You are on page 1of 8

Primeiras impresses da Beaglebone Black

30/06/2013 - por Sergio Prado Categorias: Beagleboard, Produtos Tags: angstrom, beaglebone black, Linux embarcado Um tempo atrs, antes da Beaglebone Black ser lanada oficialmente, escrevi um artigo introdutrio sobre ela. Mas no aguentei esperar a Texas comear a vender a Beaglebone Black pela TI eStore, e acabei comprando a minha na LojaMundi. O servio do pessoal da LojaMundi bem legal, minha placa chegou em 3 dias. No momento eles esto vendendo a placa por R$249,00. Para quem estiver interessado, este o link. Mas vamos ao que interessa! Voc pode se conectar Beaglebone Black e utiliz-la de duas formas: como um PC comum e acessando remotamente via USB.
BEAGLEBONE BLACK COMO UM PC

Para us-la como um PC, voc vai precisar de uma fonte de 5V/1A, monitor, cabo micro HDMI, teclado e mouse USB. Como a BBB tem apenas uma porta USB, talvez voc precise tambm de um HUB USB. A Beaglebone Black j vem com a distribuio Angstrom instalada de fbrica na eMMC. s ligar e esperar a mgica acontecer! O Angstrom me pareceu bem estvel e otimizado para a Beaglebone Black. Com o tempo de boot em torno de 1 minuto, ele usa o systemd como mecanismo de inicializao e interface grfica baseada no Gnome 2, incluindo algumas aplicaes como o gedit, GIMP e Chromium.

Bug alert! No primeiro teste, o teclado conectado porta USB no funcionou. Pesquisando nos fruns descobri que at este momento a porta USB da Beaglebone Black esta sem suporte hotplug. Ligando o teclado antes de ligar a placa resolveu o problema. Durante o processo de boot, o teclado identificado normalmente. Us-la como um PC no deve ser o caso de uso mais comum da Beaglebone Black. Para trabalhar com ela, tudo o que voc precisa de um cabo USB!
BEAGLEBONE BLACK PELA USB

A porta USB OTG da Beaglebone Black tem trs finalidades principais: 1. Alimentar a placa.

2. Prover uma interface de dispositivo de armazenamento. 3. Prover uma conexo de rede (via RNDIS). Ao plugar o cabo USB, voc conseguir acessar a Beaglebone como um drive no seu PC, possibilitando acessar por exemplo a documentao da placa:
$ tree -L 1 /media/sprado/BEAGLEBONE/ /media/sprado/BEAGLEBONE/ App autorun.inf Docs Drivers LICENSE.txt MLO README.md START.htm u-boot.img uEnv.txt

Automaticamente, tambm ser criada uma conexo Ethernet no seu PC, possibilitando acessar a Beaglebone Black pela rede. Sua mquina vai receber o endereo IP 192.168.7.1, e voc poder acessar a Beaglebone Black atravs do endereo IP 192.168.7.2, usando por exemplo SSH (usurio root e sem senha):
$ ssh root@192.168.7.2 root@192.168.7.2's password: root@beaglebone:~# cat /proc/version Linux version 3.8.6 (koen@rrMBP) (gcc version 4.7.3 20130205 (prerelease) (Linaro GCC 4.7-2013.02-01) ) #1 SMP Sat Apr 13 09:10:52 CEST 2013

Seguindo o padro da antiga Beaglebone, ela vem com um servidor web implementado em node.js, servindo algumas pginas web com a documentao do projeto:

Uma IDE de desenvolvimento chamada Cloud9 tambm esta disponvel, rodando direto do navegador, e possibilitando implementar aplicaes para a Beaglebone Black em node.js. Esta IDE pode ser acessada na porta 3000:

O Gateone, um emulador de terminal e cliente SSH que tambm roda direto do navegador web, esta disponvel na porta 443:

propsito, o Gateone no estava funcionando na imagem do Angstrom que veio de fbrica instalada na eMMC. Foi necessrio atualizar a distribuio para a ltima verso. Vamos ver como fazer isso?
ATUALIZANDO O ANGSTROM

O processo simples. Voc vai precisar de um carto micro SD de no mnimo 4G, baixar a imagem do Angstrom, gravar no carto e iniciar a placa com este carto. Baixe a ltima imagem do Angstrom deste link e grave no carto SD. No momento em que escrevo este artigo, a ltima imagem a 2013.06.20.

$ wget https://s3.amazonaws.com/angstrom/demo/beaglebone/BBB-eMMC-flasher2013.06.20.img.xz $ unxz BBB-eMMC-flasher-2013.06.20.img.xz $ sudo dd if=BBB-eMMC-flasher-2013.06.20.img of=/dev/sdX bs=1M

No esquea de trocar no comando acima /dev/sdX pelo nome do arquivo de dispositivo do seu carto SD. Coloque o carto na placa, ligue e espere. Os leds ficaro piscando durante o processo de gravao, que pode levar de 30 a 60 minutos. Quando a gravao terminar, os leds vo parar de piscar e ficaro acesos. Tire o carto, reinicie a placa e teste. Obs: Por padro, a placa sempre inicia pela eMMC. O U-Boot instalado na eMMC ir verificar na inicializao se existe um carto SD conectado, e ento iniciar pelo carto. Portanto, todo o processo de inicializao pelo carto deve ser automtico. Mas se voc tiver dificuldades em fazer a placa iniciar pelo carto SD para realizar este processo de gravao, ligue a placa com o boto User Boot pressionado, at que os 4 leds fiquem acesos. Este boto encontra-se prximo ao conector do carto SD.
CONCORRENTE DA RASPBERRY PI?

Para comeo de conversa, as duas placas tem originalmente propsitos diferentes. A Raspberry Pi foi projetada para ser um computador de baixo custo, enquanto que a Beaglebone Black uma ferramenta de prototipagem rpida e desenvolvimento de projetos eletrnicos. Mas como voc consegue tambm prototipar com a Raspberry Pi, e usar a Beaglebone Black como um computador, os casos de uso acabam se sobrepondo, principalmente porque os custos das duas placas so bem parecidos. De qualquer forma, a Beaglebone Black esta muito mais preparada para ser utilizada em projetos eletrnicos, por dois principais motivos: hardware 100% open source e quantidade maior de interfaces de I/O. Enquanto que a Raspberry Pi fornece apenas um conector de 26 pinos com algumas interfaces de I/O (GPIO, I2C, SPI e UART), a Beaglebone Black oferece dois conectores de expanso de 46 pinos cada, totalizando 92 pinos de I/O, com muitos GPIOs, I2C, SPI, UART, LCD, ADC, MMC, etc!
OUTRAS DISTRIBUIES

O Angstrom me pareceu bem rpido e estvel, e deve ser a escolha padro se voc quiser um SO para desenvolver um projeto com a Beaglebone Black. Outra possvel escolha o Ubuntu. Testei a verso 12.04 com interface LXDE, e sua performance ficou aceitvel, comparada ao Angstrom.

Existem ainda outras distribuies disponveis para ela, incluindo o Android, Gentoo e ArchLinux. Uma lista completa de sistemas operacionais suportados esto disponveis aqui. E voc, j comprou a Beaglebone Black? Quais so suas impressos? Um abrao! Sergio Prado

You might also like