You are on page 1of 8

27/02/2013

Biofsica

INTRODUO A BIOFSICA
A biofsica uma cincia interdisciplinar que aplica as teorias e os mtodos da fsica para resolver questes biolgicas.

Prof. Ednei da Silva

INTRODUO A BIOFSICA
o estudo da Matria, Energia, Espao e Tempo nos Sistemas Biolgicos. O conhecimento da cincia fsica fundamenta vrios fenmenos biolgicos, como aspectos eltricos, gravitacionais, magnticos e mesmo nucleares.

BIOFSICA DA CIRCULAO
O sistema circulatrio comunica matria e energia entre os diversos compartimentos biolgicos.

BIOFSICA DA CIRCULAO
Quais as Funes da circulao ? Transporte e distribuio de nutrientes aos tecidos Remoo dos produtos do metabolismo Regulao da temperatura corprea Manuteno de fluidos e suprimento oxigenio sob os vrios estgios fisiolgicos

27/02/2013

O SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular composto por: Uma bomba: Corao Uma srie de tubos coletores e de distribuiovasos sanguneos Um sistema de vasos finos os capilares

O SISTEMA CARDIOVASCULAR

O SISTEMA CARDIOVASCULAR
Vrios aspectos biofsicos podem ser abordados no estudo do sistema circulatrio Em nosso estudo realizaremos uma reviso dos corpos figurados do sistema circulatrio (sangue) As propriedades eletromecnicas da bomba cardaca e a hemodinmica.

O SANGUE
O sangue uma suspenso de vrios tipos celulares em um meio aquoso complexo, o plasma. Os elementos do sangue desempenham mltiplas funes essenciais para o metabolismo e a defesa do organismo contra uma possvel leso.

O SANGUE
O plasma pode ser separado das clulas sanguneas por centrifugao(um anticoagulante deve ser usado).

O SANGUE
No plasma esto dissolvidos : - Eletrlitos, protenas, lipdios, carboidratos (particularmente glicose), aminocidos, vitaminas, hormnios - Produtos de decomposio nitrogenada do metabolismo (tais como uria e cido rico), oxignio, dixido de carbono e nitrognio gasoso.

27/02/2013

O SANGUE
As concentraes desses componentes podem variar como resultado do tipo de dieta, demanda metablica, nveis hormonais e de vitaminas. Normalmente, a composio do sangue mantida em nveis biologicamente seguros por inmeros mecanismos de homeostasia.

O SANGUE

O SANGUE
Esses nveis ficam comprometidos em distrbios do organismo, particularmente aqueles que afetam os pulmes, a circulao, os rins, o fgado e os rgos endcrinos.

O CIRCUITO CARDIOVASCULAR

OS VASOS SANGUNEOS

OS VASOS SANGUNEOS
Grandes artrias : resistncia friccional relativamente pequena e presso pouco menores do que na aorta Arterolas: essa resistncia atinge seu nvel mximo vlvulas do sistema vascular. Assim, por essas razes observa-se uma queda de presso maior nos segmentos terminais das pequenas artrias e arterolas.

O sangue move-se rapidamente pela aorta e seus ramos arteriais e esses se estreitam e suas paredes se tornam mais finas medida que se aproximam da periferia.

27/02/2013

OS VASOS SANGUNEOS

OS VASOS SANGUNEOS
Na arterolas observa-se tambm mudana no padro do fluxo sanguneo de pulstil para contnuo.

OS VASOS SANGUNEOS

O SISTEMA CIRCULATRIO FUNCIONA


Durante sua circulao, o sangue desempenha o importante papel de captar o oxignio que se difunde dos alvolos pulmonares para o plasma nos capilares pulmonares Da, para as hemcias, onde se combina com a hemoglobina, o principal carreador de oxignio no sangue.

HEMCIAS E HEMOGLOBINAS

O SISTEMA CIRCULATRIO FUNCIONA


Hemcia a clula que contm as Hemoglobinas que so protenas que transportam o oxignio. A hemoglobina possui molculas de Ferro, que quando se ligam com o oxignio oxidam, ficando com a cor vermelha caracterstica (cor de ferrugem!)

27/02/2013

HEMCIAS E HEMOGLOBINAS
Ferro se funde com o oxignio

PLASMA SANGUNEO
Os componentes inicos do plasma mantm o pH do sangue dentro dos limites fisiolgicos. A osmolaridade do plasma mantida pelos solutos inicos e no inicos.

Colorao vermelha

PLASMA SANGUNEO

OSMOLARIDADE
Osmolaridade a quantidade de partculas dissolvidas em um determinado solvente. Ex: Se vc ingere muito sal NaCl, este sal vai para a corrente sangunea e vai aumentar a osmolaridade do sangue.

OSMOLARIDADE
+ Sal
Sangue Assim aumentando a volume do sg. Tecido desidratado Aumentando o soluto Quais as consequncias ? aumento da presso sangunea

OS COMPONENTES CELULARES
Os componentes celulares do sangue incluem as hemcias (eritrcitos), leuccitos e plaquetas.

Aumento da presso osmtica

Sai oxignio do tecido

E vai para o sg.

27/02/2013

HEMCIAS
A hemcia (eritrcito) madura uma clula anucleada circundada por membrana deformvel bem adaptada a necessidade de atravessar capilares estreitos.

HEMCIAS
As hemcias so discos bicncavos, cada um com dimetro de aproximadamente 8 m (um milsimo de milmetro) , espessura de 2 m em sua borda

HEMCIAS
Nos adultos normais, as hemcias ocupam, em mdia, cerca de 48% do volume do sangue em homens e 42% em mulheres.

HEMOGLOBINA
O sangue normal possui cerca de 15 g de hemoglobina / dl (miligramas por decilitro)nos homens adultos E cerca de 13,5 g / dl nas mulheres adultas.

HEMOGLOBINA
Com hemoglobina entre 9 e 11 g/dL h irritabilidade, cefaleia e astenia psquica; nos velhos h fatigabilidade e podem ocorrer dores anginosa Com hemoglobina entre 6 e 9 g/dL h taquicardia, dispnia e fadiga aos menores esforos.

HEMOGLOBINA
Com hemoglobina abaixo de 6 g/dL a sintomatologia est presente mesmo em atividades sedentrias e quando abaixo de 3,5 g/dL a insuficincia cardaca iminente e toda a atividade impossvel.

27/02/2013

PLAQUETAS
As plaquetas so fragmentos Desempenham o importante papel de controlar o sangramento e na gnese da trombose (formao de cogulos dentro dos vasos sanguneos).

PLAQUETAS
Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por milmetro cbico de sangue. Sua diminuio ou disfuno pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.

PLAQUETAS

LEUCCITOS
Os leuccitos, ou glbulos brancos como tambm so chamados so responsveis pelo sistema de defesa do organismo

LEUCCITOS AUMENTADOS
Os valores dos leuccitos estaro aumentados (leucocitose) na presena de: leucemia infeco bacteriana hemorragia trauma cncer

LEUCCITOS BAIXOS
A leucopenia, ou seja valores abaixo do normal de leuccitos no sangue ocorrem na presena de: algumas infeces virais quimioterapia radiao Aids depresso da medula ssea

27/02/2013

VALORES DE REFERNCIA DOS LEUCCITOS Os valores de referncia dos leuccitos so: 3.800 a 9.800 clulas por mililitro de sangue Valores iguais ou inferiores a 4.000 clulas por mililitro de sangue so classificados como leucopenia.

You might also like