica realizado atravs da equao 3 que mantm a resistncia trmica da parede constante. Para estes, como j mencionado, foi considerada uma cmara de ar equivalente de 3 cm, ou seja, com uma resistncia trmica de 0,16 m2 K/W.
Onde:

Rt = 0,234 = 2

er

+ 2

eeq

+ Rar

(3)

Rt: resistncia trmica de superfcie superfcie [m2 K/W] er: espessura de emboo [m] r: condutividade trmica do emboo [W/m K] eeq: espessura equivalente [m] c: condutividade trmica da cermica [W/m K] Rar: resistncia trmica da cmara de ar equivalente [m2 K/W]

Substituindo-se os valores na equao 3 vem:

0,234 = 2

eeq 0,025 + 2 + 0,16 1,15 0,9

Assim, o valor obtido de espessura equivalente eeq 1,4 [cm] Para complementar o procedimento, a densidade de massa aparente equivalente da cermica para esta parede calculada atravs da equao 4 mantendo a capacidade trmica do componente, que neste caso de 159 kJ/m2 K. O procedimento de clculo da capacidade trmica encontra-se explicado com detalhe no projeto de norma (ABNT NBR 15220-2, 2003).
Onde:

Ct = 159 = 2 er cr r + 2 eeq cc eq

(4)

Substituindo-se os valores na equao 4 vem:


159 = 2 0,025 1 2000 + 2 0,014 0,92 eq

Ct: capacidade trmica do componente [kJ/m2 K] er: espessura de emboo [m] cr: calor especfico do emboo [kJ/(kg K)] r: densidade de massa aparente do emboo [kg/m3] eeq: espessura equivalente [m] cc: calor especfico da cermica [kJ/(kg K)] eq: densidade de massa aparente equivalente [kg/m3]

Assim, o valor obtido de densidade de massa aparente equivalente eq 2290 [kg/m3] Portanto, para que o componente construtivo original possa ser definido na biblioteca do VisualDOE, sem alteraes de suas propriedades trmicas, deve-se mont-lo conforme o componente equivalente da Figura 6, adotando-se uma espessura de material cermico equivalente de 1,4 cm e uma densidade de massa aparente equivalente de 2290 kg/m3. A Figura 7 mostra as janelas da biblioteca de componentes construtivos do VisualDOE. Nelas o usurio tem acesso s propriedades trmicas de cada componente e material. A Figura 7 mostra tambm o componente equivalente calculado neste exemplo e nela possvel observar que existe uma diferena entre a transmitncia trmica (Ufactor) calculada pelo programa - 2,6 W/m2K - e a transmitncia trmica apresentada no projeto

10 de norma - 2,48 W/m2K - (ABNT NBR 15220-3, 2003). Esta diferena deve-se ao fato de que o valor apresentado no VisualDOE considera somente a resistncia trmica do componente (0,234 m2 K/W, no caso do exemplo) e a resistncia trmica superficial interna (0,15 m2 K/W, valor constante no VisualDOE). No projeto de norma, para calcular a transmitncia trmica, so considerados a resistncia trmica superficial externa (0,04 m2 K/W), a resistncia trmica do componente (0,234 m2 K/W, neste caso), e a resistncia trmica superficial interna (0,13 m2 K/W). Embora o VisualDOE no inclua a resistncia trmica superficial externa no valor apresentado no Construction Organizer, o programa a considera nos seus clculos de simulao em funo dos dados climticos utilizados. O Anexo A apresenta um resumo das diferencias nas transmitncias trmicas para todos os componentes da biblioteca.

Figura 7: Janelas do VisualDOE apresentando o componente equivalente parede de tijolos de 6 furos quadrados.

4. Uso e contedo da biblioteca


A biblioteca encontra-se dentro do arquivo StandardBrasil2003.gSI como um Template. Um template uma planilha que contm todos os valores por default para o projeto. Alm da biblioteca de materiais e componentes, este arquivo permite trabalhar na simulao com as unidades do Sistema Internacional.

11

Para comear a usar a biblioteca, siga os seguintes passos: 1. Faa o download do arquivo na pgina do LabEEE e salve-o dentro da pasta de Templates do VisualDOE. Geralmente o caminho para esta pasta C:\ProgramFiles\GDT\VisualDOE\Templates. 2. Abra o programa VisualDOE. 3. Na barra de ferramentas padro, entrar em File e depois Open. 4. Aparecer uma janela na qual o usurio dever escolher um arquivo para comear. 5. Para abrir o arquivo StandardBrasil2003.gSI, siga o caminho GDT\VisualDOE\Templates. Dentro dessa janela, na barra de seleo Files of type escolher a opo All files (*.*). Assim, o usurio poder visualizar o arquivo procurado. 6. Selecionar o arquivo StandardBrasil2003.gSI e clicar em Open. As Tabelas 3, 4, 5, 6, 7 e 8 apresentam um resumo das propriedades fsicas dos materiais considerados para paredes, coberturas, pisos trreos, pisos entre andares, forros e divisrias, respectivamente. Os nomes dos materiais apresentados nestas tabelas seguem a nomenclatura usada na biblioteca. O valor colocado entre parnteses aps o nome do material corresponde espessura do material original. Dentro do Construction Organizer, todas as paredes se encontram em Walls Light, todas as coberturas em Roofs Light, todos os pisos trreos em Slabs, todos os pisos entre andares em Floors Light, todos os forros em Ceilings e todas as divisrias em Partitions.

12

Tabela 3. Propriedades dos materiais considerados nas paredes que formam a biblioteca do VisualDOE. Espessura Condutividade equivalente trmica (cm) (W/mK) Argamassa de Emboo (2,5 cm) 2,5 1,15 Cmara de ar (2 - 5 cm) Concreto macio (5 cm) 5,0 1,75 Ceram Tijolo Macio Aparente (10 cm) 9,0 0,90 Concreto macio (10 cm) 10,0 1,75 Ceram Tij 6 fur quad (9 cm) 1,4 0,90 Ceram Tij 8 fur quad (9 cm) 1,4 0,90 Ceram Tij 8 fur circ (10 cm) 3,3 0,90 Ceram Tij 6 fur circ (10 cm) 3,0 0,90 Ceram Tij 4 fur circ (9,5 cm) 1,3 0,90 Ceram Bloc 3 fur quad (13 cm) 1,7 0,90 Tijolo Macio (10 cm) 9,6 0,90 Ceram Bloc 2 fur quad (14 cm) 1,5 0,90 Ceram Tij 2 fur circ (12,5 cm) 1,7 0,90 Ceram Tij 6 fur quad (14 cm) 5,5 0,90 Ceram Tij 21 fur circ (12 cm) 2,7 0,90 Ceram Tij 6 fur circ (15 cm) 6,6 0,90 Ceram Tij 8 fur quad (19 cm) 8,2 0,90 Ceram Tij 8 fur circ (20 cm) 11,1 0,90 Ceram Tij Duplo 6 fur circ (10 cm) 12,8 0,90 Tijolo Macio Duplo (10 cm) 19,8 0,90 Tijolo Macio (22 cm) 20,7 0,90 Ceram Tij Duplo 21 fur circ (12 cm) 12,3 0,90 Ceram Tij Duplo 6 fur circ (15 cm) 20,3 0,90 Ceram Tij Duplo 8 fur quad (19 cm) 23,4 0,90 Ceram Tij Duplo 8 fur circ (20 cm) 29,1 0,90 Nome do material Densidade equivalente (kg/m3) 2000 2400 1800 2400 2290 2252 1103 1232 3595 2941 1764 3732 3836 909 2556 840 868 646 628 1812 1812 1184 568 613 500 Calor especfico (kJ/kg K) 1,00 1,00 0,92 1,00 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 0,92 Resistncia trmica (m2 K/W) 0,022 0,160 0,029 0,100 0,057 0,016 0,016 0,037 0,033 0,014 0,019 0,106 0,017 0,019 0,061 0,030 0,073 0,091 0,123 0,142 0,220 0,230 0,137 0,226 0,260 0,323

13

Tabela 4. Propriedades dos materiais considerados nas coberturas que formam a biblioteca do VisualDOE. Espessura (cm) Condutividade trmica (W/m K) Densidade de Calor especfico massa aparente (kg/m3) (kJ/kg K) Resistncia trmica (m2 K/W)

Nome do material

Cmara de ar com alta 0,210 emissividade (> 5 cm) Cmara de ar com baixa 0,610 emissividade (> 5 cm) Telha de barro (1 cm) 1,0 1,05 2000 0,92 0,010 Telha de fibro-cimento 0,7 0,95 1900 0,84 0,007 (0,7 cm) Forro madeira (1 cm) 1,0 0,14 600 2,30 0,071 Forro concreto (3 cm) 3,0 1,75 2200 1,00 0,017 Laje mista (12 cm) * 9,5 1,05 1087 0,92 0,090 Laje de concreto (20 cm) 20,0 1,75 2200 1,00 0,114 Laje de concreto (25 cm) 25,0 1,75 2200 1,00 0,143 Lmina de alumnio 0,1 230,00 2700 0,88 0,000 polido (e<0,2) L de vidro (2,5 cm) 2,5 0,05 50 0,70 0,556 L de vidro (5 cm) 5,0 0,05 50 0,70 1,111 * A espessura e densidade consideradas na laje mista so valores equivalentes calculados para um material cermico Tabela 5. Propriedades dos materiais considerados nos pisos trreos que formam a biblioteca do VisualDOE. Espessura (cm) 45,7 10,0 2,5 1,0 1,0 Condutividade Densidade de trmica massa aparente (W/m K) 0,87 1,75 1,15 0,90 0,14 (kg/m3) 1361 2400 2000 1600 600 Calor especfico (kJ/kg K) 0,8373 1,00 1,00 0,92 2,30 Resistencia trmica (m2 K/W) 0,528 0,057 0,022 0,011 0,071

Nome do material Solo (45,7 cm) Radier concreto (10 cm) Argamassa de reboco (2,5 cm) Piso cermico (10 mm) Piso madeira (10 mm)

14

Tabela 6. Propriedades dos materiais considerados nos pisos entre andares que formam a biblioteca do VisualDOE. Espessura Condutividade Densidade de trmica massa aparente Calor especfico Resistencia trmica

Nome do material

(cm) (W/m K) (kg/m3) (kJ/kg K) (m2 K/W) Laje mista (12 cm) * 9,5 1,05 1087 0,92 0,090 Laje de concreto (20 cm) 20,0 1,75 2200 1,00 0,114 Laje de concreto (25 cm) 25,0 1,75 2200 1,00 0,143 Radier concreto (10 cm) 10,0 1,75 2400 1,00 0,057 Argamassa de reboco (2,5 cm) 2,5 1,15 2000 1,00 0,022 Piso cermico (10 mm) 1,0 0,90 1600 0,92 0,011 Piso madeira (10 mm) 1,0 0,14 600 2,30 0,071 * A espessura e densidade consideradas na laje mista so valores equivalentes calculados para um material cermico Tabela 7. Propriedades dos materiais considerados nos forros que formam a biblioteca do VisualDOE. Condutividade Densidade de trmica massa aparente (W/m K) 0,20 (kg/m3) 850 Calor especfico (kJ/kg K) 2,30 Resistncia trmica (m2 K/W) 0,175 0,610

Nome do material Painel fibra de madeira isolante Painel vidro

Espessura (cm) 3,5 -

Tabela 8. Propriedades dos materiais considerados nas divisrias que formam a biblioteca do VisualDOE. Condutividade Densidade de trmica massa aparente (W/m K) 0,20 1,15 (kg/m3) 850 2700 Calor especfico (kJ/kg K) 2,30 0,84 Resistncia trmica (m2 K/W) 0,175 0,007

Nome do material Painel fibra de madeira isolante Painel vidro

Espessura (cm) 3,5 0,8

5. Concluses
As principais idias finais obtidas ao trmino deste trabalho so: A adaptao da biblioteca de materiais e componentes para o VisualDOE um apoio importante para os profissionais que queiram simular o desempenho termoenergtico de edificaes em situaes enquadradas no ambiente nacional.

15 Atravs da metodologia adotada possvel representar materiais e componentes que sejam coerentes com os elementos propostos no projeto de norma para o desempenho trmico de edificaes sem alterao suas propriedades trmicas. A metodologia definida permite aos profissionais incluir novos materiais e componentes que no estejam na biblioteca e que possam ser necessrios em situaes especficas.

6. Referncias bibliogrficas
ABNT NBR 15220-1. Desempenho Trmico de Edificaes - Parte 1: Definies, smbolos e unidades. Janeiro, 2003.

ABNT NBR 15220-2. Desempenho Trmico de Edificaes - Parte 2: Mtodos de clculo da transmitncia trmica, da capacidade trmica, do atraso trmico e do fator de calor solar de elementos e componentes de edificaes. Janeiro, 2003.

ABNT NBR 15220-3. Desempenho Trmico de Edificaes - Parte 3: Zoneamento Bioclimtico Brasileiro e Diretrizes Construtivas para Habitaes Unifamiliares de Interesse Social. Janeiro, 2003. Eley Associates. VisualDOE 3.0 Program Documentation. Francisco, 2001. GHISI, E.; GRASSO, P.A. Tabelas de apoio para a utilizao da biblioteca do programa VisualDOE. Relatrio interno. Laboratrio de Eficincia Energtica em Edificaes, Ncleo de Pesquisa em Construo, Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1997. Eley Associates. San

16

ANEXOS

17 ANEXO A: Diferencias entre a transmitncia trmica apresentada pelo projeto de norma e o VisualDOE 3.1.

PAREDES
Nome do componente Parede de concreto macio Parede de concreto macio Parede de tijolo macio Parede de tijolo 6 furos quad. (na menor dim.) Parede de tijolo 8 furos quad. (na menor dim.) Parede de tijolo 8 furos circ. (na menor dim.) Parede de tijolo 6 furos circ. (na menor dim.) Parede de tijolo 4 furos circ. Parede de blocos cermicos 3 furos Parede de tijolo macio (na menor dim.) Parede de blocos cermicos 2 furos Parede de tijolo 2 furos circ. Parede de tijolo 6 furos quad. (na maior dim.) Parede de tijolo 21 furos circ. (na menor dim.) Parede de tijolo 6 furos circ. (na maior dim.) Parede de tijolo 8 furos quad. (na maior dim.) Parede de tijolo 8 furos circ. (na maior dim.) Parede de tijolo 6 furos circ. Dupla (na menor dim.) Parede de tijolo macio dupla (na menor dim.) Parede de tijolo macio (na maior dim.) Parede de tijolo 21 furos circ. Dupla (na menor dim.) Parede de tijolo 6 furos circ. Dupla (na maior dim.) Parede de tijolo 8 furos quad. Dupla (na maior dim.) Parede de tijolo 8 furos circ. Dupla (na maior dim.) Espessura (cm) 5,0 10,0 10,0 14,0 14,0 15,0 15,0 14,5 18,0 15,0 19,0 17,5 19,0 17,0 20,0 24,0 25,0 26,0 26,0 27,0 30,0 36,0 44,0 46,0 U Norma (W/m2K) 5,04 4,40 3,70 2,48 2,49 2,24 2,28 2,49 2,43 3,13 2,45 2,43 2,02 2,31 1,92 1,80 1,61 1,52 2,30 2,25 1,54 1,21 1,12 0,98 U VisualDOE (W/m2K) 5,61 4,83 4,00 2,60 2,60 2,34 2,38 2,62 2,56 3,33 2,59 2,56 2,10 2,42 2,00 1,87 1,67 1,57 2,42 2,36 1,60 1,24 1,14 1,00

COBERTURAS
Nome do componente Cobertura de telha de barro sem forro Cobertura de telha de fibro-cimento sem forro Cobertura de telha de barro com forro de madeira Cobertura de telha de fibro-cimento com forro de madeira Cobertura de telha de barro com forro de concreto Cobertura de telha de fibro-cimento com forro de concreto Cobertura de telha de barro com forro de laje mista Cobertura de telha de fibro-cimento com forro de laje mista Cobertura de telha de barro com laje de concreto de 20 cm Cobertura de telha de fibro-cimento com laje de concreto de U* Norma (W/m2K) 4,55 4,60 2,00 2,00 2,24 2,25 1,92 1,93 1,84 1,99 U VisualDOE (W/m2K) 6,80 6,90 2,33 2,34 2,67 2,69 2,23 2,24 2,12 2,13

18
20 cm Cobertura de telha de barro com laje de concreto de 25 cm Cobertura de telha de fibro-cimento com laje de concreto de 25 cm Cobertura de telha de barro, lmina de alumnio polido e forro de madeira Cobertura de telha de fibro-cimento, lmina de alumnio polido e forro de madeira Cobertura de telha de barro, lmina de alumnio polido e forro de concreto Cobertura de telha de fibro-cimento, lmina de alumnio polido e forro de concreto Cobertura de telha de barro, lmina de alumnio polido e forro de laje mista Cobertura de telha de fibro-cimento, lmina de alumnio polido e forro de laje mista Cobertura de telha de barro, lmina de alumnio polido e laje de concreto de 20 cm Cobertura de telha de fibro-cimento, lmina de alumnio polido e laje de concreto de 20 cm Cobertura de telha de barro, lmina de alumnio polido e laje de concreto de 25 cm Cobertura de telha de fibro-cimento, lmina de alumnio polido e laje de concreto de 25 cm Cobertura de telha de barro com 2,5 cm de l de vidro sobre o forro de madeira Cobertura de telha de barro com 5,0 cm de l de vidro sobre o forro de madeira * Todos consideram fluxo de calor descendente

1,75 1,75 1,11 1,16 1,18 1,18 1,09 1,09 1,06 1,06 1,03 1,03 0,95 0,62

2,00 2,01 1,21 1,21 1,29 1,29 1,18 1,18 1,15 1,15 1,11 1,11 1,08 0,70

PISOS TRREOS

Fluxo descendente Fluxo ascendente

Nome do componente U* Norma (W/m2K) U VisualDOE (W/m2K) Piso cermica e solo 1,27 1,23 Piso madeira e solo 1,18 1,15 Piso cermica e solo 1,39 1,23 Piso madeira e solo 1,28 1,15 * Considerando a resistncia superficial interna exclusivamente

19 PISOS ENTRE ANDARES


Espessura U* Norma (cm) (W/m2K) Laje concreto e cermica 15 2,21 Laje concreto e cermica 25 1,97 Laje concreto e cermica 30 1,86 Laje concreto e madeira 15 1,95 Fluxo descendente Laje concreto e madeira 25 1,76 Laje concreto e madeira 30 1,67 Laje mista e cermica 17 2,06 Laje mista e madeira 17 1,83 Laje concreto e cermica 15 3,21 Laje concreto e cermica 25 2,71 Laje concreto e cermica 30 2,52 Laje concreto e madeira 15 2,69 Fluxo ascendente Laje concreto e madeira 25 2,33 Laje concreto e madeira 30 2,18 Laje mista e cermica 17 2,90 Laje mista e madeira 17 2,47 * Considerando a resistncia superficial interna aos dois lados da laje Nome do componente U VisualDOE (W/m2K) 3,29 2,77 2,57 2,75 2,37 2,22 2,97 2,52 3,29 2,77 2,57 2,75 2,37 2,22 2,97 2,52

DIVISRIAS
Nome do componente Painel fibra de madeira isolante Painel vidro U Norma (W/m2K) 2,90 5,65 U VisualDOE (W/m2K) 3,08 6,38

FORROS
U* Norma U VisualDOE (W/m2K) (W/m2K) 1,90 3,2 Fluxo descendente Painel fibra de madeira isolante Painel vidro 1,04 1,34 Painel fibra de madeira isolante 2,41 3,2 Fluxo ascendente Painel vidro 1,18 1,34 * Considerando camara de ar no ventilada, com alta emissividade e espessura entre 2 e 5 cm Nome do componente

You might also like