You are on page 1of 6

FRUSTRAO

Frustrao a sensao de incapacidade


Estudar feito um louco e no ser aprovado. Casar pensando que teria um tipo de vida e depois perceber que no nada disso. Entrar para uma instituio e no receber o apoio que prometeram. Cultivar uma amizade e levar um cano do amigo. Se dedicar ao seu trabalho e ver que foi o novato ganhou o aumento. Tudo isso frustra . D pra se livrar dessas coisas? No. Nem tudo depende de voc. No depende s de voc a forma como seus amigos, marido, patro vo se comportar. Mas d pra aprender a lidar com a frustrao quando aparece. A frustrao mal administrada prejudica a qualidade de vida leva depresso e ansiedade .

Uma histria frustrante


Mulher casada h 15 anos, marido machista no permite que trabalhe ou estude. Segundo o marido ela tem que cuidar da casa jamais seria capaz de enfrentar o dia a dia de uma empresa. Cada vez que pensa em sair de casa para trabalhar o marido que a famlia precisa dela, resultado: culpa . Ela at tentou voltar para faculdade, tentou fazer um curso de ingls, comeou um curso de informtica. Mas no concluiu nenhum porque o marido ameaava de separao. Esta mulher se sente frustrada, cansada, sem libido, irritada. No tem vontade de sair nem conversar. Se queixa de angustia e falta de vontade de cuidar da casa. Foi ao mdico e recebeu o diagnstico de gastrite e labirintite, mas felizmente esse mdico viu que tinha algo mais... e, a mandou para psicoterapia. Concluso: A frustrao a deixou doente! Este um exemplo tpico do que a frustrao pode causar na vida de uma pessoa. Frustrao gera raiva, agressividade, revolta, decepo, depresso, falta de motivao e auto estima rebaixada. Frustrao provoca stress crnico e a partir da... caminho sem volta para depresso. Frustrao gera problemas de sade e atrapalha todas as reas da vida, rea social, ocupacional e emocional. Todo j mundo j experimentou frustrao e sabe o que significa. H vrias formas de entend-la e esto descritas a seguir.

Frustrao pelo impedimento do alcance de uma meta


Causada por vrios tipos de obstculos:Obstculos fsicos, condies ambientais desfavorveis. Ex. Voc quer viajar mas a estrada est bloqueada. Obstculos sociais, normas, regras ,leis. Por exemplo o garoto de 17 anos que quer ter carteira de motorista, mas a lei

impede. Obstculo emocional. Por exemplo a frustrao do fbico social em desejar contato humano mas no conseguir, crenas de incompetncia, vulnerabilidade e sensao de fracasso iminente. Na depresso crena de desvalor, desesperana, falta de energia impede o alcance de objetivos. Obstculos devido doenas fsicas. Por exemplo o diabtico que tem que mudar seus hbitos alimentares, tem que aplicar insulina e no pode mais fazer certas atividades.

Frustrao pelo no recebimento de uma gratificao esperada


A pessoa que lutou para atingir um objetivo e acredita que seria lgico ter xito sentir muita frustrao se por algum motivo no conseguir atingi-lo. Por exemplo a promoo que no veio apesar de toda dedicao.Quanto mais voc funcionar pela Teoria da equidade ou seja, crer que as aes devem ser recompensadas proporcionalmente ao esforo mais frustrao ter. A vida no assim, infelizmente nem sempre a vida justa.

Frustrao por necessidade no satisfeita


Frustrao por atraso. Por exemplo o salrio, mesmo que pago em dia temos que esperar 30 dias para receb-lo. Frustrao por conflito Por exemplo ao tomar decises temos que escolher uma opo e isto sempre significa abrir mo dos benefcios da outra opo.

Conseqncias da frustrao
Fuga, evitao, compensao e agresso. Conforme a forma de reagir frustrao (j que ela inevitvel) pode trazer danos ou benefcios vida da pessoa. Se voc souber lidar com ela, voc cresce. Se no souber, voc se afunda. - Danos Stress, depresso - Benefcios Desafio, crescimento. Comportamento de fuga Alguns, ao se frustrarem, se afastam, no querem mais contato com a situao, com isso lhe vem o senso de incompetncia e depresso, pois abandonou, no lutou para superar. Ex: Um marido que resolveu separar, depois de anos de casado, porque a esposa disse no meio de uma briga que ele no era o marido que ela sonhava, mas isto foi dito no calor do momento e no refletia o real sentimento dela. Como ele se considerava dedicado famlia, e esperava reconhecimento, ficou to frustrado que pediu a separao. Foi uma deciso de fuga, porque apesar de ter se livrado do que ele considerou injusto, perdeu todas as partes boas do casamento.

Comportamento de evitao
Aps a pessoa ser frustrada comea a evitar situaes parecidas ou evita as pessoas e lugares envolvidos com a frustrao com medo de frustrar-se novamente . Por ex, uma pessoa que no recebeu aumento esperado, comea a faltar ao trabalho, chegar atrasado, no se esfora mais, no interage mais, ou seja, se esquiva de entrar em contato com as coisas que agora ficaram aversivas. Tambm aqui pode haver estresse excessivo, depresso e claro... mais frustrao formando um circulo vicioso, uma espiral descendente.

Comportamento compensatrio
Para lidar com a frustrao a pessoa pode compensar com outras satisfaes. Ex, comer em excesso, drogas, lcool, etc. Em outro exemplo pessoa sente-se frustrada porque seu relacionamento acabou e como compensao passa a trabalhar compulsivamente. claro que no trabalho no vai conseguir a satisfao afetiva, ou seja, essa substituio leva a manuteno da frustrao.

Comportamento de desamparo
Uma vez tendo se frustrado em uma atividade a pessoa para de tentar sucesso em outras reas da vida. Muitas vezes nem h obstculos, mas a viso distorcida da pessoa v tudo como imensamente difcil. E assim no se d oportunidade para perceber que poderia vencer. Ex, a pessoa que quer entrar em medicina, mas como no se acredita capaz, nem tenta e passa a vida insatisfeita com a profisso que escolheu.

Existe terapia para superar a frustrao?


Sim, a ajuda psicolgica se faz atravs da atitude compensatria adaptativa Quando analisamos realisticamente o desejo, e se conclumos que impossvel realiz-lo, o saudvel buscar outras satisfaes mais prximas da inicial. Como por ex, no d pra comprar carro zero, vamos sair de carro semi novo, pelo menos por enquanto. Isso o que consegue a pessoa que se trabalhou emocionalmente e conseguiu crescimento suficiente para decidir quando hora de insistir quando hora de mudar suas expectativas. Outra atitude saudvel se dedicar com ais afinco na busca de seus objetivos Como vimos muitas vezes saudvel desistir, outras saudvel insistir. Por ex, a pessoa que no recebeu aquele aumento esperado, se esfora ainda mais pra que numa prxima chance consiga. Mas, inteligncia emocional saber qual meta til e qual intil. Por exemplo a pessoa que ficou anos esperando o paquera terminar com a outra , no se permitiu se relacionar com ningum, mesmo esse paquera demonstrando pouco interesse por ela. Perdeu tempo, no fez nada da vida. Veja como isso importante... o desanimo provocado pela frustrao pode fazer a pessoa desistir no s nas coisas relacionadas com aquela que a frustrou como em todas reas da vida. Desiste da vida!

Conseqncias da frustrao
E este o principal motivo por estarmos falando de frustrao , ela trs conseqncias terrveis. A agresso a conseqncia mais estudada pelos pesquisadores. Os tericos dizem que toda frustrao leva a uma agresso. A pessoa agredir outras pessoas ou a si mesma, auto agresso. No noticirio vemos todos os dias pessoas que frustradas com o fim de um relacionamento agredindo e at matando o parceiro. Mas a agresso s vai acontecer se a pessoa no perceber que h justificativa. Quando a frustrao justificvel o que ela vai sentir apenas irritao, e no agresso. Ex: o caso da pessoa com casamento marcado e a empresa o transfere para outra cidade, tendo que desmarcar o casamento. Sendo justificvel, a noiva ficaria muito irritada, mas com certeza no agrediria. Mas uma noiva que foi trada no v justificativa, ento ela freqentemente parte pra agresso.

Agresso por frustrao


O que faz as pessoas agirem agressivamente? Pense nas seguintes cenas: - O pai est tentando digitar em seu computador quando tudo se apaga... frustrao. o que ele faz? D um murro na mesa! - Rapaz chega em casa bravo pois o colega de trabalho lanou uma fofoca contra ele na empresa e ele... bate as portas de casa. Imagine como o filho desta pessoa vai se comportar quando a vida lhe oferecer uma frustrao? - Uma criana na brincadeira com a boneca, lhe d um comprimido porque a boneca precisava ficar mais calma. Adivinhe com quem ela aprendeu a lidar com a frustrao tomando comprimidos.

Resistncia frustrao
Existem pessoas mais resistentes frustrao que outras. Tem gente que passa por problemas srios, morre um ente querido, demitido, leva um p da namorada, mas ficam firmes. So os resilientes. Outros descompensam com qualquer coisa. A resposta est em vrios fatores: Gentica, estria de vida, modelos, punies, reforos, privaes, falta de limites. So questes biolgicas, sociolgicas e psicolgicas. A forma como a pessoa criada influencia seu aprendizado, o que ela v e recebe em casa um forte determinante. Mas sabemos que tem criana que viveu maus tratos, pobreza, ambiente familiar conflituoso e ainda assim se tornaram adultos bem ajustados. Se voc um desse, parabns, se no, saiba que nem tudo est perdido, h como desenvolver resistncia frustrao, h como aprender a vencer as frustraes da vida.

Os pilares da resilincia so:


- Introspeco - Indepedencia - Capacidade de se relacionar

- Iniciativa - Humor - Criatividade - Moralidade - Auto-estima. Desenvolva boas doses de cada um destes aspectos e estar construindo sua resilincia, sua capacidade de superar as frustraes. O que torna uma pessoa mais vulnervel frustrao e o leva a sofrer em demasia diante das adversidades? - Experincias traumticas. - Falta de relacionamento de carinho e confiana com um adulto, quando criana. - Falta de modelos nos quais a criana pode aprender formas adequadas de superar as adversidades. - Falta de reforos positivos diante das iniciativas adaptativas. - Privao de afeto ou das necessidades bsicas. - Falta de limites dos pais em relao aos filhos. muito importante que as crianas tenham oportunidade em aprender a lidar como NO, para mais tarde se tornar um adulto forte. Alguns so vulnerveis frustrao em relao a qualquer tipo de problema, outros s em relao a um ou outro aspecto como por exemplo a pessoa que foi para terapia porque descobriu que estava com hipertenso: Onde j se viu estar com hipertenso. Me sinto uma fraca!. Concluindo: Algumas pessoas sofrem com frustraes, se tornam eternas frustradas. Mas outras aprendem a transformar o veneno em remdio. O que essas pessoas fazem para conseguir essa superao? Ao estudar estas pessoas chegou-se a este programa:

Programa de 10 etapas para desenvolver um modo construtivo de lidar com a frustrao:


1 Analise como costuma lidar com as frustraes do seu dia a dia. De onde vem esse seu modo de lidar com os problemas? Est sendo produtivo? 2- Voc percebe que tem dificuldades em lidar com as frustraes? 3- Voc admite que precisa aprender a lidar com as frustraes? 4- Descreva uma situao na qual se sentiu frustrado.

5- O obstculo pode ser eliminado? 6- Anote as interpretaes dadas por voc diante da frustrao. 7- Faa um levantamento de todas as formas possveis de interpretar e entender essa frustrao. 8- Busque evidncias. Para qual interpretao voc tem mais evidncias? 9- Lembre-se do objetivo que tinha. Pense em formas alternativas de atingi-lo. Qual a viabilidade de cada uma. Elimine as inviveis. 10- Anote as conseqncias positivas e negativas de cada alternativa. Opte por aquela que tiver mais conseqncias positivas e menos negativas.

Frustrao pode gerar toda uma srie de danos emocionais e concretos.Conte sempre com o psiclogo para ser seu apoio e ajuda nas mudanas to necessrias.

You might also like