You are on page 1of 18

A regra geral em direito a aplicao da lei vigente na poca dos fatos, o que se chama atividade da lei penal (tempus

us regit actum). A exceo a extra-atividade, ou seja, a possibilidade de aplicao de uma lei a fatos ocorridos fora do mbito da sua vigncia.

O artigo 2 do Cdigo Penal e o art. 5, Inc.XL, da


CF, estabelecem que ningum poder ser punido por fato que lei posterior deixar de considerar crime,

cessando todo os efeitos penais (abolitio criminis).


J o pargrafo nico dispe que a lei posterior,

que de qualquer forma favorecer ao ru, aplica-se aos


fatos anteriores, mesmo que j decidido por sentena condenatria transitada em julgado.(novatio legis in

mellius)

Na aplicao da lei penal no tempo podem surgir conflitos de normas, uma vez que, a ao pode ter ocorrido na vigncia de uma lei e a consumao sob a vigncia de outra norma. Um crime pode ter sido praticado na vigncia de uma norma, julgado aps a sua revogao e a sentena condenatria executada com base em lei j revogada.

Para isso que existem princpios que devem ser obedecidos: Retroatividade e ultraatividade da lei penal mais benfica.

Hiptese Prtica incriminadora

Significado Lei posterior incrimina fato que era lcito (cria um novo crime). Lei posterior descriminaliza condutas, tornando-as atpicas. Lei posterior, mantendo a incriminao do fato, torna mais grave a situao do ru (ex: aumenta a pena cominada ao crime) incriminao do fato, beneficia de algum modo o agente.(ex: diminui a pena)

Soluo

Novatio legis

Irretroatividade

Abolitio criminis

Retroatividade

Novatio legis in pejus

Irretroatividade

Novatio legis in mellius Lei posterior, sem suprimir a


Retroatividade

artigo

do

Cdigo

Penal

considera

praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o resultado. Trs so as teorias a respeito do momento em

que considera cometido o crime: TEORIA DA


ATIVIDADE (adotada pelo CP); TEORIA DO RESULTADO e TEORIA MISTA OU UBIQUIDADE.

Lei excepcional aquela sancionada para ter vigncia durante determinada circunstncia excepcional ou situao emergencial (calamidade pblica, epidemia, guerra, terremoto)

IMPORTANTE! Embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

Lei Temporria aquela que tem prazo certo No h infringncia a garantia para ter vigncia. A constitucional da retroatividade prpria lei traz expresso da lei penal mais benfica. o perodo de vigncia.

O artigo 5 do CP dispe que a Lei Penal Brasileira ser aplicada, sem prejuzo de

Convenes, Tratados e regras de Direito


Internacional, ao crime praticado no territrio nacional (TERRITORIALIDADE).

Princpio da Territorialidade Temperada:

Regra geral, ningum, residente ou em


trnsito no Brasil, poder subtrair-se lei penal brasileira por fatos criminosos aqui praticados, salvo quando normas de direito internacional dispuserem em sentido contrrio.

O artigo 6 do CP dispe que dever ser considerado o lugar do crime o local onde ocorreu a ao ou omisso no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. TEORIA DA ATIVIDADE OU DA AO local do crime o da ao ou omisso. TEORIA DO RESULTADO OU DO EFEITO local do crime o da ocorrncia do resultado. TEORIA MISTA OU DA UBIQUIDADE local do crime o da ao ou da omisso, bem como onde se produziu ou deveria produzir o resultado. (adotada pelo CP) artigo 6 CP

Componentes: Solo e subsolo delimitado pelas fronteiras; Rios,lagos,mares interiores,golfos,baas e portos; Mar Territorial e Espao Areo Brasileiro (12 milhas martimas de largura, art. 1, Lei n 8.617/93).

Extenso ( 1 e 2, do art.5, do CP)


-

Embarcaes e aeronaves brasileiras pblicas ou a servio do governo brasileiro onde se encontrem.

Embarcaes e aeronaves brasileiras mercantes ou de propriedade privada quando se acharem em alto-mar ou no correspondente espao areo.

- A bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras privadas, achando-se em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente e as embarcaes em porto ou mar territorial do Brasil.

a hiptese da aplicao da lei penal brasileira a crimes praticados no estrangeiro (Extenso da soberania).

O agente pratica um crime fora do territrio brasileiro e poder ser processado no Brasil.

Incondicionada: a lei penal aplicada ao crime cometido no estrangeiro independentemente de qualquer condio, como previsto no art. 7, 1 do CP.

Hipteses (art.7, Inc.I, do CP):


Princpio real de defesa ou de proteo (a,b,c) Princpio da justia universal ou cosmopolita (d)

Condicionada: a extraterritorialidade condicionada quando a lei brasileira aplicada ao crime cometido no estrangeiro se satisfeitas as condies do art. 7, 2, letras a, b, c, d, e do CP Hipteses ( art. 7, inciso II e 3):

Princpio Princpio Princpio Princpio

da da da da

justia universal (a); nacionalidade ou personalidade (b); bandeira ou representao (c); defesa ou proteo (3).

O artigo 8 dispe que a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas ou nela computada quando idnticas.
A pena cumprida no estrangeiro ser descontada na execuo pela lei brasileira quando forem idnticas. Penas privativas de liberdade, exemplo.

Em razo da soberania da nao, uma sentena estrangeira no pode produzir efeitos no Brasil sem a homologao feita por um tribunal nacional. Assim, para que produza efeito no Brasil necessria a sua homologao no STJ (CF art. 105, inc. I, alnea i). A homologao da sentena estrangeira ocorrer para: Obrigar o condenado reparao do dano, restituies ou outros efeitos civis (inc. I). Sujeit-lo medida de segurana (inc II).

O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. No se computam nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direito as fraes de dia (horas) e na pena de multa as fraes de reais (centavos). (artigo 11 CP).

As regras gerais deste cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial se esta no dispuser de modo diverso.
Na lei das contravenes penais, no se pune a tentativa, logo, o artigo 14, inciso II, do Cdigo Penal (que define a punio do crime tentado), no se aplica a contravenes, porque esta lei diz que no se pune a tentativa de contraveno.

You might also like