You are on page 1of 11

TTULO DO PROGRAMA

Maniop!

SINOPSE DO PROGRAMA Maniva, macaxeira, aipim ou mandioca, todos so nomes do alimento que indgenas brasileiros chamavam de maniop. Resistente e de fcil cultivo, a mandioca est por todo pas e, segundo algumas pesquisas, h mais de mil anos. O documentrio apresenta uma discusso sobre a histria e a intensa relao do povo brasileiro com a mandioca. O trabalho interdisciplinar faz uma avaliao do processo de apropriao e cultivo da mandioca por todo Brasil e a sua posterior internacionalizao.

CONSULTORES

Marcia Tosta Dias SOCIOLOGIA Mnica Waldhem BIOLOGIA Sandra Baumel Durazzo LNGUA INGLESA

MATERIAL NECESSRIO PARA REALIZAO DA ATIVIDADE:


- Livros: enciclopdias, atlas, livros didticos e paradidticos; - Canetas e lpis de cor; - Mapas; - Projetor (retroprojetor ou data show) opcional; - Computadores/ Internet; - Revistas, jornais; - Fotografias, outros documentrios.

PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERO TRABALHADOS EM CADA DISCIPLINA


BIOLOGIA - Taxionomia, - Nomenclatura cientfica, - Ecologia (biodiversidade, habitat, ecossistema, bioma); - Evoluo (variabilidade gentica, reproduo sexuada e assexuada, seleo natural, adaptao, espcies exticas); - Fisiologia vegetal; - Biotecnologia (seleo artificial, melhoramento vegetal, germoplasma, transgnicos) - Nutrio (nutrientes, dieta equilibrada, distrbios alimentares, carncias nutricionais, importncia econmica do amido, derivados na produo de alimentos, biopolmeros).

LNGUA INGLESA - Vocabulrio especfico (nomes das plantas), vocabulrio relacionado a culturas agrcolas, vocabulrio relacionado alimentao e receitas; - Procedimentos de pesquisa de informaes em fontes em ingls: identificao das palavraschave que levaro s respostas procuradas, localizao das informaes nos textos, leitura detalhada apenas das partes identificadas, com auxlio do dicionrio bilngue (ou monolngue, sempre que possvel); - Prticas de leitura de textos informativos; - Escrita de textos informativos: uso de adjetivos, substituio nominal, coeso do texto para garantir a compreenso do leitor, reviso do uso de pronomes e possessivos;

- Compreenso da estreita relao entre as diferentes culturas mundiais.

SOCIOLOGIA - Produo como forma de transformao da natureza pela atividade humana; produo agrcola; produo industrial; - Cultura como cultivo agrcola de determinados produtos; - Cultura como conjunto de hbitos, crenas, valores e prticas sociais; - Fartura e misria, sobretudo a alimentar; - Fome e saciedade; - Desdobramentos contemporneos da relao do homem com os alimentos: obesidade e anorexia.

DESCRIO DA ATIVIDADE
Aps a exibio do documentrio, ressaltar os dois focos que escolhemos para o estudo mandioca como alimento e identidade cultural. Ou seja, refletir sobre a base alimentar de um povo pela produo, como o alimento oferecido e as consequencias culturais na sociedade. Aqui cabe um paralelo entre a importncia da mandioca no Brasil e da batata no Reino Unido, tomando o cuidado de explicar que no caso da batata, trata-se de um caule tubrculo, enquanto a mandioca uma raiz tuberosa. Pode-se inclusive citar que h outro documentrio da TV escola que trata da batata (A maravilhosa histria da batata da srie Como Fazer?). Outro cuidado dizer que a cultura da batata originria da Amrica (Peru), foi levada para a Europa e hoje assumiu um lugar importante na cultura da Inglaterra a ponto de ser chamada de batata inglesa. Sugere-se comear com o geral a partir do documentrio, refletir sobre o que faz um alimento estar to ligado identidade de um povo. Um aspecto estar fisicamente presente como parte daquele povo. Sendo natural do lugar, ser naturalmente parte da alimentao, no sendo necessrio importar. Por outro lado, h a participao da cultura da mandioca na organizao social do povo, influenciando nas oportunidades de trabalho que oferece, nas relaes econmicas que permite estabelecer com outros, etc. Tambm acaba fazendo parte da cultura do povo: nas receitas, formas de comer, dentre outros. A seguir, cada disciplina pode explorar aspectos especficos: BIOLOGIA Prope-se investigao de aspectos ligados ecologia, evoluo, fisiologia, biotecnologia e nutrio, como forma de levantar fatores que expliquem o sucesso evolutivo e social da mandioca

em diferentes regies, suas caractersticas adaptativas, bem como caractersticas que expressem seu valor nutricional e econmico para a sociedade humana. Destacar que o fato da mandioca ser cultivada em sua origem por tribos indgenas na Amaznia pr-cabralina, e at hoje ainda por pequenos agricultores, nos quintais (sem ignorar a produo em larga escala), favoreceu a variabilidade gentica deste vegetal. A troca de sementes e mudas levou cerca de 7000 variedades. A reproduo assexuada, contudo, por propagao vegetativa, com mudas ou manivas, embora permita ao produtor selecionar linhagens mais resistentes e com vantagens adaptativas, reduz a variabilidade gentica, o que desvantajoso evolutivamente. Pode-se ainda destacar que a adaptao a vrios tipos de solo e clima, com exceo de solos alagados e temperaturas muito baixas, favoreceu a expanso da mandioca do Brasil para o resto do mundo, em especial para a frica e sia. Alertar que o cerrado brasileiro, bioma ameaado com a expanso de agronegcios, principalmente no plantio de soja, um bero natural de variedades da mandioca. SOCIOLOGIA A Sociologia pode contribuir para a discusso do tema da seguinte forma: - Propondo uma reflexo sobre o cultivo de alimentos no local ou regio onde est o professor, que desempenhariam o mesmo papel que tem a mandioca em vrios lugares do Brasil, ou seja, oferecendo a base da alimentao, ajudando na formao da cultura e da identidade local. Exemplos podem ser encontrados no milho, banana, car, inhame, arroz, entre outros. - Pesquisando a importncia cultural que determinados alimentos adquirem na vida das sociedades, orientando e organizando as atividades cotidianas, dando sentido para a vida social e a identidade cultural. - Refletindo sobre a questo das necessidades alimentares de um povo e as maneiras como elas so ou no resolvidas. Trata-se de questionar as relaes entre fome e misria; riqueza e saciedade e mesmo desdobramentos contemporneos do tema, como a ocorrncia cada vez mais frequente de problemas como a obesidade e a anorexia. INGLS Propor um paralelo da mandioca no Brasil com a batata no Reino Unido, fazendo um trabalho de repertrio por meio do artigo da BBC que trata do ano internacional da batata declarado pela FAO (Food and Agriculture Organization) em 2008, como alimento capaz de solucionar parte do problema da fome no mundo. Esse texto j oferece propostas de trabalho com a lngua especificamente. Assim, a proposta trabalhar vocabulrio, procedimentos de uso do dicionrio e compreenso leitora e oral (h uma gravao com o mesmo texto no link da BBC). Em seguida, as aulas de ingls serviro para as pesquisas em fontes do mundo todo, uma vez que elas so sempre em ingls ou, no mnimo, tambm em ingls. Uma das formas de fazer essa pesquisa partir do nome cientfico da planta.

Etapas: a) Fazer uma plenria discutindo o contedo, levando os alunos a perceberem que uma cultura nativa de grande importncia para a dieta local. b) Apresentar um vegetal que tem um papel similar na cultura inglesa, como forma de trabalhar vocabulrio oral e escrito. c) Aprofundar o conceito de staple food comida de produo local que exerce papel essencial na alimentao da populao. d) Fazer a proposta do projeto interdisciplinar. Dividir os alunos em pequenos grupos e determinar os itens que cada um pesquisar. e) Fazer uma pesquisa coletiva como modelo quais so as palavras que nos levaro s informaes buscadas? Comear com mandioca mesmo como se diz em ingls? Chegar ao site da wikipdia e mostrar que faltam citaes, o que pode ser uma interlocuo para as pesquisas feitas. Usar os procedimentos de leitura e o vocabulrio estudado no incio da sequncia para colher algumas informaes gerais sobre a mandioca. f) Realizar as pesquisas e elaborar as legendas em ingls para o mapa. g) Compartilhar os resultados e fazer as revises necessrias para levar ao mapa. h) Avaliar as verses finais das legendas, considerando o uso do vocabulrio estudado, a pertinncia das informaes colhidas e a adequao ao produto final: o mapa coletivo. i) Sugesto extra: caso o grupo tenha boa fluncia, pode-se ampliar a discusso a partir da leitura do artigo publicado no site da FAO que relaciona o desenvolvimento de culturas locais com a soluo para a alta taxa de imigrao de alguns pases desenvolvidos. Essa iniciativa pode gerar uma srie de discusses interessantes, inclusive se realmente desejvel este tipo de controle da imigrao e quais so os outros interesses envolvidos em uma ao como essa.

ETAPA INTERDISCIPLINAR
Elaborar um mapa scio-biolgico da mandioca no mundo, utilizando dados obtidos sobre: - Onde ela plantada; - Origem; - Rotas de expanso; - Climas que favorecem o sucesso do cultivo; - Qual o papel na alimentao local; - Qual o papel na economia local agricultura, processamento e industrializao; - Qual o papel na cultura (costumes, formas de comer, receitas, smbolos, papel social); - Como chamada nos diferentes locais;

- Pases consumidores.

Devero ser escolhidos cones que simbolizem tais dados e que devero ser fixados no mapa. As variveis citadas acima constituem exemplos, podendo ser ampliadas e transformadas. tambm importante fazer uma ficha que organize os dados da pesquisa. Elaborada ao longo da coleta de dados, a ficha ajudar a formalizar os conhecimentos apresentados no mapa.

A seleo dos cones deve considerar a representatividade das imagens (sua capacidade explicativa) e necessitar de uma legenda que torne o mapa compreensvel a qualquer um que o leia. As legendas podem ser bilngues, at porque h expresses que no existem em portugus. A produo final deve refletir uma aparncia visual que seja ao mesmo tempo atraente e informativa. Esse tipo de trabalho favorece interaes com outras disciplinas, como por exemplo, Geografia, Histria e Artes. A atividade sugerida permite uma leitura hipertextual do mapa, pois cada cone pode abrir janelas, links com dados e informaes obtidas na pesquisa e registrada nas fichas. Sugere-se fazer o trabalho bilngue (portugus e ingls) - at porque h expresses que no existem em portugus - em uma verso com suporte fsico disposto em mural na prpria escola e uma verso digital que possa ser disponibilizada na Internet site da escola, blog dos alunos e etc.

Para confeco do mapa em tamanho grande, sugere-se reproduzir em transparncia (por cpia ou impresso) um mapa mundi obtido no google imagens e projet-lo pelo retroprojetor na parede coberta com papel pardo ou similar. Ento os alunos vo desenhando os contornos da projeo usando canetas tipo pincel atmico. Pode-se tambm projetar com o data show. Se no for possvel desenhar, sugere-se usar um mapa pronto ou ampliado por quadros. Quanto menos detalhes no mapa-base, melhor ser a visualizao dos cones e legendas criados.

Como desdobramentos da atividade, podem ser explorados aspectos histricos, geogrficos, estatsticos, artsticos, etc., e at com outras culturas alm da mandioca. Em anexo, encontram-se mapas e infogrficos que possibilitam um trabalho complementar sobre a situao nutricional no Brasil e no mundo.

RESUMO DA ATIVIDADE
Exibio do documentrio; Debate reflexivo sobre a relao entre mandioca e identidade cultural; Trabalho disciplinar abordando aspectos especficos; Pesquisa de informaes e dados sobre a mandioca no mundo; Confeco de mapa sociobiolgico e das fichas sistematizando as informaes pesquisadas.

COMO VOCS AVALIARIAM ESSE TRABALHO?


Os alunos podem ser avaliados pela participao nas discusses em cada disciplina e pela colaborao na construo do trabalho coletivo. Pode-se elaborar fichas de observao das aulas de produo e discusso para ajudar na avaliao dos alunos. recomendvel tambm fazer pelo menos uma atividade de reflexo aps o trabalho realizado, como uma prova escrita.

Exemplo da ficha de observao referente lingua inglesa: Aluno 1


Dia1 Dia2

Aluno 2
Dia1 Dia2

Aluno 3
Dia1 Dia2

Identifica as palavras-chave que o levam s respostas pretendidas? Utiliza dicionrio adequadamente: identifica o vocbulo, seleciona o significado do contexto e volta ao texto para nova leitura? Compreende as informaes do texto, sendo capaz de transmiti-las ao grupo de trabalho? Utiliza o vocabulrio dos textos lidos quando se coloca oralmente na aula? ....

Exemplo de perguntas para alimentar a discusso, que permitiro fazer a observao descrita acima: How does a national culture contribute to the growth of a country? What does staple food mean? Name two examples of staple food from other countries.

EM QUAL ANO OU ANOS DO ENSINO MDIO SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO?
Segunda ou terceira srie do Ensino Mdio.

PALAVRAS-CHAVE
- Mandioca - Adaptao - Nutrio - Variabilidade gentica - Maniop - Manioc - Cassava - Staple food

SUGESTES DE LEITURAS
Programa da TV Escola: Como Fazer? A maravilhosa histria da batata.

Sites para consulta: Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao www.fao.org.br Associao Brasileira de Produtores dos Amido de Mandioca www.abam.com.br Fundao de Estudos e Pesquisas Agrcolas e Florestais www.fepaf.org.br

Centro de Investigao Agrcola Tropical www.ciat.cgiar.org/inicio.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Cassava - Traz informaes sobre o nome cientfico; a provvel origem; os usos como alimento, combustvel e na fabricao de medicamentos; e um mapa da produo de mandioca. http://www.recipes4us.co.uk/cooking%20by%20country/manioc.htm Novamente as mesmas informaes, com uma linguagem mais simples e direta. Tambm apresenta receitas do Brasil e de outros pases. http://www.sciencedaily.com/releases/2009/06/090616133940.htm Um interessante artigo sobre a descoberta de uma cultura de mandioca de 1400 anos que ficou preservada por baixo das cinzas de uma erupo vulcnica.

ANEXOS
Mapas e infogrficos com dados sobre a situao nutricional no Brasil e no mundo:

www.observatorioagricola.pt/item.asp?id_item=113

(Fonte:PNAD 2004-http://www.ibge.gov.br)

You might also like