You are on page 1of 11

Barmetro de Inovao

/ Home / Prticas / Experincias Partilhadas

/ Grupo Polisport

Grupo Polisport Outdoor Gear/Sporting Goods http://www.polisport.com

O Grupo Polisport actualmente constitudo pelas empresas Polisport e Polinter, operando nos mercados de acessrios para veculos de duas rodas. O entusiasmo pelas motos e bicicletas vivenciado pelo seu fundador, Pedro Arajo, desde os seus 19 anos esteve na gnese da Polisport. A sua paixo pelo Motocross possibilitou-o, ainda muito jovem, encontrar um mercado para peas plsticas de substituio, uma necessidade enorme para pilotos profissionais ou amadores. Consciente da mesma, iniciou a produo e comercializao de peas em fibra de vidro, nascendo assim a Polisport em 1982. Sendo o ciclismo um desporto pelo qual nutria uma semelhante afeio, a fabricao de acessrios para bicicletas surgiu, em meados dos anos 80, como uma extenso quase natural do negcio. Est sedeado na localidade de Carregosa, concelho de Oliveira de Azemis, e dividido por trs unidades produtivas num total de 19 000 m2 de rea coberta e emprega mais de 160 colaboradores.

Ler tudo

/ Boas Prticas Implementadas

page 1 / 11

Criar Condies para estimular a Inovao Liderana

Os pressupostos estratgicos da Polisport assentam na liderana na inovao, fortalecendo a marca, e na aposta do estreitamento da relao com os seus distribuidores.

A Viso da Polisport inovadora: Ser lder pela notoriedade da marca alcanando prestgio pela inovao, qualidade, diferenciao da tecnologia e distino dos nossos produtos.

No final de cada ano so apresentados, pela Gesto de Topo, a toda a empresa os objectivos estratgicos para o ano seguinte focando aspectos do ano transacto.

A gesto de topo estimula e participa activamente nas reunies peridicas onde so analisadas e avaliadas as ideias lanadas na Rede Ideias e nas reunies de projectos por ramo de produto.

So realizadas reunies frequentes com a administrao para discusso e acompanhamento de projectos de IDI visando o seu acompanhamento e delinear estratgias.

Existe uma poltica sistemtica de seleco e alocao de recursos financeiros e humanos a responsveis por projectos ou por actividades de inovao. Esta situao tambm se verifica quando se procede ao levantamento das necessidades para a organizao, por departamento, e so alocados os recursos financeiros, nos vrios oramentos, para actividades de inovao.

Ler Tudo Criar Condies para estimular a Inovao Estratgia de Inovao

A estratgia da Polisport visa promover a Inovao, atravs do lanamento contnuo de novos produtos, de novas tecnologias e processos de promoo da imagem de marca, e o Servio, pela criao de parcerias com clientes e fornecedores. Nesse sentido, a Polisport lana todos os anos novos produtos, desenvolve novas tecnologias e parcerias. So realizados anualmente inquritos aos colaboradores, os quais incluem aspectos a considerar na definio da estratgia. A anlise das condies da envolvente e das competncias da empresa tem inputs de diversos departamentos, conduzindo definio de objectivos estratgicos para a organizao. A organizao elaborou um plano de inovao enquadrado na estratgia definida. Est formulada, documentada e comunicada uma Poltica de IDI: Apostamos internamente nas competncias dos nossos colaboradores e das nossas capacidades tecnolgicas fomentando uma cultura interna que privilegie: orientao para o cliente, inovao e criatividade, tica, flexibilidade e polivalncia. Faz-se o planeamento estratgico da actividade global de inovao. A estratgia de inovao delineada por ramo de produto, definindo quais as tecnologias e solues a estudar e desenvolver. Os objectivos so traduzidos em projectos especficos com a correspondente afectao oramental, calendarizao dos projectos de IDI e definio de marcos cronolgicos (milestones) para obteno de resultados parciais. Os objectivos definidos de inovao incorporam um estudo de investigao, por vezes desenvolvido em parceria, que resultam num projecto. Os estudos a apostar e investigar so definidos focando as tendncias tecnolgicas, as necessidades dos mercados e as mais valias diferenciadoras dos respectivos produtos e mercados. Os recursos humanos so afectos mediante o mbito de cada projecto e tendo em conta as suas competncias.

page 2 / 11

Dois dos objectivos traados pela Polisport so 5 patentes por ano e 30% da facturao associada a produtos patenteados ou com design protegido.

Ler Tudo Criar Condies para estimular a Inovao Cultura de Inovao

A Polisport uma empresa que se diferencia pela inovao nos processos e produtos, tendo como objectivos o crescimento do valor intangvel das patentes, 5 patentes e/ou desenhos por ano e 30% da facturao derivada de produtos patenteados ou com design protegido. O nmero de projectos com potencial de IDI em curso sempre elevado tanto no mbito de processo, produto, marketing ou organizacional, fazendo claramente parte da cultura da empresa inovar continuamente.
A definio da Misso e a Poltica de Gesto da Polisport, conhecidas por todos os colaboradores, incluem explicitamente elementos relativos promoo da inovao:

- Conceber e produzir produtos inovadores para as duas rodas, garantindo desempenho com segurana, diferenciao e lazer.

- Apostamos internamente nas competncias dos nossos colaboradores e das nossas capacidades tecnolgicas fomentando uma cultura interna que privilegie: Orientao para o Cliente; Inovao e Criatividade; tica; Flexibilidade e Polivalncia.

So realizadas reunies mensais da Gerncia com os responsveis dos departamentos nas quais so discutidos os indicadores estratgicos, nomeadamente os que concernem inovao na empresa, a sua monitorizao e resultados e definio de procedimentos a corrigir.

realizado anualmente um inqurito a todos os colaboradores que permite comentar e classificar os diferentes valores da organizao, abertura apresentao de novas ideias e gesto da comunicao e conhecimento.

Ao nvel dos clientes, so efectuados inquritos anuais, sendo estes inquritos 95% internacionais, de 65 pases distintos.

Est em funcionamento a plataforma Rede Ideias para apresentao de ideias por parte dos colaboradores. A Rede est implementada atravs de quiosque electrnico em locais comuns para acesso de todos os colaboradores a informao interna e externa, com apelo ao lanamento de ideias.

Ler Tudo Mobilizar recursos para sustentar a dinmica de inovao Capital Humano

No seguimento do projecto POLICOMPETE, foram definidas as competncias associadas a cada uma das funes na Polisport, sendo que estas incluem competncias relacionadas com a inovao. Esta lista de competncias sempre tida em conta aquando os processos de recrutamento. A promoo e prmio anual dos colaboradores compreendem critrios relacionados com a inovao no sentido em que a auto-avaliao e avaliao de desempenho dos colaboradores inclui a contabilizao do nmero de ideias para a Rede Ideias. A satisfao dos colaboradores avaliada anualmente atravs de inquritos, possibilitando a identificao de problemas e preocupaes. executado um plano de desenvolvimento de competncias alinhado com a estratgia. Anualmente elaborado um plano de formao em funo dos objectivos definidos e do iato observado entre as competncias ideais e actuais para determinada funo, competncias tais que incluem competncias ligadas inovao, podendo desta forma direccionar a formao para a correco destas lacunas e a melhoria da sua

page 3 / 11

performance. Os colaboradores recebem formao peridica em reas relevantes para a inovao, nomeadamente gesto de inovao, gesto de projectos de IDI, estratgia (ex.:Canvas), criatividade (ex.: TRIZ e Innovation Game, ferramenta que tem como objectivo o estmulo da criatividade, partilha de ideias e construo de um plano de aco para oportunidades que se apresentam empresa), empreendedorismo, liderana, cooperao e gesto de conflitos.

Ler Tudo Mobilizar recursos para sustentar a dinmica de inovao Relacionamentos Externos

A Polisport j participou e continua a participar em diversos projectos cooperativos nacionais e internacionais de I&D. Tem parcerias com fornecedores nacionais e estrangeiros para realizar as actividades de IDI, incluindo o design, fabrico de moldes e prototipagem. Tm projectos em cooperao e subcontratam Universidades, Centros Tecnolgicos ou outras organizaes do sistema de Cincia e Tecnologia, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, o Instituto de Engenharia Mecnica e Gesto Industrial (INEGI), o Centro para a Excelncia e Inovao na Indstria Automvel (CEIIA) e o Plo de Inovao em Engenharia de Polmeros (PIEP). Desenvolveram projectos de internacionalizao. So membros e pertencentes da comisso tcnica da IMDA, In-mold Decoration Association, associao de empresas de todo o mundo (membros dos 5 continentes) do ramo de decorao de peas plsticas. A presena dos colaboradores em conferncias e feiras e contacto presencial com fornecedores e clientes tanto nacionais como internacionais estimulada. So realizadas visitas de universidades e/ou instituies acadmicas visando a apresentao ao universo acadmico e a troca e partilha de experincias. Tambm se verificam visitas de pilotos off-road e media empresa visando a apresentao da organizao. Antes de irem para o mercado, os produtos desenvolvidos so testados em competies por pilotos com os quais a marca trabalha, que do o seu feedback relativamente qualidade e interesse do novo produto. A empresa participou no projecto REDOMIC, o qual visa fomentar a inovao nas regies SUDOE no contexto da interaco Universidade e Empresa de dimenso transregional e transnacional; e participou no projecto Star-NET Technology Trasfer que visa estabelecer uma estrutura consolidada de suporte s PMEs do sector dos transportes de superfcie, promovendo a sua participao no tema transportes do 7 PQ. As equipas de projecto compreendem colaboradores de fornecedores e clientes.

Ler Tudo Mobilizar recursos para sustentar a dinmica de inovao Estruturas

Existem na empresa dois departamentos com actividades no mbito da I&D: o departamento de Investigao e Desenvolvimento Tecnolgico, responsvel por projectos relacionados com novas tecnologias, e o departamento de

page 4 / 11

Concepo, Desenvolvimento e Industrializao, responsvel por projectos relacionados com novos produtos inovadores. Esto afectos a estes departamentes recursos-humanos com qualificaes adequadas, dotando a empresa da capacidade para se adaptar rapidamente s necessidades e evoluo das tecnologias do sector bem como competncias para explorar novas oportunidades e novos projectos de I&D nacionais e internacionais. Existem bibliotecas tcnicas, incluindo acesso on-line. O conhecimento est organizado em torno de blocos grupos de especialistas que gerem a manuteno e actualizao de conhecimentos especficos. Existem bases de dados sobre lies aprendidas. Utiliza-se a intranet e o sharepoint como instrumento de disponibilizao de informao tcnica, econmica e comercial aos colaboradores. Esto definidas mailing lists para cada tipo de informao. Foi criada a Rede Ideias, disponvel nos espaos comuns para que todos os colaboradores tenham acesso, para insero de ideias. Foi igualmente criado um blogue para divulgao de informao e discusso de temas, novas solues, ideias, novidades e mercado. Est formalizada uma parceria com a Universidade da Beira Interior para reestruturao dos armazns que contempla a recepo, preparao e expedio de encomendas com rapidez e fiabilidade atravs de leitura ptica e organizao do trabalho. Foi implementado um software de gesto integrada de recursos humanos. Foi implementada de forma horizontal na organizao a ferramenta openproject para a gesto de projectos. Todos os colaboradores tm e-mail e foram instalados o Messenger e o Skype para facilitar a comunicao. A empresa lanou um novo site em 2010.

Ler Tudo Implementar processos para garantir mais e melhor inovao Gesto de Interfaces e do Conhecimento

O estudo do mercado resulta da percepo dos gestores de clientes no contacto directo com os clientes, das feiras e da pesquisa de patentes e inovaes da concorrncia. Existem tambm procedimentos de anlise, reviso e tratamento dos inquritos de satisfao dos clientes. Faz-se a anlise de tendncias sociais, ambientais e econmicas relevantes para o negcio. Utilizam as equipas patrocinadas para testar e melhorar novos produtos. Faz-se a anlise de aplicaes de solues desenvolvidas noutros contextos, por exemplo, em 2010 foi levado a cabo um projecto de aplicao da tecnologia LED s motos off-road. Tambm se efectua o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelas plataformas tecnolgicas EuMaT (European Technology Platform for Advanced Engineering Materials and Technologies), MANUFUTURE (Future Manufacturing Technologies) e SusChem (European Technology Platform for Sustainable Chemistry) e pelo CEFIC European Chemical Industry Council. Foi criado um blogue para troca de ideias e partilha de conhecimentos e experincias. Os processos so transversais na organizao. Na avaliao de desempenho includa a cooperao interdepartamental. O rcio de ideias cruzadas entre departamento versus nmero total de ideias apresentadas ultrapassa os 80%, dado ser uma linha orientativa da plataforma em incentivar o lanamento de ideias que envolvam outros processo e

page 5 / 11

departamentos.

Ler Tudo Implementar processos para garantir mais e melhor inovao Gesto de Ideias

Em 2008 foi criada uma plataforma de gesto de ideias, a Rede Ideias, de forma a envolver grande nmero de colaboradores e potenciar a partilha de ideias/informao. Esta ferramenta de gesto de ideias est acessvel a todos na cantina, open space, etc. So realizadas reunies para anlise e deciso da implementao das ideias. A Equipa decisora para cada ideia lanada na Rede Ideias constituida de acordo com a sua tipologia. Quando a ideia relacionada com produto analisada por uma equipa de projecto (diferente para o caso de ser relativa a bicicletas ou motas). Em 2010, obtive-se uma adeso de 53% Rede de Ideias a todo o nvel organizacional (directores, gesto topo, administrativos, operadores de fbrica).

Ler Tudo Implementar processos para garantir mais e melhor inovao Gesto de Projectos de IDI

Existem normas e procedimentos internos para a seleco e o planeamento de projectos de IDI. So realizados estudos de viabilidade, tanto tcnica como financeira, incluindo algoritmos de clculo de risco. Esto definidas e so aplicadas normas e procedimentos de acompanhamento e controlo dos projectos, incluindo regras claras para controlo de prazos e oramentos e para decises de reorientao e de cancelamento de projectos. Utilizam-se pontos de referncia (milestones) no acompanhamento e controlo dos projectos. Existem regras de monitorizao e de controlo de qualidade. Como indicadores de desempenho, esto contemplados a Taxa de novos conceitos vlidos para estudo, a Taxa de estudos de aplicao do novo conceito implementado em projectos, o Nmero de Ideias validadas na Rede, a Taxa de cumprimento do plano de projectos, a Taxa de produtos com custo dentro do objectivo, a Taxa de desvio do investimento em projectos, o Desvio da data de aprovao dos moldes, entre outros. Foi realizada formao interna em gesto de projectos de IDI e alargamento da ferramenta project de gesto de projectos a nvel transversal na organizao. Depois de definidos alguns critrios bsicos a satisfazer, confere-se autonomia equipa de projecto para se auto-organizar. A equipa aberta ao exterior, nomeadamente a clientes, fornecedores e complementadores, integrando-os nas actividades do projecto e beneficiando do seu know-how especfico.

Ler Tudo Implementar processos para garantir mais e melhor inovao Gesto de Aprendizagem

page 6 / 11

Faz-se a reviso contnua de processos e a medio de indicadores-chave de performance, anlise de erros, de no conformidades, desvios, reclamaes de clientes/utilizadores e difundem-se os resultados obtidos por toda a organizao, tanto nas reunies mensais de staff como na apresentao geral de fecho do ano. Em termos de projectos, as lies aprendidas so registadas, divulgadas e arquivadas para consulta. Faz-se a alterao de processos com vista resoluo de problemas com impacto na produtividade da organizao. Nesse sentido, foi criado em 2009 o departamento de Auditoria Interna. Realizam-se auditorias tecnolgicas e auditorias de inovao, especialmente no que respeita ao desempenho da empresa na transformao das suas competncias e capacidades em novos produtos/servios, processos, mtodos comerciais e modelos organizacionais geradores de valor, pelo departamento de Auditoria Interna.

Ler Tudo Implementar processos para garantir mais e melhor inovao Proteco e valorizao de resultados

Esto definidas regras de registo e de manuteno de patentes, articuladas com a estrratgia geral da empresa. Aps a identificao do desenvolvimento de um produto/processo ou desenho/modelo inovador, avaliada a patenteabilidade do conceito e decidido se se protege a propriedade industrial do conceito pelo desenvolvimento de Concepo e Desenvolvimento, I&DT e pela Administrao. Em caso afirmativo, procede-se ao desenvolvimento logstico/legal e tcnico do registo (equipa de anlise, departamento de I&DT e administrao) e oficializao do registo de propriedade industrial (departamento e I&DT e Administrao). A Polisport trabalha com duas empresas nacionais e uma dos Estados Unidos para registo de patentes. Actualmente a Polisport tem 11 patentes e 5 modelos/designs protegidos. Existe um Plano de Controlo de Registos. A Polisport tem como objectivo o registo de 5 registos de IP (patentes e design) por ano. Existe o registo nacional e internacional da marca Polisport.

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao Avaliao de Resultados > Financeiros Operacionais

O retorno do investimento (ROI) das actividades de IDI foi de 4 em 2010. Os investimentos em IDI levaram a um aumento das vendas e reduo dos custos operacionais, por exemplo, a tecnologia IPD desenvolvida pela Polisport possibilita a decorao de peas plsticas no momento da prpria injeco, ficando acabada e pronta para o cliente e assim eliminando custos com opreraes adicionais. Os resultados da IDI permitiram a conquista de novos clientes, por exemplo, a KTM, Husqvarna e BMW.

page 7 / 11

O peso das vendas de produtos e prestao de servios sob proteco intelectual no volume de negcios total da organizao foi de 11% em 2006, 12% em 2007, 26% em 2008 e 30% em 2009. O valor intangvel da propriedade industrial medido em 2010 de 2.215.944

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao Avaliao de Resultados > Mercado

O desenvolvimento de tecnologias inovadoras, nomeadamente as registadas com patente, tem permitido a conquista de novos clientes. Complementarmente, as inovaes nos produtos com marca prpria resulta na mais fcil conquista de novos clientes ao permitir desmonstrar que determinada inovao j se encontra no mercado e funciona. As novas tecnologias permitem a substituio de produtos da concorrncia, ultrapassando-os em termos de qualidade, flexibilidade e preo. No sector OEM, tendo como factores de desvantagem a distncia aos clientes alvo, custos de transporte e no utilizao de embalagem retornvel, so necessrios argumentos como a flexibilidade e a inovao diferenciadora na captura de clientes alvo, as quais contribuem assim activamente para o desempenho financeiro da empresa. As actividades de IDI permitiram a ganhar clientes a concorrentes directos e localizados prximos dos clientes, nomeadamente, KTM (ustria) e Husqvarna (Itlia) e BMW (Alemanha). A Polisport tem vindo a entrar em novos mercados geogrficos, estando actualmente presente em mais de 65 pases. O rcio das vendas de produtos/servios sob proteco industrial e o volume de negcios total no trinio 05-07 foi de 20%, no trinio 06-08 foi de 20% e no trinio 07-09 foi de 25% e de 08-10 de 29%. O contnuo lanamento de novos produtos, inovadores e de grande qualidade, aumentaram definitivamente a notoriedade da Polisport. Em 2008 a Polisport recebeu o prmio IMDA (In-Mould Decorating Association) EUA na categoria de Melhor Pea Plstica de Moldagem por Injeco. Em 2009 foi distinguida com um case-study da tecnologia IPD publicada na imprensa americana e os prmio de Melhor Pea Plstica de Moldagem por Injeco. Em 2010 recebeu o Trofu da Exportao Portugus de Cmara de Comrcio e Indstria Luso-Francesa e o Prmio PME Inovao da COTEC. A empresa tem sido alvo de diversos artigos na comunicao social, por exemplo, no Jornal de Negcios e televiso nacional.

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao Avaliao de Resultados > Sociedade

Tendo em conta que se trata de uma empresa de sucesso e em constante crescimento, a Polisport contribui para o aumento de emprego. A Polisport adopta medidas de proteco ambiental. Por exemplo, foi desenvolvido o projecto Paperless que visa a diminuio do uso de papel recorrendo a softwares. Alm disso, tem vindo a desenvolver tecnologias patenteadas, como o IPD, que permitem a diminuio de desperdcios de matrias-primas e peas rejeitadas, assim como permitem a reciclagem total das peas plsticas.

page 8 / 11

A empresa tem polticas de responsabilidade social e de cidadania empresarial. A Polisport tem procedimentos sistemticos de previso e prospeco, sendo prtica da empresa a adopo ou desenvolvimento pioneiro de novas tecnologias e sistemas, tendo um efeito demonstrador no sector. A empresa estabeleceu novos standards nacionais e internacionais. Com efeito, a Polisport foi pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias.

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao Tipos de Inovao > Produto / Servio

Todos os anos so lanados novos produtos inovadores pela Polisport, sendo a contribuio destes novos produtos manifestamente relevante para o crescimento do volume de negcios. A Polisport foi o primeiro fabricante em Portugal a produzir e comercializar Guarda-Lamas em plstico para motos. Em 2010, a Polisport apresentou o TRIPOD. Este produto oferece um suporte lateral forte e estvel formando, com a roda traseira, um apoio de trs pontos. Sendo produzido a partir de uma composio plstica forte to robusto como leve. Fruto da anlise de aplicaes de solues desenvolvidas noutros contextos, foi levado a cabo com sucesso um projeto de aplicao da tecnologia LED ticas das motos off-road. Foram igualmente criados em 2010 os seguintes produtos: new Chest Protector Convertible, Urbia city helmet, Twig mountain bike helmet, Spike infant helmet, Michigan rear and Michigan mudflap, Georgia mudgard, Tire Leverand, new Windscreen with handlebar fixing system, new pink baby-seats and a brand new Rear and Front Baby-Seat (MOBI).

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao Tipos de Inovao > Processo

O IPD Inmold Plastic Decals - uma tecnologia nova e revolucionria que permite o inmold de autocolantes na pea plstica durante a injeco, e constitui um investimento notrio e bem sucedido por parte da empresa. A DI Dupla Injeco - dois materiais diferentes usados no mesmo produto, como nos novos protectores de mo FREE FLOW e DEFENDER - so conhecidos pelo mundo inteiro. O DGP Durable Gloss Polypropylene foi resultado da prpria investigao da Polisport e de longa parceria com os melhores especialistas da rea. Neste momento, a Polisport est a desenvolver o PD+ (Plastic Decor Plus), a mais recente tecnologia Polisport, que permite decorar a totalidade da superfcie das peas plsticas, com uma maior proteco e durabilidade, independentemente da sua complexidade. Esta tecnologia permite a decorao da pea plstica com grficos personalizados, criando os mais diversos e efeitos especiais. Estas novas tecnologias impulsionaram consideravelmente o processo criativo, acelerando a modelao e encurtando os planos de desenvolvimento. Todas estas potencialidades so bem visveis nos resultados comerciais da Polisport.

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao

page 9 / 11

Tipos de Inovao > Organizacional

A Polisport tem uma constante preocupao pelo desenvolvimento e estruturao das actividades de negcio e aperfeioamento da relao com a envolvente externa. Reflexo desta preocupao tem sido as constantes alteraes e adaptaes efectuadas nos diferentes departamentos, como por exemplo a criao de um departamento de Investigao e Desenvolvimento Tecnolgico (2007) e do departamento de Auditorias Internas (2009) ou as iniciativas que visam a gerao de ideias internas. Foi efectuada a migrao do ERP, sendo actualmente usado o software Primavera e M3. Esta reestruturao contribuiu para a fiabilidade, rapidez e adequao da informao. Foi adquirido o software Hibrix que ir ser desenvolvido. Foi implementado o projecto Paperless que visa a diminuio do uso de papel recorrendo a softwares. Em 2009 iniciou-se o projecto KAIZEN, o qual levou reestruturao e optimizao dos processos internos. Em 2010, re-estruturou-se o departamento de Conceo, Desenvolvimento e Industrializao com a implementao da figura de Gestor do Portflio de Projetos e Gestor de Projetos, passando a existir um Gestor de Projetos de Produto Bicicleta e um Gestor de Projetos de Produto Moto que coordenam as respetivas equipas. Enquadrado no projeto Policompete, terminou-se a integrao da gesto de competncias, descrio de funes, matriz responsabilidades e avaliao de desempenho.

Ler Tudo Identificar resultados de Inovao Tipos de Inovao > Marketing

A Polisport tem vindo a entrar em novos mercados geogrficos, estando atualmente presente em mais de 60 pases. No seguimento da reflexo organizacional realizada atravs do Balance Scorecard, foi criado em 2006 o departamento de Marketing como aposta na promoo da organizao, marca Polisport, produtos e interiorizar na organizao valores de promoo da inovao, seja produto, servio ou tecnologia. Em 2010 foi contratada uma empresa especificamente para promoo da Polisport em redes sociais, tendo sido j lanados diversos desafios aos utilizadores. Esta empresa especialista em potenciar uma marca ou empresa recorrendo s redes sociais presentes na Internet. A formao que a mesma prestou a determinados colaboradores permitiu Polisport, at data, expandir a sua comunicao para pblico mais informados e interessado por cada uma das reas de negcio (quer sejam utilizadores privados ou empresas potencialmente parceiras) e, em simultneo, promover com sucesso assinalvel algumas iniciativas que aumentaram o trfego de internautas quer nas pginas especficas dessas redes, quer no novo site. Foi igualmente implementado este novo site da Polisport que permite visualizar todos os produtos da empresa e averiguar qual o distribuidor mais conveniente para o cliente.

Ler Tudo Grandes Tendncias Open Innovation

page 10 / 11

Os fornecedores so avaliados por e induzidos a encontrar solues inovadoras, com impacto no negcio da Polisport. So criadas parcerias duradouras e estabelecidas relaes de confiana, havendo troca de Know-how com os fornecedores. Para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias h a procura sistemtica de parcerias, dentro e fora da rede de fornecedores. Faz-se a procura sistemtica de valor acrescentado de forma a ser realizada a transferncia tecnolgica de outros mercados como o mdico, embalagem, aeronutico, electrnico entre outros para o produto Polisport. Tambm estabelecida uma ligao com clientes e mesmo concorrentes na partilha de informao consoante o negcio, mercado e estratgia definida. As equipas de projecto compreendem colaboradores de fornecedores e clientes.

Ler Tudo Grandes Tendncias Crowdsourcing

No SGIDI certificado da Polisport a gesto de interfaces muito importante no desenvolvimento multidisciplinar dos projectos em que o crowdsourcing fundamental. Trazer para a equipa elementos e parceiros que possam acrescentar mais valia e capacidade concretizadora ao projecto.

Ler Tudo Grandes Tendncias Redes Sociais

Em 2010 foi contratada uma empresa especificamente para promoo da Polisport em redes sociais. Entre muitas mais-valias associadas a este contrato, destaca-se o facto de empresa estar, desde esse momento, mais directamente envolvida na vivncia que o consumidor final tem com os produtos Polisport, permitindo-lhe algumas recolhas de dados muito assertivas sobre como melhorar algum deles e, tambm, ficando a par de eventuais oportunidades/tendncias de mercado que conduzam implementao de conceitos inovadores com base nas opinies publicadas nessas plataformas.

Ler Tudo

page 11 / 11
Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

You might also like