You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S FACULDADE DE HISTRIA

RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTRIA I

Priscila Louredo Alves da Silva

Rio de Janeiro, agosto de 2013

PRISCILA LOUREDO ALVES DA SILVA

RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTRIA I - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR

Relatrio apresentado como pr-requisito para aprovao na disciplina Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado em Histria I, do curso de Histria EAD, da Universidade Estcio de S, sob orientao da professora Fernanda Campos.

Universidade Estcio de S Campus Taquara - R9 Agosto de 2013

SUMRIO

INTRODUO........................................................................................................ p. 4 CARACTERIZAO DA ESCOLA E DAS TURMAS............................................. p. 5 1 - A Estrutura Fsica e Organizacional da Unidade Escolar ................................. p. 5 2 - O Aporte Material 3 - A Equipe Tcnico Pedaggica 4 - As Turmas Observadas 5 - O Projeto Poltico Pedaggico 6 - A Escola Como Grupo Social O ESTGIO DE OBSERVAO 1 - Uma Reflexo Inicial Acerca do Estgio Supervisionado 2 - O Perodo de Observao CONSIDERAES FINAIS

INTRODUO

Este relatrio uma reflexo acerca da realidade da prtica docente atravs da observao das aulas de Histria ministradas nas classes do segundo segmento do Ensino Fundamental, realizada no Colgio Thebas, situado no bairro de Realengo da cidade do Rio de Janeiro durante os meses de maio a agosto do ano de 2013. O presente documento tem como objetivo expor as prticas pedaggicas presentes na atuao do professor de histria observada durante o perodo de estgio, contextualizando com os aspectos discutidos durante as aulas da disciplina Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado I. Para tal, alm do cotidiano da sala de aula, foram observados outros aspectos considerados relevantes para a real compreenso da realidade escolar como a estrutura fsica e material encontrada, as relaes pessoais identificadas e vivenciadas por docentes, discentes e demais funcionrios, alm das interaes entre estes, o Projeto Poltico Pedaggico da unidade escolar, bem como a forma como este colocado em prtica. Esta observao mostra-se relevante para que seja aprimorado o

conhecimento adquirido ao longo do curso e que, posteriormente, dever ser colocado em prtica.

CARACTERIZAO DA ESCOLA E DAS TURMAS

1 - A Estrutura Fsica e Organizacional da Unidade Escolar O Colgio Thebas uma instituio particular de ensino que atende a crianas da Educao Infantil at as sries finais do Ensino Fundamental. Situado no bairro de Realengo, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, sua clientela encontra-se situada, pela diviso socioeconmica, prioritariamente, na classe mdia da populao. A escola atende em dois turnos, manh e tarde, a dezessete turmas, sendo seis da Educao Infantil (Maternal, Jardim I e Jardim II), sete turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1, 2 e 3 Anos do Ciclo de Alfabetizao e 4 e 5 Anos de Escolaridade) e as quatro turmas restantes, pertencentes ao segundo segmento do Ensino Fundamental (6, 7, 8 e 9 Anos de Escolaridade). O Colgio Thebas funciona em um prdio de trs andares. No primeiro andar funcionam as turmas da Educao Infantil e 1 Ano do Ciclo de Alfabetizao, um pequeno parquinho, a secretaria, a cantina e o refeitrio. Situam-se no primeiro andar tambm, trs banheiros, dentre os quais dois preparados para atender a crianas pequenas. No segundo andar encontram-se as demais salas de aula, uma sala de vdeo, dois banheiros, a sala da coordenao e direo e um espao com mesas e cadeiras para uso livre. No andar superior funciona a quadra de esportes, o palco onde acontecem as apresentaes das turmas nas festas e eventos, dois banheiros e outra unidade da cantina. As salas de aula possuem iluminao natural insuficiente e ventilao precria, fazendo-se necessrio o uso de lmpadas fluorescentes e aparelhos de ar condicionado para solucionar essas deficincias. A escola tambm no est adaptada ao ingresso de pessoas portadoras de necessidades especiais, particularmente os portadores de deficincias e/ou debilidades motoras severas, sendo o acesso ao segundo e terceiro andares feito somente atravs de escadas.

2 - O Aporte Material O mobilirio (mesas, cadeiras, armrios e carteiras escolares) em todas as salas adequado s turmas e apresentam excelentes condies, apesar de apenas uma minoria ter sido adquirida recentemente. Todas as salas possuem quadro branco e demais materiais necessrios ao dia-a-dia escolar.

A direo pe disposio dos professores uma impressora e uma mquina copiadora para a reproduo de atividades e avaliaes. Tambm est disponvel para o uso em atividades, um aparelho de DVD, duas televises de tela plana e um aparelho de Datashow, j instalados na sala de vdeo. A escola conta com uma pequena biblioteca que fica disponvel para os alunos em uma sala em separado cujo piso coberto por tatames de EVA para que os alunos possam se acomodar e apreciar, ali mesmo, os prazeres da leitura. Os livros didticos das sries iniciais do Ensino Fundamental so escolhidos pela direo da escola, juntamente com as coordenadoras, levando em considerao as necessidades e opinies das professoras. Para atender s turmas do segundo segmento, a escola optou por seguir o Sistema de Ensino do Grupo GPI que consta de apostilas para cada uma das disciplinas do currculo bsico, com contedos abordados de forma crtica e atual.

3 - A Equipe Tcnico Pedaggica Para atender aos alunos matriculados na Unidade Escolar, o Colgio Thebas conta com profissionais especializados. Em seu quadro de pessoal constam uma (1) Diretora, uma (1) Vice-Diretora, duas (2) Coordenadoras Pedaggicas (uma para a Educao Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental e outra para o segundo segmento do Ensino Fundamental), onze (11) professoras para a educao infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, e sete (7) professores para atender s turmas das sries finais do Ensino Fundamental. Alm destes, tambm fazem parte dos profissionais que mantem contato direto com os alunos, trs (3) serventes, duas (2) auxiliares de secretaria, quatro (4) auxiliares de creche, duas (2) responsveis pela cantina, uma (1) professora de ballet e um (1) professor de jud.

4 - As Turmas Observadas Por ser uma escola de pequeno porte, as turmas do Colgio Thebas so compostas por um nmero reduzido de alunos (se levarmos em considerao a quantidade de alunos que se costuma ter em escolas pblicas ou particulares de grande porte).

Como a observao se deu apenas das aulas de Histria, ministradas pelo professor Andr, sero detalhadas apenas as quatro (4) turmas que formam o segundo segmento do Ensino Fundamental. Com uma quantidade que varia de 18 a 20 alunos, as turmas de 6, 7, 8 e 9 anos so bastante participativas e interagem bem entre si e com as demais classes presentes na escola.

5 - O Projeto Poltico Pedaggico Como documento norteador da prtica pedaggica que se desenvolve intencionalmente nas inmeras relaes e mediaes que acontecem no interior da escola, o projeto poltico pedaggico desenvolvido pelo Colgio Thebas traz em si a concepo de ser humano que a escola pretende formar, alm da concepo de educao transmitida e socializada e da concepo de sociedade e de mundo onde a escola est inserida. A partir de uma proposta participativa cuja dimenso pedaggica fundamentase na construo de saberes, o Projeto Poltico Pedaggico apresenta como alguns dos deveres pertinentes Unidade Escolar, a preparao cultural do sujeito para um melhor entendimento da sociedade na qual est inserido e para sua atuao como agente transformador desta mesma sociedade; o respeito a diversidade cultural existente no mbito da comunidade escolar; e o incentivo uma compreenso crtica da sociedade.

6 - A Escola Como Grupo Social Educadores, educandos, funcionrios, responsveis fazem parte da estrutura organizacional da escola, sendo-lhes assegurado um espao importante no debate, na formulao de sugestes e resolues de problemas que favoream, cada vez mais, um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Todos esses sujeitos que integram o grupo social que forma a escola, estabelecem relaes que, dependendo da qualidade, iro auxiliar ou no o referido processo de ensino-aprendizagem. Quando se encontra obstculos ao dilogo e reflexo, as relaes se tornam difceis, tensas o que certamente prejudica o desenvolvimento do principal sujeito integrante da estrutura organizacional da escola: o educando.

O Colgio Thebas apresenta excelentes relaes entre seus membros, em seus diferentes nveis. O relacionamento entre a equipe diretiva e corpo docente bastante harmonioso e a hierarquia inerente estrutura escolar respeitada de forma diplomtica e dialgica, o que transforma o espao escolar em um ambiente democrtico. O relacionamento dos professores com os alunos amigvel e respeitoso e, por vezes, parece que estamos em meio a uma grande famlia. Quanto ao relacionamento entre o corpo discente, este tambm bastante amigvel. Todavia, pelo fato de alguns alunos j pertencerem a um mesmo grupo desde as primeiras turmas nas quais ingressaram na escola, desenvolveu-se relaes de convivncia bastante ntimas dentro e fora da Unidade Escolar, gerando muita conversa e, em muitos casos, indisciplina.

O ESTGIO DE OBSERVAO

1 - Uma Reflexo Inicial Acerca do Estgio Supervisionado O estgio supervisionado de licenciaturas uma exigncia da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e tem como um de seus principais objetivos, o aprendizado de competncias prprias da atividade profissional, de forma contextualizada com o currculo apresentado na universidade. Esse perodo de intensa relao entre teoria e prtica mostra-se necessrio uma formao profissional adequada s reais expectativas do mercado de trabalho, onde futuramente o estagirio ir atuar. Baseando-se no princpio metodolgico que prev o desenvolvimento de competncias profissionais a partir da utilizao dos saberes adquiridos em quaisquer mbitos, seja na vida acadmica, profissional ou pessoal, o estgio

consiste em importante mecanismo para obteno de conhecimento e de adaptao do aluno sua futura rea profissional.

2 - O Perodo de Observao A observao da prtica docente constitui a primeira fase do estgio supervisionado e foi realizada no perodo de aproximadamente trs meses, entre os dias ## de maio e @@ de agosto do ano de 2013, totalizando sessenta e seis horas (66h) de atividade. Ao acompanhar o professor Andr durante o perodo citado, pude perceber que o mesmo tem o domnio do contedo apresentado aos alunos e tambm dos recursos utilizados na apresentao do mesmo, procurando sempre contextualizar os contedos expostos no livro didtico com o cotidiano e os saberes discentes. O fato das turmas observadas terem um nmero reduzido de alunos torna-se um facilitador para o dilogo e a troca de informaes entre estes e o professor que procurava sistematicamente motiv-los, valorizando seus questionamentos e observaes. Em alguns momentos, o professor utilizava dinmicas diferentes tais como o uso de pardias e filmes, contextualizando com os contedos. Contudo, muitas vezes as aulas eram apresentadas de um modo mais tradicional, utilizandose apenas do quadro branco e do livro didtico, onde os alunos apenas copiavam textos e exerccios e os respondiam mecanicamente. Como um dos objetivos principais da escola ao utilizar o sistema de ensino escolhido que seus alunos obtenham um bom suporte para os contedos a serem ensinados no Ensino Mdio e tambm uma base acadmica que os tornem capazes de obter aprovao em concursos como o do Colgio Pedro II, as avaliaes seguem um padro de preparao para testes. O nvel de rendimento escolar das turmas observadas pode ser considerado satisfatrio, porm o interesse e participao dos alunos poderia ser um pouco mais consistente se no fosse a questo da indisciplina e a inibio natural apresentada por crianas dessa faixa etria.

CONSIDERAES FINAIS

Apesar de j ter certa bagagem profissional na rea como professora do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a experincia como estagiria, observando o cotidiano de turmas do segundo segmento, auxiliou na percepo da grande diferena entre estes dois nveis de ensino, principalmente com relao prtica docente. Ao estar do outro lado, exercendo o papel de observadora, em vez de observada, ratifiquei a importncia do Estgio para a formao acadmica, um momento relevante de aprendizado do como planejar e executar as aulas e todas as atividades nelas includas, observar as metodologias de ensino utilizadas e compreend-las de forma mais crtica, a fim de sermos capazes de escolhermos as que se adequem melhor aos nossos objetivos. Dessa forma, estaremos mais bem preparados para o mercado de trabalho ao fim de nossa formao acadmica. Aps o perodo de observao, ficou ainda mais claro que a Histria, como disciplina, apresenta uma importncia mpar na formao dos alunos, para que estes tenham uma postura crtica, com relao a si mesmos e ao mundo em que vivem. Este perodo de estgio me permitiu novas descobertas, novos conhecimentos, que pretendo colocar em prtica durante as etapas seguintes da minha formao profissional, de forma que, enquanto futura professora de Histria,

eu possa vir a contribuir para o enriquecimento dos alunos enquanto pessoas autnomas e crticas, construtores da prpria histria.

You might also like