You are on page 1of 5

Folha de pagamento

Folha de pagamento o nome dado a uma lista mensal, semanal ou diria da remunerao paga aos trabalhadores de uma instituio. Toda empresa no Brasil tem a obrigao legal de prepar-la, contendo: o nome dos funcionrios, a indicao do cargo; a diviso dos funcionrios por categoria de contribuio previdncia: segurado empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual; o nome das funcionrias em gozo de salriomaternidade; as partes integrantes e no integrantes da remunerao e os descontos legais; e o nmero de quotas de salrio-famlia de cada empregado segurado ou trabalhador avulso. Trata-se de um conjunto de procedimentos trabalhistas efetuado pela empresa para fazer o pagamento ao empregado.

Importncia da Folha de Pagamento


Em uma empresa, folha de pagamento a soma de todos os registros financeiros: vencimentos, salrios, bnus e descontos. Em contabilidade, folha de pagamento refere-se ao montante pago aos empregados para servios prestados durante um determinado perodo de tempo. O processo para execuo da folha de pagamento de suma importncia para o departamento de pessoal, em razo da riqueza tcnica que existe para transformar todas as informaes do empregado e da empresa num produto final que a folha de pagamento. A folha de pagamento, por sua vez, tem funo operacional, contbil e fiscal, devendo ser constituda com base em todas as ocorrncias mensais do empregado. a descrio dos fatos que envolveram a relao de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em valores numricos, atravs de cdigos, quantidade, referncias, percentagens e valores, em resultados que formaro a folha de pagamento. A folha de pagamento desempenha um papel importante em uma empresa por vrias razes. De um ponto de vista contbil, a folha de pagamento crucial, porque os salrios e encargos sociais afetam consideravelmente o lucro da empresa e regulamentado na legislao de cada pas, ou melhor, segue uma normatizao, implicando direitos e deveres. Do ponto de vista da tica, a folha de pagamento um servio crucial ao negcio da empresa, pois afeta diretamente a sua produo, ou seja, empregados felizes obtm rendimento maior, produo maior. Como os empregados so sensveis a erros e irregularidades da folha de pagamento, a moral dos funcionrios exige que a folha de pagamento seja paga no tempo certo acordado e que seja uma folha de pagamento confivel, precisa e justa. A principal misso do departamento de pessoal garantir que todos os trabalhadores sejam pagos de forma precisa e oportuna, com a correta reteno de encargos e descontos e que estes encargos sejam recolhidos dentro do prazo estipulado pela legislao.

Pagamento em Cheque
O pagamento em cheque tradicionalmente um documento em papel emitido por uma entidade patronal para pagar um funcionrio pelos servios prestados. Nos ltimos tempos, o salrio fsico tem sido cada vez mais substitudo pelo depsito eletrnico diretamente nas contas bancrias

Holerite
Um holerite um documento que o empregado recebe de que a operao de depsito direto foi concluda. Neste so elencados detalhadamente todos os vencimentos e descontos como: plano de aposentadoria, contribuies previdencirias, seguros, ou contribuies de caridade retirada do montante bruto para chegar ao valor lquido da remunerao. O recibo de pagamento de cada empregado a parcela individual que contribuir com a formao da folha de pagamento. Ser ele constitudo de vencimentos, descontos, demonstrao da base de clculo de todas as contribuies, alm do valor lquido, a ser recebido pelo trabalhador.

Frequncias da folha de pagamento


As empresas normalmente geram suas folhas de pagamento em intervalos regulares, para gerar uma renda que tenha regularidade. A regularidade dos intervalos, porm, varia de empresa para empresa e, por vezes entre as diversidades trabalho dentro de uma determinada empresa. Os intervalos na sua maioria so de regularidade: diria, semanal, bissemanal (uma vez a cada duas semanas), semimensal (duas vezes por ms) e mensal. Algumas empresas fazem um adiantamento do valor lquido a ser recebido pelo empregado, que ser descontado na data oportuna do pagamento.

Contabilizao
Na folha de pagamento, constam valores como: Salrios dos funcionrios; Frias; 13 salrio; INSS e IRRF descontados dos salrios; Aviso prvio; Desconto relativo ao vale transporte e s refeies; Verbas pagas por ocasio da resciso de contrato de trabalho; FGTS. Observncia do princpio da competncia

A contabilizao da folha de pagamento de salrios deve ser efetuada observando-se o regime de competncia, ou seja, os salrios devem ser contabilizados no ms de referncia, ainda que o seu pagamento seja feito no ms seguinte. Geralmente os salrios so pagos at o 5 dia til do ms seguinte, exceto em casos de acordos ou convenes coletivas estabelecerem prazos diferentes. Em obedincia ao regime de competncia, os valores relativos s frias e ao 13 salrio devem ser apropriados pela empresa mensalmente, efetuando-se a proviso para o pagamento dessas verbas. Caso contrrio, esses valores sero apropriados como custo ou despesa quando ocorrer o respectivo pagamento. Classificao contbil Os salrios e encargos incidentes sobre os mesmos classificam-se como despesas operacionais, quando referentes a funcionrios das reas comercial e administrativa, e como custo de produo ou de servios, quando referentes a funcionrios dos setores de produo e os alocados na execuo de servios objeto da empresa. Lanamentos contbeis

Proviso de salrios e aviso prvio indenizado:

D Folha de Pagamento (Resultado) C - Salrios e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante)

Valor da contribuio ao FGTS:

D FGTS sobre Folha de Pagamento (Resultado) C - FGTS a Recolher (Passivo Circulante)

Despesa com INSS - encargos da empresa:

D INSS - Folha de Pagamento (Resultado) C - INSS a Recolher (Passivo Circulante)

Valor da contribuio sindical, INSS sobre salrios, 13 salrio e IRRF descontados do empregado:

D - Salrios e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante) C - Contribuio Sindical a Recolher (Passivo Circulante) C - IRRF a Recolher (Passivo Circulante) C INSS a Recolher (Passivo Circulante)

Valor do vale transporte descontado do empregado:

D - Salrios e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante) C Vale Transporte (Conta de Resultado)

Plano de Alimentao do Trabalhador deduzido do empregado:

D - Salrios e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante) C Programa de Alimentao dos Empregados (Conta de Resultado)

Mdulo Recursos Humanos Folha de Pagamento http://t2ti.com/erp/artigos/Folha.pdf

You might also like