You are on page 1of 3

ISO 9001:2015.

A figura seguinte mostra o calendrio para a reviso da ISO 9001:2015

Principais Alteraes:

A ISO 9001 mantm o seu objetivo inalterado, sendo uma norma centrada no cliente da organizao e na capacidade desta fornecer consistentemente bens e servios que vo ao encontro dos requisitos do cliente, melhorando a sua satisfao.

Como principais alteraes salientam-se:

A introduo de novos conceitos como a abordagem gesto baseada no risco, gesto da mudana, conhecimento organizacional, informao documentada, gesto de recursos , entre outros;

Aplicao da estrutura de alto nvel e texto comum para as normas de sistemas de gesto, definida centralmente pela ISO; A eliminao do requisito referente s aes preventivas, passando o prprio sistema de gesto, com uma abordagem baseada em risco, a constituir uma ferramenta preventiva; A introduo de requisitos associados identificao do contexto da organizao e requisitos relevantes de partes interessadas; A reviso dos princpios de Gesto da Qualidade; Uso de uma linguagem simplificada, capaz de ser compreendida por um nmero amplo de leitores; usando, por exemplo, o termo bens e servios em detrimento do termo produtos; A reviso profunda de alguns requisitos, com o objetivo de serem aplicados por organizaes de todos os setores de atividade, nomeadamente, o requisito referente aos equipamentos de medio e monitorizao e conceo e desenvolvimento;

Eliminao do conceito de excluses sendo agora relembrada a possibilidade de haver flexibilidade na aplicao, mas no excluso.

Estrutura de Alto Nvel e Texto Comum

Reconhecendo a popularizao das normas de sistemas de gesto, a ISO decidiu definir uma estrutura, texto e definies principais comuns para uso em todos os sistemas de gesto, com o propsito de melhorar a consistncia e o alinhamento das diferentes normas de gesto.

As organizaes que implementam um sistema integrado que abrange diferentes normas so aquelas que tero mais benefcios com a adoo desta estrutura e texto comum.

Na estrutura e texto comum so introduzidos novos termos e conceitos, tais como a anlise do contexto, determinao de requisitos de partes interessadas, abordagem baseada em risco e informao documentada. Na futura ISO 9001 reforado o enfoque no cliente.

Os 7 Princpios de Gesto da Qualidade

Os princpios de gesto da qualidade foram alvo de reviso tendo em vista a sua atualizao. O princpio de abordagem sistemtica de gesto fundiu-se com a abordagem por processos, dando origem a sete princpios. Para alm da alterao da linguagem para maior clarificao dos conceitos, reforada a abordagem por processos como sistema de gesto, reforada a necessidade de comprometimento das pessoas e a gesto de relacionamentos passa ter um significado mais abrangente do que os fornecedores.

You might also like