You are on page 1of 2

Ficha de Trabalho

Cincias Naturais 9. ano


1. Completa as afirmaes que se seguem.
1.1. 1.2. O sistema circulatrio constitudo por ____________ e por um rgo propulsor da corrente sangunea, o ______________-. Existem vrios tipos de vasos sanguneos com constituio e dimetro diferentes: ____________, ____________, _____________, _____________ e ____________.

2. Observa a figura seguinte que representa um corao. 2.1. Faz a legenda da figura. 2.2. 2.3. 2.4. Indica o nome dos vasos que levam o sangue para fora do corao. Indica o nmero dos vasos que trazem o sangue de volta para o corao. Ordena o sentido da circulao do sangue dentro do corao considerando as seguintes afirmaes.

A) O sangue desloca-se em direco aos pulmes pelas artrias pulmonares. B) O sangue passa pelas vlvulas auriculoventriculares. C). O sangue passa das veias cavas para a aurcula direita. D) O sangue passa pelas vlvulas sigmides ou semilunares.

Figura 1

3. Em que cavidades o msculo cardaco se apresenta mais espesso? Porque que isto acontece? Nos ventrculos. O ventrculo esquerdo apresenta o miocrdio mais espesso relativamente 4. Qual o papel de todas as vlvulas do corao? 5. Observa o seguinte esquema relativo ao ciclo cardaco. 5.1. Identifica as fases do ciclo representadas pelas letras. 5.2. Descreve cada uma destas fases. 5.3. Qual o tempo de durao de casa fase do ciclo cardaco? 6. Classifica as seguintes afirmaes como verdadeiras (V) ou falsas (F).

C B

a) A circulao pulmonar responsvel pela oxigenao do sangue. Figura 2 b) A circulao sistmica inicia-se com o sangue venoso na aurcula esquerda. c) A circulao pulmonar inicia-se no ventrculo direito e termina na aurcula esquerda. d) A circulao sistmica inicia-se na aurcula direita e termina no ventrculo esquerdo. e) A circulao pulmonar inicia-se com o sangue arterial. f) A circulao sistmica responsvel pelo fornecimento de sangue a todo o organismo.

g) A circulao sistmica inicia-se na aurcula esquerda como o sangue arterial. h) Na circulao pulmonar o sangue vai at aos pulmes atravs das artrias pulmonares e retorna ao corao atravs das veias pulmonares. 7. O sangue constitudo por 4 constituintes. 7.1. Preenche o quadro seguinte, atribuindo s letras as designaes correctas. Tipo de constituinte A B C D Funo E F G H Lquida Estrutura

7.2. Indica uma diferena morfolgica entre as estruturas A e B. 7.3. Qual o principal constituinte da parte lquida do Sangue? 8. L o seguinte texto. A membrana dos glbulos vermelhos diferente de uns indivduos para outros. Quando o sangue de um indivduo dado a outro indivduos algumas molculas existentes na membrana podem actuar como antignios. Estes antignios das membranas dos glbulos podem ser do tipo A e B e o tipo de sangue determinado de acordo com a sua presena ou ausncia nos glbulos vermelhos. 8.1. Quais so os grupos sanguneos do sistema ABO? 8.2. Por que razo se considera o sangue do tipo 0 como dador universal? 8.3. Qual o tipo de sangue receptor universal? 8.4. Considera um indivduo com sangue tipo B. 8.4.1. Quais os antignios que este indivduo tem nas membranas dos glbulos vermelhos? 8.4.2. A que indivduos pode ele dar sangue de forma segura? Justifica. 9. Considera a tabela. 9.1. Completa-a.
Grupo Sanguneos A B AB O Anticorpos no plasma Transfuso que pode receber (grupos sanguneos) BeO Transfuso que pode dar(grupos sanguneos) Transfuso perigosa se for recebida (grupos sanguneos) B e AB

9.2. Imagina que um indivduo do grupo sanguneo do tipo A, piloto de rali, tem que receber, devido a uma acidente, uma transfuso. S existe sangue do grupo tipo B e O. Por engano, quase que recebia na transfuso o sangue do grupo tipo B. 9.2.1. Qual o problema em causa? 9.2.2. E se a transfuso fosse do grupo sanguneo do tipo O?

You might also like