You are on page 1of 4

gn Meje o mais velho de todos, a raiz dos outros, gn completo, velho solteiro rabujento e muito sanguinrio.

o. o aspecto do orix ue lembra a sua realiza!o em con uistar a s"tima aldeia ue se chamava #re $Meje #re% deixando em seu lugar o seu &ilho 'dahunsi. (ome nos cemit"rios. )uas cores so o verde claro e o vermelho claro. gn *e 'j ou +gnj como &icou conhecido ,m de seus nomes em razo de sua pre&er-ncia em receber ces como o&erendas, um dos seus mitos liga.o a +xagui e /emanj uanto a sua origem e como ele ajudou +xal em seu reino &azendo ambos um trato. o r0x da casa de +xal, o grande guerreiro branco um gn, como indica o seu nome, particularmente combativo. 1em temperamento rabugento, solitrio.. 2izem ue acompanha +gnt".. 3m seu assentamento leva +sum e 4aji5 6o se pronuncia seu nome em vo e nem a noite5come inhame como todo +gun. 7este branco e tamb"m o verde escuro e usa contas verde.claro. (obre.se.se de Mari8o. 6a ,mbanda , +gum matinada% 9ado :ositivo 2;ceis, calmos, seguros, con&iantes, os regidos por este tipo de +gum so grandes negociantes. 'mantes &i"is e dedicados < &amilia, so tamb"m verdadeiros guardies de seu pr;prio patrim=nio. >eralmente bonitos, talentosos e inteligentes, os de +gum * so grandes amigos e possuidores de autocontrole. )o pessoas de decis?es rpidas e seguras e donas tamb"m de exagerado sentimentalismo 9ado 6egativo +s regidos por +gum * t-m, invariavelmente , um p"ssimo de&eito@ usam de &alsidade, por"m a exercem como ttica de guerra. 'tacam sempre pela retaguarda do adversrio, no dando chances de de&esa e tirando todo proveito do elemento surpresa. )o rpidos no pensamento e gostam de ver o inimigo morrer lentamente, o ue d um sentimento impiedoso ao seu carter.

gn 'j<A o Bverdadeiro gn guerreiroC, sanguinrio, ue em princDpio se veste de vermelho e verde escuro, suas contas so iguais a vestimenta. 1eria sido rei de E; e irmo de )<ng;. 'j<A " um tipo particularmente agressivo de gn, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascDvel e prepotente. 6a ,mbanda, +gum 6aru-, Fompe Mato. 9ado :ositivo (orajoso acima de tudo, honesto, objetivo do tipo monarca, de muita sorte, senso de justi!a, nobre, valente. +s &ilhos deste tipo de Gogum se es&or!am para serem per&eitos em tudo o ue &azem. )o hbeis e intelig-ntes e normalmente so de muito &cil compreenso. (apazes de dar tudo de si uando amam, pois so amantes constantes e dedicados.

9ado 6egativo 'ltamente perigosos, uando esto irados. )o extremamente sanguinrios e impiedosos. 'tacam por todos os lados e exterminan o inimigo. 6o so &alsos, mas semeiam a disc;rdia, a intriga5 saem de perto e uando voltam, o &azem para exterminar e reinar. )o egoistas e nervosos5 uerem tudo rpido e bem &eito. 3xigentes, so capazes de destruir algo ue lhes incomoda e no t-m pena de ningu-m. 6em de si proprios. +utras inmeras ualidades existem, mas no c=mputo geral, a ui &oi colocado tipos de +guns ue representam os elementos 1erra, gua e 'r. o ue d um sentido amplo, <s caracteristicas dos &ilhos deste +rix.

gn HoroAe ou gn )oroAe . 'penas um apelido ue gn ganhou devido < sua condi!o extrovertida5 soro I &alar, AeI mais alto.,sa contas de um azul escuro ue se aproxima do roxo. BHoroAe " um gn ue tende a con&undir.se com 3s, agitado, instvel, suscetDvel e manhoso. um r0s das terras *eje um tipo muito perigoso. 2izem ue &oi amaldi!oado por seu pai e sua me. (onta a lenda ue um vulco entrou em erup!o e )+F+JK pulou de dentro d-le, em &orma de &ogo. o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os ue por ali passam e pro&anam as o&erendas ali colocadas. o r0s da vingan!a, pois seu temperamento " muito &orte. 1em ue ser &eito no domDnio do pai, 3x, e ambos no domDnio da me, #ponda. Laz.se o K)M, escravizado por >N6, tendo ue assentar ),6. 6o pode ser &eito dentro do barraco. 1udo " duplo, at" o O,39P. )o dois assentamentos, um de K)M, sem massa e outro de >N6, com massa, sobre o K)M. 2an!a.se para K)M, >N6 e ),6. 6a ,mbanda chamado de +gum Mej-, )ete 3stradas, )ete 3spadas. 9ado :ositivo . +s regidos por este +rix so de uma bravura sem igual. 2edicados e corajosos, geralmente so pessoas ue se empenham para chegar a seus objetivos. 1-m muito a ver com 3x e praticamente carrega uase todas as virtudes da uele. . 9ado 6egativo . 7orazes, gananciosos e abusados, os &ilhos de Horo u- no t-m pena de cortar o pesco!o dos seus inimigos. 6o perdoam &alhas, nem <s suas proprias, chegando ao cmulo de se auto&lagelarem por um engano ou erro cometidos. )o sbios para enredar e criar pol-micas5 con&usos, muitas vezes, mas agem <s claras. 'tacam sempre pela &rente, numa avan!ada nica e de resultado sempre positivo $para eles pr;prios%. 2aD o autocastigo uando &alham. )o rudes e extremamente exigentes e seu ponto pre&erido para o ata ue " o cora!o. #mpiedosos e malvados, no se curvam diante de ningu-m. +stentam um grande valor de poder e grandeza, mesmo ue na verdade no os tenha. gn Meme um jovem guerreiro. 7este.se de verde claro e usa contas verdes como +gum *, mas de uma tonalidade di&erente. (ome com +xal e tem grande &undamento com /emanja.

gn 4ori Q4aris $4arri, ou 8orin% um gn perigoso, dado da &eiti!aria, ligado ao m<ri8R, aos antepassados. 1em temperamento di&Dcil, suscetDvel, autoritrio o espDrito dogmtico. 6essa condi!o o orix apresenta.se muitas vezes com &or!as destrutivas e violentas. )egundo os antigos a louva!o pataAori no lhe cabe, ao inv"s de agrad.lo ele aborrece.se. ,m dos seus mitos narra ue ele &icou momentaneamente cego. 7este verde.claro, come com /emanj e +xal. >osta de comer cabritos pe uenos, aprecia a carne de marreco e no come &rango em suas obriga!?es. 6a ,mbanda, +gum beira Mar, )ete +ndas e #ar. 9ado :ositivo um tipo mais calmo. +s regidos por este +gum so mais d;ceis, mais lentos, mais emocionais, pois esto ligados < reg-ncia da gua, atrav"s de /emanj +xum e 9ogum 3d". +xal d sua contribui!o com o elemento 'r. 2aD os &ilhos de 4aris serem mais emotivos, carinhosos e atenciosos. )o excelentes generais, pois estudam pro&undamente as estrat"gias. 'mantes singelos, procuram sempre uma &orma de agradar. 9ado 6egativo +s &ilhos de +gum 4aris usam tticas interessantes para chegar aos seus objetivos. (horam de &orma mentirosa para enganar o inimigo. ,sam de &alsidade e intrigas e so mestres na arte de ludibriar. 'tacam pelos &lancos e so do tipo sdicos e temperamentais.

gn #Aola . um >N6 solitrio ue tem liga!o com H+F+O,3 e +xal.. (ome S>TU6 e veste.se de verde escuro ou vermelho. 'dora galos vermelhos e bode de chi&res grandes. um +gun ue come junto com +saguian, com /emanj +gunte e *agun. o +gun ue " evocado uando se &az as curas.

+gun 3lemona . Mora nas matas e ca!a muito bem. muito s"rio, spero, no se apegando a ningu"m, a no ser a sua pr;pria &amDlia. 1em &undamento com +baluaEe e 3x.

gn 9ebede $'lagbede% o gn dos &erreiros, marido de /"mnj +gnt" e pai de gn 'Aoro. Fepresentam um tipo mais velho de gn, trabalhadores conscienciosos, severos, ue Bno brincam em servi!oC, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabujento. um grande &erreiro e &erramenteiro. 7este.se de azul arroxeado e o vermelho. (ontas iguais a roupa. (ome com 3x e /emanj. gn 'Aor; o irmo mais velho de +x;ssi, ligado < &loresta, ualidade ben"&ica de

gn invocada no p<d". Lilho de +gnt", 'Aor; " um tipo de gn jovem e dinVmico, entusiasta, era empreendedor, cheio de iniciativa, protector seguro, amigo &iel, e muito ligado < me. gn +nir" o tDtulo de gn &ilho de +nir", uando passou a reinar em #re, +ni I senhor, #re I aldeia., o dono de #r", primeiro &ilho de +ddu8<. +nir" " um gn antigo ue desapareceu debaixo da terra. ,sa tamb"m contas verdes. >uerreiro impulsivo " o cortador de cabe!as, ligado < morte e aos antepassados5 orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, no pensa antes de agir, mas acalma.se rapidamente.

gn +lode 3pDteto do orix destacando a sua condi!o de che&e dos ca!adores, originrio de J"tu. 6o come galo por ser um animal dom"stico. 'migo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e " um guia seguro. )eu temperamento solitrio assemelha ao de +x;ssi.. ); come nos caminhos da mata e em seus assentamentos, come ca!a. 9eva um '23M'1W arco e seta

+gum 'jo . Lica &ora do barraco e toma conta da porteira. o primeiro a ser saudado. (ompanheiro de K)M, ronda as encruzilhadas, comendo com K)M nas estradas. 7este. se e tem contas azul arroxeado.

gum +nije . o r0s ue tritura, corta e provoca &erimentos. 6o " aconselhvel raspar este r0s em seus &ilhos. 7este o verde escuro e o vermelho. 1em liga!?es com +/' />T'9.

gn :opo )eria o nome de gn uando &oi < terra dos *eje, " um tipo &antico.

gn Masa ,m dos nomes bastante comuns do orix, segundo os antigos " um aspecto ben"&ico do orix uando assim se apresenta, uando no um de seus aspectos " o dese uilibrio, por alguns considerado como Xo loucoX, o cortador de cabe!as, tem &undamento com 3x e /emanj, os nicos ue conseguem abrandar sua ira. ,sa vestimentas coloridas.

You might also like