You are on page 1of 13

Questes de Fixao para Agncias e Terceiro Setor - Prof.

Cyonil
Curso: Gesto Pblica p/ DETRAN-SP (Agente de Trnsito) Professores: Cyonil Borges, Rodrigo Renn, Srgio Mendes

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

Oi Pessoal, Recebi, em nosso frum, a solicitao de mais questes sobre Agncias e Terceiro Setor. Ento, a seguir uma excelente bateria com questes de 2011 a 2013. Bom treino a todos. Estou no frum para aparar eventuais dvidas. Forte abrao e bons estudos. Cyonil Borges.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

Fonte: www.tecconcursos.com.br Questo 1: CEPERJ - OF (SEFAZ RJ)/SEFAZ RJ/2011 A natureza de autarquia especial caracterizada por: a) Independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo, estabilidade dos dirigentes e autonomia financeira. b) Independncia administrativa, mandato fixo, estabilidade dos dirigentes, oramento prprio e autonomia financeira c) Ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo, plano de carreira especfico, estabilidade dos dirigentes e autonomia financeira d) Criao por lei, independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, estabilidade dos dirigentes e autonomia financeira e) Criao por emenda constitucional, independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo e autonomia financeira Questo 2: CESPE AUFC/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2011 Julgue o item que se segue, acerca do programa nacional de desestatizao e das agncias reguladoras. As agncias reguladoras, no que se refere concesso, permisso e autorizao de servio pblico, no possuem a atribuio de definir o valor da tarifa, por se tratar de matria adstrita atuao do prprio poder concedente. Questo 3: CESPE AUFC/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2011 Julgue o item que se segue, acerca do programa nacional de desestatizao e das agncias reguladoras. As decises definitivas das agncias, em regra, no so passveis de apreciao por outros rgos ou entidades da administrao pblica. Questo 4: CESPE AUFC/TCU/Controle Externo/Auditoria Governamental/2011 Julgue o item que se segue, acerca do programa nacional de desestatizao e das agncias reguladoras. As instituies financeiras controladas direta ou indiretamente pela Unio podem ser objeto de desestatizao. Nesse caso, o presidente do Banco Central do Brasil dever participar das reunies do Conselho Nacional de Desestatizao para deliberao sobre a desestatizao, com direito a voto.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

Questo 5: FGV - TJ TRE PA/TRE PA/Administrativa/"Sem Especialidade"/2011 considerado requisito para a qualificao de autarquia ou fundao como agncia executiva a) ter celebrado contrato de prestao de servios por, no mnimo, um ano com o respectivo Ministrio Supervisor. b) ter celebrado contrato de permisso e/ou concesso com o respectivo Ministrio Supervisor. c) ter plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional concludo h, no mnimo, seis meses. d) ter celebrado contrato de gesto com o respectivo Ministrio Superior. e) ter plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional concludo h, no mnimo, um ano. Questo 6: CESPE - Adv (AGU)/AGU/2012 Julgue o item que se segue, a respeito da administrao indireta e do terceiro setor. As relaes de trabalho nas agncias reguladoras so regidas pela CLT e pela legislao trabalhista correlata, em regime de emprego pblico. Questo 7: CESPE - Adv (AGU)/AGU/2012 Julgue o item que se segue, a respeito da administrao indireta e do setor. terceiro A qualificao de agncia executiva federal conferida, mediante ato discricionrio do presidente da Repblica, a autarquia ou fundao que apresente plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento e celebre contrato de gesto com o ministrio supervisor respectivo. Questo 8: FEMPERJ ACE TCE RJ/TCE-RJ/Controle Externo/Controle Externo/2012 Sobre as agncias reguladoras, correto afirmar que: a) vedada aos Estados e Municpios a criao de agncias reguladoras; b) as agncias reguladoras so pessoas jurdicas de direito privado e destinam-se regulao de atividades econmicas; c) as agncias reguladoras integram a Administrao Pblica Direta e so dotadas de personalidade jurdica de direito pblico; d) as agncias reguladoras so fundaes dotadas de regime jurdico especial, caracterizado, dentre outros aspectos, pela independncia administrativa, razo pela qual no se submetem ao controle dos Tribunais de Contas;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 3 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

e) o regime jurdico das agncias marcado, dentre outros fatores, por independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica e autonomia financeira, o que no afasta o controle de suas atividades-meio pelos Tribunais de Contas. Questo 9: CESPE - JF TRF1/TRF 1/2011 Assinale a opo correta no que diz respeito s agncias reguladoras e executivas, concesso de servios pblicos e s PPPs. a) Na esfera federal, a qualificao de uma autarquia ou fundao como agncia executiva decorre de iniciativa exclusiva do chefe do Poder Executivo. b) Os ex-dirigentes das agncias reguladoras continuam vinculados entidade no denominado perodo de quarentena, durante o qual fazem jus remunerao compensatria equivalente ao cargo de nvel imediatamente abaixo do cargo de direo que exerciam. c) Em se tratando de PPP na modalidade patrocinada, o parceiro pblico no dispe de poderes como a encampao ou a interveno ou o de decretar a caducidade. d) A PPP na modalidade administrativa no admite a atualizao dos valores contratuais, circunstncia que revela a ausncia do denominado equilbrio econmico-financeiro no ajuste firmado. e) Na hiptese de extino do contrato de concesso por decurso do prazo de vigncia, o poder pblico pode proceder imediata retomada da prestao do servio, at a realizao de nova licitao, sem que esteja condicionado o termo final do contrato ao prvio pagamento de eventual indenizao. Questo 10: FCC - JT TRT1/TRT 1/2012 A respeito das agncias reguladoras e agncias executivas, correto afirmar que a) as agncias reguladoras adquirem autonomia a partir de qualificao obtida em face de contrato de gesto celebrado com o respectivo Ministrio supervisor. b) as agncias executivas caracterizam-se como autarquias de regime especial, criadas por lei, com autonomia administrativa, oramentria e financeira. c) ambas possuem regime especial, estabelecido na lei instituidora, atuando as agncias executivas na regulao de atividade econmica e as agncias reguladoras no controle e fiscalizao de servio pblico. d) as agncias executivas so empresas pblicas ou fundaes, com autonomia ampliada a partir de decreto governamental, em face da apresentao de plano para melhoria de eficincia e reduo de custos. e) as agncias reguladoras possuem regime jurdico especial, fixado na lei instituidora, garantindo maior grau de autonomia administrativa e oramentria que o conferido s demais autarquias.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 4 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

Questo 11: CESPE - TA (ANATEL)/ANATEL/2012 Julgue o item que se segue, relativo aos princpios e poderes da administrao pblica. A ANATEL, por ser agncia reguladora integrante da administrao indireta, exerce o poder regulamentar com maior vigor, podendo inovar na ordem jurdica com a edio de atos normativos primrios e regulamentos autnomos. Questo 12: ESAF - TSIET/DNIT/Estradas/2013 Assunto: Agncias Reguladoras e Executivas A respeito das agncias reguladoras e das agncias executivas, analise as assertivas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Ao final, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) A agncia executiva uma nova espcie de entidade integrante da Administrao Pblica Indireta. ( ) O grau de autonomia da agncia reguladora depende dos instrumentos especficos que a respectiva lei instituidora estabelea. ( ) Ao contrrio das agncias reguladoras, as agncias executivas no tm rea especfica de atuao. ( ) As agncias executivas podem ser autarquias ou fundaes pblicas. a) V, F, V, V b) F, V, V, V c) F, F, V, V d) V, V, V, F e) F, F, F, V Questo 13: ESAF - AFC (STN)/STN/Contbil/2013 A transferncia da funo normativa (sobre matrias determinadas) da sede legislativa estatal para outra sede normativa denomina-se: a) Remisso. b) Delegao receptcia. c) Reserva legal. d) Deslegalizao. e) Desconcentrao. Questo 14: CESPE - Proc (MPTC-DF)/TC-DF/2013 Julgue o item a seguir, a respeito de princpios da administrao pblica, agncias reguladoras, atos administrativos, regime disciplinar, processo administrativo-disciplinar e controle no servio pblico.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 5 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

As agncias reguladoras consistem em mecanismos que ajustam o funcionamento da atividade econmica do pas como um todo. Foram criadas, assim, com a finalidade de ajustar, disciplinar e promover o funcionamento dos servios pblicos, objeto de concesso, permisso e autorizao, assegurando o funcionamento em condies de excelncia tanto para o fornecedor/produtor como principalmente para o consumidor/usurio. Questo 15: CESPE Tec MPU/MPU/Apoio Tcnico e Administrativo/Administrao/2013 A respeito da organizao da administrao pblica, julgue o item a seguir. Para exercer a disciplina e o controle administrativo sobre os atos e contratos relativos prestao de servio pblico especfico, a Unio pode criar, mediante lei federal, uma agncia reguladora, pessoa jurdica de direito pblico cujos dirigentes exercem mandatos fixos, somente podendo perd-los em caso de renncia, condenao transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar, entre outras hipteses fixadas na lei instituidora da entidade. Questo 16: CESPE - Escr (PC BA)/PC BA/2013 Com relao organizao administrativa, julgue o prximo item. As agncias reguladoras detm o poder de definir suas prprias polticas pblicas e execut-las nos diversos setores regulados. Questo 17: CEPERJ - OF (SEFAZ RJ)/SEFAZ RJ/2011 As OSCIPs pertencem ao: a) Judicirio b) Primeiro Setor c) Segundo Setor d) Quarto Poder e) Terceiro Setor Questo 18: FDC - AFTM BH/Pref BH/2012 Foi criada, por particular, uma pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, instituda para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalizao pelo Poder Pblico, mediante contrato de gesto. Neste caso, a pessoa jurdica se constituiu com a seguinte forma no terceiro setor: a) organizao da sociedade civil de interesse pblico b) servio social autnomo c) agncia executiva d) organizao social
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 6 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

e) entidade de apoio Questo 19: FDC - ATTM BH/Pref BH/2012 Foi criada, por particular, uma pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, instituda para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalizao pela Administrao, mediante termo de parceria. Neste caso, a pessoa jurdica se constitui pela seguinte forma no terceiro setor: a) organizao da sociedade civil de interesse pblico b) servio social autnomo c) organizao social d) agncia executiva e) entidade de apoio Questo 20: CESPE - Adv (AGU)/AGU/2012 Julgue o item que se segue, a respeito da administrao indireta e do terceiro setor. Para que sociedades comerciais e cooperativas obtenham a qualificao de organizaes da sociedade civil de interesse pblico, preciso que elas no possuam fins lucrativos e que tenham em seus objetivos sociais a finalidade de promoo da assistncia social. Questo 21: FEMPERJ ACE TCE RJ/TCE-RJ/Controle Externo/Controle Externo/2012 O terceiro setor formado por pessoas jurdicas que, no obstante no integrarem o sistema da administrao pblica indireta, cooperam com o governo, prestando servio de utilidade pblica. Essas pessoas jurdicas so denominadas entidades paraestatais e, entre elas, temos as pessoas de cooperao governamental que desenvolvem os servios sociais autnomos, as organizaes sociais e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico. Sobre esse tema, correto afirmar que: a) as pessoas jurdicas que desenvolvem servios sociais autnomos, por terem natureza jurdica de direito privado, no prestam contas ao Tribunal de Contas; b) as pessoas de cooperao governamental que desenvolvem os servios sociais autnomos independem de lei autorizadora para sua criao; c) a qualificao jurdica como organizao social de uma pessoa jurdica de direito privado que desenvolve atividades sem fins lucrativos, uma vez preenchidos os requisitos legais, uma discricionariedade da Administrao Pblica e se d por meio do contrato de gesto; d) as pessoas de cooperao governamental no gozam de imunidade tributria, na medida em que possuem natureza jurdica
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 7 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

de direito privado, no obstante desenvolverem atividades sem fins econmicos e lucrativos; e) organizao da sociedade civil de interesse pblico a qualificao jurdica dada a uma pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, que recebe delegao do Poder Pblico para desenvolver servio pblico social, por meio do termo de parceria, que um ato vinculado da Administrao Pblica. Questo 22: FCC - AFF (TCE-SP)/TCE-SP/Administrao/2012 OSCIP Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico uma organizao a) pblica voltada para a promoo de direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse suplementar. b) social especializada exclusivamente na defesa, preservao, conservao do meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel. c) privada cuja funo nica e exclusiva de atender aos interesses do seu grupo fundador, ou administrador, como os sindicatos, as cooperativas, as associaes de seguro mtuo etc. d) da sociedade civil formada espontaneamente para a execuo de certo tipo de atividade de interesse pblico, mas que no reconhecida em nosso ordenamento jurdico. e) jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais tenham as finalidades determinadas pelo Estado. Questo 23: FCC - AFF (TCE-SP)/TCE-SP/Administrao/2012 O acordo de cooperao para o fomento e a execuo de uma ou mais das atividades de interesse pblico previstas em Lei, firmado entre a entidade qualificada como OSCIP Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico e o Poder Pblico denomina-se a) licitao pblica. b) termo de parceria. c) contrato social. d) convnio social. e) termo de convnio. Questo 24: CESPE - JF TRF1/TRF 1/2011 No que se refere aos princpios que regem o direito administrativo, as organizaes sociais e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico, assinale a opo correta. a) As instituies hospitalares no gratuitas e as cooperativas so aptas para o recebimento da qualificao de organizaes da sociedade civil de interesse pblico, nos termos da legislao de regncia. b) Na sindicncia, ainda que instaurada com carter meramente investigatrio ou preparatrio de um processo administrativo
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 8 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

disciplinar, indispensvel a observncia dos princpios do contraditrio e da ampla defesa. c) Segundo o STJ, na hiptese em que o particular ocupa irregularmente rea pblica, no cabvel o pagamento de indenizao por acesses ou benfeitorias, tampouco o direito de reteno, sob pena de ofensa aos princpios da indisponibilidade do patrimnio pblico e da supremacia do interesse pblico. d) O contrato de gesto, instituto oriundo da reforma administrativa, recebeu tratamento diferenciado no ordenamento jurdico nacional, a exemplo da Lei de Licitaes e Contratos, que inseriu a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto como hiptese de inexigibilidade de licitao. e) O auxlio que o poder pblico presta organizao social no pode abranger a destinao de recursos oramentrios e bens necessrios ao cumprimento do contrato de gesto, ainda que mediante permisso de uso. Questo 25: FCC - AJ TRT1/TRT 1/Apoio Especializado/Servio Social/2011 O chamado Terceiro Setor s pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econmica e poltica que determinam o seu significado e a sua dimenso. Nesse sentido, considere: I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que do Estado na formulao e execuo das polticas sociais. II. No se pode negar a importncia das aes desenvolvidas pelas organizaes do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestaes da questo social. III. O Terceiro Setor se configurou nos ltimos 20 anos dentro de um contexto de avano do projeto neoliberal caracterizado pela implementao de polticas sociais focalizadas e seletivas. Est correto o que se afirma em a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Questo 26: FCC - AJ TRT1/TRT 1/Apoio Especializado/Servio Social/2011 O Terceiro Setor formado por instituies no governamentais, que expressam a sociedade civil, com participao de voluntrios, para atendimento de interesse pblico em diferentes reas. Em pesquisas
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 9 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituies, compondo um conjunto de grande diversidade. Mas, as organizaes que compem esse setor tem algumas caractersticas em comum. Sobre as instituies que formam o Terceiro Setor INCORRETO afirmar: a) So de carter privado, mas desenvolvem um trabalho de interesse pblico. b) Trabalham na defesa e garantia dos direitos. c) Remuneram seus dirigentes que atuam efetivamente na gesto executiva da entidade. d) Podem contar com o trabalho de um corpo de voluntrios. e) No podem acumular as duas certificaes (CEBAS e OSCIP). Questo 27: FCC - AJ TRE TO/TRE TO/Judiciria/2011 De acordo com a Organizao Administrativa Brasileira, o SESI, o SESC e o SENAI so entidades a) estatais. b) paraestatais. c) autrquicas. d) fundacionais. e) empresariais. Questo 28: ESAF - AIET/DNIT/Ambiental/2013 A respeito do terceiro setor, analise as afirmativas classificando-as como verdadeiras ou abaixo, falsas.

Ao final, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Integram o terceiro setor as pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, que exercem atividades de interesse pblico, no exclusivas de Estado, recebendo fomento do Poder Pblico. ( ) As entidades do terceiro setor integram a Administrao Pblica em sentido formal. ( ) O terceiro setor coexiste com o primeiro setor, que o prprio Estado e com o segundo setor, que o mercado. ( ) Integram o terceiro setor as organizaes sociais de interesse pblico e as organizaes sociais. a) V, V, F, V b) V, F, V, V c) F, F, V, V d) V, F, F, V e) V, V, V, F
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 10 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

Questo 29: CEPERJ - APO SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2012 De acordo com a legislao do Estado do Rio de Janeiro sobre a qualificao de entidades sem fins lucrativos como Organizaes Sociais, mediante contrato de gesto, correto afirmar que no esto includas, entre as pessoas jurdicas privadas como passveis de habilitao como Organizaes Sociais, aquelas que tenham por objeto: a) cultura b) defesa do patrimnio histrico c) conservao do patrimnio artstico d) assistncia social e) empresariais Questo 30: CESPE - JF TRF5/TRF 5/2013 Assinale a opo correta, considerando a execuo de servios pblicos por OSs e OSCIPs, em regime de parceria com o poder pblico. a) Denomina-se contrato de gesto o instrumento passvel de ser firmado entre o poder pblico e as OSCIPs destinado formao de vnculo de cooperao para o fomento e a execuo de atividades de interesse pblico. b) As empresas que tenham interesse em obter o qualificativo de OSs devem estar em funcionamento a pelo menos dois anos e dedicar-se a uma das seguintes atividades: ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. c) Para se qualificarem como OSCIPs, as pessoas jurdicas interessadas devem ser regidas por estatutos cujas normas disponham expressamente sobre a observncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia e universalizao do servio. d) Uma OS pode qualificar-se como OSCIP, desde que no tenha fins lucrativos, ao passo que uma OSCIP no passvel de qualificao como OS. e) Para serem consideradas OSs ou OSCIPs, as instituies no devem ter fins lucrativos, ou seja, no podem distribuir entre os seus scios, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais excedentes operacionais, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, os quais devem ser aplicados integralmente na consecuo de seu objeto social. Questo 31: CESPE - TJ TRT10/TRT 10/Administrativa/2013 Julgue o item a seguir, relativo administrao pblica. As entidades paraestatais no se sujeitam licitao, e seus empregados submetem-se ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho, s normas acidentrias e justia trabalhista.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 11 de 12

Prof. Cyonil Borges - aula EXTRA

Questo 32: CESPE - TNS (PRF)/PRF/2012 Acerca da estrutura da administrao pblica, que abrange as administraes direta e indireta, esta composta por entidades dotadas de personalidade jurdica, julgue o item subsequente. As organizaes sociais no esto compreendidas no entidades que constituem a administrao pblica indireta. rol das

Questo 33: CESPE - Deleg (PC BA)/PC BA/2013 A respeito de administrao pblica, julgue o item seguinte. Entidades paraestatais so pessoas jurdicas privadas que colaboram com o Estado no desempenho de atividades no lucrativas, mas no integram a estrutura da administrao pblica. Gabarito 1) A 2) Errado 3) Certo 4) Certo 5) D 6) Errado 7) Certo 8) E 9) E 10) E 11) Errado 12) B 13) D 14) Certo 15) Certo 16) Errado 17) E 18) D 19) A 20) Errado 21) C 22) E 23) B 24) C 25) B 26) C 27) B 28) B 29) E 30) E 31) Errado 32) Certo 33) Certo

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 12

You might also like