You are on page 1of 20

GUIA PRTICO SOBRE

AUDINCIAS CONCENTRADAS
Uma iniciativa do

e da Coordenadoria da Infncia e da Juventude do Paran (CIJ-PR)

1. APRESENTAO

A concentrao de atos processuais em uma nica audincia, modernamente, tornou-se uma constante nos diplomas processuais brasileiros. Leis esparsas, e mesmo os j reformados Cdigos, apresentam aos operadores do Direito procedimentos que contemplam, a um s tempo, providncias conciliatrias, instrutrias e decisrias, com o objetivo de findar impressa maior celeridade aos feitos, em observncia ao comando constitucional da durao razovel do processo. No mbito do Direito da Infncia e da Juventude, a par da existncia de procedimentos mais cleres desde o advento da Lei n. 8.069/90, dada a prioridade absoluta que a informa, a concentrao de atos processuais em uma nica audincia, como metodologia de trabalho, e no apenas como obedincia prescrio legal, tem revelado expressivos resultados, maiormente na reavaliao e soluo dos feitos que contam com crianas e adolescentes em acolhimento institucional. Em razo disso, e tambm ante a previso, por fora da Lei n. 12.010, de 03 de agosto de 2009, de prazos exguos para a ultimao dos processos relativos a infantes e adolescentes privados da convivncia familiar, o Conselho Nacional de Justia editou a Instruo Normativa n 02, em 30 de junho de 2010, que disciplina a adoo de medidas destinadas regularizao do controle de equipamentos de execuo da medida protetiva de acolhimento (institucional ou familiar), e de crianas e adolescentes sob essa medida. O presente guia procedimental tem por finalidade apresentar aos colegas Magistrados da rea da Infncia e da Juventude do Paran orientaes sobre o procedimento que vem sendo, em nvel nacional, empregado, com xito, pela maioria dos Estados. Adotada como rotina a concentrao do trabalho de todos os atores da rede de proteo aos direitos das crianas e adolescentes, principalmente com a superviso do Magistrado competente, certo que haver decrscimo no ainda elevado nmero de acolhidos institucionalmente, e consequente garantia ao direito constitucional convivncia familiar e comunitria.

Des. Fernando Wolff Bodziak Presidente do CONSIJ-PR

Fbio Ribeiro Brando Juiz Dirigente da CIJ-PR

2. A INSTRUO NORMATIVA N. 02/2010, DO CNJ

O Conselho Nacional de Justia, rgo do Poder Judicirio, previsto no art. 91, inciso I-A, da Constituio Federal, no mbito de atuao prescrito no art. 103-B, da Carta Magna, e por meio de sua Corregedoria Nacional, editou, em 30 de junho de 2010, a instruo normativa n. 02, cujo texto segue transcrito:

"O MINISTRO CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIA, GILSON DIPP, usando das atribuies que lhe so conferidas pelo 2, do artigo 5, da Emenda Constitucional 45; Regimento Interno deste Conselho, art. 8, X, e pelo Regulamento Geral da Corregedoria Nacional de Justia, art. 3, XI, e; CONSIDERANDO a prioridade das polticas de atendimento infncia e juventude, preconizada pelo art. 227 da Carta Constitucional; CONSIDERANDO as inovaes trazidas pela Lei n 12.010, de 03 de agosto de 2009, que aperfeioa a sistemtica de garantia do Direito convivncia familiar; CONSIDERANDO a necessidade de coordenao da elaborao e execuo de aes, no mbito do Poder Judicirio, relativas Infncia e Juventude; CONSIDERANDO a necessidade da exata definio das condies de atendimento e do nmero de crianas e adolescentes em regime de acolhimento institucional ou familiar no pas, para a implementao de Polticas Pblicas volt6adas para que tal permanncia ocorra apenas em carter transitrio e excepcional; CONSIDERANDO o acordado no I Encontro de Coordenadores da Infncia e da Juventude realizado em 16 de abril do corrente ano, ocasio em que se decidiu pela realizao de audincias concentradas para verificao da situao pessoal e processual das crianas e adolescentes acolhidos institucionalmente ou familiarmente; RESOLVE: Art. 1 Recomendar aos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal que:

a) em 27 de julho de 2010 iniciem, efetivamente, mobilizao buscando a regularizao do controle de equipamentos de execuo da medida protetiva de acolhimento (institucional ou familiar), e de crianas e adolescentes sob essa medida; b) orientem, atravs das Coordenadorias da Infncia e da Juventude, os Magistrados com competncia na matria, que: b.1) busquem saber quem so, onde esto e o que fazem os equipamentos que executam a medida protetiva de acolhimento e efetivem o levantamento das crianas e adolescentes acolhidos nessas instituies; b.2) verifiquem a situao pessoal, a processual e a procedimental existentes nas Varas da Infncia e Juventude e outros Juzos com tal competncia, promovendo-se a devida regularizao, se necessrio; b.3) exeram controle efetivo das entidades que desenvolvem projetos de acolhimento (institucional ou familiar); b.4) certifiquem-se de que todas as crianas e adolescentes sob medida protetiva de acolhimento esto sendo acompanhadas pelas Varas da Infncia e da Juventude, efetivando-se o atendimento individualizado de cada acolhido, atendendo-se, na medida do possvel, s suas necessidades e de sua famlia; c) formalizem, se necessrio, parceria com o Poder Executivo Municipal (em especial, Secretarias de Promoo Social, Educao, Sade e Habitao), inclusive quanto a pessoal para realizar o levantamento. d) formalizem parceria: com o Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente, Conselho Tutelar, Faculdades e Universidades para suprir eventuais carncias das equipes multidisciplinares. Art.2 Os trabalhos devero ser concludos no prazo de noventa dias, considerandose, excepcionalmente as peculiaridades de cada Estado, para prorrogao do prazo de finalizao. Art. 3 Esta Instruo Normativa entrar em vigor na data da sua publicao. Art. 4 Revogam-se as disposies em contrrio".

Referida recomendao, consistente na adoo de medidas de mapeamento, coleta de informaes acerca das unidades de acolhimento institucional e nmero de acolhidos, alm de procedimento concentrado para a soluo mais clere dos feitos correlatos medida protetiva mais excepcional, no mbito do sistema infantojuvenil, foi acatada pela imensa maioria dos Magistrados paranaenses, com atuao na seara em referncia, j no ms de outubro de 2010. O levantamento efetuado poca apontou a realizao de audincias concentradas, ainda que sem um procedimento estadual uniforme, na maioria das Comarcas do Paran (1/3 um tero - das Comarcas no informaram suas atividades CIJ e ao CONSIJ, em 2010). Como a recomendao do CNJ, emanada da citada Instruo Normativa, e mesmo a prescrio legal (v. art. 19, 1., da Lei n. 8.069/90), apontam o prazo mximo de 6 (seis) meses para cada reavaliao da situao de crianas e adolescentes em medida protetiva de acolhimento institucional, a segunda rodada de avaliao e realizao de audincias concentradas, no Estado do Paran, encerrou-se no ms de abril de 2011. Os resultados at aqui obtidos, no Paran, com referida prtica de acompanhamento das instituies acolhedoras e realizao de audincias concentradas, so altamente positivos, e podero ser ainda melhores com a consolidao da experincia, trazendo benefcios imediatos a crianas e adolescentes privados de uma famlia (natural ou substituta). Ao todo, nos 2 (dois) primeiros semestres de realizao da mobilizao estadual, foram retirados das instituies acolhedoras quase 200 (duzentos) indivduos, entre crianas e adolescentes, no Estado do Paran (reinseridos s famlias biolgicas ou encaminhados a famlias substitutas). que a concentrao dos atos processuais, nesta matria, e a participao de todos os rgos do sistema de garantias, em rodada nica de discusso e deliberao, desburocratiza o procedimento e proporciona incremento no trabalho da rede de proteo, com consequente acelerao dos feitos, tendente soluo definitiva das hipteses apresentadas a Juzo. Fomentar essa cultura, e difundir a prtica das audincias concentradas, mister no apenas do CONSIJ e da CIJ, mas, fundamentalmente, de todos os rgos que atuam para a garantia ao direito constitucional convivncia familiar da populao infantojuvenil.

3. O PROCEDIMENTO DAS AUDINCIAS CONCENTRADAS

Os Magistrados que ainda no adotam a prtica recomendada pelo CNJ, ou aqueles que j a empregam, mas tm dvidas sobre a correo do mtodo eleito, podero, a partir deste captulo, obter informaes sobre como vm sendo realizadas, na maioria das unidades da Federao, as audincias concentradas. Importa frisar, desde logo, que as audincias concentradas referentes a situaes de crianas e adolescentes acolhidos institucionalmente so realizadas j h alguns anos, em muitos lugares do Pas, sendo o Estado do Rio de Janeiro pioneiro na adoo do mtodo sob manto institucional (tanto no Poder Judicirio quanto no Ministrio Pblico).

3.1. Primeiro passo: mapeamento das unidades de acolhimento

A primeira medida para que o mtodo das audincias concentradas tenha sucesso o mapeamento das instituies de acolhimento de crianas e adolescentes, que dever ser levado a efeito pelos Magistrados. Alguns Juzes optam visitar todas as instituies de acolhimento, para mape-las. Outros optam por delegar tal misso de obteno de informaes sobre todos os acolhidos, em unidades de acolhimento de suas respectivas Comarcas, s equipes tcnicas das casas (quando existentes), ou aos responsveis pelas prprias instituies. Embora no seja incorreta tal opo, no to recomendvel quanto delegar o mapeamento a servidor do Gabinete do Juzo (por exemplo, o Assessor do Magistrado, de confiana deste), ou mesmo equipe multidisciplinar do Juzo (onde h, como no caso dos poucos SAIs do Paran). Certo que o mapeamento deve ser muito bem feito, colhendo-se informaes bsicas sobre o nmero de acolhidos, no momento da pesquisa, na Comarca, bem assim acerca do motivo do acolhimento de cada indivduo, da situao processual correlata e das possibilidades jurdicas de soluo de cada caso. O mapeamento, por ter carter geral (cunho mais numrico), tem por prstimo quantificar os acolhimentos, bem como atualizar as informaes jurdicas genricas da massa de acolhidos, junto ao Cartrio e ao Gabinete do Juzo (tem funo de carter jurdico-processual, ou jurdico-procedimental, e no

multidisciplinar). As informaes obtidas com o mapeamento podero ser cruzadas com os dados obtidos em singela inspeo do Magistrado na Escrivania e Gabinete, separando-se os feitos que contam com crianas e adolescentes acolhidos institucionalmente, para rpida conferncia das informaes e identificao de eventuais paralizaes injustificveis de feitos. Traado o panorama geral dos acolhimentos, numa dada Comarca, o Magistrado ter a informao preliminar sobre a totalidade do problema, e poder acionar, ao depois, a rede existente (seja qual ou como ela for), de forma mais efetiva.

3.2. Segundo passo: plano individual de atendimento - PIA

De posse da informao geral do sistema de acolhimento institucional existente em sua respectiva Comarca, o Magistrado dever acionar os profissionais disponveis (onde haja), para formalizao dos planos individuais de atendimento (PIAs), que consistem em documentos importantssimos para o futuro acompanhamento de cada acolhido, individualmente. Como a prpria expresso d a entender, o PIA um conjunto de informaes imprescindveis para o acompanhamento e atendimento, pela rede de proteo, de cada indivduo acolhido. Deve, portanto, sempre ser individual, ainda que em hipteses de feitos que contem com mais de um ou diversos acolhidos (em havendo mais de um acolhido em um determinado feito, dever a unidade acolhedora elaborar um PIA para cada indivduo, por evidente). De regra, o PIA elaborado por profissionais das prprias unidades de acolhimento, mas pode s-lo, tambm, pela equipe tcnica do Juzo (onde houver), em visitas s instituies, valendo-se o Magistrado, se possvel, tambm do apoio de servidor de sua confiana, como seu Assessor, por exemplo (para que garantida a correo do preenchimento dos dados). Um bom PIA deve conter, em suma, todas as informaes possveis no tocante unidade de acolhimento, ao acolhido, a seus genitores, documentao existente referente ao acolhido, documentao que ainda deve ser providenciada em relao a ele, aos rgos da rede que prestaram ou esto prestando atendimento ao caso, aos motivos do acolhimento (identificao da situao de risco), identificao de eventual famlia extensa ou de terceiros

e, fundamentalmente, a um excelente plano de metas, com prazos exguos estabelecidos, visando reinsero familiar do acolhido ou, em ltimo caso, insero familiar (colocao em famlia substituta). Fica, tambm, a recomendao de que, se possvel, seja solicitada entidade de acolhimento que anexe ao PIA fotografia atual do acolhido (conferir "rosto" aos feitos medida sempre interessante, pois personaliza os feitos, no permitindo que sejam tratados por servidores menos informados como se fossem "mais um amontoado de folhas"). Como sugesto, vale transcrever modelo de PIA utilizado pelos Juzes mineiros (em breve o Cdigo de Normas da egrgia CGJ-PR trar, em Anexo, o modelo paranaense):

ANEXO I QUESITOS MNIMOS A SEREM RESPONDIDOS PELA ENTIDADE DE ACOLHIMENTO QUANDO DA APRESENTAO DO PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO

1. Entidade de acolhimento: ___________________________________________________ 2 Identificao da Criana(s) e/ou Adolescente(s) Processo Frum: ____ Processo Entidade de acolhimento: ____ __/__/____ Data do Acolhimento:

Nome: ______________________________________________________________ Naturalidade: ____ UF ___ Sexo: ( ) Fem. ( ) Masc. DN: _________ Nome: ______________________________________________________________ Naturalidade: ____ UF ___ Sexo: ( ) Fem. ( ) Masc. DN: _________

3 Identificao dos Pais ou responsveis

Nome do Pai: ________________________________________________________________ Filiao_____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ DN ________________________ Documento ______________________________________ Endereo: ___________________________________________________________________ Bairro: _____________________ Cidade: _________________Telefone: ________________ Ponto de Referncia___________________________________________________________

Nome da Me: _______________________________________________________________ Filiao_____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ DN ________________________ Documento ______________________________________ Endereo: ___________________________________________________________________ Bairro: _____________________ Cidade: _________________Telefone: ________________ Ponto de Referncia___________________________________________________________

Responsvel Legal: ___________________________________________________________ Filiao_____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ DN ________________________ Documento ______________________________________ Endereo: ___________________________________________________________________ Bairro: _____________________ Cidade: _________________Telefone: ________________ Ponto de Referncia___________________________________________________________

4 - Documentos repassados a entidade de acolhimento no ato do acolhimento institucional ou posteriormente

(___) Certido de Nascimento (___) Carto de vacina (___) Carteira de Identidade (___) Relatrio do caso (___) Termo de abrigamento/encaminhamento (___) Outros ________________________________________

5 - Documentao civil a ser providenciada:

(___) No h documentao a ser providenciada

(___)Certido de Nascimento (___)Carto de Vacina (___)Ttulo de eleitor (___)CPF (___)Termo de Abrigamento/ Guia de Acolhimento (___)Outro(s) Qual(is)? ________________________________________________________

6. Quais instituies e servios prestaram ou esto prestando atendimento ou orientao ao grupo familiar? (identificar o nome e telefone do tcnico de referncia) Conselho Tutelar ___________________________________________________________________________ Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) ___________________________________________________________________________ Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social (CREAS) ___________________________________________________________________________ Outros servios de apoio scio-familiar ___________________________________________________________________________ Vara da Infncia e da Juventude ou similar ___________________________________________________________________________ Ministrio Pblico/Promotoria da Infncia e da Juventude ___________________________________________________________________________ Delegacia de Proteo Criana e ao Adolescente - DPCA ___________________________________________________________________________ Delegacias comuns e especializadas (exceto DPCA) ___________________________________________________________________________ Secretaria Municipal de Assistncia Social ___________________________________________________________________________ Entidades Religiosas ___________________________________________________________________________ Servios de Sade Rede de ateno bsica ___________________________________________________________________________ Rede de ateno especializada ___________________________________________________________________________

Rede de sade mental ___________________________________________________________________________ Servios de Educao Creche pblicas/escolas pblicas de educao infantil __________________________________________________________________________ Centros de ensino fundamental e mdio __________________________________________________________________________ Outros: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

7 Motivos da retirada ou da no reintegrao ao convvio familiar: 7.1 Quais motivos foram considerados para justificar o afastamento ou a no reintegrao ao convvio familiar?

7.2 - Caracterizao da Situao de Risco ( ) Agresso Fsica ( )Agresso Sexual ( )Negligncia\Abandono Agressor: ( ) parente ( ) pai ( ) padrasto ( ) madrasta ( )av() ( )irmo() ( )tio(a) ( ) primo(a) ( ) amigo(a) ( )desconhecido ( ) outros: ___________________ 7.3 - Prpria Criana/Adolescente envolvida com: ( ) lcool ( ) drogas ( ) explorao sexual ( ) pornografia ( ) trabalho infantil ( ) urbano ( ) rural; ( ) Vive nas ruas ( ) Desaparecido ( ) Deficincia Mental ( ) Deficincia Fsica 7.4 - Durante quanto tempo a criana/adolescente foi ou vtima de agresso? ( ) At o presente momento ( ) 1ms ( )1-6meses ( ) 6meses-2anos ( ) 3-5anos ( ) mais de 5 anos ( ) Perodo Incerto 7.5. Local da(s) Ocorrncia(s): ______________________________ 7.6. Foi elaborada ocorrncia policial (BO) ? ( ) sim n____ DP _____ ( ) no 7.7 - A manuteno ou o restabelecimento do convvio familiar coloca em risco a integridade fsica ou psquica da(s) criana(s) ou adolescente(s)? Por que?

8 Informaes sobre a famlia extensa:

8.1. Foram identificados parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade? Caso positivo, quais? Caso negativo, por que?

8.2. Foram mantidos contatos ou visitas com os parentes identificados? Caso positivo, quais e de que forma? Caso negativo, por que?

8.3. Dentre os parentes identificados h interessados em receber a(s) criana(s) ou adolescente(s) sob guarda? Caso positivo, quais? Caso negativo, por que?

9 Informaes sobre terceiros:

9.1. Foram identificados terceiros com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade? Caso positivo, quais? Caso negativo, por que?

9.2. Foram mantidos contatos ou visitas com os terceiros identificados? Caso positivo, quais e de que forma? Caso negativo, por que?

9.3. Dentre os terceiros identificados h interessados em receber a(s) criana(s) ou adolescente(s) sob guarda? Caso positivo, quais? Caso negativo, por que?

10 Informaes sobre a famlia de origem:

10.1 Quais as condies pessoais dos membros da famlia de origem da criana/adolescente acolhido?

10.2 Qual a renda familiar?

10.3 Condies de moradia?

10.4 Qual o interesse manifestado e compromissos assumidos pela famlia de origem para o restabelecimento da convivncia familiar?

10.5 Os membros da famlia de origem apresentam condies pessoais para dar cumprimento aos compromissos assumidos? Por que?

10.6 Qual a opinio da famlia quanto situao de acolhimento e propostas para restabelecimento da convivncia familiar?

11 Informaes sobre a criana/adolescente acolhido:

11.1 A criana/adolescente esta matriculada na rede de ensino? Se no, por que? Qual unidade e profissional de referncia? A freqncia regular? Se no, por que?

11.2. Quais as condies de sade da criana/adolescente? Houve avaliao ou h acompanhamento mdico? Se no, por que?

11.2. A criana/adolescente participa de atividades de esporte, cultura e lazer? Caso positivo, quais? Caso negativo, por que?

11.3. A criana/ adolescente recebe visitas? Caso positivo, de quem e em que freqncia? Caso negativo, por que?

11.4. A criana/adolescente permanece no entidade de acolhimento nos finais de semana e feriados? Caso negativo, informe o local e nome da pessoa que acolhe a criana ou adolescente no perodo mencionado? Caso positivo, informe as atividades desenvolvidas no perodo mencionado?

11.5. Na hiptese de adolescente maior de 16 anos, h encaminhamento para cursos de capacitao, qualificao ou gerao de trabalho e renda? Justifique?

11.6. Na hiptese de criana/adolescente envolvido com o uso de drogas, quais aes esto sendo desenvolvidas para a orientao e tratamento? Justifique.

11.7 Na hiptese de adolescente prestes a completar a maioridade e sem expectativa de restabelecimento de vnculos ou colocao em famlia substituta, quais so as aes realizadas para prepar-lo gradativamente para o desligamento por maioridade?

11.8 Qual a opinio da criana ou adolescente quanto situao de acolhimento e propostas para restabelecimento da convivncia familiar?

12. Plano de metas:

12.1 H indicativos da possibilidade de restabelecimento da convivncia familiar? Quais?

12.2. Caso positivo:

12.2.1. Quais atividades sero desenvolvidas com a criana ou adolescente acolhido inclusive com a fixao de datas e prazos com vista a reintegrao familiar?

12.2.2. Quais atividades sero desenvolvidas com os pais ou responsveis da criana ou adolescente acolhido inclusive com a fixao de datas e prazos com vista a reintegrao familiar?

12.2.3. H necessidade de incluso em programas, servios ou fornecimento de recursos que possam garantir o restabelecimento ou manuteno da convivncia familiar? Quais?

12.3. Caso negativo:

12.3.1. Existe a possibilidade de colocao da criana ou adolescente em famlia extensa? Justifique.

12.3.2. Existe a possibilidade de colocao da criana ou adolescente em famlia substituta? Justifique?

12.3.3. Quais atividades sero desenvolvidas com a criana ou adolescente acolhido inclusive com a fixao de datas e prazos com visita a colocao em famlia extensa ou substituta?

12.4. As metas estabelecidas levaram em considerao a opinio da criana e adolescente, bem como de seus pais ou responsveis? justifique

13. Responsveis pelas avaliaes e pela elaborao do Plano Individual de Atendimento:

Identifique, com nome, formao profissional e telefone de contato, de todos os responsveis pelas avaliaes e elaborao do Plano Individual de Atendimento

* Obs: - O Questionrio dever ser preenchido imediatamente (art. 101, 4 do ECA) aps o acolhimento, com os dados existentes; - Os dados no preenchidos por desconhecimento devero ser objeto de aes a serem desenvolvidas e registradas no plano de metas (item 12); - O plano de metas deve indicar, inclusive com data e prazo, todas as aes a serem desenvolvidas pelos tcnicos envolvidos com o caso, bem como familiares e pessoas interessadas no restabelecimento da convivncia familiar; - A partir do cumprimento das metas estabelecidas no plano, se necessrio, devero ser estabelecidas novas metas ou relatrio conclusivo (seja para reintegrao familiar, seja para perda ou suspenso do poder familiar); - O no cumprimento dos prazos fixados no plano de metas, dever ser objeto de justificativa e fixao de novo prazo.

Formalizado o PIA, uma via dever permanecer com a entidade de acolhimento, que passar a diligenciar com os demais rgos da rede de proteo, visando ao cumprimento do plano de metas estabelecido. Outra via dever ser entregue ao Magistrado, o qual a far acostar ao feito existente, correlato ao caso, para cobrar a realizao das metas constantes do plano.

3.3. Terceiro passo: a articulao da rede - ACP

J havendo feito em curso na respectiva Vara, e tambm acostado o PIA (ou os PIAs, se mais de um for o acolhido) correspondente, o Magistrado dever, aps avaliar o que consta do plano de metas apresentado, agendar para breve uma audincia concentrada preliminar (ACP), podendo ser ela realizada no Frum, como de costume. Para esse ato preliminar, deve o Magistrado intimar todos os rgos, entidades, servios ou programas existentes e que possam, de alguma forma, auxiliar na soluo da situao. Vez que a prioridade absoluta, dever o Magistrado buscar, da forma mais clere

possvel, proceder s intimaes necessrias (ainda que por telefone, dada a informalidade da audincia concentrada). O objetivo fundamental da audincia concentrada preliminar verificar o que foi realizado, no tocante ao PIA, e o que ainda falta ser feito. Do ato, devero sair todos os envolvidos com uma agenda, com uma determinao a cumprir, sem necessidade de expedio de ofcios que, no mais das vezes, geram maior burocracia e reduzem a efetividade das medidas. Assinado prazo, pelo Juiz, para efetivo cumprimento do que for determinado a cada rgo, dever cada ator do sistema apresentar as solues, sob pena de responsabilidade. A concentrao dos atos, e o dilogo da rede (pessoal, oral, sem burocracia), gera no apenas maior celeridade, mas empatia e a conscincia de todos de que ordens judiciais, num Pas srio, existem para ser cumpridas (os ofcios reiterados indiscriminadamente, na tradio de nosso sistema, bem demonstram que a ausncia de contato pessoal gera enorme delonga ao procedimento - o chamado "pingue-pongue processual"). Se bem realizado o plano de metas do PIA, e sendo ele fiscalizado e cobrado na audincia concentrada preliminar (ACP), h grande chance de o resultado almejado ser conquistado. Na maioria dos casos, assim que se d: ou o acolhido retorna famlia biolgica, ou inserido na famlia extensa (extensiva) ou ampla (ampliada), ou, ento, findando identificada, rapidamente, a impossibilidade da convivncia familiar natural, h destituio do poder familiar dos genitores (deve ser observada, por evidente, a necessria urgncia na tramitao da ADPF, como determina a Lei n. 8.069/90).

3.4. Quarto passo: a soluo do caso - ACD

Uma vez apresentados os estudos, laudos, relatrios ou quaisquer outros documentos determinados na ACP, ou mesmo vencido o prazo assinado pelo Magistrado, naquele ato oral preliminar, deve ser realizada, com a possvel brevidade, a audincia concentrada definitiva (ACD), que , em verdade, a audincia concentrada propriamente dita. Nessa segunda rodada de audincias, e tendo o Magistrado todas as informaes sobre o que resultou do trabalho de articulao da rede (que deve ser bem feito), o Juiz j saber o que poder acontecer, em cada ato. Deve se dirigir ao local de realizao das

audincias, de posse dos feitos, com a previso de quantos acolhidos sero retirados da instituio, eis que j saber quais os casos em que a rede logrou encontrar possibilidades de reinsero ou insero familiar, e de que modo isso se dar. Desse modo, as ACDs sempre se daro nas prprias instituies de acolhimento, e no mais no Frum, devendo o Magistrado se dirigir s entidades de posse de situaes praticamente resolvidas, dependentes apenas de formalizao. Assim que as ACDs costumam ser atos a que comparecem, na prpria unidade de acolhimento, alm do Ministrio Pblico, de Procurador ou Defensor Pblico, e de todos os rgos da rede envolvidos com o caso, tambm os genitores, se o caso, os membros da famlia extensa, se o caso, os terceiros envolvidos, se o caso, ou, mesmo, os adotantes, nas hipteses em que j julgada a ADPF e colocado o acolhido em condio de adoo. Em outras palavras, a ACD o ato em que o Magistrado concretiza um trabalho prvio muito bem feito pela rede, decorrente de um bom PIA e de uma boa ACP. Em sendo mais de um caso a submeter a ACD, pode o Magistrado realizar um mutiro, na casa de acolhimento, promovendo a soluo de diversos feitos em sequncia ( o que costuma ocorrer), no sendo raro que instituies que contavam, por exemplo, com 10 (dez) acolhidos, terminem a tarde de ACDs com 2 (dois) ou 3 (trs) institucionalizados, vez que os demais, dada a celeridade e eficincia do trabalho em rede, atrelado presteza jurisdicional, solucionou as situaes possveis, luz da legislao aplicvel. Destarte, o que se almeja com as ACDs , em ltima anlise, que sejam conjugados os verbos mais importantes da rea da Infncia e da Juventude, ela prpria multidisciplinar, holstica e interdisciplinar: articular (juntar-se, suceder-se numa ordem crescente) e coordenar (ordenar em conjunto). Boas articulao e coordenao de trabalhos, com celeridade, resultam, no mais das vezes, em soluo para os problemas de acolhimento institucional. O Magistrado inicia a tarde de ACDs com pilhas de processos, e termina assinando guias de desacolhimento, termos de guarda, mandados de averbao etc. Mais que isso, h enormes ganhos com relao preveno de violaes ainda maiores aos direitos dos acolhidos, pois certo que o acolhimento duradouro em nada contribui para a formao adequada do acolhido. Quanto mais tempo estiver o acolhido em medida protetiva excepcional, mais difcil (ou at impossvel) ser, depois, a possibilidade de insero familiar, ainda que sob a forma de adoo.

3.5. Modelo de termo de audincia concentrada

Apenas a ttulo de exemplificao, segue texto de termo de audincia concentrada, que pode ajudar o colega a realizar atos, sob essa modalidade, em sua Comarca, adaptando sua realidade, ou mesmo melhorando a redao, formatao e configurao:

"TERMO DE AUDINCIA CONCENTRADA (IN N. 02/2010-CNJ)

Autos de ______________________ n. ______________ Data: __________________________ Local: Casa Lar ______________________________ _____ Juiz(a) de Direito: Dr (a). ________________________________ Promotor(a) de Justia: Dr (a). ____________________________

Aberta a audincia, p resentes o Ministrio Pblico , o douto Procurador (nomeado) /Defensor Pblico, o Presidente do Conselho Tute lar, a Psicloga do SAI (CRAS), a Assistente Social do SAI (CRAS), a representante do CREAS, o Secretrio Municipal de Sade, o Secretrio Municipal de Habitao, o Secretrio Municipal de Educao, a representante da Casa Lar, o Diretor da Escola Municipal, o Secretrio Municipal de Ao Social, o Prefeito Municipal, o representante do SENAI/SENAC etc., bem assim os familiares do infante acolhido , foram colhidos os depoimentos destes, em termos apartados, sendo certo que, luz de todos os relatrios e lau dos apresentados, o Ministrio Pblico se

pronunciou favorvel reinsero familiar do infante em tela. Por fim, o MM. Juiz de Direito assim decidiu: " 1. Trata-se de (...). Neste ato, colhidos os depoimentos dos familiares, e havendo a rede realizado trabalho articulado e coordenado, apresentando relatrios conclusivos e consentneos com o PIA da entidade acolhedora , manifestou -se o Ministrio Pblico pelo desacolhimento institucional, com subsequente reinsero familiar do infante. o relatrio. Decido. 2. Em ateno farta documentao apresentada, colhida de trabalho em rede realizado , oportunamente, em regime de concentrao de atos e coordenao de medidas, verifica -se que os familiares hoje ouvidos tm condies de deter a guarda do infante em comen to, como bem ponderado pelo Ministrio Pblico. 3. Ante o exposto, determino o desacolhimento do infante em tela, expedindo-se a guia correlata, com o que, outrossim, concedo a guarda dele aos familiares Fulano e Beltrano. Lavre-se o competente termo de guarda e responsabilidade, luz do art. 32, da Lei n. 8.069/90 . Sem custas, forte no art. 141, 2., da Lei n. 8.069/90. Dou esta por publicada e os presentes por intimados, no ato, observado o necessrio segredo de justia. Registre -se. Cumpra-se o Cdigo de Normas da egrgia Corregedoria -Geral da Justia do Paran (...) . Nada mais.

Juiz(a) de Direito

Promotor (a) de Justia

Defensor Pblico

Presidente do Conselho Tutelar

Representante da Casa Lar

Secretrio (...)

Prefeito Municipal

Guardio

4. A MOBILIZAO NO PODE PARAR

Realizadas duas rodadas, no Paran, de audincias concentradas (outubro de 2010 e abril de 2011), foi verificado que os resultados obtidos superaram, em muito, as expectativas iniciais. Os mais otimistas no imaginariam que o movimento que comeou em 2007, com a Campanha Mude um Destino, da Associao dos Magistrados Brasileiros (AMB), e culminou com os cadastros de adoo (CNA) e de crianas e adolescentes acolhidos (CNCA), do CNJ, pudessem gerar, em curto prazo, soluo to expressiva para os milhares de acolhidos no Pas, no mbito da populao infantojuvenil. Ainda h muito por fazer, mas os primeiros passos j foram dados. Em razo disso, importante que os colegas, na medida do possvel, tambm se mobilizem para a efetivao da Instruo Normativa n. 02/2010, do CNJ, que, longe de uma cobrana funcional (como outras tantas so, de fato), constitui-se em verdadeiro mecanismo para a garantia da efetividade da Lei n. 8.069/90, luz da Carta Constitucional. A Mobilizao, no Paran, comeou no dia 27 de setembro de 2010, em evento realizado pelo Ministrio Pblico do Estado (promovido pelo CAOPCA-PR), de que o CONSIJ e a CIJ tiveram a oportunidade (e a honra) de participar, como parceiros. No site do Ministrio Pblico h o vdeo do evento, com maiores explicaes sobre o procedimento, projeto-piloto realizado em Colombo e os resultados, alm de material de apoio disponvel (com a experincia pioneira do Rio de Janeiro, inclusive). Basta acessar: http://www.ceaf.mp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=114 Maiores informaes podem ser obtidas junto ao CONSIJ ou a CIJ. consij@tjpr.jus.br frb@tjpr.jus.br (41) 3017-2734 (CONSIJ) ou (41) 3017-2776 (CIJ)

You might also like