You are on page 1of 22

INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

ArtiGo

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 207

Indicaes Geogrficas e Desenvolvimento Territorial Sustentvel



GiLVANdA S. NUNEs MARiA do SoCoRRo LimA D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09

1. INTRODUO

O desenvolvimento calcado na modernidade tido como aquele que se baseia no modelo do aumento da produtividade e da valorizao da tecnologia. O processo de globalizao, que no incio foi considerada um utopia, surpreendeu e continua a surpreender at os mais modernos. Isso porque, ao invs de promover uma homogeneidade, como era esperado por alguns estudiosos, a globalizao resultou no s na socializao do conhecimento e da informao, mas tambm na valorizao do territrio e de tudo o que local. Nesse contexto, vale lembrar que o desenvolvimento no se d para todos e nem da mesma forma, pois o mercado consumidor tem sinalizado cada vez mais um aumento da demanda por produtos e servios especializados, e at mesmo personalizados. Nessa linha, percebe-se que esse nicho de mercado est muito mais voltado para a construo de valores, reconhecimento de identidades e afirmao de crenas, do que para o consumo de bens padronizados.

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 208


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

Um exemplo onde tal tendncia pode ser facilmente percebida est no aumento da procura por registros de Indicaes Geogrficas (IGs) nos ltimos anos. Para a maioria dos produtos agrcolas que demandaram esse tipo de registro, ao contrrio da noo de produtividade, os agricultores j tm clara a percepo de que tais produtos se apresentam como especialidades, devendo, portanto, estar integrados ao mercado de modo a suprir a demanda de um consumidor especfico, que busca muito mais do que um simples alimento para sua manuteno. Tal contexto remete a um paradigma de desenvolvimento muito diferente daquele baseado na modernizao de tcnicas e incremento de novas tecnologias, pois as polticas so voltadas para o fortalecimento local e a ascenso e valorizao do territrio. Tambm, os processos de desenvolvimento baseados na produtividade trouxeram impactos ambientais significativos, e no resolveram nem as diferenas nem os conflitos sociais, em alguns casos at os acentuaram. Assim, o atual quadro de tenso obriga que a questo social seja colocada como varivel transversal em qualquer programa ou projeto que vise ao desenvolvimento e garanta a sustentabilidade. Surge, dessa nova concepo, o termo Desenvolvimento Territorial Sustentvel (DTS), que une a abordagem territorial com os princpios do desenvolvimento sustentvel, atendendo s especificidades do meio rural e as exigncias de um novo tipo de consumidor (Dematteis, 2008; Magnaghi, 2000). Aliados a essa atual tendncia, esto os Arranjos Produtivos Locais APLs, que vm dinamizar os sistemas produtivos e os fomentos e, conseqentemente, valorizar o trabalho no campo (Sebrae, 2010). Os APLs podem ser ou no formatados no sentido da busca pela IG e, embora desejvel, nem sempre assim que inicia o processo de organizao. A abordagem do desenvolvimento territorial sustentvel pode ter seu incio nessa organizao, mas para isso necessrio se prever um tratamento integrado de questes e propor metodologias de constituio de sistemas locais. Neste Captulo, sero abordados aspectos relacionados organizao do territrio e dos atores de desenvolvimento, sustentabilidade no meio rural, ao papel das Indicaes Geogrficas (IGs) como indutoras de sustentabilidade no campo, alm de discutidos alguns aspectos do processo de organizao para obteno de um registro de IG no Brasil, em especial do tipo denominao de origem (DO).

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

209

2. DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL A PARTIR DAS INDICAES GEOGRFICAS


Um territrio , na realidade, a combinao de fatores de naturezas ambiental, econmica, social, poltica, entre outros, constituindo-se, desta forma, em um sistema aberto e dinmico, que sofre e recebe influncias as mais diversas, podendo ser ora diversificado, mediante as desigualdades, e ora unificado, mediante as identidades. A caracterizao de cada territrio d-se, assim, a partir da forma como esses fatores se organizam no tempo e no espao.

2.1 O Conceito de Sustentabilidade


Como comentado anteriormente, a concepo de modelo de desenvolvimento baseado apenas no aumento da produtividade, s custas da explorao excessiva dos recursos naturais e, no caso da agricultura, no uso de maquinrios e insumos, de forma a pura e simplesmente se chegar a um crescimento econmico, se mostrou altamente degradante. O campons aos poucos foi sendo substitudo pelo empresrio rural, e a partir da a relao com a terra e o territrio foi sendo rapidamente alterada. Em seu livro Silent Spring, Rachel Carson j apontava os estragos que tal modelo estava trazendo aos pases ditos desenvolvidos. Aps reconhecerem o nvel de degradao imposto por tal modelo, estes pases passaram a exportar esse modelo de desenvolvimento baseado na Revoluo Verde para os pases em desenvolvimento na forma de pacotes tecnolgicos prontos, que traziam junto seus inmeros impactos. Assim, os pases ricos no s passaram a suprir a carncia tecnolgica e de insumos (fertilizantes, agrotxicos) dos pases pobres, como tambm os agricultores, para terem acesso ao crdito, teriam de pactuar com o governo brasileiro da poca, sendo obrigados a comprar este pacote como parte das exigncias oficiais. Na dcada de 70, intensificaram-se os movimentos ambientalistas, iniciando-se pela Europa, e foi discutida na Conferncia de Estocolmo (1972) a concepo de impactos globais e a necessidade de medidas para preservao do Planeta. Nesse perodo, organizaes no-governamentais tiveram papel importante ao levantar questes importantes acerca do modelo equivocado de desenvolvimento adotado pelos pases ricos. Na dcada de 80, cunha-se pela primeira vez o termo desenvolvimento sustentvel, no Relatrio Brundtlan (Our Common Future). A concepo de de-

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 210


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

senvolvimento passou ento a considerar a capacidade de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. , pois, o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. Neste perodo, os compromissos firmados pelos pases so baseados nos eixos ambiental, social e econmico, s que na prtica avanam mais neste ltimo eixo e poucas mudanas foram vistas. A partir da dcada de 1990, mais especificamente com a Conferncia batizada como Eco-92 (ou Rio-92), surge a Agenda 21, que se constitui em um marco importante de proposta metodolgica pelo desenvolvimento sustentvel. Nesta dcada, ocorre a aproximao e o estabelecimento de parcerias entre os movimentos sociais e ambientalistas. Posteriormente, as catstrofes naturais e tambm aquelas acentuadas pelas atividades humanas muitas das quais j prognosticadas , fizeram surgir diversos encontros em todos os pases para se discutir o aquecimento global, as emisses atmosfricas que aprisionam calor, os desmatamentos, entre outros problemas. Algumas sadas, como os crditos de carbono, foram apontadas como estratgias econmica, social e ambientalmente viveis. Contudo, mais uma vez se viu os interesses econmicos estarem frente do bem comum, exatamente como aconteceu antes, quando da no-adeso de pases desenvolvidos ao Protocolo de Kyoto. Tal Protocolo virou tratado internacional, mas na prtica no resultou em mudanas significativas ao clima do Planeta. A Conferncia Climtica de Copenhagen (2009) iniciou em clima de desarmonia e pessimismo, mas resultou em propostas de aes concretas para se reduzir as causas antropognicas das alteraes climticas. Ainda no foi possvel avaliar se mais uma vez as intenes no sairo do papel, devido ao curto tempo decorrido. Percebe-se, claramente, que o conceito de desenvolvimento sustentvel abrange vrias reas, assentando essencialmente num ponto de equilbrio entre o crescimentoeconmico, a equidade social e a proteo ambiental. possvel afirmar que fazer meno ao tema sustentabilidade (ou desenvolvimento sustentvel) significa ir alm de um conceito esttico, mas considerar outras possibilidades, como por exemplo a do decrescimento econmico em algumas reas, como a agricultura, e a valorizao dos conhecimentos tradicionais. ADeclarao Universal sobre a Diversidade Culturaladiciona um novo enfoque na questo social, ao afirmar que a diversidade cultural to necessria para a humanidade como a biodiversidade para a natureza. Assim, torna-se as

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

211

razes do desenvolvimento entendido no s em termos de crescimento econmico mas tambm como um meio para alcanar um mais satisfatrio intelectual, emocional, moral e espiritual. Dentro dessa viso, adiversidade cultural a quarta rea poltica do desenvolvimento sustentvel, e a valorizao dos conhecimentos tradicionais passam a ser o eixo que faltava para resgatar valores e buscar o equilbrio. Nos itens que se seguem vamos perceber que, embora para alguns possa parecer uma volta ao tempo ou um retrocesso no processo de desenvolvimento econmico, esse resgate cultural, que inclui at mesmo a valorizao de antigos saberes relacionados aos sistemas de produo (agrcola ou industrial), ser fundamental para se combinar preservao ambiental com crescimento econmico, sobretudo no campo. Neste particular, as Indicaes Geogrficas (IG), quando bem trabalhadas, se configuram como importantes estratgias de integrao, valorizao da diversidade cultural e preservao da biodiversidade.

2.2. Conhecimentos Tradicionais e Sustentabilidade no Campo


No Brasil, a partir do sculo XIX, foi possvel identificar uma transformao nas atividades humanas, que afetou sobremaneira os territrios, e a degradao ambiental vem sendo percebida ao longo das dcadas. Levar o conceito de sustentabilidade ao campo se impe como um grande desafio, uma vez que requer o repensar de prticas j arraigadas, alm da resoluo de conflitos sociais importantes. Com o passar do tempo, foi constatado que a atividade primria pode ser to impactante ao ambiente como a atividade industrial, destacando-se diversos problemas de degradao: eroso; contaminao dos agrossistemas por agrotxicos; processos de arenizao, salinizao e desertificao; comprometimento do solo, dos recursos hdricos e da atmosfera; reduo da biodiversidade (Lemos, 1998). Particularmente em relao produo agrcola no meio rural, o modelo de agricultura que se adotou com a Revoluo Verde, iniciada na dcada de 1940 com o objetivo de se alcanar maior produtividade atravs do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilizao de solos, utilizao de agrotxicos e mecanizao no campo, foi, como j mencionado, uma das maiores contribuies ao estado de degradao ambiental e social em algumas regies do Pas. inegvel que a modernizao no campo alterou a estrutura agrria. Pequenos produtores que no conseguiram se adaptar s novas tcnicas de produo,

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 212


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

no atingiram a produtividade suficiente para competir com grandes empresas agrcolas e se endividaram com emprstimos bancrios feitos com o objetivo de investir na mecanizao das atividades. Assim, esses pequenos produtores tiveram, como nica alternativa, a venda de suas terras a outros produtores. Um dos motivos para o insucesso da Revoluo Verde pode ser explicado pelo fato de que, paralelamente ao aumento da produo de alimentos, deveria ter sido proposto um programa que visasse a combater as desigualdades sociais, pois estas podem ser consideradas as maiores responsveis pela pobreza. Em relao aos efeitos ambientais da Revoluo Verde, podemos citar, como impactos ocasionados pelo uso dos maquinrios e de fertilizantes qumicos, alm daqueles anteriormente citados, a explorao excessiva dos recursos pesqueiros e a poluio dos mares. A perda da biodiversidade, especialmente, torna esse tipo de agricultura contrria aos princpios bsicos do desenvolvimento sustentvel. Neste contexto de alterao do territrio, com conseqente diminuio da probabilidade de ele vir a ser sustentvel, percebe-se, ainda, um agravamento da situao pela desvalorizao paulatina do conhecimento tradicional, do saber fazer do homem do campo, baseado em valores, em tradies e at mesmo em crenas, enfim, em uma cultura muitas vezes milenar. Tais conhecimentos tradicionais, por muito tempo encarados como ultrapassados e que representavam um empecilho para o crescimento econmico no meio rural, a partir da dcada de 1990 tm sido vistos como premissa para o desenvolvimento sustentvel, da o aumento do nmero de estudos e teses no assunto, j que o tema passou a ser, inclusive, objeto de intenso debate quanto aos limites e possibilidades de regulao da sua propriedade. Os conhecimentos das populaes ditas tradicionais, autctones ou indgenas, produzidos a partir de atividades e prticas coletivamente desenvolvidas, correspondem quilo que a WIPO (World Intelectual Property Organization), designa de conhecimentos, inovaes e prticas das comunidades locais e populaes indgenas com estilos de vida tradicionais (Dutfield, 2004). Deste modo, os conhecimentos tradicionais abrangem desde as tcnicas de manejo de recursos naturais, mtodos de caa e pesca, at o conhecimento sobre os diversos ecossistemas e sobre propriedades farmacuticas, alimentcias e agrcolas de espcies e as prprias categorizaes e classificaes de espcies de flora e fauna utilizadas pelas populaes tradicionais (Flores, 2011). Neste contexto, surgem duas possibilidades de intensa valorizao do conhecimento tradicional: a bioprospeco e as Indicaes Geogrficas (IG). A

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

213

primeira, considerada uma modalidade de pesquisa, associa os conhecimentos provenientes das prticas cientfica e tecnolgica, aos conhecimentos tradicionais de populaes autctones referentes aos recursos da biodiversidade, na busca de novos compostos bioqumicos cujos princpios ativos possam ser aproveitados para a produo de novos produtos farmacuticos, qumicos e alimentares (Artuso, 2002). A segunda, a IG, consiste em uma forma de agregar valor e credibilidade a um produto ou servio, conferindo-lhes um diferencial de mercado em funo das caractersticas de seu local de origem. Trata-se, portanto, de uma apropriao devida e um reconhecimento legtimo aos conhecimentos tradicionais regionais. Os benefcios e os riscos associados ao desenvolvimento dessas duas vertentes, quando bem conhecidos e trabalhados, podem levar a resultados espetaculares, pois impactam positivamente uma populao inteira, com distribuio de ganhos para inmeras famlias. Essas formas de valorizao do conhecimento tradicional e do trabalho no campo tm levado a reflexes e a proposies de aes concretas e convergentes de diversos organismos governamentais e no-governamentais, resultando em metodologias como o DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentvel), que objetiva a promoo do desenvolvimento scio-territorial, e est delimitada por um conjunto de prticas de diagnsticos e planejamentos participativos, baseadas na identificao das potencialidades locais, na elaborao de uma demanda pblica da localidade e na oferta articulada e convergente de programas e aes (Deluqui, 2008). Vale ressaltar que o Sebrae tem sido um grande articulador e implantador de projetos de dinamizao de sistemas locais (Sebrae, 2008).

2.3. Os Arranjos Produtivos Locais APLs


Em relao s aglomeraes de empresas, diversas terminologias so encontradas na literatura, tais como distritos industriais, clusters, Arranjos Produtivos Locais (APLs), Sistemas Produtivos Locais (SPLs), entre outros. Todas essas denominaes envolvem, em maior ou menor grau, uma concentrao de pequenas e mdias empresas em um territrio geograficamente delimitado, alm de uma especializao produtiva (Flores, 2011). O conceito de cluster evidencia a competitividade, enquanto que a abordagem dos APLs dever tratar do relacionamento entre os atores e dos arranjos institucionais envolvidos. De uma forma ou de outra, a constituio de uma

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 214


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

aglomerao de empresas sempre se d a partir de uma ruptura ou de um fato gerador, que passa a atrair novos investimentos; tal concentrao demanda o estabelecimento de mecanismos de governana ou aparato institucional (Suzigan, Garcia e Furtado, 2007). A forte integrao dos atores que faz culminar com o estabelecimento dos SPLs, e estes pressupem interao, cooperao e aprendizagem, tendo como caracterstica marcante a inovao de produtos e processos (Flores, 2011). Em geral, quando uma Indicao Geogrfica concebida a partir do amadurecimento desse Sistema, a probabilidade de vir a ser um caso de sucesso muito maior.

3. AS INDICAES GEOGRFICAS NO BRASIL E NO MUNDO 3.1. Conceitos e Legislao


As Indicaes Geogrficas (IGs) so uma ferramenta coletiva de promoo mercadolgica e tm por objetivo destacar lugares, pessoas e produtos, evocando sua herana histrico-cultural, considerada intransfervel. Essa herana deve apresentar especificidades intimamente relacionadas com uma rea de produo, contar com um grupo de produtores que se responsabilize pela garantia da qualidade na elaborao dos produtos e possuir um nome de reconhecida notoriedade (Kakuta et al., 2006). A Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) define a Indicao Geogrfica (IG) como un signo utilizado para productos que tienen un origen geogrfico concreto y poseen cualidades o una reputacin derivadas especficamente de su lugar de origen. A proteo das Indicaes Geogrficas (IG) estratgica para o Brasil, pas com grande variedade de territrios com potencial para produzir produtos com identidade prpria e para ocupar espaos em mercados cada vez mais exigentes em termos de produtos de qualidade e de personalidade. No Brasil, embora a IG seja valorizada pelos consumidores de maior renda e que valorizam os produtos importados, ainda desconhecida tanto pelos produtores e comerciantes quanto pela maioria dos consumidores, carecendo, portanto, de disseminao de seus conceitos bsicos e dos benefcios agregados aos produtos e aos servios. O conceito de IG desenvolveu-se lentamente no transcurso da histria, e de modo natural, quando produtores, comerciantes e consumidores comprovaram

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

215

que alguns produtos, advindos de determinados lugares, apresentavam qualidades particulares, atribuveis a sua origem geogrfica, e passaram a denomin-los com o nome geogrfico de procedncia. Mas a relao entre o consumo e a origem geogrfica do produto no se d apenas por questes afetivas, mas especialmente pela confiana na estabilidade dos padres de qualidade. Na indstria agroalimentar, os setores artesanais e as pequenas empresas formulam estratgias de posicionamento baseadas, em parte, na defesa da qualidade e na tipicidade de seus produtos, em relao aos produtos fabricados em larga escala. Com vistas a garantir a autenticidade e origem de seus produtos, os produtores passaram a utilizar selos distintivos naqueles. Notam-se a aspectos da concorrncia desleal, e a necessidade do estabelecimento de normas legislativas capazes de proteger eficazmente os direitos dos produtores que se delineavam na poca. O desenvolvimento da cultura e regulamentao tcnica e legal das indicaes geogrficas procede, indiscutivelmente, da Europa. No contexto internacional surgiram disposies quanto rastreabilidade e procedncia do produto, como aquelas advindas da Cpula da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) em Cancun, em 2003, que garantiu ao cidado o direito de obter informaes da procedncia do seu consumo alimentar (Caldas, 2004). Curiosamente a LPI mais restritiva que o Trips quando exige que a IG seja o nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localidade de um territrio, o que no se obriga no Trips. Essa disposio da LPI tem gerado conflitos em relao ao registro no Brasil de indicaes geogrficas estrangeiras, que, na maioria das vezes, tm o registro em seus pases de origem com o nome do produto, como o caso de Prosciutto de Parma, reconhecido na Itlia com essa denominao, e que no est em consonncia com a LPI. Outro aspecto peculiar da LPI est na proteo para prestao de servios (arts. 177 e 178). Esta incluso de servios na legislao no isenta de controvrsias, j que a associao ao territrio parece depender de fatores humanos. Talvez apenas com uma definio bastante precisa das caractersticas do servio associadas origem geogrfica seria possvel conceder a proteo pleiteada. H de se considerar, em se tratando de aspectos mercadolgicos, que as IG no so marcas, apesar de ambas contarem com proteo legal e serem um direito de propriedade. A Tabela 1 ilustra essas diferenas.

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 216


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

Tabela 1. Principais Diferenas entre Marcas e Indicaes Geogrficas

Aspecto rea de produo Proteo Gesto e controle Representao Inteno Transferncia dos Direitos Registro

Marca No relevante Somente para a empresa Privado Representa a empresa Representam a criatividade humana As marcas comerciais podem ser vendidas ou licenciadas Mediante declarao prpria, sem necessidade de comprovao de boa reputao do produto ou servio Pode ser elevado para pequenos produtores Na deve existir IGs para no causar confuso aos consumidores A marca comercial permanece enquanto a empresa existir

Indicao Geogrfica Produo baseada em uma regio Proteo para todos os produtores que sigam os padres e o regulamento de uso da IG Coletivo Representa a origem da produo Reflete clima, solo, aspectos culturais e outras caractersticas As IGs no podem ser vendidas ou licenciadas Registrada por autoridade pblica (associao, sindicato, etc.), sendo exigida a reputao Baixo para um grupo de pequenos produtores Pode coexistir cerificaes e marcas coletivas Permanece at enquanto as condies para possuir a IG no forem alteradas

Custo Conflitos Durao

Fonte: Glass e Castro (2009), modificao.

3.2. As Indicaes de Procedncia (IP) e Denominaes de Origem (DO): Conceitos e Histria


Vem da Europa a cultura de regulamentao tcnica e legal das indicaes geogrficas e denominaes de origem. Legendre (1995) assinala que muito antigo o costume de designar os produtos com o nome do lugar de sua fabricao ou de sua colheita. Por exemplo, o queijo Roquefort adquiriu sua notoriedade sob o nome de seu local de origem desde o sculo XIV (Caldas, Cerqueira e Perin, 2012). Interessante notar que, desde o sculo XVI, j havia a preocupao em se proteger os vinhos produzidos na Galcia, especificamente na Comarca do Ribeiro, conforme foi publicado nas Ordenanas Municipais de Ribadavia, em 1579, as quais dizem:

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

217

[...] que non se debe meter vio na vila de partes onde non se colle bo, o que producir gran dano porque baixo unha cuba de bo vio que se pode cargar sobre mar, polo tanto, non se pode meter vio algn na vila en ningn tiempo del ao, de la otra parte del rio Mio, ni dende el rigueiro de Jubn para fuera, ni dende el puente de Pazo para arriba, ni dende la Lazea de Fontn de Mendo abaixo, ni dende la Baroza arriba y desde los dichos trminos a dentre se pueda meter en la dicha vila. (Eijn, 1920, p. 344). O estatuto das Indicaes Geogrficas Protegidas j uma realidade desde os anos 1970 na Europa (Espanha, Itlia, Frana, Alemanha, Portugal), quando a Unio Europeia decidiu generalizar um sistema de qualificao e etiquetao de seus territrios. Na Amrica Latina, sobretudo em pases como Mxico, Peru, Bolvia e Brasil, este movimento, embora mais recente, j gerou vrias IGs. Por isso, o estudo de IGs j apresenta um significativo arcabouo terico-conceitual, dentro do qual se destaca a Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Acordo de Madrid de 1891, o Acordo de Lisboa, de 1958, o Protocolo de Harmonizao de Normas sobre Propriedade Intelectual no Mercosul, a Resoluo n 75 do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), a qual estabelece as condies para o registro das indicaes geogrficas no Brasil e a lei n 9.279, de 14/05/1996, que regula os direitos e obrigaes relativos propriedade intelectual no Brasil. No seu art. 178, tal Resoluo conceitua denominaes de origem como: [...] o nome de uma regio determinada ou de um lugar determinado que serve para designar um produto agrcola ou alimentcio originrio de dita regio, na qual a sua qualidade ou caractersticas se devem fundamentalmente ao meio geogrfico, e onde a sua produo, transformao e elaborao se realizam na zona geogrfica determinada. (Art. 178 da Lei 9.279 de 14/05/1996). De fato, na Europa que se concentra o maior nmero de IG. A Tabela 2 apresenta os tipos de nomenclaturas para IG adotados pelos pases que so representatividade em termos de signos distintivos.

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 218


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

Tabela 2. Principais Diferenas entre Marcas e Indicaes Geogrficas

Pas Frana Itlia Espanha Portugal Alemanha Reino Unido


Fonte: Glass e Castro (2009).

Nomenclatura Appellation dOrigine Protege Indication Gographique Protege Denominazione dOrigine Protetta Indicazione Geografica Protetta Denominacin de Origen Protegida Indicacin Geogrfica Protegida Denominao de Origem Protegida Indicao Geogrfica Protegida Geschutzte Ursprungsbezeichnung Geschutzte Geographische Angabe Protected Designation of Origin Protected Geographical Indication

Sigla AOP IGP DOP IGP DOP IGP DOP IGP g.U g.g.A
PDO PGI

O pas com maior tradio no estabelecimento das denominaes de origem e suas variaes , inegavelmente, a Frana. Nesse pas, esse sistema adquiriu uma expressiva importncia econmica, cultural, sociolgica e ambiental, sendo considerado parte do patrimnio nacional (Caldas, Cerqueira e Perin, 2012). A experincia francesa remonta ao sculo XVIII, quando surgiu a primeira appellation dorigine, Chteauneuf-du-Pape. Somente em 1935, foi aprovado o sistema jurdico para as denominaes de origem e criado o Institute Nacional de las Appellation de Origine (INAO), vinculado ao Ministrio de Agricultura da Frana. No Mxico, a tequila o melhor exemplo para ilustrar uma denominao de origem na Amrica Latina de uma bebida alcolica obtida de uma variedade agrcola, produzida numa limitada zona do Mxico el agave azul tequilana Weber, a qual se protege, desde 1974, e se vincula denominao de origem Tequila, como figura protegida pela propriedade industrial a uma norma oficial mexicana. No obstante esta bebida j estar sujeita ao cumprimento de normas desde a Lei de Propriedade Industrial de 1942. Em cada Pas latino americano, as IGs possuem uma importncia mais ou menos diferenciada. No caso do Peru, as denominaes de origem assumem um status de importncia de Estado e foram institudas atravs de um decreto legislativo do final da dcada de 1980. Em 1990, a bebida Pisco foi declarada uma DO, sendo exclusiva para os produtos obtidos da destilao dos caldos resultantes

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

219

unicamente da fermentao de uva madura, elaborada na costa de alguns estados peruanos. A Repblica da Bolvia autorizou, em 1992, o uso da denominao de origem apenas ao Singani, uma aguardente obtida pela destilao de vinhos de uva moscatel fresca, produzida, destilada e engarrafada nas zonas de produo de origem da regio de Potos. A Repblica da Venezuela reconheceu no ano 2000 o Chuao como denominao de origem do cacau proveniente da zona de Chuao, um dos primeiros povoados fundados na Venezuela. No Brasil, como nos demais pases da Amrica Latina que possuem IG, os estudos buscando as potencialidades tiveram incio bem recentemente, no obstante os inmeros fatores que podem contribuir para o processo, como a diversidade cultural brasileira, seu vasto territrio e suas particularidades. Todos esses fatores sustentam a afirmao de que h inmeros produtos nacionais com potencial de obter uma IG. A Lei Brasileira da Propriedade Industrial (Lei 9279/96) (LPI) define um gnero de IG que consiste de duas espcies: indicao de procedncia (IP) e denominao de origem (DO). Define-se indicao de procedncia como todo nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localidade de seu territrio que se tenha tornado conhecido como centro de extrao, produo ou fabricao de determinado produto ou prestao de determinado servio. Quando esses mesmos nomes designam produtos ou servios cujas qualidades ou caractersticas se devam exclusivamente ou essencialmente ao meio geogrfico, incluindo fatores naturais e humanos, so classificados como denominaes de origem. As denominaes de origem esto intrinsecamente relacionadas com a marca do produto e necessitam, para o seu pleno desenvolvimento, a harmonia e o equilbrio dos atores sociais na organizao do territrio e no controle de uso da marca. Dessa forma, deve existir um conselho de desenvolvimento e regulao da DO, composto pelos produtores (pequenos, mdios ou grandes), sindicatos patronais e de trabalhadores, tcnicos especializados, representantes de cooperativas e associaes profissionais, representantes dos governos estadual e municipal e universidades, que tero as seguintes incumbncias (Caldas, Cerqueira e Perin, 2012): a) representar institucionalmente a DO; b) coordenar, orientar e fiscalizar a produo, a elaborao, a comercializao e a distribuio dos produtos que utilizaro a marca da regio produtora;

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 220


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

c) expedir e controlar os certificados de origem; d) expedir os selos de garantia e os cdigos de barras; e) organizar o plano de propaganda; f) vigiar os mercados nacional e internacional, evitando e coibindo as falsificaes. Dada a crescente valorizao dos produtos com IG, em todo o mundo, em julho de 2003, foi criada a Organisation for an International Geographical Indications Network (Origin), organizao no-governamental com sede em Genebra, Sua. Mais de 30 pases so representados na Origin, cujos principais objetivos so: promover as IGs como uma ferramenta de desenvolvimento e um meio de proteo para o conhecimento tradicional; e proteger politicamente as IGs regional, nacional e internacionalmente (Origin, 2006).

4. A DENOMINAO DE ORIEGEM (DO) O COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL 4.1. Noo de Territoriedade e Desenvolvimento a partir de uma DO
Com a Globalizao e o conseqente estreitamento de vnculos nas relaes comerciais, surgiu uma necessidade veemente de se promover e identificar o potencial de cada territrio, necessitando, este, de ser reestruturado para que seja feita a incorporao de todos os territrios aos meios produtivos. de salutar importncia fazer um estudo sobre territorialidade, posto que na definio da denominao de origem inserida no Artigo 178 da LPI, na qual estabelece que:
Considera-se denominao de origem o nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localidade de seu territrio, que designe produto ou servio cujas qualidades ou caractersticas se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geogrfico, includos fatores naturais e humanos.

Ressalte-se que, na denominao de origem, a qualidade do produto ou servio recebe uma influencia de forma imprescindvel dos fatores humanos e

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

221

naturais, sendo que os fatores climticos, geolgicos, pedolgicos, as variedades vegetais utilizadas, entre outros, so consideradas caractersticas exclusivas da regio, que permitem delimitar uma rea de produo. J os fatores humanos so aqueles que influenciam diretamente na confeco do produto. Note-se o estabelecido no Artigo 179 da LPI, o qual diz: A proteo estender-se- representao grfica ou figurativa da indicao geogrfica, bem como representao geogrfica de pas, cidade, regio ou localidade de seu territrio cujo nome seja indicao humanos da regio necessariamente influem na qualidade ou nas caractersticas do produto ou servio. Nesse sentido, entende-se por territorialidade os valores culturais, smbolos e significados que diz respeito de forma intrnseca de cada sociedade em sua forma territorial. Inclusive o entendimento do conceito de territorialidade leva a aplicao do desenvolvimento sustentvel. A noo de territrio est relacionada com vrios aspectos, quais sejam: sociopoltico, econmico, fsico, scio-culturais. justamente na mensura de tais aspectos, prprios e intrnsecos de cada territrio, que se extrai a diferena nas especificidades de cada um (Niederle, 2009). Nesse diapaso, assinala Flores (2007), que estes elementos da dimenso territorial proporcionam a diferenciao entre territrios, dando-lhe suas especificidades, conformando trajetrias ou processos particulares de desenvolvimento. O conceito atual de territorialidade est ligado a soma do espao fsico e abstrato, dos aspectos scio-culturais, das experincias e valores obtidos com o passar do tempo em que ocorrem severas transformaes, que faz com que cada sociedade adquira identidade prpria. Portanto, essa construo territorial reflete um conjunto de aspectos do desenvolvimento das sociedades que se modificam no tempo, e pode ter um grande impacto tambm sobre a valorizao dos bens e servios produzidos na regio, inclusive pela associao a sua identidade e a sua cultura. (Flores, 2007).

4.2. Polticas Pblicas Voltadas para a Difuso da D.O.


Alm dos aspectos demonstrados no item anterior, sobre o desenvolvimento da sociedade, tm-se que um dos fatores de contribuio a implementao de

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 222


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

novas melhorias, bem como, a inovao tecnolgica e a pesquisa, que facilitam o desenvolvimento das atividades produtivas. Nesse sentido, a inovao entendida como a aplicao de novos conhecimentos ou invenes melhoria ou modificao dos processos para a produo de novos bens (Mndez, 1997). No obstante os avanos tecnolgicos que contribuem para que os produtos ou servios tenham excelente qualidade, outro fator determinante a reestruturao nos processos produtivos e ainda, pois as transformaes e mudanas ocorridas em um territrio esto calcadas no aspecto criativo, boa vontade e interesse de seus habitantes em transformar os recursos disponveis em produtos que sejam apreciveis e que despertam o interesse, a curiosidade dos consumidores facilitando dessa forma o comercio interno e externo de tais produtos. Sendo assim, as Indicaes Geogrficas por DO so instrumentos de alta relevncia e que quando so integradas aos agentes sociais locais, somando se a valorao dos recursos humanos, a melhoria da gesto produtiva, e assim gerando transformao naquele territrio em que vivem, fortalecendo e fomentando o desenvolvimento local. Devem-se buscar polticas de estratgia de planejamento no s local, mas como em toda esfera nacional, com nfase nas denominaes de origens, por serem estas um dos pilares facilitadores do desenvolvimento territorial, e que ainda contribuem para o desenvolvimento local, pois as DOs contribuem em todos os aspectos scio-culturais, na infra-estrutura, na implementao do avano tecnolgico, na crescente demanda de oferta e procura, na gerao de empregos diretos e indiretos, enfim na gerao de renda. Tais fatores ensejam uma melhoria na vida da populao e desenvolvimento em todos os aspectos, influenciando em vrios seguimentos do comrcio ao turismo da sociedade onde as Dos encontram-se implantadas.

5. A DO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSO SOCIAL 5.1. Incluso/Excluso Social


A incluso est ligada a todas as pessoas que no tm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Por essa razo, os gestores dos rgos governamentais e no- governamentais devem buscar meios de viabilizar a incluso social, seja para aqueles que no possuem condio financeira dentro dos padres impostos

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

223

pela sociedade, idosos, negros e os portadores de deficincias fsicas, bem como a incluso no mundo do consumo e produtivo. Observe que a excluso social acompanha todo o processo da evoluo da humanidade em suas varias etapas, e dentre elas, uma que teve destaque, pois atingiu a todos os setores bem como as diversas searas, como o grande cone das relaes produtivas, foi a Revoluo Industrial. Nesse perodo, destacaram-se os diferentes tipos de classes, ficando latente as desigualdades econmicas, desigualdades sociais. O Brasil sofreu e ainda passa por grandes transformaes decorrentes de muitos acontecimentos que atingiram a vrios setores, tanto na esfera social, econmica e financeira, em que pesou a reestruturao dos meios de produo, a livre concorrncia, a dinamizao do mercado interno e externo, a privatizao das estatais a demarcao do territrio, dentre outras coisas. Ressalte-se que excluso social um termo de alta complexidade, pois pode ocorrer em face da questo cultural e realidade de cada pas, da questo econmica pela diferena de classes sociais, em questes educacionais, na misria, com os idosos, os aleijados, os negros, enfim, todos aqueles que de certa forma esto alm das condies financeiras, educacionais, culturais, de uma certa sociedade. Por essa razo necessria se faz a criao de polticas e aes para dar subsdios s pequenas populaes, sobretudo as rurais, de forma a manter o homem no campo com qualidade de vida e incluso em todos os aspectos, inclusive no aspecto digital.

5.2. DO: Poltica de Incluso Social


Entre as polticas pblicas anteriormente, destaca-se o fomento s DOs, pois estas encontram seu pilar de sustentao no investimento na base produtiva local. Assim, deve haver um incentivo para que os produtores se organizem dentro da sua cadeia produtiva, de forma que o trabalho que est sendo realizado seja reconhecido. Alm disso, as polticas devem convergir tambm no desenvolvimento da criatividade, com o objetivo de melhorar as relaes produtivas e comerciais, e por conseguinte o desenvolvimento local e territorial daquela comunidade. No se deve esquecer que a DO funciona como uma estratgia poltica de desenvolvimento local, regional e territorial no qual se busca agregar valor ao produto sob uma nova perspectiva em que os territrios so reestruturados. Da, a necessidade de se fomentar no s a organizao dos atores (associados, pro-

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 224


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

dutores rurais, etc.), mas tambm o desenvolvimento tecnolgico, de maneira a agregar valor ao produto, associar ao territrio a origem daquele produto, beneficiando e melhorando a qualidade de vida das pessoas daquela comunidade local, reduzindo as desigualdades sociais, e servindo, assim,como um dos meios mais eficazes de incluso social. O mundo atual transformou-se no que ele sempre representou nas primeiras aulas de geografia, ou seja, um grande globo, uma era de estreita globalizao, onde as relaes comerciais esto mais exigentes em face do mercado consumidor de acordo com a cultura de cada pas, e alm desse aspecto, tem se ainda, o fato de que os consumidores tm direito de saber sobre a origem do produto que esto consumindo. Surge assim a necessidade de reestruturao dos territrios, a descoberta de novos potenciais onde o uso da criatividade se torna imprescindvel visando uma melhor adequao a esse mundo, a essa nova era de globalizao.

6. UMA EXPERINCIA COM D.O. NO BRASIL: ESTUDO DE CASO


No Brasil, at o presente momento s existem 02(duas) Indicaes Geogrficas por Denominao de Origem, quais sejam: O Camaro Costa Negra do Cear e o Arroz do Litoral Norte Gacho. Os itens seguintes apresentaro um estudo de caso: relataro de que forma se deu organizao dos produtores de camaro da regio da Costa Negra (CE), as dificuldades encontradas no processo de busca pela DO e finalmente os benefcios j sentidos com a obteno do registro pela Comunidade.

6.1. A D.O do Camaro Costa Negra


A IG do Camaro Costa Negra foi deferida no ms de agosto de 2011, para a Associao dos carcinicultores da Costa Negra (ACCN), aps um rigoroso processo de anlise feita pelo INPI, e desde sua concesso vem ocasionando um aumento na demanda no comercio interno, agregando valor ao produto, beneficiando os setores do turismo. A ACCN possui33 associados, sendo 32 fazendas de camaro e uma indstria de beneficiamento, numa rea de 900 hectares de cultivo de camaro em gua salgada. Nesta rea se produz at nove mil toneladas de camaro por ano, com um tempo de cultivo para o crustceo que pode durar de trs a oito meses. A produo anual de 7.090 toneladas de camares, numa rea de 886,28 hectares.

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

225

Costa Negra o nome do trecho do litoral cearense que vai desde a foz do rio Aracatimirim, na localidade de Torres, at a foz do rio Guri, em Jijoca de Jericoacoara. A regio abrange os municpios de Itarema, Acara, Cruz e Jijoca de Jericoacara, de acordo com a Lei nr. 275/09. Esta regio cearense se refere a uma das mais belas reas e tem um diferencial por produzir o Camaro Costa Negra, um produto diferenciado no mercado com qualidade superior, e produzido de forma ecologicamente correta. O nome da regio deriva de um aspecto caracterstico das praias locais, que apresentam grandes extenses de sedimentos cinza escuros. A fisionomia mais tpica das praias da Costa Negra a presena de depsitos sedimentares submersos, que conferem um visual nico s praias da regio no perodo de baixa-mar, quando afloram em grandes extenses. O Cear est entre o 2 maior exportador do camaro do pas, sendo que este, aps receber o registro do INPI, passou a ter o ttulo de melhor e mais caro do mundo, pois na regio da Costa Negra cearense que se produz um camaro diferenciado no mercado, com rigorosos padres de qualidade, caractersticas particulares do produto, e ainda uma preocupao com o desenvolvimento da regio e a preservao ambiental. O Rio Acara, por ser constitudo de gua escura e rico em nutrientes, ajuda a transformar o solo costeiro na melhor rea biolgica para a produo do crustceo. Assim, o camaro Costa Negra mais pesado e de sabor encorpado por causa dos aspectos fsicos da regio. Ressalvando, que o Camaro Costa Negra limpo, livre de antibiticos e nele usa o probitico, ou seja, tudo natural. So bactrias que corrigem o solo e a gua, e assim temos um camaro ecologicamente correto.

6.2. Benefcios Atuais da DO Camaro Costa Negra


Inmeros tm sido os benefcios j sentidos pelos produtores de camaro da Costa Negra, bem como pela prpria regio de cultivo, j que sustentvel. Entre as principais vantagens, destacam-se: Incentivo a gastronomia do estado do Cear e da regio Costa Negra; Desenvolvimento do turismo na regio (processo inicial); Agregao de valor ao produto, pois o consumidor tem a garantia que est levando para a sua mesa o que h de melhor em termos de qualidade;

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 226


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

Reconhecimento no mercado, inclusive ionternacional; Sustentabilidade ambiental, uma vez que a produo se d dentro das normas estabelecidas e se observa a rastreabilidade do produto, bem como a fiscalizao do INPI sobre a forma a qual est sendo produzido; Cultivo orgnico do camaro, com o trabalho de limpeza das guas e da constante manuteno do solo da regio, rico em nutrientes que servem de alimento natural para o camaro cultivado.

6.3. Pedido de Registro Europeu do Camaro Costa Negra


A ACCN ora pleiteia junto a Comisso Europeia pedido de Registro do Domnio de Origem do Camaro Costa Negra, com o objetivo de que sua indicao geogrfica, seja protegida por todos os pases que fazem parte da Unio Europeia (EU).

7. CONSIDERAES FINAIS
de suma importncia a criao de polticas que garantam condies dignas de vida para a populao, no qual o campo pode se tornar um meio eficaz de fazer com as pessoas prefiram permanecer no nele a buscar condies de vida em outro lugar. O presente trabalho objetivou demonstrar que as indicaes geogrficas sos responsveis e facilitadoras do desenvolvimento econmico, financeiro e social do Pas de um modo geral. Os benefcios primordiais com a implantao e proteo das IGS so a agregao do valor econmico dos servios e produtos,valorao das terras, ampliao do mercado interno, abertura com mercado externo, facilitao da exportao, desenvolvimento social, melhoria na qualidade de vida das pessoas, desenvolvimento local e territorial, garantia de qualidade ao consumidor, entre outros. Contudo, vale ressaltar que muitas vezes os sistemas produtivos, pelas prprias caractersticas das IGs, acabam se adequando e funcionando dentro das norma ambientais. Assim, as IGs podem ser consideradas tambm indicadores de sustentabilidade ambiental.

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09


INDICAES GEOGRFICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTVEL

227

Atualmente diversos rgos governamentais nacionais e internacionais tm tido uma participao efetiva e contumaz no fomento as IGs, destacando-se: SEBRAE, INPI, MAPA, MPA, OMPI, ORIGIN, e OMC. Portanto, diversas entidades de setores governamentais, no-governamentais e empresariais se movimentam em prol da criao e fomento das IGs para melhoramento da capacidade de proteo no Brasil e no exterior. As aes empreendidas por estes organismos tm promovido, indubitavelmente, a incluso social, garantindo no s o absoluto funcionamento das IGs, mas tambm funcionando como atores impulsionadores do desenvolvimento sustentvel local. Mas vale a pena frisar que, a exemplo dos pases mais desenvolvidos, e at mesmo de pases vizinhos da Amrica do Sul, as polticas pblicas necessitam no s de continuidade, mas tambm de um processo de intensificao na busca das estratgias de fomento aos pequenos produtores, comeando pela maior difuso da noo sobre as indicaes geogrficas e do processo de registro e manuteno deste.

8. RefernciAs BiblioGrficAs
ARTUSO. A. Bioprospecting, Benefit Sharing, and Biotechnological Capacity Building. World Development, v. 30, n. 8, p. 1355-1368, 2002. CALDAS, A.S. Novos usos do territrio: as indicaes geogrficas protegidas como unidades de desenvolvimento regional. Bahia Anlise & Dados, v.14, n.3, p. 593-602, 2004. CALDAS, A.S.; CERQUEIRA, P.S.; PERIN, T.F. Indicaes Geogrficas Protegidas no Brasil: Possibilidades de Desenvolvimento Local. <http://www.ige.unicamp. br/geopi/documentos/40292.pdf> [acesso em 15/04/2012]. DELUQUI, M. Desenvolvimento: Um Novo Olhar. In: Fator Brasis. <http://www. fatorbrasis.org/node/45> [acesso em 16/04/2012]. DEMATTEIS, G. Sistema Local Territorial: Um Instrumento para Representar, Ler e Transformar o Territrio. In: ALVES, A.F .; CARRIJO, B.R.; CANDIOTTO, L.Z.P . Desenvolvimento Territorial e Agroecologia. So Paulo: Expresso Popular, 2008. p. 33-46. DUTFIELD, Graham. Repartindo Benefcios da Biodiversidade - Qual o Papel do Sistema de Patentes? In: VARELLA, Marcelo D. & PLATIAU, Ana Flvia B. (org),

Gilvanda S. Nunes; Maria do Socorro Lima D.O.I.: 10.7198/8-5782-2293-2-09 228


CAPACITE: EXemplos de Inovao Tecnolgica

Diversidade Biolgica e Conhecimentos Tradicionais, Coleo Direito Ambiental, vol. 2, 2004, p.57-107. EIJN, S. Historia de Ribadavia y sus Alrededores. Madrid, 1920. GLASS, R.F.; CASTRO, A.M. As Indicaes Geogrficas como Estratgia Mercadolgica para Vinhos. Embrapa, Brasilia, DF, 2009. <http://www.embrapa.br/publicacoes/tecnico/folderTextoDiscussao/arquivos-pdf/Texto-35_16-09-09.pdf> [acesso em 15/05/2012]. KAKUTA, S. M.; SOUZA, A. L.; SCHWANKE, F. H.; GIESBRECHT, H. O. Indicaes geogrficas: Guia de Respostas. Porto Alegre: Sebrae-RS, 2006. LEGENDRE, G. Las apelaciones de origen en Francia y el Instituto Nacional de Apelaciones de Origen (INAO). In: Seminario Internacional de Denominaciones de Origen, Buenos Aires, 1995. MAGNAGHI, A. Le Projet Local. Pierre Mardaga: Sprimont, 2000. 216 p. MNDEZ, Ricardo. Geografa econmica. La lgica espacial del capitalismo global. Barcelona: Ariel, 1997. NIEDERLE, P. A. Controvrsias sobre a noo de Indicaes Geogrficas enquanto instrumento de desenvolvimento territorial: a experincia do Vale dos Vinhedos em questo. In: Congresso da Sober, 47., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SOBER/UFRGS, 2009. 1 CD-ROM. ORIGIN. Geographical Indication: an Ideal Tool to Bring the Local Savoir Faire into the Market. 2006. <http://www.origin-gi.com/modules.php?modid=1> [acesso em 12/04/2012]. SEBRAE. Unidade Operacional de Desenvolvimento Territorial - UODP. 2008. < http://antigo.sp.sebrae.com.br/Principal/Sebrae%20em%20a%C3%A7%C3%A3o/ desenvolvimento_territorial/> [acesso em 10/04/2012].

You might also like