You are on page 1of 5

Dieta do Azeite de Oliva

O leo extrado da oliva ajuda a combater aquela gordurinha que insiste em prejudicar os contornos da sua barriga. E, aliado a um cardpio enxuto, seca o equivalente a um nmero a menos no jeans em apenas duas semanas! Por essa ningum esperava: azeite ajuda a eliminar a barriga! Contraditrio? Sim, se voc avaliar esse alimento s pelo lado das calorias 9 em cada grama. bastante, como em todas as outras gorduras. Mas estudos cientficos recentes garantem que o leo extrado da azeitona tem uma quantidade incrvel de gordura boa, alm de antioxidantes poderosos. Comea aqui a relao entre o azeite de oliva e a sua cintura mais fina, claro! H alguns meses, a revista cientfica americana Diabetes Care trouxe a boa notcia: dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (como as presentes no azeite de oliva), comparadas com dietas ricas em carboidrato ou em gordura saturada, modificam a distribuio de gordura corporal, favorecendo o menor acmulo na regio abdominal. Como isso acontece: o azeite tem o poder de reduzir a velocidade de digesto dos alimentos e, conseqentemente, baixa o ndice glicmico da refeio. Mesmo que voc devore um prato de macarro, o pico de acar passa a ser menor. Ou seja, esse leo do bem diminui a concentrao de glicose no sangue e a produo de insulina aquele hormnio que, em excesso, contribui para os estoques de gordura bem ali, no abdmen. Quando consumido com freqncia, o azeite oferece mais benefcios: mantm em equilbrio outros hormnios, como a adponectina, capazes de retrair a barriga. Produzido pelas clulas de gordura em nveis adequados (nem abaixo nem acima do necessrio), a adponectina reduz o risco de resistncia insulina distrbio que aumenta a tendncia de o organismo acumular gordura visceral e abdominal. Ou de desenvolver problemas mais graves, como diabete, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola, de So Paulo. Tem mais: O azeite, como toda gordura, estimula os hormnios da saciedade, complementa o consultor em nutrio Alfredo Galebe, de So Paulo. Quer dizer que, numa refeio em que esse leo est presente, voc tende a comer menos.

Quanto consumir?
Um estudo, desta vez publicado no British Journal of Nutrition, apontou a quantidade ideal para voc obter os benefcios do azeite: duas colheres de sopa (ou duas e meia colheres de sobremesa ou cinco colheres de ch) por dia. Mas alto l! importante combin-lo a uma dieta equilibrada, avisa a nutricionista Patrcia Bertolucci, da Clnica do Movimento, em So Paulo. E, se o objetivo perder peso, as calorias (cerca de 70 em uma colher de sopa) devem ser computadas no cardpio. Voc s tem a ganhar com essas mudanas: o azeite d mais sabor, aroma e textura aos alimentos. Aproveite!

QUALIDADE EXTRA
Se o azeite de oliva bom, o extravirgem ainda melhor. Com uma concentrao superior de vitamina E e de polifenis (mais de 40 tipos diferentes), combate bravamente os radicais livres. Alm disso, a ao antiinflamatria desse lquido dourado diminui os nveis e a oxidao do colesterol ruim, o LDL, protegendo o corao. Vrios estudos mostraram outros poderes: combate diabete e osteoporose. Voc prefere no pensar em doenas? Ok, os antioxidantes do azeite mantm as clulas e a pele mais jovem.

LONGE DA TRANS
Os especialistas alertam que consumir menos de 20% das calorias na forma de gordura prejudica a absoro de vitaminas e a produo de hormnios. Mas fique longe das ruins, especialmente a trans. Essa inimiga, ao contrrio da gordura monoinsaturada, aumenta o volume abdominal e coloca seu corao em risco. Fuja tambm do excesso de gordura animal: aquela da pele do frango, da picanha e do chantilly. Outro motivo para voc apostar nas gorduras boas, como o azeite: elas favorecem a absoro de alguns antioxidantes e polifenis presentes nos vegetais. Ento, no negue azeite na sua salada.

Cardpio:
Para facilitar a perda de peso, o azeite deve fazer parte de um cardpio com 1200 calorias como este, criado pela nutricionista Patrcia Bertolucci. Depois de uma semana, repita o menu para enxugar 4 quilos (ou mais!) em 15 dias

Dia 1
CAF-DA-MANH 1 xc. (ch) de leite desnatado com caf (ou achocolatado light) 1 fatia de po integral light com 2 fatias de peito de peru light e 1 col. (ch) de azeite papaia LANCHE DA MANH 1 fatia grossa de queijo-de-minas ALMOO Salada de alface, rcula, tomate e 3 azeitonas temperadas com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferncia) 2 col. (sopa) de feijo 1 fil de frango mdio grelhado 1 xc. (ch) de brcolis no vapor (se quiser fruta de sobremesa, diminua o arroz e o feijo pela metade) LANCHE DA TARDE 2 torradas light com 2 col. (sopa) de cottage e 1 col. (ch) de azeite JANTAR Salada de alface, escarola e pepino temperada com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 1 fil grande de linguado e tomate no vapor 1 poro de fruta (1 fatia de abacaxi ou 1 pssego)

Dia 2
CAF-DA-MANH 1 copo (300 ml) de suco de melao 1 po srio fino com 1 col. (sopa) de ricota fresca com 2 azeitonas picadas e temperada com sal, salsinha e 1 col. (ch) de azeite LANCHE DA MANH 1 poro de fruta (2 kiwis ou 2 ameixas frescas ou 1 ma ou 1 pra) ALMOO Salada de alface, agrio e erva-doce temperada com sal, limo e 1 col. (sopa) de azeite 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferncia) 2 col. (sopa) de lentilha 4 col. (sopa) de carne moda 1 xc. (ch) de abbora no vapor (se quiser fruta de sobremesa, diminua o arroz e a lentilha pela metade) LANCHE DA TARDE 6 nozes (ou 10 amndoas cruas)

JANTAR Salada de acelga e tomate temperada com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais (ou integral) 1 posta pequena de salmo grelhado

Dia 3
CAF-DA-MANH 1 copo (200 ml) de suco de maracuj com adoante 2 bisnaguinhas integrais light (ou 2 torradas integrais light) com 2 fatias de blanquet de peru, 2 col. (sopa) de cottage e 1 col. (ch) de azeite 1 fruta (pssego, ma ou pra) LANCHE DA MANH 2 Polenguinhos Light ALMOO Salada de alface, radicchio (ou rcula) e cenoura temperada com sal, limo e 1 col. (ch) de azeite 4 col. (sopa) de peito de frango em cubos cozido com tomate 3 batatas bolinha assadas com sal e 1 col. (ch) de azeite 1 xc. (ch) de vagem no vapor 1 poro de fruta (2 figos ou 1 kiwi) LANCHE DA TARDE 1 barrinha de cereal light 1 pote de iogurte de fruta light JANTAR Salada de alface e palmito temperada com sal, limo e 1 col. (sopa) de azeite 1 posta mdia de badejo (ou cao) no vapor com tomate e cebola 1 poro de fruta (1 fatia de abacaxi ou 1 pssego)

Dia 4
CAF-DA-MANH 1 copo (200 ml) de suco de laranja batido com 1 pedao de beterraba 2 fatias de po com gros light (ou integral light) com 2 fatias finas de mussarela light, 2 fatias de tomate, organo e 1 col. (ch) de azeite LANCHE DA MANH 1 poro de fruta (1 pssego ou 1 pra ou 1 ma) ALMOO Salada de alface, repolho e tomate temperada com sal, limo e 1 col. (sopa) de azeite 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferncia) 2 col. (sopa) de feijo (ou lentilha) 1 bife rol mdio (se quiser fruta de sobremesa, diminua o arroz e o feijo pela metade) LANCHE DA TARDE 1 poro de fruta ( manga ou papaia ou 10 uvas)

1 pote de iogurte natural desnatado (se quiser, use adoante) JANTAR Salada de alface, rcula e tomate-cereja temperada com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 1 fil de frango mdio grelhado 2 col. (sopa) de ervilha fresca no vapor (ou sobremesa: 1 banana assada com canela)

Dia 5
CAF-DA-MANH 1 xc. (ch) de leite desnatado com caf (ou achocolatado light) 1 fatia de po integral light com 1 col. (sobremesa) de cottage e 1 col. (ch) de azeite 1 goiaba LANCHE DA MANH 1 poro de fruta (2 ameixas frescas ou 1 ma) ALMOO Salada de alface e rcula temperada com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 1 fil de peixe (badejo, linguado ou atum) grelhado 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferncia) 2 col. (sopa) de feijo 1 xc. (ch) de espinafre no vapor LANCHE DA TARDE 2 bisnaguinhas 7 Gros Light (ou 1 torrada integral) com 2 fatias de blanquet de peru e 1 col. (ch) de azeite JANTAR Salada de alface, escarola e beterraba temperada com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 1 pedao mdio de carne assada 10 uvas

Dia 6
CAF-DA-MANH 1 xc. (ch) de cereal matinal integral (ou 3 col. de sopa de aveia) com 1 xc. (ch) de leite desnatado e 6 morangos LANCHE DA MANH 1 fatia grossa de queijo-de-minas com 1 col. (ch) de azeite ALMOO Salada de alface americana e roxa e cenoura ralada temperada com sal, limo e 1 col. (sopa) de azeite 1 fil mdio de frango grelhado 1 prato (sobremesa) de penne com molho de tomate LANCHE DA TARDE 3 biscoitos gua e sal com 2 col. (sopa) de cottage e 1 col. (ch) de azeite JANTAR Salada de alface, agrio e 1 col. (sopa) de milho temperada com sal, limo e 1 col. (ch) de azeite 1 fil mdio de pescada no vapor 2 col. (sopa) de quinua (ou gro-de-bico)

Dia 7
CAF DA MANH 1 xc. (ch) de leite desnatado com caf (ou achocolatado light) 2 bisnaguinhas 7 Gros Light com 2 fatias de peito de peru e 1 col. (ch) de azeite 1 poro de fruta ( manga ou 10 uvas) LANCHE DA MANH 1 pote de iogurte de fruta light ALMOO Salada de alface, tomate e agrio temperada com sal, limo e 1 col. (sobremesa) de azeite 1 posta pequena de salmo assado 2 col. (sopa) de gro-de-bico cozido 1 xc. (ch) de brcolis no vapor LANCHE DA TARDE 2 torradas integrais light com 2 col. (sobremesa) de queijo cottage e 1 col. (ch) de azeite JANTAR 2 fatias de pizza de atum ou mussarela (massa fina) Salada de rcula com 1 col. (sobremesa) de azeite

You might also like