You are on page 1of 2

Prtica 10 Determinao do teor de hidrxido de magnsio no leite de magnsia Introduo: O leite de magnsia uma suspenso branca e opaca de hidrxido

o de magnsio, com uma especificao mdia estabelecida de 7% m/m. A titulao direta de uma alquota da amostra de leite de magnsia difcil de ser realizada, pois as partculas de hidrxido de magnsio em suspenso podem causar erros ao aderirem s paredes do frasco erlenmeyer, ficando fora do contato do titulante. Outro problema que pode surgir em consequncia de a amostra ser opaca, a difcil percepo de uma mudana precisa da cor do indicador no ponto final da titulao. Para controlar tais problemas, adiciona-se um volume definido em excesso de uma soluo padro de cido clordrico. Excesso este que proporcione concentrao suficiente para dissolver e neutralizar todas as partculas suspensas de hidrxido de magnsio e resultar em uma soluo transparente. Em seguida, o cido clordrico em excesso titulado com uma soluo padro de hidrxido de sdio. A quantidade de hidrxido de magnsia presente n amostra determinada pela diferena entre a quantidade conhecida de cido clordrico adicionada e a quantidade de cido clordrico que reagiu com o hidrxido de sdio (excesso).

Titulao indireta ou Titulao de retorno: Esse mtodo consiste em adicionar um excesso, exatamente conhecido, da soluo padro ao analito e depois determinar a parte desse excesso que no reagiu com outra soluo padro. usado, principalmente, quando a velocidade da reao direta no compatvel com a titulao ou quando a amostra no solvel em gua, mas solvel no reagente da titulao direta ou ainda quando no se tem indicador adequado titulao. Objetivo: Determinar o teor de hidrxido de magnsio em amostra de leite de magnsia. Procedimento: Agitamos vigorosamente o frasco que continha o leite de magnsia para homogeneizar a suspeno. Em um bquer de 50mL, medimos a massa de cerca de 1 g do leite. Usando uma pisseta com gua destilada, transferimos a amostra papa um erlenmeyer, Pipetamos 50mL de soluo de HCl 0,1 mol/L padronizado, acrescentamos ao frasco e homogeneizamos a soluo resultante. Adicionamos ao frasco 3 gotas de fenolftalena como indicador. Titulamos com soluo padronizada de NaOH 0,1 mol/L at o aparecimento da colorao rosa intensa. Anotamos o volume consumido de NaOH referente amostra de leite de magnsia.

Cculos: HCl: 50mL 0,1 mol/L NaOH: 25,7 mL 0,1 mol/L n = c.v n= 0,00257 n = c.v n= 0,005 mol

0,005 - 0,00257 = 0,00243 mol

2 mols de HCl 0,00243 mols de HCl

1 mol de 0,001215 mols de

: Massa de MM: 58g/mol 1 mol 0,001215 mol 58g x x= 0,07047 g pesada: 1,0918g

1,0918g 0,07047

100% y y= 6,454%

Concluso: Na verdade o teor de hidrxido de magnsio em leite de magnsia de aproximadamente (6,45% m/m)

You might also like