You are on page 1of 10

A cidadania

O que ? Todas as pessoas vivem em conjunto umas com as outras, isto , ns no vivemos sozinhos, vivemos em comunidade.

Para que as pessoas se consigam entender e para que no existam conflitos entre elas, necessrio que todos cumpram um conjunto de regras. Estas regras vo permitir que todos possam viver da melhor forma e com o maior entendimento entre todos. A Cidadania , ento, percebermos bem quais so os nossos direitos e os nossos deveres para com os outros e dessa forma, sabermos viver em sociedade. A Cidadania termos responsabilidade perante aquilo que fazemos; sermos solidrios para com os outros, isto , procurar ajudar sempre quem precisa de ns. Ser cidado significa estar atento a todas as decises que so tomadas e que influenciam a nossa vida. Ser cidado chamar a ateno sempre que acontecer alguma injustia, sempre que algo estiver mal. No fundo, ser cidado participar na construo de um futuro que comum a todos.

Os nossos direitos Se conhecermos bem os nossos direitos e os nossos deveres seremos mais e melhores cidados e no teremos medo da autoridade sempre que esta no tiver razo. No fundo, com a Cidadania vamos perceber que a nossa liberdade termina onde comea a dos outros e que o conjunto dessas liberdades individuais que a verdadeira base da vida democrtica.

Com a Cidadania percebemos como bom viver em comunidade se todas as pessoas se respeitarem.

" - Qual a diferena entre a poltica e a Cidadania?

- Ser cidado conhecermos bem os nossos direitos e deveres e orientarmos o nosso comportamento atravs desse conjunto de princpios e de valores. Fazer poltica ir mais longe, fazer parte de um partido, tomar posies pblicas de forma organizada sobre certas questes...

- E quando falamos em direitos e deveres, como sabemos o que so uns e o que so outros?

- Por exemplo: ns temos o direito de no ser incomodados em casa pelo rudo que os vizinhos possam fazer nas suas casas, mas tambm temos o dever de no fazer barulho, para alm das horas que a lei permite, pois s deste modo respeitamos o direito dos outros... "

No seu dia-a-dia, j deve ter encontrado situaes em que os mesmos direitos se traduzem tambm em deveres de respeito para com os outros, pois s assim poder haver entendimento entre as pessoas numa sociedade. Procure lembrar-se agora de situaes em que os seus direitos so tambm deveres para com os outros. Lembre-se que esta uma forma muito importante de exercer a sua Cidadania!

Estatuto de Cidado

1. Ser cidado ... 2. A palavra cidado significa...

3. Cidadania ainda...

1. Ser cidado ... O estatuto de Cidado portugus atribudo sobretudo por direito de sangue, podendo ser tambm por naturalizao. A pertena Unio Europeia d ao cidado portugus o estatuto de cidado europeu, com os direitos e deveres que isso implica.

2. A palavra significa... A palavra Cidado comeou por significar habitante de uma cidade. Mas depois, com o tempo, adquiriu um significado mais rico. cidado quem pertence a um pas onde h leis que protegem as pessoas, e onde as pessoas, alm de direitos, tm tambm deveres a cumprir, ou seja, quem pertence a um pas politicamente organizado.

3. Cidadania ainda...

O direito que cada cidado tem de exigir que os outros respeitem os seus direitos, que compreendam que o respeito pela vida em grupo mais importante que os interesses pessoais e que cumpram todas as regras que esto escritas na lei;

o dever que cada cidado tem de respeitar os outros e a vida em comunidade; sabermos que pertencemos a um Estado com regras que devemos respeitar (Estado organizado) e que todos ns temos responsabilidade de contribuir para melhorar a vida de todas as pessoas.

A cidadania , afinal, o conjunto de muitas coisas que normalmente nem sequer relacionamos com ela. Quando estamos, por exemplo, a ajudar os outros estamos a ser cidados.

" - Ser cidado uma certa forma de estar na cidade, isto , de estar, de viver com os outros, no isso?

- mais do que isso, participar na vida da cidade, fazendo com que todos os problemas da sociedade sejam tambm os nossos problemas.

- Mas h problemas que se calhar no conseguimos resolver...

- Sim, h problemas como a droga e a transmisso da Sida em que, por mais esforos que faamos no conseguimos resolver. No entanto, no podemos cruzar os braos e fechar os olhos aos problemas porque assim eles no vo deixar de existir.

- Mas ento o que podemos fazer?

- Podemos, por exemplo, fazer parte de associaes, isto , de grupos de cidados que trabalhem para os mais pobres, como por exemplo, dando abrigo e refeies quentes s pessoas que vivem nas ruas. Podemos ajudar os mais novos a perceberem que a droga no sada para nenhum problema e sensibilizar aqueles que esto juntos de ns para tomarem precaues em relao ao contgio da Sida, que se faz por via sexual ou atravs do sangue infectado. Tudo isto ser Cidado".

Existem muitas associaes que procuram ajudar as pessoas mais desfavorecidas. A Legio da Boa vontade um exemplo disso.

A Legio da Boa Vontade tem como objectivo ajudar as pessoas a sair da droga, da rua, do desemprego, da misria, da fome. Significa criar condies para que a pessoa possa dar um passo em frente. A Ronda da caridade um desses projectos e o mais conhecido da Legio da Boa Vontade.

Aos fins de semana, a carrinha da organizao distribui refeies quentes e roupas aos sem abrigo das cidades do Porto e Lisboa. O trabalho da Instituio vai mais alm disto. Atravs do programa Um passo em frente a organizao distribui todos os meses alimentos, roupas e calado a cerca de 200 famlias carenciadas.

Para que consiga desenvolver os seus projectos a organizao recebe apoio de particulares, empresas na rea da alimentao, superfcies comerciais e de voluntrios. Este apenas um dos exemplos de associaes de que pode fazer parte e exercer a sua cidadania.

Responsabilidades na Cidadania
Como vivemos em sociedade e para que haja um

entendimento entre todos os cidados, necessrio que todos assumam responsabilidades perante a comunidade em que vivem, a isto se chamam as responsabilidades na Cidadania.

As responsabilidades na Cidadania significam que devemos cumprir os nossos direitos e deveres.

S podemos exigir os nossos direitos quando cumprimos os nossos deveres de Cidadania e que so, por exemplo, a obrigao de pagar impostos, votar em eleies e defender a nossa ptria.

Os nossos deveres enquanto cidados no so apenas aqueles que a lei exige que sejam cumpridos, mas tudo aquilo que faamos e que possa contribuir para uma melhor sociedade e para o bem-estar de todos os cidados. Viver em Democracia exige que as pessoas se comportem de uma determinada forma, que possuam certas caractersticas que contribuem para um maior entendimento entre todos, a isto se chamam as virtudes cvicas e que podem ser: Responsabilidade moral (o dever de respeitar aquilo que correcto e no aceitar aquilo que consideramos estar mal)

Autodisciplina (sermos controlados, respeitando sempre os outros, de forma a melhor vivermos em sociedade)

Respeito pelo valor individual, prprio e alheio e dignidade humana (entender que cada pessoa tem o seu valor e que todos devem ser respeitados)

Respeito pela supremacia do Direito (saber que devemos respeitar as leis e as normas que orientam a vida em sociedade)

Capacidade crtica (percebermos aquilo que incorrecto e chamarmos a ateno para as situaes de injustia que conhecermos)

Vontade de negociar e alcanar compromissos (perceber que nem sempre podemos fazer tudo aquilo que queremos e que, por isso, importante entrar em acordo com as outras pessoas)

Sem estas virtudes, no possvel que cada um consiga fazer cumprir os seus prprios direitos.

A histria do Pedro -nos apresentada como um dilema moral que nos mostra as nossas responsabilidades perante a sociedade.

Ao Pedro foi-lhe pago por engano uma quantia elevada de dinheiro. A muitas pessoas j deve ter acontecido receber um troco errado numa loja e tiveram de fazer uma escolha. Este caso apenas um exemplo de que, cada direito tem uma responsabilidade correspondente. Por exemplo, o direito de ser julgado de forma justa, tem o responsabilidade correspondente de respeitar a lei.

Caso: Todos os meses o Pedro pe uma parte do seu salrio na conta do banco local. No muito, mas a nica maneira de ele poder poupar o suficiente para umas frias com os seus filhos. Todos os meses o banco manda ao Pedro uma declarao a dizer quanto dinheiro que ele tem na sua conta. Este ms o Pedro v que tem muito mais dinheiro do que pensava. Deve haver engano. Ele escreve ao banco a dizer que lhe deram 2000 euros a mais. No, responde o banco, no houve nenhum engano, o dinheiro seu. O Pedro escreve outra vez. Ns j voltamos a verificar, diz o banco, no cometemos nenhum erro. O Pedro ainda no est convencido. Escreve pela terceira vez ao banco que lhe diz de novo que o dinheiro dele. Depois disto o Pedro acha que no tema nada a perder. Comea a gastar o dinheiro em coisas que ele e a sua famlia precisam. Compra uma moblia nova, decora de novo o apartamento e vai de frias com a famlia.

Algum tempo depois as pessoas do banco perceberam que cometeram um engano. Os 2000 euros que apareceram na sua conta pertencem a outro cliente que tem o mesmo nome. O

banco pede ao Pedro que lhes devolva o dinheiro. Ele d-lhes o que sobrou, mas j gastou metade. O Pedro acusado de ladro". Questes:
Na sua opinio o Pedro culpado ou inocente? Porqu? O que teria feito se fosse o Pedro? Quem seria responsvel por corrigir o erro do banco o Pedro ou o banco? Porqu?

Valores Cvicos

Coragem Tolerncia Patriotismo Compromisso Legalidade Solidariedade Participao Abertura Transparncia Pluralismo Civilidade

Valores Cvicos so... Os valores cvicos so um conjunto de caractersticas, comportamentos necessrios para que exista uma cidadania responsvel, para que as pessoas participem realmente na comunidade em que vivem. Estes valores baseiam-se no princpio de que, para que haja um entendimento entre todos os cidados muito importante que estes respeitem os direitos e o bem estar de todas as pessoas. Estes valores podem ser: Coragem Ter coragem significa ter fora para defendermos as nossas ideias e criticarmos o que consideramos estar errado. Sem coragem cvica, o cidado pode ser mais influenciado pelos lderes de opinio (partidos polticos, por exemplo), pela comunicao social e pelas pessoas que tm um maior poder na nossa sociedade.

Tolerncia a capacidade de aceitar posies e pontos de vista diferentes dos nossos, desde que sejam baseadas no respeito pela dignidade humana. Isto significa que devemos sempre respeitar as opinies dos outros, desde que estas respeitem os direitos de todas as pessoas. Nem sempre fcil percebermos at que ponto podemos ou no tolerar determinadas situaes. Patriotismo Ser patriota significa respeitar os princpios e os valores defendidos pelo nosso pas. O patriotismo uma virtude fundamental de qualquer democracia e que recusa atitudes de discriminao em relao a outras naes. Compromisso A Democracia diz-nos que devemos colocar os interesses da comunidade em primeiro lugar. Assim, a Cidadania deve preparar o cidado para estabelecer compromissos com as outras pessoas, isto , para entrar em acordo com os outros, de forma a que todos se sintam satisfeitos.

Legalidade A legalidade significa que a lei que regula o nosso comportamento, isto , atravs de regras e normas que sabemos aquilo que ou no correcto fazer. Enquanto cidados devemos respeitar essas leis, mesmo quando no concordamos totalmente com elas, mas tambm devemos tentar mudar as leis que consideramos injustas ou inadequadas.

Solidariedade A soliedariedade significa preocuparmo-nos com o bem-estar dos outros, ajudarmos os outros sempre que necessitem. Sem solidariedade no conseguimos enfrentar os grandes problemas da nossa sociedade, especialmente aqueles que se relacionam com os grupos mais desfavorecidos (como a pobreza, por exemplo).

Participao Sermos participativos significa dar ateno aos assuntos de interesse pblico, isto , a todos os assuntos que afectam a sociedade em que vivemos.

Abertura A abertura em Democracia um dos princpios fundamentais e significa ter a capacidade de aceitar opinies diferentes das nossas.

Transparncia Ser transparente ser sempre verdadeiro, sincero, nas suas aces.

Atravs da transparncia ou honestidade possvel que as decises que so tomadas em democracia sejam sempre feitas baseadas na sinceridade e no por interesses escondidos que podem por em causa a vida em comunidade. Pluralismo O pluralismo significa o respeito pela existncia de ideias diferentes da nossas. Numa sociedade democrtica a partilha de ideias diferentes muito importante. Civilidade A vida em comunidade exige que as pessoas se comportem de forma a respeitarem sempre os direitos dos outros. Viver de forma civilizada significa, por exemplo, tentar resolver os problemas atravs do dilogo com os outros e no atravs da fora e da ameaa; defender o nosso pas e respeitar aquilo que pertence aos outros.

Para sabermos de que forma podemos colocar em prtica valores cvicos como a solidariedade, devemos conhecer algumas Instituies que se dedicam a ajudar os outros e que constituem exemplos de boas prticas neste domnio. Para alm disso, todos ns enquanto cidados podemos ajudar, apoiando estas Instituies.

Outra forma de ajudar os outros lutar pelos seus direitos.

10

You might also like