You are on page 1of 28

Sistemtica dos seres vivos

O mundo vivo constitudo por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender d t tamanha h variedade, i d d f i foi necessrio agrupar os organismos de acordo com as suas caractersticas comuns, ou seja, classificalos los.

A necessidade de classificar os seres vivos muito antiga. No entanto, tal no significa que classificar seja um assunto simples. Qualquer sistema de classificao, classificao biolgico ou no, no envolve dois tipos de procedimentos:
Observao, definio e descrio dos elementos a ser classificados, para descoberta das suas diferenas e semelhanas; Agrupamento dos elementos num esquema de classificao.

A classificao um meio de tornar inteligvel a complexidade do mundo vivo, agrupando os organismos em categorias, segundo critrios preestabelecidos.
Sistemtica estudo da diversidade, descrio dos organismos, incluindo a sua filogenia; Taxonomia estudo da classificao, incluindo nomes, normas e princpios; i i Classificao ordenao dos seres vivos em grupos, com base em parentesco, parentesco semelhana morfolgica, morfolgica entre outros, e sua hierarquizao.

Classificaes prticas
Agrupamento de seres vivos de acordo com o seu interesse ou utilidade para o Homem. Esta classificao no era racional pois agrupavamse organismos que no apresentavam nenhuma relao: apenas preenchiam uma determinada propriedade (eram saborosos ou perigosos, por exemplo). So empricas pois no seguem um raciocnio cientfico, no utilizam caracteres observveis pertencentes aos organismos (ser saboroso depende de quem classifica, classifica no uma propriedade inerente ao organismo, como seria a cor verde, por exemplo), p servem necessidades humanas bsicas, , como apenas a alimentao e a defesa.

Classificaes racionais
Agrupamentos de seres vivos de acordo com que apresentam. p as caractersticas q Podem ser horizontais ou verticais.

Classificaes horizontais
No consideram o factor tempo, nem a dos organismos. g So estticas. evoluo Podem ser:
A Artificiais: tifi i i baseavam b se num pequeno nmero d de caractersticas, com poucos grupos e muito h t heterogneos. Naturais: utilizavam todas as informaes disponveis sobre os seres vivos, reflectindo as suas afinidades naturais.

Aristteles foi o p primeiro naturalista a classificar os organismos vivos de acordo com as suas caractersticas morfolgicas, g , anatmicas e fisiolgicas, obtendo, por exemplo, p , nos animais, , dois g grupos: p
Enaima animais de sangue vermelho, ovparos e vivparos; Anaima animais sem sangue vermelho.
Aristteles(384 322a. a C.) C)

A moderna classificao biolgica teve incio com Lineu (sc. XVIII), cujos trabalhos produziram uma classificao, pelo menos a nvel dos animais, no muito diferente da de Aristteles.
Lineu(1707 1778)

As classificaes de Aristteles e de Lineu, , embora afastadas no tempo, so muito idnticas:


Resolvaaactividade7dapgina148domanual So racionais pois baseiamse em caractersticas inerentes aos seres vivos. So horizontais porque no consideram o factor tempo nem a evoluo dos organismos. So artificiais p pois baseiamse num reduzido nmero de caracteres, por vezes apenas um, originando grupos extremamente heterogneos. Esses caracteres so escolhidos arbitrariamente, bi i i ignorando d outras caractersticas, i reunindo i d na mesma categoria organismos pouco relacionados entre si (grupos de animais que voam, voam plantas que tinham um certo tamanho, etc.).

C d bi t Com os descobrimentos, a enorme quantidade e variedade de organismos novos levou necessidade l id d de d uma classificao baseada num maior nmero nat ral No de caracteres classificao natural. entanto, estas classificaes continuavam a ser fixistas continuavam a no considerar nem factor tempo nem a evoluo dos seres vivos. vivos Em 1859, com a Teoria da Evoluo de Darwin, os sistemas de classificao l f passaram a ter em conta a histria evolutiva l d organismos. dos

Classificaes verticais
Baseiamse nas relaes evolutivas entre os g considerando o factor tempo. p organismos, So dinmicas.

E Estas t classificaes l ifi (fil (filogenticas ti ou evolutivas) l ti ) pretendem traduzir a posio de cada organismo em relao l aos seus antepassados, t d b bem como as relaes l genticas entre os diferentes organismos actuais. Como consideram o factor tempo so classificaes verticais. Utilizam as rvores de evoluo ou rvores filogenticas para representar as relaes de parentesco entre as espcies. grau de semelhana entre os g grupos p reflecte o tempo p Og em que a divergncia ocorreu, sendo essa divergncia tanto maior q quanto maior for o tempo p q que decorreu.

A partir de 1920, com a descoberta da teoria da hereditariedade cromossmica, os microscpios electrnicos, etc., surge a sistemtica que faz a classificao usando todos os novos dados, no se l limitando d morfologia. f l O conceito de d populao l e de fundo gentico tambm tiveram grande importncia no desenvolvimento d l d sistemtica. da Nos anos 60 passou a recorrerse, tambm, bioqumica para determinar as relaes filogenticas, sendo, actualmente, a gentica molecular uma das principais bases da classificao de organismos.

O Os computadores, d com a sua capacidade id d de d comparar em tempo til centenas de caracteres, tornaramse fundamentais, de tal modo que deram origem chamada taxonomia numrica. Mas nas classificaes evolutivas tambm existem limitaes. Alguns taxonomistas referem que elas l so subjectivas, bj ti pois i baseiam b i se nas interpretaes de factos utilizando hipteses sobre b relaes l de d parentesco para estabelecer b l filogenias.

Qualquersistemadeclassificaoreflecte,em cadapoca,ograudeconhecimento ,nohavendo, ,consequentemente, q , cientfico, nenhumaclassificaodefinitiva.

Hierarquiadascategoriastaxonmicas

Os grupos hierrquicos (taxa) estabelecidos por Lineu no seu sistema de classificao Systema Naturae ainda hoje so usados. usados

No sistema de classificao de Lineu os organismos estavam divididos em dois grandes reinos: Plantas e Animais. Cada um destes reinos subdividese em categorias progressivamente menos abrangentes (Classes Ordens, (Classes, Ordens Gneros e Espcies). Espcies) Pode dizerse que o sistema de classificao de Lineu um sistema hierrquico, em que as Espcies se agrupam em Gneros, os Gneros em Ordens, as Ordens em Classes e as Classes em Reinos. Reinos

Actualmente, esta hierarquia taxonmica i l i um grupo maior inclui i d de categorias t i taxonmicas, tambm designadas taxa (no singular: taxon).

Resolvaaactividade8dapgina153domanual

Os p principais p taxa utilizados nas classificaes actuais so: Reino, Filo, Classe, Ordem, Famlia, Gnero e Espcie. p Estas categorias g taxonmicas so universais. de salientar que nas plantas alguns taxonomistas costumam usar a designao Diviso em vez de Filo. Filo

Alm destas sete categorias principais de taxa usadas em classificao, os taxonomistas tm, por vezes, necessidade de considerar categorias intermdias. Para as distinguir usam prefixos como super, sub e infra.

A Espcie, E i a unidade id d bsica b i d classificao, da l ifi constituda por um conjunto de indivduos que partilham tilh um mesmo fundo f d gentico, ti que lhes lh permite cruzaremse entre si e originar descendncia frtil. frtil Os indivduos que pertencem a uma determinada Espcie esto em isolamento reprodutivo relativamente a indivduos de Espcies diferentes.

Enquanto q que a Espcie q p um g grupo p natural, as restantes categorias taxonmicas tentam agrupar taxa inferiores semelhantes. Desta forma, Espcies semelhantes agrupamse para constituir um Gnero. De igual g modo, , os Gneros mais relacionados esto agrupados em Famlias e assim sucessivamente.

Dois seres vivos so tanto mais p prximos q quanto maior for o nmero de taxa comuns a que pertencem, p , isto , ,q quanto mais restrito for o nvel do taxon.

Nomenclatura regras bsicas


Em cincia, o uso do nome vulgar dos organismos dificulta a comunicao, pois, muitas vezes, varivel de regio para regio e de pas para pas. Numa tentativa de universalizar os nomes atribudos, os cientistas procuraram criar uma nomenclatura internacional para a designao dos seres vivos, estabelecendo regras para a atribuio de nomes cientficos aos diferentes grupos taxonmicos.

Desde a Idade Mdia que o latim foi utilizado para escrever o nome dos organismos, p g pois p era a lngua utilizada nas escolas. Actualmente, continua a utilizarse o latim por ser uma lngua morta, no estando assim sujeita a evoluo.

XVII John h Ray Sc.


Nomenclatura polinominal em latim Exemplo: ver nome da abelha (pg. 156)

Sc. XVIII Lineu


Desenvolveu a nomenclatura binominal para designar as espcies

Resolvaaactividade9dapgina156/7domanual

Muitas reas da Biologia dependem das o q que requer q que todos os q classificaes, investigadores mencionem cada espcie pelo seu nome cientfico. cientfico

Resolvaaactividade10dapgina158domanual

You might also like