You are on page 1of 15

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

SELEO PARA CONTRATAO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

EDITAL N 43/2013 REAPLICAO DA PROVA DE EDUCAO FSICA


PROVA OBJETIVA DATA: 02 de fevereiro de 2014 DURAO: 03 horas INCIO: 08h 30 min TRMINO: 11h 30 min

_____________________________________________________
NOME EM LETRA DE FORMA

___________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

LEIA COM ATENO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUES:

1. Examine se a prova est completa e se h falhas ou imperfeies grficas que causem dvidas. Qualquer reclamao somente ser aceita at os 15 minutos iniciais. 2. A prova consistir de 40 questes com quatro alternativas (A, B, C e D), das quais apenas uma verdadeira. Utilize somente caneta de tinta azul ou preta. Marque seu cartoresposta, pintando completamente o quadrinho referente sua resposta, como no modelo abaixo: Ex.: A B C D 3. A leitora de marcas no registrar as respostas em que houver falta de nitidez, uso de corretivo, marcao a lpis e/ou marcao de mais de uma letra. 4. O carto-resposta no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito ou registrado fora do espao destinado s respostas. 5. Verifique se o seu nome e o nmero de inscrio esto corretos no carto-resposta. Se houver erro, comunique-o ao fiscal. No se esquea de assin-lo. 6. Durante a prova, vetado o intercmbio e o emprstimo de material de qualquer natureza entre os candidatos. A fraude ou tentativa de fraude, a indisciplina e o desrespeito s autoridades encarregadas dos trabalhos so faltas que desclassificaro o candidato. 7. Sob pena de eliminao proibido o uso de: lpis, lapiseira, borracha, livros, impressos ou anotaes, bon ou qualquer artigo de chapelaria, relgio, rgua de clculo, dicionrio, mquina de calcular, aparelhos celulares e similares, bem como qualquer outro material de consulta, durante a prova e demais restries constante no subitem 6.10. do Edital 43/2013. 8. Ao terminar, entregue ao fiscal a prova e o carto-resposta assinado, que o nico documento vlido para correo.

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

O mundo carece de pessoas gentis 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 [...] conforto que vem de imediato, aquela ateno que voc no costuma receber diariamente. Ento parece que voc importante, mesmo que a pessoa nunca o tenha visto na vida. A palavra referente a isso se chama gentileza, e raro algum saber us-la, algum interpretla do jeito certo, daquele que vai bem alm do obrigada. Ser gentil no somente ajudar algum a atravessar uma rua ou apanhar uma carteira que caiu e devolv-la, vai to alm de meros gestos, de pequenas atitudes. Comea por a, por aquele bom dia, que, muitas vezes, voc no ouve de algum quando entra no elevador, ou, quem sabe, aquele dorme bem de um amigo virtual. porque isso j no se chama mais gentileza, e sim amor, outro sentimento que o mundo anda precisando. Nosso erro? Achar que todos so maus, que a humanidade est cheia de gente ruim, como realmente est. Mas que tal vermos por outro lado? Quer dizer, no recuar? A vida to bela quanto aquela rosa vinda de um estranho em pleno movimento pelo bairro, que, se no me engano, se localizava em So Paulo. Precisamos deixar o medo um pouco de lado e passar a ouvir mais aqueles que no conhecemos. So pequenos e, para ns, sutis gestos, que motivam as pessoas a fazer a mesma coisa. Quem sabe, qualquer dia, a gente no chegue a um patamar em que ser possvel colocar as cadeiras na rua novamente e conversar com os vizinhos, sem que, no fundo, venha aquela pitada de medo e insegurana e o pensamento que muitos tm: Ser que serei roubado?.
Adaptado de ANA LUIZA BOMFIM (In: http://www.opovo.com.br/app/jornaldoleitor/noticiassecundarias/artigo, 3185041. Acesso em 25/01/2014).

01. Quanto ao tipo de gnero textual, pode-se afirmar que: a) se trata de um texto narrativo, que relata um fato quotidiano. b) esse texto preditivo, uma vez que anuncia um comportamento futuro. c) se trata de um texto argumentativo, cujo teor a defesa de um ponto de vista. d) esse texto descritivo, porque expe o modo como se deve agir em determinada situao. 02. Analise as asseres seguintes e assinale a opo correta. I. No primeiro pargrafo, defende-se que toda pessoa deve ser tratada de acordo com a sua condio socioeconmica. II. No segundo pargrafo, expe-se que a gentileza se manifesta apenas por meio de gestos e atos de grande importncia. III. O terceiro pargrafo concentra-se em um fato ocorrido na cidade de So Paulo. IV. O ltimo pargrafo enfatiza a falta de perspectiva para a soluo desse problema. a) Todas as asseres so falsas. b) Todas as asseres so verdadeiras. c) Apenas a assero III verdadeira. d) Apenas a assero II falsa. 03. Quanto regncia verbal, assinale a afirmao verdadeira. a) O verbo ouvir (l. 13) e o verbo fazer (l. 14) no exigem complemento. b) Os verbos deixar (l. 13) e colocar (l. 16) tm a mesma regncia. c) As formas verbais so e est, ambas na l. 10, so intransitivas. d) Na linha 01, o verbo flexionado vem transitivo indireto.

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

04. No perodo A vida to bela quanto aquela rosa vinda de um estranho em pleno movimento pelo bairro (l. 11 e 12), observa-se, entre as duas oraes, o elo semntico de: a) condio. b) concesso. c) comparao. d) conformidade. 05. Associe a primeira coluna com a segunda. Marque a opo em que se encontra a correta sequncia numrica de cima para baixo. ( 1 ) sujeito ( ) com os vizinhos (l. 17) ( 2 ) objeto direto ( ) a isso (l. 03) ( 3 ) objeto indireto ( ) uma carteira (l. 05) ( 4 ) predicativo do sujeito ( ) voc (l. 01) ( 5 ) complemento nominal ( ) possvel (l. 16) a) 3 1 2 5 4 b) 2 1 5 4 3 c) 3 5 2 1 4 d) 5 3 4 1 2 06. A vrgula empregada para marcar o deslocamento de um advrbio ou de uma locuo adverbial em um perodo ou em uma orao. Em qual alternativa as vrgulas no foram empregadas por causa dessa mesma regra? a) Em sem que, no fundo, venha aquela pitada de medo e insegurana e o pensamento. b) Em que, muitas vezes, voc no ouve de algum quando entra no elevador. c) Em Quem sabe, qualquer dia, a gente no chegue a um patamar. d) Em que, se no me engano, se localizava em So Paulo. 07. No excerto mesmo que a pessoa nunca o tenha visto na vida (l. 02), o verbo ver est no pretrito: a) perfeito do indicativo. b) perfeito do subjuntivo. c) imperfeito do subjuntivo. d) mais-que-perfeito do indicativo. 08. Com referncia classificao dos pronomes, aponte a afirmao falsa. a) O pronome aquela (l. 01) classificado como demonstrativo. b) O pronome algum (l. 04) se classifica como indefinido. c) O pronome voc (l. 01) um pronome pessoal do caso reto. d) Classificam-se como pronome indefinido muitas (l. 06) e todos (l. 10). 09. No tocante s classes gramaticais, levando-se em conta os termos repetidos, qual o item verdadeiro? a) H mais substantivos que pronomes. b) Contam-se mais artigos do que preposies. c) Tm-se mais conjunes do que advrbios ou locues adverbiais. d) Existem mais formas verbais simples do que formas verbais compostas. 10. No fragmento textual aquele dorme bem de um amigo virtual (l. 07), o adjetivo virtual, com base em Houaiss (2009), significa: a) que constitui uma simulao criada por meios eletrnicos. b) suscetvel de ser usado ou posto em exerccio, em funo. c) existente apenas em potncia ou como faculdade, sem efeito real. d) que poder vir a ser, existir, acontecer ou praticar-se; possvel, factvel.

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

11. Sobre a abordagem da pedagogia da Cultura Corporal proposta por Neira (2011), podemos afirmar que so elementos que fazem parte do procedimento didtico, requeridos para o ensino da educao fsica escolar: a) Mapeamento da realidade; ancoragem social dos conhecimentos; tematizao; ressignificao; aprofundamento e ampliao; registro e avaliao. b) Contextualizao; Problematizao; Reorganizao e reconstruo do conhecimento; registro e avaliao c) Introduo temtica; discusso e trabalho em grupo; vivncia prtica relacionada temtica; avaliao d) Arranjo material; Transcendncia de Limites pela Experimentao; Transcendncia de Limites pela aprendizagem; Transcendncia de Limites Criando 12. A respeito das Abordagens Crticas que so utilizadas para o ensino da Educao Fsica, analise as proposies que seguem abaixo: I. Um dos pontos em comum que perpassa as abordagens crticas que estas investem sua atuao e seus pontos de interesse sobre o processo de dominao e regulao, sobre a formao de identidades e subjetividades que envolvem os setores desprivilegiados na sociedade. Assim, caber Educao Fsica garantir aos educandos o acesso cultura corporal historicamente acumulada por meio da experimentao das variadas formas com as quais ela se apresenta na sociedade. II. O currculo proposto pela Abordagem Crtico Superadora sinaliza questes de poder, interesse e contestao. A Educao Fsica entendida como uma disciplina que trata de um tipo de conhecimento denominado cultura corporal que tem como temas: o jogo, a ginstica, a dana, o esporte e a capoeira. III. O currculo proposto pela Abordagem da Pedagogia Corporal, proposta por Neira (2008), prev que a Educao Fsica ao tematizar as prticas corporais, questiona os marcadores sociais nelas presentes: condies de classe, etnia, gnero, nveis de habilidade, local de moradia, histrias pessoais, religio, entre outros. IV. A Abordagem Crtico-Emancipatria, proposta por Kunz (1991;1994), prope uma perspectiva para a Educao Fsica fundamentada na Teoria da Ao Comunicativa. A Educao Fsica uma disciplina que contribui para a compreenso crtica do mundo, da sociedade e de suas relaes, sem a pretenso de transformar esses elementos por meio da escola. Aps anlise das proposies acima podemos concluir que: a) b) c) d) Todas as proposies esto corretas Somente as proposies I, II e III esto corretas Somente as proposies I, III e IV esto corretas Somente as proposies II, III e IV esto corretas

13. Segundo Darido (2005), a discusso acerca dos contedos na Educao Fsica Escolar um tema que ainda apresenta incoerncias e incompreenses. Para tanto, a partir das contribuies de Coll et al (2000) e tambm de Zabala (1998), a Educao Fsica passou a incorporar o conceito de contedos para alm de sua abrangncia somente das capacidades cognitivas, adotando dimenses que privilegiam outras capacidades. Sobre o trato das Dimenses dos Contedos na Educao Fsica relacione a Coluna A com a Coluna B. COLUNA A 1. Contedo Conceitual 2. Contedo Procedimental 3. Contedo Atitudinal COLUNA B ( ) Participar e predispor-se a cooperar nos jogos e brincadeiras, respeitando os limites do prprio corpo e as dos demais companheiros. ( ) Conhecer os aspectos histricos do Futebol no mundo e as mudanas pelas quais passou o futebol no Brasil. ( ) Vivenciar os fundamentos de chute, passe, drible do futebol. ( ) Experimentar correr diferentes distncias e direes imprimindo velocidades distintas.

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

A sequncia correta de cima para baixo : a) 1, 2, 2, 2 b) 2, 3, 2, 2 c) 3, 1, 2, 2 d) 2, 1, 2, 2 14. O Ensino da Educao Fsica numa perspectiva Crtico-Emancipatria deve priorizar, EXCETO: a) O ensino dos esportes com a incluso de conhecimentos tericos e prticos para uma viso crtica desta prtica. b) O ensino dos esportes para o simples desenvolvimento de habilidades e tcnicas para alcanar progressivamente melhor performance fsica e tcnica. c) O ensino dos esportes de forma a permitir aos alunos melhor organizar e vivenciar esta prtica de acordo com suas possibilidades. d) O ensino dos esportes em seus mltiplos sentidos e significados para nele poder agir com liberdade e autonomia. 15. Dentre as alternativas abaixo, aponte aquela que define o entendimento da Educao Fsica proposto pelos Parmetros Curriculares (BRASIL, 1998). a) rea do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, de expresso de sentimentos, afetos e emoes, de manuteno e melhoria da sade. b) Prtica Pedaggica que desenvolvida na escola, sobretudo na Educao Bsica, que visa favorecer a socializao, o conhecimento corporal, o respeito aos colegas e s regras, assim como possibilitar caminhos para solucionar problemas relativos cultura corporal de movimento. c) Prxis social, em estreita relao com os aspectos polticos e culturais, que tem por objetivo promover o acesso cultura corporal de movimento por meio do jogo, do esporte, da dana, da ginstica e da capoeira. d) Componente curricular obrigatrio da Educao Bsica que, integrada proposta pedaggica da escola, desenvolve conhecimentos relativos cultura corporal de movimento. 16. Segundo Neira (2009), a aula de Educao Fsica fundamentada na abordagem cultural deve proporcionar aos alunos a oportunidade de: a) vivenciar, analisar, discutir, ressignificar e ampliar os saberes relativos cultura corporal. b) Conquistar nveis elevados de desenvolvimento motor ou transformaes referentes aos demais domnios do comportamento. c) Vivenciar a prtica sistemtica de exerccios com a finalidade de favorecer um estilo de vida ativo. d) Ampliar o grau de liberdade e de raciocnio crtico e autnomo dos alunos utilizando-se para tanto dos elementos da prtica esportiva, recreativa e de lazer. 17. No h dvida de que a educao fsica escolar brasileira est passando por grandes transformaes. Se antes a Educao Fsica era definida como uma disciplina escolar responsvel pelo ensino de tcnicas esportivas, hoje considerada componente curricular responsvel pelo trato pedaggico de contedos culturais. De uma rea que priorizava a aptido fsica e o rendimento atltico, reconhecida atualmente com rea que aborda os conhecimentos corporais culturais. De uma rea que buscava justificativa cientfica para sua atuao apenas nas cincias naturais, recebe hoje grande aporte de subsdios tericos das cincias humanas. (DALIO, 2010, p.5-6) Tomando por base o texto acima de Jocimar Dalio, analise as proposies abaixo, tendo como referncia as ideias desse autor. I) A cultura a principal categoria para se compreender e discutir a educao fsica escolar. II) Numa perspectiva plural para a educao fsica, o conceito de tcnica deixa de ser o movimento mais correto, mais econmico, espelhado nos gestos esportivos de atletas de alto nvel e passa a ser qualquer gesto dos alunos, constantemente reconstrudo e sempre dotado de significados culturalmente criados.

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

III) Uma ao transformadora na educao fsica escolar, a partir da perspectiva cultural, deve considerar a constituio de proposies pontuais e legalistas em contraposio dinmica cultural inerente condio humana. IV) A educao fsica na perspectiva plural deve abarcar todas as formas da chamada cultura corporal jogos,esportes, danas, ginsticas e lutas - e, ao mesmo tempo, deve abranger todos os alunos. preciso, no entanto, considerar que seu objetivo no ser a aptido fsica dos alunos, nem a busca de um melhor rendimento esportivo. Os elementos da cultura corporal sero tratados como conhecimentos a serem sistematizados e reconstrudos pelos alunos. A respeito das proposies acima, assinale o item que contm SOMENTE afirmativa correta. a) b) c) d) I e II II e III III e IV I e III

18. Sobre o ensino da Educao Fsica na abordagem Crtico-Superadora, INCORRETO afirma que: a) Os contedos para serem selecionados levam em conta trs aspectos: relevncia social, contemporaneidade e sua adequao s caractersticas scias e cognitivas dos alunos; b) Para a organizao da prxis pedaggica prope que se estabelea uma relao entre os conhecimentos que fazem parte do cotidiano e do senso comum dos estudantes confrontando-os com os conhecimentos cientficos, para ampliao do acervo de conhecimentos que possui. c) A avaliao do processo de ensino e aprendizagem deve ser um momento de reflexo coletiva, envolvendo vrios temas: o projeto histrico; as condutas humanas; as prprias prticas avaliativas; as decises em conjunto; o tempo pedagogicamente necessrio para a aprendizagem; a compreenso crtica da realidade; a ludicidade e a criatividade; os interesses, necessidades e intencionalidades objetivas e subjetivas. d) Apresenta uma concepo de currculo ampliado que aponta para os ciclos de escolarizao e, determina princpios como: totalidade, politicidade, incluso, ludicidade e complexidade, dialeticamente articulados entre si para fundamentar proposta baseada na cultura corporal. 19. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, os objetivos da Educao Fsica para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental devem contemplar: I) Aprofundar as noes conceituais de esforo, intensidade e frequncia por meio do planejamento e sistematizao de suas prticas corporais. Buscar informaes para seu aprofundamento terico de forma a construir e adaptar alguns sistemas de melhoria de sua aptido fsica; II) Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras e outras atividades corporais simples. III) Apropriar-se de processos de aperfeioamento das capacidades fsicas, das habilidades motoras prprias das situaes relacionais, aplicando-os com discernimento em situaes-problema que surjam no cotidiano. IV) Organizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como recurso para usufruto do tempo disponvel, bem como ter a capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torn-las mais adequadas ao momento do grupo, favorecendo a incluso dos praticantes. Analisar, compreender e manipular os elementos que compem as regras como instrumentos de criao e transformao; A anlise permite concluir que esto CORRETAS a) b) c) d) apenas as afirmativas I, II e III. apenas as afirmativas II, III e IV. apenas as afirmativas I, III e IV. todas as afirmativas.

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

20. O processo de Avaliao na Educao Fsica foi durante muito tempo relacionado verificao do aprimoramento das capacidades fsicas e/ou motoras para a aptido fsica para a sade e/ou rendimento esportivo. Com as mudanas que ocorreram com esta disciplina na escola, a partir da difuso das diferentes abordagens crticas de ensino, a avaliao passou a ser percebida como um instrumento que pode auxiliar o docente a analisar as atitudes scio-afetivas dos discentes nas aulas, bem como diagnosticar a melhora da capacidade argumentativa e crtica sobre os diversos contedos tematizados nas aulas. Sobre a avaliao, numa perspectiva de ensino crtico na Educao Fsica, analise as proposies que seguem abaixo e assinale a alternativa que contm a soma EXATA de TODAS as proposies corretas. (1) No processo avaliativo no se deve prevalecer somente os aspectos qualitativos ou quantitativos, mas contextualizar as vrias formas que favoream o desenvolvimento da relao ensino-aprendizagem dos estudantes. (3) A avaliao do processo ensino-aprendizagem na Educao Fsica mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar os alunos. preciso compreender que a avaliao est articulada proposta pedaggica da escola (6) importante considerar que metodologicamente, a avaliao deve priorizar: o fazer coletivo; a apreenso dos contedos; a interpretao dos avanos e dos limites encontrados na realizao das prticas corporais. (12) A avaliao no deve ser tratada como uma formalidade do processo de ensino-aprendizagem. Deve ser utilizada como um instrumento de pesquisa que visa diagnosticar continuamente os desenvolvimentos dos objetivos educacionais. a) b) c) d) 10 22 21 18

21. Analise as informaes a seguir sobre o processo de ensino-aprendizagem da Educao Fsica na escola e escolha a alternativa que contempla a sequncia correta de verdadeiro (V) ou falso (F) I. At a dcada de 1980, a Educao Fsica priorizava o desenvolvimento do ensino por meio de uma prtica realizada de forma mecnica, repetitiva e reprodutora. Os contedos transmitidos no levavam em considerao os conhecimentos prvios dos alunos e os mesmos tinham nfase na aptido fsica e no rendimento padronizado. II. O processo de ensino-aprendizagem da Educao Fsica, a partir da constituio dos movimentos renovadores, com novas abordagens pedaggicas, apresenta uma nova significao, ultrapassando a ideia nica de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto e da aprendizagem de habilidades e tcnicas esportivas. III. Em virtude de sua trajetria histrica e da tradio de privilegiar o esporte como contedo hegemnico para o ensino da Educao Fsica, a ao docente privilegiava e centralizava-se no desenvolvimento dos contedos procedimentais, ou seja, o fazer, executar, vivenciar, em detrimento dos contedos conceituais e atitudinais. IV. A Educao Fsica uma disciplina que trabalha alm dos aspectos fsicos e motores, os aspectos cognitivos, afetivos, sociais, intelectuais e as relaes sociais, no restringindo o ensino dos seus contedos apenas aos esportes e seus fundamentos, tcnicas e tticas. a) b) c) d) V, F, V, F V, V, V, F V, V, F, F V, V, V, V

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

22. Das proposies, a seguir, identifique aquelas que fazem parte da proposta curricular a ser desenvolvida nas escolas municipais de Fortaleza. I. A proposta apresenta como princpios didtico-metodolgicos para nortear as aes pedaggicas e, consequentemente, o ensino-aprendizagem: o princpio da totalidade; politicidade; incluso; ludicidade; emancipao. II. A interveno na educao fsica deve ser difusora de uma prxis corporal, que contribua e colabore para a constituio do conhecimento do prprio corpo-movimento, considerando o ldico, o lazer, os processos socioeducativos, a formao cultural, psicomotora, favorecendo a aquisio da autonomia, emancipao e o exerccio da cidadania como um caminho que contribua para uma melhor condio de vida. III. Ao estabelecer alguns procedimentos didticos que devem fundamentar a prtica pedaggica da Educao Fsica na escola, aponta para uma perspectiva na qual o professor deve assumir a perspectiva do conflito, do confronto e da problematizao, assumindo uma postura no diretiva. IV. As temticas propostas para a Educao Fsica encontram-se explcitas em cinco temas: o corpo e suas manifestaes; o esporte e suas manifestaes; manifestaes rtmicas, gimnicas e expressivas; as lutas e suas manifestaes; jogos, brincadeiras e brinquedos e suas manifestaes. a) b) c) d) Todas as afirmativas esto corretas Somente a afirmativa II est incorreta Somente I, II e IV esto corretas Somente a alternativa IV est correta

23. So procedimentos didticos propostos nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Pblico de Ensino de Fortaleza, para a Educao Fsica, EXCETO. a) Dialogar com os estudantes sobre estratgias de ensino e de aprendizagem diversas que respeitem a heterogeneidade do grupo, promovam a incluso e autonomia de todos. b) Promover o mapeamento das experincias corporais da comunidade e do entorno escolar, como forma de valorizar a prxis corporal que dever fundamentar a contextualizao do ensino da Educao Fsica. c) Realizar mediaes no decorrer da aula bem como provocar situaes-problemas para serem resolvidos, buscando incentivar o pensamento, a anlise e a avaliao das situaes, bem como suas solues, contribuindo assim para a superao das adversidades e o exerccio da cidadania. d) Valorizar o trabalho em grupo, estimulando a capacidade organizativa dos estudantes e o respeito s diferenas existentes entre eles. 24. Sobre o processo de Avaliao segundo a abordagem da pedagogia da cultura corporal proposta por Neira (2010), e a proposta de avaliao segundo a abordagem Crtico-superadora, relacione as propostas com as caractersticas correspondentes e assinale a sequncia correta. I. Avaliao na proposta da pedagogia da cultura corporal II. Avaliao na proposta Crtico-superadora ( ) A avaliao ocorre em trs etapas que acompanham todo o currculo: avaliao diagnstica; avaliao reguladora; avaliao final. ( ) O sentido da avaliao o de fazer com que ela sirva de referncia para a anlise da aproximao ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedaggico da escola. ( ) A proposta de avaliao atenta para uma anlise criteriosa das condies gerais dos alunos de forma a permitir uma ordenao de dados reais e concretos sobre os mesmos para nortear a ao didtica com relao aos ciclos de aprendizagem. ( ) Adota a utilizao de registros escritos, narrativas, que podem ser utilizados ao longo de todo o projeto de aulas, contribuindo para nortear a organizao das etapas seguintes do trabalho e, ao mesmo tempo favorecendo a ressignificao dos conceitos inicias. a) b) c) d) I, II, I, II II, I, II, I II, II, II, I I, II, II, I

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

25. Assinale as alternativas abaixo que melhor caracterizam uma aula que desenvolve o tema transversal pluralidade cultural na Educao Fsica. I. Fundamentos do basquetebol: passe, drible, arremesso e aprendizagem do jogo com carter ldico. II. Capoeira: discusso acerca dos preconceitos relacionados s questes raciais e os diversos processos de transformao ou inibio desta manifestao corporal. III. Voleibol: estudo histrico sobre a transformao de regras dessa modalidade. IV. Lutas: apresentao e discusso das aes preconceituosas referentes s questes de gnero, idade, bitipo e violncia nas diferentes modalidades. a) b) c) d) I, III e IV II, III e IV II e IV II e III

26. Numa determinada aula de Educao Fsica com uma turma de aproximadamente vinte alunos, foi proposto pelo professor as seguintes atividades: - Inicialmente dez colches so espalhados pela quadra, solicita-se aos alunos que realizem possibilidades de rolamento, rolando para frente e para trs, permitindo que os alunos mostrem ao grupo o que sabem e como compreendem o movimento, de forma que eles se auxiliem um ao outro e entendam a importncia do apoio no aprendizado dessas atividades. Aps a demonstrao e explicao do professor, pede-se que experimentem faz-lo em duplas, na qual um dos alunos apoia as mos no solo e estende as pernas atrs, ligeiramente afastadas, e o outro, posicionado entre as pernas do primeiro, segura-lhe por debaixo dos joelhos, tal e qual um carrinho de mo. Aps o primeiro aluno dar alguns passos com as mos, dever flexionar a cabea, encostando o queixo no peito, e rolar sobre as costas, na grama ou no colcho. Nesse momento, o professor observa cada dupla que est realizando as atividades individualmente, para que depois eles realizem sozinhos, porm uma das duplas desobedece s ordens do professor, e realiza os rolamentos sozinhos sem o auxlio um do outro, e um deles machuca o pescoo. O professor intervm, encaminhando o aluno machucado ao ambulatrio da escola e continua as atividades em seguida com a turma. Aps a anlise da aula e dos procedimentos didticos-metodolgicos adotados pelo professor, aponte a(s) alternativa(s) correta(s). 1) A ginstica foi o contedo principal desenvolvido na aula; 2) Podemos afirmar que um dos possveis objetivos propostos pelo professor foi: compreender e vivenciar diferentes tipos de rolamentos propostos pela prtica da ginstica, reconhecendo e respeitando as possibilidades e limites corporais de si mesmo e dos colegas. 3) Ao intervir no momento em que observa a desobedincia de uma das duplas na aula, a melhor atitude do professor deveria ter sido excluir o aluno das demais atividades propostas e realizar um momento de reflexo com a turma para a importncia da obedincia e disciplina na realizao das atividades. 4) Pode-se afirmar que o professor adota a abordagem crtico-emancipatria em sua prtica pedaggica. a) b) c) d) Somente a alternativa 1 est correta As alternativas 1 e 2 esto corretas As alternativas 3 e 4 esto corretas As alternativas 1, 2 e 4 esto corretas

27. Aps a anlise da situao de ensino escolha a opo correta. No incio da aula de Educao Fsica, para iniciao ao salto sobre barreiras, a professora dispe, no espao da aula, as barreiras, uma frente da outra, para que assim, os alunos possam iniciar saltando vontade e da forma que conhecem... Em seguida, prope que os alunos saltem as barreiras. No entanto, um dos alunos, aps realizar a tentativa de saltar s barreiras, pra a atividade e prope a colocao um pouco mais adiante da barreira a ser transposta, aps verificar que a barreira na posio em que se encontrava no proporcionaria um salto adequado, mobilizando assim, saberes construdos de sua situao do cotidiano e trazendo para o momento da aula. O aluno demonstrou conhecer e entender alguns dos mecanismos necessrios para saltar obstculos. O aluno deixou claro o seu saber sobre o impulso. Sabia que com o espao reservado para a execuo daquela atividade no conseguiria ter impulso suficiente para saltar o obstculo com sucesso. Seu conceito sobre o impulso, construdo no experimentar do dia a dia de suas brincadeiras, era suficiente para

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

dar-lhe o entendimento que, quanto mais longe estivesse de uma determinada barreira, maior a possibilidade de adquirir velocidade, a fim de transp-la. A professora, a partir do que o aluno sugeriu, indagou os demais alunos quanto a proposta feita, questionando se todos tambm sentiam a necessidade de dar maior distncia entre as barreiras a serem transpostas. Aps a deciso de distanciar as barreiras deu-se prosseguimento a atividade. I. No processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educao Fsica o professor, ao propor as atividades, deve ter a inteno de potencializar os alunos para que os mesmos busquem superar suas dificuldades. Deve buscar romper com atividades diretivas e sem significado para os mesmos, tal como no exemplo evidenciado acima. Alm de trabalhar o contedo procedimental proposto para aula, que era o salto sobre barreiras, a professora privilegiou o contedo atitudinal, ao assumir com a turma uma atitude coletiva e participativa e permitir a interveno dos alunos na constituio da aula. Podemos informar que a aula proposta se coaduna com as novas abordagens de ensino evidenciadas na Educao Fsica, que possuem um carter crtico, propiciam a reflexo por parte dos alunos acerca dos elementos da cultura corporal e desenvolvem a autonomia para a realizao das prticas corporais de forma significativa. Ao permitir a interveno do aluno na organizao do espao-tempo pedaggico da aula, a professora perdeu sua autoridade diante do grupo de alunos. Todas as afirmativas esto corretas As afirmativas I, II e III esto corretas As afirmativas II, III e IV esto corretas Somente a afirmativa III est correta

II.

III.

IV.

a) b) c) d)

28. A respeito da preparao dos contedos adequados aos alunos, segundo a abordagem das aulas abertas experincia na Educao Fsica, assinale a opo INCORRETA. a) Os contedos podem ser questionados pelos participantes da aula quanto importncia encontrada na realidade social do esporte; b) A predeterminao imutvel deve ser superada, para permitir uma compreenso de contedo modif icada e, subsequentemente, chegar-se a uma compreenso mais ampla da Educao Fsica. c) Ter um carter estimulativo e aplicado, para contemplar a necessidade subjetiva dos alunos. d) So definidos e determinados a partir da tematizao, do mapeamento e do levantamento dos dados da realidade, opondo-se aos contedos acadmicos, tradicionalmente privilegiados como objetos de ensino no campo da Educao Fsica e que silenciam as vozes das minorias. 29. Para as abordagens crticas presentes na Educao Fsica faz-se necessrio repensar as propostas de ensino tradicional que apenas visavam reproduo, por parte do aluno, das atividades propostas pelo professor. Pensar a aula nestas propostas requer antes de tudo que se respeite e considere o aluno em relao ao seu conhecimento, s suas potencialidades, ao seu contexto sociocultural, s suas exigncias, aos seus desejos, aos anseios relacionados sade, s questes sociopolticas e educativas mais amplas. Isso tudo requer, portanto, pensar em objetivos, estratgias, mtodos de ensino contextualizados a estas demandas, o que implica para o professor organizar, fazer escolhas, definir caminhos e possibilidades, promover uma antecipao mental do processo de ensino, que compreende as tomadas de decises acerca dos processos didticos. Sendo assim, o planejamento de ensino da Educao Fsica compreende uma etapa de fundamental relevncia para a prtica pedaggica do professor. Levando em conta as ideias apresentadas, analise as proposies abaixo sobre o planejamento de ensino para a Educao Fsica e assinale a opo correta. I. Um dos princpios a ser considerado quando da elaborao do planejamento de ensino para a educao fsica e a flexibilizao do mesmo, tendo em vista a dinmica escolar e do processo de ensino e aprendizagem que sugere, continuamente, modificaes do ponto de vista didtico-pedaggico.

10

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

II.

III.

IV.

O planejamento se d em diferentes etapas e inclui diferentes elementos que o compem e definem diretrizes para o ensino. Assim, ao realizar o planejamento para uma determinada srie ou nvel de ensino, o professor pode transpor essas diretrizes e as aes pensadas para qualquer outro ambiente no qual venha a desenvolver sua ao pedaggica, uma vez que os princpios gerais foram pensados e estabelecidos, e esta uma das principais fases do planejamento. A necessidade de ter claros os pressupostos tericos da ao educativa caracteriza o planejamento de ensino como elemento central de aproximao ao cotidiano. O que implica em considerar que planejamento e prtica pedaggica so um s processo e no partes fragmentadas. parte do planejamento de ensino a organizao do plano de aula. A organizao e estruturao do plano de aula colaboram como elemento importante para a promoo de uma aprendizagem significativa para o aluno, contudo, a sua preparao requer ateno para alguns elementos importantes, como: a construo de um diagnstico que apresenta a realidade, a determinao dos objetivos, a seleo dos contedos, os mtodos e as tcnicas que sero utilizadas para mediar a aprendizagem dos alunos, os recursos disponveis e os procedimentos avaliativos. As proposies I e II esto corretas Somente as proposies I, III e IV esto corretas Somente as proposies I, II e IV esto corretas As proposies II e III esto incorretas

a) b) c) d)

30. Abordagem de ensino da Educao Fsica cujos objetivos educacionais apresentam um princpio regularizador para as finalidades de aprendizagem orientados para o ensino, que devem conter como fundamento geral da aprendizagem formas de comportamento, posicionamentos e capacidades a serem adquiridas pelos alunos. Privilegia o desenvolvimento das capacidades de ao, de co-deciso, co-participao, criatividade, autonomia no ensino da Educao Fsica. a) b) c) d) Abordagem Crtico-Superadora Abordagem da Pedagogia da Cultura Corporal Abordagem Critco-Emancipartria Abordagem de Aulas abertas experimentao

31. De acordo com Neira (2010), ao organizar suas aulas, o professor para atingir os objetivos da abordagem da pedagogia da cultura corporal deve levar em conta alguns princpios. Dentre as proposies descritas a seguir, indique a nica INCORRETA. a) Considerando a amplitude das diferentes manifestaes da cultura corporal (jogos, lutas, danas, esportes e ginsticas) presentes na sociedade, compete ao professor e a equipe escolar fazer as devidas escolhas sobre quais manifestaes sero privilegiadas no ensino, de acordo com a estrutura fsica e as condies materiais oferecidas pela escola, bem como de acordo com a faixa etria e as capacidades cognitivas dos alunos. b) O ensino das prticas esportivas deve superar a viso tecnicista de ensino dos fundamentos separados do jogo. Isso significa que no basta aos alunos conhecer os pedaos do jogo e trein -los separadamente, em situaes vazias de sentido e significado. c) A prtica das diferentes modalidades esportivas no ocorrer dentro das regras oficiais, que precisaro ser conhecidas para que sejam reelaboradas pelos alunos e professores, possibilitando a participao de todos e flexibilizando esses conhecimentos. d) Conhecer as dinmicas da etnia, classe social, gnero e as distintas maneiras pelas quais suas intersees produzem tenses, contradies e interrupes na vida diria e, consequentemente, nas prticas corporais. 32. Considerando as proposies que so estabelecidas pelos Parmetros Curriculares para o ensino da Educao Fsica, aponte as opes corretas. I. Trazem como contribuio para a reflexo e discusso da prtica pedaggica, trs aspectos fundamentais: o princpio da incluso; o princpio da diversidade; categorias de contedos

11

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

II. A Educao Fsica dentro da sua especificidade dever abordar os temas transversais, apontados como temas de urgncia para o pas como um todo, alm de poder tratar outros relacionados s necessidades especficas de cada regio. III. O ensino dos contedos relativos cultura corporal de movimento deve ser desenvolvido e acompanhado da experincia prtica e reflexiva dentro de contextos significativos. Devem-se privilegiar estratgias de abordagem dos contedos, nas quais o professor e o aluno possam participar de uma integrao cooperativa de construo e descoberta. IV. As situaes de resoluo de problemas so promotoras de aprendizagem na medida em que, ao mobilizar os conhecimentos prvios do aluno, apontam simultaneamente um desafio na direo da eficincia e da satisfao. A mediao entre o interesse pessoal e o valor socialmente atribudo constitui, a cada situao, motivao para a aprendizagem. a) b) c) d) Todas as afirmativas esto corretas Somente as afirmativas I e II esto corretas Somente as afirmativas II e III esto corretas Somente as afirmativas II, e IV esto corretas

33. Para a realizao do processo de ensino e aprendizagem da Educao Fsica, os Parmetros Curriculares apresentam uma proposio de distribuio dos contedos em trs blocos, que devero ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental. A distribuio e o desenvolvimento dos contedos esto relacionados com o projeto pedaggico de cada escola e a especificidade de cada grupo. Sobre esta temtica, relacione os Blocos de Contedos com seus respectivos objetivos de ensino. Ao final, assinale a opo que indica a sequncia correta. (1) Esportes, Jogos, lutas e ginsticas (2) Atividades rtmicas e expressivas (3) Conhecimento sobre o corpo ( ) Conhecer os efeitos da atividade fsica sobre o organismo; praticar atividades que visem o condicionamento fsico e o desenvolvimento das capacidade fsica ( ) Compreender e analisar os aspectos histrico-sociais dos jogos e esportes atuais; reconhecer e utilizar a tcnica para resoluo de problemas em situaes de jogo; participar de atividade esportivas; vivenciar situaes de utilizao das regras ao nvel da capacidade do grupo, do espao e dos materiais disponveis. ( ) Conhecer os aspectos histrico-sociais das lutas; vivenciar situaes que envolvam perceber, relacionar e desenvolver as capacidades fsicas e habilidades motoras presentes nas lutas praticadas na atualidade (capoeira, carat, jud etc.); ( ) Reconhecer atividades que envolvem a percepo do ritmo corporal, do ritmo grupal e o desenvolvimento da noo espao/tempo vinculada ao estmulo musical; vivenciar danas folclricas e regionais, compreendendo seus contextos de manifestao (carnaval, escola de samba e seus integrantes, frevo, capoeira, bumba-meu-boi etc.) a) b) c) d) 1, 1, 3, 2 3, 1, 1, 2 3, 1, 3, 2 3, 2, 1, 2

34. A avaliao do processo ensino-aprendizagem da Educao Fsica para o ensino fundamental segundo os Parmetros Curriculares Nacionais indicam que devem ser observados os seguintes aspectos, exceto: a) Deve-se levar em considerao a faixa etria dos alunos e o grau de autonomia e discernimento que possuem. b) Os instrumentos de avaliao podero ser to variados quanto forem os contedos e seus objetivos. c) Considerar como critrios de avaliao os seguintes aspectos: Valorizar a cultura corporal de movimento; Relacionar os elementos da cultura corporal com a sade e a qualidade de vida; Realizar as prticas da cultura corporal do movimento. d) Ressalta a importncia da nota, pois esta expressa uma referncia quantitativa importante a ser considerada pelo professor e pelo aluno para progressos futuros e um produto resultante da aprendizagem.

12

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

35. Considerando a importncia do desenvolvimento do tema transversal Sade nas aulas de Educao Fsica, destaque dentre as afirmativas a seguir, aquelas que melhor caracterizam a abordagem deste tema. (1) Trabalhar nas suas aulas a relao entre sade e esporte, discutir sobre a utilizao abusiva do doping no meio esportivo, e ainda incentivar o questionamento dos mesmos: esporte s sade? (2) Incentivar discusses sobre a musculao sem acompanhamento ou sua realizao de forma desmedida e tratar das questes das dores do dia seguinte nos atletas de fim de semana. (3) Realizar rodas de conversas sobre hbitos saudveis, enaltecendo relao com a alimentao, com a higiene, com o bom estado psicolgico, a vida social, a condio de moradia, ente outros. (4) Proporcionar vivncias para os alunos em outros ambientes, como praas, praias ou parques, e levantar questionamentos sobre as condies ambientais para a prtica da atividade fsica. a) b) c) d) Todas as opes esto corretas Somente as opes 1, 2 e 3 esto corretas Somente as opes 1, 3 e 4 esto corretas As opes 3 e 4 esto corretas

36. Segundo Darido (2009), os temas transversais podem ser definidos como os grandes problemas que a sociedade brasileira enfrenta e que o governo e a prpria sociedade tm dificuldade em encontrar solues e, por isso, encaminham para a escola e para outras instituies educacionais a tarefa de tematiz-lo (p. 9). No que diz respeito a esta temtica, correlacione o tema transversal proposto com o item que melhor caracteriza sua interveno nas aulas de Educao Fsica e, em seguida, assinale a sequncia correta. 1. tica 2. Meio ambiente 3. Trabalho e consumo 4. Orientao sexual ( ) Levar os alunos a refletir acerca das diferenas de gnero que se apresentam para a prtica do esporte. Identificar atitudes preconceituosas que ocorrem quando da prtica das atividades corporais e estimular um processo de reflexo sobre a relatividade das concepes associadas ao masculino e ao feminino. ) Levar os alunos identificao das caractersticas do espao fsico onde ocorrem as aulas (quadra, campo, ginsio, praa et.) no que se refere s condies do contexto. Em seguida solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre as melhores condies para a realizao da prtica de atividades fsicas e esportes considerando o meio ambiente. ) Levar os alunos a pensar acerca das diferenas entre os mais habilidosos e menos habilidosos nas prticas esportivas e, como estes aspectos interferem, privilegiando ou desvalorizando uns em detrimento dos outros nas aulas e promover um momento de debate e reflexo sobre esta temtica. ) Levar os alunos a analisar a difuso do esporte competitivo e das mudanas relacionadas vestimenta, equipamentos para a prtica, salrios dos atletas, empregabilidade dos jogadores profissionais, tanto no contexto local quanto no contexto nacional. 1, 2, 4,3 4, 2, 1, 3 1, 2, 3, 4 4, 2, 3, 1

a) b) c) d)

37. A abordagem crtico-superadora proposta pelo Coletivo de Autores (1992) apresenta como finalidade para a Educao Fsica na escola: a) A Educao Fsica uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma rea denominada de cultura corporal. Ela ser configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais: jogo, esporte, ginstica, dana ou outras. O estudo desse conhecimento visa apreender a expresso corporal como linguagem. A escola nessa perspectiva deve fazer uma seleo dos contedos da Educao Fsica. Essa seleo e organizao de contedos exigem coerncia com o objetivo de promover a leitura da realidade.

13

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

b) O objetivo principal da Educao Fsica Escolar introduzir e integrar os alunos na Cultura Corporal do Movimento, desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio, formando os cidados que iro, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as manifestaes que caracterizam essa rea, como o Jogo, o Esporte, a Dana, a Ginstica e a Luta. c) A Educao Fsica o componente curricular responsvel pela transmisso e reconstruo das manifestaes corporais a partir da sua historicidade, ou seja, o estudo e a compreenso das influncias de diversos elementos filosficos, polticos, religiosos, sociais e pedaggicos que se constituram ao longo de sua histria, para que possam ser superados, configurando uma perspectiva cultural sobre a linguagem corporal, isto , cultura corporal. d) A finalidade da Educao Fsica propiciar ao aluno o conhecimento e a Vicncia da cultura corporal de movimento como potencial expresso, comunicao e interao consigo, com os outros e com o meio, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, afetivas, cognitivas e motrizes, tendo em vista a formao integral, saudvel, consciente, autnoma e emancipatria. 38. No atual contexto nacional, marcado pela propaganda em massa acerca dos mega eventos que iro comear este ano, com a realizao da copa do mundo e, posteriormente, com as olimpadas, percebemos que a mdia vm influenciando e difundido de forma expressiva as prtica esportivas. Sobre esta temtica, analise as proposies abaixo, tendo com referncia as orientaes didticas propostas pelos Parmetros Curriculares Nacionais e assinale a NICA opo INCORRETA. a) A mdia exerce grande influncia nas prticas da cultura corporal de movimento e por esta razo precisa ser considera pelo professor no trato com os contedos especficos da Educao Fsica, tanto como meio (educar utilizando-se da mdia) quanto como fim (educar para anlise da mdia). O objetivo deve ser o de potencializar que o aluno possa ter elementos para a apreciao crtica em relao mdia. b) O professor precisa considerar que fora da escola, o aluno convive com os diferentes eventos que so transmitidos pelos veculos da mdia, o que influencia no modo de perceber e compreender a leitura acerca dos esportes. Os sentidos e significados constitudos a partir da influncia da mdia podem e devem ser utilizados como possibilidades pedaggicas pelo professor para analisar, comparar, desmistificar os conceitos veiculados e trazidos para a escola. c) Por ser um tema muito complexo, e que aborda questes morais e ticas relacionadas s diferentes prticas da cultura corporal, como por exemplo, a violncia nas partidas de futebol; o aparato tecnolgico disponibilizado para a prtica do esporte competitivo; os altos salrios que so pagos a jogadores de futebol, tratar a mdia e sua influncia na Educao Fsica, principalmente, em virtude da falta de investimento em materiais por parte da escola para a Educao Fsica, se faz muito complicado. d) Como proposta de atividade a ser utilizada pelo professor para tratar da influncia da mdia nas prticas da cultura corporal de movimento , por exemplo, assistir transmisso de uma partida de futebol sem o som de narradores e comentaristas ou, ainda, substituindo a narrao por uma transmisso de rdio da mesma partida. Em ambos os casos, possvel perceber claramente quanto da .emoo induzida pelo discurso do narrador. TEXTO PARA AS QUESTES 39 E 40 Eu sou filho do Srgio Botrel Em um jogo de peteca da aula de Educao Fsica escolar, um garoto joga a peteca para cima com a mo direita, em seguida rebate com a mo esquerda, fazendo um giro com o corpo enquanto a peteca ainda est no ar, novamente volta a jogar a peteca para o alto, rebatendo-a com a outra mo... Faz este movimento mais algumas vezes, enquanto alguns alunos olham para seus movimentos e habilidades; outros alunos estavam cabisbaixos; outros andavam lentamente na quadra, com as mos na cintura; outros nem sequer arriscavam fazer algo parecido, alegando no saberem realizar tais movimentos com as mos e com o corpo, e, portanto, no queriam mais jogar. O filho do Sergio Botrel, justificou sua ao e representao, explicando: Eu gosto do Sergio Botrel, ele sabe jogar!.

14

DIRETORIA DE CONCURSOS E SELEES - DCS

39. Aps a leitura da situao de ensino acima proposta, analise dentre as alternativas abaixo aquelas que melhor caracterizam o processo de mediao pedaggica nas aulas de Educao Fsica. I. importante considerar que o estudante ao entrar para a escola j traz consigo um conjunto de saberes, de prticas, experincias do contexto extraescolar que colaboram para a construo de conhecimentos. II. a partir do contexto social concreto que emergem os contedos. Para tanto, compete ao professor reconhecer os sentidos e significados atribudos s prticas corporais pela sociedade e ampliar as capacidades de ao dos estudantes. III. O professor o responsvel pela promoo da mediao pedaggica, estabelecendo uma relao entre os saberes mobilizados e construdos na escola (referenciados cientificamente) e os construdos fora da escola (pautados no senso comum). IV. O desafio que se apresenta no processo mediao nas aulas de Educao Fsica conseguir que professores e alunos estejam atentos aos diferentes significados que os elementos da cultura corporal de movimento apresentam. importante que se tenha como objetivo superar a tradio de aulas nas quais os alunos apenas praticam certos esportes, reproduzindo a lgica do senso comum atribuda pela mdia ou pelo mercado. a) b) c) d) Somente I, III e IV esto corretas Somente I, e II esto corretas Somente I e IV esto corretas Todas as opes esto corretas

40. Ainda acerca da situao de ensino referida acima, julgue os itens abaixo, tendo como referncia as abordagens crticas de ensino da Educao Fsica. I. O professor deve aproveitar a oportunidade do que ocorreu no momento do jogo para potencializar situaes-problemas ao grupo, no intuito de ampliar as possibilidades de ao dos alunos, o trabalho coletivo, a autonomia, reflexo crtica e aquisio de novos conhecimentos relativos s prticas corporais. II. O professor teve uma atitude errada ao escolher um contedo que trata de um esporte (a peteca) ainda pouco difundido, o que dificulta a execuo dos fundamentos desta modalidade esportiva, em virtude gestos motores, uma vez que os alunos apresentam poucas habilidades. III. Em virtude do constrangimento causado aos alunos menos habilidosos e que levaram desmotivao para a participao no jogo de peteca, o professor deve intervir de modo a estabelecer regras que visem minimizar atitudes excessivas dos alunos mais habilidosos. IV. Mais importante do que tolher o comportamento do aluno habilidoso na referida aula, fundamental partir do entendimento de que nossos alunos so pessoas concretas, com nveis de interesse, aspirao, habilidade e motivaes diferentes, o que faz com que atribuam um sentido pessoal s prticas corporais nas quais esto inseridos. Contudo, cabe ao professor tarefa de promover o processo de mediao pedaggica. Esto corretas as afirmativas a) b) c) d) I e III III e IV I e IV II e III

15

You might also like