You are on page 1of 3

9.3.

1 METAIS E LIGAS METLICAS - INFLUNCIA DE ELEMENTOS DE LIGA Os materiais metlicos resistentes corroso qumica so aqueles formadores de pelculas protetoras. As caractersticas das pelculas protetoras foram vistas anteriormente e para que o desgaste no material seja adequado necessrio que o crescimento da pelcula seja logartmico (pelculas muito protetoras) ou parablico (pelculas semiprotetoras). O crescimento logartmico seria o ideal e o crescimento parablico desejvel. A seleo do material metlico deve ser efetuada considerando principalmente a temperatura de trabalho e o meio corrosivo. Algumas observaes sobre os materiais so: Adio de determinados elementos de liga melhoram a resistncia a oxidao os aos, entre os quais podem ser citados: Cr, Ni, Mo, Si e Al, sendo o cromo e o nquel os elementos de maior importncia; Adio de cromo nos aos aumenta a resistncia a oxidao de acordo com a seguinte tabela: % CROMO 0, 75 - 1 2-3 4-6 7-9 13 17 21 25 TEMPERATURA MXIMA (oC) 540 600 650 700 750 850 1.000 1.100

Adio de Ni nos aos tambm aumenta a resistncia a oxidao em atmosferas oxidantes e isentas de gases de enxofre. Em atmosferas contendo gases de enxofre e no oxidante h a formao de um euttico Ni3S2-Ni que funde a 645C responsvel pela pouca resistncia das ligas de nquel; As ligas de Ni - monel (Ni - 67%, Cu - 32%), inconel (Ni - 78%, Cr - 14% e Fe - 7%) e outras so resistentes corroso em atmosferas oxidantes. Ligas contendo alto teor de Ni e de Cr resistem satisfatoriamente cinzas contendo vandio e sulfato de sdio, sendo as principais a 50 Cr e 50 Ni e a 60 Cr e 40 Ni.

De acordo com as observaes acima, verifica-se a grande utilizao das ligas FeCr, Fe-Cr-Ni e Ni-Cr na construo de equipamentos que trabalham a alta temperatura tais como: Tubos de fornos e caldeiras; Queimadores; Reatores e regeneradores de unidades de FCC; Equipamentos de processo na indstria qumica, petroqumica e de petrleo; Componentes de mquinas: ps de turbinas, vlvulas de motores de combusto interna, etc.

9.3.2 EMPREGO DE REVESTIMENTOS REFRATRIOS E ISOLANTES O emprego de materiais refratrios e isolantes consiste na interposio de um revestimento entre a superfcie metlica e o meio corrosivo e altas temperaturas. Material refratrio ou produto refratrio so todos aqueles materiais naturais ou manufaturados, em geral no metlicos, que podem suportar sem se deformar ou fundir, a temperaturas elevadas em condies especficas de emprego. A refratariedade simples mnima ou cone piromtrico equivalente mnimo para que um material possa ser considerado refratrio, corresponde ao CONE ORTON 15 (1435 oC - ABNT). Material isolante trmico aquele cuja caracterstica principal a capacidade de impedir trocas de calor entre duas regies submetidas a temperaturas diferentes. Modernamente surgiram os materiais conhecidos por refratrio-isolante que, alm de serem capazes de trabalhar em temperaturas elevadas, apresentam tambm boas caractersticas isolantes. Os materiais refratrios e refratrios-isolantes na indstria do petrleo, so usados exclusivamente no revestimento interno de equipamentos que trabalham com temperaturas elevadas, tais como: fornos de aquecimento de carga, fornalhas de geradores, de vapor, chamins, dutos e em conversores de unidades de craqueamento cataltico fluido (UFCC). Por outro lado os materiais isolantes so largamente utilizados no revestimento externo de equipamentos tais como tubulaes, vasos, etc., por razes econmicas, de processo ou segurana pessoal. Entretanto, so tambm bastante usados no revestimento interno de fornos e caldeiras, no em contato direto com os gases de combusto, mas sim protegidos por uma primeira camada de um material refratrio ou refratrio-isolante, obtendo-se assim um conjunto de alta eficincia trmica. Os materiais refratrios e refratrios-isolantes usados nos fornos, caldeiras, dutos e chamins, so, em geral, do tipo slico-aluminoso ou aluminoso, dado a excelente compatibilidade das caractersticas mecnicas, qumicas e trmicas destes materiais com as solicitaes de servio normalmente encontradas naqueles equipamentos. 10 - Inibidores de Corroso Os inibidores so compostos qumicos que, quando adicionados ao meio corrosivo, diminuem a sua agressividade, por um dos seguintes mecanismos: Inibio andica (inibidores andicos): so compostos que formam produtos insolveis nas reas andicas, produzindo uma polarizao andica. Estes inibidores so tambm chamados de passivadores. Exemplo: hidrxidos, carbonatos, fosfatos, silicatos, boratos de metais alcalinos, nitrito de sdio e cromatos de potssio e sdio. Inibio catdica (inibidores catdicos): so compostos que formam produtos insolveis nas reas catdicas, produzindo uma polarizao catdica. Exemplo: sulfatos de zinco, magnsio ou nquel. Inibio por barreira (inibidores por adsoro): so compostos que tm a propriedade de formar pelculas por adsoro superfcie metlica, criando

uma pelcula protetora sobre as reas andicas e catdicas. Exemplo: sabes de metais pesados, aminas, uria, etc. Seqestradores de oxignio: so compostos que reagem com o oxignio promovendo a desaerao do meio: Exemplo: Sulfito de sdio ( Na2SO3 + 1/2 O2 Na2SO4 ) Hidrazina ( N2H4 + O2 N2 + 2H2O )

As principais aplicaes dos inibidores so: destilao de petrleo; tratamento de gua (caldeira, refrigerao e de injeo); limpeza qumica e decapagem cida; Sistemas de oleodutos e gasodutos; Testes hidrosttico; Sistema de embalagem; Area de perfurao e produo-fluidos e acidificao.

Os critrios bsicos para seleo de inibidores so : Deve ser compatvel com o processo; Deve ser solvel e estvel (incluindo temperatura e presso); No deve formar resduos ou espuma; No deve ser poluente e txico; Custo baixo, inclusive de despejo.

You might also like