You are on page 1of 5

Cirurgias em Bovinos a Campo

Prof. Valentim Arabicano Gheller valentim@vet.ufmg.br Escola de Veterinria da UFMG

A realidade do trabalho executado pelo Mdico Veterinrio no atendimento de casos de natureza cirrgica a serem executados nas fazendas, tende com o passar do tempo a se tornar rotineiro e o profissional passa a menosprezar princpios bsicos dos ensinamentos cirrgicos, fato que contribui para deflagrar inmeras complicaes ps-operatrias. Uma das principais causas de complicaes em intervenes cirrgicas reside na falta de planejamento das cirurgias, com a improvisao do local a ser utilizado, material necessrio para a cirurgia nem sempre disponvel e pelo auxlio de pessoas sem preparo para o trabalho cirrgico. Como o profissional est sujeito a vrias situaes no programadas durante sua jornada de trabalho, de suma importncia que o seu material seja adequado para suportar a diversidade de casos que podem surgir. Alguns tpicos devem ser rigidamente observados no intuito de minimizar complicaes no transcurso de procedimentos cirrgicos:

Natureza dos Casos Rotineiramente o Veterinrio executa vrios procedimentos cirrgicos em um nico dia e deve planejar corretamente suas atividades. Devemos separar os casos cirrgicos seguindo alguns princpios: complexidade da interveno, potencial de contaminao, adequao e qualidade do ps-operatrio. Caracterizar os procedimentos e classific-los como cirurgias eletivas ou de urgncia e avaliar criteriosamente as condies no momento para a execuo do trabalho, reduzem a ocorrncia de complicaes.

Complexidade da Interveno Os casos que demandem maior exigncia de material, de tempo e rigor de assepsia sero priorizados. Os acessos cirrgicos exploratrios a cavidade abdominal devem ser executados com o maior rigor tcnico possvel para atingir o objetivo de diagnosticar e se possvel ter um poder resolutivo da afeco com alta probabilidade de sucesso.

Potencial de Contaminao
Cirurgia em Bovinos a Campo - Dr. Valentim Arabicano Gueller

Abordagens cirrgicas com alto potencial de contaminao como a drenagem cirrgica de abscessos, cirurgia de casco, exrese de tumores ulcerados dentre outros devem ser colocados em ltimo lugar se considerarmos uma ordem de procedimentos cirrgicos. Adequao e Qualidade do Ps-operatrio um fator que muito contribui no sucesso das intervenes cirrgicas, visto que raramente o Veterinrio acompanha os animais que so operados e a este fator devemos traar algumas regras para aumentar o nosso sucesso. A avaliao do manejo da fazenda e de suas instalaes, bem como a capacitao profissional do encarregado nos informa qual o volume de procedimentos pode ser deixado para tratamento ps-operatrio bem como qual a complexidade deste tratamento ser possvel ser executada pelos tratadores. Como exemplo, podemos ter complicaes em procedimentos simples, como descornas cirrgicas, se forem realizados em grande nmero, em propriedades que no tenham instalaes adequadas para conteno e mo de obra suficiente para o tratamento.

Procedimentos Cirrgicos Rotineiros A cesariana em vacas um dos procedimentos cirrgicos de maior importncia para o Mdico Veterinrio devido ao seu envolvimento com a produo de linhagens com alto valor zootcnico, oriundos de tcnicas de Inseminao artificial, transferncia de embries e Fertilizao in vitro. Alguns aspectos conceituais so importantes e pode ser acompanhado a seguir no texto extrado dos Apontamentos de Obstetrcia, do Professor Homem Israel Ferreira, que devem ser transferidos para qualquer outro procedimento cirrgico, embasando teoricamente o cirurgio para que a prtica do exerccio prtico desenvolva-se baseado em slidos conhecimentos.

Conceito Denominamos operao cesariana ou laparohisterotomia, ao conjunto de meios cirrgicos, praticados poca da pario possibilitando a remoo de feto(s), vivo (s) ou morto (s), com a finalidade precpua de se evitar o caminho normal do parto.

Classificao
Cirurgia em Bovinos a Campo - Dr. Valentim Arabicano Gueller

Diversas so as classificaes das cesarianas. Os autores consultados demonstram certa divergncia no que se refere nomenclatura, porm os conceitos se equivalem. Preferimos adotar a classificao de Benesch (1965) por ser considerada mais didtica. A cesariana est na interdependncia de: 1- Indicao teraputica 2- Condies cirrgicas 1. Indicao teraputica: a- Absoluta quando nica soluo vivel para a remoo do feto. b- Relativa quando existem outros processos cirrgicos para a remoo do feto, porm de prognstico duvidoso ou desfavorvel. Exemplo: Fetotomia. 2. Condies cirrgicas: a- Internas inerentes ao animal. Verifica-se aqui o estgio de conduo do parto, contedo uterino, constituio fsica da paciente, outras infeces concomitantes. b- Externas possibilidades de realizao da cirurgia, tais como: local adequado, instrumental, auxiliares, medicamentos de emergncia, fatores econmicos, etc. A cesariana pode ser ainda: 1- Conservadora 2- Radical 3- Experimental A cesariana conservadora aquela que aps a remoo do feto conservamos o tero. Pressupe-se que h ausncia ou escassez de germes patognicos no tero. Em casos de fetos secos ou enfisematosos esta tcnica oferece bons resultados, logicamente com uma boa proteo de antibiticos. A cesariana radical aquela na qual se pratica a histerectomia. Finalmente, a cesariana experimental aquela indicada para trabalhos de pesquisas. Uma laparohisterotomia deve ser recomendada nos seguintes casos: estreitamento anormal do conduto sseo materno, posio anormal do feto persistindo aps tentativas de correo, fetos de porte exagerado, falta ou insuficiente dilatao do colo uterino, nas tores uterinas irreversveis principalmente na torsio uteri ante cervicem, nas infeces graves da cavidade uterinas sendo impraticvel a fetotomia, situaes outras as quais impedem opinar sobre a sobrevivncia do produto conceptual no parto simples, quando o perodo de gestao tende a se prolongar. Como contra-indicaes poderiam ser citadas: quando no existam condies baseadas nas quais possamos responder pelo
Cirurgia em Bovinos a Campo - Dr. Valentim Arabicano Gueller

xito final da cirurgia; em casos graves de septicemia com comprometimento do aparelho crdio-respiratrio; nas rupturas e tores uterinas complicadas com edemas de parede e congesto. Os fetos enfisematosos ou secos so considerados como causa determinante de contra-indicao, contudo em nosso meio podemos indicar e praticar a cesariana com boas possibilidades de xitos. Um outro fator que deve ser levado em considerao a considerao econmica para a realizao da cirurgia, bem como os cuidados no ps-operatrio. Logicamente o bom senso deve prevalecer.

Anatomia das Regies Cirrgicas Com relao s regies cirrgicas, devemos considerar dois tipos clssicos de laparo-histerotomias: 1- Inciso no flanco (Fossa paralombar) 2- Inciso para-mamria 1- Inciso no flanco (Fossa paralombar) Em ordem de estratificao temos as seguintes estruturas: a. Pele b. Tecido subcutneo c. Msculo oblquo abdominal externo d. Msculo oblquo abdominal interno e. Msculo transverso abdominal f. Fscia transversa g. Peritnio h. tero 2- Inciso para-mamria esquerda Em ordem de estratificao temos as seguintes estruturas: a. Pele b. Tecido subcutneo c. Tnica abdominal externa, ou tnica amarela, ou tnica flava. d. Msculo reto abdominal e. Tnica abdominal interna que a bainha interna do msculo reto do abdmen f. Peritnio g. tero A abordagem cirrgica, seja ela na fossa paralombar ou na regio para mamria esquerda depende de alguns fatores, sendo que o temperamento do animal e instalaes para conteno adequada da vaca em estao so as maiores determinantes para a escolha. Outro fator determinante a familiaridade do Veterinrio com uma ou outra tcnica, o que permite o melhor desempenho do ato cirrgico, facilitando alcanar-se o objetivo do procedimento que a preservao da vida do bezerro(a) e da vaca e ainda preservando a capacidade reprodutiva para outros partos.
Cirurgia em Bovinos a Campo - Dr. Valentim Arabicano Gueller

Laparotomias Exploratrias Os distrbios digestivos so freqentes em ruminantes e as laparotomias exploratrias seguidas ou no de rumenotomia fornecem ao clnico-cirurgio Veterinrio uma vasta gama de informaes, alm de propiciar em alguns casos o tratamento e resoluo da afeco. Uma abordagem exploratria deve ser meticulosa e detalhada, sem direcionamentos especficos para que se possa extrair o mximo de seu potencial de diagnstico e tratamento. Devem ser observadas e exploradas todas as estruturas possveis para em conjunto com as informaes clnicas possa ser sedimentado o diagnstico. A diversidade de afeces possveis exige do cirurgio metodologia na explorao da cavidade abdominal, experincia no julgamento dos achados para definir a melhor tcnica cirrgica resolutiva para a afeco. A rumenotomia em bovinos utilizada como meio de diagnstico e atravs dela podemos instituir alguns tratamentos, como nos casos de timpanismo, acidose rumenal, remoo de corpos estranhos causadores de retculo peritonite traumtica. Este procedimento deve merecer cuidados especiais quanto ao seu potencial de contaminao, que podem levar o animal a complicaes ps-operatrias severas, inclusive causando bito. Em diagnsticos clnicos no conclusivos deve-se incentivar a laparotomia exploratria e a prtica continuada deste procedimento faz um profissional cada dia mais capacitado e eficiente. Como comentada anteriormente, existe uma vasta descrio de procedimentos cirrgicos resolutivos para as mais variadas afeces, sendo que a tcnica cirrgica a ser executada deve ser a de maior conhecimento e familiaridade do cirurgio que est efetuando o procedimento para que o melhor resultado possvel seja obtido. A vigilncia sobre as regras de sntese, direse e hemostasia, aliada aos conhecimentos bsicos conceituais das afeces passveis de soluo cirrgica, conhecimentos de anatomia e fisiologia aplicada a cada caso embasam o sucesso do trabalho a campo. Esta observao se faz vlida para toda a gama de procedimentos exeqveis em bovinos, no campo, desde as tcnicas mais simples de descorna, rufio, pequenas cirurgias para exrese de tumores oculares e cirurgias de maior complexidade, de maior potencial de contaminao, como as cesarianas, rumenotomia, afeces abomasais, cirurgias da papila mamria, dentre outras. O maior alerta ao cirurgio se faz no sentido de que ele exera sobre o seu trabalho um controle permanente sempre se atualizando com os avanos de tcnicas, materiais e procedimentos, visando impedir que acomodao natural, a rotina e a falta de condies de trabalho faam um reflexo negativo sobre a qualidade da sua prestao de servios.
Cirurgia em Bovinos a Campo - Dr. Valentim Arabicano Gueller

You might also like