You are on page 1of 2

JCft001

\ Gesto da Produo > Indicador de Gesto >

indicador grfico de desempenho


O velocmetro no Excel
"Uma pequena luz ilumina melhor o caminho do que mil palavras" [Alberto Marimba,2013]

Na sequncia da tabela do indicador constri-se a tabela com os resultados do indicador com base nos dados para analisar, como ilustra a Tabela 3.
# 1 Tipo Econmico Ref IE-01 Consumo Mdio Mensal de Indicador Electricidade Sigla CMME Mtrica CMME = Cm/M Unidade Euros/Ms C = Consumo De Electricidade, Parmetros Euros; M = Nmero de Meses decorridos Tendncia Diminuir Objectivo 60 Tolerncia 20% # Ref Sigla Objectivo Tolerncia ValorTolerado Parmetro 1 Parmetro 2 Valor do Indicador Desvio Desvio, %
Tabela 3 Resultados do Indicador Tabela 2 Tabela para Indicador

1. resumo
O grfico do tipo velocmetro muito til para monitorizar parmetros em tempo real, ou de forma frequente. Permite apreender quase de imediato se um determinado resultado est: dentro da normalidade; em zona tolervel; ou fora de controlo. assim um precioso instrumento de apoio gesto industrial.

2. referncias e bibliografia
[1] - http://fotos.sapo.pt/_pipoca_/fotos/?uid=i4gsavbioLzMZ3qKRzRJ [2] - http://www.palpitar.com.br/criacao.php?ID=195

3. O que se pretende obter


Pretende-se obter um grfico com o aspecto do representado na Figura 1 tomando como exemplo o Consumo mdio mensal de energia elctrica, em /ms. A construo e visualizao simultnea de um conjunto de indicadores como o representado permite ao gestor uma anlise rpida a diversos parmetros, permitindo-lhe decidir em conformidade.

1 IE-01 CMME 60 20% 72 219,03 3 meses 73,01 /ms 13,01 21,68%

6. Preparao do grfico
O grfico a esboar um grfico do tipo anel e pode ser construdo por software como o Excel. A Tabela 4 ilustra, como exemplo, os campos a serem representados no grfico em anel. Notar que que a coluna (%) deve somar sempre 100%. No esboo do grfico a sua metade inferior no visivel pelo que representa permanentemente o valor de 50%. A Figura 2 representa o respectivo grfico em anel.

Figura 2 Grfico tpico em anel

7. Calcular os limites do grfico em anel


A base do grfico apresenta a mancha cromtica com o significado que se desejar. Por exemplo: a zona verde pode significar a conformidade com o objectivo e situao sob controlo; a zona amarela a zona de tolerncia e a zona vermelha a zona de no conformidade ou estado de fora de controlo. O grfico deve ser determinado de modo a que os seus limites possam ser ajustados automaticamente em funo dos dados a representar. Para isso, os valores a representar no grfico (letras A a F) devem ser valores relativos, calculados como se exemplifica na Tabela 5.

Tabela 5.
Figura 1 Indicador grfico de gesto do tipo Velocmetro Tabela 4 Interpretao dos valores a representar no grfico

4. Como comear
Tabela de Dados: Comear por criar a tabela para registo dos dados que se pretendem representar. Por exemplo: Para construir o grfico representado necessrio listar os meses e o valor mensal do custo com energia elctrica, como ilustrado na Tabela 1.

Objectivo: Definir tambm o objectivo que se pretende atingir ou monitorizar. Por exemplo: Objectivo de consumo mdio mensal inferior ou igual a 40/ms. Por exemplo: a tolerncia representada no grfico do seguinte modo: 5,26% = (72Tabela 1 Tabela de dados 60)/(120-6)/2. Os valores obtidos do clculo so divididos por 2, pois a metade superior do # Ms Custo grfico representa 50% da amplitude do grfico.
1 2 3 4 5 6 Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio 66,25 74,29 78,49 # A B C D E F Valor 50,00% 23,68% 5,26% 21,05% Regra para o valor Valor fixo =[Obj]/[amplitude] =[Tol.]/[amplitude]
Tabela 5 Valores e Rtulos a representar no grfico (exemplo)

# % Descrio A 50% Metade inferior do grfico e invisvel B 15% Valor da zona inferior fora de controlo (para objectivos de tendncia crescente) C 5% Valor da zona inferior da tolerncia (para objectivos de tendncia crescente) D 10% Valor da zona do objectivo E 5% Valor da zona superior da tolerncia (para objectivos de tendncia decrescente) F 15% Valor da zona superior fora de controlo (para objectivos de tendncia decrescente)

5. Construo do indicador
A construo do indicador deve obedecer a um padro de pr-definido de modo a auxiliar a construo posterior de outros indicadores que tambm se desejem representar. A Tabela 2 ilustra os campos que devem ser utilizados para obter a informao do indicador. Alberto Marimba, Eng - amarimba@geprix.com

Rtulo O que representa Regra para o Rtulo 6 Mnimo do grfico 10% do Objectivo (no aplicvel aos dados deste exemplo) (no aplicvel aos dados deste exemplo) 60 Objectivo 72 Tolerncia 20% do Objectivo 120 Mximo do grfico 200% do Objectivo

Pgina 1 de 2

JCft001

Figura 3 Base para o grfico de Velocmetro

8. Ponteiro do grfico com base no grfico de disperso e trigonometria


Depois de criada a base do grfico deve construir-se o grfico com o ponteiro que aponta o resultado actual do indicador que se pretende representar. Para isso pode utilizar-se o grfico de disperso apoiado em fundamentos de trigonometria, ilustrados na Figura 4. Num grfico de disperso, podem-se representar dois pontos (A,B) que distam uma unidade entre si, estando o ponto A sempre posicionado no ponto (0,0), a representao do ponto B, ser dada em funo de um determinado ngulo, . Calculando o seno e coseno desse ngulo, podem-se determinar as coordenadas do ponto no grfico de disperso.
Figura 6 Indicador de desempenho

11. Formatao e apresentao


Aps a determinao do grfico pode introduzir-se informao adicional como ttulos, o valor numrico do objectivo, e construir uma folha com a apresentao de diversos grficos em simultneo.

Podem construir-se indicadores para representar o desempenho de diversas realidades. Construir um quadro para determinar a relao entre os valores a representar e e o valor Em funo do grfico pretendido, deve formatar-se a mscara de cr do grfico: do ngulo a utilizar no clculo para determinar o ponto B do grfico, conforme exemplo O grfico pode apresentar uma evoluo positiva decrescente, ou seja, quanto daTabela 6. menor o valor do indicador, melhor. Por exemplo: Consumos mdios de energia (quanto menor melhor);

Figura 4 Crculo trigonomtrico Ref.[1] e [2]

O grfico de disperso deve estar formatado no eixo do XX com valores de -1 a 1 e no eixo do YY de 0 a 1, como ilustrado na Figura 5.
Tabela 6 Dados para o grfico de disperso

O grfico pode apresentar uma evoluo positiva crescente, isto , quanto maios for o valor do indicador, melhor. Por exemplo: Volume de vendas mensais (quanto maior, melhor);

Valor em X 0

Valor em Y 0

Incio do ponterio (A) Fim do ponteiro (B) ngulo , em Rad.

cos()= cos(/4)=0,707 /4

sen()= sen(/4)=0,707

Pode ainda apresentar um objectivo de posio central. Por exemplo: Temperatura mdia de um processo (nem fria, nem quente).

Figura 5 Grfico de disperso

9. Clculo do posicionamento do ponteiro no grfico


Para determinar a posio do ponteiro no grfico construir uma tabela auxiliar para converso dos valores a representar em graus, percentagem e radianos, conforme Tabela 7. O valor a representar no grfico de disperso o valor do indicador em radianos. Para converter graus em radianos, fazer: Graus x / 180.
Tabela 7 Valor do indicador no grfico de disperso

Limite Mnimo Limite Mximo Valor do indicador

Graus 0 180 52,90

% 0 100% 29%

Radianos 0 3,14 0,92

12. Anexos
Para consultar exemplos deste tipo de indicador, analisar o ficheiro JCft001GraficoVelocimetroExcel.xlsx

10. Determinao do grfico


O grfico final obtido pela sobreposio do grfico de disperso sobre o grfico em anel, devendo alinhar-se as respectivas posies de modo a representar os valores reais. Isto : Quando o grfico de disperso representar 0% deve coincidir com o mnimo do grfico em anel, ao representar 100% deve coincidir com o valor mximo do grfico em anel e ao representar 50% deve ilustrar o ponteiro na vertical representando metade da escala de valores do grfico em anel. Aps estas verificaes, agrupar os dois grficos para que mantenham as suas propores. Alberto Marimba, Eng - amarimba@geprix.com Pgina 2 de 2

You might also like