You are on page 1of 2

Fone e Fonema A unidade bsica de estudo para a Fontica o fone1. A fala humana capaz de produzir inmeros fones.

s. A forma mais comum de representar os fones pelos linguistas atravs do Alfabeto Fontico Internacional (AFI) desenhado pela Associa!"o Internacional de Fontica (I.#.A.). Alguns fones s"o auditivamente pr$%imos entre si a ponto de se tornarem indistingu&veis. #or e%emplo o som de 'rr' em alguns dialetos do portugu(s do )rasil realizado foneticamente pela consoante fricativa velar surda (x no AFI). *ntretanto essa pode ser substitu&da pela consoante fricativa glotal surda (h no AFI) +ue a palavra +ue nela estiver continuar a ser reconhecida. A esse fen,meno d-se em fonologia o nome de alofonia. Assim .%/ e .h/ s"o alofones do 'erre' forte em portugu(s brasileiro. 0m grupo composto de um fone e seus alofones para os falantes de um idioma denominado fonema. 1eve-se ressaltar +ue a alofonia entre dois fones relativa. #or e%emplo no Alem"o comp2em fonemas separados. 3 estudo dos fonemas4 desenvolvido pela Fonologia. A fonologia e a fontica s"o fre+uentemente confundidas por+ue os conceitos de fone e fonema tambm geram confus"o.
http://www.ditudo.wiki.br/Fon%C3%A9tica.html Fontica e Fonologia

A fo n t i c a estuda os sons como entidades f&sico-articulat$rias isoladas (aparelho fonador). 5abe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acsticas e perceptivas. *la fundamenta-se em estudar os sons da voz humana e%aminando suas propriedades f&sicas independentemente do seu 6papel ling7&stico de construir as formas da l&ngua8. 9ua unidade m&nima de estudo o som da fala ou se:a o fone. A f o n o l o g i a cabe estudar as diferen!as f,nicas intencionais distintivas isto +ue se unem a diferen!as de significa!"o; estabelecer a rela!"o entre os elementos de diferencia!"o e +uais as condi!2es em +ue se combinam uns com os outros para formar morfemas palavras e frases. 9ua unidade m&nima de estudo o som da l&ngua ou se:a o fonema. A Fontica se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposi!2es paradigmticas e combina!2es sintagmticas. 3bserve no es+uema< 1. 3posi!2es paradigmticas< a+uelas cu:a presen!a ou aus(ncia implica em mudan!a de sentido. *%.

3 estudo dos fonemas desenvolvido pela Fonologia. A fonologia e a fontica s"o fre+uentemente confundidas por+ue os conceitos de fone e fonema tambm geram confus"o.
1

*m lingu&stica um fonema a menor unidade sonora (fontica) de uma l&ngua +ue estabelece contraste de significado para diferenciar palavras. #or e%emplo a diferen!a entre as palavras prato e trato +uando faladas est apenas no primeiro fonema< P na primeira e T na segunda.

=p=ata 3clusiva )ilabial 9urda 3ral

=b=ata 3clusiva )ilabial 9onora 3ral

=m=a ta 3clusiva )ilabial 9urda >asal

. 5ombina!2es 9intagmticas< arran:os e disposi!2es lineares no cont&nuo sonoro. ?roca na posi!"o dos fonemas entre si. *%.
4

@oma amor mora ramo A Fontica e a Fonologia s"o duas disciplinas interdependentes uma vez +ue para +ual+uer estudo de natureza fonol$gica imprescind&vel partir do contedo fontico articulat$rio e=ou acstico para determinar as unidades distintivas de cada l&ngua. 1esta forma a Fontica e a Fonologia n"o s"o dicot,micas pois a Fontica trata da substAncia da e%press"o en+uanto a Fonologia trata da forma da e%press"o constituindo as duas ci(ncias dentro de um mesmo plano de e%press"o. 9egundo 9aussure 6a fontica uma ci(ncia hist$rica +ue analisa acontecimentos transforma!2es e se move no tempo. B a fonologia se coloca fora do tempo pois o mecanismo da articula!"o permanece estvel de acordo com a estrutura da l&ngua em +uest"o. Cesmo n"o sendo uma concep!"o contemporAnea foi 9aussure +uem primeiro fez a distin!"o entre as duas ci(ncias atravs do uso de suas dicotomias (Dangue=#arole Forma=9ubstAncia). Foi com componentes do 5&rculo Ding7&stico de #raga +ue a Fonologia passa a ad+uirir seu pr$prio ob:eto de estudo. 3 termo Fontica pode significar tanto o estudo de +ual+uer som produzido pelos seres humanos +uando o estudo da articula!"o da acstica e da percep!"o dos sons utilizados em l&nguas espec&ficas. >o primeiro tipo de investiga!"o torna-se evidente a autonomia da Fontica em rela!"o E Fonologia. >o segundo tipo de investiga!"o porm as rela!2es entre as duas ci(ncias se tornam patentes. 5ADD30 1inah e D*I?* Fonne. Inicia!"o E Fontica e E Fonologia. G ed. @io de Baneiro Hahar 1IIG.

You might also like