You are on page 1of 16

O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE E NORMATIZAO ESTABELECIDA PELA 12740/2012

Abril/2013

A NOVA LEI N.

Procurador do Trabalho, lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 7 Regio (Cear)

Ricardo Arajo Cozer

1. Introduo
Recentemente, a normatizao sobre o adicional de periculosidade foi alterada em razo da Lei n. 12740/2012, a qual, relativamente ao art. 193 da Consolidao das Leis do Trabalho, inovou a redao do caput e introduziu os incisos I e II e o 3, alm de revogar a Lei n. 7369/1985. seguinte: A atual redao do aludido preceito consolidado, pois, a Art. 193. So consideradas atividades ou operaes perigosas, na forma da regulamentao aprovada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposio permanente do trabalhador a: (Redao dada pela Lei n 12.740, de 2012) I - inflamveis, explosivos ou energia eltrica; (Includo pela Lei n 12.740, de 2012) II - roubos ou outras espcies de violncia fsica nas atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial. (Includo pela Lei n 12.740, de 2012) 1 - O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. (Includo pela Lei n 6.514, de 22.12.1977) 2 - O empregado poder optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido. (Includo pela Lei n 6.514, de 22.12.1977)

3 Sero descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza eventualmente j concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo. (Includo pela Lei n 12.740, de 2012) Embora as mudanas mais visveis sejam a incluso, no inciso I, do risco da exposio a energia eltrica e a previso, no inciso II, de uma novel hiptese de pagamento do adicional de periculosidade, outras modificaes de relevo restaram concretizadas, todas as quais sero abordadas neste sinttico estudo.

2. Contato x Exposio aos riscos


A partitura anterior do caput do art. 193 da CLT apregoava que se consideravam atividades ou operaes perigosas aquelas que implicassem contato permanente com inflamveis ou explosivos em condies de risco acentuado. A vigente redao do mencionado dispositivo condiciona a classificao de atividades ou operaes perigosas quando houver risco acentuado decorrente de exposio permanente a inflamveis, explosivos, energia eltrica, ou roubos ou outras espcies de violncia fsica nas atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial. O sentido do vocbulo contato bem mais restrito do que o de exposio. Enquanto o primeiro aponta para toque ou tateio das substncias ou agentes fsicos periculosos, o segundo amplia as situaes perigosas para a possibilidade de sujeio ao contato ou s consequncias de impactos por acidentes desencadeados pelos agentes qumicos e fsicos e, agora, fatores sociais qualificados jurdiconormativamente como periculosos. Destaque-se, entretanto, que a Norma Regulamentadora n. 16 do Ministrio do Trabalho e Emprego j levava em considerao a exposio aos explosivos e inflamveis, bem como o Regulamento aprovado pelo Decreto n. 93412/1986 no tocante exposio energia eltrica, ao disciplinarem analiticamente as hipteses de direito ao pagamento do adicional de periculosidade, estabeleceram as reas de risco dentro das quais, relativamente s atividades ou operaes com aqueles agentes qumicos e fsico, at os trabalhadores que realizavam atividades distintas faziam jus ao recebimento da verba trabalhista em pauta. o caso, por exemplo, dos trabalhadores envolvidos nas tarefas de carga e descarga de bagagens dos passageiros de aeronaves, as quais se realizam durante a operao de abastecimento das aeronaves. Confira-se o seguinte extrato de julgado do Tribunal Superior do Trabalho sobre o assunto:

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. CARGA E DESCARGA DE BAGAGEM EM REA DE RISCO. REA DE ABASTECIMENTO DE AERONAVES. No caso, o Tribunal Regional, com base no laudo pericial, consignou, no acrdo recorrido, que o laborista, no desempenho de suas funes, realizava as atividades dirias concomitantemente ao abastecimento das aeronaves, o que o expunha a contato com inflamveis. Quanto ao tempo de exposio do reclamante ao agente de isso, o Tribunal a quo assentou que diante do teor da prova tcnica produzida e mngua de comprovao em contrrio pela reclamada, tenho que o ingresso do reclamante na rea de risco se dava de forma habitual e intermitente, na forma do item I da Smula n 364. Com efeito, rever a concluso do Tribunal de origem quanto ao enquadramento da atividade do reclamante no rol de atividades periculosas previsto na NR 16 do Ministrio do Trabalho e Emprego importaria em reexame do acervo probatrio, no permitido nesta instncia recursal extraordinria, nos moldes da Smula n 126 desta Corte Superior. Diante do contexto ftico delineado no acrdo regional, no h como afastar a incidncia do adicional de periculosidade como pretende a reclamada. Agravo de instrumento desprovido. (Processo: AIRR - 377-36.2011.5.10.0016 Data de Julgamento: 28/11/2012, Relator Ministro: Jos Roberto Freire Pimenta, 2 Turma, Data de Publicao: DEJT 07/12/2012) De toda sorte, a modificao legislativa no caput do art. 193 da CLT serviu para explicitar que o risco qualificador de operao ou atividade perigosa trabalhista no apenas aquele verificado na execuo de tarefas relacionadas diretamente com os agentes periculosos, mas tambm indiretamente relacionadas a estes agentes, denotando que a proximidade do local da realizao de atividades e operaes diversas ao foco caracterizador da periculosidade igualmente geram o risco habilitador do pagamento do correspondente adicional.

3. Insero do risco da exposio energia eltrica e a revogao da Lei n. 7369/1985: repercusses salariais e indagao sobre o eventual vazio regulamentar sobre o detalhamento das atividades e operaes periculosas
O art. 3 da Lei n. 12740/2012 revogou a Lei n. 7369/1985, a qual instituiu o adicional de periculosidade para os

empregados no setor de energia eltrica, considerando a introduo, no inciso I do art. 193 da CLT do risco da exposio a este agente fsico. Em conformidade com o revogado art. 1 da Lei n. 7369/1985, o adicional de periculosidade devido aos eletricitrios incidia sobre o salrio que percebesse, vale dizer, sobre a totalidade das verbas salariais, incluindo outros adicionais. De incio, observa-se que os empregados que exercem suas funes com exposio energia eltrica passaro a perceber adicional de periculosidade em menor valor, pois este ttulo incidir apenas sobre o salrio bsico, deixando de incluir na base de clculo a totalidade das parcelas salariais, como outros adicionais, gratificaes, prmios etc., haja vista aplicar-se, doravante, a regra estatuda no 1 do art. 193 da CLT, o que, certamente, resultar na modificao da Smula n. 191 do TST. Questionamentos podem ser invocados quanto ao direito adquirido de os eletricitrios que j possuam vnculos empregatcios poca do incio de vigncia da Lei n. 12740/2012 de manterem a percepo do adicional de periculosidade sobre a integralidade das parcelas salariais recebidas, a fim de no se incorrer na irredutibilidade de seus salrios. Ocorre que o adicional de periculosidade constitui-se em salrio-condio, significando que o direito a seu pagamento renovado mensalmente em sendo configuradas as hipteses viabilizadoras a seu direito, podendo ser suprimido caso haja transferncia do trabalhador para setor em que no se realizem atividades ou operaes perigosas, no se podendo suscitar violaes ao direito adquirido e irredutibilidade salarial. Alm disso, no rol de direitos sociais elencados na Constituio Federal no se estabelece um patamar mnimo de quantificao do adicional de periculosidade ou de sua base de clculo, ao revs do ocorre com o percentual de horas extraordinrias, o acrscimo salarial das frias e o montante do 13 salrio. Outra dvida premente reside na eventual revogao por tabela do Regulamento aprovado pelo Decreto n. 93412/1986, que especifica as hipteses de direito ao pagamento do adicional de periculosidade aos trabalhadores no setor de energia eltrica, em virtude da revogao da Lei n. 7369/1985, considerando que aquele disciplinava este. A resposta iniludivelmente negativa. Note-se que o risco de exposio energia eltrica persiste como agente caracterizador de operao ou atividade perigosa, em decorrncia da insero desta hiptese ao inciso I do art. 193 da CLT.

Nesse passo, a regulamentao estatuda pelo Decreto n. 93412/1986 compatvel com o aludido preceptivo consolidado, significando que a este se aplica. Em sede jurisprudencial, podemos citar a seguinte deciso do Superior Tribunal de Justia sobre a matria: EMENTA: ADMINISTRATIVO - INTERTEMPORAL LEI NOVA - REGULAMENTO - RECEPO. - A revogao expressa de uma lei nova, nem sempre acarreta a derrogao do regulamento. Se os dispositivos do regulamento so compatveis com os novos preceitos, o regulamento recebido pelo diploma superveniente. VOTO MINISTRO (Relator): HUMBERTO GOMES DE BARROS

Transcrevo, a propsito, a feliz observao lanada no Parecer do Ministrio Pblico Federal (fls. 2812), nestes termos: O Decreto n. 2.72284 (fls. 101), aprovou o Regulamento que especifica e define as condies para o aproveitamento de reas e locais considerados de interesse turstico, de que trata o artigo Io da Lei Estadual n. 7.389, de 12 de novembro de 198.. A Lei n. 12.24398 (fls. 97100), em seu artigo 5o, revogou expressamente a Lei n. 7.38980, entretanto, reproduziu o artigo 1o desta lei, e acrescentou-lhe, apenas, a alnea j, considerando, tambm, como Zona de Proteo Ambiental 'os habitats de espcies ameaados de extino. Ora, cumpre esclarecer que quando a lei superveniente trata da matria disciplinada pelo diploma legal revogado, sem inovaes relevantes, preserva-se o decreto, norma administrativa, que fora editado com a finalidade de operar sua regulamentao. Nesse passo, no merece reparo o posicionamento do Tribunal a quo. Entendimento alis, que deflui das lies do sempre lembrado administrativista Hely Lopes Meirelles: 'Decreto regulamentar ou de execuo: o que visa explicar a lei e facilitar sua execuo, aclarando seus mandamentos e orientando sua aplicao. Tal decreto comumente aprova, em texto parte, o regulamento a que se refere. Questiona-se se esse decreto continua

em vigor quando a lei regulamentada revogada e substituda por outra. Entendemos que sim, desde que a nova lei contenha a mesma matria regulamentada.. Em verdade, a Lei nova recepcionou o anterior regulamento. Nego provimento ao recurso. (RMS 14219 / PR RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA 2002/000322-0 Relator Min. HUMBERTO GOMES DE BARROS Primeira Turma Data do Julgamento 16/04/2020 DJ 24/06/2002, p. 187 RSTJ vol. 157, p. 80) Destarte, as hipteses detalhadas previstas no Decreto n. 93412/1986 passaram a regulamentar o direito ao pagamento do adicional de periculosidade em razo da previso, na parte final do inciso I do art. 193 da CLT, exposio permanente ao risco acentuado a energia eltrica, no se verificando nenhum vazio legislativo sobre a matria. Nada impede, contudo, que o Ministrio do Trabalho e Emprego aprove novo anexo Norma Regulamentadora n. 16 para tratar da matria.

4. Necessidade(?) de regulamentao do Ministrio do Trabalho e Emprego acerca do detalhamento das atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial com exposio a roubos ou outras espcies de violncia fsica
O caput do art. 193 da CLT, tanto na sua redao anterior quanto na sua atual partitura, remete regulamentao aprovada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego a especificao das atividades ou operaes perigosas. Assim, o direito ao adicional de periculosidade est umbilicalmente condicionado ao enquadramento do labor do empregado, seja em razo do substrato das tarefas realizadas, seja em razo do local da execuo das tarefas, ao rol de atividades ou operaes perigosas fixado, em sede infralegal e regulamentar, pelo Ministrio de Trabalho e Emprego ou rea de desenvolvimento destas. Por este motivo, o adicional de periculosidade no desempenho de atividades ou operaes com inflamveis ou explosivos somente devido se o labor material ou espacial subsumir-se a alguma das hipteses delineadas nos anexos Norma Regulamentadora 16 do Ministrio do Trabalho e Emprego.

De outro lado, o direito ao recebimento do adicional de periculosidade no caso de labor em que haja exposio a energia eltrica est adstrito s hipteses descritas no anexo ao Decreto n. 93412/1986. Estas regulamentaes so imprescindveis para identificar os beneficirios do adicional de periculosidade por clarificarem situaes factuais e dados tcnicos determinantes para caracterizar o perigo na execuo de atividades ou operaes sujeitas exposio a inflamveis, explosivos e energia eltrica. Na ausncia destas regulamentaes, as hipteses de pagamento de adicional de periculosidade no tocante queles agentes qumicos e fsico manter-se-iam vagas, impossibilitando a aplicao do art. 193 da CLT, ou possivelmente excessivamente abrangentes, resultando numa aplicao praticamente ilimitada desse dispositivo. Cabe indagar se a novel hiptese de percepo do adicional de periculosidade, inserida no inciso II do art. 193 da CLT, que cuida do risco acentuado em virtude de exposio permanente do trabalhador a roubos ou outras espcies de violncia fsica nas atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial, demanda prvia regulamentao pelo Ministrio do Trabalho e Emprego para produzir efeitos, vale dizer, para ser aplicvel. A redao do aludido inciso II foi inescondivelmente inspirada na partitura de dispositivos da Lei n. 7012/1983, que, dentre outras providncias, dispe sobre segurana para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituio e funcionamento das empresas particulares que exploram servios de vigilncia e de transporte de valores. Note-se que o inciso II do art. 193 da CLT alude a atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial. Esta expresso a pedra de toque para avaliar o enquadramento nova hiptese de direito ao pagamento do adicional de periculosidade. A Lei n. 7102/1983 estabelece a definio legal de segurana privada. Reproduzamos os trechos pertinentes: Art. 10. So considerados como segurana privada as atividades desenvolvidas em prestao de servios com a finalidade de: I - proceder vigilncia patrimonial das instituies financeiras e de outros estabelecimentos, pblicos ou privados, bem como a segurana de pessoas fsicas;

II - realizar o transporte de valores ou garantir o transporte de qualquer outro tipo de carga. ................................................................ 2 As empresas especializadas em prestao de servios de segurana, vigilncia e transporte de valores, constitudas sob a forma de empresas privadas, alm das hipteses previstas nos incisos do caput deste artigo, podero se prestar ao exerccio das atividades de segurana privada a pessoas; a estabelecimentos comerciais, industriais, de prestao de servios e residncias; a entidades sem fins lucrativos; e rgos e empresas pblicas. (grifamos) Resta evidente, pois, que a frmula legislativa encartada no inciso II do art. 193 da CLT abeberou-se nas normas constantes do art. 10 da Lei n. 7102/1983. Demais disso, o art. 15 da Lei n. 7102/1983 explcito em apregoar que o vigilante o profissional que possui atribuio para prestar os servios de segurana privada, que engloba as seguranas pessoal ou patrimonial. Confira-se: Art. 15. Vigilante, para os efeitos desta lei, o empregado contratado para a execuo das atividades definidas nos incisos I e II do caput e 2, 3 e 4 do art. 10. Tambm se deve salientar que a Lei n. 12740/2012 introduziu o 3 ao art. 193 da CLT, preceptivo que faz expressa referncia ao vigilante. Por conseguinte, o novo regramento estatudo no inciso II do art. 193 da CLT concedeu, s claras, o adicional de periculosidade ao trabalhador que exerce a profisso de vigilante e cujas atividades envolvam a segurana pessoal ou patrimonial, atividades que, naturalmente, expem permanentemente estes trabalhadores a risco acentuado a roubos ou outras espcies de violncia fsica, significando que a regulamentao daquele dispositivo consolidado perfaz-se, atualmente, pela Lei n. 7102/1983 e pelo correspondente Regulamento aprovado pelo Decreto n. 89056/1983. Enfatize-se que no basta estar exposto permanentemente ao risco acentuado de roubos ou outras espcies de violncia fsica para reivindicar o adicional de periculosidade. Faz-se mister que o trabalhador, simultaneamente, desenvolva atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial.

Logo, os bancrios, por mais que estejam expostos permanentemente ao risco acentuado de roubos ou outras espcies de violncia fsica em seu ambiente de trabalho, no tm direito ao pagamento do adicional de periculosidade em razo do novel inciso II do art. 193 da CLT. Ao contrrio, os vigilantes que trabalham nas instituies bancrias passaram a fazer jus ao recebimento do mencionado adicional, haja vista suas atividades contemplarem exatamente a segurana dos clientes e do patrimnio do banco. J trabalhadores que sejam vigilantes, mas cujas atividades sejam administrativas, no se expem ao risco acentuado de exposio permanente a roubos ou outras espcies de violncia fsica, no fazendo jus, pois, ao adicional de periculosidade. Considerando que a Lei n. 7102/1983 e o respectivo Regulamento aprovado pelo Decreto n. 89056/1983 j detalham quais so as atividades de segurana pessoal e patrimonial, de se concluir que a hiptese vertida no inciso II do art. 193 da CLT j deve ser aplicada e produzir os seus regulares efeitos. Nada impede, entretanto, que o Ministrio do Trabalho e Emprego decida, via norma regulamentadora com alicerce no art. 200 da CLT, disciplinar a matria posteriormente.

5. Possibilidade de outras categorias de trabalhadores perceberem o adicional de periculosidade em virtude do desempenho de atividades de segurana pessoal ou patrimonial
Mas apenas o vigilante faz jus ao recebimento do adicional de periculosidade? E o vigia? E o segurana de estabelecimento de ensino? Outros trabalhadores envolvidos, na prtica, na segurana de pessoas ou de patrimnios no deveriam tambm beneficiados com o pagamento do ttulo trabalhista ora focalizado? Uma primeira anlise sinalizaria para o entendimento de que apenas o vigilante teria direito ao pagamento do adicional de periculosidade. Isto porque o inciso II do art. 193 da CLT alude a atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial e, mais, o 3 desse preceptivo mencionou o vigilante. Ademais, o art. 16 da Lei n. 7102/1983 vaticina que, para o exerccio da profisso, o vigilante dever preencher certos requisitos, dentre os quais ter idade mnima de 21 anos, ter sido aprovado em

correspondente curso de formao e em exame de sade fsica, mental e psicotcnico. J o art. 17 da Lei n. 7102/1983 estipula que o exerccio da profisso de vigilante requer prvio registro no Departamento de Polcia Federal, que se far aps a apresentao dos documentos comprobatrios dos requisitos enumerados no art. 16. Este plexo normativo parece confirmar que somente o trabalhador com formao de vigilante e registro como tal na Polcia Federal passou a ter direito ao recebimento do adicional de periculosidade, desde, claro, que suas atividades envolvam a segurana pessoal ou patrimonial. O 4 do art. 10 da Lei n. 7102/1983, embora parea ter aberto uma exceo, no o fez. Vejamos: 4 As empresas que tenham objeto econmico diverso da vigilncia ostensiva e do transporte de valores, que utilizem pessoal de quadro funcional prprio, para execuo dessas atividades, ficam obrigadas ao cumprimento do disposto nesta lei e demais legislaes pertinentes. Assim, empresas cujos objetos sociais no sejam o da prestao de servios de segurana, vigilncia e transporte de valores podem utilizar seus prprios empregados para a execuo destas atividades, mas somente se cumprirem as demais obrigaes previstas na Lei n. 7102/1983 e nas legislaes pertinentes. Isto significa que estabelecimentos comerciais e de ensino, por exemplo, podem manter em seus quadros funcionais trabalhadores que exeram a funo de vigilante, no precisando contratar tais profissionais de empresas especializadas. Em contrapartida, estes vigilantes com vnculo empregatcio tero de atender aos requisitos dos arts. 16 e 17 da Lei n. 7102/1983 e o empregador ter de atender a todas as exigncias da Polcia Federal acerca do armamento utilizado, submetendo-se, periodicamente, a fiscalizaes. Assinale-se, ainda, que as justificativas ao Projeto de Lei n. 1033-C/2003 da Cmara dos Deputados, visualizveis no endereo eletrnico http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codte or=134282&filename=PL+1033/2003, que resultou na Lei n. 12740/2012, so expressas ao se referirem profisso do vigilante, inclusive na respectiva ementa ao texto do projeto. J no parecer final do Senado Federal sobre o aludido projeto, elaborado pela Comisso de Assuntos Econmicos, visualizvel

no endereo eletrnico http://www6.senado.gov.br/matepdf/78147.pdf, e com base no qual se chegou redao final do sobremencionado projeto de lei, faz-se meno aos empregados de empresas de vigilncia patrimonial. Alm de todo o contexto acima alinhado, um fato social relevante para embasar esta interpretao restritiva que, no exerccio de suas atribuies, o vigilante eventualmente necessitar usar da fora fsica ou fazer uso de arma de fogo para desempenhar a contento as atividades de segurana de pessoas ou de patrimnio, considerando que, em seu curso de formao, aprende-se defesa pessoal e o manejo de armamento de fogo. O vigilante, pois, no desempenho de suas atividades est mais exposto aos efeitos de roubos ou outras violncias fsicas porque tem a obrigao profissional de se contrapor a condutas que possam afetar as seguranas pessoal ou patrimonial sob suas vigilncia e proteo. Realce-se que a vigilncia no precisa ser necessariamente armada, hiptese em que sequer obrigatrio o fornecimento de colete balstico ao vigilante, conforme se extraem dos preceptivos inscritos no art. 1, caput, da Portaria n. 3233/2012 - DG/DPF, que dispe sobre as normas relacionadas s atividades de Segurana Privada, e no versculo E.2 do Anexo I da Norma Regulamentadora 6 do Ministrio do Trabalho e Emprego, que dispe sobre os equipamentos de proteo individual, cujas redaes so as seguintes: [Portaria n. 3233/2012 - DG/DPF Art. 1 A presente Portaria disciplina as atividades de segurana privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que possuem servio orgnico de segurana e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalizao dos planos de segurana dos estabelecimentos financeiros. [NR-6] 6.4 Atendidas as peculiaridades de cada atividade profissional, e observado o disposto no item 6.3, o empregador deve fornecer aos trabalhadores os EPI adequados, de acordo com o disposto no ANEXO I desta NR. ............................................................................. ANEXO I LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL ..............................................................................

E - EPI PARA PROTEO DO TRONCO .............................................................................. E.2 - Colete prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteo do tronco contra riscos de origem mecnica. (grifamos) Para algumas hipteses, entretanto, a vigilncia somente poder ser armada, tornando-se obrigatrio o fornecimento de colete prova de balas, como se verifica no art. 171, inciso X, da Portaria n. 3233/2012 - DG/DPF, que estabelece a punio de multa empresa de vigilncia que utilizar vigilante desarmado ou sem coletes de proteo balstica em estabelecimentos financeiros que realizam guarda de valores ou movimentao de numerrio, ou em servio de transporte de valores. Logo, a contrario sensu do aludido preceito, os vigilantes podem trabalhar desarmados e sem colete quando o tomador de servios ou o empregador explorar outra atividade econmica. Tendo em vista que o novel inciso II do art. 193 da CLT no faz distino entre as atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial que so realizadas armadas ou desarmadas, o adicional de periculosidade ser devido em ambos os casos. De toda sorte, se o Ministrio do Trabalho e Emprego decidir aprovar novo anexo Norma Regulamentadora n. 16 para tratar do assunto, poderia, em tese, ampliar as categorias profissionais que realizam atividades de segurana a pessoas e a patrimnios, calcando-se no risco existente na mera presena ostensiva dos trabalhadores cujo labor objetiva conferir proteo a estabelecimentos variados e s pessoas que neles trabalham, residem ou os frequentam, e na exposio a roubos e violncias fsicas diversas, ainda que trabalhem desarmados e sem coletes balsticos. No so inditas, por exemplo, notcias de sequestros de alunos ou assaltos aos setores financeiros de colgios de grande porte, roubos de mercadorias contidas em contineres em portos martimos, revoltas em presdios e em instituies de recolhimento de crianas e adolescentes infratores. Logo, em tese, eventual norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego poderia contemplar seguranas de escolas, vigias porturios, agentes penitencirios celetistas (no tocante aos presdios, at os trabalhadores terceirizados envolvidos na limpeza e conservao, considerando o labor ser executado dentro de rea de risco) e, qui, vigias de residncias no rol dos trabalhadores enquadrados na hiptese catalogada no inciso II do art. 193 da CLT.

6. Descontos ou compensaes dos pagamentos efetuados preteritamente por previso em instrumentos coletivos de trabalho
A redao do novel 3 do art. 193 da CLT a seguinte: 3 Sero descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza eventualmente j concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo. Embora a previso de nova hiptese de pagamento de adicional de periculosidade somente tenha ingressado em nosso ordenamento jurdico no incio de dezembro/2012, muitos sindicatos de vigilantes conseguiram convencer sindicatos da contraposta categoria econmica ou empresas de vigilncia a incluir, em convenes ou acordos coletivos de trabalho, clusulas prevendo o pagamento de adicional de risco de vida, cujos valores eram, normalmente, inferiores a 30% sobre o salrio dos vigilantes. O adicional de risco de vida tem a mesma finalidade do adicional de periculosidade, que a de compensar financeiramente o trabalhador que est exposto a risco que coloque em perigo sua integridade fsica ou vida. Assim, a norma estatuda no 3 do art. 193 da CLT objetiva evitar a cumulao dos adicionais de risco de vida criados por instrumentos coletivos de trabalho com o adicional de periculosidade que passou a ser concedido aos vigilantes por lei. A olhos vistos detecta-se o equvoco do legislador ao fazer referncia, no mencionado 3, somente a acordos coletivos de trabalho, pois tambm deveria aludir a convenes coletivas de trabalho ou, genericamente, a instrumentos coletivos de trabalho. Neste caso, deve-se interpretar extensivamente a expresso acordo coletivo para abranger tambm a conveno coletiva, sob pena de configurao do bis in idem, do enriquecimento ilcito do trabalhador e do pagamento em duplicidade de ttulo que se destina mesma finalidade do adicional de periculosidade. Aprofundando-se neste tema, pelas mesmas razes h pouco indicadas, at mesmo o pagamento de adicional de periculosidade efetuado espontaneamente pelo empregador a seus empregados que laboram em local no qual estejam expostos ao risco de violncia fsica, como auxiliares de servios gerais que prestam servios em presdios, deve ser descontado do valor relativo ao adicional de periculosidade legal.

Destaque-se que, nas hipteses de os adicionais pagos espontaneamente pelos empregadores ou em razo de previso em instrumentos coletivos de trabalho serem superiores ao valor do adicional de periculosidade legal, os trabalhadores tero direito a continuar recebendo a diferena a maior, haja vista cuidar-se de condio social mais benfica a eles (art. 7, caput, CF). Outra questo concerne eventual diferena entre desconto (ou deduo) e compensao, considerando a meno a ambos os institutos no aludido dispositivo. Desconto envolve o abatimento de quantias relativas a idntica verba paga preteritamente: salrio com salrio, 13 salrio com 13 salrio, horas extraordinrias com horas extraordinrias etc. J compensao envolve o encontro de contas de dvidas que contrapem verbas trabalhistas distintas: frias pagas a maior com salrios vincendos, ou 13 salrio proporcional e horas extraordinrias com aviso prvio indenizado no termo de resciso de contrato de trabalho do empregado que se demite. Tendo em vista que, no 3 do art. 193 da CLT, a respectiva norma vaticina que os descontos e as compensaes do adicional de periculosidade sero efetuados com outros adicionais da mesma natureza j concedidos ao vigilante, constata-se que do adicional de periculosidade a ser pago a estes trabalhadores apenas podero ser abatidas verbas pagas ou concedidas, em instrumentos coletivos de trabalho, que tenham a finalidade de remunerar os vigilantes pelos riscos decorrentes do desenvolvimento das atividades de segurana pessoal ou patrimonial. Para se imprimir algum sentido lgico insero do vocbulo compensados no dispositivo em tela, poder-se-ia concluir que o desconto refere-se a abatimento de pagamento j efetuado preteritamente, enquanto a compensao atina a encontro de contas de dvidas ainda no liquidadas (como no termo de resciso de contrato de trabalho).

7. Concluso
Considerando os antecedentes fundamentos, chegam-se s seguintes concluses sobre o presente tema: 1) A previso, no caput do art. 193 da CLT, de que so consideradas atividades ou operaes perigosas aquelas que impliquem risco acentuado decorrente de exposio, no lugar de contato (como era a redao anterior) aos agentes periculosos, resultou na explicitao de que o risco qualificador de operao ou atividade perigosa trabalhista no apenas aquele verificado na execuo de

tarefas relacionadas diretamente com os agentes periculosos, mas tambm indiretamente relacionadas a estes agentes, denotando que a proximidade do local da realizao de atividades e operaes diversas ao foco caracterizador da periculosidade igualmente gera o risco habilitador do pagamento do correspondente adicional; 2) Os empregados que exercem suas funes com exposio energia eltrica passaro a perceber adicional de periculosidade em menor valor, pois este ttulo incidir apenas sobre o salrio bsico, deixando de incluir na base de clculo a totalidade das parcelas salariais, como outros adicionais, gratificaes, prmios etc., haja vista aplicar-se, doravante, a regra estatuda no 1 do art. 193 da CLT, o que, certamente, resultar na modificao da Smula n. 191 do TST; 3) A revogao da Lei n. 7369/1985 no acarretou a consequente revogao do respectivo Regulamento aprovado pelo Decreto n. 93412/1986, que especifica as hipteses de direito ao pagamento do adicional de periculosidade aos trabalhadores no setor de energia eltrica, haja vista o risco de exposio energia eltrica persistir como agente caracterizador de operao ou atividade perigosa, em decorrncia da insero desta hiptese ao inciso I do art. 193 da CLT, e, portanto, aquela regulamentao ser compatvel com o novel preceptivo consolidado, no havendo bice a que o Ministrio do Trabalho e Emprego aprove novo anexo Norma Regulamentadora n. 16 para tratar da matria, em consonncia com o disposto no caput do art. 193 da CLT; 4) O novo regramento estatudo no inciso II do art. 193 da CLT concedeu, s claras, o adicional de periculosidade ao trabalhador que exerce a profisso de vigilante, labora armado ou desarmado e cujas atividades envolvem a segurana pessoal ou patrimonial, atividades que, naturalmente, expem permanentemente estes trabalhadores a risco acentuado a roubos ou outras espcies de violncia fsica, significando que a regulamentao daquele dispositivo consolidado perfaz-se, atualmente, pela Lei n. 7102/1983 e pelo correspondente Regulamento aprovado pelo Decreto n. 89056/1983; 5) No h bice a que o Ministrio do Trabalho e Emprego decida aprovar novo anexo Norma Regulamentadora n. 16 para ampliar as categorias profissionais que, ainda no caso de trabalharem desarmados, realizam atividades de segurana a pessoas e a patrimnios, calcando-se no risco existente na mera presena ostensiva dos trabalhadores cujo labor objetiva conferir proteo a estabelecimentos variados e s pessoas que neles trabalham, residem ou os frequentam, e na exposio a roubos e violncias fsicas diversas, tais como seguranas de escolas, vigias porturios, agentes penitencirios celetistas (no tocante aos presdios, at os trabalhadores

terceirizados envolvidos na limpeza e conservao, considerando o labor ser executado dentro de rea de risco) e, qui, vigias de residncias; 6) A expresso acordo coletivo, prevista no 3 do art. 193 da CLT deve ser interpretada extensivamente para abranger tambm a conveno coletiva e o acordo individual, permitindo o desconto ou a compensao de outras verbas de mesma natureza do adicional de periculosidade concedidas preteritamente pelos empregadores aos vigilantes, sob pena de configurao do bis in idem, do enriquecimento ilcito do trabalhador e do pagamento em duplicidade de ttulo que se destina mesma finalidade do adicional de periculosidade.

You might also like