You are on page 1of 2

1

RAIVA INTRODUO
A raiva uma doena contagiosa 100% mortal, que atinge o sistema nervoso central. causada por um vrus que est presente na saliva do animal raivoso e contamina a pessoa atravs da lambedura, arranhadura ou mordedura. A maioria dos mamferos sensvel ao vrus da raiva. Quanto tempo depois de mordida por um animal raivoso, a pessoa apresenta os sinais da doena? No h um tempo definido; depende do vrus, do local do ferimento, da gravidade do ferimento. J houve casos em que a doena se desenvolveu em poucos dias, e outros casos em que levou anos. Geralmente quanto mais longe da cabea for o ferimento, maior ser o perodo de incubao. Mas ele ser mais curto quando o ferimento atingir a cabea, mucosas da boca e olhos ou quando os ferimentos forem profundos e dilacerantes.

QUADRO CLNICO NO HOMEM


No incio, os sintomas so pouco indicativos: Febre, cefalia, mal estar, anorexia, nusea e dor de garganta. Pode ocorrer formigamento, queimao, adormecimento, prurido e/ou dor no local da mordedura. Depois comeam a aparecer os sintomas nervosos: Ansiedade, inquietude, desorientao, alucinaes, comportamento estranho e convulses. comum a hidrofobia, em que o paciente tem sede, porm no consegue ingerir lquidos, ficando desidratado e muito ansioso, podendo ter ataques somente ao ver a gua. Com a dificuldade para deglutir a prpria saliva, ele baba, desidratando-se ainda mais. Os ataques podem ocorrer tambm por causa de fluxo de ar (aerofobia) e da luz (fotofobia). A doena evolui com perodos de intensa agitao e convulses alternados com perodos de torpor, podendo ocorrer paralisia ascendente. O paciente entra em coma e ocorre a parada respiratria e morte em 5 a 8 dias aps o incio dos sintomas, se o paciente no estiver internado com cuidados intensivos. No homem raro o surto de agressividade com tendncia de atacar ou de morder, caractersticos da raiva furiosa nos animais. A raiva pode ser confundida com outras doenas como: Ttano, poliomielite, outras encefalites, delirium tremens, acidente vascular cerebral, quadros psiquitricos e traumatismo craniano.

SINAIS E SINTOMAS EM ANIMAIS


Mudana de hbitos, procurando se isolar em lugares mais escuros, mudana de comportamento, mudana de hbitos alimentares, dificuldade para engolir gua e alimento, salivao abundante, paralisia das patas traseiras. Nos ces, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um uivo rouco ou bitonal.

COMO EVITAR A RAIVA


- A transmisso de raiva pela ingesto de carne e leite de animais raivosos muito difcil, mas a manipulao da carcaa e do leite podem infectar atravs de qualquer leso de pele. Por isto no se deve comercializar ou utilizar carne e derivados destes animais, nem mesmo ordenhar as fmeas suspeitas; - No criar animais silvestres ou tir-los de seu habitat natural; - Evitar contato com animais silvestres, principalmente lobos e morcegos; - Evitar contato com animais estranhos, doentes ou feridos; 1

2 - No colocar a mo na garganta de um animal que parea engasgado; - No alimentar ces vadios e sem donos; - Vacinar anualmente ces e gatos contra a raiva; - Manter ces e gatos domiciliados; ces s devem ter acesso a rea pblica se estiverem conduzidos por seus donos em correntes e coleiras; - No molestar e provocar animais, no tentar separar animais que esto brigando, no se aproximar de fmeas com cria; - Comunicar todo caso suspeito autoridade sanitria; - Observar por 10 dias todo co ou gato que tenha agredido uma pessoa. Mant-lo preso em local seguro com gua e alimento para que no fuja e ataque pessoas ou outros animais.

CUIDADOS AO SER AGREDIDO POR UM ANIMAL


Toda pessoa agredida deve lavar abundantemente o ferimento com gua e sabo, e procurar o servio de sade mais prximo. No caso de agresses por co e gato necessrio manter o animal em observao por 10 dias. Se o animal no tem dono, deve-se captur-lo e mant-lo em observao. No perodo de observao, caso o animal morra tem-se que enviar o corpo a um laboratrio que faa pesquisa de vrus rbico no crebro. Se o animal que est em observao ficar com sintomas de raiva ou sumir, se a agresso for por co ou gato cuja observao seja impossvel, se no houver possibilidade de exame no animal morto, ou se a agresso for por qualquer outro tipo de animal, a pessoa agredida precisa ser vacinada contra a raiva. necessrio lembrar sempre que a raiva mata, portanto, todo cuidado pouco. Em todos os casos descritos no pargrafo acima no h contra indicaes vacinao (gravidez por exemplo), pois ela a nica garantia de se evitar a raiva

You might also like