You are on page 1of 5

O entre lugar invisvel do corpo-em-arte Flvio Rabelo. Colaborao Renato Ferracini. Programa de Ps-Graduao em Artes Unicamp. Doutorando.

. Corpo-em-arte; performance art. Or. Pr.Dr. Renato Ferracini Pesquisador/performer da Zecora Ura (zecoraura.com) Resumo: Este artigo se prope a debater os paradoxos entre o visvel e o invisvel que atravessa o processo criativo do corpo-em-arte. Para isso, faremos uma aproximao entre esses conceitos e a noo de atuais e virtuais (Lvy, 1996); sobrepostos as diferenas entre ver e olhar lanadas por Gil (2005). Em nossa abordagem, acreditamos que o acontecimento artstico se d nessa zona limiar, nesse entre lugar dos fluxos atuais e virtuais que atravessam o corpo-em-arte. Esse territrio do invisvel pensado enquanto materialidade expandida do corpo; visto tambm como potncia do espao, ou o espao em potncia. Passando a ser corpo-espao de encontro: encontro entre arte e vida, entre o 'eu' e o 'outro'. Invisibilidade como potncia de alteridade e coletivizao. Palavras-chave: corpo-em-arte, processos criativos, visvel, invisvel Debateremos aqui algumas relaes entre procedimentos para a criao do corpo-em-arte e os conceitos de visibilidade e invisibilidade. Esse debate ser traado em atravessamento conceitual com autores da filosofia; principalmente Pierre Lvy (1996) e Jos Gil (2005); visando levantar a hiptese da relao entre memria e pequenas percepes no processo de criao de uma corporeidade performativa1. Encontramos nesses autores a possibilidade de debater os paradoxos relacionados criao da presena do corpo performativo por um vis no dualista, que foge da relao causa/afeito e se afirma enquanto fluxo de acontecimentos limiares. Para isso, faremos uma aproximao entre os conceitos citados cima e os de atuais/virtuais2 e as diferenas entre ver e olhar lanadas por Gil (2005). Resumidamente, o atual seria um ponto de potncia da nuvem de virtualidades que nos atravessa constantemente. Cada pequeno gesto que executamos com nossos corpos possui em si uma nuvem de virtualidade infinita em sua potncia. Em seu livro O que virtual?, Pierry Lvy (1996) analisa a relao entre essas camadas e descreve os virtuais como um modo de ser fecundo e poderoso, que pe em jogo processos de criao, abre futuros, perfura poos de sentido sob a platitude da presena fsica imediata (p. 12).

Esta hiptese esta sendo pesquisada dentro do Projeto Temtico financiado pela FAPESP Memria(s) e pequenas percepes, com coordenao de Renato Ferracini; no qual estou inserido como doutorando com o projeto O visvel e o invisvel na expresso do corpo-em-arte. Este projeto de doutoramento conta com a contribuio do pesquisador de Iniciao Cientfica Tadeu Amaral, aluno da Graduao em Artes Cnicas pela Unicamp e bolsista Fapesp.

Textos bsicos e importantes para o conceito de virtual: em Diferena e Repetio de Gilles Deleuze, principalmente sub-captulo Idia e Virtualidade. No livro Matria e Memria, de Henri Bergson, principalmente captulo II e tambm Bergsonismo, de Gilles Deleuze, principalmente captulos 3 e 4. Ler tambm a obra de Pierry Lvy O que o virtual e o texto de Deleuze O Atual e o Virtual, que pode ser encontrado como anexo ao livro Deleuze Filosofia Virtual de Eric Alliez e tambm ao livro Dilogos de Deleuze e Parnet.

Esclarecendo, ainda, que o virtual no se ope ao real, mas sim ao atual e tem a tendncia de atualizar-se constantemente a rvore est virtualmente presente na semente (p. 15). Assim, no devemos confundir o virtual com o falso, o imaginrio ou o irreal. Nem, numa direo oposta, considerar que o virtual como algo possvel de acontecer. Lvy recorre Deleuze em sua reflexo, fazendo questo de distinguir o virtual do possvel; pois realizar algo possvel no revela nenhum sentido de criao ao fato realizado; visto que o possvel exatamente como o real: s lhe falta a existncia. A realizao de um possvel no uma criao, no sentido pleno do termo, pois a criao implica tambm a produo inovadora de uma idia ou de forma (p. 16). O possvel no possui uma realidade, ele latncia antes de ser real, potncia a ser real no futuro e, portanto, inexistente enquanto realidade. O virtual, ao contrrio, uma instncia real na memria, contrado no presente do corpo que se atualiza. O corpo-em-arte, como multiplicidade, possuir, assim, virtuais e atuais reais. E esse par atual-virtual no deve ser apresentado como uma dualidade fixa; pois se perpassam e se permeiam, coexistindo no presente em fluxo constante. A relao paradoxal entre o atual e o virtual de resposta criativa constante, assim como acreditamos ser em potncia a do corpo em ao artstica. A atualizao entendida enquanto uma criao na medida em que se constitui como um fluxo de respostas virtualidade, enquanto inveno de uma forma a partir de uma configurao dinmica de foras e de finalidades (...) uma produo de qualidades novas, uma transformao das idias, um verdadeiro devir que alimenta de volta o virtual (Lvy, 1996, p. 16-17). Em nossa pesquisa, partimos dessa conceituao propondo que o trabalho do corpo-em-arte se d no entre lugar dos fluxos virtuais e atuais que o atravessam. Acreditamos que na tentativa de adentrar nessa relao que o corpo-em-arte deve agir em seu processo criativo, acumulando memrias (nvoas de virtuais), colocando-se em devir e no apenas cristalizando a repetio de 'possveis' ou de realidades pr-estabelecidas. Abrir espaos de potncia e de criao, no qual poderemos acessar as micropercepes instveis que esto em fluxo constante. No atual esto as nossas macropercepes do mundo, tudo o que concreto e visvel. entre as linhas rizomticas micro e macroperceptivas que nos atravessam que acreditamos ocorrer o acontecimento artstico; sendo, assim, sempre duplo; atual (visvel), mas com linhas de afetao na zona de potncia microperceptiva da virtualidade (invisvel). Podendo ser transformado enquanto prpria atualidade; no prprio percurso do acontecer. Enquanto o acontecimento se revela, transforma-se. E sua potncia inerente faz com que ele no se repita nunca, mesmo que dentro de uma mesma estrutura aparentemente fechada. Sempre haver espaos em potncia de transformao, repleto de acasos e surpresas imponderveis. O prximo acontecimento, mesmo que aparentemente igual ao

anterior, no o ser. Apenas nas macropercepes h repetio. Supomos que quanto mais prximos desse entre-lugar e em contato com as micropercepes, mais dentro do momento presente e de suas especificidades nos colocaremos. Cada acontecimento, como j afirmamos, vai gerar e gerado por diferenas e singularidades em vizinhana. Refletimos a noo de um possvel treinamento para o corpo-em-arte exatamente com o objetivo de colocar-se no dia a dia ampliando a zona de potncia microperceptiva, buscando descobrir os limites possveis das relaes entre o visvel e o invisvel, ou ainda, entre arte e cotidiano. Limites expressos na relao corpo espao tempo: entre o eu, o outro e o mundo que nos atravessa. Num fora do corpo que no transcendental, e num dentro que no essencial. Sendo ambos imanentes; enquanto devir e processo de subjetivao. Esse seria um paradoxo da presena do corpo-em-arte: no apenas a afirmao do seu corpo/identidade, mas tambm o oposto na criao de outras possibilidades de ser/estar/agir. Talvez, a capacidade de presena de um corpo esteja na capacidade que ele tem de desaparecer e diluir-se, tornando-se invisvel. Em Jos Gil (2005) encontramos uma diferenciao entre as possibilidades dinmicas do ver e do olhar, gerando uma autonomia entre as camadas macroperceptivas de nossa percepo mais concreta e as micropercepes que povoam as nuvens de virtuais em nossos corpos. Em sua metafenomenologia, Gil prope uma autonomia do invisvel, com a qual podemos criar um pensamento a cerca das micropercepes sem passar por uma macroscopia. O ver, segundo Gil, est ligado a nossa macropercepo e ao que Lvy chama de atual. O olhar ultrapassa esse nvel e prope outra dinmica de relao, pois espera uma resposta no sentido de quem olha. Quando eu olho uma pessoa, eu olho tambm o olhar da pessoa me olhando. H nessa relao um caminho de volta tambm em fluxo constante. Uma afetao contnua, onde a ao de resposta simultnea a minha prpria ao de olhar, afeta e transforma os olhares envolvidos. uma relao rizomtica onde olhar englobar o ver e a sensao de afetar e ser afetado3. Segundo Gil, partindo do princpio que o corpo tem uma nuvem de virtualidade que ele atualiza em fluxo contnuo, podemos considerar que o corpo no apenas est no espao, mas sim, o corpo o espao. Pois o corpo tambm essa nuvem virtual que o
Em suas palavras: se o meu corpo se oferece partida vista de outrem, porque o sei capaz de olhar porque o meu olhar olhando-o olha o seu olhar. o olhar que provoca a reflexo do visvel: preciso que o meu olhar se reflita no olhar do outro para que eu me veja nele e para que, ao mesmo tempo, nele veja um olhar outro [..] A reflexo [...] sobreposio de dois olhares e isto porque olhar antes do mais olhar um olhar. Se no olhasse um olhar, apenas veria. Mas se olha, porque espera um movimento de retorno [...] O Olhar implica uma atitude [...] A distncia que o ver impe, enquanto descodificao do percebido, dissolve-se com o olhar [...] O olhar no se limita a ver, interroga e espera respostas, escruta, penetra e desposa as coisas e os seus movimentos [...] todo olhar olhar de um olhar [...] Se entro na paisagem quando a olho, porque alguma coisa do meu olhar envolve os objectos numa atmosfera que, por um certo efeito de contrapartida, acaba tambm por me englobar. Este alguma coisa um vazio animado que vem do sem-fundo do meu olhar e que eu transmito s coisas que vejo; um espao vazio onde me venho colocar e que me oferecido pelo conjunto da paisagem. Reenvia-me o espao da atitude do meu olhar: como um topologia do esprito, uma paisagem exterior de um interior (2005, 47-48).
3

atravessa. Assim, por exemplo, o bailarino no dana no espao, ele o prprio espao que dana. Ele, o espao, o tempo e os outros corpos so nuvens virtuais que se relacionam e geram coletivamente o acontecimento. O corpo em arte visto como potncia do espao, ou o espao em potncia. um corpo paradoxal (corpo em fluxo e/ou corpo mdia segundo Katz e Greiner; ou Corpo Vibrtil segundo Rolnik; ou ainda corpo-subjtil segundo Ferracini). Dessa maneira, acreditamos no pressuposto que a experincia artstica aja nessa relao de hibridismo (de peste, de contaminao como diria, ainda, Artaud) entre o que est visvel (atualizado) e invisvel (nuvem de virtuais). nessa zona entre que agem as micropercepes; e elas atravessam as relaes entre visibilidade e invisibilidade expressas pelo corpo. E essa abordagem surge do entendimento que o acontecimento artstico se d nessa zona limiar, nesse entre lugar. E assim como afirma Gil (2005), enquanto acontecimento limiar, a presena do corpo-em-arte atua (no sentido ativo/passivo de sua existncia, atuao enquanto passivatividade) nas fronteiras entre estados de conscincia e inconscincia. Afirmar este 'entre lugar' caracterstico das experincias artsticas afirmar que o trabalho do corpo-emarte no pode focar apenas nos elementos visveis (ou macroperceptivos) de sua expresso. Um corpo em ao artstica afeta e afetado por foras que esto alm de sua visibilidade macroscpica ou aquilo que sintetizado conscientemente por sua percepo. assim que falamos em plat vibrtil ou terrenos microperceptvos (Gil), em teatro energtico (Lyotard), em Quarto Fantasma (Barba), em Transiluminao (Grotowski), em memria corporal (Stanislavski), em Performatividade (Fral), em gestos de intensidades (Lehmann); para citar apenas alguns atravessamentos teatrais/filosficos, ou, se preferirmos, tericos/prticos contemporneos em suas discusses sobre esses paradoxos. Esse territrio do invisvel passa a ser pensado enquanto materialidade expandida do corpo, deixando de ser visto com algo que separa, dociliza, gera centro e modelos; passando a ser o espao de encontro: encontro entre arte e vida, entre o 'eu' e o 'outro'. Invisibilidade como potncia de alteridade e coletivizao. Ao gerar essa abordagem, acreditamos possibilitar outra postura do artista corporal ao enfrentar seu processo criativo, ao entender que a expresso visvel do seu corpo atravessada por essas nuvens de virtualidade, potencializadoras de intensidades esttico-corporais outras. Intensidades enquanto linhas de fuga de processos de subjetivao e alteridade; seja do ator, danarino ou performer. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Traduo de Teixeira Coelho, reviso da traduo Mnica Stahel. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. - (Tpicos) BERGSON, Henri. Matria e Memria. So Paulo: Martins Fontes: 2006.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que Filosofia (p.213-253) Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992 _____. Mil Plats: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol 1.Trad. Aurlio Guerra Neto, Clia Pinto Costa Rio de Janeiro : Editora 34, 1995. _____. Mil Plats: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol 3. Trad. Aurlio Guerra Neto, Ana Lucia de Oliveira, Lcia Cludia Leo e Suely Rolnik Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. _____. Mil Plats: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997(1). DELEUZE, Gilles. Lgica do Sentido. Traduo Luiz Roberto Salinas Fortes; reviso Mary Amazonas Leite de Barros. Coleo Estudos. 4 edio, 2 tiragem. So Paulo: Ed. Perspectiva. 2000. _____. Bergsonimo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. So Paulo: Editora 34, 1999. _____. Diferena e Repetio. Trad. Lus B.L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal. 1988(1) DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Dilogos. Trad. Elosa Arajo Ribeiro So Paulo: Editora Escuta, 1998. FERRACINI, Renato. Caf com queijo: Corpos em Criao. So Paulo, SP: Aderaldo & Rothschild Editores Ed. : Fapesp, 2006. GIL, Jos. A Imagem-Nua e as Pequenas Percepes - Esttica e Metafenomenologia. Traduo Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relgio d'gua, 2005. 2 edio. GROTOWSKI, J. A voz (palestra de maio de 1969 para estagirios estrangeiros do Teater Laboratrium de Worclaw) in Le Thtre, 1971 -1, cahiers dirigs par Arrabal. Trad. de Luiz Roberto Galizia. Paris: Christian Bourgois Editeurs, 1971, pp 87-131. _____. Em busca de um teatro Pobre. Traduo de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,1971. _____. et al. O Teatro Laboratrio de Jerzy Grotowski 1959 1969. Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugnio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com colaborao de Renata Molinari; traduo para portugus Berenice Raulino. So Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007. LVY, Pierre. O Que o Virtual? Trad. Paulo Neves. So Paulo: Editora 34, 1996. MERLEAU-Ponty, Maurice. O visvel e o invisvel. Traduo Jos Arthur Gianotti e Armando Mora d'Oliveira. So Paulo: Perspectiva, 2005.

You might also like