You are on page 1of 20

EUROPA RENOVADA: RENASCIMENTO E HUMANISMO- DO MANEIRISMO AO BARROCO

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar luz da metodologia historiogrfica, alguns fatores sociopolticos, econmicos, de cultura e de mentalidade que abriram uma nova possibilidade de expresso ao homem da Baixa Idade Mdia e o instrumentalizou para a inaugurao de um novo perodo histrico, baseado na valorizao de si mesmo e de suas potencialidades. O recorte cronolgico abrange o perodo entre os sculos XIV e XVIII. Palavras -Chave: Antropocentrismo. Artes Visuais. Estados Nacionais.

INTRODUO A Europa dos sculos XI XIV presenciou transformaes econmicas, polticas, intelectuais, artsticas e culturais que, gradativamente, levaram a sociedade a reorganizar-se estruturalmente e a repensar sua viso e seu conceito de mundo, no qual: o desenvolvimento do saber e do comrcio se reforavam mutuamente. (SEVCENKO, 1985.p. 12). O sculo XIV, sobretudo, marcado por fortes tenses e crises, dentre elas a rpida propagao da peste negra deixando trs de si uma soma de milhes de mortos por todo o continente, alm das disputas territoriais entre Frana e Inglaterra numa guerra que se arrastou por mais de cem anos e as revoltas camponesas resultado da super-explorao da mo-de-obra campesina. A fome e o decrscimo populacional, conseqncias imediatas destas tragdias, contriburam para o esfacelamento do antigo sistema feudal. Estas mudanas decorrentes de processos histricos que se acentuaram sobremaneira no final da Baixa Idade Mdia proporcionaram o ressurgimento da efervescncia urbana, conseqncia do novo modelo econmico comercial que possibilitou o aparecimento de uma nova classe social: a burguesia mercantil, que teve um papel fundamental na poltica de solidificao dos territrios e das monarquias nacionais modernas e no financiamento de todo um instrumental tcnico cientifico e artstico.
O perodo de grande inventividade tcnica estimulada e estimuladora do desenvolvimento econmico. Criam-se novas tcnicas de explorao agrcola e mineral de fundio e metalurgia, de construo naval e navegao, de armamentos e de guerra. o momento de invenes da imprensa e de novos tipos de papel e de tintas. (SEVCENKO, 1985. p. 12)

I-

Os humanistas e suas contribuies No que tange s transformaes de ordem intelectual nota-se as propostas dos

humanistas1 em dinamizar o currculo cientfico das universidades medievais com o acrscimo de outras reas do conhecimento como a poesia, a filosofia, a histria, a matemtica e a eloqncia, baseadas nos modelos da Antiguidade Clssica. Estas propostas, num primeiro momento, foram refutadas pelo crivo da Igreja que as interpretou como uma espcie de retomada saudosista de prticas reminiscentes do paganismo. Contudo, essa proposta de dinamizao da sociedade e do homem aos moldes dos parmetros da Antiguidade Greco-romana: ... no seria a mera repetio, de resto impossvel, do modo de vida e das circunstncias histricas dos gregos e romanos, mas a busca de inspirao em seus atos, suas crenas, suas realizaes, de forma a sugerir um novo comportamento do homem europeu. (SEVCENKO, 1985. p. 15). Este novo comportamento pode ser definido como o desejo da sociedade europia em reinterpretar modelos estticos artsticos e literrios da antiguidade em favor da constituio de uma mentalidade na qual o homem tem a oportunidade de superar-se atravs de seus feitos: O momento histrico colocava em foco, sobretudo a capacidade criativa da personalidade humana. (SEVCENKO, 1985.p. 12) A reflexo humanista acerca da sociedade, da cultura, das artes e das cincias medievais levou a profundas e considerveis crticas acompanhadas de solues de carter antropocntrico em oposio ao teocentrismo ortodoxo defendido pelos telogos e pela Igreja, que se viam ameaadas por esta onda de inovaes perturbadoras da ordem social estabelecida. intil querer procurar uma diretriz nica no humanismo ou mesmo em todo o movimento renascentista: a diversidade o que conta. (SEVCENKO, 1985:23). Mais do que crticas, o movimento humanista preocupava-se em oferecer novos valores, novas oportunidades ao homem que lentamente comea a indagar-se a respeito do mundo a sua volta tornando-se mais atuante, mais participativo desejoso do saber tcnico/terico fundamental para que a experimentao prtica fosse bem
1

Sevcenko chama a ateno para o surgimento do termo humanista ocorrido no sculo XV, definindo-os como ... conjunto de indivduos que desde o sculo anterior vinham se esforando para modificar o padro de estudos ministrado tradicionalmente nas Universidades medievais (SEVCENKO, 1985. p. 14)

sucedida tal qual o vemos nas tcnicas empregadas na pintura que evoluiu do bidimencionalismo medieval fortemente bizantino para o tridimensionalismo de Giotto mestre da pintura renascentista italiana que j no sculo XIV impressionava o telespectador pela profundidade, sentimentalismo e realidade de suas obras, em muito influenciada pela espiritualidade franciscana voltada para a assistncia aos pobres e que conseguia conciliar mstica profunda e promoo do ser humano, sobretudo os mais carentes. O antropocentrismo permite ao artista uma ampla e variada amlgama de cenas e fatos cotidianos imortalizados pela arte renascentista que ostentava a mxima de: viver mais pelo sentido do que pelo esprito. (SEVCENKO, 1985. p. 28) Contudo esta afirmativa no colocava o mundo espiritual em segundo plano pelo contrrio o que mudar ser a concepo teolgica em voga do movimento descendente da divindade que se encarna no seio da virgem humanizando-se sem, porm perder sua natureza divina. Era j o anseio da reforma da religio, do culto e da sensibilidade religiosa que se anunciava e que seria desfechada de forma radical, fraccionando a cristandade por outros humanistas mais tarde, como Lutero, Calvino e Melanchton. (SEVCENKO, 1985. p. 21) O que se pretendia era levar ao povo uma religio que se identificasse com seu cotidiano, desprendida de uma liturgia pomposa desenvolvida numa linguagem totalmente desconhecida pelos fiis e que colocasse a figura de Cristo como principal modelo e a opo pelos pobres como meta. Nisto consistia o humanismo cristo do sculo XV desenvolvido por Erasmo de Rotherdam. Tanto na religio quanto na poltica pode ser percebido o desejo de liberdade de expresso assegurado a cada indivduo de maneira inviolvel. Porm esta liberdade foi bastante discutvel no renascimento. Nicolau Maquiavel membro do governo dos Mdicis, de Florena, autor de O Prncipe, afirmava que para se manter no poder, o soberano deveria passar por cima de qualquer cdigo moral e, se preciso fosse at mesmo a fora seria justa quando necessria visando o bem do Estado que no absolutismo j consolidado do sculo XVIII era o prprio Rei. J para Thomas Morus, Campanella e Francis Bacon nas Obras: Utopia, Cidade do Sol e Nova Atlntida de autoria dos respectivos autores, a sociedade ideal baseava-se na justa distribuio de renda e na concrdia entre os indivduos que estariam sob a gide de um governo centralizado, mas justo. Ambos os autores defendiam um Estado forte e centralizado. Maquiavel j no sculo XVI apresentava a unificao da Itlia como alternativa de
3

extinguir as lutas internas pelo poder e os ataques de outros reinos inimigos na figura de um monarca que concentrasse sobre se autoridade suficiente para governar.
A concepo de que tudo j est realizado no mundo e que aos homens s cabem duas opes, o pecado ou a virtude, no faz mais sentido. O mundo um vrtice infinito de possibilidades e o que impulsiona o homem no representar um jogo de cartas marcadas, mas confiar na energia da pura vontade, na paixo de seus sentimentos e na lucidez de sua razo. Enfim, o homem a medida de si mesmo e no pode ser tolhido por regras, deste ou do outro mundo, que limitem suas capacidades. E se cada individuo um ser contraditrio entre as presses de sua vontade, de seus sentimentos e de sua razo cabe, a cada um encontrar sua resposta para a estranha equao do homem. As disputas, as polmicas, as crticas entre esses criadores so intensas e acaloradas, mas todos acatam ciosa a lio de Pico Della Mirandola: a dignidade do homem repousa no mais fundo da sua liberdade. (SEVCENKO, 1985. p. 23).

O desprendimento de cdigos civis tirnicos e dogmas retrgrados, mesmo que lenta e gradualmente, possibilitaram ao homem colocar em prtica toda sua potencialidade criadora no ofcio de construir, de inovar de recriar o que j existe. Sendo assim a viso ideal arquitetnica renascentista colocava em voga o clculo matemtico a favor do remodelamento do espao urbano onde imperasse a harmonia, o equilbrio e a proporo das formas dentro de princpios geomtricos que tinham por finalidade materializar o desejo de uma sociedade harmnica e ordeira dirigida pela razo. O panorama poltico da Itlia, bero do Renascimento era bem variado. As cidades guerreavam entre si pelo controle de uma regio e conseqentemente da economia que ali era desenvolvida. Os sistemas governamentais variavam entre cidades repblicas representadas por dignitrios; os doges assessorados por conselheiros, que podiam ser eleitos por parlamentares ou se no confirmados em seus cargos evocando o direito de hereditariedade, e as cidades que j centralizavam o poder poltico na figura de um nobre adotando o sistema monrquico caminhando assim para o processo de consolidao do absolutismo europeu oitocentista. A rivalidade poltico /militar logo cedeu espao amplo para a rivalidade artstica. II- Arte e cincia: a busca incessante pela perfeio Os antigos artesos da Idade Mdia aperfeioaram suas tcnicas mediante estudo prvio, para isso convertendo suas corporaes ou guildas em escolas nas quais o mestre, acompanhado atenciosamente por discpulos, podiam exercitar o ofcio de

reproduzir com fidelidade a beleza presente na paisagem natural nas cenas cotidianas onde o homem aparece geograficamente no plano da pintura como cerne. O desejo de reproduzir o Belo fazia-se necessrio mais que simples capricho era imprescindvel faz-lo, pois: Todo o belo uma manifestao do Divino. Assim sendo, a exultao, o cultivo e a criao do belo, consistem no mais elevado exerccio de virtude e no gesto mais profundo de adorao a Deus. A produo do belo atravs da arte o ato mais sublime de que capaz o homem. (SEVCENKO, 1985.p. 19). Quando nos remetemos aos legados deixados pelos humanistas que se desdobraram nas vrias reas do conhecimento: matemticos, arquitetos, fsicos, qumicos, filsofos, telogos, juristas e literatos etc... os artistas plsticos ou melhor seu legado artstico eternizado na pintura e na escultura melhor evocam e sintetizam o Renascimento. A produo plstica intensa toma a dianteira de todo o inestimvel e vasto legado humanista por traduzir o momento histrico de inquestionvel prosperidade econmica decorrente de prticas mercantis financiadas e encabeadas pela burguesia. A ruptura dos antigos laos sociais de dependncia social e das regras corporativas promovem, portanto, a liberao do indivduo e o empurram para a luta da concorrncia com outros indivduos, conforme as condies postas pelo Estado e pelo capitalismo. (SEVCENKO, 1985. p. 11). A arte era, pois o mecanismo perfeito por meio do qual a burguesia se utilizou para sua auto afirmao, correlacionando direta ou indiretamente sua classe nova ordem econmica, poltica, social na qual projetar-se-ia impreterivelmente no centro, como grande patrocinadora dos inventos tcnicos, cientficos e artsticos estreitando suas relaes com a nobreza e o alto clero que juntos comporiam o mecenato instituio esta de vital necessidade para a concretizao de obras monumentais, um avano para a poca em que foram executadas e objeto de fascnio e estudo para os contemporneos. O espao urbano ento sofre constantes interferncias plsticas, mostra do poderio financeiro em consonncia com a mentalidade burguesa difusora de uma cultura do novo, propondo comportamentos, hbitos e valores condizentes com o momento histrico provando sua superioridade ante a cultura medieval constantemente apontada como inferior e retrgrada, com seu romnico embrutecido e pesado dando as catedrais aparncia de fortalezas militares embora tambm o fossem, prevalecendo na arte da Alta Idade Mdia, suplantado posteriormente pelo gtico, que embora mantivesse algumas

caractersticas romnicas j demonstrava leveza nas orgivas e delicadeza no colorido das iluminuras e vitrais que iluminavam o sombrio interior dos templos. Na imaginria sacra prevalecia o estilo bizantino pouco preocupado com noes de proporcionalidade, volume e perspectiva o que conferia um efeito chapado s imagens meticulosamente hieratizadas dentro de uma hierarquia celeste fixa. Ao contrrio dessa, a arte renascentista preocupava-se sobremaneira com a harmonia do todo, com a proporcionalidade com o volume realista obtido entre os jogos de luz e sombra e a coerente ocupao do espao pictrico.
Conforme verificamos, a nova camada burguesa, pretendendo impor-se socialmente, precisava combater a cultura medieval, no interior da qual ela aparecia somente como uma poro inferior e sem importncia da populao. Era, pois, necessrio construir uma nova imagem da sociedade na qual, ela, a burguesia, ocupasse o centro e no as margens do corpo social. (SEVCENKO, 1985. p. 24)

A nova concepo artstica intua a fidelidade na reproduo da cena pintada pretendendo tocar as pessoas atravs dos sentidos; para tanto as tcnicas de perspectiva ampliavam o campo pictrico conferindo obra a impresso de ali estarem multiplicadas cenas da vida cotidiana. A perspectiva do dolce stil nouvo (doce estilo novo) representada por Ducio e Giotto evoluram para a:
... inveno da perspectiva matemtica, ou a perspectiva exata, em que todos os pontos do espao retratado obedecem a uma norma nica de projeo, deveu-se com uma grande dose de certeza, a Felipo Brenelleschi, arquiteto florentino, por volta de 1420. Baseado no teorema de Euclides, que estabelece uma relao matemtica proporcional entre objeto e sua representao pictrica... (SEVCENKO, 1985.p. 30)

O domnio da tcnica levou a arte a status de cincia, tornando-se desconhecida aos artesos populares. Esta exigncia fez-se necessria para atender ao sofisticado gosto artstico que a partir de ento evolua constantemente. O artista/cientista era senhor do domnio da tcnica conciliando em seu ofcio, esttica e clculo, conferindo assim obra procedente de seu ateli alto valor econmico, acessvel apenas ao clero, a nobreza e a burguesia, esta ltima vida em afirmar-se ante as cortes reais e ao papado provando assim seu refinamento e poderio financeiro:
A arte renascentista uma arte de pesquisa, de invenes, inovaes e aperfeioamentos tcnicos. Ela acompanhada paralelamente as conquistas da fsica, da matemtica, da geometria, da anatomia, da engenharia e da filosofia. Basta lembrar a inveno da perspectiva matemtica por Brunelleschi, os seus instrumentos mecnicos de construo civil ou militar,

ou instrumentos de engenharia civil inventados por Leonardo da Vinci, ou as pesquisas anatmicas de Michelangelo, ou o aperfeioamento das tintas a leo pelos irmos Van Eyck, ou os estudos geomtricos de Albrecht Drer, entre tantos outros (SEVCENKO, 1985. p. 25).

III- O renascimento e seu carter consolidador do Estado A amplitude e profundidade crtica a que se propunha o humanismo Renascentista naturalmente fez romper as fronteiras florentinas dominada pelos Mdici, para alm da regio nortenha encontrando entusiastas e mecenas por toda a Itlia. Entre prsperos comerciantes burgueses, integrantes de cortes monrquicas e da poderosa corte pontifcia, o Renascimento gradativamente vai sendo apropriado pela elite assumindo assim uma afeio social distinta e erudita. A propagao do humanismo de uma regio especfica italiana para todo o continente europeu deveu-se a vrios fatores, sendo a autonomia financeira a mais relevante. No se trata apenas de afinidade e empatia ao movimento renascentista, mant-lo e faz-lo acontecer como j foi refletido carecia de todo um aparato econmico slido, de suma importncia para que as idias, as teorias e a inspirao flussem e acontecessem de fato.
Esse fenmeno facilmente compreensvel, uma vez que apenas a prosperidade comercial que permitia a constituio de ncleos urbanos densos e ricos e cortes aristocrticas sofisticadas o suficiente para se transformarem em pblico consumidor de uma produo artstico-intelectual voltada para a mudana dos valores medievais (SEVCENKO, 1985. p. 39).

O surgimento, portanto dos idiomas nacionais so o fruto dos estudos lingsticos dos humanistas que atravs de intensa produo literria contriburam para que cada pas, alguns ainda sob fortes conflitos internos consolidassem o poder poltico com a adoo, ou em certos casos, pela imposio de uma lngua nacional comum, pondo fim disperso causada pelos vrios dialetos caractersticos de cada regio. Na Itlia da Baixa Idade Mdia, nasce a literatura moderna com o poema pico Divina Comdia de autoria de Dante Alighieri2. Embora carregado do dogmatismo medieval numa descrio minuciosa do cotidiano, o poema marca poca basicamente no fato de ter sido escrito em dialeto
Dizemos que um marco ambguo, porque assim como as imagens de Giotto, a literatura de Dante guarda intocadas inmeras caractersticas da mentalidade medieval. (SEVCENKO, 1985. p. 36)
2

toscano e no em latim a lngua oficial do direito e da igreja, como era de praxe na Idade Mdia. Outra evidncia um tanto quanto ambivalente o fato de o autor ser conduzido do espao temporal para o plano atemporal no por um anjo ou outra divindade crist, mas por um poeta da Antiguidade latina, o sbio Virglio que aps vagarem pelo inferno, passarem pelo purgatrio e alcanar a beatidade do paraso entregue a sua estimada Beatriz. Nota-se, portanto na obra de Dante valores clssicos enaltecidos pelo movimento renascentista que o precedeu: valorao dos saberes da Antiguidade Greco-romana como ideais de perfeio e busca do Belo idealizado na figura de Virglio, e a experincia emprica do amor humano que transcende o amor a Deus, substitudo por Beatriz. Sevcenko, (1985. p. 37) diz que Dessa forma, o espao intemporal do sagrado s pode ser compreendido se for remetido temporalidade histrica da terra... Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio so considerados continuadores do estilo literrio inaugurado por Dante, suas principais obras so a poesia lrica, cancioneiro e a narrativa em prosa, Decameron, de autoria dos respectivos literatos, ambos ... fundadores e divulgadores da corrente humanista. (SEVCENKO, 1985. p. 39). Tornando-se reconhecidos em todo o continente. Centralizar o poder supunha tambm consolidar o idioma e a cultura conferindo carter unitrio ao pas. Os literatos tiveram um papel de grande relevncia ao colocarem sua poesia a servio da unificao territorial, poltica e cultural de cada nao exaltando-as sobre maneira tal qual percebemos na obra de ... um dos maiores escritores de todos os tempos foi Luiz Vaz de Cames (1524 1580), autor da clebre epopia das conquistas martimas portuguesas, Os Lusadas. (Sevcenko, 1985. p. 71) Embora, Portugal desde o sculo XII j possusse, monarquia constituda e as fronteiras definidas mais antigas da Europa, Os Lusadas apresenta-se como marco da histria e da literatura portuguesa que no sculo XVI ostentava a fama de ser a mais prspera economia europia, fruto do bem-sucedido expansionismo martimo. Neste caso particular a literatura solidifica o idioma escrito e congrega os indivduos ante a euforia de pertencerem ao pas das grandes navegaes. Uma vez introduzido o ideal renascentista em cada regio por indivduos que tiveram contato com a efervescncia italiana do sculo XIV, cada pas a partir de ento comea a desenvolver uma arte e uma literatura com contribuies culturais prprias, apesar de que:

Demoraria muito para que as demais naes aprendessem a desligar-se do jugo cultural italiano e fizessem sua prpria arte. Isso s ocorreria quando cada uma dessas naes atingisse o auge de seu poderio econmico e poltico, como ocorreria, por exemplo, com o Portugal de D. Manuel e D. Joo III, com a Espanha do sculo de ouro e com a Inglaterra isabelina (SEVCENKO, 1985. p. 39).

Na Flandres, a produo artstica encontra-se estreitamente ligada riqueza das manufaturadas e do comrcio que transformaram a arte numa espcie de veculo de divulgao do estilo de vida burgus que ao contrrio da burguesia italiana e de outras regies da Europa no pleiteavam vagas na nobreza, estavam centrados na prosperidade comercial, bancria, porturia e manufatureira construda sob a gide do trabalho constante e da disciplina. O mecenato flamengo, pois, era patrocinado pela burguesia e pelos duques de Borgonha que desde 1419 transferiram-se com sua corte de Paris para Bruges a fim de legitimar a autonomia cultural e financeira desta regio, na qual o Renascimento acompanhou a evoluo da pintura. Segundo Sevcenko (1985. p. 60) ao contrrio dos italianos, os povos nrdicos e os flamengos em especial nunca se sentiram muito atrados pelas filosofias de estilo, pelos amaneiramentos e pelas teorizaes sobre os sentidos ltimos e mais elevados da arte. Sua arte esforava-se ao mximo em reproduzir de forma real o objeto pintado, o que conseguiram magistralmente com o sucesso da retratao de pessoas e na captao de formas, cores, brilhos e texturas das mais variadas naturezas. Paralelo a vivacidade do brilho dos metais e pedras preciosas, os artistas se preocupavam em utilizar suas telas para fazer denncia social atravs da representao de indivduo esqueltico e mal vestido, representando a situao da m distribuio da abundante riqueza. A fixao em representar o ambiente domstico outra forte caracterstica da arte flamenga onde:
Mesmo as representaes religiosas tendem a ser banalizados como meras cenas do cotidiano das famlias burguesas. O efeito disso ambivalente, pois ao mesmo tempo em que humaniza mais o sagrado, aproximando sua experincia daquelas pessoas comuns, tende igualmente a sacralizar o ambiente e a faina do dia-a-dia, preenchendo-os de uma dignidade superior (SEVCENKO, 1985. p. 61).

A tcnica da pintura a leo conferia ao trabalho um brilho uniforme fascinante alm da possibilidade de matizar as cores entre si podendo o artista trabalhar

variadamente a inciso da luz. Embora a tcnica da pintura a leo tenha sido idealizada pelo Mestre de Flemalte, os irmos Jan e Hubert Van Eyck na obra conjunta O Retbulo do Cordeiro Mstico, bem como no Casal Arnolfini, conseguiram alcanar os efeitos mais favorveis. A Frana de Francisco I e sua irm a poetisa Margarida de Navarra, ambos mecenas das artes nacionais francesa tomaram a dianteira da formao de humanistas com a idealizao de um instituto o Colgio de Frana objetivando criar condies favorveis para o afloramento das cincias, das letras e das artes que estariam a servio da consolidao monrquica e de uma cultura: ... decisiva para fixar as caractersticas da arte renascentista francesa: mais cheia de artificialismos e de afetao que a italiana ou flamenga, revelando claramente sua origem aristocrtica essa inspirao monrquica (SEVCENKO, 1985. p. 66). Os artistas franceses mais representativos do renascimento so os arquitetos Pierre Lescot e Plilibert Pelorme, os escultores Jean Gocjon e Michel Colombe, o pintor Jean Focquet que soube conciliar o gtico com a pintura renascentista mediante viagem realizada a Itlia sintetizando os dois estilos a fim de criar um gnero prprio caracterizado pelo monumentalismo tcnico e monocromtico, tornando-se uma referncia para a pintura francesa. A corte dos referidos mecenas contava com lingistas especialistas em diversos idiomas e um grupo de poetas que constituam a Pliade representado por Pierre de Bonsard e Du Bellay encarregados de ... lanar as bases da literatura nacional,... aristocrtica e oficial, graas ao apoio da Princesa de Navarra (SEVCENKO, 1985. p. 66). Na Inglaterra, a dinastia dos Tudor marca o incio do processo de consolidao do Estado nas ltimas dcadas do sculo XV, por interferncias da doutrina calvinista as artes plsticas no tiveram a mesma vultuosidade como em outras regies tendo o renascimento participao apenas na msica, na literatura e no teatro, a grande diverso tanto de nobres como da populao em geral. A ruptura de relaes do Estado ingls com Roma foi decisiva no rumo que a produo cientfica tomou na Inglaterra dos Tudor. Os literatos dividiram-se entre os que defendiam a liberdade de culto e os que apoiavam a recm criada igreja nacional e a centralizao do poder temporal e espiritual na pessoa do rei. Sir Francis Bacon considerado o introdutor do mtodo cientfico moderno que prima pela experincia

10

como base da produo do conhecimento o autor mais significativo das cincias renascentistas inglesa. Mas a principal expresso cultural encontra-se no teatro amplamente difundido no reinado de Elizabeth I e coroado pelas obras de Willian Shakespeare que em Hamlet: ... coloca dvidas sobre a eficcia da razo e da racionalidade, num prenncio j da arte maneirista, que sucede ao Renascimento (SEVCENKO, 1985. p. 45). Na Alemanha, as influncias diretas nas artes nacionais correspondem ao gtico tardio ao gosto ornamental flamengo posteriormente com a contribuio italiana assimilada gradualmente. As crticas cultura medieval dominadas pelo conservadorismo, culminaram com a obra dos humanistas Ulrich Von Hutten e Crotus Rubians em As Cartas de Homens Obscuros, que abriram caminho segundo a linha de pensamento do flamengo Erasmo de Rotterdam e para o afloramento da teoria reformista de Martinho Lutero. Nas artes plsticas a gravao em madeira e metal adaptaram-se s tcnicas desenvolvidas pela imprensa que as divulgou fartamente por toda a Europa, difundindo estilos e recursos ornamentais, tendo no gravurista Albrecht Drer, discpulo de Michael Wolge Mut, seu maior e mais talentoso representante. Drer soube conciliar com maestria mediante viagens de estudo, estilo flamengo, italiano e alemo transmitindo s suas obras: a luminosidade, a harmonia geomtrica e a singularidade do gtico, respectivamente caractersticas destes trs estilos. Na escultura, o estilo suave, ao gosto burgus encontrou em Adam Kraft, Peter Vicher e Riemenshneiler seus maiores vultos. Na Espanha, a unificao do Estado deu-se em fins do sculo XV com a unio matrimonial dos reis catlicos Isabel de Castela e Fernando de Arago, reunindo assim, foras suficientes para a expulso definitiva do ltimo reduto de mouros na Pennsula Ibrica. Em 1492, a Espanha vibra com a notcia do descobrimento do novo mundo. Segundo Sevcenko, estes dois eventos contriburam favoravelmente para a propagao do renascimento em terras espanholas que no contexto histrico de fins do sculo XV e incio do sculo XVI j possua poder poltico centralizado, uma burguesia militar poderosa assim como a portuguesa financiadora das expedies martimas expansionistas. O estilo artstico em voga era o mudjar constitudo pela fuso do gtico com a arquitetura e a azulejaria mourisca.

11

De acordo com Sevcenko3 O predomnio de uma aristocracia guerreira e militante fervorosa em favor da expanso do Cristianismo; a ascenso de uma monarquia centralizada, forte e voltada para a ampliao permanente de seus domnios... Nestes princpios de fidelidade monrquica e religiosa, constituiu-se a sociedade Espanhola, onde o renascimento perdurou muito pouco, sendo suplantado pela intolerncia da contra-reforma to solidificada na Espanha catlica do sculo XVI, abrindo campo para o maneirismo que antecedeu o sculo de Ouro barroco no setecentos. O estilo renascentista se imporia ao mudjar com a presena de artistas, flamengos e italianos ou do trabalho de artesos espanhis, enviados a estes dois grandes centros de irradiao de renascimento para inteirar-se do estilo em voga. A temtica sacra uma constante nos trabalhos plsticos reflexo da exaltao do catolicismo que tem na literatura mstica, o fervor inconfundvel de Incio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, autor de Exerccios Espirituais, Teresa de vila, reformadora da Ordem Carmelita, Espanhola feminina, autora de Castelo Interior e O Caminho da Perfeio, e Obras Espirituais, atribudas a seu coetneo e entusiasta na Reforma do Carmelo masculino, Joo da Cruz. Essas obras devocionais, mas revestidas de extraordinria densidade potica se somariam parte mais significativa da cultura do Renascimento espanhol, representada pela literatura de Herrera e Cervantes e pelo teatro de Garcilaso de La Vega e Lope de Vega [...] (SEVCENKO, 1985. p. 70). Assim como Espanha, Portugal encontrava-se eufrica com o bom xito da expanso martima, tambm patrocinada pela burguesia que, a partir do sculo XV, rompeu o monoplio naval italiano, detentor da nica rota para a sia, oferecendo com as expedies navais a rota atlntica contornando a costa da frica. O controle do comrcio de especiarias e a expanso territorial, fez dos portugueses no sculo XVI detentores da mais prospera economia europia. Surge na arquitetura e na decorao de edifcios militares, palacianos e religiosos, o estilo manuelino, que mesclava elementos mouricos do mudjar com elementos gticos. O estilo manuelino caracterizado pela abundncia de ornamentos, muitos dos quais alusivos aos cordames das caravelas que se lanavam na aventura dos descobrimentos.
3

SEVCENKO, 1985. p. 69.

12

Francisco S de Miranda o responsvel de implantar o renascimento, sobretudo na produo literria, em terras lusitanas aps algum tempo em contato com o stil nuovo italiano. Sevcenko (1985. p. 71) descreve: produzindo obras e textos de todas as formas e compostas em todos os metros: poesias, elegias, stiras, epstolas, clogas etc [...] (SEVCENKO, 1985. p. 71). As ligaes com o teatro espanhol e a cultura medieval, so as caractersticas bsicas da obra de Gil Vicente em muito influenciado por Juan de Encina. Nas artes plsticas, destaca-se a obra Polptico de So Vicente onde perceptvel o cromatismo de Jan Van-Eyck, embora tenha sido executado pelo portugus Nuno Gonalves, nela pde-se observar:
[...] todo o vio da sociedade moderna e aburguesada do Portugal da Dinastia de Avis e transpira todo o sentimento de euforia e glria nacionais produzido pelas afortunadas navegaes. O Polptico de So Vicente pode assim ser compreendido como a verso da epopia camoniana (SEVCENKO, 1985. p.72).

IV- Maneirismo: renascimento reinventado A Arte Renascentista, sofrera intervenes que lhe conferiram caractersticas prprias, associadas ainda sua relao com as transformaes culturais e econmicas de cada pas ou regio europia, havendo, portanto uma releitura a partir do sculo XVI que propunha, segundo Hauser (1954. p. 473) [...] romper com a regularidade e harmonia excessiva simplista da arte clssica, substituindo a sua normatividade superpessoal por caractersticas mais subjetivas e mais sugestivas. Esta releitura estilstica do conceito clssico aplicado s artes culminou no maneirismo, cujo conceito no pode ser tomado de modo simplrio, pois implica em ambigidades terminolgicas amplamente discutidas.
O trmo maneira tem um significado inteiramente positivo em Borghini, que chega a lamentar a falta desta qualidade em certos artistas, e assim antecipa a distino moderna entre o estilo e a falta de estilo. Os clssicos do sculo XVII Bellori e Malvasia so os primeiros a relacionarem com o conceito maneira a idia de um estilo de arte afetado e trivial, redutvel a sries de frmulas, so os primeiros a revelar a conscincia da lacuna que o maneirismo introduz na evoluo da arte, e os primeiros a notar a oposio perante o verdadeiro classicismo, que se faz sentir na arte, depois de 1520 (HAUSER, 1954. p. 472).

13

As opinies acerca das intervenes plsticas so variadas, mostra da dualidade presente no ser humano que ora penetra a fundo na mstica em busca de um novo sentido para a vida religiosa, ora busca a racionalidade que altera a realidade habitual. O maneirismo seria o novo estilo artstico intermedirio entre a rigidez metdica da Renascena e a profuso estilstica barroca, mais do que isso seria a ousadia do artista em romper com a excessiva matematizao do espao e do iderio filosfico ao qual a arte se prestava, para, imprimir em sua obra rejeio ao classicismo exacerbado. Tintoreto e El Greco ilustravam bem atravs de seus trabalhos [...] o maneirismo, como expresso do entusiasmo entre as tendncias espirituais e sensualistas da poca [...] (HAUSER, 1954. p.478). Maneirismo, contudo no se detm apenas a uma terminologia artstica, mas denota significativamente os conflitos polticos, religiosos e culturais que abalavam as estruturas sociais da Europa do sculo XVI. A invaso da Itlia por tropas francesas e espanholas demonstram a rpida ascenso destes dois imprios fortalecidos internamente pela concluso de bem sucedidas guerras e empreendimentos martimos expansionistas que lhes proporcionavam respeito e credibilidade ante as outras naes que segundo complexo jogo de interesses, estreitavam relaes diplomticas como se nota na unio entre Alemanha, Pases Baixos e Espanha, dando origem a uma aliana forte o suficiente para encabearem empreitadas expansionistas continentais na regio sede do papado, dos mecenas e bero das artes renascentistas. O auge do poderio Espanhol evidencia-se na invaso e saque cidade de Roma, quando Carlos V [...] j no sentia vontade de se submeter s intrigas do Papa. (HAUSER, 1954. p. 484), e como forma de subjug-lo, expoliou todo o tesouro milenar presente em mosteiros e baslicas, deixando o Pontfice impotente ante a orda mercenria que saqueou a cidade Eterna. Npoles, Milo e Florena constituam redutos de possesso francesa at serem expulsos pelas tropas Hispano-germnicas que a partir de ento, redefinem o controle poltico italiano onde: Um vice-rei espanhol reside em Npoles e um governador espanhol em Milo, em Florena, os espanhis governavam atravs de Mdicis, em Ferrara atravs de Este, e em Mntua atravs de Gonzaga (HAUSER, 1954. p. 484). Contgua a agitao poltica, desencadeou-se na regio germnica da Saxnia a Reforma Protestante, fruto da insatisfao popular ante a degenerao moral do clero e o abuso de poder exercido pelo papado que legitimava suas aes pautadas na interpretao errnea da doutrina crist. Este cisma do ocidente catlico, fruto de um
14

longo processo de crticas sufocadas pelo inquestionvel magistrio da igreja, abalou as estruturas sociais do Continente dividido a partir de ento, entre fiis e hereges. A adeso em massa aos ideais reformistas propostas pelo monge agostiniano Martinho Lutero, em muito se deram pelo discurso poltico que estabelecia de forma prtica, ligao entre religio e cotidiano com nfase na doutrina cristocntrica, colocando em segundo plano todo o ritualismo prolixo e trazendo ao conhecimento das camadas mais simples, uma religio que se faz entender de forma clara e objetiva, para tal empreendimento, a impressa divulgou amplamente os ideais da reforma que em outras regies da Europa encontraram adeptos e protetores que as reinterpretaram de diferentes modos. A resposta da Igreja Catlica ao movimento separatista no foi, contudo imediato. Somente em 1542, sob o Pontificado de Paulo III, a Inquisio faz sentir o peso de seu ofcio de regenerar hereges e punir intransigentes. A difuso da cultura literria obriga os rgos eclesisticos a intensificar a censura a todo e qualquer gnero de publicao. O embate deste perodo histrico tange mentalidade religiosa de pertena ou revogao a determinada doutrina. Esta ambigidade ser cabal na consolidao de alianas poltico/militares que os reinos europeus iro assumir a partir se ento, fortalecendo ainda mais as relaes entre Estado e Igreja. O Conclio de Trento, de certo modo acatou as crticas protestantes, mas enfatizou sobre maneira a linha tnue que separava ortodoxia de heresia, difundido ainda mais a intolerncia religiosa. Contudo, foi a concepo de arte que ganhou novo e inusitado impulso.
J no havia que ter mdo de ms interpretaes da ortodoxia, a ordem do dia era agora dar mais brilho soturnidade do Catolicismo militante, fazer aplo aos sentidos, na propagao da f, tornar as formas do servio divino mais agradveis, e fazer com que a Igreja fsse o centro resplandecente e atrativo de tda a comunidade. E foi a estas tarefas que o barroco se mostrou, de incio, capaz de prestar justia, [...] (HAUSER, 1954. p. 500)

O esfacelamento da unidade da cristandade contribuiu para que a Igreja, enquanto instituio de grande influncia no mundo ocidental atentasse para conflitos morais at ento ignorados e assim, elegesse estratgias para ao mesmo tempo renovarse e impor-se ante a onda de sucessivas contestaes; contudo o instrumento mais apropriado seria o mesmo utilizado pela burguesia para impor-se socialmente a Arte com sua linguagem ao mesmo tempo subjetiva e universal em oposio viso

15

iconoclasta nascente com o protestantismo de Calvino4 a igreja apropria-se deste recurso visual para comunicar aos fiis de maneira intensa e profusa, sua doutrina e sua crena. Estrategicamente, o realismo sentimental do barroco ser apropriado pela nobreza, a fim de constituir-se absoluta e inquestionvel, em consonncia com o catolicismo que encontrar nas cortes europias, sobre tudo nas ibricas de longa tradio militante/religiosos aliados fervorosos na empreitada de combater os desvios doutrinrios e, na altura dos acontecimentos, expandir a f verdadeira em seus domnios e possesses e junto a esta a linguagem da arte que sustenta o esplendor do culto e afirma a veracidade do dogma. Certifica-se a importncia e necessidade da arte como grande instrumento e ferramenta pela qual os indivduos so atrados e moldados segundo os preceitos da religio e do Estado que fundem-se na consolidao do Absolutismo, amparado e justificado teolgica e filosoficamente pela doutrina do direito divino que legitimava incontestavelmente a funo do monarca de arbitrar sob seus sditos.
A realidade social, a que se liga direta e coerentemente a realidade poltica aparece-nos como a responsvel pela definio de uma determinado esprito e de uma certa forma de expresso esttica: a conjuno entre ambas feita sobretudo graas s foras polticas, levar-nos- diretamente caracterizao de um complexo de manifestaes artsticas a cujos traos gerais nos referimos por meio do termo barroco (MACHADO, 1969. p. 119).

Ora, se o maneirismo apresenta-nos como a degenerao classicista e o embate entre religiosidade e sensualismo, o barroco apresenta-se, de acordo com Hauser (1954:478), como soluo temporria do conflito, baseado no sentimento espontneo. V- Pluralidade do barroco O barroco instala-se como estilo artstico no contexto de incio da Idade Moderna, testemunhando a expanso martima mercantilista vinculada expanso cientfica espacial, e aos embates religiosos, ferrenhos travados entre reformistas e contra-reformistas. No que diz respeito empreitada naval, cabe o mrito do fato a

Conforme chama a ateno o autor (HAUSER, 1954.p. 504)

16

Portugal e Espanha, pases de forte tradio monrquica que respectivamente amparados pela burguesia, lanaram caravelas ao mar, expandindo a territorialidade europia, a qual se achavam confinadas a sculos, comprovando empiricamente as teorias copernicanas a cerca da esfericidade da Terra atravs da descoberta de outros continentes. Ao Cisma da Cristandade Ocidental, o barroco apresenta-se como resposta urgncia de uma reao das monarquias catlicas ante a rpida propagao dos ideais protestantes, que ameaavam ruir a supremacia poltica e espiritual de Roma e das cortes absolutistas por ela dirigidas. A magnificncia, monumentalismo e exuberncia do novo gosto ornamental, exerceriam dupla funo de reafirmar o poder temporal da Igreja e advertir sobre o risco da contaminao provinda do liberalismo filosfico renascentista. Confrontando-se com a arte renascentista, o barroco substitui a linearidade, a rigidez matemtica de distribuio dos elementos no plano por uma liberdade criativa mpar, onde os jogos de luz e sombra que conferiram profundidade aos contornos classicistas assumem um exagero soberbo, tal que, alm do realismo implicam em uma profuso de cores, formas e volumes na composio de um conjunto exageradamente movimentado e transcendente. Trata-se de uma arte de cunho devocional, voltada para a fcil compreenso do povo e ao mesmo tempo portadora do requinte palaciano. O naturalismo, tcnica que sugere a unio da policromia em concordncia com a escultura, conferiu a imaginria sacra barroca um sentimentalismo e uma veracidade comoventes, artifcio este mais que ideal quando unido a teatralidade do culto catlico na arte de convencer pelo discurso teolgico em consonncia com a poca ganha tons poticos. Na arquitetura, a construo de prdios civis e militares obedece a parmetros slidos e imponentes e em alguns casos apresentando fachadas abauladas em substituio a planta baixa de princpios retangulares, nos edifcios religiosos [...] a grande cpula domina toda a igreja, a expresso da submisso do material e terrestre ao imaterial, absoluto, divino (MACHADO, 1969. p. 90). O barroco rompe o racionalismo matemtico renascentista, sobrepuja a subjetividade maneirista e afirma-se como estilo artstico, arquitetnico, escultrico e pictrico refletindo, outrossim, toda a carga scio-histrica do homem, cabendo ponderar que embora:
Os primeiros estudiosos do barroco limitavam sua ateno criao plstica, a um fenmeno formal que eles distinguiam seno como categoria prpria

17

das artes visuais: arquitetura, da pintura, da escultura. Essa posio evoluiria, no entanto, para uma viso global do mesmo fenmeno, que outros estudiosos passariam a identificar tambm na literatura, no teatro, na msica e mesmo em toda a vida social do perodo, tornando possvel falar-se do carter de uma idade barroca, de uma concepo barroca do mundo, de uma ideologia religiosa do barroco (VILA, 1980. p. 6).

Seria por demais simplista analisar o barroco como fenmeno plstico to somente em vista a abrangncia e interao com o meio social cultural a que se expandiu encontrando nas mais variadas manifestaes frutuoso campo de atuao. Contudo, o ornamento barroco por sua vez no deve ser colocado em segundo plano, visto ser ele a exteriorizao concreta do pensamento do perodo onde se almejava galgar a glria, mas tambm temia-se a possibilidade no obstante da aniquilao nos suplcios da danao eterna. O conflito de valores por seu turno possibilitou Histria da Arte e aos que a seu estudo se dedicam a anlise de uma produo material indescritivelmente invejvel, posto a amplitude de possibilidades e rumos que a pesquisa possa tomar, compreendendo-se a partir de vrios vrtices, o estudo da sociedade europia, na qual se desenvolveu o barroco que [...] recusava-se a conter-se nos limites de uma teoria (MACHADO, 1969. p. 75). To pouco a um conceito que lhe definisse apenas como concepo plstica ampliando sua atuao em vrias reas do conhecimento e representando a mentalidade histrica de um perodo que superou o Renascimento. Lourival Gomes Machado nesta mesma linha de raciocnio, analisando o pensamento do Dr. Arnold Hauser ressalta e levamos a compreenso de que o barroco trata-se de:
[...] um fenmeno artstico to amplo que, identificando-se e ao mesmo tempo traduzindo o esprito de uma poca, foi capaz de atender s solicitaes de diferentes grupos locais, estruturas econmicas, formulaes jurdico-polticas e at ideologias ticas e religiosas (MACHADO, 1969. p. 59)

Ambos os autores so unssonos na afirmao de que o barroco mais que conceito artstico acadmico, corresponde a uma poca, a um perodo da histria da Europa que em determinado momento expande esta territorialidade para implantar-se na Amrica Ibrica com o processo colonizador. Sua ocorrncia compreende os sculos XVII e XVIII, abarcando toda uma vasta produo cultural estendendo-se a elaborao de cdigos comportamentais, impondo uma aristocratizao da sociedade com o

18

advento do regime absolutista que distinguiu drasticamente os indivduos segundo o conceito de classes sociais. A nobreza conserva os ideais medievais da cavalaria: fidelidade, herosmo e honradez, porm lapidadas pela delicadeza e requinte dos modos, conferindo nobreza absolutista caractersticas aristocrticas5 deixando de lado a rudeza militar em substituio a funo burocrtica, a qual o Estado moderno se adere. D-se incio a era da fidalguia em tudo dependendo das benesses reais, que por sua vez, conseguia manter seu extravagante estilo de vida atravs da arrecadao tributria, que culminar com a derrubada do Antigo Regime liderada pela burguesia e sustentada pelas camadas sociais mais simples no final do sculo XVIII. Consideraes Finais A arte desenvolvida e partilhada pelas cortes catlicas, portanto so de carter doutrinrio contra-reformista, palaciano monrquico e corteso ao passo que o barroco que se desenvolveu nos pases protestantes, assumem feies burguesas mercantilistas, e politicamente devido a crena de que [...] todos homens so filhos de Deus, era essencialmente hostil autoridade (HAUSER, 1954. p. 600), e simpticos aos ideais republicanos, salvo vrias excees. O barroco protestante se deter pintura e a representao [..] que tenta no s tornar visveis as coisas espirituais, mas tambm dar s coisas visveis um ar de espiritualidade (HAUSER, 1954. p. 606), onde a burguesia retratada freqentemente com seus trajes austeros, bem como cenas do cotidiano com um realismo impressionante, sobretudo no domnio da tcnica, da inciso da luz sobre os objetos. O barroco protestante acima de tudo uma arte da classe mdia e da burguesia, alheia a pompa dos palcios e avessa exaltao exacerbada da mstica e da religio, detm-se a representao de cenas que revelam sensibilidade e pertena ao visvel e ao real. Na Holanda, protestante de Vermeer e Rembrandt a arte desenvolveu-se no por imposio da Igreja, nem pelo poder rgio e nem pela corte como era comum nos pases
5

Hauser atenta para a transferncia do centro da cultura e da poltica de Roma, Itlia para a Frana que:

[...] torna-se agora o poder orientador na Europa, politicamente falando, e toma a chefia em todos os assuntos de cultura e gsto. e justamente na Frana absolutista que a nobreza se consolida como instituio [...] de uma brilhante representao teatral. (HAUSER, 1954. p. 574-576)

19

catlicos, mas pelo corporativismo presente na burguesia mercantilista e na classe mdia em ascenso.

REFERNCIAS VILA, Affonso; GONTIJO, Joo Marcos Machado; MACHADO, Reinaldo Guedes. Barroco Mineiro Glossrio de Arquitetura e Ornamentao. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro, 1980. HAUSER, Arnold. Histria Social da Literatura e da Arte. So Paulo: Mestre Jou, 1954. MACHADO, Lourival Gomes. Barroco Mineiro. So Paulo: Perspectiva, 1969. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento: os humanistas, uma nova viso de mundo: a criao das lnguas nacionais: a cultura renascentista na Itlia. So Paulo: Atual, 1985.

20

You might also like