You are on page 1of 2

FICHA DE AVALIAO 1. Observa as figuras seguintes. ----Fig.1------------Fig. 2-----------Fig.3------------Fig 4-----------Fig.

1.1. Completa as figuras com... NOME ATRIBUTO PAS PARTIDO QUE CHEFIOU REGIME INSTAURADO FORAS REPRESSIVAS 2. L com ateno o documento seguinte: Documento A "De onde vinha, aos chefes do fascismo, o dinheiro de que pareciam dispor com tanta abundncia? Aquilo que se dizia que o fascismo tirava os seus principais recursos dos contributos que lhe pagavam os grandes proprietrios para serem protegidos dos sindicalistas, tanto comunistas como catlicos. Dizia-se tambm que os fascistas eram financiados pelos grandes industriais com vista a combater o inimigo comum, o comunismo." B. Beyens, Quatro anos em Roma, 1921 -1925 2.1. Que grupos sociais, segundo o documento A, apoiavam o fascismo? 2.2. Explica os motivos que, segundo o mesmo documento, levavam a esse apoio. 2.3. Refere outras razes que tenham facilitado, no aps-guerra, o avano dos movimentos de extrema-direita. 2.4. Das afirmaes seguintes, assinala com um D as que so caractersticas dos regimes democrticos e com um F as que so caractersticas dos regimes fascistas: ___O Estado deve ser comandado por um Chefe, a quem se deve obedincia absoluta. ___Os direitos e garantias individuais so respeitados. ___ aceite a existncia de partidos polticos muito diversos. ___O socialismo e o comunismo so considerados os inimigos principais. ___A existncia de um regime parlamentar considerada um fator de diviso e de perturbao. ___O nacionalismo defendido de uma forma exaltada. ___A vontade expressa pelas maiorias, atravs do voto, o fundamento do poder poltico. ___Os trabalhadores podem associar-se em sindicatos livres. ___A disciplina militar e o culto da fora devem fazer parte da educao dos jovens.

3. L documento escrito. Documento A "Cada militante est animado de um amor inabalvel pelo Fuhrer [...]. O Fuhrer a incarnao da vontade vital da nao alem e do seu esprito combativo e irredutvel que se recusa ao repouso enquanto as bases de uma nova Alemanha no estiverem asseguradas. [...]. Cada S.A. tem a conscincia de ser um combatente ao servio da vontade divina reservada ao seu Povo." Vlkischer Beobachter (1933) 3.1. O regime nazi Em que se baseava esse racismo? assumia-se claramente como racista.

4. Assinala com um V (Verdadeira) ou com um F (Falsa) cada uma das seguintes afirmaes. Em seguida, reescreve, de forma correta, as afirmaes que consideraste falsas. __Chamou-se Estado Novo ao perodo que antecedeu a Ditadura Militar. __ Assembleia Nacional era um dos rgos do poder legislativo. __A PIDE era uma polcia destinada a reprimir as fraudes fiscais. __Foi instalado no Tarrafal, em Angola, um campo de concentrao. __A Comisso de Censura garantia a livre expresso do pensamento. __A Legio Portuguesa era uma milcia armada para defesa do regime. __A juventude escolar devia obrigatoriamente pertencer a uma organizao oficial, a Juventude Portuguesa. __Os sindicatos livres continuaram a ser permitidos.

You might also like