You are on page 1of 10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6


Choose page language

NetBeans IDE NetBeans Platform Enterprise Plugins Docs & Support Community
HOME / Docs & Support

Search

Introduo s aplicaes Java EE 6


Este documento fornece uma breve introduo a algumas das funcionalidades apresentadas como parte da especificao Java Enterprise Edition 6 (Java EE 6). Para ilustrar as novas funcionalidades, este tutorial demonstrar como criar uma aplicao web Java EE 6 simples que contenha uma fachada de bean de sesso sem estado EJB 3.1 para uma classe de entidade. Voc utilizar assistentes no IDE para gerar a classe de entidade no bean de sesso. O cdigo gerado pelo assistente utiliza consultas que esto definidas na API de critrios, que faz parte do JPA 2.0 e est contida na especificao Java EE 6. Em seguida, voc criar um bean gerenciado nomeado que acessa a fachada de sesso e uma camada de apresentao que utiliza o framework de view do Facelets como especificado no JSF 2.0. Este tutorial baseado no post do blog Simplest Possible JSF 2 / EJB 3.1 / JPA Component - With WAR Deployment de Adam Bien. Voc pode encontrar exemplos adicionais de Java EE no projeto do Kenai de Adam Bien Java EE Patterns and Best Practices e no seu livro "Real World Java EE Patterns - Rethinking Best Practices", disponvel em http://press.adam-bien.com. Exerccios do Tutorial Criando o Projeto de Aplicao Web Criando a Classe de Entidade e a Fachada de Sesso Criando a Classe de Entidade Criando a Fachada da Sesso Criando as Pginas Bean Gerenciado JSF e JSF Criando o Bean Gerenciado Modificando a Pgina de ndice Criando a Pgina de Resultados Executando o Projeto Fazendo Download do Projeto da Soluo Para seguir este tutorial, so necessrios os recursos e o software a seguir. Software ou Recurso NetBeans IDE Java Development Kit (JDK) Verso Necessria Verses 6.9, 7.0 e 7.1 do Java EE verso 6

Training
Java Programming Language

Support
Oracle Development Tools Support Offering for NetBeans IDE

Documentation
General Java Development External Tools and Services Java GUI Applications Java EE & Java Web Development Web Services Applications NetBeans Platform (RCP) and Module Development PHP and HTML5 Applications C/C++ Applications Mobile Applications Sample Applications Demos and Screencasts

GlassFish Server Open Source Edition 3.x Pr-requisitos Este tutorial pressupe que voc tenha algum conhecimento bsico das tecnologias a seguir, ou alguma experincia de programao com elas: Programao em Java NetBeans IDE Voc pode fazer download de um arquivo compactado zip do projeto finalizado.

More
FAQs Contribute Documentation! Docs for Earlier Releases

Criando o Projeto de Aplicao Web


Neste exerccio ser criada uma aplicao web simples. Quando voc cria uma aplicao web, o GlassFish Server 3 especificado como o continer Java EE de destino. O GlassFish Server compatvel com o Java EE e inclui as bibliotecas JSF 2.0 que so necessrias nesta aplicao. No assistente Novo projeto, voc selecionar o Java EE 6 Web como a verso Java EE. O Java EE 6 Web um perfil leve do Java EE 6 que contm um subconjunto da plataforma Java EE 6 completa. O perfil Java EE 6 Web foi criado para aplicaes web que no requerem as tecnologias Java EE 6 avanadas, como o suporte para interfaces remotas, a especificao completa do EJB 3.1 e a API Java Message Service (JMS). O perfil Web suporta o processamento da transao e o gerenciamento de persistncia que normalmente so utilizados em aplicaes web do enterprise. Voc pode utilizar o perfil Java EE Web para aplicaes Web que utilizam beans de sesso com uma interface local ou sem nenhuma interface. O perfil Java EE completo necessrio se a aplicao utilizar uma interface remota. 1. Selecione Arquivo > Novo Projeto (Ctrl-Shift-N; -Shift-N no Mac) no menu principal. 2. Selecione Aplicao Web na categoria Java Web e clique em Prximo. 3. Digite SimpleEE6App como o nome do projeto e defina a localizao do projeto. 4. Desmarque a opo Usar Pasta Dedicada, se ela estiver selecionada. Clique em Prximo. (Para este tutorial, no h motivo para copiar as bibliotecas de projeto em uma pasta dedicada, pois voc no precisar compartilhar bibliotecas com outros usurios ou projetos). 5. Selecione o GlassFish Server e defina a verso do Java EE como Java EE 6 Web. Clique em Prximo.

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

1/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6

6. Selecione JavaServer Faces no painel Frameworks. Clique em Finalizar. Se voc estiver desenvolvendo uma aplicao Java EE 6 web e implantando-a no GlassFish Server, o IDE selecionar a biblioteca JSF 2.0 como default. A biblioteca JSF 2.0 permite utilizar Facelets como a linguagem da pgina e tambm fornece o suporte para JSF 1.2 e JSP.

Quando voc clica em Finalizar, o IDE cria o projeto e o abre na janela Projetos. O IDE cria automaticamente a pgina JSF i n d e x . x h t m l e abre a pgina no editor.

Criando a Classe de Entidade e a Fachada de Sesso


Nesta sesso, voc criar uma classe de entidade e uma fachada de sesso para a classe de entidade. Uma classe de entidade um objeto Java simples e antigo (POJO), uma classe Java simples que identificada como uma entidade pela anotao @ E n t i t y . A partir da especificao Java EE 5, voc pode utilizar classes de entidade como objetos persistentes para representar tabelas em um banco de dados. A Java Persistence API permite utilizar a persistncia em aplicaes web sem a necessidade de criar um mdulo EJB. A fachada de sesso para a classe de entidade nesta aplicao um bean de sesso sem estado. A arquitetura Enterprise JavaBean (EJB) 3.1 introduzida como parte da especificao Java EE 6 permite criar beans de sesso sem as interfaces de negcios que eram necessrias no EJB 3.0. A especificao Java EE 6 tambm permite encapsular componentes do EJB diretamente em um arquivo compactado WAR. Isso simplifica o desenvolvimento de aplicaes web menores eliminando a necessidade de criar mdulos EJB separados, que so encapsulados como um arquivo compactado JAR em um arquivo compactado EAR. No entanto, para aplicaes enterprise maiores que so distribudas entre diferentes mquinas, voc ainda precisar criar arquivos compactados EAR para separar sua lgica de negcios da camada de apresentao. Para obter mais informaes sobre o uso do EJB 3.1 no IDE, consulte o tutorial Criando uma Aplicao Corporativa com o EJB 3.1. Para saber mais sobre classes de entidade, consulte o captulo Introduo Java Persistence API no Tutorial do Java EE 6 , Parte I. Para obter mais informaes sobre beans de sesso, consulte o captulo O que um Bean de Sesso? no Tutorial do Java EE 6, Parte I.

Criando a Classe de Entidade


Neste exerccio, voc utilizar o assistente Nova Classe de Entidade para criar uma classe de entidade persistente simples. Voc tambm utilizar o assistente para criar uma unidade de persistncia que define a origem dos dados e o gerenciador de entidade utilizado na aplicao. Voc adicionar um campo na classe para representar os dados em sua tabela e gerar um getter e um setter para o novo campo.

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

2/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6


Uma classe de entidade deve ter uma chave primria. Quando voc cria a classe de entidade utilizando o assistente, o IDE gera, por default, o campo i de anota o campo com a anotao @ I dpara declarar o campo como a chave primria. O IDE tambm adiciona a anotao @ G e n e r a t e d V a l u ee especifica a estratgia de gerao de chave para o campo de id primrio. Utilizar a Java Persistence em seu projeto simplifica tremendamente o desenvolvimento da aplicao, removendo a necessidade de configurar os descritores de implantao para fornecer informaes de mapeamento relacional de objeto para campos ou propriedades persistentes. Em vez disso, voc pode utilizar anotaes para definir essas propriedades diretamente em uma classe Java simples. A persistncia de entidade gerenciada pela API EntityManager. A API EntityManager trata o contexto de persistncia e cada contexto de persistncia um grupo de instncias de entidade. Ao desenvolver a aplicao, voc pode utilizar anotaes em sua classe para especificar a instncia do contexto de persistncia das suas instncias de entidade. O ciclo de vida das instncias de entidade ser ento tratado pelo continer. Para criar a classe de entidade, execute as seguintes etapas. 1. Clique com o boto direito do mouse no n do projeto e selecione Novo > Outro. 2. Selecione Classe de Entidade na categoria Persistncia. Clique em Prximo. 3. Digite Message como o nome da classe. 4. Digite entities para o Pacote. 5. Selecione Criar Unidade de Persistncia. Clique em Prximo. Observao. No NetBeans IDE 6.8, clique no boto Criar Unidade de Persistncia para abrir a caixa de dilogo para criar a unidade de persistncia. 6. Selecione uma fonte de dados (por exemplo, selecione j d b c / s a m p l ese desejar utilizar o JavaDB). A fonte de dados para j d b c / s a m p l e includa com o IDE ao instalar o IDE e o GlassFish Server, mas voc pode especificar uma fonte de dados diferente se desejar utilizar um banco de dados diferente. Voc pode manter as outras opes default (nome da unidade de persistncia, provedor da persistncia EclipseLink). Confirme se a unidade de persistncia est utilizando a Java Transaction API e se a Estratgia de Gerao de Tabela definida como Criar, para que as tabelas com base nas suas classes de entidade sejam criadas quando a aplicao implantada. 7. Clique em Finalizar no assistente Nova Classe de Entidade. Quando voc clica em Finalizar, o IDE cria a classe de entidade e abre a classe no editor. Voc pode ver que o IDE gerou o campo de id p r i v a t eL o n gi d ;e anotou o campo com @ I de @ G e n e r a t e d V a l u e ( s t r a t e g y=

G e n e r a t i o n T y p e . A U T O ) .
8. No editor, adicione o campo m e n s a g e m(em negrito) abaixo do campo i d .

p r i v a t eL o n gi d ; p r i v a t eS t r i n gm e s s a g e ;
9. Clique com o boto direito do mouse no editor e selecione Inserir Cdigo (Alt-Insert; Ctrl+I no Mac) e, em seguida, selecione Getter e Setter. 10. Na caixa de dilogo Gerar Getters e Setters, selecione o campo m e n s a g e me clique em Gerar. O IDE gera os mtodos getter e setter para o campo m e n s a g e m .

11. Salve as alteraes. A classe de entidade representa uma tabela no banco de dados. Quando voc executa esta aplicao, uma tabela do banco de dados para Mensagem ser criada automaticamente. A tabela conter as colunas i de m e n s a g e m . Se examinar a unidade de persistncia no editor XML, ver que a aplicao utilizar a API de Transao Java (JTA) (t r a n s a c t i o n -

t y p e = " J T A " ). Isso especifica que a responsabilidade por gerenciar o ciclo de vida de entidades no contexto da persistncia
designada ao continer. Isso resulta em menos cdigo, porque o ciclo de vida da entidade gerenciado pelo continer e no pela aplicao. Para obter mais informaes sobre o uso de JTA para gerenciar transaes, consulte a documentao da API de Transao Java.

Criando a Fachada da Sesso


Neste exerccio voc utilizar um assistente para criar uma fachada de sesso sem estado para a entidade Mensagem. A especificao EJB 3.1. declara que as interfaces de negcios para beans de sesso agora so opcionais. Nesta aplicao, onde o cliente que acessa o bean um cliente local, voc tem a opo de utilizar uma interface local ou uma view sem interface para expor o bean. Para criar o bean da sesso, execute as seguintes etapas. 1. Clique com o boto direito do mouse no n do projeto e selecione Novo > Outro.

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

3/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6


2. Selecione Beans de Sesso para Classes de Entidade na categoria Enterprise JavaBeans. Clique em Prximo. 3. Selecione a entidade M e n s a g e me clique em Adicionar. Clique em Prximo. 4. Digite boundary para o pacote. Clique em Finalizar. Observe que no foi necessrio criar uma interface de negcios para o bean de sesso. Em vez disso, nessa aplicao, o bean ser exposto a um bean gerenciado local utilizando uma view sem interface.

Quando voc clica em Finalizar, o IDE gera a classe de fachada da sesso M e s s a g e F a c a d e . j a v ae A b s t r a c t F a c a d e . j a v ae abre os arquivos no editor. Como podemos ver no cdigo gerado, a anotao @ S t a t e l e s s usada para declarar a classe

M e s s a g e F a c a d e . j a v acomo um componente de bean de sesso sem estado. M e s s a g e F a c a d e . j a v aestende A b s t r a c t F a c a d e . j a v a , que contm a lgica de negcio e gerencia a transao.

@ S t a t e l e s s p u b l i cc l a s sM e s s a g e F a c a d ee x t e n d sA b s t r a c t F a c a d e < M e s s a g e >{ @ P e r s i s t e n c e C o n t e x t ( u n i t N a m e=" S i m p l e E E 6 A p p P U " ) p r i v a t eE n t i t y M a n a g e re m ;

Quando voc cria a fachada para a entidade utilizando o assistente, como default, o IDE adiciona a anotao

P e r s i s t e n c e C o n t e x t(@ P e r s i s t e n c e C o n t e x t ( u n i t N a m e=" S i m p l e E E 6 A p p P U " ) ) para injetar recurso de gerenciador


de entidades no componente do bean de sesso e para especificar o nome da unidade de persistncia. Neste exemplo, o nome da unidade de persistncia explicitamente declarado, mas o nome opcional se a aplicao tiver somente uma unidade de persistncia. O IDE tambm gera mtodos em A b s t r a c t F a c a d e . j a v apara criar, editar, remover e localizar entidades. A API EntityManager define os mtodos que so utilizados para interagir com o contexto da persistncia. Voc pode ver que o IDE gera alguns mtodos de consulta default usados com frequncia que podem ser utilizados para localizar objetos de entidade. Os mtodos f i n d A l l ,

f i n d R a n g ee c o u n tutilizam os mtodos definidos na API Critrios para criar consultas. A API Critrios faz parte da especificao
JPA 2.0, que est includa na especificao Java EE 6.

Criando as Pginas Bean Gerenciado JSF e JSF


Nesta seo, voc criar a camada de apresentao para a aplicao utilizando o JavaServer Faces (JSF) 2.0 e um backing bean gerenciado que utilizado pelas pginas JSF. A especificao JSF 2.0 adiciona o suporte para Facelets, como a tecnologia de exibio preferencial para aplicaes com base em JSF. Comeando com o JSF 2.0, voc tambm poder utilizar a anotao @ M a n a g e d B e a nem seu cdigo-fonte para declarar uma classe como bean gerenciado. No mais necessrio adicionar entradas no arquivo f a c e s -

c o n f i g . x m lpara declarar beans gerenciados JSF. Voc pode utilizar nomes de beans em pginas JSF para acessar mtodos no bean
gerenciado. Para obter mais informaes sobre o suporte do IDE para a especificao JavaServer Faces 2.0, consulte Suporte JSF 2.0 no NetBeans IDE 6.8. Para obter mais informaes sobre a especificao JavaServer Faces 2.0, consulte o captulo Tecnologia JavaServer Faces no Tutorial do Java EE 6, Volume I.

Criando o Bean Gerenciado


Neste exerccio, ser criado um bean gerenciado JSF simples, que utilizado para acessar a fachada de sesso. A especificao JSF 2.0, que faz parte do Java EE 6, permite utilizar anotaes na classe bean para identificar a classe como um bean gerenciado JSF, para especificar o escopo e para indicar um nome para o bean. Para criar o bean gerenciado, execute as seguintes etapas: 1. Clique com o boto direito do mouse no n do projeto e selecione Novo > Outro. 2. Selecione Bean Gerenciado pelo JSF na categoria JavaServer Faces. Clique em Prximo. 3. Digite MessageView para o Nome da Classe. Voc utilizar o bean gerenciado de nome M e s s a g e V i e wcomo o valor para i n p u t T e x te c o m m a n d B u t t o nna pgina JSF

i n d e x . x h t m lao chamar mtodos no bean.

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

4/10

26/10/13
4. Digite my.presentation para o Pacote.

Introduo s aplicaes Java EE 6

5. Digite MessageView para o Nome que ser utilizado para o bean gerenciado. Observao. Quando voc cria um bean gerenciado utilizando o assistente, o IDE designar, por default, um nome para o bean, com base no nome da classe bean com uma letra minscula. Para este tutorial e para fins de demonstrao, voc designa explicitamente ao bean um nome que comea com uma letra maiscula. Ao referenciar o bean nas pginas JSF, voc usar M e s s a g e V i e w , em vez de m e s s a g e V i e w . Se voc no tiver designado o nome explicitamente, dever usar m e s s a g e V i e wdefault na pgina JSF. 6. Defina Escopo como Requisio. Clique em Finalizar.

Quando voc clicar em Finalizar, o IDE gerar a classe bean e abrir a classe no editor. Na janela Projetos, voc ver os seguintes arquivos.

No editor, voc pode ver que o IDE adicionou as anotaes @ M a n a g e d B e a ne @ R e q u e s t S c o p e de o nome do bean.

@ M a n a g e d B e a n ( n a m e = " M e s s a g e V i e w " ) @ R e q u e s t S c o p e d p u b l i cc l a s sM e s s a g e V i e w{ / * *C r e a t e san e wi n s t a n c eo fM e s s a g e V i e w* / p u b l i cM e s s a g e V i e w ( ){ } }


Agora, voc adicionar uma anotao @ E J Bser adicionada para utilizar injeo de dependncia para obter uma referncia ao bean de sesso MessageFacade. Voc tambm chamar os mtodos f i n d A l le c r e a t eque esto expostos na fachada. A

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

5/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6


funcionalidade autocompletar cdigo do IDE pode ajud-lo enquanto voc digita os mtodos. 1. Clique com o boto direito do mouse no editor, selecione Inserir Cdigo (Alt-Insert; Ctrl-I no Mac) e Chamar Enterprise Bean no menu pop-up. 2. Selecione MessagFacade na caixa de dilogo Chamar Enterprise Bean. Clique em OK.

Quando voc clica em OK, o IDE adiciona o seguinte cdigo (em negrito) para injetar o bean.

p u b l i cc l a s sM e s s a g e V i e w{ / * *C r e a t e san e wi n s t a n c eo fM e s s a g e V i e w* / p u b l i cM e s s a g e V i e w ( ){ } / /I n j e c t st h eM e s s a g e F a c a d es e s s i o nb e a nu s i n gt h e@ E J Ba n n o t a t i o n @ E J B p r i v a t eM e s s a g e F a c a d em e s s a g e F a c a d e ; }
3. Adicione o cdigo a seguir para criar uma nova instncia.

/ * *C r e a t e san e wi n s t a n c eo fM e s s a g e V i e w* / p u b l i cM e s s a g e V i e w ( ){ t h i s . m e s s a g e=n e wM e s s a g e ( ) ; }
4. Adicione o seguinte cdigo classe.

/ /C r e a t e san e wf i e l d p r i v a t eM e s s a g em e s s a g e ;

/ /C a l l sg e t M e s s a g et or e t r i e v et h em e s s a g e p u b l i cM e s s a g eg e t M e s s a g e ( ){ r e t u r nm e s s a g e ; } / /R e t u r n st h et o t a ln u m b e ro fm e s s a g e s p u b l i ci n tg e t N u m b e r O f M e s s a g e s ( ) { r e t u r nm e s s a g e F a c a d e . f i n d A l l ( ) . s i z e ( ) ; } / /S a v e st h em e s s a g ea n dt h e nr e t u r n st h es t r i n g" t h e e n d " p u b l i cS t r i n gp o s t M e s s a g e ( ) { t h i s . m e s s a g e F a c a d e . c r e a t e ( m e s s a g e ) ; r e t u r n" t h e e n d " ; }


5. Clique com o boto direito do mouse no editor, selecione Corrigir Importaes (Alt-Shift-I; -Shift-I no Mac) e salve as alteraes. Voc pode utilizar a funcionalidade para autocompletar cdigo no editor para ajudar a digitar seu cdigo. Observe que o mtodo p o s t M e s s a g eretorna a string "theend". A especificao JSF 2.0 permite a utilizao de regras de navegao implcitas em aplicaes que utilizam a tecnologia Facelets. Nesta aplicao, no h regras de navegao configuradas em f a c e s -

c o n f i g . x m l . Em vez disso, o handler de navegao tentar localizar a pgina adequada na aplicao. Neste caso, o handler de
navegao tentar localizar uma pgina nomeada t h e e n d . x h t m lquando o mtodo p o s t M e s s a g efor chamado.

Modificando a Pgina de ndice


Neste exerccio, voc far algumas alteraes simples na pgina i n d e x . x h t m lpara adicionar alguns componentes de interface do usurio. Voc adicionar um form com um campo de entrada de texto e um boto.

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

6/10

26/10/13
1. Abra o i n d e x . x h t m lno editor.

Introduo s aplicaes Java EE 6

2. Modifique o arquivo para adicionar o seguinte form simples entre as tags < h : b o d y > .

< h : b o d y > < f : v i e w > < h : f o r m > < h : o u t p u t L a b e lv a l u e = " M e s s a g e : " / > < h : i n p u t T e x tv a l u e = " # { M e s s a g e V i e w . m e s s a g e . m e s s a g e } " / > < h : c o m m a n d B u t t o na c t i o n = " # { M e s s a g e V i e w . p o s t M e s s a g e } "v a l u e = " P o s t M e s s a g e " / > < / h : f o r m > < / f : v i e w > < / h : b o d y >
A funcionalidade autocompletar cdigo JSF pode ajud-lo ao digitar o cdigo.

Observao. Se voc copiar e colar o cdigo no arquivo, receber uma advertncia na margem esquerda ao lado da linha que contm < f : v i e w > . Voc pode colocar o cursor de insero na linha e digitar Alt-Espao para abrir a dica sobre como resolver o erro. A dica informa que necessrio adicionar a declarao de biblioteca

x m l n s : f = " h t t p : / / j a v a . s u n . c o m / j s f / c o r e " .
3. Salve as alteraes. Os componentes i n p u t T e x te c o m m a n d B u t t o nchamaro os mtodos no bean gerenciado JSF nomeado M e s s a g e V i e w .O mtodo p o s t M e s s a g eretornar "theend" e o handler de navegao procurar por uma pgina nomeada t h e e n d . x h t m l .

Criando a Pgina de Resultados


Neste exerccio, voc criar a pgina JSF t h e e n d . x h t m l . A pgina ser exibida quando o usurio clicar no boto Postar Mensagem no i n d e x . x h t m le chamar o mtodo p o s t M e s s a g eno bean gerenciado JSF. 1. Clique com o boto direito do mouse no n do projeto e selecione Novo > Outro. 2. Selecione a Pgina JSF na categoria JavaServer Faces. Clique em Prximo. 3. Digite theend como o Nome do Arquivo. 4. Certifique-se de que a opo Facelets esteja selecionada. Clique em Finalizar.

5. Modifique o arquivo digitando o seguinte entre as tags <h:body>.

< h : b o d y > < h : o u t p u t L a b e lv a l u e = " T h a n k s !T h e r ea r e" / >

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

7/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6


< h : o u t p u t T e x tv a l u e = " # { M e s s a g e V i e w . n u m b e r O f M e s s a g e s } " / > < h : o u t p u t L a b e lv a l u e = "m e s s a g e s ! " / > < / h : b o d y >
Quando voc comea a digitar, o IDE automaticamente adiciona a definio de biblioteca de tags

x m l n s : h = " h t t p : / / j a v a . s u n . c o m / j s f / h t m lao arquivo para os elementos JSF.

Executando a Aplicao
Voc agora finalizou a codificao da aplicao. Agora voc pode testar a aplicao no browser. 1. Clique com o boto direito do mouse no n na janela Projetos e selecione Executar. Quando voc seleciona Executar, o IDE constri e implanta a aplicao e abre o i n d e x . x h t m lno browser. 2. Digite uma mensagem no campo de texto. Clique em Postar Mensagem.

Quando voc clica em Postar Mensagem, a mensagem ser salva no banco de dados e o nmero de mensagens ser recuperado e exibido.

Fazendo Download do Projeto da Soluo


Voc pode fazer o download dos projetos de amostra usados neste tutorial das seguintes formas: Faa download de um arquivo compactado zip do projeto finalizado. Faa o check-out do cdigo-fonte do projeto das Amostras do NetBeans ao executar as etapas a seguir: Escolha Equipe > Subversion > Efetuar check-out no menu principal. Na caixa de dilogo Efetuar Check-out, insira o Repositrio URL a seguir:

h t t p s : / / s v n . n e t b e a n s . o r g / s v n / s a m p l e s ~ s a m p l e s s o u r c e c o d e
Clique em Prximo. Clique em Procurar para abrir a caixa de dilogo Procurar nas Pastas do Repositrio: Expanda o n de raiz e selecione samples/javaee/SimpleEE6App. Clique em OK. Especifique a Pasta Local para o cdigos-fonte (a pasta local precisa estar vazia). Clique em Finalizar. Quando voc clica em Finalizar, o IDE inicializa a pasta local como um repositrio Subversion e verifica os cdigos-fonte do projeto. Clique em Abrir Projeto na caixa de dilogo exibida quando o check-out for concludo. Observaes. necessrio um cliente Subversion para verificar os cdigos-fonte. Para saber mais sobre a instalao do Subversion, consulte a seo Configurando o Subversion no Guia do Subversion no NetBeans IDE.

Envie-nos Seu Feedb ack

Consulte Tambm
Para obter mais informaes sobre o uso do NetBeans IDE para desenvolver aplicaes Java EE, consulte os seguintes recursos: Introduo Tecnologia Java EE Suporte a JSF 2.0 no NetBeans IDE 6.8 Trilha de Aprendizado do Java EE e Java Web

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

8/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6


Voc pode encontrar mais informaes sobre o uso das tecnologias Java EE 6 para desenvolver aplicaes no Tutorial do Java EE 6. Para enviar comentrios e sugestes, obter suporte e se manter informado sobre os mais recentes desenvolvimentos das funcionalidades de desenvolvimento do Java EE do NetBeans IDE, inscreva-se na lista de correspondncia de nbj2ee.

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

9/10

26/10/13

Introduo s aplicaes Java EE 6

SiteMap

About Us

Contact

Legal & Licences

By use of this w ebsite, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by

https://netbeans.org/kb/docs/javaee/javaee-gettingstarted_pt_BR.html

10/10

You might also like