You are on page 1of 3

1 Teoria de Custos

A teoria dos custos uma parte da teoria da firma, seguindo o pressuposto de que os agentes econmicos buscam maximizar o lucro (RT > CT), dentro dessa busca a minimizao dos custos desempenha um papel crucial. A aplicao da teoria de custos na engenharia civil acontece pois esta favorece o controle interno da construtora ou individuo que esteja empreendendo em um imvel. A definio de custo entende-se como o gasto efetuado para produo de um bem ou servio atravs de servios e bens utilizados para sua produo, podendo ser varivel ou fixo, ou seja, que varia ou no de acordo com a quantidade produzida. Esta definio muitas vezes confundida com o termo despesa, que diz respeito ao consumo de servios e insumos visando a gerao de receita, tanto direta quanto indiretamente, na maioria das vezes sendo empreendidas a emprstimos obtidos, dispndios com vendas, consultorias e organizao empresarial. Sendo assim: custo e Despesa no so sinnimos; tm sentido prprio, assim como Investimento, Gasto e Perda. A utilizao de uma terminologia homognea simplifica o entendimento e a comunicao (MARTINS, 2006, p. 27).

2.1.1 Classificao dos custos


Segundo a IBRACON/CRC-SP (2000), os custos so classificados, segundo sua finalidade, da seguinte forma: Quanto unidade do produto: Diretos: O custo direto pode ser apropriados diretamente ao produto ou bem, nesse caso no h necessidade de se efetuar um rateio Indiretos: Os custos indiretos no podem ser apropriados diretamente ao produto ou bem, e, mediante critrios pr-determinados, so apropriados aos produtos finais. Alguns custos que so de considerados do tipo direto podem estar presente no tipo indireto se forem irrelevantes ou de difcil mensurao. Primrios: So custos elementares como a matria prima e a mo de obra direta. De transformao: So todos os de produo, exceto as matrias primas. Compreendem a mo de obra direta e os custos diretos de fabricao, e so necessrios por implicarem na transformao do produto.

Quanto ao comportamento em relao ao volume de atividade: Fixos: So custos que, sendo observado o perodo e a capacidade instalada, no variam com o volume de produo da empresa.

Variveis: Variam conforme a volume de produo da empresa. Semifixos: So os custos que podem variar de tempo em tempo, como aluguel reajustado, depreciao pela soma dos dgitos etc. Semivariveis: so os custos que permenacem fixos dentro de estreitos limites, sua variao se d em saltos e no linearmente. Quanto controlabilidade: Controlveis: Custos que so contralados por algum dentro de sua escala hierrquica; cabendo ao responsvel prever, realizar e organizar, sendo que o mesmo poder ser cobrado por desvios apurados. No controlveis: Custos que fogem ao controle do chefe de departamento. Exemplo: salrio do chefe.

2.1.2 Contabilidade de custos


Uma boa gesto que com resultados financeiros postivos, em qualquer setor, depende da contabilidade feita pois est, quando organiza os dados de forma correta, permite ao gestor visualizar preo dos produtos, quantidades demandas e outros aspectos financeiros importantes. Facilita tomada de decises, tornando a empresa mais eficiente, transparente e lucrativa. A contabilidade de custos portanto um instrumento das empresas que apura resultados e aufera a competitividade das atividadesm empreendidas. Os principais termos da Contabilidade de Custos, de acordo com a IBRACON, podem ser interpretados segundo est rpida definio:

Desembolso: se efetua mediante aquiso de bem ou servio, ou seja, um gasto, independente de qual tipo seja (investimento, custo ou despesa). Investimento: um gasto, ativo ou no, que tem em vista os possveis benefcios futuros que pode gerar. Custo: a expresso monetria do sacrifcio de ativos no processo de produo de bens ou servios.

Receita: a soma de todas os valores que entraram em um determinado perodo de tempo. Perda: gasto involuntrio ou anormal, pode decorrer de fatores externos ou fortuitos. Ganho: todo lucro obtido, seja por meio de transaes ou eventos no

relacionados s operaes normais da entidade. Despesa: gastos necessrios a obteno de receitas. Gasto: sacrifcio de ativo visando a acquisio de bens e servios. Lucro/prejuzo: resultado positivo/negativo da diferena entre receita e despesa, ganhos e perdas. Custeio: mtodo de se apropriar custos ao produto.

You might also like