You are on page 1of 6

PLMJ

Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues.

Julho 2013

CORPORATE/ TRABALHO

ALTERAO AO REGIME JURDICO DA SEGURANA PRIVADA


Foi publicado em Dirio da Republica no passado dia 16 de Maio de 2013 a Lei n. 34/2013 de 16 de Maio, que entrou em vigor no passado dia 14 de Junho e que procede reformulao do regime jurdico da actividade de segurana privada, revogando o Decreto-Lei n. 35/2004 de 21 de Fevereiro. A inegvel importncia da actividade de segurana privada em Portugal, bem como o crescimento considervel do nmero de empresas licenciadas para a prestao de servios de segurana, foram determinantes para a aprovao do novo regime que se caracteriza pelas inovaes introduzidas, nomeadamente a imposio de medidas de segurana obrigatrias para certas actividades, bem como a adopo de novas regras a cumprir pelas entidades com actividades no mbito da Segurana Privada. A presente Newsletter, embora no tenha a pretenso de ser exaustiva, pretende dar uma viso de conjunto sobre todo o regime agora introduzido na ordem jurdica nacional. Posto isto, de entre as alteraes introduzidas, importa destacar as seguintes: MBITO DE APLICAO DO DIPLOMA: Ao novo diploma presidiu a vontade expressa do legislador de regular expressamente as vrias componentes da actividade de segurana privada, passando a incluir no mbito de aplicao da nova lei actividades que se encontram intrinsecamente ligadas ao exerccio da actividade de segurana privada. Assim, para alm da prestao de servios a terceiros por entidades privadas e da organizao em proveito prprio de servios de autoproteco, a presente lei regula ainda a actividade de formao prossional do pessoal de segurana privada. De referir que, complementarmente Lei n 34/2013 sero ainda publicadas, no prazo mximo de 60 dias a contar da sua entrada em vigor, as Portarias que iro regulamentar, entre outras, as seguintes matrias: a) Requisitos mnimos das instalaes e meios materiais e humanos das entidades de segurana privada; b) Requisitos mnimos dos sistemas de segurana que as organizaes cam obrigadas a instalar; c) Requisitos tcnicos, medidas de segurana e procedimentos de avaliao aplicveis a equipamentos dispensadores de notas de euro; d) Modelos de uniforme, smbolos e marcas a utilizar pelas entidades de vigilncia; e) Requisitos tcnicos e as condies de funcionamento dos dispositivos de alarme de imveis que possuam sirene exterior ou equipamento susceptvel de desencadear uma chamada para o nmero nacional de emergncia ou das foras de segurana; f) Requisitos e procedimentos de registo das empresas que concebam, comercializem, instalem e mantenham equipamentos de segurana ou centrais de alarme.

Foi publicado em Dirio da Republica no passado dia 16 de Maio de 2013 a Lei n. 34/2013 de 16 de Maio, que entrou em vigor no passado dia 14 de Junho e que procede reformulao do regime jurdico da actividade de segurana privada, revogando o Decreto-Lei n. 35/2004 de 21 de Fevereiro.

www.plmjnetwork.com

www.plmj.com

ALTERAO AO REGIME JURDICO DA SEGURANA PRIVADA


Medidas de segurana obrigatrias: Com vista a prosseguir o interesse pblico e prevenir a prtica de crimes, o novo regime destaca-se pela imposio de medidas de segurana obrigatrias para certas actividades. Das medidas de segurana obrigatrias, destacamos a criao de um departamento de segurana, a eventual existncia de um director de segurana, a obrigatoriedade de implementao de um servio de vigilncia, a instalao de dispositivos de videovigilncia, a conexo dos sistemas de segurana a central de alarmes prpria. A este propsito convm salientar que as eventuais obras de adaptao que se agurem necessrias, com vista adoptao pelos estabelecimentos de medidas de segurana obrigatrias, devero ser comunicadas ao proprietrio do espao e este no se poder opor sua realizao (salvo se tal puser em risco a estabilidade do edifcio). Por outro lado, a adopo de sistemas de segurana continua a ser obrigatria para instituies de crdito e sociedades nanceiras, estabelecimentos de restaurao e de bebidas que disponham de salas ou de espaos onde se dance e entidades cujos servios prestados possam ser considerados de risco (ocorrncia de factos que possam ser qualicados como crime). Atendendo inegvel importncia dos servios de segurana privada na proteco de pessoas e bens e na preveno da prtica de crimes, a adopo de medidas de segurana passou a ser obrigatria tambm para conjuntos comerciais com uma rea bruta igual ou superior a 20.000 m2, bem como de estabelecimentos onde se proceda exibio, compra e venda de metais preciosos e obras de arte, farmcias, postos de abastecimento de combustvel e locais com instalao de ATMs; ainda obrigatria a adopo de medidas de segurana, quando sejam realizados espectculos desportivos em recintos desportivos e/ou determinados espectculos em recintos autorizados, salvo se se tratarem de espectculos realizados em recintos dotados de lugares permanentes e reservados aos espectadores. Por sua vez, a instalao de dispositivos de alarme em imveis que tenham sirene exterior, ou equipamento susceptvel de desencadear uma chamada para o nmero nacional de emergncia ou das foras de segurana ca sujeita a comunicao e registo na autoridade policial da rea, e dever preencher os requisitos legalmente previstos. Por outro lado, enquanto no mbito da lei anterior (Decreto-Lei n. 35/2004) o Banco de Portugal se encontrava obrigado a adoptar um sistema de segurana, o novo regime vem estabelecer expressamente que esta instituio no est sujeita s medidas legalmente previstas que se mostrem incompatveis com as normas e recomendaes adoptadas no mbito do Sistema Europeu de Bancos Centrais.

Julho 2013

Assim, passou a estar prevista a monitorizao de servios de resposta cuja realizao no seja da competncia das foras e servios de segurana e o transporte, a guarda, o tratamento e distribuio de objectos que pelo seu valor econmico possam requerer proteco especial.

scalizao de ttulos de transporte nos transportes pblicos e a elaborao de estudos e planos de segurana. De ressalvar ainda a preocupao do legislador em alargar o mbito dos servios que j se encontravam previstos. Assim, passou a estar prevista a monitorizao de servios de resposta cuja realizao no seja da competncia das foras e servios de segurana e o transporte, a guarda, o tratamento e distribuio de objectos que pelo seu valor econmico possam requerer proteco especial.

Servios de Segurana Privada: O novo regime legal caracteriza-se por um alargamento do leque de servios compreendidos no mbito da actividade de segurana privada. Tais servios incluem as actividades j abrangidas pelo anterior DecretoLei, nomeadamente a vigilncia de bens mveis e imveis e o controlo de entrada, presena e sada de pessoas, bem como a proteco pessoal (sem prejuzos das competncias exclusivas atribudas s foras de segurana); a explorao e a gesto de centrais de recepo e monitorizao de sinais de alarme e o transporte, a guarda, o tratamento e distribuio de valores. Mas passa a incluir novos servios, tais como o controlo de passageiros e de bagagens nos portos e aeroportos; a

EXERCCIO DA ACTIVIDADE SEGURANA PRIVADA:

DE

Com vista a prosseguir o interesse pblico e prevenir a prtica de crimes, o novo regime destaca-se pela imposio de medidas de segurana obrigatrias para certas actividades.

Considerando a sua natureza subsidiria e complementar face s competncias desempenhadas pelas foras policiais, a actividade de segurana privada continua a ter que ser titulada, a apenas podendo ser exercida por empresas de segurana privada, entidades que organizem servios de autoproteco, entidades consultoras de segurana ou entidades formadoras que ministrem formao de pessoal de segurana privada.

Alvars e licenas: O diploma estabelece quatro tipos de alvars (Alvars A, B, C e D), consoante o tipo de actividades de segurana privada desenvolvidas.

www.plmjnetwork.com

www.plmj.com

PLMJ
Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues.

Tais alvars incluem as actividades j abrangidas pelo anterior Decreto-Lei, bem como as novas actividades supra referidas (controlo de passageiros nos portos e aeroportos; scalizao de ttulos de transporte nos transportes pblicos, elaborao de estudos e planos de segurana). Para alm dos quatro tipos de alvars, o diploma estabelece ainda quatro tipos de licenas (Licenas A, B, C e D), para as entidades que exercem a actividade de segurana em regime de autoproteco (proteco para os seus bens pessoais). Por m, as entidades formadoras carecem de autorizao expressa para o efeito.

Houve, igualmente, uma alterao do valor do seguro responsabilidade civil exigvel para a concesso de alvar, que passou para um mnimo de 500.000,00, em vez do seguro de responsabilidade civil de 250.000,00 previsto anteriormente, tendo passado a ser exigido seguro de responsabilidade civil no valor mnimo de 150.000,00 ou 100.000,00, consoante de trate de pessoas colectivas ou pessoas singulares, para a concesso de licena. Verica-se ainda uma diminuio do nmero de trabalhadores vinculados por via de contrato de trabalho (passou de 15 para apenas 10), mas passa a exigirse a vinculao de 3 trabalhadores, nos mesmos termos, para a emisso de licena. O novo regime consagra ainda requisitos semelhantes para a emisso de autorizao de entidades formadoras e consultoras. Destaca-se ainda que a renovao de alvar, licena, autorizao ou carto prossional passa a ter que ser requerida nos 90 dias anteriores e at ao termo da sua validade, embora seja concedido um prazo adicional de 30 dias para o pedido de renovao, sob pena de caducidade denitiva. Passa tambm a ser fundamento de caducidade dos alvars, licenas e autorizaes a mera declarao de insolvncia da entidade de segurana privada. Tal opo legislativa, poder suscitar inmeras questes prticas e/ ou, em ltima anlise, dicultar, ou at mesmo inviabilizar, a recuperao de empresas que apesar de insolventes, ainda sejam econmica e estruturalmente viveis (ex. possibilidade apresentao de um Plano de Insolvncia).

Considerando a necessidade de controlo rigoroso do exerccio desta actividade, decorrente da sua ligao intrnseca prossecuo do interesse pblico, o novo regime legal caracteriza-se por um agravamento das penas para o exerccio ilcito da actividade de segurana privada.

Pessoal de segurana e requisitos: luz do que j sucedia ao abrigo do anterior regime, a Polcia de Segurana Pblica, atravs do seu Departamento de Segurana Privada, vai continuar a scalizar e controlar a actividade de segurana privada. Tal como j estava previsto no diploma anterior, a prosso de Segurana Privada uma prosso regulamentada, sujeita obteno de ttulo prossional, no tendo havido alteraes nos requisitos e incompatibilidades que devero ser preenchidos. Entre as principais alteraes introduzidas aos requisitos para o exerccio da actividade de segurana privada fundamental destacar as seguintes: O conhecimento da lngua portuguesa passa a ser condio de acesso prosso por nacionais de outro Estado Membro da Unio Europeia. O novo regime vem concretizar as regras para o acesso prosso, tendo sido criadas novas especialidades (alterao das categorias prossionais), cujas funes esto expressa e taxativamente previstas na lei.

Requisitos de emisso de alvars e licenas: Uma outra alterao importante introduzida pelo novo regime jurdico a alterao do valor do capital social exigvel para empresas que prestam as actividades de i) vigilncia de bens mveis e imveis e o controlo de entrada, presena e sada de pessoas, bem como a preveno de entrada de armas, substancias e artigos de uso e porte proibidos ou susceptveis de provocar actos de violncia no interior de edifcios ou locais de acesso vedado ou condicionado ao pblico e de ii) transportes de valores que passou a ser de 250.000,001 e de 500.000,00, respectivamente.
1 Apenas no ser exigido este montante mnimo de capital social para empresas que esto estabelecidas noutros estados membros da Unio Europeia e que estejam legalmente autorizadas a exercer a actividade nesse estado e que pretendam exercer a sua actividade em Portugal.

Eduardo Matos (detalhe) Rcis C,2004 Lmpadas elctricas, MDF, pinho, vidro acrlico, tinta acrlica e transformador 62 x 186 x 266 cm Obra da Coleco da Fundao PLMJ

www.plmjnetwork.com

www.plmj.com

ALTERAO AO REGIME JURDICO DA SEGURANA PRIVADA


Assim, a prosso de segurana privada passa a compreender, as seguintes especialidades: Vigilante (exerce as funes de vigiar e proteger, bem como controlar a entrada e sada, de pessoas e bens em locais de acesso vedado ou condicionado ao pblico, bem como prevenir a prtica de crimes, por exemplo); Segurana-porteiro (vigia e protege, bem como controla a entrada e sada, de pessoas e bens em estabelecimentos de restaurao e bebidas); Vigilante de proteco e acompanhamento pessoal (exerce as funes de proteco pessoal); Operador de central de alarmes (monitoriza as centrais de alarmes e de videovigilncia) Assistente de recinto desportivo (vigia e controla os acessos a recinto desportivo, bem como controlar, vigia e orienta os espectadores, prevenindo a ocorrncia de incidentes impedindo a entrada de substncias e/ou objectos proibidos); Assistente de recinto de espectculos (vigia e controla os acessos a recinto de espectculos, bem como controlar, vigia e orienta os espectadores, prevenindo a ocorrncia de incidentes e impedindo a entrada de substncias e/ou objectos proibidos); Assistente de portos e aeroportos (controlo de acesso de passageiros e rastreio, entre outros, de passageiros, objectos, carga e bagagens); Vigilante de transportes de valores (manuseamento, transporte e segurana de valores) Fiscal de explorao de transportes pblicos (vericao da posse e validade de ttulos de transporte); luz do que sucedia no regime anterior, o novo regime consagra a faculdade dos seguranas privados poderem efectuar revistas pessoais de preveno e segurana no controlo de acesso a determinados locais (assistentes de recinto desportivo e assistentes de portos e aeroportos). Todavia, estes continuam a estar impedidos de efectuar apreenses e/ou detenes. Relativamente funo de Director de Segurana, contrariamente ao que sucedia no regime anterior, o texto da Lei n. 34/2013 enuncia com preciso as condies para o exerccio da funo. A funo de director de segurana deixa de ser acumulvel com o cargo de administrador ou gerente, estando a mesma sujeita obteno de ttulo prossional e ao cumprimento de requisitos e incompatibilidades para o exerccio da actividade, nomeadamente a frequncia, com aproveitamento, de formao especca. Os contratos de trabalho do pessoal de segurana privada e do director de segurana devem passar a revestir a forma escrita e incluir a especicidade de cada funo, no sendo admissveis contratos de trabalho de muito curta durao. Alm de terem que se submeter a uma avaliao mdica e psicolgica para o exerccio da prosso, os seguranas privados no podem ter registo criminal (a obrigao de apresentao do registo criminal passa a ser anual). A formao prossional do pessoal de segurana privada continua a compreender, para alm da formao inicial de qualicao, formaes de actualizao e formaes complementares.

Julho 2013

A entidade patronal passa a ter que comunicar Direco Nacional da PSP a cessao do vnculo laboral de qualquer trabalhador ao seu servio, no prazo de 5 dias teis (tal comunicao deixa de ser feita at ao dia 15 do ms seguinte).

Relativamente ao carto prossional, cuja validade continua a ser de cinco anos, para alm dos requisitos do anterior diploma, os vigilantes passam a ter que o entregar entidade patronal, no prazo de 10 dias teis, aps a cessao do vnculo laboral (mesmo que esteja pendente aco de impugnao do despedimento), constituindo a no entrega fundamento para o seu cancelamento. A entidade patronal dever remeter o referido carto Direco Nacional da Polcia de Segurana Pblica no prazo de 5 dias teis. A entidade patronal passa a ter que comunicar Direco Nacional da PSP a cessao do vnculo laboral de qualquer trabalhador ao seu servio, no prazo de 5 dias teis (tal comunicao deixa de ser feita at ao dia 15 do ms seguinte). Os uniformes, distintivos, smbolos e marcas a utilizar pelas entidades ou pessoal de vigilncia, no exerccio das suas actividades, devero ser aprovados para as entidades titulares de alvar, de uso exclusivo para o pessoal da vigilncia, passando a fazer parte integrante do alvar (cujos requisitos de aprovao sero denidos por portaria). A utilizao de uniforme e de carto prossional, aposto visivelmente, continua a ser obrigatria para o pessoal de vigilncia, com excepo dos operadores de central de alarmes.

Os contratos de trabalho do pessoal de segurana privada e do director de segurana devem passar a revestir a forma escrita e incluir a especicidade de cada funo, no sendo admissveis contratos de trabalho de muito curta durao.

www.plmjnetwork.com

www.plmj.com

PLMJ
Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues.

Meios de segurana e sistemas de videovigilncia: Como j previsto na anterior lei, as entidades titulares de alvar devero ter uma central de contacto permanente, garantindo a presena permanente nas suas instalaes, de pessoal de segurana privada que tenha contacto com as foras de segurana e utilizadores de servios. As entidades titulares de alvar podem utilizar sistemas de vigilncia por cmaras de vdeo para captao e gravao de imagem com o objectivo de proteger pessoas e bens, desde que sejam ressalvados os direitos e interesses constitucionalmente protegidos, sendo obrigatrio o seu registo na Direco Nacional da Polcia de Segurana Pblica, nos termos denidos por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da administrao interna. As gravaes de imagem obtidas pelos sistemas videovigilncia devem ser conservadas, em registo codicado, pelo prazo de 30 dias contados desde a respectiva captao, ndo o qual so destrudas, odas as pessoas que tenham acesso s gravaes realizadas nos termos da presente lei, em razo das suas funes, devem sobre as mesmas guardar sigilo, sob pena de procedimento criminal. Passa igualmente a ser proibida a cesso ou cpia das gravaes obtidas de acordo com a presente lei, s podendo ser utilizadas nos termos da legislao processual penal. Nos locais objecto de vigilncia com recurso a cmaras de vdeo, obrigatria a axao, em local bem visvel, de informao sobre as seguintes matrias: A existncia e localizao das cmaras de vdeo; A meno Para sua proteco, este local objecto de videovigilncia (h, assim, alterao do teor dos avisos); A entidade de segurana privada autorizada a operar o sistema; proibida a gravao de som pelos sistemas referidos no presente artigo, salvo se previamente autorizada pela Comisso Nacional de Proteco de Dados.

Para alm do dever de colaborao com as autoridades pblicas, e outros deveres especiais, j previstos no anterior diploma, continua a estar expressamente previsto o dever de identicao do pessoal de vigilncia ou seja, a obrigatoriedade de utilizao de uniforme e com o carto prossional aposto visivelmente.
Deveres especiais das entidades titulares de alvar ou de licena: Para alm do dever de colaborao com as autoridades pblicas, e outros deveres especiais, j previstos no anterior diploma, continua a estar expressamente previsto o dever de identicao do pessoal de vigilncia ou seja, a obrigatoriedade de utilizao de uniforme e com o carto prossional aposto visivelmente. A empresa de segurana dever fazer permanentemente prova, junto da Direco Nacional da Polcia de Segurana Pblica, da existncia e manuteno da cauo prestada a favor do Estado e dos seguros obrigatrios, bem como da inexistncia de dvidas scais e segurana social2 (o DL n. 35/2004 previa que tal prova fosse apresentada anualmente, at ao dia 31 de Maro). A empresa dever comunicar Direco Nacional da Polcia de Segurana Pblica (i) as alteraes ao pacto social e de administradores ou gerentes no prazo de 15 dias teis, (o DL n. 35/2004 previa que a comunicao dever ser efectuada at dia 15 do ms seguinte); (ii) , as admisses do pessoal de vigilncia e do director de segurana nas 24 horas anteriores ao incio da actividade, e (iii) as cessaes contratuais nos 5 dias teis subsequentes cessao da actividade (o DL n. 35/2004 previa que tais comunicaes fossem efectuadas at dia 15 do ms seguinte).
2 Para fazer tal prova, podero ser facultados os cdigos de acesso s certides permanentes.

A empresa passa a ter que remeter mensalmente Direco Nacional da Polcia de Segurana Pblica o registo de incidentes de que tenham conhecimento. Importa salientar que o legislador no claricou o que se dever entender por incidentes a registar, o que poder suscitar dvidas no seio das empresas de segurana privada que se vejam confrontadas com este processo de registo. A empresa de segurana dever organizar um registo informtico de actividades, permanentemente actualizado e disponvel, do qual devero constar os elementos referentes aos contratos de prestao de servios de segurana celebrados (o registo passa a ter que ser informtico). Por sua vez, os contratos de prestao de servios de segurana devero revestir a forma escrita e tero de conter determinados elementos (nmero de identicao scal do cliente, n de contrato, tipo de servio prestado, data de inicio e m do contrato, local onde o servio prestado, horrio e meios humanos utilizados).

DISPOSIES TRANSITRIAS: As empresas titulares de alvars vlidos tm 6 (seis) meses, a contar da data de entrada em vigor do novo Regime Jurdico de Segurana Privada, para se adaptarem s condies impostas pela nova regulamentao. Ou seja, as novas condies impostas pelo diploma devem ser adoptadas at 14 de Dezembro de 2013.

Por sua vez, os contratos de prestao de servios de segurana devero revestir a forma escrita e tero de conter determinados elementos (nmero de identicao scal do cliente, n de contrato, tipo de servio prestado, data de inicio e m do contrato, local onde o servio prestado, horrio e meios humanos utilizados).
5

www.plmjnetwork.com

www.plmj.com

ALTERAO AO REGIME JURDICO DA SEGURANA PRIVADA


As entidades obrigadas adopo de mediadas de segurana obrigatrias, devero faz-lo no prazo de um ano da contar da data de entrada em vigor do diploma, ou seja, at 14 de Junho de 2014. Os alvars e licenas emitidos ao abrigo do DL n. 35/2004 so vlidos pelo prazo de 5 anos a contar da data da sua emisso, sendo equiparados aos alvars emitidos ao abrigo do novo regime. Porm, as entidades titulares de alvars e licenas que tenham sido emitidos ao abrigo do Decreto -Lei n. 231/98, de 22 de Julho, alterado pelo Decreto -Lei n. 94/2002, de 12 de Abril, e revogado pelo Decreto -Lei n. 35/2004, de 21 de Fevereiro, podem requerer a renovao nos termos das equiparaes previstas nos nmeros anteriores, no prazo de seis meses aps a entrada em vigor da presente lei, caducando os mesmos aps o termo desse prazo. As categorias prossionais previstas na Portaria n. 10847/2009 sero equiparadas s especialidades previstas no n. 3 do artigo 17. do novo regime. O pessoal de vigilncia que apenas seja titular de formao prevista na Portaria 1325/2001, deve fazer prova de frequncia de curso de formao no prazo de seis meses a contar da data em vigor do diploma.

PLMJ
Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues. Julho 2013

Os cartes prossionais emitidos ao abrigo do DL n. 35/2004 mantm-se em vigor at ao termo da respectiva validade, sendo equiparados aos cartes prossionais previstos no novo regime. Depois do termo de validade, ser necessrio requerer cartes prossionais com os requisitos do novo diploma. Os avisos j colocados ao abrigo do DL n. 35/2004 (Para sua proteco este lugar encontra-se sob vigilncia de um circuito fechado de televiso ou Para sua proteco este lugar encontra-se sob vigilncia de um circuito fechado de televiso, procedendo-se gravao de imagem e de som), so equiparados, para todos os efeitos, queles a que se refere o n. 5 do artigo 31., durante o prazo de 1 (um) ano a contar da entrada em vigor da presente lei. Depois deste prazo, ser necessrio alterar os avisos nos termos deste novo diploma.

A presente Nota Informativa destina-se a ser distribuda entre Clientes e Colegas e a informao nela contida prestada de forma geral e abstracta, no devendo servir de base para qualquer tomada de deciso sem assistncia prossional qualicada e dirigida ao caso concreto. O contedo desta Nota Informativa no pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorizao do editor. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este assunto contacte Ctia Campos Neves (catia.camposneves@plmj.pt).

Sociedade de Advogados Portuguesa do Ano


Chambers European Excellence Awards, 2009, 2012

Sociedade de Advogados Ibrica do Ano


The Lawyer European Awards, 2012

Financial Times Innovative Lawyers Awards, 2011, 2012

6 Sociedade de Advogados mais Inovadora da Europa

www.plmjnetwork.com

www.plmj.com

You might also like