You are on page 1of 32

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo.

In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

A Pistolagem Entre Ns
Crimes de Mando e Violncia no Esprito Santo1
Erly Euzbio dos Anjos 2
Resumo: Esta pesquisa de carter exploratrio busca fazer uma anlise da literatura do complexo da pistolagem com o intuito de compreender a manifestao dos crimes de mando no Esprito Santo. A compreenso da especificidade desses crimes na magnitude da violncia no estado. Foram feitas entrevistas com "pessoas-chave" de notrio conhecimento sobre o processo penal e prtica com estes crimes. Conclui-se que permanece o sistema de pistolagem em crimes por encomenda perpetrados por autores (pistoleiros, ocasionais e profissionais) contra vtimas no contexto da banalizao da criminalidade violenta. H no Esprito Santo indcios da migrao dos crimes de mando da pistolagem tradicional para a criminalidade difusa e relacionada com o trfico de drogas e o crime organizado.

Introduo: Em Torno de uma Definio da Temtica Crime de mando, ou aquele encomendado por meio de uma rede em que atuam vrios atores sociais, parece sobressair no Esprito Santo. Esta modalidade de crime que deixa de ser um fenmeno tipicamente rural, como modo de se resolver litgios por posse de terras ingressa no cenrio urbano e adquire racionalidade empresarial. Ao se relacionar com poderes institudos passa a contar com o aval de setores da sociedade. Em geral quando se deparam com situaes de conflitos que no podem ser enfrentados pela via legal, como: lidar com um adversrio poltico, resolver desafetos pessoais, dar fim s aes de um cnjuge inconveniente ou de desentendimentos com um vizinho cogita-se usar de outros meios que no sejam socialmente aceitos. Quando isso ocorre pode-se dizer que
1 2

Sntese de relatrio de pesquisa realizada em perodo 2005-2007 com apoio do CNPq. .Erly Euzbio dos Anjos Professor do Departamento de Cincias Sociais da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES) e membro do Ncleo de Estudo e Pesquisa da Violncia, Segurana Pblica e Direitos Humanos, NEVI/PROEX/UFES. E-mail: erlyanjos@uol.com.br.

186

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

se est agindo dentro da lgica oriunda do sistema de pistolagem; isto : recorrese a cdigos de uma justia particular e s margens do funcionamento pleno das instituies (em particular das instituies jurdicas). Esses tipos de crimes que se instalam em organizaes informais, mas tm um brao no crime organizado; caracterizam-se por um alto grau de racionalidade empresarial, cobertura jurdica e se valem do sigilo: sabe-se quem matou, mas contra ele nada se consegue provar. O presente estudo pretende: 1) iniciar uma anlise sobre o complexo da pistolagem na formao social e histrica da realidade brasileira, e em particular, da sociedade capixaba; 2) compreender a representao de crimes de mando no Esprito Santo; e 3) identificar fontes de informao e possveis estratgias de ao. Para isso faz-se a reviso da bibliografia disponvel que possibilite a articulao do complexo: pistolagem/coronelismo com crimes de mando no contexto da gravidade da violncia na sociedade capixaba. O estudo se respalda em entrevistas com pessoas-chave" que tm conhecimento notrio e participao ativa no processo criminal, no registro dessa modalidade de violncia local, assim como, sobre prticas profissionais com estes crimes, entre outras importantes informaes sobre as caractersticas locais e regionais. A pesquisa se justifica por sua relevncia social e local e como "porta de entrada" para a compreenso da magnitude da violncia e da dificuldade em se dirimir estratgias de interveno nessa questo social. Esta compreenso deve contribuir para o fortalecimento de programas e aes sociais que buscam minorar o agravamento da incidncia da criminalidade urbana no Estado, considerado um dos mais violentos, segundo pesquisas feitas pela UNESCO e respaldadas por pesquisas locais. A expectativa de que se possa influenciar a elaborao de polticas especficas e direcionadas para a Segurana Pblica para estas relaes perigosas" (como diz, Misse, 2006) entre: os poderes institudos, o

187

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

mundo do crime e a tolerncia de certos setores da sociedade com o crime de mando o que pem em risco a consolidao da democracia na sociedade.

Breve Reviso Bibliogrfica Franco (1997) e Pereira Queiroz (1975) falam sobre a "violncia costumeira" no Brasil e para ressaltar esta importncia Silva (1999) confirma as proposies de Franco quando diz que, a violncia que nos permeia se repete como regularidade nos setores fundamentais da relao comunitria, assim como na famlia, no trabalho e no lazer, [...] projetando-se at codificao dos valores fundamentais da cultura (Franco, 1997:26-7). Hobsbawn (1969) e Zaluar (1996) possibilitam uma fundamentao terica sobre a temtica, enquanto que Barreira (1998; 1999a; 1999b; 2002) e Cavalcanti (2003) fornecem subsdios para a compreenso do fenmeno da pistolagem em relao ao surgimento de crimes de mando na sociedade de hoje. O trabalho de Silva (2004:55) para explicar o surgimento, a consolidao e a decadncia dos justiceiros na trama da histria brasileira serve de apoio conceitual e terico, para entender esta articulao. Chau (2000; 2003) que analisa at que ponto mitos, crenas, normas e valores sociais, ancorados nesta sociedade, so importantes para explicar a continuidade da matriz da pistolagem. Misse (2006)3 argumenta que a coexistncia entre duas ordens institucional-legal e ilegal de fato verdadeiras nas relaes entre a violncia urbana e para enfatizar que a violncia ilegtima no est simplesmente pulverizada em indivduos isolados, mas relativamente organizada (Misse, 2006:254). Estas relaes de coexistncia entre o legal, legtimo e o ilegal e ilegtimo so resultantes de um processo de acumulao social que pode metamorfosear-se

A afirmao deste autor a seguinte: [a]s relaes entre violncia urbana e a ordem institucional-legal no so uma disputa entre ordens na forma de aes comunais. A diferenciao no implica em alternativa, mas em coexistncia (MISSE, 2006:253, em negrito pelo autor).

188

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

atravs do tempo e do espao, mas que mantm sua ambigidade ou contradio na sociedade brasileira. Ainda com relao a uma definio desta temtica Tavares dos Santos (2006) assinala um paradoxo entre: a convivncia dos avanos da cincia e tecnologia na agricultura, no processo de globalizao capitalista, com as violaes de direitos humanos. Define a violncia rural como constituda de duas dimenses: uma dimenso ecolgica que resulta da relao de degradao e de sobrevivncia do homem do campo com a natureza e uma outra dimenso, a violncia costumeira que ainda persiste com a dinmica das relaes de dominao entre as classes e os grupos sociais incorporados s relaes de trabalho, desde o perodo escravocrata (Tavares dos Santos, 2006:125). Neste mesmo tom Barreira (1999b) afirma que a permanncia de conflitos no meio rural, a um poder paralelo que faz coexistir modernidade e arcasmo, civilizao e barbrie, merece ateno. Isto porque no um poder s margens da ordem social e jurdica, mas um poder que, segundo diz: se reproduz no interior de espaos, institucionalizados ou no, com ou sem a presena de rgos de segurana. A tentativa de se definir tema requer conhecer o surgimento e trajetria do complexo da pistolagem aos crimes de mando. Wieviorka fala sobre o carter instvel, provisrio e multiforme da violncia na sociedade contempornea em que o ator pode engajar-se em diferentes formas da criminalidade que:
[...] carrega e sobrecarrega facilmente de significaes que a transformam

constantemente. por isso que seu protagonista pode passar da autonomia, quer dizer, de uma certa capacidade a fixar ele prprio as orientaes e modalidades de sua ao, heteronomia, que significa tornar-se sicrio, matador profissional, mercenrio de uma causa que no a sua, ou pelo menos no aquela pela qual operou sua passagem a violncia (Wieviorka, 2006:217).

189

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

Mesmo com esta volatilidade na identificao de crimes de mando Barreira (1998) e Cavalcante (2003) identificam trs tipos de pistoleiros que evoluem de acordo com as mudanas na sociedade brasileira e que ajuda dar clareza ao assunto. Para Barreira h o pistoleiro tradicional que persiste at o ltimo quartel do sculo XIX, quando as mediaes de lutas poltico-familiares, que se constituam, tradicionalmente, contra as classes dominantes e que passam a ser exercido eventualmente, contra elementos no conformistas da prpria classe dominante, denominado de banditismo poltico (Barreira, 1998:150)4. A noo de banditismo ou de bandido social ainda traz discusses sobre seu papel reformista ou de heri. Para este autor nas ltimas dcadas deste sculo se destacam conflitos agrrios e disputas por representao poltica e o perodo quando surgem pistoleiros ou matadores de aluguel que no so mais jagunos ou capangas os quais eram agregados ou moradores nas fazendas dos coronis. Estes pistoleiros se mantm distantes das atividades agrcolas e perdem vnculos mais prximos com o patro. Sendo profissionais passam a ser gerenciado dentro do sistema de pistolagem, em rede, conhecidos como: corretores da morte ou sindicatos do crime e atuam fora das regies de onde provm e prestam servios ilegais (Barreira, 1998:151). Essa profissionalizao dificulta o controle de sua atuao e a identificao dos autores de crime de mando e do seu lugar de origem, (conforme se constata com as entrevistas, neste estudo). A partir deste perodo entra em cena um segundo tipo: o pistoleiro ocasional que presta servios sem vnculo e articulao com uma causa social ou poltica o qual passa a fazer parte da banalizao da criminalidade urbana, violenta e incrementa
4

Apud Palmeira, Moacir. Nordeste: mudanas polticas no sculo XX. Cadernos Brasileiros, Rio de Janeiro, no. 37, ano VII, set-out, 1966, p.67.

190

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

os ndices de criminalidade em regies metropolitanas, como pode ser o caso da regio da Grande Vitria, segundo atestam as pesquisas realizadas no estado (Zanotelli et al., 2007). Este segundo tipo vive de servios eventuais, s vezes, exerce atividades consideradas legais que permitem seu anonimato. Est sempre pronto para prestar seus servios e, em geral, mora em periferias das grandes cidades, mas tem suas origens no meio rural, lugar em que provavelmente cometeu seus primeiros assassinatos. Tem como principal atividade o crime de mando e est articulado dentro de uma rede, onde esto presentes um poder econmico, um poder policial e um poder jurdico (Barreira, 1998:155). Barreira afirma que no houve aumento dos crimes de mando, mas sim maior divulgao e, portanto, maior visibilidade desses crimes que passaram a ser nomeados e definidos. Foram ganhando status de objeto sociolgico, medida que saam de um lugar escondido e naturalizado (Barreira, 2002). Segundo Cavalcanti a modernizao da economia rompe com o imperativo do poder local de grupos familiares e tradicionais, de sorte que o pistoleiro atualmente est representado como figura fragmentria, atendendo a vrios desejos de um conjunto de organizao social e, pela sua prtica de mrtir, ele revela o que a sociedade esconde o uso privado do arbtrio da morte (Cavalcante, 2003:72 grifos nossos). Estas ponderaes mostram, por um lado, a complexidade da temtica e, por outro, as dificuldades na anlise de crimes de mando sem a viso mais ampla sobre a complexidade que o tema oferece. Barreira (1998 como em outras publicaes) chama ateno para os perigos que cercam a pesquisa sobre o tema pelo fato de ser um evento que faz fronteira entre a moral e o direito. O crime de pistolagem considerado desvio da ordem social e jurdica e sofre julgamento negativo pela sociedade e no se devem confundir crimes por vingana com crimes de encomenda.

191

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

Se o crime por vingana carregado de valores, o crime de encomenda , em princpio, destitudo de valores ticos, sendo mediado simplesmente pela ganncia e pelo lucro fcil (Barreira, 2002).

Por uma Fundamentao Terica No intuito de se articular a pistolagem agrria com crimes de mando nas cidades se apia no estudo de Hobsbawm (1969) sobre o banditismo social em que se distingue outra forma de criminalidades anti-sociais" e na qual se pode encaixar o fenmeno da pistolagem tradicional. Banditismo social faz parte da sociedade camponesa, apesar de viver s margens dessa, tem como inimigos principais: o "senhorio", os donos das terras e o Estado, enquanto outras formas de criminalidade inclusive a pistolagem tm os prprios camponeses como presas fceis. O banditismo social surge como forma de protesto ou de resistncia opresso e dominao da ordem vigente e a pistolagem no est voltada para a reformulao de estruturas opressoras, mas a servios de grupos ou indivduos contra outros, alm de deter interesses pessoais. No entanto, como o pistoleiro, o bandido social tambm se caracteriza por uma viso contraditria. Narber (2003) e Silva (2004) fazem distines e especificam relaes estabelecidas entre cangaceiros (os precursores, os heris e os volantes ou cangaceiros legalizados), o coronelismo, o banditismo social, os justiceiros e pistoleiros que merecem considerao. O "Lampio, por exemplo, preenche os requisitos da categoria universal do banditismo social e, se aproxima da pistolagem pela sua motivao de vingana, para entrar no cangao5. Narber

Quando tinha entre 17 e 20 anos de idade, Lampio foi falsamente acusado de roubo numa fazenda. Evento que o levou rebeldia e luta contra os latifundirios, contra o sistema de coronis e contra o prprio poder do Governo FederalA maioria dos rebeldes do contexto rural que se tornam legendas por seus atos e faanhas so pequenos sitiantes, ajudantes de roa, ou, num linguajar contemporneo, "sem terra" e entram para a pistolagem por ter cometido um crime, em

192

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

(2003) cita trs tipos de bandido social, segundo a concepo de Hobsbawn: o vingador, o ladro nobre e o o bandido que realmente se volta para a ao poltica radical. O primeiro tipo a categoria que os cangaceiros pertencem. a que mais descreve suas motivaes para entrar na vida do crime pela necessidade de retificar aes injustas, fosse contra eles mesmos, fosse contra suas famlias ou outras (Narber, 2003:155). O ladro nobre sintetiza o que representa o bandido social: algum que rouba dos ricos injustos para dar aos pobres, que repara erros etc. (Narber, 2003:160). Com relao ao terceiro tipo no se encaixa na denominao dos cangaceiros brasileiros, segundo o autor. Com raras excees, muitos cangaceiros no tinham origens camponesas, nem conscincia de classe social em si, e mentiam uma relao de dependncia com os coronis.
Essa era a maior verdade de todos os grandes lderes cangaceiros, mais particularmente de Lampio: eles precisavam dos coronis para sobrevier e os coronis precisavam dos fora-da-lei para quaisquer fins particulares, desde vingana pessoal at apoio pra o prprio poder (Narber, 2003:165).

Com estas distines se busca refinar a noo de bandido pelo o qual so conhecidos os que cometem crimes de mando hoje, das relaes de origem com o sistema de pistolagem tradicional. Como o sistema de pistolagem do mundo rural se desemboca nos crimes de mando de hoje?

Da Pistolagem aos Crimes de Mando Cavalcante (2003:70) em entrevista a um dos pistoleiros afirma que o fenmeno da pistolagem manifesta-se de modo diferente, atravs de novos componentes.
geral por vingana. Cavalcante (2003) comprova esta tendncia por meio de entrevistas com alguns pistoleiros.

193

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

Os crimes de mando deixaram de ser um fenmeno tipicamente rural, uma violncia costumeira, para ingressar nas grandes, mdias e pequenas cidades. Tornaram-se atividade empresarial, mantm relaes ilcitas e ilegtimas com os poderes institudos e a favor de interesses econmicos dos mais diversos. A modernizao e a migrao da matriz agrria que se infiltrou, no s o mundo: empresarial, judicirio, legislativo, executivo, mas, tambm, o imaginrio social e em todas as classes e grupos sociais.
O matador de aluguel que portava, em seus contratos de morte, bornal, revlver e cavalo, hoje em dia pratica crimes e empreende fugas em possantes motocicletas e utiliza-se de armas de grosso calibre e de fcil portabilidade, as pistolas.6

Na tentativa de, ainda, fundamentar a articulao entre pistolagem rural e crimes de mando urbanos passa-se s observaes sobre filme, O Homem do Ano (2003), dirigido por Jos Henrique Fonseca, em que pode ser visto como exemplo de ligaes perigosas entre dois mundos: o legal e ilegal. Trata-se de um jovem que se torna um heri popular porque matou um bandido", to perigoso que nem a polcia tinha interesse em que ficasse vivo. Com a morte, empresrios, comerciantes, profissionais liberais, gente comum e at a prpria polcia ficaram aliviados, gratos e quiseram pagar pelo favor. O personagem, que serve de elo para articular essa conexo entre o submundo ilegal do crime com o, suposto, mundo legal que so os empresrios, a polcia e a Justia, o dentista quem faz o elo entre: a violncia com a privatizao da segurana pblica. Os crimes por encomenda no existem isoladamente, ou parte de uma interconexo social, econmica, poltica e ideolgica. A sociedade de homens de bem, estabelece nexos com a ilegalidade do crime, porque acredita ser esta a melhor forma de pr fim a litgios que a prpria sociedade no acredita ser possvel aos rgos competentes da Justia resolv-los. Fazem isso porque esto convencidos de que
6

Citado por Ricardo Arruda de Paula. LEV Laboratrio de Estudos da Violncia (UFC). Revista de Cincia e Tecnologia (Pesquisas Funcap), ano 5 n 3 nov. / 2003.

194

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

a "eliminao de bandidos", higieniza ou purifica a sociedade considerada boa e funcional. Com isso, falham de ver que as conexes entre um mundo e outro so tecidas a partir de mitos que conservam sobre certas questes, como a relao unilateral entre a violncia e a pobreza. No toa que enxergam como causas: a falta de emprego, de trabalho e de mais polcia, o uso de drogas e de lcool, como se todas essas causas existissem por si s e desarticuladas, sem levar em conta o violento processo de pauperizao, a desfiliao e a degradao social. Este processo comandado de fora, em que se criam barreiras para a ascenso social, ao mesmo tempo em que, alimentada por dentro, por governos que, cuidam mais dos ajustes e reajustes estruturais para uma forada insero na economia global, do que da promoo do desenvolvimento local e regional ("de baixo para cima" e "de dentro para fora"). A manuteno da matriz da pistolagem, atravs dos tempos na sociedade se deve s premissas que sustentam o modo de pensar e agir socialmente. Que premissas so essas em nossa sociedade? Chau (2003) faz reflexo do mito construdo sobre a "ndole pacfica, ordeira" do brasileiro e do clamor popular para se ter mais tica como se fosse panacia para todos os males. Em trabalho mais especfico (Chau, 2000) analisa a construo e o desenvolvimento deste mito para explicar porque "somos o que somos" quando relacionamos com o Outro, diferente de ns. Considera este o mito fundador que se revela quando usamos frases do tipo: o "Gigante Adormecido", o "Brasil Grande", do "Verdeamarelismo", do "Ame-o dou Deixe-o", em diferentes pocas e em particular, durante as ditaduras nacionalistas, como a de Getlio Vargas e a militar. Com base no mito fundador que se mantm a conscincia segregacionista e autoritria e em especfico, quando se afirma que "os ndios so ignorantes", "os negros so indolentes", "os nordestinos so atrasados", "os portugueses so burros" ou "as mulheres so inferiores". A articulao do mito fundador com esta conscincia , todavia, paradoxal, segundo a autora. Ao mesmo tempo em que se fica indignado com crianas nas

195

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

ruas, com as chacinas e o desperdcio de terras no cultivadas tem paradoxalmente orgulho de ser brasileiro, porque somos um povo: pacfico, ordeiro e inimigo da violncia. Devido a esta incongruncia, apela-se com nostalgia para os tempos que j foram em que as coisas no eram assim para lidar com questes agravantes do presente. Segundo Chau quando se depara com um crime bizarro, logo se pensa nesta herana de povo pacfico e ordeiro. Por meio desta ambivalncia que mantm oculto ou se reduz complexidade que a questo da violncia tem com a formao da ordem social e jurdica. Isso explica a nossa passividade e nos livra da responsabilidade de que somos atores envolvidos na manuteno da ordem e regulao social como, tambm, parte da soluo. Muito se falam sobre a falta de tica, mas de que tica estamos falando? Para responder preciso conceber duas alternativas: uma tica que permite e enseja a liberdade de agir, de se expressar ou de ascender-se socialmente, sem barreiras e preconceitos, ou de uma tica que conserva e mantm condies de opresso poltica, ideolgica, que impede lutar para acabar com a desigualdade social, privilgios e que permita o acesso a bens e servios para os excludos. A autora lembra que quando se fala da "falta de tica" como se fosse algo que pudesse dar para preencher uma necessidade ou a inexistncia em determinados setores da sociedade, em geral das classes menos favorecidas deve-se perguntar que tica essa? A persistncia da pistolagem nos dias de hoje encontra justificativa na viso conservadora deste mito do homem cordial que enseja a conscincia segregacionista que impede aes concretas e especficas, conforme veremos na anlise dos entrevistados. Nesta linha de raciocnio Silva (2004), ao explicar sobre o surgimento de justiceiros, faz anlise convincente da relao social e histrica entre: a Violncia, poder e ordem no Brasil (ttulo de seu primeiro captulo). Neste o autor argumenta que a

196

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

[...] tendncia de uso indiscriminado da violncia, presente desde as origens deste pas [...] metamorfoseou-se durante a histria brasileira sobrevivendo na Primeira Repblica; penetrou nas Foras Armadas na dcada de 1930, principalmente no Estado Novo, ganhou fora entre os militares, no perodo ps-guerra, aprofundou-se com ditadura militar implantada em 1964, bem como foi incorporada e ainda sistematicamente reproduzida por importantes setores das polcias Civil e Militar. Estimulou-se aos poucos, procedimentos semelhantes da sociedade que, por sua vez, tambm vem sendo historicamente habituada a resolver suas diferenas atravs da violncia pessoal/privada (Silva, 2004:55).

Para este autor os conceitos dos clssicos sobre a violncia so teis para a compreenso do processo social deste fenmeno, mas no servem como marcos tericos para explicar a violncia dos justiceiros e, se pode acrescentar que no podem explicar a contento os crimes da mando de hoje. Vale a pena citar o que diz sobre isso.
O tema pode ser enfrentado com maior rigor se trilharmos um caminho que nos leve a reconhecer e traos culturais presentes na formao da sociedade brasileira, identificando, ao mesmo tempo, as particularidades e as condies scio-histricas em que tais valores so recuperados, reelaborados e reutilizados no enfrentamento da violncia urbana a partir dos anos 70 do sculo XX (Silva, 2004:55 e grifado no original).

Em seu objeto de estudo este autor se apia em duas categorias centrais que estruturam as aes de extermnio (Silva, 2004:59) que so: a violncia continuada e o processo de higienizao social no conjunto de aes dos justiceiros (Idem, p. 60). Com relao violncia continuada cita Adorno e Cardia (1999) que dizem que
[...] a violncia, no caso brasileiro, sempre esteve costumeiramente enraizada, institucionalizada e positivamente valorizada na soluo de diferenas e conflitos entre

197

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

gnero, classes sociais, etnias, diferenas envolvendo propriedade, riqueza, prestgios e privilgios (Silva, 2004:61).

Justificam que esta categoria, por si s, no capaz de explicar a origem dos justiceiros, sem a interferncia da segunda que enseja o contedo ideolgico e cujas aes, se materializam numa forma particular de homicdios que o extermnio. Apesar de dificuldades em distinguir: justiceiros, de pistoleiros ou de bandidos de modo geral, Silva articula elaboraes tericas (como a teoria da circulao das elites do socilogo italiano Vilfredo Pareto, por exemplo) com concepes, de diferentes pessoas (como o coronel). Erasmo Dias, o radialista e deputado federal, pelo estado de So Paulo, Afansio Jazadji, o conhecido bandido cabo Bruno, entre outros) que convivem com a problemtica, em si mesma. No caso dos justiceiros o autor defende que existe um apelo para a necessidade do uso da violncia para sanear e limpar a sociedade, ou seja, higieniz-la (Silva, 2004, p. 66 e grifos do autor). So por meio da higienizao social que se difundem valores inerentes ao endosso social para a existncia e permanncia relativa deste grupo na sociedade e que podem ser estendidos para explicar o caso dos crimes de mando. O autor cuidadoso ao sugerir e no se pode negar que no a elite e a classe mdia que apiam a viso de eliminar os bandidos, tidos como perigosos e improdutivos para a sociedade, a populao em geral tende a seguir com esta viso, apesar destes, em situao de crise serem os primeiros a bradarem sobre a necessidade de ampliar a represso como a nica sada, segundo eles, para que a ordem seja restabelecida (Idem, p. 72).

198

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

Crimes de Mando no Esprito Santo Em geral o que se conhece sobre a pistolagem e a articulao com os crimes de mando estudados na regio do Nordeste brasileiro pode se aplicar no Esprito Santo, como deve ser o caso em outros estados da Unio. preciso, porm, pensar na especificidade da violncia local, sem descartar a relao desta com tendncias, comuns em outras regies. No Esprito Santo h meno do Coronel Bimbim como o "principal chefe do crime, numa extenso territorial que cabiam o Esprito Santo e uma parte de Minas Gerais", quando atuou desde 1920 at a dcada de 60. Para um analista
[n]o h muita diferena do que ele representou na sua regio para o que significou para o Nordeste a figura de Lampio. Pode no ser exatamente igual. Mas h muita semelhana, principalmente no cdigo de justiamento do matador. E, ainda como Lampio, ele foi venerado pela populao pobre, mas, como o outro, tambm odiado pelas famlias de suas vtimas.7

Outro nome importante, contemporneo e rival do Coronel um dos maiores matadores da regio que aterrorizou o serto capixaba por quase trs dcadas, do final de 40 e mais 50 e 60, atendia pelo nome de tenente Jos Scrdua que lhe prestava reverncia8. A relao entre o coronel, a polcia militar e o poder era estreita, conforme se atesta abaixo.
Em matria de patentes, bom logo explicar que enquanto Scrdua tinha a sua, por causa da carreira militar (pertencia aos quadros da Polcia Militar do Estado), o Bimbim era coronel de patente dada pelo povo da roa, pelo mandonismo que exercia na sua regio de influncia. E o tenente Jos Scrdua se fez seu parceiro e cobiado pela aristocracia rural por conta de, ainda jovem, como soldado de polcia, haver abatido uns
7

Reportagem e fotos de Rogrio Medeiros. Bimbim: Escreveu seu nome bala. Disponvel em: http://www.seculodiario.com/reportagens/index_%20bimbim01.htm. Acesso: 01/09/2007. 8 Rogrio Medeiros. Atribulada vida de Jos Scrdua, matador implacvel Como o diabo gosta. Disponvel em:http://www.seculodiario.com/reportagens/index_scardua01.htm. Acesso 31/08/2007.

199

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

e outros com certeiros tiros. Depois, na perseguio a ladres de cavalo, sua arma era a mais temida.9

Para Hlio dos Santos10 nessa regio do contestado, e devido ao litgio entre os dois estados, que se encontra a raiz da violncia no ES. A ausncia da autoridade constituda e a tentativa de se colonizar terras levaram colonos a fazer valer a lei do mais forte e a fazer justia com as prprias mos, seguindo a mesma lgica colonizadora de outros estados. Vale a pena parafrasear por inteiro o que diz este escritor para se ter idia do contexto em que surge o sistema de pistolagem regional.
A zona do vale do rio Doce, desde o comeo da colonizao, palco de embates renhidos. Assim que os primeiros colonos chegaram para a regio, inspita e selvagem, tiveram que colocar prova a fora e a disposio de lutar. As disputas foram travadas em todos os sentidos. Homens, feras e selvagens se engalfinhavam em uma guerra de tits. A questo do litgio entre o Esprito Santo e Minas Gerais influiu, de maneira desfavorvel, no desenvolvimento do territrio. Ambos os estados reivindicavam o Os direito sobre a rea. Mas nenhum dos dois investiu no progresso efetivo dos pequenos ncleos de povoao que iam surgindo. No havia autoridade constituda. colonizadores seguiam a ordem natural das coisas, e predominou a lei do mais forte. E foi realmente essa lei que deu origem a figuras como Bimbim, que fazia justia com as prprias mos. No seu caso, ainda aos 22 anos, ele comea atirando num desafeto no Alto do Capim (MG, distante 268 quilmetros de Vitria), onde tinha sua fazenda. Da em diante no parou de matar. Foi matando at morrer, no ano de 1964. Contudo, acabou, de certa forma se que se pode registrar assim de forma to inslita premiado, simplesmente, por ter morrido de morte natural para frustrao de uma legio de inimigos e regozijo de amigos e seguidores. Quem acabou abatendo-o mesmo foi o seu frgil corao, aos 69 anos de idade.11

Idem. Em livro: Negociador de Vida na Saga do Rio Doce, citado pelo jornalista e conhecido no ES, Rogrio Medeiros, do Sculo Dirio (Cf. nota 8). 11 Cf. op. cit., nota 7.
10

200

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

Em 40 anos, o coronel Bimbim, natural de Alto do Capim (MG, distante 268 km do Vitria) creditado pela morte de oito mil desafetos, a quase totalidade dessas, sob o seu comando. O governador Carlos Lindenberg (do partido do PSD e adversrio da UDN) que segundo a reportagem teve "estreita relao com a violncia rural no Estado" reconhece o poder do Bimbim, cujo nome de batismo : Secundino Cypriano da Silva que juntamente com Scrdua e outros faziam parte "de uma organizao conhecida como Sindicato do Crime". Essas reportagens so fontes valiosas de pesquisa para se traar trajetria dos crimes de mando no ES e a repercusso na atualidade. H suspeitas de que pouca coisa mudou nesses anos (de chumbo). Segundo reportagens do Jornal A Gazeta12:
De 1990 para c, 17 anos se passaram. Nesse perodo, o Brasil teve trs moedas (cruzeiro, cruzeiro real e real), quatro presidentes da Repblica (Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lus Igncio Lula da Silva) e foi por duas vezes, campeo da Copa do Mundo (em 1994 e 2002). No Esprito Santo, cinco pessoas assumiram o cargo de governador do Estado nesse perodo: Max Mauro, Albuno Azeredo, Vitor Buaiz, Jos Igncio Ferreira e Paulo Hartung. Muita coisa mudou, mas uma permanece a mesma: a tramitao lenta dos inquritos e processos sobre crimes de mando que tenham a marca do crime organizado.

Sobre caso de crimes de mando emblemticos se constata que


[...] uma caracterstica comum: testemunhas e pistoleiros executados depois da morte da vtima. A explicao para esse fato simples: quebrar a cadeia que liga executores aos mandantes, dificultando o trabalho da polcia e da Justia.

Cf. CARVALHO, Sandresa. Casos com a marca do crime organizado se arrastam na Justia. Jornal A Gazeta, dia 24/05/2007. Disponvel em: http://gazetaonline.globo.com/jornalagazeta. Acesso: 11 de Junho de 2007.

12

201

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

H inmeros casos de denncias de crimes de mando associado ao crime organizado no estado. Ribeiro (2005) em pesquisa sobre programas e aes direcionadas preveno da violncia em Vitria diz que ocupa patamares elevados entre outras regies metropolitanas do pas, atribui a este crescimento o trfico de drogas e o processo de deteriorao do crdito institucional [...] em funo dos constantes escndalos que envolvem as malhas do poder oficial e suas relaes com o crime organizado (Ribeiro, 2005:207). Este descrdito com as instituies e o Poder Pblico se relaciona com a manifestao cada vez mais evidente de crimes de mando. Segundo este h fortes evidncias de que o crime organizado penetrou fortemente em setores das polcias civil e militar. Mais grave ainda, seguidas investigaes sugerem que o mesmo ocorreu com respeito ao Poder Executivo estadual e a Assemblia Legislativa (Idem). Advogados, membros do judicirio e defensores dos direitos humanos so vtimas preferenciais de ameaas e de mortes no Estado. Ribeiro observa a presena de organizaes paralegais no Esprito Santo, que tm atuao aberta e institucionalizada, s margens do aparelho oficial, da tristemente famosa Scuderie Detective Le Cocq (Idem). A Rede Social de Justia e Direitos Humanos, em 200413 faz retrospectiva cronolgica dos acontecimentos envolvendo a ao do crime organizado e da luta dos capixabas para o respeito e proteo dos direitos humanos. Cita o livro, A Chancela do Crime, do advogado Ewerton Montenegro Guimares14 o qual mostra o embrio da organizao, conhecida como o Esquadro da Morte

13 14

Disponvel em http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio018.htm. Acesso em 14/09/2007. O livro de Guimares (1978) pode ser considerado o primeiro documento verdade em palavras introdutrias, do criminalista e autor Percival de Souza sobre a organizao do crime e da corrupo policial, da Justia e dos poderes legislativo e executivo do Esprito Santo.

202

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

formada por policiais para extermnio de bandidos, ou seja, detentos, egressos e pobres. Na dcada de 80 e segundo este relatrio, a atuao da Unio Democrtica Ruralista UDR resultou em vrios mortos cujos crimes at hoje esto impunes. Em incio da dcada de 90 e segundo a Rede Social o Estado do Esprito Santo destacou-se no cenrio nacional e internacional devido ao extermnio de crianas e adolescente em que foi apurado o envolvimento de policiais e militares associados a uma organizao intitulada Scuderie Detetive Le Cocq (SDLC), perodo em que se cogitou a interveno federal no estado. At o ano 2000, a capital de Vitria havia se tornado uma das mais violentas do pas, o que provocou a atuao da comisso de investigao da Cmara Federal, a CPI do Narcotrfico, cujo relatrio final desvendou as mfias capixabas e seus vnculos com as autoridades locais15. Cita ainda a professora Clia Maria Vilela Tavares que confirma plenamente a hiptese em considerao neste estudo, quando diz que
[...] as prticas coronelistas e populistas foram a herana deixada s novas geraes de polticos que ascenderam ao poder a partir da dcada de 1980. A associao das prticas autoritrias com a poltica do favor fez aumentar a corrupo na administrao pblica, que contribuiu para a instalao do crime organizado nas instncias de poder do Estado. Passamos a conviver, ento, com a ausncia da lei, que, por sua vez, abriu caminho para a fora do arbtrio em detrimento da prtica do respeito lei e noo de limite. A corrupo, a criminalidade, a desordem, a transgresso reforaram-se mutuamente num crculo vicioso, criando um padro de estabilidade identificado e alimentado pela rede de cumplicidade que se criou entre o Executivo, o Legislativo, o Judicirio e parte da sociedade civil. (Rede Social de Justia e Direitos Humanos (os grifos so nossos).16

Simes (2007), na tentativa de articular a macro criminalidade com as microtendncias da violncia local, pergunta sobre a especificidade do crime no ES e
15 16

Idem. Disponvel em: http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio018.htm.

203

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

apresenta a contribuio de um Procurador da Repblica (Dr. Andr Pimentel Filho da comarca de So Mateus, ES) que permite compreender porque crimes por encomenda persistem e seu impacto local. Tomamos, aqui, a liberdade de reproduzir citaes veiculadas pelo autor para substanciar nossa hiptese inicial de pesquisa. Para este operador do Direito o atual esforo do Governo e Sociedade capixaba para virar a pgina, manchada pela corrupo e influncia do crime organizado no Estado, no pode ser (ingenuamente) descartado. Segundo diz
[...] penso que neste Estado (como em vrios outros) padecemos do mal da excessiva influncia da pessoalidade (amizade, parentesco, etc) nas esferas governamentais, e isto acaba influenciando, mais ou menos, a depender do momento nos ndices de criminalidade (Simes, 2007:55).

Em acordo sobre a anlise deste jurista, Simes diz que uma particularidade do ES ser um Estado pequeno permeado de famlias j tradicionais e de pessoas que se conhecem e mantm laos de amizade (Simes, 2007:55). O Procurador no tem dvidas de que o quadro de confuso disseminada entre o pblico e privado sempre influencia os ndices de violncia, no estado e afirma que sempre as organizaes criminosas encasteladas no poder estatal se utilizam braos armados para a consecuo, a qualquer custo, de seus objetivos ilcitos (Idem). Como exemplo deste uso de poder legal para fins ilegtimos, Simes cita a morte do juiz Alexandre Martins e com relao existncia de uma trajetria dos crimes de mando provenientes da pistolagem rural em certos espaos, notadamente no Norte do Estado, o autor menciona o fato de que em abril de 2003 foi preso em Pancas o agricultor Joaquim Barbosa, o Soquinho ou So Quim, 82 anos [que mantm uma] suposta ligao com o coronel da reserva da PM Walter Ferreira e o envolvimento com a morte do juiz Alexandre, acima mencionado, e se pergunta: Seria possvel relacionar o passado de violncia rural com a recente espiral da violncia urbana? H algo em comum com Pernambuco? (Idem).

204

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

O II Seminrio de Pesquisa sobre Violncia e Segurana Pblica no Esprito Santo17 defende a idia de que (n)o caso do Esprito Santo, no desprezvel a observao de que o crescimento da economia estadual encontra incmoda companhia no crescimento das taxas de criminalidade violenta (Zanotelli et al 2007:09). Este pesquisador observa que entre 1979 e 2006 ocorrem 28.347 homicdios, numa proporo de 7,25% vezes, contra um crescimento populacional do Esprito Santo de 1,84. Conclui que
[s]e no puder combater a violncia tal como se apresenta, dever-se- descontru-la socialmente, com reflexo e aes especficas e direcionadas pra os fatores que a condicionam. Pode-se indagar sobre seu processo de formao social e esperar que se obtenham respostas, pelo menos, de seu crescimento desregulado. Somente a partir do esforo integrado, de diferentes reas do conhecimento e instituies, poder-se- compreender a dinmica e a complexidade da representao social e simblica da violncia e, com isso, redirecionar suas foras e tendncias (Zanotelli et al., 2007:10).

Estas so questes que influenciaram a presente pesquisa18 e acha-se que seja possvel estabelecer este paralelo entre a regio do Nordeste e o Sudeste, conforme argumentado nas entrevistas, a seguir.

Anlise de Entrevistas: O que dizem Pessoas de Notrio Saber sobre Crimes de Mando Local Entrevistas com pessoas, consideradas experientes no trato de processos sobre os crimes de mando no Estado, foram formuladas a partir dos seguintes itens: a)
17

Realizado em Vitria em 17 e 18 de maio de 2007, na Universidade Federal do Esprito Santo e com o apoio da FACITEC e FAPES, que resultou na publicao do livro ZANOTELLI et al (2007). 18 Cf. artigo deste autor publicado A 'pistologem' entre ns. Jornal A GAZETA. Vitria, Disponvel http://www.agazetaonline.com.br . Acesso em 30/04/2003.

205

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

profisso e cargo que ocupa; b) opinio sobre a constituio de crimes de mando; c) dos mandantes destes crimes; d) sobre porque isso ocorre; e) das situaes em que corre no Esprito Santo; f) sobre a procedncia dos executores; g) de como se pode certificar-se de fato deste tipo de crime; h) do aumento, a que se deve atribuir esta tendncia; i) sobre as razes da permanncia destes crimes; j) das possveis conseqncias para a sociedade local; k) das medidas deveriam ser tomadas para diminuir e/ou prevenir a incidncia destes crimes. As perguntas so genricas, porem, preenche os requisitos para um estudo que se inicia sobre esta delicada questo. A seguir comentrios spbres estas entrevistas na tentativa de uma sntese. Segundo um juiz de direito que atua na Vara de Execuo de Penas e Medidas Alternativas19, crimes de mando significam a contratao de elementos para dar fim vida alheia em troca de vantagem, geralmente pecuniria, ou favorecimentos diversos. Nem nos crimes mais emblemticos, de grande impacto social e relevncia para a prpria credibilidade do Poder Judicirio as respostas vm ocorrendo, diz ele. S h mobilizao quando sob presso da opinio pblica e arremata: as polcias, baseadas em orientaes polticas de ocasio, esto atuando apenas para dar respostas rpidas para a mdia, numa falsa iluso de tranqilidade para a populao, ou de convenincia, livrando-se das perguntas mais incmodas feitas pela imprensa. No deixa duvidas quando diz que, a polcia est entregue os laos polticos, sendo influenciada diuturnamente pelos dedos ftidos dos que esto mais para investigados do que investigadores. De acordo com este Juiz no h dvida de que; o histrico capixaba de coronelismo e que se entenda a expresso como o loteamento de poder em qualquer rea da vida em sociedade familiar, econmica, poltica, jurdica, eclesistica, entre outras o responsvel para a ocorrncia deste tipo de crime no Esprito Santo. Para o entrevistado, a proximidade do Esprito Santo com o Nordeste em termos
19

Setor em que atuava o Juiz Alexandre Martins assassinado e fator de motivao para o presente estudo, conforme mencionado.

206

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

de caractersticas da pistolagem e a baixssima qualidade dos policiais em atividade no estado so dois fatores a se evidenciar. Se o primeiro se deve cultura da pistolagem, no sentido mencionado por Cavalcanti (2003); Barreira (1998), entre outros, o segundo fator explicado por caractersticas locais. Sobre o envolvimento das polcias locais em crimes de mando o entrevistado justifica pela facilidade no tocante ao contato com armamentos, pela falta de mecanismos eficazes de controle, e a certeza da impunidade, diante das limitaes do aparelho investigativo e pelo fato de este sistema se alimentar das prticas e de execues a mando. Um outro fator que facilita o entendimento sobre a especificidade dos crimes de mando no estado mencionado quando diz: com a formao de bairros habitacionais onde residiam os militares, milcias foram criadas para a prtica de execues com o intuito de limpar a rea, o que tornava cada um desses policiais envolvidos com o crime, pessoas ainda mais frias, detentoras de baixa capacidade de discernir entre os valores e diferenas entre a vida e a morte. Lembra que tudo que causa desgaste para os governos no investigado ou os resultados so jogados para debaixo do tapete, pois o desgaste imagem do poltico enorme. Alm de iseno poltica o entrevistado acha que a investigao policial deve priorizar crimes que mais oneram a sociedade, em vez de atender demandas da opinio pblica e da mdia, como o caso, recente, da investigao de bailes funks em bairro de periferia da Grande Vitria20. Com relao s possveis conseqncias destes crimes para a sociedade local o entrevistado diz que: so mltiplas, havendo situaes diretas e indiretas: diretas quando temos, por exemplo, o domnio do medo se espalhando pela sociedade exemplo: a morte do Juiz Alexandre Martins, este entrevistado
20

Relaciona esta resposta preocupao do atual Secretrio de Segurana do Estado do ES que reagiu presena de menores em bailes funks nas periferias da Grande Vitria. Pergunto: quantas pessoas morreram em bailes funks?. Responde, com dvidas, sobre a prioridade desta ao governamental e se indaga: comparem-se tais nmeros com outros ambientes: bares, ruas, etc. maior ou menor? Quanto de droga foi apreendido em bailes funks? maior ou menor que qualquer mini-operao de combate a entorpecentes feito pela polcia federal. Menciona o seguinte detalhe: a delegacia especializada em txicos funciona atualmente com seis policiais para investigar delitos que envolvam entorpecentes em todo o ES!.

207

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

da opinio de que gerou uma sensao de insegurana sobre toda a populao ordeira. Estas respostas provenientes de algum que atua internamente e que reflete sobre fatores externos de ordem sociais que influenciam na investigao de crimes de mando (inclusive por ter sido esta mesma pessoa ameaada por sua atuao na investigao de crimes de mando no estado) so importantes para se compreender a participao de poder pblico nas incidncias destes crimes no ES. tcita a impotncia do Estado diante da falta de celeridade processual para crimes que podem afetar a ordem social e jurdica quando menciona que governos s se mobilizam quando h presso externa e de modo ilusrio. A morte do padre, por exemplo, do padre francs, Gabriel Roger Felix Maire que desde 1989 se considerava ter sido um crime de mando foi, segundo investigao da Policia Federal, um crime de assalto, segundo o jornal local21. [F]oram investigadas [as seguintes] vertentes para o caso: crime de mando por questes polticas, crime de mando por questes fundirias ou latrocnio. Segundo essa reportagem o delegado responsvel pela investigao conclui: no vim resolver um mito. Minha funo aqui esclarecer um crime. E eu me sinto tranqilo, com a certeza do dever cumprido. No h duvidas de que investimentos e compromissos com uma investigao tcnica e criteriosa por parte das autoridades contribuiriam para a desideologizao em torno dos crimes de mando e de polticas mais racionais. Para um presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e coordenador do Programa de Proteo a Vtimas e Testemunhas, a grande maioria dos quadros da Policia Civil e Polcia Militar, principalmente os ex-policiais que foram expulsos das corporaes, por terem envolvimento em atividades criminosas. Para demonstrar a existncia de um sistema de pistolagem j consolidado em rede interestadual diz que os pistoleiros daqui so recrutados em outros estados
Cf. Sandresa Carvalho, Federal conclui: padre Gabriel foi morto durante assalto, Jornal A GAZETA, Vitria, ES, (1/08/2007). Disponvel em: http://gazetaonline.globo.com/jornalagazeta. Acesso em: 01/08/2007.
21

208

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

(Sul da Bahia, Minas Gerais, Gois, Rondnia, So Paulo e Rio de Janeiro) e alguns nas diversas regies do Esprito Santo. Sobre o aumento ou no dos crimes de mando no ES o entrevistado responde que a chamada pistolagem qualificada teve uma reduo bem acentuada nos ltimos trs anos, devido ao enfrentamento dos trs pilares fundamentais que so: poltico, financeiro e o ataque ao brao armado do crime organizado no Esprito Santo, por parte dos rgos Federais. Com relao a que medidas deveriam ser tomadas para diminuir e/ou prevenir a incidncia dos crimes de mando no ES, este entrevistado acha que a criao e fortalecimento de mecanismos eficazes de controle social do sistema de Justia e segurana e a modernizao dos aparatos tcnico-cientficos de combate ao crime podem influenciar. Considera fundamental a reabertura das investigaes dos crimes de mando acontecidos no Esprito Santo nos ltimos 25 anos, como acontecido com o crime do Padre Gabriel, mas enfatiza que para isso preciso contar com a participao e ajuda dos rgos Federais, conforme vem ocorrendo com este mesmo caso. Comenta ainda, que a contratao para a eliminao de pessoas, que podemos caracterizar de baixo clero ou da chamada raia mida, que vem acontecendo com grande freqncia no estado, no pode ser confundida como se fosse uma ao de pistolagem, tendo em vista que os interesses no so polticos e financeiros. Para diferenciar estes dos atuais crimes de mando no estado, o entrevistado afirma que as atividades de crime de mando que esto acontecendo, a maioria se devem a ligaes com a sobrevivncia dos chamados soldados do crime, sejam eles ligados ao trafico de drogas ou a outras modalidades de crimes, como: seqestros e assaltos. Com reiterada experincia ao lidar com denuncias e militncia na luta por direitos humanos, este entrevistado nos brinda com a afirmao: a fragilidade do sistema de Justia e segurana pblica est dando espao s empresas de segurana privada voltadas para proteo das classes mais favorecidas economicamente e abrindo lugar para a formao de milcias populares (grupos de justiceiros) nas camadas mais baixas

209

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

da populao. Observe-se que em ambas as entrevistas h a idia de que h articulao entre os crimes de pistolagem (qualificada) e os crimes de mando que mantendo a sua essncia diversifiquem com a banalizao da criminalidade urbana. O vnculo entre executores de setores menos favorecidos socialmente e intermedirios e mandantes, possivelmente, de origem das classes empresrias e rgos pblicos, com o advento da privatizao da segurana, se procede, como observaes a respeito do filme O Homem do Ano. Uma assistente social e pesquisadora sobre violncia, segurana pblica e direitos humanos entende que os crimes de mando via pistolagem continuam inalterados e para esta realidade agrria predominam os crimes contratados pelos chamados coronis ou senhores proprietrios da terra, por polticos por motivaes variadas, principalmente por lutas pela terra, como tambm, por divergncias polticas partidrias, questes passionais, disputas familiares entre outras. Os executores continuam sendo pistoleiros, annimos e discretos, oriundos de outros estados ou regies, contratados para a tarefa e as ocorrncias so de surpresa, especifica. Se h anonimato nos crimes de pistolagem rural, para a realidade urbana os crimes de mando, alm de serem realizados conforme estas orientaes tm outras caractersticas predominantes: tanto os mandantes quanto os executores so conhecidos e esse descuido ocorre, possivelmente, devido certeza da impunidade forma banalizada com que se concebem a violncia hoje. A pessoa entrevistada pensa que nestes crimes urbanos as mortes so previamente anunciadas e as motivaes so oriundas de brigas de gangues, pela posse do ponto de venda de drogas, queima de arquivos, mas, quando o mandante de classe mdia alta a assistente social informa que, estes crimes contam com a ajuda de integrantes do sistema de justia e segurana (policiais, servidores da justia, juizes etc.) e envolvem um sistema mais sofisticado para serem realizados! e conclui, de um modo geral as investigaes, na zona urbana e de classe mdia, identificam principalmente os executores, em particular no Esprito Santo esta a regra dominante, inclusive existem at hoje uma relao de

210

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

homicdios que integram o chamado memorial dos crimes insolveis do ES. Segundo diz, os crimes de mando com caractersticas de pistolagem prevalecem at os anos 90, mas que hoje a tendncia [destes crimes] ocorrerem em maior quantidade e de forma mais difusa na realidade urbana. Com relao permanncia destes crimes de mando no estado alega que se devem muito impunidade, conivncia entre os poderes judicirio e executivo para acobertar principalmente os mandantes quando so de classe mdia e mdia alta. Devemse, tambm, s particularidades do ES, um estado que se desenvolve economicamente e mantm [em contraposio] culturas e estruturas tradicionais, alm das contradies secundrias [provenientes] das diversas modalidades de violncias!. As possveis conseqncias so: aumento da sensao de insegurana, tendncia ao individualismo e da segregao como forma de autodefesa, descrena na capacidade das instituies do sistema de justia e segurana!. Para diminuir e/ou prevenir a incidncia dos crimes de mando no ES, acha que o enfrentamento da impunidade, reforma do judicirio, maior transparncia nas aes, qualificao de pessoal para as investigaes, ampliao de programas de proteo a testemunhas so as prioridades. Para uma advogada e professora universitria existe uma grande dificuldade em se comprovar materialmente a participao do mandante. Alm do que, em muitos casos os executores do crime tornam-se posteriormente os executados, sendo assassinados como queima de arquivo. Somente uma investigao considerada pela entrevistada, como sendo sria e com uma anlise de todo o corpo de provas, pode-se certificar tratar-se de um crime de mando. Para esta entrevistada a sensao de impunidade [] o que gera conseqentemente um aumento de poder dos criminosos. Sobre as medidas que deveriam ser tomadas para diminuir e/ou prevenir a incidncia dos crimes de mando no ES, afirma: 1) fazer um levantamento preventivo dos criminosos executores (pois em sua grande maioria possuem antecedentes criminais); 2) melhorar a capacidade de investigao da polcia e a punio dos policiais que esto envolvidos nesse tipo

211

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

de crime; 3) divulgar ainda mais canais abertos para a sociedade denunciar de forma annima; e 4) punies exemplares para os mandantes considerados como poderosos. Segundo um delegado de Polcia Civil no passado existia a figura do pistoleiro tradicional [...] que tinha trnsito na sociedade, ligaes polticas e tambm ligaes com integrantes das instituies policiais. Quando cometia um crime assumia a autoria e protegia o mandante e [...] a polcia, embora tivesse informaes, no conseguia tecnicamente provar a ligao. Este pistoleiro tradicional, segundo o entrevistado, foi desaparecendo e surgiu o intermedirio que fica entre o mandante e a vtima e quem providencia o matador e se encarrega de proteger o mandante. Geralmente o matador no sabe quem o mandante diz ele e em caso de risco, o intermedirio providencia a eliminao do matador, cortando a corrente e inviabilizando a investigao com relao ao mandante. Este entrevistado entende que com o desaparecimento do pistoleiro tradicional, o matador passou a ser qualquer elemento sem expresso no mundo do crime, em geral elementos de periferia. Para os esquemas mais refinados geralmente envolvem ex-policiais ou policiais (militares ou civis) com a predominncia de policiais ou ex-policiais militares. Para ele, caiu o custo da execuo, em razo da figura do intermedirio que o agenciador. Logo, aumentou o risco para o mandante, que passou a ser protegido pelo intermedirio que no revela para o executor, quem o mandante. Por outro lado, aumentou a possibilidade da Polcia em termos de investigao, pois o despreparo, desses elementos, fragiliza o esquema na execuo do crime. Os crimes de mando, para este entrevistado, permanecem, em primeiro lugar, por razes culturais, quem manda matar algum deseja ao mesmo tempo, justia sua moda e ficar impune. Finaliza com uma sntese que integram os resultados principais deste estudo e que merecem ser citada.

212

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

O Esprito Santo, sempre foi palco de crimes desta natureza. No passado o sistema de justia, quase que integralmente ficava sob o comando poltico, e os chamados coronis sem patente davam as cartas em vrias partes do Estado. Era comum no interior a figura do jaguno, que em muitos casos formava com agentes pblicos verdadeiras quadrilhas. Na dcada de 50, 60, segundo registro da prpria imprensa falava-se em sindicato do crime, que atuava nessa rea de crime de mando. Era o prottipo do que hoje se chama crime organizado, hoje diversificado e atuando em outros segmentos da criminalidade. O quadro comeou a mudar a partir de 1988, com o advento da nova Constituio. A Polcia entrou para o caminho da profissionalizao (art. 144 da CF/88). O MP, que passou a exercer o controle externo da atividade policial (art. 129 da CF/88); os segmentos organizados da sociedade, bem como a imprensa livre que passaram a exercer maior controle e cobrana do Estado.

Comentrios Finais Como hiptese central se insistiu na idia de que a manifestao e representao social destes crimes se devem s mudanas na sua forma de atuao na sociedade atual, em que se mantm, porm, o contedo cultural da pistolagem que faz parte da constituio da sociedade brasileira. uma hiptese difcil de ser comprovada, empiricamente, mas o slogan: a pistolagem entre ns! foi adotado com o intuito de despertar interesse e expressar a possibilidade da hiptese em reflexo sobre a complexidade e especificidade da violncia no estado. Tentou-se substanciar esta hiptese em estudos de autores que direta ou indiretamente falam sobre o sistema de pistolagem e sobre o que dizem as pessoas entrevistadas e com conhecimento notrio sobre o assunto no Esprito Santo. Como comentrios finais pode se dizer que: A anlise de autores que estudam o fenmeno da pistolagem no mbito da

produo e reproduo social da violncia no Brasil mostrou que: apesar de mudanas ou da modernizao social permanece o sistema de pistolagem nos crimes de mando perpetrados, hoje, por pistoleiros ocasionais e profissionais

213

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

contra vtimas, em diferentes circunstncias e no contexto da banalizao da criminalidade violenta. O que no parece ter alterado, no entanto, o endosso, muitas vezes no declarado da sociedade e da opinio pblica para os crimes de extermnio, chacinas de pessoas consideradas marginalizadas socialmente e, em muitos casos, envolvidas com o narcotrfico. possvel falar da migrao de mando poltico para o social que uma tendncia nacional e que parece se evidenciar no Esprito Santo no cmputo geral dos elevados ndices de homicdios e dos crimes no solucionados. As entrevistas com estas pessoas mostram coerncia entre si sobre o que concebem ser crimes de mando no estado e com o que obtm na anlise bibliogrfica de outras regies. H especificidades em cada regio quanto manifestao e representao social desta forma de violncia, conforme a fala de um entrevistado, mas pouco desvio na essncia destes crimes em escala nacional. As mudanas no modo de agir destes crimes continuam fiis, ao sistema de uma pistolagem qualificada, no dizer de um dos entrevistados que so unnimes em dizer da permanncia das relaes personalizadas no mbito do poder pblico: a influncia de famlias tradicionais ou do privado em instncias de poderes institudos e da presena do narcotrfico, cada vez mais evidente na mdia e pela opinio pblica como co-responsveis, pelo aumento dos crimes de mando e da violncia no Esprito Santo. Investimento na Justia, na Polcia, em recursos humanos e em tcnicas investigativas so mencionados por praticamente todos os entrevistados. Mais eficincia na gesto administrativa e maior celeridade nos trmites de processos penais para dar conta da impunidade e na proteo de testemunhas dos crimes de mando so indicados como forma de diminuir e de se prevenir a permanncia da matriz pistolagem na ocorrncia desta criminalidade urbana e violenta.

214

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

Referncias A REVISTA SCULO, Vitria, Esprito Santo. Srie: Nos tempos do coronelato. Rogrio Medeiros, Ano II, Novembro, 2001. ADORNO, Srgio & CARDIA, Nancy. Conflitualidade e violncia: Reflexes sobre a anomia na contemporaneidade. Tempo Social, Revista de Sociologia USP, So Paulo, 10 (1), pp. 19-47, maio de 1998. BARREIRA, Csar. Punies, crimes e denncias: A dinmica do campo jurdico. In: TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. Violncia em tempo de globalizao. So Paulo: Hucitec, 1999a, pp. 443-55. ______. Crnica de um massacre anunciado: Eldorado dos Carajs. So Paulo Perspectivas, So Paulo, v. 13, n. 4, 1999b. Disponvel em: http://www.scielo.br/ scielo. Accesso: 25/ 01/ 2007. ______. Pistoleiro ou vingador: Construo de trajetrias. Sociologias. n. 8, Porto Alegre, Jul./Dez. 2002. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 25/01/2007. ______. Crimes por encomenda: Violncia e Pistolagem no Cenrio Brasileiro. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1998. CAVALCANTE, Peregrina. Como se fabrica um pistoleiro. So Paulo: A Girafa Editora, 2003. CHAUI, Marilena. Brasil - Mito fundador e sociedade autoritria, So Paulo: Ed. Fundao Perseu Abramo, 2000. ______. tica, poltica e violncia. In: Ensaios sobre violncia. CAMACHO, Thimoteo. (Org.). Vitria: EDUFES, 2003, pp. 39-59.

215

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1997, 4 ed., [1969]. GUIMARES, Ewerton Montenegro. A chancela do crime A verdadeira histria do esquadro da morte. Rio de Janeiro: mbito Cultural Edies Ltda, 1978. HOBSBAWM, Erik J. Bandidos. Rio de Janeiro: Forense, 1969. ______. Crime e violncia no Brasil contemporneo Estudos de sociologia do crime e da violncia urbana. Rio de Janeiro: Ed. Lmen Jris, 2006. NARBER, Greg. Entre a cruz e a espada: Violncia e misticismo no Brasil rural. So Paulo; Editoria Terceiro Nome, 2003. PEREIRA QUEIROZ, Maria Isaura. O mandonismo local na vida poltica brasileira. So Paulo: Alfa Omega, 1975. RIBEIRO, Paulo Jorge. Polticas de preveno da violncia em Vitria. In: SENTOSE (Org.). Preveno da violncia - O papel das cidades. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. (Segurana e Cidadania, 3), pp. 201- 237. SILVA, Jos Fernado Siqueira da. Justiceiros e a violncia urbana. So Paulo: Cortez, 2004. SIMES, Roberto Garcia. Acompanhamento das mutaes nas configuraes e relaes do crime na Grande Vitria. In: Cludio Zanotelli et al. Violncia e contemporaneidade: dimenses e impactos sociais. Vitria: Grafita Grfica e Editora: NEVI, 2007, pp. 73-89. TAVARES DOS SANTOS, Jos Vicente. Conflitos agrrios: Lutas e corpos na terra. In: LIMA, Renato Sergio de & PAULA, Liana de. Segurana pblica e

216

ANJOS, Erly Euzbio dos. A Pistolagem Entre Ns: Crimes de Mando na Violncia do Esprito Santo. In: SINAIS Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.04, v.1, Dezembro. 2008. pp.186-217.

violncia: o Estado est cumprindo o seu papel? So Paulo: Contexto, 2006, pp. 125-137. WIEVIORKA, Michel. Em que mundo vivemos? So Paulo: Perspectivas, 2006. ZALUAR, Alba. Da revolta ao crime. So Paulo: Moderna, 1996. ZANOTEELI, Cludio Luiz et al (org.). Editora: NEVI, 2007.

Violncia e contemporaneidade:

Dimenses das pesquisas e impactos sociais. Vitria, ES: Grafita e Grfica e

217

You might also like