You are on page 1of 7

1-Quais so os recursos bsicos existentes na famlia 8051?

Procure sites da internet sobre a enorme variedade de opes disponveis, principalmente da Philips e Atmel. Liste os opcionais que no foram descritos neste livro. O que o 80C522 tem a mais que os outros aqui citados? RAM interna de uso geral de 128 bytes e 128 bytes correspondentes aos regis-tradores especiais; ROM interna de 4 Kbytes; 4 portas de I/O; 2 Timers de 16 bits; 1 Interface serial; Capacidade de 64 Kbytes de endereamento externo de ROM; Capacidade de 64 Kbytes de endereamento externo de RAM; Processador Booleano (opera com bits); Ciclos tpicos de instruo de 1 e 2 s a 12MHz; Instruo direta de diviso e multiplicao; Entradas de interrupo externa. 80C550-Philips: A/D de 8 entradas incorporado ao chip e sada tipo PWM 80C552-Philips: A/D de 10 bits e sada PWM. 80C31-Atmel: tecnologia CMOS. 80C51XA-Philips: 16 bits e clock de 30MHz.

2- Desenhe mo livre o bsico da arquitetura do 8051 em um papel, s consultando o livro no caso de dvidas. Detalhe tambm a ligao bsica de uma RAM e EPROM esternas, no caso do 8031.

3- Existe, no mercado, um Mc da linha do 8051 s de 16 bits(vide: 80C51XA da Philips ou MCS251 da Intel nos sites desses fabricantes). Quais so as diferenas bsicas com relao famlia 8051? Tem a mesma arquitetura do 8051, s que com palavras de 16 bits e clock de 30MHz.

4- Descreva o port 3, quando ele usado para comunicao com a memria externa e com perifricos. Esse port pode ser usado, parcialmente, com os perifricos e ao mesmo tempo, com os pinos restantes como port normal? Ao utilizar o port 3 como via de entradas e sadas normal (as 8 vias), eu no posso utilizar nenhum dos seus perifricos internos, inclusive o gerenciamento de RAM externa, pois esse gerenciamento, por exemplo, exige utilizar 2 pinos do port 3 (RD e WR, respectivamente) e assim j temos 6 linhas livres em P3. Se utilizar sada serial, menos 2 linhas livres e assim sucessivamente, portanto o port 3 no to disponvel como aparenta. 5- Qual o motivo bsico de o port P0 ser multiplexado entre funes de Endereo Menos Significativo e Dados? Desenhe, a mo livre um chip de 40 pinos da famlia 8051 (o 8031, por exemplo), sua respectiva pinagem e funo de cada pino. Para que serve o pino ALE?

Para economizar pinos no chip, se no multiplexasse dados com endereos , deveria ter um port de dados e outro port de endereos, o que acrescentaria 8 pinos ao chip. O pino ALE permite demultiplexar externamente os dados e endereos no tempo, separando assim as informaes. Ele automaticamente gerenciado pelo MC/MP, voc s liga o latch e o pino ALE no lacth, e o MC faz o trabalho.

6- O pino PSEN serve tambm para acionar outra memria alm da EPROM? Para que se prestam os pinos RD e WR do port P3? Eles enviam informaes ou recebem informaes?Como funcionam? No, o PSEN um dos quatros pinos de controle do chip, ele aciona a ROM/EPROM externa. O RD e WR servem para gerenciamento da memria RAM externa. RD sinaliza que o Mc vai ler na RAM e WR sinaliza que o Mc vai escrever na RAM.

12. Desenhe mo livre, o esquema completo de ligao de uma EPROM de 32 Kby-tes em um 8031. Quantos pinos do port P2 foram utilizados? Porque?

Foram utilizados mais 4 pinos do port P2; porque necessitamos enderear 4096 endereos de 8 bits para conseguirmos os 32 Kbytes (32.768 bits) de informao e, co-mo o port P0 tem 8 bits, necessitamos desses outros 4 bits do port P2. 13. Qual a aplicao do pino EA? Como ele fica ligado quando se utiliza o chip 8031? Na linha 8052, h uma ROM interna ao chip que tem gravado de fbrica um inter-pretador BASIC. Qual sua opinio sobre a ligao do pino EA neste caso? O pino EA (external access enable) o pino que habilita o acesso memria interna ROM (de programa) do microprocessador; quando precisamos programar o microcontrolador devemos colocar 21 Vcc neste pino para ter acesso EPROM interna do microcontrolador e, quando do uso dos dados da EPROM devemos colocar neste pino o nvel 1. 14. Qual o mximo de tenso de alimentao que voc pode aplicar nessa famlia de Mc? (Pesquise em manual ou na internet: 8051 Absolute Maximum Ratings or DC Electrical Characteristics). A tenso de trabalho desta famlia de Mc de +5 Vcc. 15. O pino EA chamado nos chips com EPROM interna (8071, 8752 e 87550) de EA\Vpp. O Vpp representa o pino de programao da EPROM interna nestes casos. Qual o valor de pico de tenso aplicada em Vpp? Pesquise como se programa uma EPROM interna desses chips (vide, por exemplo, manual Intel 8051 (MCS51) EPROM Characteristics). O mximo valor de tenso de +21Vcc. Para colocar a programao no Mc de-vemos aplicar no pino EA\Vpp a tenso de 21 Vcc, aplicar o endereo no barramento de endereo (P0 e P2) sendo que em P0 deve-se multiplexar as informaes em hora dados hora endereos.

16. Qual a capacidade mxima de endereamento de EPROM e RAM externa na famlia 8051? E de RAM interna? Como temos os ports P0 e P2 como endereos, temos ento a possibilidade de 16 bits de endereos, portanto: o Temos 216 endereos: 65.536 possibilidades de endereos, transformadoem Kbytes, isto dividindo por 1024 obtemos ento 64 Kbytes de capacidade. Em caso da utilizao da memria interna reduzimos da capacidade total do Mc (64 Kbytes) esse valor, que ser enderevel internamente, sendo portanto 4096 bytes, ou seja 4 Kbytes de memria interna. 17. Descreva os registradores intitulados banco 0 a banco 3. Explique a problemtica dos apelidos R0 a R7 com relao aos bancos 0 a 3. Desenhe a mo livre, esses ban-cos, seus endereos iniciais e finais absolutos e seus apelidos. Esses registradores so de uso geral ou especial? R: Registradores dos Bancos 0 a 3: Cada banco possui 8 registradores classificados de R0 a R7. A escolha do Banco de Registradores se d atravs dos bits RS1 e RS0 do registrador de Status PSW Cada registrador de cada banco tambm pode ser acessado atravs do seu endereo absoluto. Estes registradores vo do endereo 00h at 1Fh do endereo interno. Registradores de bits endereveis: Estes registradores vo do endereo 20h at 2Fh do endereo interno. Eles tambm so bits endereveis, indo do endereo de bit 00h at o endereo de bit 7Fh. Registradores de uso geral: Estes registradores vo do endereo 30h at 7Fh do endereo interno Estes registradores so somente endereveis por byte. Registradores de Funes Especiais: Estes registradores possuem configuraes especficas dentro do microcontrolador. Alguns possuem bits endereveis, outro no. 18. Os registradores de funes especiais (Special Function Register SFR) Tambm so volteis? Isto quando desligo o Vcc do Chip, eles perdem totalmente a mem-ria? R: SFP so volteis, pois desligando sua alimentao perde as informaes armazena-das, usados pela CPU e funes perifricas para controlar as operaes do PIC, servem para guardar as configuraes e cuidar do funcionamento atual da mquina, localiza-dos na memria RAM. 19. Desenhe a mo livre todos os grupos de registradores de uso geral e seus endere-os absolutos, indicando regio de bancos, bit/byte enderevel e byte enderevel. Quantos so ao todo? E por grupo?

20. Desenhe a mo livre todos os registradores de funes especiais SFR, com seus endereos de byte e seu nome (No detalhar os endereos de bit). Explique resumi-damente o que quer dizer cada nome em ingls e seu significado em portugus. De-senhe, depois quatro blocos separados para SCR s do Mc, SFR s dos timers (2 pe-rifricos), SFR s da serial (1 perifrico) e dentro deles desenhe os seus respectivos SFRs.

21. Por que o registrador ACC to popular, se ele em tese, igual a qualquer outro registrador? R: Por que o registrador que se utiliza como operando em vrias instrues do micro-controlador. tambm onde fica o resultado de vrias operaes realizadas. 22) Como voc v a importncia dos SFR para trabalhar com maquina micro con-trolada. importante? Fornece o estado atual da maquina? Voc realmente controla a maquina olhando para eles? No 8051 importante porque possui dois registro de 8 bits cada um, na sua memria RAM mais alta que servem para habilitao ou no das interrupes, e indica para a CPU a prioridade de cada uma delas. Sempre que uma interrupo requisitada, certo bit de controle dessa interrupo ser setado e assim permanecera ate que essa interrupo seja atendida. Exceo a esta regra e a interrupo serial, que deve ter seu bit de controle rosetado pelo Software. O primeiro de todos estes registros e o IE que tem por funo indicar qual das interrupes esta ou no habilitada. 23) O que DPTR? Qual sua funo? um registrador de 16 bits formado pela juno dos registradores DPL (8 bits menos significativos) e DPH (8 bits mais significativos) que permite o endereamento de at 64k bytes. 24) Descreva, detalhadamente, o SFR chamando PSW e a funo de cada bit. Endereo na memria RAM - D0h Bit 7 - PSW. 7 - Bit de CARRY - o indicador de vai um em operaes aritmticas: vai 1 quando uma soma com ACC estoura na sua capacidade. Bit 6 - PSW.6 -Auxiliar CARRY - um indicador que vai um entre os quatro primeiros bits do acumulador (A ou ACC). muito til em aritmtica BCD. Bit 5 - PSW.5 - Flag 0 - um bit de uso geral e no tem nenhuma funo especial. Bit 4 e Bit 3- PSW.4 e PSW.3 - RS1 e RS0 - So dois bits que fazem mudar o banco de registradores a que se referem os nomes R0 a R7. Bit 2 - PSW.2 - OVERFLOW (OV) - o bit que vai para 1 quando, aps uma adio ou subtrao, acontece um estouro da conta, ou seja, resultado maior que 127 ou menor que -128. Bit 1 - PSW.1 - Bit no disponvel ao usurio. Bit 0 - PSW.0 - Bit de PARITY (paridade) - Este bit setado para 1 quando a paridade do acumulador mpar (nmero de 1 igual a uma quantidade mpar) ou zero quando a paridade do acumulador par (nmero de 1 igual a uma quantidade par). 25) Descreva a funo e manipulao bsica do SFR chamado Stack Pointer SP. Nem todos os endereos esto ocupados, de forma que estes endereos no esto implantados no chip. Estes espaos destinam-se a acessrios que encontramos em outros componentes da famlia.

Os nomes e funes de cada registrador. Endereo F8H F9H FAH FBH FCH FDH FEH FFH Funo Endereo F0H F1H F2H F3H F4H F5H F6H F7H Funo B Endereo E8H E9H EAH EBH ECH EDH EEH EFH Funo Endereo E0H E1H E2H E3H E4H E5H E6H E7H Funo ACC Endereo D8H D9H DAH DBH DCH DDH DEH DFH Funo Endereo D0H D1H D2H D3H D4H D5H D6H D7H Funo PSW Endereo C8H C9H CAH CBH CCH CDH CEH CFH Funo T2CON RCP2L RCP2H TL2 TH2 Endereo C0H C1H C2H C3H C4H C5H C6H C7H Funo Endereo B8H B9H BAH BBH BCH BDH BEH BFH Funo IP Endereo B0H B1H B2H B3H B4H B5H B6H B7H Funo P3 Endereo A8H A9H AAH ABH ACH ADH AEH AFH Funo IE Endereo A0H A1H A2H A3H A4H A5H A6H A7H Funo P2 Endereo 98H 99H 9AH 9BH 9CH 9DH 9EH 9FH Funo SCON SBUF Endereo 90H 91H 92H 93H 94H 95H 96H 97H Funo P1 Endereo 88H 89H 8AH 8BH 8CH 8DH 8EH 8FH Funo TCON TMOD TL0 TL1 TH0 TH1 Endereo 80H 81H 82H 83H 84H 85H 86H 87H

Funo P0 SP DPL DPH PCON

26) Qual aplicao tpica do registrador B? um registrador utilizado durante as operaes de multiplicao e diviso, po-dendo ser utilizado como registrador de uso geral em outras operaes.

27. Descreva o SFR chamado PCON ? PCON (87H) permite adaptar o chip a uma situao na qual no h processa-mento, mas onde se quer manter os contedos das memrias internas (falha de alimen-tao, por exemplo); Descreve a funo de cada um de seus bits: SM0, SM1, SM2, REN, RB8, RB8, TI, RI . Este registrador permite uma comunicao serial com o microprocessador. A comunicao fullduplex, embora parea que h somente um Tx e um Rx.

28. Qual a diferena e a funo das instrues: mov A, R0: Move o contedo do registrador R0 para o acumulador. mov A, 00h: Move o contedo do endereo de memria 00h para o acumulador. mov A,#00h: Carrega o registrador acumulador com o valor 00h. 29. Quantos ports temos na famlia 8051 e quais esto livres para uso geral?Qual a diferena de disponibilidade de ports entre os chips: 8051,8751,8031? Por que? D o endereo absoluto de cada port e seu nome. Temos 4 ports, apenas o port P1 est livre para uso geral todos eles tem 4 por-tas bidirecionais de I/O, cada uma com 8 bits individualmente endereveis; duas des-sas portas (P0 e P2) e parte de uma terceira (P3) ficam comprometidas no caso de se utilizar qualquer tipo de memria externa,as diferenas so que o 8751 tem (4 kB de memria EPROM) e o 8031 (sem memria ROM interna e com apenas 128 bytes de memria RAM). Registrador P0 ( 80 ) BIT7 87 P0.7 BIT6 86 P0.6 BIT5 85 P0.5 BIT4 84 P0.4 BIT3 83 P0.3 BIT2 82 P0.2 BIT1 81 P0.1 BIT0 80 P0.0 Registrador P1 ( 90 ) BIT7 97 P1.7 BIT6 96 P1.6 BIT5 95 P1.5 BIT4 94 P1.4 BIT3 93 P1.3 BIT2 92 P1.2 BIT1 91 P1.1 BIT0 90 P1.0 Registrador P2 ( A0 ) BIT7 A7 P2.7 BIT6 A6 P2.6 BIT5 A5 P2.5 BIT4 A4 P2.4 BIT3 A3 P2.3 BIT2 A2 P2.2 BIT1 A1 P2.1 BIT0 A0 P2.0 Registrador P3 ( B0 ) BIT7 B7 P3.7 BIT6 B6 P3.6 BIT5 B5 P3.5 BIT4 B4 P3.4 BIT3 B3 P3.3 BIT2 B2 P3.2 BIT1 B1 P3.1 BIT0 B0 P3.0

30. Liste os SFR dos perifricos e resuma suas funes em cada linha que tem o seu nome. P0 (80H), P1(90H), P2 (A0H) e P3(B0H) correspondem a posies de RAM contendo os dados das portas de E/S; os bits individuais so endereados como P0.0, P0.1, etc.; TH1 (8DH), TL1 (8BH), TH0 (8CH) e TL0 (8AH) contm os valores das conta-gens dos temporizadores/contadores 1 e 0, respectivamente;

TCON (88H) e TMOD (89H) so os registradores de controle e modo de ope-rao dos temporizadores/contadores; PCON (87H) permite adaptar o chip a uma situao na qual no h proces-samento, mas onde se quer manter os contedos das memrias internas (falha de ali-mentao, por exemplo); SCON (98H) e SBUF (99H) permitem, respectivamente, programar a porta de comunicao serial e armazenar o dado recebido ou a ser transmitido; IE (A8H) e IP (B8H) so registradores associados gesto de interrupo (habilitao e prioridade);

You might also like