You are on page 1of 90

Conhecendo as Verdades da F Crist

Srgio Paulo R. Lyra

| 1 Edio |
Material Produzido pela 1 Ig. Presbiteriana de Casa Caiada Olinda- Pe Cpias impressas disponveis a preo de custo. Rua Alcina Coelho, 700 Casa Caiada Olinda-PE Fone (81) 3432.5698 Email: comunidadeamiga@hotmail.com Site: www.comunidadeamiga.com.br

Autor
O Rev. Srgio Lyra pastor presbiteriano h mais de 24 anos e coordena a equipe pastoral da IP de Casa Caiada por 10 anos. Possui a seguinte formao acadmica: Cincia da Computao-UFPE, Teologia-STBNB, Mestrado em Missiologia-CPGAJ-SP doutorando em Ministrios pelo Reformed Theological Seminary. Atualmente o Pr. Srgio professor e coordenador do depto de ps-graduao do Seminrio Presbiteriano do Norte-Recife.

Reviso
Nilza Regiane Sellaro Lyra

Arte Grfica
Daniel Tito de Lima Lyra

Capa
Filipe Frade Carvalho

ndice
Introduo Introduo.........................................................................................................................................................01 roduo Termo de Compromisso..................................................................................................................03 Compromisso Verdade 1 - A Bblia a Palavra de Deus........................................................04 Deus 1 Dia - A Bblia: Que livro este?......................................................................05 2 Dia - Verdades antigas...............................................................................................08 3 Dia - A Verdade de Deus transforma......................................................10 4 Dia - A Verdade no admite erros.............................................................12 5 Dia - A Verdade protege voc...............................................................................14 Verdade 2 - Deus um ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso. amoroso.............................16 ......................... 1 Dia - Quem Deus?..............................................................................................................17 2 Dia - Deus nico e Trino.................................................................................19 3 Dia - Deus amoroso e pessoal.........................................................................21 4 Dia - Jesus Deus entre ns.................................................................................24 5 Dia - Deus quer voc perto dEle....................................................................27 Verdade 3 - A vida eterna est em Jesus Cristo........................................29 Cristo 1 Dia - A Chegada da Morte........................................................................................30 2 Dia - A Epidemia Mortal.........................................................................................32 3 Dia - Nenhum ser humano satisfez Justia..........................36 4 Dia - Jesus satisfez Justia de Deus...................................................40 5 Dia - No h outras alternativas!..............................................................43

Verdade 4 - As Condies para ter Vida em Jesus Cristo........46 Cristo 1 Dia - A condio de confessar.........................................................................47 2 Dia - Confessar amor e submisso a Deus....................................50 3 Dia - Confessar conscincia e entrega plena............................53 4 Dia - A condio de crer.......................................................................................56 5 Dia - A deciso de Confessar e Crer........................................................58 Verdade 5 - A sua Nova Vida em Jesus Cristo Cristo..............................................61 sto 1 Dia - As mudanas por ser filho(a) de Deus.............................62 2 Dia - Tentao e rejeio ao pecado....................................................64 3 Dia - Voc o templo vivo de Deus..........................................................68 4 Dia - Igreja: novos irmos e irms.............................................................73 5 Dia - Pequenos Grupos, preciso participar...............................76 Anotaes.............................................................................................................................................................81 Anotaes

Introduo
O Encontro com a verdade Imagine comigo. Voc anda meio angustiado para descobrir como resolver um determinado problema. De repente, algum lhe mostra uma verdade que uma vez aplicada o problema seria resolvido. Voc ficaria alegre ou triste? Pode parecer uma pergunta boba, mas toda vez que descobrimos uma verdade e aprendemos como aplic-la adequadamente, isto ser prazeroso. O que desejamos durante esses prximos dias com a ajuda deste material oferecer para voc a oportunidade de conhecer verdades da f crist. De uma forma prtica e clara, o que realmente queremos abrir portas para que voc chegue bem perto de Deus. Para tanto, produzimos este livreto que vai servir como um mapa para lhe orientar na busca da verdade. Como usar este material Assim como o processo que resolve um problema de matemtica exige a nossa ateno, cada lio necessitar de alguns cuidados. Por isso, ns construmos uma trilha para que voc mesmo descubra as verdades que Deus deseja serem conhecidas por todos. Voc ir descobrir verdades que mudam vidas. Para chegar at o fim da nossa trilha, siga as setas e no pegue atalhos, pois alterar a ordem da seqncia das etapas pode produzir erros. Durante os nossos encontros, no deixe de seguir a orientao que lhe ajudar nesta fase de descobertas. Eis aqui algumas orientaes que voc dever seguir: o A cada semana h uma verdade a ser aprendida.

o o o

Cada verdade tem cinco lies abordando aspectos diferenciados e complementares. Voc dever ler uma lio por dia. No faa esse curso sozinho! Recomendamos que voc seja acompanhado por algum que j passou por esse curso e possa orient-lo. Quem lhe deu este livreto pode ser uma boa opo. Marque pelo menos um encontro por semana com a pessoa que vai lhe acompanhar. No necessrio que vocs faam as lies juntos, muito pelo contrrio, voc deve faz-las sozinho e depois conversar sobre elas. Caso surja alguma dvida que o seu ajudante no consiga responder, pea para que ele procure algum mais experiente. Em alguns lugares voc ir encontrar referncias bblicas sem a citao do texto. Por exemplo: |Joo 5.24|. Esta referncia significa o livro de Joo, captulo 5 (nmero grande na Bblia) e versculo 24 (nmero pequeno). Para saber as abreviaes bblicas e a localizao dos livros, verifique o ndice no comeo da Bblia. Recomendamos que voc utilize a Bblia com a traduo Linguagem de Hoje. Anote todas as suas observaes e dvidas neste seu livro. Faa dele algo personalizado, risque, grife, escreva sem medo. No final h paginas reservadas para anotaes.

Deus lhe abenoe nessa jornada. Lembre-se:

Toda jornada de 1000 milhas comea com um primeiro passo

Termo de Compromisso
Ns elaboramos esse termo para que voc possa registrar quando comeou a sua jornada e com quem a fez. Assim, no futuro, voc poder recordar quais foram os seus primeiros passos.

O seu nome

O nome do seu companheiro

Data de Incio

Comprometemo-nos a seguir as orientaes de procurar com afinco descobrir as verdades da f crist. Que Deus nos ajude a cumprir este compromisso, sabendo que para todos os momentos que forem difceis de cumprir com o compromisso Jesus est nos dizendo:
E lembrem disto: eu estou com vocs todos os dias, at o fim dos tempos. |Mateus 28.20|

Verdade

A Bblia a Palavra de Deus

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

Primeiro Dia A Bblia: Que livro este?


A palavra Bblia significa biblioteca e utilizada para se referir a 66 livros. Este conjunto de livros est dividido em duas grandes partes: o Antigo Testamento, com 39 livros escritos antes de Cristo e o Novo Testamento, com 27 livros escritos depois de Cristo. A mensagem central do Antigo Testamento JESUS VIR e a mensagem do Novo Testamento JESUS VEIO. A Bblia contm livros muito antigos, porm isto no a torna uma simples coleo de antiguidade como qualquer outra. Atualmente, mais 2,5 bilhes de pessoas, j leram parte do seu contedo e 95% das lnguas do nosso planeta possuem a Bblia ou parte dela traduzida. Que livro este? Por que tanta divulgao e interesse? Qual a sua real origem? Podemos confiar nele? Descobrir razes slidas para acreditar na Bblia como a Palavra escrita de Deus para os seres humanos, o que voc vai fazer agora. Leia e responda: Suponha que juntssemos vrios livros escritos por diversos autores sobre cincia nos ltimos duzentos anos, desejando produzir um nico livro. Qual resultado voc acha que obteramos? Marque a alternativa abaixo que julga correta: o Haveria muita concordncia entre os autores.

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

o o o

Seria apenas um relato histrico, pois os autores entrariam em muitos conflitos e contradies. A verdade dita por um autor no seria contestada por outro, pois verdade no se modifica ao longo do tempo. Os livros mais antigos seriam considerados corretos, alegando-se apenas que estavam em um estgio imperfeito.

No foi difcil descobrir que se tal livro cientfico existisse, seria uma verdadeira salada de incoerncias. Pois bem, voc sabia que os 66 livros da Bblia foram produzidos em condies mais crticas do que a suposio que fizemos? A Bblia foi escrita durante um perodo de aproximadamente 1600 anos, com cerca de 40 autores 1600 anos, 40 escrevendo em locais, pocas e autores, 66 livros e culturas diferentes. Unicamente pelo 95% de coerncia! fato de Deus e suas aes serem os assuntos centrais, a Bblia registra 95% de plena coerncia textual. Os 5% restantes decorrem de vises diferenciadas do mesmo fato sem que seja corrompida a veracidade dos textos correlatos. Apesar das distncias geogrficas, culturais e de tempo entre os autores, a juno dos livros da Bblia no apresenta as contradies esperadas. Ela se mostra harmonizada, coerente e seus temas mantm a unidade. Para que isto ocorresse era preciso existir um nico editor, controlando todo o processo. Logo, descobrimos que o Deus Eterno estava por trs de tudo e por esta razo que a Bblia difere de qualquer coleo de livros antigos. A Bblia foi escrita por homens que foram guiados pelo Esprito de Deus. Ao mesmo tempo eles foram divinamente impedidos de cometer erros ao escrever, da podermos dizer

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

que a Bblia a Palavra de Deus. esta a verdade que encontramos ao ler suas pginas:
Pois nenhuma mensagem proftica veio da vontade humano, mas as pessoas eram guiadas pelo Esprito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus |II Pedro 1.21| Todos os teus mandamentos merecem confiana. |Salmos 119.86| Deus eterno, a tua palavra dura para sempre; ela firme como o cu. Todas as coisas permanecem at hoje conforme as tuas ordens porque tudo te obedece. |Salmos 119.89,91|

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

Segundo Dia Verdades antigas


Sendo a Bblia a Palavra de Deus, obrigatoriamente seu contedo tem que ser verdadeiro. Sem sombra de dvida, ela no um livro cientfico, todavia, nela encontramos verdades que a cincia s veio a descobrir sculos mais tarde ao anncio bblico. Fato Verdadeiro I No sculo XVIII a medicina acreditava que a sangria (prtica de tirar sangue) era benfica para curar doenas, pois os cientistas da poca afirmavam que a doena estava no sangue. Assim, pensou-se durante muitos anos e os mdicos tiravam o sangue do paciente, esperando a sua melhora. A histria conta o relato da morte do primeiro presidente norte-americano, George Washington. Ele contraiu um fortssimo resfriado e os mdicos foram chamados para mediclo. Crendo estarem fazendo o procedimento certo tiraram sangue do presidente. Isto se repetiu por trs vezes. Hoje, sabe-se que a causa verdadeira da morte foi a retirada do sangue, afinal, nele esto contidos componentes que combateriam o vrus da gripe, e quanto mais se tirava menos defesa ele tinha. Diz-se que na cabeceira da cama onde o presidente estava, havia uma Bblia. Agora, leia o que Deus disse a Moiss, h mais de 3.200 anos antes: ...pois a vida de todo ser vivente est no seu sangue. |Levtico 17.11|

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

Fato Verdadeiro II Todos aprendem na escola uma lei que diz: Na natureza nada se cria, tudo se transforma. que tida como sendo uma descoberta de Lavoisier. Todavia, a Bblia atravs do livro de Salomo, mostra que esta descoberta no da autoria de Lavoisier. Mais de 800 anos antes de Cristo, Salomo, inspirado por Deus, escreveu no livro de |Eclesiastes 3.14|, a seguinte afirmao:
Eu sei que tudo que Deus faz dura para sempre: no podemos acrescentar nem tirar nada.

Para sermos honestos, a lei no de Lavoisier, mas de Salomo, um homem-servo usado por Deus na produo da Sua Palavra escrita. Esses so apenas alguns dos inmeros fatos, que atestam ser a Bblia um livro escrito por ordem de Deus. Ele mesmo quem assume a sua autoria, e por ter origem divina, ela o nico livro, cujo contedo inteiramente verdadeiro, capaz de mudar vidas verdadeiramente. Isto tem acontecido em todo o mundo, em todos os tempos e com todos tipos de pessoas.
Que sejam teus por intermdio da verdade, a Tua Palavra, Deus, a verdade. |Orao de Jesus registrada em Joo 17.17| Deus Eterno, a tua Palavra dura para sempre. Ela firme como os cus. |Salmos 119.89| A Tua Palavra uma lmpada para o meu caminho e luz para me guiar |Salmos 119.105|

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

Terceiro Dia A verdade de Deus transforma


Isto aconteceu! O seu nome Mariano (o verdadeiro nome foi omitido). Ele era um jovem de quase vinte anos e j praticava roubos de carros na cidade de So Paulo. Certo dia ele foi denunciado por um dos colegas de roubo e em seguida preso. Por algumas razes legais ele conseguiu ser solto. De volta s ruas, procurou o colega e descarregou nele cinco tiros do seu revolver. O colega no morreu, mas Mariano foi preso novamente, julgado e condenado por tentativa de assassinato. Depois de alguns anos na cadeia, um prisioneiro no cristo que estava de sada, por ter cumprido sua pena, deu a Mariano um Novo Testamento e lhe disse: Se voc tem alguma chance, ela est neste livro. Porm rejeitou o livro de imediato. Meses depois, observou que havia na cadeia a ala dos crentes e que l existia mais liberdade. Resolveu, ento, virar crente, mas para isto precisaria ler o tal Novo Testamento. Ao dedicar-se leitura, a Palavra de Deus tocou no seu corao, ele no conseguia mais parar de ler. Mariano havia sido transformado pela verdade da Bblia e realmente tornou-se um cristo. Os anos se passaram, ele saiu da cadeia por bom comportamento e hoje Mariano pastor presbiteriano no estado de Mato Grosso, pregando a Palavra de Deus que transformou radicalmente a sua vida. A histria do pastor Mariano no a nica. Toda vez que a Palavra de Deus chega ao corao do ser humano ir provocar um grande impacto e tambm mudanas. No importa se o leitor venha a crer ou no. Isto acontece porque ningum pode

10

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

ficar indiferente diante da verdade divina. Ou se aceita, ou se rejeita. A indiferena um tipo de rejeio.
Assim tambm a ordem que eu dou no volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo que eu mando. |Isaas 55:11|

O contedo das Escrituras Sagradas, para voc que est se aproximando das verdades de Deus, uma mensagem para sua realidade de vida. Esta uma das grandes preciosidades, o prprio Deus fala ao seu corao atravs da Bblia. Ele deseja que voc conhea tudo que foi divinamente planejado para o bem do ser humano. Para isto preciso que voc conhea a revelao que Deus deixou para ns. muito importante que voc leia a Bblia. Ilustrao Todo equipamento eletrnico possui um manual no qual esto especificadas todas as caractersticas do mesmo e como oper-lo corretamente. Se obedecermos s instrues do manual teremos um funcionamento perfeito do equipamento, pois quem escreveu o manual foi o fabricante do aparelho. Somos criaturas de Deus e como seres humanos funcionamos basicamente da mesma forma. O nosso fabricante (Deus) escreveu um manual (Bblia) que diz o que precisamos fazer para funcionarmos bem. A Palavra diz o que bom ou no para voc, vamos conhec-la mais?
Pois toda a Escritura Sagrada inspirada por Deus e til para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. |II Timteo 3:16|

11

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

Quarto Dia A verdade no admite erros


Vamos fazer agora um exerccio utilizando o texto da Segunda carta de Pedro captulo 1, versculos 20 e 21. Voc ir ler o texto indicado e nele ir encontrar a resposta para as perguntas. 1. Quem pode, por si s, explicar as verdades das Escrituras? |II Pedro 1:20| o Qualquer pessoa o Apenas os cristos o Apenas os pastores o Ningum 2. De onde veio a ordem para que a mensagem da Bblia fosse escrita? |II Pedro 1:21| o Da vontade humana o Dos lderes religiosos o Do prprio Deus o Nenhuma das respostas 3. Quem escreveu e quem guiava os escritores? |II Pedro 1:21 - final do verso| o O intuito do homem o O Esprito Santo o A capacidade dos escritores o Nenhuma das respostas No foi difcil verificar que a Bblia um livro que foi produzido por ordem do prprio Deus. verdade que foram

12

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

homens que a escreveram, porm, a ao divina no permitiu erros. Isto faz da Bblia um livro nico em toda a histria da humanidade. Alm de coerncia e harmonia dos escritos e do fato de Deus ter guiado os escritores e impedido as falhas humanas, h tambm uma realidade a mais. No se trata de um livro cujo autor no pode mais se comunicar com seus leitores. Pelo contrrio, Deus continua falando pela Bblia ainda hoje, afinal foi o Esprito Santo o principal autor. A Bblia no um livro de curiosidades antigas, ela atual, relevante e til para sua vida. Voc certamente j ficou na frente de um espelho. Quando estamos ali, no h como falsificar a nossa aparncia, pois o que vemos corresponde exatamente ao que estamos refletindo. Se por um lado a Bblia no contm erros nem mentiras nos seus relatos, por outro, a sua mensagem funciona em voc como uma espcie de espelho da sua vida, um autntico detector de erros, defeitos, mentiras ou de boas aes e virtudes. O texto de |Hebreus 4.12| diz o seguinte:
Pois a mensagem de Deus viva e poderosa e corta mais que qualquer espada afiada de dois lados. Ela vai at o lugar mais ntimo de cada pessoa e julga os desejos e pensamentos dos coraes humanos.

Assim, quando voc comear a ler a Bblia, voc ir estar frente a frente com a verdade de Deus. Ela lhe mostrar a verdade a respeito dEle e a respeito de voc mesmo, sem rodeios ou falsidades. Lembre-se sempre, a verdade no admite erros, ela o caminho do que bom, do que certo. A verdade a nica alternativa sadia para a vida. Foi por isto que Jesus afirmou:
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; somente por meio de mim possvel chegar ao Pai. |Joo 14.6|

13

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus

Quinto Dia A verdade protege voc


Quem teria medo da verdade? Certamente voc j presenciou o fato de uma criana que ficou assustada com um adulto fantasiado de monstro. Esta situao mostra que quando a impresso no corresponde verdade, uma mentira pode produzir medo e insegurana, ou mesmo falsa segurana. O nosso tempo presente tem uma forte tendncia a valorizar as pessoas pela aparncia, ou pela impresso que elas produzem. Quantas vezes estvamos voltando para casa e ficamos com medo de algum simplesmente por causa de sua aparncia? Contudo, este tipo de comportamento no sobrevive convivncia, uma vez que no podemos esconder o que realmente somos por muito tempo. Ser verdadeiro no que fazemos e falamos, significa mostrar o que somos por dentro. Agora imagine esta situao. O tipo de sua alimentao est produzindo um mal perigoso para a sua sade. Voc no sabe disto e o desconhecimento da verdade est levando voc a ser o prprio causador da doena que est por vir. Fazendo um paralelo com a sua vida espiritual, as verdades bblicas so as perfeitas orientaes de Deus que nos protegem de agir de forma errada. Note bem, quando a Bblia diz: No faa isto ou Faa isto, o propsito beneficiar voc, orientando a como viver de acordo com o ideal de Deus (lembra do manual do fabricante que falamos no terceiro dia?). Ora, sendo as Sagradas Escrituras a verdade de Deus, podemos, facilmente, concordar com o que afirmou Tiago, o irmo de Jesus:

14

Verdade 1 A Bblia a Palavra de Deus Tudo de bom que recebemos e tudo o que perfeito vem do cu. Tudo isto vem de Deus, o criador das luzes do cu. Ele no muda, e no h nele nem sombra de mudana. |Tiago 1.17|

Sobre a Bblia como verdade divina, aprendemos: Por que podemos confiar na Bblia? Porque ela a Palavra de Deus para ns. a expresso da verdade, no possuindo falhas, mostra o que realmente somos e revela o ideal de Deus para ns.

Por que devemos ler a Bblia? nela que Deus colocou a verdade que orienta a nossa vida. na Bblia que Deus falou acerca de si mesmo. unicamente atravs da Bblia que saberemos o caminho que nos conduz vida eterna com Deus. H outros livros ou meios atravs dos quais Deus mostrou a verdade? No. A verdade de Deus pode at estar contida em outros escritos. Todavia, apenas a Bblia que traz consigo a autoridade divina, sendo ela a nica fonte onde Deus colocou sua autoria e declarou ser sua Palavra para todos.

15

Verdade

Deus um ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

16

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Primeiro Dia Quem Deus?


Coloque sua mente para funcionar. Feche os seus olhos por alguns segundos e procure visualizar o local mais bonito que voc j viu. Faa isto agora. No importa o que voc viu, mas posso afirmar que nas imagens que sua mente escolheu, Deus estava presente. Estou falando da criao. A natureza e todo o universo criado mostram que h um Deus criador. A Bblia diz: O cu anuncia a glria de Deus e nos mostra aquilo que as suas mos fizeram |Salmos 19.1| Esta uma verdade na qual quase todo mundo acredita. No crer na existncia de Deus algo at difcil de acreditar. Contudo, reconhecer que h um Deus criador muito pouco. Como Ele ? Qual o seu poder? possvel falar com Ele? As respostas para estas perguntas, a natureza no pode dar. Mais uma vez temos que procurar saber o que a Bblia diz, pois ela a revelao de Deus para os seres humanos. Em Gnesis, o primeiro livro da Bblia, encontramos a descrio de todo processo da criao afirmando que No comeo Deus criou os cus e a terra. |Gnesis 1.1| Os versculos seguintes mostram um pouco mais acerca de Deus, veja alguns textos da criao no livro de Gnesis:
Ento Disse Deus: Que haja luz! E a luz comeou a existir. |1.3|

17

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso A Deus disse: Que haja no meio da gua uma diviso para separa em duas partes! (...) Que a gua que est debaixo do cu se ajunte em um s lugar a fim de que aparea a terra seca |1.6 e 9| Em seguida Ele disse: A terra produza todo tipo de vegetais... |1.12| Ento Deus disse: Que haja luzes no cu para separarem o dia da noite e para marcarem as estaes! |1.14| Depois disse Deus: Que as guas fiquem cheios de todo tipo de seres vivos, e na terra haja aves que voem no ar. |1.20| Ento Deus disse: Que a terra produza todo tipo de animais... |1.24| A Ele disse: Agora vamos fazer os seres humanos, que sero como ns, que se parecero conosco. Eles tero poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domsticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo cho. |1.26|

Destes textos podemos descobrir que Deus o ser Criador, inteligente e todo poderoso, sem limites a ponto de poder fazer existir do nada coisas que antes no existiam. Deus foi quem criou tudo o que vemos e temos no universo. Que Deus poderoso e criativo! Porm essa s uma das caractersticas do maravilhoso Deus. Na prxima lio voc descobrir mais ainda acerca desse ser Todo-poderoso.

18

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Segundo Dia Deus nico e Trino


Ao lermos o texto de |Gnesis 1.26|, encontraremos o prprio Deus dizendo: Agora vamos fazer os seres humanos que sero como ns, que se parecero conosco. Voc notou que Ele estava conversando com outra pessoa? Com quem seria? Leia Gneses 1.1, compare com o texto do evangelho de Joo 1.114 e marque uma das questes a seguir: o Deus falava consigo mesmo. o Ele falava com outros deuses. o Ele falava com as duas outras pessoas da Trindade, o Deus Filho e o Deus Esprito Santo. Se a sua resposta foi que era uma conversa com Ele mesmo (opo 1) ou com as pessoas da Trindade, ento voc acertou (opo 3). Estamos diante de uma verdade acerca de Deus que a nossa mente finita e pequena no pode compreender. A Bblia revela que h um s Deus que tudo pode (onipotente), tudo sabe (onisciente) e est presente em todos os lugares ao mesmo tempo (onipresente). Leia os textos bblicos a seguir e descubra estas verdades:
O Deus Eterno cura os que esto desanimados e trata os seus ferimentos. Foi ele quem resolveu quantas estrelas devem existir e chama cada uma pelo nome. Deus, o Senhor nosso, grande e poderoso; e a sua sabedoria no pode ser medida. |Salmos 147.3-5|

Onipotente

19

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso Deus Eterno, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu fao; de longe conheces todos os meus pensamentos. |Salmos 139.1-2| Aonde posso ir a fim de escapar do teu Esprito? Para onde posso fugir da tua presena? Se subo aos cus, tu l est; Se eu descer ao mundo dos mortos, l ests tambm. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali atua mo me guia, ainda ali tu me ajudas. |Salmos 139.7-10|

Onisciente

Onipresente

A Bblia revela que este mesmo Deus se apresenta em trs pessoas, o Deus Pai, criador e Senhor de todo o universo; o Deus Filho, Jesus Cristo atravs do qual Nunca iremos o universo foi criado e unicamente por entender, esta meio dEle que se pode chegar ao Deus verdade bblica Pai; o Deus Esprito Santo que glorifica o Deus Filho e o Deus Pai e age na vida s pode ser dos seres humanos. Como entender que aceita pela f. h um s Deus e trs pessoas distintas? Resposta: Nunca iremos entender! Esta verdade bblica s pode ser aceita pela f. O versculo a seguir prova a veracidade, to forte, deste ensino, pois os seres espirituais sabem muito bem que Deus existe e um s.
Voc cr que h somente um Deus? timo! Os demnios tambm crem e tremem de medo. |Tiago 2.19|

20

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Terceiro Dia Deus um ser amoroso e pessoal


Muitas so as idias que hoje se tm acerca de Deus. H quem diga que Deus uma energia csmica que rege o universo, outros afirmam que ele a prpria natureza, a quem chamam de me-terra. H, ainda, pessoas que acreditam em um ser criador, mas distante que no intervm em nada, ele apenas estabeleceu leis que no podem ser desconsideradas. Isto sem falar naquelas pessoas que ridicularizam de Deus. Lembro-me de um amigo, quando eu trabalhava na rea de computao, o qual dizia que Deus era um aluno de ps-graduao de outra galxia e que ns ramos a sua tese. Segundo ele, pelos resultados, Deus seria reprovado. Contrrio a tudo isto, a Bblia nos revela a verdade acerca de Deus. Ela nos mostra que Ele apesar de ser infinito e poderoso, tambm pessoal, age como pessoa, pensa, sente, ama, deseja, planeja etc. Sabemos disto porque fomos criados sua imagem e semelhana. Para melhor compreendermos esta verdade, vamos voltar ao evento da criao. J descobrimos que Deus se relaciona consigo mesmo, atravs das trs pessoas da Trindade. H, porm, algo a mais a saber. Por havermos sido criados seres parecidos com Deus |Gnesis 1.26|, fomos feitos pessoas que se comunicam de forma inteligente. E mais, os nossos primeiros pais, Ado e Eva, ouviam a voz de Deus e conversavam com Ele. |Gnesis 1.27-28 e 3.8|. Na verdade, fomos criados prioritariamente para relacionamentos e no para construir ou possuir coisas. Vale a pena perguntar: Quanto tempo voc tem dedicado a um e outro?

21

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Pare e Pense Vamos fazer um exerccio mental. Imagine agora que voc pode possuir absolutamente tudo o quiser neste mundo. Todos os bens so seus, todas as mquinas obedecem ao seu comando de voz. Poderoso e rico, sobre voc imposta apenas uma condio: voc ser o nico ser humano vivo no universo. Agora responda: De que vale todo o seu poder e bens? Voc trocaria tudo isto para ser pobre, morador de uma favela e estar acompanhado por algum para desfrutar da sua pobreza? Este exemplo mostra que nossos relacionamentos so o que temos de importante na vida. Isto reflete uma verdade bblica. Deus um ser pessoal que se relaciona, Ele valoriza muito os relacionamentos e criou os seres humanos para um relacionamento duplo: Relacionamento vertical com o prprio Deus. Sendo Ele amoroso, santo e puro, criou os seres humanos em um estado de perfeio ( sua imagem, lembra?), situao que permitia produzir relacionamentos sadios com Ele. Porm, os relacionamentos sadios deveriam tambm ser horizontais, interaes agradveis entre todos ns. A Bblia nos revela que algo muito srio aconteceu conosco, pois no vemos, hoje, tais relacionamentos acontecerem. A causa disto foi um grave erro humano, provocado pelo desejo de ser e viver independente de Deus. Apesar da besteira que o homem fez, Deus no mudou o Seu prprio carter, nem o propsito da Sua criao. A Bblia bem clara ao evidenciar que Ele continua um ser amoroso e pessoal, interessado em todos os seres humanos, e isto inclui voc. No por acaso que a Bblia afirma que Deus amor |I

Deus

Homem

Homem

22

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Joo 4.8|, e Jesus quando resumiu todos os mandamentos disse o seguinte:


Ame ao Senhor, seu Deus, com todo o seu corao, com toda a sua alma e com toda a sua mente. Este o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante parecido com o primeiro: Ame aos outros como voc ama a voc mesmo. |Mateus 22.37-39|

Saiba disto, Deus um ser que se relaciona e ama relacionamentos santos e saudveis. Ele deseja que todos conheam e vivam a verdade.
Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. Porque existe um s Deus e uma s pessoa que une Deus com as pessoas Cristo Jesus, o ser humano que se deu a si mesmo para salvar a todos. Isto foi prova, dada no tempo certo, de que Deus quer salvar a todos. |I Timteo 2.4-6|

23

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Quarto Dia Jesus Deus entre ns


Responda as perguntas a seguir, aps ler o texto bblico indicado no final da frase. 1. No comeo de tudo quem j existia? |Joo 1.1| __________________________________________________ 2. Quem era a Palavra? |Joo 1.1| __________________________________________________ 3. O que a palavra fez? |Joo 1.3| __________________________________________________ 4. Qual a resposta correta acerca da Palavra? |Joo 1.14| o Ela se tornou uma imagem humana o Ela se tornou um ser humano o Ela se tornou um dolo humano No foi difcil concluir que Jesus Deus e que Ele se fez homem. Esta uma verdade bblica que faz uma diferena radical. O prprio Deus decidiu assumir a forma humana para nos revelar o seu plano e mostrar o seu grande amor para conosco. Em Jesus, Deus veio ao nosso encontro, Ele veio at ns. Uma ilustrao Vamos supor que voc recebeu a tarefa de ensinar algo muito importante e vital para um formigueiro. Supondo que voc possui poder para fazer o que quisesse, no seria razovel transformar-se em uma formiga para, no nvel delas, ensin-las o que voc deveria comunicar?

24

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Esta ilustrao apenas um recurso humano limitado para entendermos uma pequena parte do que Deus fez atravs do Seu Filho Jesus Cristo. Ao assumir a forma humana, Jesus nos revelou verdades que nunca poderamos descobrir atravs de ns mesmos. Conhea algumas dessas verdades: Deus mandou Jesus porque ama as pessoas e deseja dar a elas a vida eterna Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu se nico Filho, para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha vida eterna. |Joo 3.16| As pessoas rejeitam a Cristo porque amam mais as coisas erradas O julgamento este: a luz veio para o mundo, mas as pessoas preferiram a escurido porque fazem o que mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela; para que ningum veja as coisas ms que fazem. |Joo 3.19-20| Deus providenciou atravs de Jesus o nico meio para se chegar at Ele Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida; somente por meio de mim possvel chegar ao Pai. |Joo 14.6| As pessoas perdem a vida eterna por no crerem em Jesus Por isso quem cr no Filho tem a vida eterna; porm quem desobedece ao Filho, nunca ter a vida eterna, mas sofrer para sempre o castigo de Deus. |Joo 3.36| A vida eterna resultado da f em Jesus e no das nossas aes Eu afirmo que quem ouve as minhas palavras e cr naquele que me enviou tem a vida eterna e no ser julgado, mas passou da morte para a vida. |Joo 5.24|

3 4 5

25

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Jesus Cristo o prprio Deus que se fez gente como ns. Ele exatamente igual a Deus. Conhecer e crer em Jesus conhecer e crer na verdade divina que afirma que todo aquele que cr em Cristo como Deus e Salvador tem a vida eterna. Jesus orou ao Deus Pai com estas palavras:
E a vida eterna esta: que todos conheam a Ti, que s o nico Deus verdadeiro; e conheam tambm Jesus Cristo, que enviastes ao mundo. |Joo 17.3|

26

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

Quinto Dia Deus quer voc perto dEle


Isto Aconteceu! Estvamos dirigindo um acampamento de jovens em uma escola agrcola no interior do estado de Mato Grosso. A proposta do acampamento era apenas para jovens da igreja. Num dos dias do acampamento pela manh apareceu um jovem andarilho com uma grande mochila nas costas, dizendo que iria ficar conosco. De incio, rejeitei completamente a idia de acolh-lo, pois estava fora da proposta. Porm, um jovem lder da igreja chamado Marcus, mais sbio do que eu, questionou-me perguntando se o fato dele desejar estar ali conosco no seria uma ao de Deus. Decidimos deix-lo ficar sob os cuidados do Marcus. No mesmo dia, aps a pregao do culto noite, aquele jovem foi frente de todos no salo e, em lgrimas, dizia em voz alta; Deus est me chamando. Deus est me chamando. O verdadeiro nome desse rapaz Hlio e atualmente pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Sim, Deus tem interesse na vida de cada um de ns. A Bblia mostra que h um convite que Jesus fez, e manda fazer, a todas as pessoas: Vinde a mim, todos vocs qus esto cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei

27

Verdade 2 Deus ser poderoso, infinito, pessoal e amoroso

descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo, porque sou bondoso e tenho um corao humilde; e vocs encontraro descanso. |Mateus 11.28-29| Este no nico exemplo, que comprova o amor de Deus. As pginas da Bblia esto repletas dessas evidncias. Vejas algumas delas: [1] Jesus se preocupou enfaticamente com os pobres e doentes |Mateus 11.4-5 e 14-17| [2] Preocupou-se e tambm teve pena das pessoas com fome |Mateus 15.32| [3] Jesus deseja uma vida abundante, prazerosa para aqueles que dEle se aproximam |Joo 10.10-11| [4] Deus no permite que a chuva e o sol atuem apenas sobre os bons, sua misericrdia atinge at os maus |Mateus 5.45| [5] Deus cuida das plantas e dos animais, contudo, valoriza muito mais as pessoas e o relacionamento delas com Ele. |Mateus 6.26-34| Tudo isto, e muito mais, confirma que voc no foi criado para viver longe de Deus, e de fato, ningum foi. Pense nisto: Jesus o prprio Deus que veio a este mundo para que todo aquele que nEle crer possa voltar famlia de Deus. vivendo prximo a Deus que voc poder experimentar todas as bnos e privilgios de ser filho dEle. Continue sua busca pelas verdades da f crist. A prxima verdade lhe mostrar o maravilhoso plano que Deus preparou para que voc pudesse viver perto dEle.

28

Verdade

A vida eterna est em Jesus Cristo

29

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Primeiro Dia A chegada da morte


Remdios, exames, hospitais, aparelhos sofisticados, equipamentos de segurana e proteo visam preservar e proteger a vida. Nenhuma pessoa normal desejaria a morte para si. Contudo, a realidade da morte dura e inadivel para todos. Sem ouvir nossos apelos ou cuidados, chegar o dia no qual iremos morrer. A morte uma verdade futura que pode ser anunciada, sem medo de errar, para qualquer pessoa. Algumas perguntas srias e complicadas surgem diante dessa situao: Por que temos de morrer? O que aconteceu? Quem , ou quem foi o culpado? Voc sabe como responder estas perguntas? Para encontrarmos as respostas preciso ir para a Bblia. Primeiro necessrio que voc saiba o que aconteceu antes que a morte chegasse aos seres humanos. O primeiro pecador Para falarmos sobre o pecador, preciso compreender primeiro o que pecado. Leia as afirmaes a seguir e marque a frase que melhor define pecado para voc.

o o o o

Pecado tudo aquilo que voc acha errado praticar Pecado qualquer inteno de prejudicar algum Pecado errar o alvo Pecado quando erramos conscientemente

Cada uma dessas frases possui um pouco do conceito sobre o pecado, porm, a definio que mais se aproxima da verdade

30

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

bblica a terceira: Pecado errar o alvo. No livro de Gnesis, Deus revelou que Ado poderia fazer tudo que quisesse com a criao. Ele era um tipo de vice-gerente. Todavia, uma coisa Deus no permitiu que Ado fizesse. Ele no deveria comer do fruto de uma determinada rvore |Gnesis 2.15-17|. No comer significava ser obediente a Deus, agindo submisso ao Criador. O que Ado e sua esposa fizeram, foi desobedecer a ordem divina. Ora, a ordem divina estava acompanhada de uma sria e drstica conseqncia:
Voc pode comer as frutas de qualquer rvore do jardim, menos da rvore que d o conhecimento do bem e do mal. No comam a fruta dessa rvore. Pois, no dia em que voc a comer, certamente morrer" |Gnesis 2.16-17|

A continuao do relato bblico nos revela uma triste verdade:


A mulher viu que a rvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. A apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele tambm comeu. |Gnesis 3.6|

Assim, o pecado entrou na raa humana e a partir de Ado, todos passaram a pecar, todos erraram o alvo, todos desobedeceram e todos se afastaram do plano glorioso de Deus |Romanos 3.23|. O pecado no foi algo que ficou apenas com Ado e Eva, todos, inegavelmente todos ns desobedecemos a Deus. Aqui est a resposta para a pergunta acerca da origem da morte: O pecado entrou no mundo pela desobedincia a Deus e como conseqncia disto, todos vamos morrer. Voc o responsvel pelo seu prprio pecado e morte.

31

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Segundo Dia A epidemia mortal


Ningum contesta que injusto pagar pelos erros que outros cometeram. Porm, algumas pessoas, vo mais longe e afirmam que igualmente injusto sofrermos as conseqncias de atos praticados pelos outros, ou sofrermos por decises tomadas por terceiros. preciso entender bem estas argumentaes para no pensarmos que um absurdo sofrermos ainda hoje as conseqncias do erro fatal cometido por Ado e Eva. Deus nos fez seres com certa liberdade de escolha e igual responsabilidade pelas decises. Por sermos assim, tudo que decidimos, sempre ter conseqncias, boas ou ruins. Tratando-se de conseqncias, no temos como controlar as suas extenses, pois o fato de tambm sermos seres relacionais, tudo que fazemos e decidimos afeta os que conosco convivem ou dependem de ns. Uma ilustrao para aprender melhor Vamos mais uma vez utilizar nossa imaginao. Suponha que uma moa, que ainda no teve filhos, trabalhe em uma indstria que manipula material radioativo. Logo no incio o seu chefe lhe advertiu seriamente dizendo: Jovem, se voc entrar sem proteo na sala com radioatividade, voc ficar irremediavelmente estril e nunca mais poder gerar filhos. A moa achou que era um exagero do chefe dizer aquelas palavras, e desconsiderando a ordem, certo dia entrou na sala sem as roupas de proteo. O resultado da sua

32

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

desobedincia foi sua esterilidade total. Agora pense e responda: quantas pessoas foram afetadas pela deciso que aquela moa tomou? o Nenhuma o Algumas o Todas quanto viriam como suas futuras descendentes Preste bem ateno nesta verdade: Por sermos seres responsveis, tomamos decises que podem afetar outras pessoas definitivamente. A ilustrao deixa bem claro a extenso desta nossa responsabilidade. Entendendo isto, podemos voltar ao primeiro casal da humanidade e saber que a deciso deles de desobedecer a Deus trouxe conseqncias danosas para toda a sua descendncia. Ado e Eva eram toda a raa humana que existia, eles pecaram e como conseqncia toda raa humana foi marcada pelo pecado. A partir deles a Bblia diz: O pecado entrou no mundo por meio de um s homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raa humana porque todos pecaram. |Romanos 5.12|. Como voc pode notar, o pecado tornou-se uma verdadeira epidemia mortal. Mas, o que realmente significa morrer? O que a morte? o Morte a destruio da vida? o Morte um castigo de Deus? o Morte separao? Mais uma vez qualquer resposta que voc tenha marcado conter um pouco do significado. Porm, falando em termos bblicos, o conceito mais adequado de morte o de separao. s vezes ouvimos pessoas dizerem o seguinte: No quero mais saber de fulano, ele morreu para mim. Tal afirmao contm o significado que queremos explicar. Morrer implica em perder a

33

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

convivncia e a oportunidade de desfrutar a vida junto a outras pessoas; significa a destruio dos relacionamentos, uma verdadeira separao que produz total destruio. O pecado produziu duas mortes ou seja, a separao em duas reas de nossa vida: espiritual e fsica. A primeira uma separao espiritual entre o homem e Deus. Como o nosso esprito est morto por causa do pecado, tambm no temos qualquer espcie de relacionamento com Deus, j que esse d-se de forma espiritual. A Bblia nos revela que...
So os pecados de vocs que os separam do seu Deus, so as suas maldades que fazem com que Ele se esconda de vocs e no atenda as suas oraes. |Isaas 59.2|

A sentena de morte espiritual foi aplicada imediatamente contra Ado e Eva, eles foram expulsos da presena de Deus, a fonte da vida. Leia o que diz o relato bblico: Deus expulsou o homem e no lado leste do jardim ps querubins e uma espada de fogo que dava volta em todas direes. Deus fez isto para que ningum chegasse perto da rvore da vida. |Gnesis 3.24|. Todo e qualquer pecado mortal, nos afasta da presena gloriosa de Deus e nos mata espiritualmente. Todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus. |Romanos 3.23|. A santidade, a pureza e o perfeito carter de Deus no Lhe permitem conviver com pessoas pecadoras, apesar de serem criaturas dEle. Pelo fato de pecarmos, ficamos afastados de Deus e separados de Sua presena. Nossa situao de pessoas espiritualmente mortas. Deus esprito e por isso s pode ser adorado em esprito, logo, quem no est espiritualmente vivo no pode adorar a Deus ou ter um relacionamento com Ele. A segunda rea a ser afetada e destruda pelo pecado a nossa vida fsica. Nesta rea o pecado decretou a morte. por

34

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

isso que todo ser humano nasce com a certeza de que um dia ir morrer. A morte fsica o salrio do pecado e a conseqncia de termos pais pecadores |Romanos 6.23|. Voc no paga com a morte o pecado praticado pelos seus pais, porm sofre as conseqncias de ser filho(a) deles. Assim como voc herdou caractersticas fsicas de seus antepassados, tambm herdou as caractersticas espirituais deles no que se refere ao pecado. Voc tambm um pecador(a). Sabemos agora que a morte o resultado direto do pecado, afinal pecar errar o alvo que Deus estabeleceu. Voc no reflete mais a perfeita imagem de Deus, nem age plenamente como um ser criado sem pecado. As pessoas mentem, enganam e so enganadas, planejam atitudes erradas, so interesseiras e egostas. Umas mais, outras menos, mas a verdade irrefutvel: todos ns somos pecadores mesmo! A verdade que voc acabou de conhecer sria e grave. Uma vez que todo pecador est espiritualmente morto e fisicamente condenado morte, uma situao desesperadora est instalada. Que respostas voc daria s seguintes perguntas: o Pode um morto desejar voltar vida? o Pode um morto mudar o seu estado de morte? o Pode o ser humano pecador restaurar a sua vida espiritual? obvio que todas as respostas sero negativas. Como pecadores afetados e condenados morte pelo pecado, nada podemos fazer, mas Deus pode. Os impossveis dos homens so possveis para Deus. No deixe de continuar a sua busca pela verdade.

35

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Terceiro Dia
Nenhum ser humano satisfez a Justia
muito bom nos encontrarmos, mais uma vez, em busca da verdade. Esta lio ir lhe conduzir verdade central de toda a Bblia. muito importante que voc esteja em um ambiente tranqilo e sossegado. O contedo que agora ir conhecer pode transformar a sua vida e abrir-lhe a porta para a vida eterna. Relembrando o aprendido No incio de tudo Deus criou seres perfeitos e santos. O homem e a mulher foram, originalmente, criados imagem e semelhana divinas. J descobrimos que houve uma opo pela vida independente de Deus: nossos primeiros pais pecaram erraram o alvo desobedecendo ordem divina. Por sermos seres responsveis e sociais, as nossas decises sempre produzem conseqncias. Assim, a desgraa decorrente da desobedincia produziu uma terrvel epidemia mortal, a morte passou a todos os seres humanos porque todos pecaram. Isto tem se repetido em toda a histria da humanidade, desde Ado at voc. As Boas Notcias de Deus A palavra Evangelho significa Boas Notcias e exatamente isto que a Bblia, a Palavra de Deus, tem para dar a voc. So boas notcias verdadeiras e no uma inveno de alguma religio. Trata-se da verdade do prprio Deus. Mas... que notcias so estas? Eu gostaria de ter esta informao estampada em todos os

36

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

outdoors das cidades e anunciada em todos os horrios da TV. Eis a grande e boa notcia:

H UMA SOLUO PARA O PROBLEMA DA MORTE.

Logo de incio, necessrio dizer que o amor de Deus foi e a nica soluo eficaz para a conseqncia do pecado. A Bblia afirma:
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu nico Filho, para que todo aquele que nele crer no morra, mas tenha a vida eterna. |Joo 3.16|

Lendo este texto preciso notar que o preo pago para a soluo dos danos causados pelo pecado foi muito alto. Deus teve que dar o seu prprio e nico Mas o Amor de Deus Filho. Voc daria seu nico filho no igual ao nosso, para morrer e solucionar um problema de outra pessoa? Creio Ele deu mesmo o seu que sua resposta seria um grande filho para morrer em NO. Mas o Amor de Deus no nosso lugar. igual ao nosso, Ele deu mesmo o seu filho para morrer em nosso lugar. Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por ns quando ns ainda vivamos no pecado. |Romanos 5.8|. Coloque nas frases seguintes toda a sua ateno, e pea que Deus lhe d entendimento. Faa a mesma orao do Salmo 119.18:
Abre meus olhos para que eu possa ver as verdades maravilhosas da tua lei.

37

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Voc j sabe que Jesus o Deus Filho e que Ele se tornou gente como ns e morreu em nosso lugar. Mas, porque Ele teve que fazer isto? No teria Deus outra alternativa? A questo, agora, diz respeito ao Deus Justo, que por hiptese alguma comete injustia ou deixa de cumprir as leis que Ele mesmo estabeleceu. Ns pecamos e o pecado produz a morte, esta a lei divina e j foi aplicada em todos ns. Deus podia fazer alguma coisa e Ele fez! Fez sem desrespeitar a sua justia. Acompanhe comigo a maravilhosa ao de Deus em favor dos pecadores. Nenhum ser humano cumpriu os requisitos da Justia divina Tudo o que o ser humano faz de errado uma ofensa justia divina. Assim, a quebra de qualquer um dos mandamentos de Deus produz um srio e grave dano. Quando uma injustia praticada, o Deus que tudo sabe, exige justia e isto significa a perfeita correo que deve conter dois elementos para sua completa realizao. Primeiro, a correo e restaurao de quem cometeu a falta deve ser completa. Segundo, o dano provocado precisa ser integralmente reparado. Ilustrao Digamos que voc roube dinheiro de algum, porque queria comprar algo no shopping. Para que houvesse justia, seria precisa sua completa restaurao, atravs de uma ao que o levasse a reconhecer o erro e a nunca mais comet-lo novamente. Alm disso seria preciso fazer a plena reparao do dano causado, ou seja, voc deveria restituir o dinheiro que roubou e restaurar todos os danos que o roubo possa ter causado. Preste bem ateno no que voc vai ler agora: Com relao ao pecado, ele j provocou, irremediavelmente, a nossa morte espiritual e o dano causado foi a destruio da vida, o que significa que a nossa dvida a prpria vida. Alm disso, a

38

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

aplicao total da sentena, que a destruio do nosso corpo atravs da morte fsica, no repara o dano, nem muito menos restaura a condio de pecador. Pelo contrrio, a morte condena o pecador a viver separado de Deus definitivamente. Assim, por sermos pecadores, somos tambm devedores de algo que por nossa prpria iniciativa e ao, jamais poder ser pago. Concluso: se depender de ns a justia ir, simples e corretamente, nos condenar morte eterna. Resumindo: pecamos e por isso estamos mortos e no temos como fazer nada por ns mesmos para mudarmos a situao. Dependemos inteiramente de Deus para uma salvao. Esta uma verdade que faz da f crist a nica em toda terra. A f crist a nica a declarar que a soluo para o problema do pecado no est no pecador, mas no prprio Deus. O pecador no pode mudar, por si s, o seu estado de morte. Ele est morto, est afastado de Deus e no tem como restaurar a vida que ele mesmo danificou. No tribunal de Deus todo ser humano ser justamente condenado morte. Porm como diz o nosso outdoor: Ainda h esperana!

39

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Quarto Dia Jesus satisfez a Justia de Deus


Voc est diante da maior descoberta de sua vida: CONHECER O SENHOR JESUS! Este um importante passo que lhe permitir no apenas saber as verdades da f crist, mas experiment-las dia-a-dia. Crer no que Jesus fez uma deciso que ningum poder fazer no seu lugar. Alm disto, para ter a justia de Cristo aplicada em sua vida necessrio que voc: o Confesse a Deus que pecador; o Declare que cr que Jesus mediante Sua morte e ressurreio tem poder para perdoar seus pecados; o Creia que a obra realizada por Jesus satisfaz a justia divina e lhe reconduz famlia de Deus. Vamos agora descobrir mais detalhes do que Jesus fez em seu lugar. Cristo satisfez a Justia em seu lugar Restaurao, perdo e nova vida so o resultado da justia satisfeita. A Bblia nos revela, em diversos textos, que Jesus assumiu o pecado em nosso lugar. Ele fez o que para ns era impossvel fazer. O apstolo Paulo explica esta verdade dizendo:
Deus fez o que a lei no pde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu prprio Filho, que veio na forma de nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Deus fez isto para que as ordens justas da lei pudessem ser

40

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo completamente cumpridas por ns, que vos, que vivemos de acordo com o Esprito de Deus. |Romanos 8.3-4|

Jesus Cristo no cometeu pecado algum, mas Ele tomou os nossos pecados sobre si, e como o salrio do pecado a morte, Ele foi crucificado como um pecador. Lembre-se: se a nica razo da nossa morte porque pecamos, ento, por esta mesma razo, Cristo no deveria ter morrido pois nunca pecou. Ento, por que Ele morreu? Por causa dos nossos pecados! Esta verdade foi divinamente anunciada h mais de 600 anos antes de Cristo pelo profeta Isaas:
Porm Ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Ns somos curados pelo castigo que Ele sofreu, somos sarados pelos sofrimentos que Ele recebeu. |Isaas 53.5|

Abenoada notcia! Jesus cumpriu a justia divina. H uma esperana para os pecadores, h uma boa notcia de salvao e restaurao, h um anncio de vida apesar da morte e do pecado. Jesus cumpriu a justia e isto significa que Ele tem poder para restaurar a vida. Foi Ele mesmo quem disse:
Eu sou a ressurreio e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra, viver; e quem vive e cr em mim nunca morrer eternamente. Voc acredita nisto? |Joo 11.25-26|

Quem disse algo semelhante a isto em qualquer religio? Todos do orientaes para voc fazer alguma coisa e escapar da morte eterna. Mas a mensagem do Evangelho diz: Jesus fez o que nunca poderamos fazer.

41

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

A morte e a ressurreio de Cristo satisfazem completamente justia de Deus. Somente Cristo pode satisfazer os dois requisitos da justia divina: o Plena correo (assegurando que o pecador agora buscar no mais cometer os mesmo erros) e o Total reparao (trazer vida ao pecador que havia sido morto por causa do seu pecado). Atravs de Jesus a vida foi restaurada e o pecador que cr restaurado famlia de Deus, a ponto de a Bblia dizer que "Quem est unido com Cristo uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e j chegou o que novo. |II Corntios 5.17|. Resumindo a verdade Creio que voc no teve dificuldade em perceber que a soluo para o problema do pecado no est em nenhum ser humano. Um morto A salvao um no pode decidir nada, no pode presente gratuito, desejar reviver ou qualquer outra no temos que coisa! A f crist anuncia que apenas pagar nada Deus, e s Deus, atravs do sacrifcio e ressurreio de Cristo, pode produzir a volta do ser humano sua condio de proximidade de Deus, sendo agora filho de Deus. A salvao um presente gratuito, no temos que pagar nada, e Deus, por seu amor, providenciou o perdo dos pecados atravs do sacrifcio de seu Filho, Jesus, o qual reconduz o pecador de volta vida. A morte fsica continua sendo a marca que evidencia que todos so pecadores, porm, para os que crem, no tem mais o poder de condenar eternamente. Por fim, a Bblia deixa claro que s h salvao em Jesus Cristo, ningum mais em todo universo criado tem esse poder, autoridade ou direito de se colocar entre o ser humano e Deus. Esta a verdade central de toda a Bblia.

42

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Quinto Dia No h outras alternativas!


Leia os textos e as respectivas perguntas a seguir e marque a alternativa que achar correta.
T E X T O

Como dizem as Sagradas Escrituras: No h ningum justo,


ningum que tenha juzo; no h quem adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. No h mais ningum mesmo. |Romanos 3.10-12|

[1] Quantas pessoas honestas existem no mundo e que andam no caminho de Deus? o Muitas pessoas o Quase nenhuma o Todas as que so religiosas o Nenhuma
T E X T O

Porque existe um s Deus e uma s pessoa que une Deus com as pessoas Cristo Jesus, o ser humano que se deu a si mesmo para salvar a todos. Isto foi a prova, dada no tempo certo. |I Timteo 2.5-6|

[2] Qual a evidncia que Deus ama as pessoas? o As boas obras que outros nos fazem o A existncia de muitas igrejas o Jesus Cristo que se fez homem e morreu pelos pecadores o Sofrer poucas aflies nesta vida

43

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo


T E X T O

A salvao s pode ser conseguida atravs de Jesus. por meio do nome dele e de ningum mais no mundo que podemos ser salvos |Atos 4.12|

[3] Quantas alternativas Deus estabeleceu para a salvao das pessoas? o Toda religio uma alternativa o O ser humano a sua prpria soluo o A soluo depende do que fazemos nesta vida o Crer em Jesus a nica alternativa Ao contrrio do ditado popular que afirma que toda religio leva a Deus, a Bblia no deixa dvida alguma quanto ao nico meio de se obter a graa do perdo dos pecados e a vida eterna. O caminho para Deus foi, e sempre ser unicamente a obra de Jesus Cristo, sua morte e ressurreio. A Bblia deixa claro que s h salvao em Jesus Cristo, o Deus que se fez homem. Ningum mais em toda histria da humanidade e das religies afirma ter feito isto. Nenhum lder religioso, seja ele quem for, demonstrou o poder e a autoridade que Jesus possua. Ele ressuscitou mortos |Lucas 7.1-17; Joo 11.3845|, curava todos, absolutamente todos, os doentes que lhe eram trazidos |Mateus 8.16-17|. Ele perdoou pecados, declarando ser o Filho de Deus e suas obras comprovavam isto |Lucas 5.17-26|. Ningum, a no ser Jesus Cristo, tem o direito de se colocar entre o ser humano e Deus. Esta a verdade que todos, todos ns declaramos quando assinamos um documento, um cheque, realizamos um exame ou qualquer outra coisa que precise de uma data. Dia, ms e ano so testemunhas milenares e inegveis da vida do

44

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

prprio Jesus, pois Ele dividiu a histria em duas, antes e depois dele. Quem mais fez isto? Quem mais tem transformado vidas consideradas lixo da sociedade em pessoas de bem? Jesus nico, inigualvel e insubstituvel. Voc sabe o porqu. Simples, Ele o Prprio Deus e no mais um deus. Judas, um dos irmos de Jesus, terminou sua carta s igrejas declarando esta verdade:
Ao nico Deus, o nosso salvador, sejam dados, por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, a glria, a grandeza, o poder e autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amm. |Judas 25|

45

Verdade 3 A vida eterna est em Jesus Cristo

Verdade

As Condies para ter Vida em Jesus Cristo

46

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Primeiro dia A Condio de Confessar


muito bom saber que voc chegou at aqui. As verdades que a Bblia tem lhe revelado so palavras de esperana, paz e vida eterna. Contudo, apenas o conhecimento das verdades da f crist no produz a restaurao da amizade com Deus! preciso vivenciar tais verdades, submetendo-se s condies que o prprio Deus estabeleceu. At agora lhe foram oferecidas muitas verdades preciosas e chegou a hora de saber o que fazer com elas. Talvez, esta seja a lio mais importante neste processo de descobertas. A partir deste ponto sero apresentadas as condies que foram divinamente estabelecidas, para que a graa de Jesus seja eficaz em voc. O que voc vai conhecer diz respeito ao que chamamos de Responsabilidade Individual de crer ou no crer. Lembre-se, voc sempre ser o responsvel por suas decises. Certa vez ouvi uma frase que expressa bem o nosso ponto de partida: O encontro do pecador com Deus um encontro de dois deuses, o primeiro falso e o segundo o Verdadeiro. Ao nos aproximamos de Deus preciso confessar que s Jesus Deus. Conhecer o nico e verdadeiro Deus e o Seu Filho Jesus a prpria vida eterna |Joo 17.3|. O Esprito Santo nos ajuda a entender esta verdade, atravs do texto de |Romanos 10.9|
Se voc declarar com os seus lbios: Jesus Senhor e no seu corao crer que Deus o ressuscitou, voc ser salvo.

47

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Essa declarao bblica nos coloca diante de duas condies que precisam ser bem compreendidas. A primeira condio CONFESSAR e a segunda a necessidade de CRER. Condio 1 Confessar a Jesus pessoalmente A obra da salvao foi feita inteiramente por Jesus, contudo h algo que exigido pessoalmente de voc: confessar. Trata-se do ato de declarar verbalmente algo que j verdade em nossa mente, algo que j decidimos interiormente. Um Exemplo para entender melhor Suponha que voc vai a um funcionrio do governo solicitar um documento, ou secretaria da escola falar com o diretor e ele se aproxima. Como normalmente voc se dirigiria a ele? A expresso que usamos sempre: O senhor.... Agora vamos voltar ao tempo dos engenhos coloniais de cana de acar. Supondo que voc vivesse naquela poca, como voc se dirigiria ao dono do engenho? certo que tambm voc o chamaria de senhor. Contudo, nas duas situaes h uma diferena enorme, pois enquanto o uso da palavra senhor para o funcionrio do governo ou diretor da escola seria apenas um tratamento educado e formal, no segundo caso significaria o todo poderoso senhor e dono do engenho. O significado de Senhor no texto bblico est em harmonia com aquele que tem autoridade e domnio total sobre o outro. Assim, declarar que Jesus o Senhor de tudo com a sua prpria boca, implica em reconhecer sua situao de criatura, sua total limitao e dependncia dEle. Dizer que Jesus o seu dono confessar que a salvao no o resultado de suas prprias obras, mas sim, nica e exclusivamente da obra de

48

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Cristo. Quem no abrir a sua boca e confessar que Jesus o nico Senhor e Rei de todo universo, falha na primeira condio estabelecida por Deus. Confessar a Jesus como Senhor no um simples reconhecimento, uma entrega total a Ele. Deus nos amou com o maior de todos os amores, Ele deu o que possua de mais precioso, o seu prprio Filho. Voc est no topo da escala de valores de Deus. O seu relacionamento com Cristo requer as mesmas bases do amor. Ele requer que voc o reconhea como Deus e dono Senhor de absolutamente tudo e ame com amor intenso e verdadeiro |Leia Lucas 14.26|. Amanh voc vai descobrir mais o que significa confessar, no deixe de reservar tempo para sua leitura diria. Continue fiel aos seus estudos!

49

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Segundo dia Confessar amor e submisso a Deus


Multides seguiam a Jesus. |Lucas 14.25|. Esta frase se repete vrias vezes nos relatos dos Evangelhos. No difcil verificar que a curiosidade, o interesse pessoal e a boa convivncia levavam milhares de pessoas a desejarem estar perto de Jesus. Afinal de contas, Ele curava a todos, alimentava os famintos, aceitava conversar com todos, inclusive com prostitutas e cobradores de impostos corruptos. Contudo, todas aquelas pessoas no declaravam Jesus como Senhor. Motivos egostas no geram os efeitos desejados e planejados por Deus para produzir vida abundante. Talvez, fazendo uma comparao como os nossos dias, diramos que muitas pessoas que freqentam ou buscam a igreja crist, tambm o fazem por interesse pessoal ou curiosidade, sem tomarem a deciso de querer obedecer a Jesus. Se algum quer ser servo de Cristo, est desejando viver o melhor e mais precioso presente de Deus. Porm, no podemos desfrutar dessa graa (graa - algo que no merecemos receber, mas recebemos), sem nos submetermos s condies divinas. Atravs das palavras do prprio Jesus, voc conhecer o que Ele requer para que se tenha a vida eterna. Confessar amar a Deus acima de tudo
Aquele que quer me seguir no pode ser meu discpulo se no me amar mais do que ao seu pai, sua me, sua esposa, aos

50

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo seus filhos, aos seus irmos, s suas irms, e a si mesmo. |Lucas 14.26|

Estamos diante do maior de todos os mandamentos e tambm da primeira condio para necessria para ter Cristo como Senhor: Amar algo inseparvel do ser de Deus. Ele nos criou por amor, nos salvou por amor, nos perdoou por amor, e nos quer junto dEle por amor |Joo 3:16; Romanos 5:8 e I Joo 4:8-10|. Jesus enfatizou a importncia de revermos aquilo com que mais nos importamos (nossa escala de valores), se no topo da lista no for encontrado o amor a Ele, isto significa que vivemos uma idolatria, pois haveria algum mais importante do que Ele. Qualquer coisa, pessoa, dinheiro, posio social ou algo mais que esteja no topo dessa escala, ser o deus da sua vida, o seu dolo. por isso que Cristo exige o primeiro lugar sobre tudo e todos. Nossa primeira deciso confessar a Jesus como Deus de nossa vida e am-lo em primeirssimo lugar no corao. Confessar a disposio de se submeter em tudo
Quem no carregar a sua cruz e no me seguir, no pode ser meu discpulo. |Lucas 14.27|

Muitas pessoas fazem uma interpretao errada do que seja carregar a sua cruz. A grande maioria acha que carregar a cruz significa os sofrimentos que temos que passar na vida por seguir a Jesus. Para entendermos Assumir a cruz corretamente preciso considerar o no um castigo que acontecia no tempo de Jesus. Naquela poca, os romanos tinham ou maldio, como pena mxima a crucificao. Um uma deciso homem que fosse condenado morte abenoada. de cruz deveria carreg-la at o local onde seria executado. Assim, ter uma cruz nas costas

51

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

significava perder todo o direito de decidir alguma coisa por si mesmo, ficando o futuro daquele homem nas mos dos soldados a quem seguia. este o real significado das palavras de Jesus: quem quer segu-lO estar colocando uma cruz nas costas, abrindo mo de tomar decises prprias quanto ao seu futuro. O seguidor do Senhor Jesus seu servo. Se voc quer confessar a Jesus com seu Senhor, ter que negar a si mesmo |Lucas 9:23-24|. Ao confessar o senhorio de Jesus, voc est tambm colocando todo o seu futuro nas mos de Cristo, o Deus eterno. Assumir a cruz no um castigo ou maldio, uma deciso abenoada.

52

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Terceiro dia
Confessar conscincia e entrega plena
Faa As Contas
Se algum de vocs est pensando em construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro d. Se no fizer isto, ele pe os alicerces, mas no pode terminar a torre. A todos os que virem o que acontecei iro rir dele dizendo: Este homem comeou a construo, mas no pde terminar. |Lucas 14.28-30|

O Senhor Jesus no se prope a ter como discpulos aqueles que no estejam consciente de quanto custa segui-lO. Nos versculos 28 a 32 de Lucas 14, Ele conta uma ilustrao para enfatizar a necessidade de fazer os clculos. importante saber quanto voc ter que investir ou abandonar e tambm avaliar os resultados que sero gerados. As condies que Ele coloca so srias e requerem conscincia do que se est para fazer. Contudo, voc no pode se esquecer que o atendimento a essas condies lhe conduz vida eterna, abrindo a porta para o futuro, agora governado por Deus. A obra de Cristo aplicada sua vida gera o melhor de Deus para voc. O que fazer para confessar? Jesus responde: preciso parar, calcular, avaliar e decidir. Comece e v at o fim. Seja persistente, pague o preo. Seguir a Jesus o mais fascinante projeto de vida, porm no se trata de uma deciso emocional ou um "vamos ver onde isto vai dar, para ver como

53

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

que fica". Jesus nos convida a pensar e a fazer as contas, ele est falando da vida que deve ser entregue a ele sem reservas. Se quiser segu-lO, lembre-se: h um custo. A parte que nos era impossvel fazer, Cristo j fez, mas seguir a Jesus sempre requerer algo que voc pode fazer. O Lugar dos Bens Materiais
Jesus terminou dizendo: Assim nenhum de vocs pode ser meu discpulo se no deixar tudo o que tem. |Lucas 14.33|

Se voc j se submeteu aos trs aspectos anteriores da confisso, o Senhor coloca agora diante de voc a quarta e ltima condio: Confesse que os seus bens no so seus! Pode parecer que voc est perdendo tudo, mas justamente o contrrio. A cada dias somos tentados a direcionar os esforos no sentido de adquirir mais coisas. A vida dos que no servem a Deus gira em torno de obter dinheiro para comprar, comprar e comprar. Uma estatstica revela que um jovem que est para entrar na faculdade, j ouviu cerca de 500.000 comerciais incentivando-lhe a comprar algo. A vida do ser humano s comea a ter pleno sentido quando ele fica livre da escravido do ter que ter. Ao confessar todos os bens como propriedade de Deus, confessamos tambm que no somos os verdadeiros donos, mas apenas administradores. Se tudo est entregue nas mos do Criador e Senhor, a angstia por mais e mais e o desespero de perder desaparecem. Ao confessarmos que tudo pertence a Deus e que somos apenas servos, descobriremos que o nosso privilgio muitas vezes

54

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

maior. Deus nos torna filhos amados e herdeiros da sua graa. Abenoada mudana! Voc est pronto para confessar tudo isto? Seguir a Cristo no uma questo de filosofia de vida ou respeitar regras e ritos. Ser discpulo de Jesus amar a Deus acima de tudo e de todos e submeter-se sua vontade. Tambm implica em se dispor a pagar o preo, ou seja, a dedicao a Deus dos bens e de tudo que somos e declaramos ter. J vimos uma das condies para ter a vida firmada em Jesus Cristo, permanea caminhando! Amanh voc aprender sobre a segunda condio que a de CRER.

55

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Quarto dia A Condio de Crer


Condio 2 Crer que Jesus ressuscitou e tem poder para perdoar pecados A primeira condio para ter vida eterna em Jesus a de CONFESSAR a Jesus como Senhor. A segunda CRER e exercer f que Jesus Cristo Deus. A definio que a Bblia nos d acerca da f a seguinte: A f a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que no vemos. |Hebreus 11.1|. Ter f, crer em Jesus, significa ter certeza de que Ele o nico capaz de perdoar pecados e produzir a restaurao da vida que o pecado destruiu. com a f que tomamos as decises importantes na nossa vida, com a f que cremos para a vida eterna. Um Exemplo para entender melhor Um certo equilibrista decidiu fazer uma demonstrao da sua habilidade com motocicletas em pleno centro da cidade. Ele preparou os suportes e instalou um cabo de ao entre dois prdios opostos de dez andares, ficando a avenida entre os dois. No dia anunciado, milhares de pessoas se ajuntaram para ver a exibio. A fama do equilibrista era grande e todos os espectadores acreditavam que ele seria um sucesso. De fato, ele e o seu companheiro passaram diversas vezes de um lado para o outro em uma motocicleta sem

56

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

pneus. Ao final da exibio, o auxiliar desceu e, no meio da multido, fez um convite indito: o equilibrista queria um voluntrio para subir e sentar na garupa da moto, passando com ele pelo cabo de ao esticado sobre a avenida. Quantas pessoas voc acha que aceitaram o convite de confiar nele e andar de carona naquela motocicleta? Este exemplo nos muito til para compreendermos que acreditar diferente de crer. Qualquer pessoa daquela multido acreditava no equilibrista, todos comprovavam ser verdade que ele podia passar. Contudo, ningum cria nele, ningum estava disposto a confiar nele, a ter f nele. Entregar a vida aos cuidados e habilidades dele, significaria decidir depender dele para continuar a viver. Assim, quem se decide a crer deve tomar trs decises: o Confiar o Entregar o Depender exatamente isto que Deus exige de todos. Ele requer quer voc confie na verdade que ele preparou atravs de Jesus Cristo. Requer que voc entregue todas as reas da sua vida aos cuidados e autoridade de Deus. Ele requer que voc dependa dEle para tudo, que no ande ansioso pelas coisas da vida, mas aprenda a descansar enquanto Jesus dirige os seus passos. Voc no acha que chegou o momento de decidir confessar a Jesus no seu corao e crer que Jesus ressuscitou dentre os mortos? Se sua resposta sim, adiante a sua busca e leia a lio do dia seguinte.

Assim, quem se decide a crer deve tomar trs decises: Confiar, Entregar e Depender.
57

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Quinto dia A deciso de Confessar e Crer


O Caso Nicodemos J era noite. Um certo judeu, apesar de ser mestre de seu povo, possua uma dvida que no lhe deixava em paz. Ele desejava saber a verdade, no suportava mais o ouvi dizer. Assim, contrariando o que todos lhe recomendavam, tomou uma deciso. Ento s escondidas, utilizando o escuro da noite como sua capa, foi procura daquele que lhe daria as respostas honestas e certas. assim que a Bblia conta a histria de Nicodemos, homem de importncia religiosa do povo judeu, que decidiu ir a um encontro com Jesus |Joo 3.1-21|. Seu desejo de conhecer a Cristo, o conduziu a um encontro transformador, um encontro com o autor da vida e com as condies para a vida eterna: um verdadeiro novo nascimento sem voltar ao ventre materno. Atravs do contedo dessa lio, nossa orao que o Esprito Santo lhe conduza a confessar e a crer em Jesus como o seu salvador. Disse Jesus;
Eu afirmo que quem ouve as minhas palavras e cr naquele que me enviou tem a vida eterna e no ser julgado, mas j passou da morte para a vida. E afirmo que vem a hora e j chegou, em que os mortos vo ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem vivero. |Joo 5.24-25|

58

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

Muito Importante Voc est diante de uma importante deciso. Nenhum conhecimento a mais acerca das verdades de Deus far diferena na sua vida, a menos que seja definida qual a sua posio em relao a Jesus Cristo. Recomendamos que voc reserve um tempo para o seu encontro de f com Deus e tome a deciso que pode mudar a sua vida para sempre. No se trata de um processo mecnico ou um ritual, como se fosse uma frmula. Apenas com o propsito de lhe ajudar, sugerimos um roteiro, mas lembre-se, seja voc mesmo: Retire-se para um local onde possa estar a ss e em tranqilidade. Pea a Deus que lhe fale ao corao. Declare a Jesus como seu Senhor. Confesse a Ele que voc pecador e relate os pecados que voc cometeu no passado, no seja superficial, seja sincero e especfico. Pea a Deus que lhe faa lembrar de pecados esquecidos e que precisam ser confessados. Pea perdo por eles tambm. No seja "atacadista", d nome e caracterize os erros cometidos. (Sugesto: use um papel e lpis, e faa uma lista para pedir perdo) Aps confessar seus pecados, receba o perdo de Jesus declarando-se arrependido e pea ajuda para resolver os problemas que Deus ainda lhe mostrar como pendentes. Saiba de uma coisa: muitas vezes achamos que j erramos tanto com Deus e pensamos que no temos mais soluo. Porm, o sacrifcio de Cristo foi suficiente para lhe perdoar do pior pecado do mundo e tambm daquele pecado que voc j cometeu repetidas vezes. Se voc fez a lista sugerida, destrua-a totalmente, uma vez que confessamos os pecados e

59

Verdade 4 As condies para ter vida em Jesus Cristo

nos arrependemos dos erros cometidos, estes so perdoados e cravados na cruz de Cristo - Leia |I Joo 1.9 e 2.1| Entregue voc, sua famlia, seus bens, seus negcios e planos futuros, suas decises e tudo o mais nas mos de Cristo. Celebre com alegria a vida que Jesus d a todo o que cr. Compartilhe a sua deciso com pessoas prximas a voc.

60

Verdade

A sua Nova Vida em Jesus Cristo

61

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Primeiro Dia
As mudanas por ser filho(a) de Deus
Se voc chegou at aqui, seguindo e crendo de corao sincero nas verdades apresentadas, ento j houve uma grande festa nos cus. Jesus disse que isto mesmo que acontece quando algum decide confessar a Ele como Senhor e crer no seu poder restaurador. A Bblia enfatiza que quando um pecador decide crer nas verdades divinas, h uma grande celebrao no Reino de Deus |Lucas 15.7|. Ao aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, inquestionavelmente voc passou por um novo nascimento. Jesus mudou voc, pois ningum que se encontra com Jesus mais a mesma pessoa. Da em diante, Deus lhe fez uma nova criatura e isto produz coisas novas. Para descobrir um pouco mais do que Jesus fez, leia as perguntas abaixo. Em seguida, localize e leia o texto indicado entre as barras, procurando nele a resposta. [1] Em Cristo, do que fomos libertos? |Colossenses 1:13| _____________________________________________________ _____________________________________________________ [2] Nas suas palavras, o que significa "acabou-se o que era velho, e o que novo j veio"? |II Corntios 5:17| _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________

62

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

[3] Lendo |Romanos 8:38-39|, explique a segurana que Jesus d a quem nele cr. _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ [4] Identifique duas maneiras de como Deus age na vida de seus filhos |Glatas 5:22-25| (1) __________________________________________________ (2) __________________________________________________ [5] Sendo filho de Deus, como devemos andar? |Efsios 5:1-2| _____________________________________________________ _____________________________________________________ Como filho ou filha de Deus, agora lhe dada a bno de poder distinguir a voz divina em sua mente e capaz de viver em harmonia com Ele. O Esprito Santo de Deus lhe d orientao porque agora Deus o seu Pai celeste. Ser filho ou filha de Deus significa que voc passa a gostar daquilo que Deus tem prazer, os erros tornam-se evidentes e evitveis. Voc no sente mais prazer em cometer pecados |Leia Salmo 1.1-2|, mas ir sempre sentir fome e sede de orar e ler a Bblia |I Pe 2.2|. Voc tambm passa a sentir uma grande necessidade de se envolver com as coisas de Deus e com a sua Igreja. Tudo isto estar acontecendo porque quando algum est unido a Cristo, passa a ter um relacionamento com Deus, relacionamento que s acontece entre Pai e filho(a). Deus enche a vida dos seus filhos com a paz que tanto desejamos |Efsios 3:19|. Estes so alguns resultados da Nova Vida em Cristo. Voc agora membro da famlia de Deus e participante do Seu Reino.

63

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Segundo Dia Tentao e rejeio ao pecado


Sendo uma nova criatura em Cristo, foi lhe dada a libertao do poder do imprio das trevas (vida controlada pelo pecado), no qual voc vivia e Satans governa |Colossenses 1.13|. Como todo filho ou filha de Deus, voc pertence agora famlia divina. O pecado anteriormente tinha domnio sobre voc e agia como se fosse um verdadeiro tirano irresistvel |Joo 8:34|. Porm, por estar unido a Cristo, voc est livre do poder do pecado e pode servir a Deus com alegria e satisfao verdadeiras. Fazendo uma ilustrao, como se algum estivesse sob um governo tirnico e perverso de um determinado pas e essa pessoa fosse levada para outra nao, melhor e mais forte que a anterior. L ele ganhou uma nova cidadania e se tornou membro do novo pas. O que poderia fazer o governo do pas tirano contra a pessoa que foi levada para o outro pas? Nada mais! Pois bem, no mundo espiritual pertencer a Jesus significa tornar-se cidado do Reino de Deus, pois a vida agora est sob o controle de Deus e no sob o imprio das trevas. Todo aquele que crer em Jesus como Salvador j pertence famlia de Deus. Contudo, o desejo de pecar ainda existir, mas ele algo tambm sob controle, voc no mais escravo dos seus desejos. Veja o que Bblia diz: Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora j foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim no sejamos mais escravos do pecado." |Romanos 6.6|.

64

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Conhecendo e vencendo a tentao [1] Leia |Tiago 1:13-15| e coloque em ordem os passos progressivos da tentao, indicados nas frases a seguir. ___ O pecado acontece e gera a morte ___ Voc atrado e seduzido pelos seus maus desejos ___ Os maus desejos fazem nascer o pecado [2] De acordo com I Corntios 10:13, como Deus age ao nosso favor quando somos tentados? _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ [3] O que deve fazer o filho de Deus quando pecar? |I Joo 1:9 2:1| _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________

Um Exemplo para no esquecer Um certo garoto gostava imensamente de nadar na lagoa perto da sua casa. Porm, ficou gripado e sua me o proibiu de tomar os banhos no lago. Inconformado ele perguntou me: Tambm estou proibido de passear no lago?, a me respondeu que no. Perto do almoo o menino chegou em casa todo molhado, mas com a roupa enxuta. A me sem acreditar na desobedincia, indagou: O que aconteceu?, a resposta foi rpida: Calma, eu explico. Eu estava passeando por um tronco que caiu dentro do lago, ai eu vi que ia cair na gua, ento tirei a roupa e ca.

65

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Este exemplo contm todos os ingredientes da tentao. Perceba bem: [A] Nadar no lago aps a ordem da me desejo de fazer algo que no correto; [B] Ir para perto do lago aproximar-se daquilo que produziria a tentao no garoto; [C] Andar sobre o tronco cado desafiar a natureza humana pecadora; [D] Tirar a roupa para cair preparar-se para pecar sem ser notado. A Bblia ensina que o Esprito Santo no permite que os filhos dele pequem sem um aviso. como se uma luz vermelha acendesse dentro de nossas mentes, avisando que o que estamos desejando fazer pecado |Corntios 10.13| E mais, Ele sempre nos d uma rota para escapar da tentao. preciso que voc saiba que a leitura da Bblia e a orao so elementos indispensveis para se obter vitria contra as tentaes. O Salmo 119 revela muitas verdades acerca da Palavra de Deus, e no que diz respeito tentao, dois versculos so muito teis:
Como um jovem pode conservar pura a sua vida? s obedecer aos Teus mandamentos |Salmo 119.9| Guardo a tua Palavra no meu corao para no pecar contra Ti |Salmo 119.11|

Na nova vida gerada por Cristo, o pecado no produz mais a morte, pois Deus j perdoou todos os nossos erros. Porm, quando erramos, continuamos entristecendo a Ele. O verdadeiro filho ou filha de Deus no tem mais satisfao em

66

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

cometer pecado, porm, a sua "velha natureza" no foi completamente destruda e uma luta espiritual chamada tentao, se instalou em seu interior. Mas Deus nos ajuda, Ele nos d fora e condies para vencermos as tentaes. A nova vida em Cristo a restaurao da imagem de Deus em ns, por isso o pecado no pode mais nos dominar, todavia ele continua nos convidando a fazer o que praticvamos antes, buscando prazer e satisfao de qualquer maneira. Praticar o pecado algo que fez parte da "velha criatura", da pessoa que vivia no mundo dominado pelos desejos da mente e do corpo. O pecado faz parte do mundo controlado pelo Diabo e seus anjos. Leia o que a Bblia diz sobre a vida anterior unio com Cristo:
Naquele tempo vocs seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espao [Satans], o esprito que agora controla os que desobedecem a Deus. De fato, todos ns ramos como ele e vivamos de acordo com a nossa natureza humana [velha criatura], fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. |Efsios 2.2-3|

A nova vida em Cristo sinnimo de liberdade. Voc agora tem poder para dizer no ao pecado quando tentado. Como filhos de Deus no estamos mais espiritualmente mortos, somos salvo do pecado e da sua condenao.
Mas a misericrdia de Deus muito grande, e o seu amor por ns tanto, que quando estvamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobedincia, Ele nos trouxe para a vida que temos em unio com Cristo. Pela graa de Deus vocs so salvos." |Efsios 2.4-5|

67

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Terceiro Dia Voc o templo vivo de Deus


Voc j sabe que a pessoa que foi perdoada e transformada por Jesus se tornou um filho de Deus |Joo 1:12|. Porm, isto no tudo. Os filhos de Deus so tambm habitao do Esprito Santo, verdadeiros santurios de Deus |I Corntios 6:19-20|. Tal habitao nos coloca diante de Deus 24 horas por dia, todos os dias do ano. presena contnua, em todo tempo e em todo lugar. Logo, isto significa que a nossa vida vivida diante dos olhos do nosso Pai Celeste. Da ser importante saber que o corpo que Deus nos deu, e o que fazemos com ele, algo de grande importncia para Ele. A grande maioria das pessoas que no conhecem a Deus inverte a ordem Divina e vive quase que exclusivamente para o corpo. Hoje em dia so inmeras as dietas, cremes, plsticas, exerccios e recomendaes para cuidar do corpo. Tais cuidados em si mesmos no so errados e alguns so recomendados. O corpo deve ser visto como a ponte de comunicao entre o mundo exterior e o nosso mundo interior. Atravs dele entram e saem milhares de informaes produzidas pelos cinco sentidos (viso, audio, tato, paladar e olfato). Assim, todo nosso conhecimento, emoes, sentimentos, dor, prazer e rejeio passaram pelo corpo e nele produziram sensaes que o crebro armazenou. A Bblia no omissa em mostrar o que Deus deseja para o nosso corpo. Deus deixou claros ensinos para Seus filhos e filhas acerca do corpo. Como seres humanos temos corpo, alma (mente) e esprito, e isto foi projetado por

68

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Deus. O corpo tem um propsito, um jeito certo de funcionar e ser usado. na busca deste ensino, luz da Bblia, que o uso do nosso corpo necessita ser orientado.

Por Que Cuidar do Corpo? A resposta clara e direta. Primeiro porque ns fomos comprados por Cristo na cruz e agora Ele nos diz que, por estarmos unidos a Ele, devemos imit-lo |Efsios 5.1-2|. O nosso corpo propriedade de Deus e em todas as nossas aes devemos glorificar a Deus atravs do nosso corpo |I Corntios 10.31|. Em segundo lugar, Deus no criou absolutamente nada para servir de instrumento para o pecado. A vontade de Deus a santificao (separao) do corpo. O que significa ter um corpo santo? Significa que cada cristo deve aprender a usar o seu corpo com honra e de forma que agrade a Deus |I Tessalonissenses 4:2-3|. A ao de restaurao que o Esprito Santo fez em seu interior modificou a sua mente e o corao, porm, como voc j aprendeu, as sensaes do corpo continuam do mesmo jeito, e a que reside o nosso conflito. Como cristos temos o desejo de praticar o que Deus quer, mas isto nem sempre est em harmonia com o que deseja o nosso corpo. O apstolo Paulo nos ensina que o corpo do cristo o templo do Esprito Santo, corpo santo, separado para adorar a Deus, pois o lugar da morada de Deus. Como praticar vcios ou imoralidades com o local e no local que Deus reservou para morar?

69

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Verdade Bblica O Livro de xodo conta o relato de Moiss que viu em cima de um monte um arbusto que pegava fogo, mas no se consumia. Curioso, ele resolveu subir e verificar de perto o que acontecia ali. Ao chegar em cima da montanha ele se encontrou com Deus, e Deus lhe disse: Pare a e tire as sandlias, pois o lugar onde voc est um lugar sagrado |xodo 3.1-5|. Moiss pisou em terra santa e Deus lhe pediu respeito. O local onde Deus est sempre e sempre ser um local sagrado. Agora pense e responda: Deus mora em voc, qual seria o local sagrado hoje? No h outra resposta a no ser voc mesmo! A santidade de Deus nos acompanha aonde quer que formos. Usar o corpo de forma respeitosa a Sua vontade. Assim, tudo o que fazemos com o corpo no namoro, na famlia, no trabalho, na escola, no lazer, no importa o que fizermos ou onde estejamos, onde colocarmos os ps, ali ser um lugar sagrado, pois Jesus caminha conosco e dentro de ns. Os filhos e as filhas de Deus so santurios vivos e mveis do prprio Deus. Seu corpo faz parte disto! Seu corpo agora moradia do Esprito Santo.

O Problema da Imoralidade A imoralidade uma classe de pecado que atinge diretamente o corpo. Nos captulos 6 e 7 da carta do apstolo Paulo aos Romanos lemos que o nosso corpo um instrumento que pode servir tanto para o mal quanto para o bem. Sabemos que o controle do corpo mental, mas a sensao do prazer fsica. Por que um cnjuge comete infidelidade? Por que se pratica tanto o sexo fora do casamento? Por que dar ao prazer do corpo tanta importncia? preciso que se saiba que, na tica de Deus, o prazer do corpo no algo ruim, a questo est em como e

70

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

atravs do que satisfazemos os desejos dele. H o tempo certo para todas as coisas, e o modo certo de se usar o corpo. Assim, a sensualidade e o sexo fora do casamento so impureza e imoralidade, pecados contra o corpo.
Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que algum comete no afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu prprio corpo. Ser que vocs no sabem que o corpo de vocs o Templo do Esprito Santo, que vive em vocs e foi dado por Deus? Vocs no pertencem mais a vocs mesmos, mas a Deus, pois Ele os comprou e pagou o preo. Portanto, usem o corpo para a glria dEle. |I Corntios 6.18-20|

Indevidamente, algumas vezes, achamos que Deus mando e probe tudo, ou que Ele um ditador que acaba com nossa felicidade, dizendo o que agente pode ou no fazer. A verdade que Deus um Pai perfeito e que muito nos ama. Se nos probe certas coisas porque sabe o que melhor para ns. Assim, todas as coisas agora em nossa vida precisam ser direcionadas pelo o amor de Deus e de acordo com a Sua vontade.
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com seu plano |Romanos 8:28| No vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudana da mente de vocs. Assim vocs conhecero a vontade de Deus, Isto, aquilo que bom, perfeito e agradvel a ele. |Romanos 12:2|

71

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Ilustrao Pense em uma criana que o pai d uma palmadinha na mo para que ela desista de tentar colocar o dedo na tomada. O Pai est sendo perverso? Certamente voc diria que no! Por mais que o pequenino no entenda isso, o pai est apenas agindo em favor do melhor para a criana. De forma parecida, Deus age nos seus filhos para adverti-los dos erros que esto desejando cometer. E quando ele d umas boas palmadas por que ele est corrigindo e educando para seguirmos o caminho melhor |Hebreus 12.713|.

72

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Quarto Dia Igreja: novos irmos e irms


Algumas pessoas dizem que no necessrio pertencer a uma igreja para servir a Deus. Ser que elas esto certas? De quem foi a idia de formar a primeira igreja? E o que significa pertencer a uma Igreja? O comeo da igreja se deu de forma bem simples. No Evangelho de Mateus 16.16-18, lemos que Jesus o fundador da igreja. Ele disse que construiria sua igreja sobre a afirmao de Pedro: O Senhor o Messias (o Cristo), o Filho do Deus vivo." |Mateus 16.16|. Considerando o livro de Atos como continuao da histria das coisas que Cristo tinha comeado a fazer e a ensinar |Atos 1.1|, no se pode escapar concluso de que a formao da Igreja foi um ato do prprio Jesus. Pessoas que haviam crido nEle se reuniam no Templo e nas casas para orao, leitura das Escrituras e para louvar a Deus. A palavra Igreja significa pessoas chamadas para um ajuntamento, da ser a Igreja de Jesus uma comunidade que se congrega para adorar, obedecer e servir a Cristo. Se por um lado a igreja congrega seres humanos que trazem as marcas das falhas humanas, da limitao da morte e de uma vida ainda sujeita aos pecados, por outro lado essa mesma Igreja o Corpo vivo de Cristo - Jesus a cabea e ns os membros, A famlia de Deus Deus o Pai, Jesus o Filho e ns filhos adotivos; Edifico santo - ns somos as pedras e Cristo o construtor. Essas figuras sevem de exemplo constante da obra de Deus no mundo na Igreja e atravs da Igreja. Apesar

73

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

dos seus membros serem imperfeitos, eles podem voltar-se continuamente para Cristo e obter perdo e reconciliao. Um Exemplo para no esquecer Quem constri uma fogueira sabe que deve colocar os galhos prximos uns dos outros. Este procedimento faz com que o calor de um seja conectado ao calor do outro, e assim, todos os galhos queimem at o fim. Porm, se retirarmos da fogueira um nico graveto, seja ele qual for, com o passar do tempo ele esfriar e o fogo no o consumir. Assim importante salienta o que a igreja para os filhos de Deus: o sinnimo de ajuntamento e de compartilhar a mesma f em Jesus; o local onde o fervor de um irmo aquece o outro e vice-versa; o o lugar da presena de Cristo e do seu Esprito para guiar os irmos nos ensinos da Bblia e conduzi-los ao conhecimento de Deus; o o momento de comunho dos irmos para produzir unidade e cooperao mtua |Hebreus 10.25|; o o ambiente do testemunho de Cristo, juntos compartilhamos uns com os outros o que Jesus tem feito em nossas vidas e tambm testemunharmos para o mundo, a fim de que outras pessoas creiam nele |Atos 1.8|; o o lugar da adorao coletiva a Deus, onde juntos cantamos e proclamamos o amor, a salvao, a grandeza e o poder do Pai.

74

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Como voc pode descobrir, a igreja um maravilhoso plano de Deus que agora voc faz parte dele como filho ou filha do Pai celeste. Ser de Jesus tambm implica em pertencer Igreja de Jesus. Estar junto do povo de Deus no uma opo, um privilgio insubstituvel. BEM VINDO FAMLIA DE DEUS!

75

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Quinto Dia Pequenos Grupos, preciso participar


Voc j notou que gostamos de ter um grupo de pessoas com o qual possamos trocar idias, passear etc. Isto reflete uma verdade divina, fomos criados para nos relacionar, voc est lembrado disto? Jesus vivenciou com o seu pequeno grupo de 12 apstolos o dia-a-dia e os ensinou a f crist na prtica. O pequeno grupo o lugar onde voc vai encontrar outros irmos e irms dispostos a experimentar perdo, cura, encorajamento, afirmao, confiana e coragem para obedecer a Cristo. Nos evangelhos encontramos o Senhor Jesus chamando um pequeno grupo de doze homens para estarem mais tempo com Ele. Juntos eles aprenderam no apenas as doutrinas de Cristo, mas tambm vivenciaram as situaes da vida: viagens, fome, cansao, orao, encontros com diversas pessoas, doentes e etc. queles homens Jesus deu particular ateno. Verdades que no foram reveladas s multides, foram detalhadamente explicadas aos doze |Lucas 8:9-10; Mateus 13:36-43|. Eles foram o ponto de partida da Igreja. Contudo, este grupo no era o nico, nem muito menos uma determinao numrica de que todo grupo deve ser de doze pessoas. Jesus tinha sob seu

76

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

treinamento outros 70 discpulos e tambm implementou um programa que atingia apenas trs deles |Marcos 9:2-13|. Por outro lado, no podemos deixar de notar que o seu maior tempo foi dedicado aos doze que se tornaram a base da Igreja. Em um mundo agitado como o nosso, muito importante voc pertencer a um pequeno grupo cristo para comunho e edificao da f. certo que este pequeno grupo est ligado Igreja. A prtica de encontrar outros cristos em grupos pequenos proporciona com maior facilidade: Comunho (voc para os outros), Adorao (ns para Deus), Discipulado (Deus para ns), Evangelizao (Deus atravs de ns) e Servio (uns aos outros). Entendendo pelo menos trs desses cinco propsitos, voc vai descobrir quanto importante pertencer a um pequeno grupo. Muito bem, seu prximo passo agora COMIGO COmunho, Mutualidade e Integrao em GrupO. Encontrando Comunho O texto de |Mateus 18:19| chama a nossa ateno e uma afirmao de extrema importncia para o ministrio de pequenos grupos na vida das pessoas e da Igreja. Jesus ao ter estabelecido a sua prpria pessoa como a Rocha fundamental, dirigiu-se aos seus discpulos e disse:
E eu afirmo a vocs que isso tambm verdade: todas as vezes que dois de vocs pedirem a mesma coisa em orao, isso ser feito pelo meu Pai, que est nos cus

A maneira como Jesus v a ao dos pequenos grupos reunidos no Seu nome reflete um relacionamento entre pessoas que procuram harmonia diante de Deus e umas com as outras. A esta interao que leva os filhos e filhas de Deus a viverem de comum acordo chamamos de comunho da Igreja. Todos somos membros do Corpo de Cristo que a Igreja, e Jesus a Cabea

77

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

desse corpo. Esta proposta surpreendentemente desafiadora e ao mesmo tempo poderosa. Vejamos porque: o A unio em Cristo e a concordncia de um pequeno grupo proporcionam a presena de Jesus e a liberao do poder de Deus Pai a favor de nossas oraes |Mateus 18.20; 21.22|. o A unio de um pequeno grupo com Jesus produz ajuda, poder e edificao espiritual para os seus participantes. o O valor de pertencer a um grupo de filhos de Deus bem superior a individualidade como cristo |Joo 15.4|. o O pequeno grupo cristo pode produzir um ambiente de perdo, reconciliao, aceitao e cura. Onde houver mtua confiana e f entre dois ou trs crentes, Deus mostrar a grandeza de Jesus atravs deles |Mateus 18:20| Oferecendo Mutualidade Talvez a palavra mutualidade soe estranha para voc. Ela significa aes que possuem dois sentidos, eu fao para voc e voc faz para mim. Contudo, o princpio no o de troca, mas o de dar. Deus nos fez pessoas diferentes, com habilidades diferentes, talentos diferentes e tambm capacitaes espirituais (dons) diferentes. Somos diferentes como os membros do nosso corpo so diferentes. Separados do corpo eles no servem para nada e logo morrem. Mas, quando esto unidos ao corpo, suas diferenas so apreciadas e desejadas |Efsios 4.15-16|. assim que devemos entender as nossas diferenas, como um instrumento de Deus para servir outras pessoas |I Pedro 4.10|. A essas aes de servio que nos dispomos a prestar aos outros irmos, e eles a ns, chamamos de mutualidade. Assim, servir um mandamento recproco (vai e vem) para todos do pequeno grupo. intencional obedincia s dezenas de ordens

78

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

bblicas que trazem a expresso uns aos outros. Veja alguns exemplos: o Amar uns aos outros |Joo 15:17| o Servir uns aos outros |I Pedro 4:10| o Orar uns pelos outros |Efsios 6:18| o Levar as cargas uns dos outros |Glatas 6:2| o Confessar pecados uns aos outros para ser curado |Tiago 5:16| Produzindo Integrao O pequeno grupo a primeira porta de cuidado pastoral da igreja, pois quando se busca conhecer e servir a Deus, sempre haver o cuidado para com as pessoas. No pequeno grupo vivenciada com mais intensidade a prtica de ser parte da Igreja e receber dela um cuidado particular, individual. importante relembrar que o encontro semanal do pequeno grupo no substitui a reunio dominical com toda igreja para celebrao, adorao, edificao e ampliar relacionamentos. Pertencer a um pequeno grupo significa estar integrado com o meio atravs do qual a Igreja cuida dos seus membros, um a um. No culto coletivo ns nos juntamos como povo de Deus para celebrar a nossa unio com Cristo e juntos apresentarmos nossa adorao comunitria maior. Ao pertencer a um pequeno grupo, voc se integrar, passo a passo, comunidade crist e aprender a desenvolver cinco propsitos bem definidos: Adorar a Deus pessoalmente e atravs da reunio dos crentes; Desfrutar da comunho com Cristo e ampliar a comunho com outros irmos e irms; Aprender e obedecer Palavra de Deus sendo treinado para ser um cristo frutfero e realizado. Servir a Deus e Sua Igreja

79

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

atravs de ministrios com os seus dons espirituais e talentos naturais; e Evangelizar amigos e parentes, e tambm aqueles que esto na cidade onde estamos inseridos. Espero que nossos argumentos tenham sido suficientes para convenc-lo da necessidade de sua integrao em um Pequeno Grupo. por isso que o seu prximo passo invariavelmente COMIGO! Seja bem vindo Igreja, uma comunidade amiga que vive e anuncia o evangelho de Cristo e faz discpulos.

80

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Verdade 1
Anotaes:

81

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Verdade 2
Anotaes:

82

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Verdade 3
Anotaes:

83

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Verdade 4
Anotaes:

84

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

Verdade 5
Anotaes:

85

Verdade 5 A sua nova vida em Jesus Cristo

86

You might also like