You are on page 1of 19

ALIMENTAO: UM DIREITO HUMANO E UM DEVER MORAL SNIA SOARES

Doutoranda do Programa de Ps-graduao em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Professora-assistente do Departamento de Nutrio - UFRN (sonia.fil@bol.com.br)

SOBRE UMA TICA DA ALIMENTAO

A alimentao como questo moral tem sido pouco explorada pela filosofia contempornea no Brasil. Aparentemente um ato simples, instintivo, to elementar para a manuteno da vida, a alimentao humana, no entanto, reveste-se de tal complexidade que no poderia deixar de ser tambm uma questo filosfica, afinal, o alimento ingerido que, ao ser transformado pelas reaes metablicas, vai permitir no apenas os processos bsicos para manuteno da vida vegetativa, como tambm a reflexo tpica do filosofar.

Tambm na rea especfica da sade e da nutrio notamos uma carncia do referencial filosfico, pois quando a alimentao analisada a partir de outras abordagens para alm da questo mais tradicional da composio alimentar e sua relao com a sade, estas se situam preponderantemente nos campos da economia, do social e do cultural (MURCOTT, 1988; MINTZ & DU BOIS, 2002; MENASCHE, 2003; BRAGA, 2004; CANESQUI, 2005).

No entanto, inegvel que a alimentao constitui um campo rico de possibilidades para reflexes filosficas, especialmente do ponto de vista tico-poltico. O tema sade no estranho filosofia, e foi exatamente a partir da diettica1 considerada pelo pai da Medicina como seu campo original (HIPOCRATES, 2003) que as relaes entre medicina e filosofia puderam ser intrinsecamente estabelecidas, j a partir do nascimento de ambas. Se no mundo antigo as reflexes sobre a dieta campo no qual se insere a alimentao apontavam para um carter pedaggico das orientaes mdicas, individualmente prestadas, e da responsabilidade do indivduo no respeito a tais prescries, na modernidade, esse papel foi fortemente assumido pelo Estado, amparado pela chamada polcia mdica, um tipo de medicina de Estado voltada para o controle do corpo tanto individual como social (ROSEN, 1994).

neste perodo, por exemplo, que se observa o conflito entre a abordagem mdica do ponto de vista do Estado, e o entendimento da diettica kantiana sobre o que seria uma medicina filosfica (SOARES, 2008). Enquanto o Estado v o homem como meio para seus fins, a diettica filosfica de Kant v o homem como fim em si mesmo. Kant, porm, est ciente do papel do Estado, entendendo que a polcia mdica cabe ao governo, como regulador da prtica mdica, tendo em vista o conforto e a segurana pblica, o que significa garantir que haja mdicos para todos e que no sejam charlates.

Este conflito entre o Estado e o indivduo na sociedade globalizada traz novas e interessantes questes para o campo da alimentao. Do ponto de vista do Estado, a alimentao adequada e saudvel hoje objeto de polticas pblicas no Brasil (2006a; 2006b; 2010; 2011), e no poderia ser diferente, uma vez que a tendncia observada pela Organizao Mundial de Sade (OMS) no perfil de morbi-mortalidade da populao, sobretudo nos pases em desenvolvimento, tem sido fortemente associada ao componente alimentar (OPS, 2003). Assim sendo, a alimentao reconhecida no apenas como fator essencial vida e para a promoo da sade, mas tambm como um fator de risco sade e de risco prpria vida. H, no mundo de hoje, uma epidemia de obesidade, doena crnica no transmissvel, cujos fatores esto associados tambm aos hbitos alimentares, e cujas conseqncias implicam custos financeiros elevados para os sistemas de sade pblicos e privados, uma vez que a obesidade constitui fator de risco para diversas outras doenas (WHO, 2000).

O problema da obesidade apenas um caso ilustrativo de como hbitos alimentares podem trazer danos sade, mas o mesmo poderia ser dito para vrias outras patologias, referindo danos tanto sade individual, como sade ambiental e animal. Tais aspectos tem forte apelo utilitarista, uma vez que as polticas e programas de sade costumam considerar o problema a partir destas consequncias, tentando, com esse argumento, obter mudanas comportamentais consideradas desejveis, numa

perspectiva de promoo da sade ou preveno de riscos e danos futuros. O apelo presente nas campanhas educativas sobre alimentao saudvel, estilos de vida e atividades fsicas, utilizam a estratgia do reforo positivo para convencer as pessoas

mudana de hbitos (melhor alimentao+exerccios=menor adoecimento+sade e longevidade).

No caso do discurso poltico sobre alimentao saudvel, por exemplo, vrias polticas pblicas no Brasil abordam a questo como parte de um cenrio internacional de promoo de estilos de vida saudvel, que tem na alimentao um requisito primordial. Acrescente-se que somente em 2010, a Constituio Brasileira reconheceu a alimentao como direito social, o que implica responsabilidades por parte do Estado, em seu papel provedor, regulador e fiscalizador. Mas o cidado no est isento de obrigaes, na medida em que, sob certas condies, ele o responsvel por suas escolhas. Deste modo, de nada adianta ser um direito, se o indivduo no assumir para si alguns deveres em relao s corretas escolhas alimentares.

Por isso, cabe uma discusso sobre o carter deste direito humano alimentao adequada e saudvel, no apenas por causa dos conflitos entre o que racionalmente correto tendo em vista um bem como a sade e o que apenas prazeroso, mas tambm porque o direito humano alimentao adequada (DHAA) tem relao intrnseca com o direito vida. possvel, portanto, estabelecer que, dentre os chamados direitos naturais, o DHAA o mais anterior, aquele que precede qualquer outro, pois diz respeito condio mesma de existncia humana. No entanto, h uma caracterstica peculiar do sujeito deste direito: ao mesmo tempo em que realiza seu direito alimentao, o homem pode tambm estar destruindo sua existncia, pois, uma alimentao inadequada pode levar morte.

Assim sendo, o problema da tica da alimentao impe-se, seja dentro de uma abordagem voltada para o mbito pblico que trate das escolhas polticas de gestores e governos preocupados com a sade pblica e suas regulamentaes , seja voltada para o mbito pessoal que respeite a liberdade de escolha, como autonomia individual, de onde podem surgir conflitos entre a necessidade e o desejo.

PORQUE ESCOLHER UMA ALIMENTAO SAUDVEL

A despeito de algum consenso cientfico de que para preservar a vida e a sade individual preciso se alimentar de certo modo, modo este que cabe, especialmente,

Cincia da Nutrio estabelecer, ainda assim, se isto no ocorre, como se deduz da situao epidemiolgica atual, ento, os conselhos de prudncia e os programas voltados para mudana de hbitos que se utilizam do argumento boa alimentao traz mais vida e sade parecem no ser to eficazes, apesar de sua similaridade com a arte retrica.

A persuaso a primeira, mais evidente e mais antiga funo da retrica, que exercida seja por meio de argumentos de ordem racional seja pelo uso das emoes, visando agradar e comover (REBOUL, 2004). Esse discurso aplicado alimentao no recente. Desde a medicina antiga que o discurso persuasivo podia ser usado na diettica, entretanto, como bem observou Plato, no Grgias (464d-465a; 501a), enquanto a medicina tinha interesse na sade do corpo e buscava conhecer as causas e a natureza da doena, a culinria atuava apenas pelo prazer, visando somente agradar, sem qualquer preocupao com a sade, no sendo, portanto, uma arte.

O discurso dominante para a transformao dos nossos hbitos alimentares que resultou no estado atual de adoecimento no tem sido o da diettica como campo da sade mas o da m retrica na concepo platnica, uma coisa de grandeza quase divina. Relembrando Scrates, a palavra, assim como o frmaco, tambm pode ser veneno, dependendo da inteno do seu uso, e quando a inteno apenas lucrar com o consumo de certos alimentos, ento nada garante que a mudana promovida pelo discurso miditico em torno da alimentao ser para alcanar o melhor, podendo limitar-se ao mais agradvel e vantajoso (Grgias, 463b).

No Guia da alimentao para a populao brasileira (BRASIL, 2005, p.129), o governo brasileiro reconhece o papel da indiscriminada quantidade de informaes disponveis nos diferentes veculos da mdia e publicidade, ao considerar a importncia do acesso informao ao consumidor como forma de garantir o consumo consciente. A influncia da mdia no perfil de consumo alimentar da populao brasileira tem sido observada em vrios estudos (MOURA, 2010; GALLO, 2011; ROSSI et al, 2010), de modo que as campanhas educativas parecem estar perdendo a batalha dos discursos na influncia sobre os nossos hbitos alimentares, apesar da reao do marketing nutricional2. Seria esta a estratgia indicada para vencer esta disputa?

O que pode estar faltando na abordagem deste problema exatamente a dimenso tica, afinal, algum pode livremente escolher no ser longevo e apenas viver o que for possvel considerando suas escolhas inadequadas. Esse algum pode tambm ter bastante dinheiro e no utilizar os servios pblicos, de modo que seu estilo de vida no constitua um gasto para a sociedade. Como ento considerar eticamente as escolhas alimentares? preciso, pois, buscar um fundamento tico para tais escolhas.

Como profissional de sade, entendo que a situao apresentada nos coloca diante de um grande desafio. Nossas regras sobre boa alimentao, a diettica atual, precisam de maior fundamentao que no seja unicamente a do discurso cientfico. A Cincia da Nutrio, por exemplo, aplicada ao campo da Sade Pblica, enfatiza, por um lado, o aspecto individual das escolhas alimentares a partir do discurso da preveno de doenas e da promoo da sade; por outro lado, aplicada s polticas pblicas, a nfase se d na garantia de certas condies que assegurem a segurana para todos, tais como a fortificao de alimentos, a reduo de certos nutrientes nocivos sade, tambm valorizando aspectos preventivistas e de promoo da sade. No h, na verdade, o uso de argumentos voltados para o carter moral das nossas escolhas alimentares que levem em considerao a vida humana em geral, e a condio do homem como cidado do mundo, cujas escolhas podem afetar o futuro de toda a espcie.

UMA DEFESA KANTIANA DA ALIMENTAO SAUDVEL

Para acrescentar diettica uma dimenso moral, a doutrina da virtude apresentada por Immanuel Kant, que trata dos deveres para consigo, permite estabelecer uma diferena em relao forma tradicional de abordagem da diettica atual. Kant observou, j nas Lies sobre tica (1991), que somente a partir do cuidado de si como dever moral, possvel estabelecer deveres para com os outros. Isto traz uma importante consequncia para a tica profissional do Nutricionista, pois, de que adiantariam a prtica em sade de conselhos dietticos e as orientaes do profissional dirigidas ao pblico, se ele mesmo no observasse tais cuidados para si como dever moral?

Tratar dos deveres para consigo no tarefa fcil, contudo, sobretudo se relacionados alimentao, afinal, por que no comeramos o que livremente escolhssemos, conforme nossos gostos e preferncias individuais? Buscar o alimento no j uma disposio

natural? Ou no somos livres para compor nosso prato de comida? No esse nosso direito?

Inicialmente preciso fazer uma distino entre alimento e comida. O antroplogo Roberto da Matta (1987) esclarece que nem todo alimento comida, pois o que escolhemos para comer determinado no necessariamente por causa de seu valor nutritivo ou sua relao com aspectos biolgicos, mas tem a ver com o contexto cultural, onde esto presentes os valores, smbolos e significados que atribumos a cada alimento que vai se tornar comida para ns. Sabemos que ao longo da nossa histria, distintas regras foram atribudas aos alimentos, estabelecendo quais devem ser escolhidos para comer, como devem ser preparados, por quem podem ser consumidos, e quando. Deste modo, a cincia no poderia estabelecer uma dieta padro, embora, o atual processo de globalizao apresente tendncia de homogeneizao dos padres alimentares, inclusive com a perda de diversidade gentica e a extino de prticas tradicionais de pequenos grupos humanos, desrespeitando a soberania alimentar dos povos (ONU, 2009).

Outra distino importante trata dos sentidos da liberdade prtica. Kant nos fala de liberdade positiva e liberdade negativa. primeira vista, entendemos como liberdade o fato de livremente fazermos nossas escolhas conforme o gosto e a preferncia individual, sobretudo porque a determinao dos nossos hbitos nos parece uma questo mais de mbito antropolgico e sociolgico. Neste caso, da liberdade dita negativa, seramos determinados por nossas inclinaes naturais, o que, para Kant, somente patologicamente seria possvel, j que somos tambm seres racionais. a liberdade positiva, portanto, compreendida como autonomia, que necessria ao agir moral: quando o ser livremente impe regras a si mesmo, por dever3, e apenas por isso.

O conceito de liberdade como autonomia central para a filosofia moral kantiana. Para ele, a liberdade era o nico direito inato, que pertence a todos por natureza em virtude da humanidade de cada um, independendo de qualquer ato que o estabelea; ao contrrio, o direito adquirido aquele para o qual se requer um ato que o estabelea. Neste caso, a partir do que foi apresentado, o direito alimentao no seria inato, posto que foi estabelecido por um ato legal, no entanto, nossa lei o coloca como inerente condio humana e anterior a todos os outros direitos constitucionais, que so

adquiridos. Ser inerente pode ser considerado como interno condio humana, portanto, seria inato tambm no sentido kantiano, pois Kant (2003, p. 83) afirma que o que inatamente meu ou teu tambm pode ser qualificado como o que internamente meu ou teu.

Uma vez que aquela conscincia do dever como mbil da ao no pode ser imposta por ningum, diz-se que o indivduo livre, porque capaz de auto-coero, e somente neste sentido que podemos nos dizer autnomos. Assim, se possvel dizer quem somos a partir do que comemos, ento possvel refletir kantianamente sobre o que devemos comer como seres livres que somos em funo do que devemos ser. Desta forma, entendo como necessrio o referencial antropolgico da filosofia kantiana, o qual perpassa toda a sua obra.

conhecida a afirmao presente nas lies de lgica de Kant, em que ele reconhece que o campo da filosofia compreende a resposta s perguntas: o que posso saber (metafsica); o que devo fazer (moral); o que me dado esperar (religio), as quais remetem pergunta da antropologia: o que o homem? No Prefcio da Antropologia de um ponto de vista pragmtico (2006), Kant esclarece que conhecer o ser humano segundo sua espcie um conhecimento do mundo. Tal conhecimento, no entanto, no diz respeito ao que a natureza faz do homem, mas ao que ele faz de si mesmo, ou pode e deve fazer como ser que age livremente, j que o homem tambm resultado de suas aes, e isto perfeitamente observado no campo da alimentao.

Na relao com o alimento podem-se identificar os mesmos elementos do humano apresentados por Kant na Didtica de sua Antropologia: a faculdade de conhecer, o sentimento de prazer e desprazer e a faculdade de desejar. indiscutvel que o alimento tambm fonte de prazer, no apenas de energia e nutrientes, o que muito importante para as consideraes ticas, em funo das consequncias que isto pode trazer. Ao influenciar as escolhas alimentares, o prazer no apenas prejudicaria a opo por escolhas morais, como ainda poderia trazer prejuzos para a sade do indivduo.

Esta situao patolgica, em que as escolhas alimentares so feitas apenas em funo do prazer, um fato amplamente reconhecido pelos rgos de sade pblica. Nossas escolhas so muito mais influenciadas pelo prazer que pelo conhecimento que temos do

que deve ou no ser consumido, ainda que como imperativos de prudncia. Distrbios alimentares como a bulimia e a compulso por comida revelam o quanto estamos doentes, do ponto de vista do consumo de alimentos, dada a nossa dificuldade em fazer escolhas saudveis, mesmo tendo informaes e condies para isso.

Kant no desconhecia essa tendncia natural do povo colocar, acima de tudo, seu bemestar nos fins naturais, no na liberdade, de modo que, seguindo seu instinto natural, o povo esperaria da medicina o gozo fsico da vida em si mesma (i.., da sade e de uma longa vida)4. O problema que, na alimentao, como em outros campos, o bem-estar de hoje pode ser a morte ou a doena de hoje ou amanh.

Uma vez que o homem o nico animal que come mesmo sem necessidade fisiolgica, e reconhecendo a influncia dos hbitos e costumes em nossas disposies e inclinaes naturais para a satisfao de uma necessidade vital, no h como no situar as escolhas alimentares no campo prprio da moral, como deveres, cujo cumprimento exige a superao de obstculos e, portanto, necessria uma disposio moral que nos obrigue a impor regras a ns mesmos, pela conscincia do dever. E somente pela virtude que podemos superar tais obstculos.

A proposta de Kant dos deveres para consigo, profundamente enraizada na ideia de dignidade do homem, aquilo que traduz o valor da pessoa humana, pode ser um excelente referencial para defender porque escolher uma alimentao saudvel. O princpio dos deveres para consigo nada tem a ver com nosso bem-estar ou felicidade temporal, posto que considera unicamente o fim essencial da humanidade, que a dignidade humana, condio intrnseca prpria vida (KANT, 1991). preciso cuidar de si mesmo, tornando-se ativamente digno da vida, e com isso garantir no apenas a preservao da espcie, mas possibilitar o que Kant (1995) chama, no texto Idia de uma histria universal com um propsito cosmopolita, de progresso moral da humanidade.

A ideia de progresso moral como uma conformidade a fins relaciona-se condio de liberdade do homem, pois, somente o homem, como ser livre, pode se colocar fins. Uma vez que para agirmos como seres racionais, portanto, como seres que realizam fins, precisamos cumprir certos deveres, e entre tais deveres encontra-se o cuidado de si,

ento a preocupao moral com as escolhas alimentares tambm pode ser vista como necessria para que possamos seguir o caminho para o progresso humano em direo moralidade, algo que se constri a partir do aperfeioamento moral de cada um. No basta, portanto, apenas preservar a si mesmo, preciso aperfeioar-se.

O conflito, no entanto, est presente. O progresso s pode ser obtido do ponto de vista da espcie, no entanto, no ser alcanado sem que cada indivduo busque, pela virtude, o aprimoramento individual. Entre o bem-estar e a virtude, Kant prope a humanidade como ponto de unio (Antropologia, 88), em que a virtude limitaria o bem-estar, no percurso percorrido pelo homem como pessoa, como membro de uma comunidade, como cidado do mundo, como gnero humano. Este um aspecto importante para a discusso sobre o direito humano alimentao adequada, especialmente quando se considera a sustentabilidade dos hbitos alimentares.

O dever de buscar uma alimentao saudvel e adequada pode ser entendido como um imperativo categrico, situado no mbito de uma doutrina do cuidado de si, de modo que desrespeit-lo significaria agir contra a prpria humanidade. Assim sendo, deveres para com a alimentao so possveis no apenas porque a alimentao necessria para a sobrevivncia fsica do indivduo (como ser animal), mas tambm porque, tendo em vista o progresso moral da humanidade, devemos fazer determinadas escolhas alimentares, como seres morais.

Com isso, pretendo sair da perspectiva individual dos conselhos dietticos, geralmente defendida nas polticas de sade e adotada pelos profissionais, para uma perspectiva de gnero humano, voltada para o destino da humanidade, uma preocupao presente no pensamento kantiano desde seus primeiros escritos5.

Pensar de que modo o cuidado de si, no que se refere ao cuidado com a alimentao, poderia ser realizado por dever, implica considerar a relao entre o alimento e a dignidade humana. Esta relao que est presente, tanto na defesa do direito humano alimentao adequada direito anterior a todos os outros , como tambm se pensarmos que a natureza do alimento que vai ser incorporada para dar lugar vida humana e neste sentido, podemos entender que esta a condio que torna possvel todos os outros deveres.

Uma importante questo de fundo que permeia este debate a ameaa real de extino da espcie humana. Uma vez que nossas escolhas alimentares podem ter como impacto a extino de vrias espcies, no absurdo pensar que estejamos em um caminho de auto-destruio. A extino da humanidade seria o fim, portanto, da possibilidade mesma de qualquer moralidade.

Na verdade, refletir sobre o que escolhemos comer implica discorrer sobre como produzimos o que comemos, o que traz tona questes cujas consequncias podem afetar no apenas ns mesmos, mas todo o gnero humano e o meio ambiente em geral (FORESIGHT, 2011; ANDRIOLI & FUCHS, 2008; FAO, 2001), donde a perspectiva utilitarista complementa a defesa de uma tica da alimentao.

UMA DEFESA UTILITARISTA DA ALIMENTAO SAUDAVEL

O Bilogo Robert Babault (2011) faz a seguinte afirmao:

No a sobrevivncia biolgica do homem que est ameaada, a sua sobrevivncia como ser humano com H maisculo que est na corda bamba, isto , sua dimenso de ser humano. As causas da destruio da biodiversidade so as mesmas que desencadeiam a degradao social.

amplamente conhecido que o modelo implantado pela chamada Revoluo Verde, que teve incio nos anos 40, produziu impactos gravssimos em termos de contaminao ambiental (com o uso de pesticidas e fertilizantes), o que inclui solos e fontes de gua, alm da contaminao humana, levando a casos de intoxicao aguda, bem como aumento no nmero de casos de cncer e infertilidade, e a perda da diversidade gentica (PERES & MOREIRA, 2003). Para Susan George (1978, p. 111), tratou-se de um sistema complexo para a dominao da agroindstria, para determinar quanto, aonde e o que os agricultores do Terceiro Mundo iro produzir e a que custo. Como resultado da Revoluo Verde no Brasil, somos hoje o maior consumidor de agrotxicos do mundo (ANVISA & UFPR, 2012).

Diversos movimentos sociais6 vem constatando a insustentabilidade do atual modelo de produo de alimentos, no apenas alimentos que provm da agricultura, mas tambm do modelo da produo animal. famosa a afirmao do Mahatma Gandhi de que a grandeza de uma nao e seu progresso moral podem ser julgados pela forma como ela trata seus animais. Nos dias de hoje, uma Corporao como a McDonalds ser julgada culpada por prticas cruis contra animais para produzir carne, sinal de que no estamos vivendo um progresso moral.

O filsofo Peter Singer, h mais de 40 anos, desenvolve o tema da tica animal e suas implicaes no sistema alimentar, apontando os danos que a criao intensiva de animais em granjas e fazendas industriais tem causado ao meio ambiente, sociedade e aos animais. Na obra A tica da alimentao, escrita em parceria com um fazendeiro, Singer (2007) reconhece o papel da presso econmica na manuteno de prticas cruis contra os animais, vistos apenas como produtos que devem competir em um mercado acirrado, onde o tempo um fator fundamental. Como consequncia, os custos e os riscos so repassados a toda a populao. Ele ainda relaciona a obesidade como uma questo tica, na medida em que o excesso de consumo representaria um desperdcio de recursos limitados, alm de contribuir para a poluio e o aumento do sofrimento animal.

Dando continuidade Revoluo Verde, decorrente dos avanos tecnolgicos na rea da produo de alimentos, chegamos Revoluo Gentica, com o patenteamento de sementes transgnicas afetando fortemente a soberania alimentar e a autonomia dos povos sobre a deciso do que escolher plantar para comer (SHIVA, 1993). As consequncias da implantao desse modelo j podem ser sentidas, inclusive no Brasil, que se tornou o segundo maior produtor de sementes transgnicas em menos de uma dcada. Assim, do ponto de vista utilitarista, a deciso do governo de liberar as sementes transgnicas inicialmente fruto de contrabando afetou profundamente pequenos agricultores e consumidores em geral, os quais at hoje tem seu direito informao violado, no sabendo sequer quais alimentos transgnicos esto venda no mercado, tendo em vista o desrespeito s normas de rotulagem (SOARES et al 2012a;2012b). Por isso, pode-se afirmar que a liberao de transgnicos no Brasil tambm imoral, alm de inconstitucional,como afirma Andrioli (2008), j que estudos e

relatrios de impacto ambiental (EIA/RIMA) no foram apresentados como exige o artigo 225 da Constituio Federal (BRASIL, 1988) em vigor.

Outro aspecto a abordar na questo das novas biotecnologias que envolvem a manipulao gentica a relao estabelecida entre o genoma e a dignidade. O artigo 1 da Declarao Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos da Unesco (1997) afirma que o genoma a base da unidade fundamental de todos os membros da famlia humana bem como de sua inerente dignidade.

As discusses anteriores, seja no que se refere fundamentao do direito humano alimentao, seja quanto ao valor da vida, remetem invariavelmente ao conceito de dignidade. A dignidade recorrente em todos os documentos que abordam os direitos humanos, a biotica, a biotecnologia e a biodiversidade, desde a Declarao Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948). A Declarao Internacional sobre os dados genticos humanos (UNESCO, 1997), por exemplo, j comea por afirmar que seu propsito :
garantir o respeito dignidade humana e a proteo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em matria de recolha, tratamento, utilizao e conservao de dados genticos humanos, em conformidade com os imperativos de igualdade, justia e solidariedade.

No caso da manipulao gentica de sementes, especialmente na produo de sementes estreis - a semente terminator ou semente suicida temos tal grau de manipulao da vida, que j no possvel aplicar o termo natureza a uma planta cuja semente modificada geneticamente no mais d origem vida, e sim morte. No por acaso, os movimentos sociais continuamente tem declarado sua preocupao e rejeitam os organismos geneticamente modificados, por seu impacto na soberania alimentar e autonomia de povos e naes7.

No so apenas seres humanos que esto sendo afetados pela expanso das culturas transgnicas, o que traz preocupaes de carter mais abrangente, pois abelhas, borboletas e lagartas sofrem consequncias negativas, como ameaas de extino (LONDRES & von der WEID, 2003). Nossas escolhas alimentares, portanto, podem ter graves consequncias e afetar toda a vida do planeta.

A ALIMENTAO COMO DIREITO E O PAPEL DO ESTADO

A anterioridade do direito humano alimentao adequada essencial para fazer a defesa da alimentao adequada como dever moral, pois o DHAA est intrinsecamente ligado ao direito vida. O que Kant (2003, p. 60) chama vida a faculdade de um ser atuar em conformidade com suas representaes. a partir da experincia que o homem tem consigo mesmo, portanto, no campo da Antropologia, que Kant trata do fenmeno da vida humana. No se deve deixar de considerar o perodo frtil para o conhecimento da vida orgnica, na poca de Kant, que fez surgir as novas cincias da vida, e a influncia que pessoas como Blumenbach, Halle, Buffon e outros tiveram no pensamento kantiano (LENOIR, 1980; HUNEMAN, 2007).

Alm disso, a viso kantiana de progresso moral da humanidade adequa-se bem construo histrica dos direitos humanos. Foi na Revoluo Francesa que Kant

encontrou o sinal dessa disposio humana em direo ao melhor, em funo do entusiasmo que a revoluo despertou na opinio pblica mundial, cuja causa s podia ser a disposio moral da humanidade.

No caso brasileiro, pode-se dizer que houve um ntido progresso na concepo do direito alimentao, fato caracterstico na histria dos direitos humanos em geral (BOBBIO, 1997). Signatrio no apenas da Declarao Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948), mas dos Pactos dela derivados8, o Brasil reconheceu o direito alimentao na Lei Orgnica de Segurana Alimentar (LOSAN), que afirma em seu art. 2:
a alimentao adequada um direito fundamental do ser humano, inerente dignidade da pessoa humana e indispensvel realizao dos direitos consagrados na Constituio Federal, devendo o Poder Pblico adotar as polticas e aes que se faam necessrias para promover e garantir a Segurana Alimentar e Nutricional da populao (BRASIL, 2006b).

Em seguida, em 2010, a alimentao foi reconhecida como direito social na Carta Magna, e a adoo de polticas pblicas visando segurana alimentar tem levado superao de problemas histricos no caso da fome e da desnutrio. Estaramos diante de um progresso moral? No parece ser o caso.

A despeito do avano jurdico-legal para o reconhecimento do DHAA e o estabelecimento das obrigaes do Estado para sua garantia, a atual abordagem das polticas pblicas, na medida em que apontam a necessidade de aes educativas, sem referncias ticas para a adoo ou rejeio de determinadas prticas alimentares, alm da atuao do governo no caso dos alimentos transgnicos, traz tona contradies importantes que impedem a realizao deste direito. Se, por um lado, parece termos resolvido alguns graves problemas, por outro lado, uma nova realidade se configura, caracterizada pelo excesso de alimentos pouco saudveis disponveis no mercado, extremamente processados pela indstria, e pela adoo de estilos alimentares decorrentes da modernizao do trabalho e intensa urbanizao. Neste processo, identifica-se tanto a ao como a omisso do Estado na exposio da populao a riscos decorrentes da alimentao.

inegvel que a alimentao como direito social diz respeito tanto ao campo das escolhas individuais, como das responsabilidades do Estado, caracterizando um conflito entre liberdade e poder (BOBBIO, 2005). A realizao do direito alimentao implica certas obrigaes do Estado, seja no que diz respeito ao cumprimento de prestaes positivas, seja para impedir obstculos a esta realizao, atravs de polticas sociais e econmicas. Certamente no ser por imposio do Estado que faremos as escolhas adequadas a respeito da nossa alimentao. Igualmente, preciso considerar as relaes do Estado com o setor produtivo de alimentos, cujo interesse maior apenas a obteno do lucro. Vale destacar que quando tratamos de alimento, no estamos considerando uma mercadoria, mas uma necessidade vital, reconhecida tambm como direito de todos.

A realizao deste direito, no entanto, no est somente relacionada ao provimento do alimento, mas a uma abrangncia mais ampla que contempla outros direitos, especialmente quando se considera a assertiva de que os direitos humanos so universais, indivisveis, inalienveis, interdependentes e inter-relacionados (ONU, 1993). Diz respeito, portanto, soberania dos povos em escolher o que produzir. No campo da produo de transgnicos, o Estado brasileiro posicionou-se frontalmente contra os direitos do cidado, atendendo aos interesses de poucas, mas poderosas corporaes.

Do ponto de vista do direito, ento, a alimentao j est assegurada, entretanto, do ponto de vista de cada cidado dada a limitao do Estado , preciso estimular a reflexo sobre nossas escolhas, considerando nossas obrigaes para conosco, como deveres ticos. Uma vez que o Estado tem interveno limitada no campo das escolhas individuais, necessrio valorizar o papel de cada um como cidado do mundo, o que pode ser feito no contexto de prticas educativas que promovam as escolhas alimentares saudveis como escolhas ticas.

CONCLUSO

Minha inteno foi defender a necessidade de uma abordagem tica, do ponto de vista kantiano e utilitarista, para nossas escolhas alimentares. O tratamento em geral dado ao tema da alimentao saudvel, como objeto de polticas pblicas, prioriza aspectos das consequncias para a sade do indivduo, reforando o carter das escolhas e responsabilidades individuais e estilos de vida pessoais. No que isto no seja importante, mas preciso tambm criticar as obrigaes do Estado no mbito do Direito , tendo em vista as contradies tpicas da sociedade capitalista que permeiam as relaes entre o mercado e o aparato estatal.

Para alm das crticas ao (des)cumprimento das obrigaes por parte do Estado, j estabelecidas em lei, busquei destacar as responsabilidades individuais em relao s escolhas alimentares, a partir da autonomia do sujeito na sua condio como cidado, inclusive como cidado do mundo, numa viso teleolgica. Na tentativa de compatibilizar as obrigaes do Estado com a autonomia do cidado, a noo de Dignidade impe-se como importante na fundamentao tanto do direito como do dever para com a alimentao.
NOTAS

As prticas mdicas tradicionalmente estavam divididas entre a cirurgia, o tratamento por frmacos, e a diettica, sendo esta a parte da medicina que tratava do regime de vida, ou seja, o campo da preveno da doena e da conservao da sade. Para a medicina hipocrtica, a diettica representou no apenas a sua origem, mas tambm o campo principal desta arte ento preocupada com o que era mais adequado a cada um, conforme sua natureza. 2 O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN, 2005) reconhece o marketing em alimentao e nutrio como um novo campo de atuao do Nutricionista, voltado para atividades de marketing e publicidade

cientfica relacionadas alimentao e nutrio; o marketing definido como conjunto de aes, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o pblico quanto determinada ideia, instituio, marca, pessoa, produto, servio, etc; (Resoluo n 380, 2005). 3 Conforme desenvolvido na primeira seo da Fundamentao da Metafsica dos Costumes. 4 O conflito das faculdades. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1993, p. 34, grifo do autor. Note-se aqui a considerao da vida como fim natural e no moral, do ponto de vista do povo. 5 Ao conceber, por exemplo, na Histria natural universal e teoria do cu (texto escrito em 1755), uma harmonia pr-estabelecida na natureza, Kant entende que o homem dela participa como fim, sendo sua organizao mais vantajosa. 6 Em 2001, ocorreu em Cuba, o Frum Mundial de Soberania Alimentar, que condenou o modelo do agronegcio, defendendo O direito dos povos de definir as prprias polticas e estratgias sustentveis de produo, distribuio e consumo de alimentos que garantam o direito a boa alimentao para toda a populao com base na pequena e mdia produo, respeitando suas prprias culturas e diversidades dos modos camponeses, pesqueiros e indgenas de produo agropecuria, de comercializao e de gesto dos espaos rurais, nos quais a mulher desempenha um papel fundamental. Tal proposta encontra -se tanto no Relatrio final da III Conferencia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA, 2007), como no Decreto que regulamenta o direito humano alimentao adequada (BRASIL, 2010). 7 Ver documentos da Via Campesina (Bangalore, 2000; So Paulo, 2004), e a Declarao de Nyeleni, por exemplo, no ltimo Frum Europeu para a Soberania Alimentar (Austria, 2011) 8 No mbito internacional, desde 1966, a alimentao foi considerada um direito humano, pelo Pacto Internacional para os Direitos Humanos, Sociais e Culturais (PIDESC), assinado por 146 pases, e ratificado pelo Brasil apenas em 1992. O PIDESC foi adotado pela ONU, juntamente com o Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, com o objetivo de conferir obrigatoriedade aos compromissos estabelecidos na Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

REFERNCIAS 1. ANDRIOLI. A. I.; FUCHS, R. (org.). Transgnicos: as sementes do mal. So Paulo: Editora Expresso Popular, 2008. 2. ANDRIOLI. A.I. O escndalo da liberao de transgnicos no Brasil. In: ANDRIOLI, A.I; FUCHS, R. (org.). Transgnicos: as sementes do mal. So Paulo: Editora Expresso Popular, 2008. 3. AGENCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA (ANVISA) & Universidade Federal do Paran (UFPR). Seminrio de mercado de agrotxico e regulao, 11 de abril de 2012. 4. BABAULT. R. Entrevista publicada em http://www.ecodebate.com.br/2010/12/06/adestruicao-da-biodiversidade-tem-as-mesmas-causas-que-a-degradacao-socialentrevista-com-robert-barbault/. Acesso em 20 jan 2011. 5. BRAGA, V. Cultura alimentar: contribuies da antropologia da alimentao. Sade Rev., Piracicaba, 6(13): 37-44, 2004. 6. BRASIL. Constituio (1988). Emenda Constitucional n 64, de 04 de fevereiro de 2010. Altera o artigo 6 da Constituio Federal para inserir a alimentao como direito social. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc64.htm. Acesso em 02 jan 2011. 7. ______. Guia alimentar para a populao brasileira: promovendo a alimentao saudvel. Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Coordenao-Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio Braslia: Ministrio da Sade, 2005. 8. ______. 2011. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Portaria 2715/2011. Aprova a Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio. Braslia: Ministrio da Sade, 2012.

9. ______. 2006a. Portaria 687, de 30 de maro de 2006. Aprova a Poltica Nacional de Promoo da Sade. Disponvel em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0687_30_03_2006.html. Acesso em 20 jan 2011. 10. ______. 2006b. Lei n 11.346, de 15 de setembro de 2006. Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional. Cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional . SISAN com vistas em assegurar o direito humano alimentao adequada e d outras providncias. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/consea/static/eventos/LOSAN%20%20Lei%2011.346%20de%2015%20de%20setembro%20de%2020061.pdf. Acesso em 28 fev 2010. 11. ______. 2010. Decreto n 7272, de 25 de agosto de 2010. Regulamenta a Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano alimentao adequada, institui a Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional - PNSAN, estabelece os parmetros para a elaborao do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, e d outras providncias . Disponvel em http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1024901/decreto-7272-10. Acesso em 02 mar 2011. 12. BOBBIO, N. Let dei diritti. Torino: Einaudi, 1997. 13. BOBBIO. N. Liberalismo e democracia. Traduo: Marco Aurlio Nogueira. So Paulo: Brasiliense, 2005. 14. CANESQUI, A.M.; GARCIA, R.W.D (ORG.). Antropologia e nutrio: um dilogo possvel. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. 306p. (Coleo Antropologia e Sade). 15. CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resoluo 380/2005. Dispe sobre definio das reas de atuao do nutricionista e suas atribuies, estabelece parmetros numricos de referncia, por rea de atuao, e d outras providncias. Disponvel em www.cfn.org.br. Acesso em 04 abr 2012. 16. CONSELHO NACIONAL DE SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA). III Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional: por um desenvolvimento sustentvel com soberania e segurana alimentar e nutricional. Relatrio final, 2007. Disponvel em http://www.prr4.mpf.gov.br/pesquisaPauloLeivas/arquivos/relatorio_CNSAN.pdf. Acesso em 02 mar 2011. 17. DAMATTA, R. Sobre o simbolismo da comida no Brasil. O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 15(7), 1987. 18. ENTRALGO, P. L. La curacin por la palabra en la antigidade clsica. Rub (Barcelona): Anthropos Editorial, 2005. 19. FOOD AND AGRICULTURAL ORGANIZATION (FAO). Ethical Issues. Rome, 2001. 20. ______. O que voc precisa saber sobre a fome em 2012. Disponvel em https://www.fao.org.br/oqvpssf2012.asp. Acesso em 17 mai 2012. 21. FORESIGHT. The future of food and farming. Final project report. The government office for science, London, 2011. Disponvel em http://www.bis.gov.uk/assets/bispartners/foresight/docs/food-and-farming/11-546future-of-food-and-farming-report. Acesso em 02 mar 2011. 22. GALLO, Sophia Karlla Almeida Motta. Comportamento alimentar e mdia: a influncia da televiso no consumo alimentar de crianas do Agreste Meridional

Pernambucano, Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Sade Materno Infantil) - Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2011. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-11042011-084708/>. Acesso em: 2013-09-08. 23. GEORGE, S. O mercado da fome: as verdadeiras razes da fome no mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 24. HIPOCRATES. Scritti scelti. Trento: Orsa Maggiore Editrice, 1993. 25. HUNEMAN, Philippe (org). Understanding purpose: Kant and the philosophy of biology. Rochester: North American Kant Society, 2007. 26. KANT, I. A metafsica dos costumes. Traduo de Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2003. 27. KANT. Antropologia de um ponto de vista pragmtico. Traduo de Cllia Aparecida Martins. So Paulo: Iluminuras, 2006. 28. KANT. A paz perptua e outros opsculos. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1995. Textos Filosficos. 29. KANT. Fundamentao da metafsica dos costumes. Lisboa: Edies 70, 1988. 30. KANT. Lezioni di tica. Traduo de Augusto Guerra. Roma-Bari: Editori Laterza, 1991. 31. KANT. O conflito das faculdades. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1993. 32. KANT. Universal Natural History and Theory of Heaven. Traduo de Ian Johnston, 1998. Disponvel em http://records.viu.ca/~johnstoi/kant/kant2e.htm. Acesso em 05 fev 2011. 33. LENOIR, T. Kant, Blumenbach, and vital materialism in german biology. Isis, New York, v. 1, n. 71, p. 77-108, 1980. Disponivel em http://www.stanford.edu/dept/HPS/TimLenoir/public.html. Acesso em 30 jan 2011. 34. LONDRES, F. & von der WEID. Transgnicos: implicaes tcnico-agronmicas, econmicas e sociais. Rio de Janeiro: ASPTA, 2003. 35. MENASCHE, R. Os gros da discrdia e o risco mesa: um estudo antropolgico das representaes sociais sobre os cultivos e alimentos transgnicos no Rio Grande do Sul. 2003. 279f. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 36. MINTZ, S. W; DU BOIS, C. M. The antropology of food and eating. Annu. Rev. Anthropol. 31:99-119, 2002. 37. MOURA, N. C. Influncia da mdia no comportamento alimentar de crianas e adolescentes. Rev. Seg Alim Nut, Campinas, 17(1): 113-122, 2010. 38. MURCOTT, A. Sociological and social anthropological approaches to food and eating. World Rev Nutr Diet. (55):1-35, 1988. 39. ORGANIZAO PAN-AMERICANA DE SADE (OPS). Doenas crnicodegenerativas e obesidade: estratgia mundial sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sade. OPS: Braslia, 2003. 40. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU). Declarao Universal dos Direitos Humanos. Nova York, 1948. Disponvel em http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/index.html. Acesso em 01 set 2013. 41. ONU. Declarao e programa de ao de Viena (1993). Disponvel em http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/viena/declaracao_viena.htm. Acesso em 07 set 2013. 42. ONU. Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. ONU, Nova York, 1966. Disponvel em

http://www.direitoshumanos.usp.br/counter/Onu/Sist_glob_trat/texto/texto_2.html. Acesso em 10 fev 2011. 43. ONU. Declarao de Viena e Programa de Ao. Disponvel em http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/viena/viena.html. Acesso em 10 mai 2012. 44. ONU. Seed policies and the right to food: enhancing agrobiodiversity and encouraging innovation. Relatrio da Assemblia Geral das Naes Unidas sobre o direito alimentao A 64/170, 2009. Disponvel em http://daccess-ddsny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N09/424/73/PDF/N0942473.pdf?OpenElement. Acesso em 08 set 2013. 45. PERES, F.; MOREIRA, JC. (Org.). veneno ou remdio? Agrotxicos, sade e ambiente. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2003. 46. PLATO. Protgoras, Grgias, Fedo. Traduo de Carlos Alberto Nunes. 2 ed. Belm, PA: Editora Universitria UFPA, 2002. 47. REBOUL, O. Introduo Retrica. So Paulo: Martins Fontes, 2004. 48. ROSEN, George. Uma histria da sade pblica. So Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994. 49. ROSSI, Camila Elizandra et al . Influncia da televiso no consumo alimentar e na obesidade em crianas e adolescentes: uma reviso sistemtica. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 4, Aug. 2010 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732010000400011&lng=en&nrm=iso. Acesso em 08 set 2013. 50. SHIVA, V. Monocultures of the mind: perspectives on biodiversity and biotechnology. London and New York: Zed Books Ltd, 1997. 51. SINGER, P.; MASON, J. A tica da alimentao: como nossas escolhas alimentares influenciam o meio ambiente e nosso bem-estar. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 52. SOARES, S. Medicina filosfica: as relaes entre medicina e filosofia na Grcia Antiga e em Kant. 2008.133 f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Filosofia, Natal, 2008. 53. SOARES, S; BATISTA, L.M., BATISTA, L. M. M., NUNES, G., NASCIMENTO, A. M. S., MEDEIROS, J. C. 2012a. A rotulagem do leo de soja transgnica: um estudo de caso em Natal/RN In: WORLD NUTRITION RIO 2012, 2012, Rio de Janeiro. 54. SOARES, S; LUZ, A.B.S; NASCIMENTO. C.D; FREIRE, L.P.F; BEZERRA, M.S. 2012b. A rotulagem de produtos contendo milho transgnico em Natal: um estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIO, 2012, Recife. 55. UNESCO. Declarao Internacional sobre os dados genticos humanos. 1997. Disponvel em http://unesdoc.unesco.org/. Acesso em 20 mai 2012. 56. UNESCO. Declarao Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. 1997. Disponvel em http://unesdoc.unesco.org/. Acesso em 20 mai 2012. 57. UNESO. Declarao Universal sobre Biotica e Direitos Humanos. 2005. Disponvel em http://unesdoc.unesco.org/. Acesso em 20 mai 2012. 58. WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Obesity: Preventing and Managing the Global Epidemic. World Health Organization: Geneva, 2000.

You might also like