You are on page 1of 9

Fabricao da Cermica pastilhas,pisos, azulejos.

A cermica fabricada a partir de argila mida, o que torna fcil de mold-la. Aps secagem completa da pea moldada ela submetida a altas temperaturas, em forno para cermica, onde feita a sua queima. Aps a cermica ser pintada, decorada ou esmaltada em sua superfcie, ela volta ao forno para nova queima. e acordo com o material e tcnicas utili!adas, podemos classificar a cermica em"

#$%%A&'#A" argila co!ida no forno, sem ser vidrada, embora, (s ve!es, pintada. )* %A A" o e+emplo mais con,ecido o a!ule-o. .A*A/0A" loua fina obtida de pasta porosa co!ida a altas temperaturas, enverni!ada ou revestida de esmalte sobre o qual pintamse motivos decorativos.

Ac,o que assim - da pra ter uma no1o de como c,ego ao resultado das min,as peas. 2ara um pr+imo post, estarei contando um pouco da ,istria da cermica, porque ela muito, muito antiga. Pr-produo A pr-produ1o equivale a primeira etapa do processo de fabricac1o da cermica de revestimento. $sta etapa consiste na e+tra1o da matria-prima necessria para prepara1o das massas 3pasta ,omog4nea com um contedo predefinido de gua, que alimentar as maquinas de conforma1o no processo produtivo5, bem como seu armazenamento e estocagem. !trao da matria-prima 2ara a produ1o da cermica de revestimento, utili!am-se matrias-primas classificadas como plsticas e n1o-plsticas.

As principais matrias-primas plsticas s1o"


argilas plsticas 3queima branca ou clara56 argilas fundentes 3queima vermel,a56 caulim

entre as matrias n1o-plsticas, destacam-se"


filitos6 fundentes feldspticos6 talco6 carbonatos

&ada matria-prima e+erce uma "uno espec#"ica durante o processo produtivo, porm as plsticas s1o essenciais na fase de conforma1o, pois fornecem ( massa a plasticidade necessria, para se obter um revestimento de alta qualidade mecnica. 7 os materiais n1o-plsticos, atuam principalmente na fase do processamento trmico e nas misturas com argilas, para a produ1o da massa. Preparao dos materiais 's materiais utili!ados para a fabrica1o da cermica de revestimento s1o"

o p, que constitui o produto resultante da fase da prepara1o das massas6 e as fritas ou esmalte, que uma cobertura vitrificada impermevel aplicada no biscoito.

$ecagem A secagem do produto moldado assegura a integridade e regularidade dimensional do produto, prevenindo quebras e distor8es. ' material proveniente das mquinas de conforma1o seco, passando a conter 9: de gua.

's tipos de secadores mais difundidos s1o os de funcionamento atravs de ar quente. ' ar quente utili!ado para favorecer a difus1o da gua de dentro para fora e para a evapora1o da gua da superfcie da pea. %ueima /a etapa de queima o revestimento adquire caractersticas mecnicas adequadas e estabilidade qumica para as diversas utili!a8es. $+istem dois processos principais de queima" monoqueima e biqueima"

monoqueima

um

procedimento

na

qual

s1o

queimados,

simultaneamente, a base e o esmalte, em temperaturas que giram em torno de 9;;;<& a 9=;;<&.

A biqueima o processo mais obsoleto, no qual o tratamento trmico dado apenas ao esmalte, pois o suporte - foi queimado anteriormente.

>ma outra tcnica utili!ada ,o-e por algumas empresas a terceira queima, que consiste em criar efeitos de decora1o sobre o esmalte - queimado e recoloc-lo no forno sob temperaturas mais bai+as, para obter o design definitivo. Fabricao da ceramica tijolo 's ti-olos podem ser fabricados ou feitos a partir de argila, argila +istosa, silicato de clcio ou cimento6a argila a matria mais comum. $m =;;?, foi inventada uma nova forma de fa!er ti-olos tendo como base cin!as volantes.@9A epois da argila ser e+trada, normalmente do fundo de um rio pr+imo ao local de fabrica1o, esta passa por uma fase de apodrecimento ou purifica1o6 nesta fase, o ob-ectivo livrar a argila de impure!as e substncias estran,as. Bogo aps, a argila preparada, amassada com gua e triturada em uma maquina con,ecida como picador, ou, ainda, amassada e aglutinada por tra1o animal.

Cegue a argila por uma esteira ou transportada por tra1o animalD,umana a fase de modela1o, em que a argila moldada em paraleleppedos, atravs de cilindros e ferramentas de corte. epois da argila ser moldada, ela posta para secar no sol por um perodo de 9 a = dias, e, para finali!ar, os blocos de argila s1o co!idos em fornos que usam como combustivel len,a, p de serragem, li+o corporativo, li+o de grficas, tendo seu tempo mdio de cosimento em torno de E dias. Aps o cosimento, os ti-olos s1o postos para secar por a1o do tempo ou por ventiladores industriais e, logo aps, lanados ao comrcio e uso. &elhas As tel,as sao materiais de cobertura com formas que se classificam em planas" ou francesas, com se1o transversal curva 3 coloniais, protuguesas e rabes5 e planas tipo escama. As tel,as devem atender aos seguintes requisitos. - apresentar estrututa ,mogenea, granula1o fina e n1o conter na sua massa gr1os de pirita e de cal6 -n1o apresentar manc,as ou eflorescencias6 -ter cantos vivos6 -ter um som claro6 -n1o ter irregularidade de forma6 -ter bai+a permeabilidade6 -ser resistente ( fle+1o6 A /F%-?9?= da AF/# especifica a tel,a plana francesa nos seguintes requisitos" -Gassa- a massa seca m+ima deve ser E,E Hg. -Absor1o dIgua- a absor1o deve ser de =;:.

- imens8es nominais-/F%-J;EJ com tolerncia de =: nas dimens8es nominais.

-Kuantidade de tel,as por m=.

&BACC*.*&A0L'

9. #ipos de #i-olos" ' ti-olo comum pode ser caracteri!ado por seu bai+o custo, sem e+ig4ncia quanto a apar4ncia, uso para fins estruturais e de veda1o. M#i-olos comum macios" classifica1o conforme ( resist4ncia (

compress1o 3$F-9N5 M ensaio de resist4ncia a compress1o" de cada O;;;; ti-olos s1o tirados aleatoriamente =O deles, dos quais apenas de! ser1o ensaiados. &ada ti-olo cortado perpendicularmente. As duas metades s1o unidas pelas faces maiores com uma fina camada de pasta de cimento. Aps a secagem da pasta os corpos de prova s1o imersos em gua potvel por =P ,oras. /o ensaio aplicado uma carga progrssiva de ;,O QgDcmR,. M ensaio de absor1o" S Cecagem em estufa ( 99;<&6 S 2esagem a seco6 S &oloca da gua de modo a ter 9DE da altura dentro da gua6 S Aps = ,oras subir a altura da gua para =DE, aps P ,oras aps o inicio do ensaio, imers1o total.

M $floresc4ncias" #i-olos s1o colocados verticalmente num recipiente de fundo c,ato, enc,e-se de gua destilada at o nvel de 9 a 9.O cm, sendo a gua renovada at que o ti-olo fiue saturado, seca-se ao ar.

M#i-olos comuns furados"

M &lassifica1o segundo o posicionamento e a orienta1o dos furos" S faces de trabal,os normais aos furos" alvenaria 3fun1o esttica5 S faces de trabal,o paralelos aos furos" enc,imento

=.#ipos de #el,as"

M #el,as comuns" A secagem deve ser mais lenta que para os ti-olos, para diminuir as deforma8es. A queima feita no mesmo forno que os ti-olos. Alguns tipos de tel,as " tel,as francesas, tel,as planas com encai+es laterais,

tel,as de escamas, tel,as tipo canal 3romanas ou coloniais5, e tel,as ,olandesas.

E.A!ule-os" s1o placas de louas, de pouca espessura, vidrados numa face 3e+terna5 #em fun1o de prote1o e bom acabamento. M loua sanitria" barbotina 3 formas mais comple+as5, queima T9E;;<&, vidrado" esmalte de bra+ e fedspato ou calcrio.

>#*B*UA0L' #*7'B'

' peso da constru1o e distribudo nos pilares, vigas, Bages e funda8es. essa forma o ti-olo cermico fa! parte de um sistema de veda1o, o ob-etivo das paredes e fec,ar a estrutura da obra entre colunas e vigas, sem contribuir de forma direta para a estrutura do pro-eto.

>#*B*UA0L' AC #$BVAC As tel,as servem para formar uma camada protetora, protegendo assim, a casa de a8es da nature!a. As tel,as cermicas devem apresentar um bom con-unto de caractersticas no que respeita a resist4ncia mecnica ( fle+1o, durabilidade, impermeabilidade e conforto trmico. 2ara alm destas qualidades tambm necessrio que se-am de fcil coloca1o em obra. W no entanto necessrio ter em conta que a face inferior das tel,as deve ser convenientemente ventilada, de forma a evitar condensa8es e a permitir a sua secagem. As tel,as devem ainda ser aplicadas em vertentes com uma inclina1o tal que permita contrariar a ac1o combinada do vento e da c,uva, dependendo essa inclina1o da altitude onde se locali!a a constru1o e da e+posi1o ao vento da sua cobertura, mas que n1o dever, em caso algum, ser inferior a E;:.

>#*B*UA0L' AU>B$7'C 's a!ule-os podem ser utili!ados em" .ac,adas Betreiro 2aredes &,urrasqueira %evestimentos 2ara decora1o de ambientes, alm de muitos outros.

Cervem para prote1o e alm disso, para uma boa apar4ncia.

You might also like